Boletim de Serviço Eletrônico em 25/05/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CAMPO MOURÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - CM

 

EDITAL nº 04/2021 - PPGCC-CM

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UTFPR-CM

 

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Campo Mourão (PPGCC-CM), torna público que estão abertas as inscrições para a seleção de alunos especiais para o Curso de Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação, para início das atividades acadêmicas em agosto de 2021.

 

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

As informações e resultados referentes ao processo seletivo de que trata este edital serão divulgados exclusivamente na página Web do PPGCC-CM disponível em http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto- sensu/ppgcc-cm.

Aos futuros egressos do curso será outorgado o título de Mestre em Ciência da Computação.

A realização do processo seletivo será coordenada pela Comissão de Seleção do PPGCC-CM Portaria do Diretor-Geral nº 132, de 15 de setembro de 2020.

A inscrição é gratuita e implica na aceitação pelo candidato das normas de admissão contidas neste Edital e das normas definidas pelo Regulamento e Resoluções do PPGCC-CM disponível em http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-cm/documentos/regulamentos.

O presente edital é complementar aos Editais Nº 01/2020 e Nº 02/2020, não os substituindo ou revogando.

O presente edital está publicado em http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-cm/editais.

 

 CRONOGRAMA

Procedimentos

Datas

Inscrições Até 12/07/2021 às 18h
Resultados das inscrições Até 13/07/2021 às 18h
Solicitação de recursos Até 14/07/2021 às 18h
Homologação das inscrições Até 15/07/2021 às 18h
Arguições 16/07/2021 a 20/07/2021
Resultado preliminar Até 21/07/2021 às 12h
Solicitação de recursos Até 22/07/2021 às 12h
Resultado final Até 23/07/2021 às 18h

 

VAGAS

Serão oferecidas 11 (onze) vagas para alunos especiais distribuídas entre as linhas de pesquisa detalhadas no Anexo I. Aluno especial é aquele admitido no curso de Mestrado para cursar disciplinas durante, no máximo, 1 ano letivo, conforme Resolução PPGCC-CM 01/2020.

O aluno especial deve realizar sua matrícula formal de acordo com as normas da UTFPR e o regulamento do programa disponível em http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-cm/documentos/regulamentos.

 

INSCRIÇÕES

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas exclusivamente pela Internet na página de inscrição disponível no endereço http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-cm/editais/edital-selecao-2021-especial/formulario-de-inscricao de acordo com o cronograma.

O candidato deverá submeter, em um único arquivo no formato PDF, os seguintes itens:

Cópia digitalizada da carteira de identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou passaporte (se estrangeiro).

Cópia digitalizada do diploma de graduação em curso da área de Ciência da Computação ou áreas afins ou documento equivalente que comprove a realização da colação de grau, até o último dia de matrícula no PPGCC-CM, emitida pela Instituição de Ensino Superior de origem. Neste caso, o candidato deverá apresentar documento que comprove sua conclusão no curso de graduação, impreterivelmente, até a data final do requerimento de matrícula, conforme será indicado no resultado final do processo seletivo. Os candidatos selecionados que não atenderem este prazo terão suas matrículas canceladas pela Coordenação do PPGCC-CM. O candidato que utilizar documento equivalente de finalização de curso de graduação para fins de inscrição e matrícula deverá apresentar, na Secretaria do PPGCC-CM, o respectivo diploma até o final do curso de Mestrado. Este documento constitui um dos requisitos obrigatórios para o agendamento da defesa de Dissertação.

Cópia do CPF ou comprovante de inscrição obtido no site da Receita Federal  em https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp. O CPF não é necessário para estrangeiro, entretanto, caso classificado, o candidato deverá apresentar, no ato da matrícula, passaporte válido e visto para exercer atividade acadêmica no Brasil.

Os candidatos que fizeram as provas do POSCOMP a partir de 2017 poderão, opcionalmente, apresentar o Boletim de Desempenho obtido na prova.

Os brasileiros portadores de títulos de graduação plena obtidos no exterior deverão apresentar diploma devidamente reconhecido pelo Ministério de Educação (MEC), anexando cópia do referido diploma devidamente traduzido para o português. Candidatos estrangeiros obedecerão aos critérios de seleção estabelecidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR.

Histórico Escolar do Curso de Graduação, com Coeficiente de Rendimento (calculado pela IES do candidato) e número total de horas (carga horária do curso). Caso a IES não deixe claro o coeficiente de rendimento, o candidato pode realizar o cálculo de acordo com a seguinte equação:

Sendo:
CR = coeficiente de rendimento absoluto;
NF = nota final na unidade curricular, expressa de 0,0 a 10,0;
CH = carga horária total na unidade curricular, em horas;
k = número total de unidades curriculares cursadas.
Para fins de pontuação, o coeficiente de rendimento será normalizado entre 0,0 e 1,0.

Currículo na Plataforma Lattes na versão completa. O currículo na Plataforma Lattes está disponível em http://lattes.cnpq.br/. Não serão aceitos, em nenhuma hipótese, outros tipos de currículos.

Ficha de avaliação preenchida pelo candidato conforme Anexo IV com documentos comprobatórios obrigatórios para pontuação na Seção 5. Itens indicados na ficha sem comprobatórios serão zerados.

O candidato deverá submeter uma carta de apresentação em que expõe claramente:

   i.   Motivação para realização do mestrado (até 500 palavras)
   ii.  Intenção de projeto de pesquisa (até 1000 palavras)
   iii. Experiência acadêmica e profissional (até 500 palavras)

O candidato com vínculo empregatício pode, opcionalmente, apresentar uma carta de anuência da empresa, assinada pela chefia imediata ou dirigente da empresa, de acordo com o modelo no Anexo II.

Apresentar a indicação de até três professores para atuarem como orientadores de sua pesquisa (Anexo V).

O candidato deverá providenciar duas cartas de recomendações, sendo uma obrigatória.

As cartas de recomendação deverão ser preenchidas e enviadas diretamente pelos signatários para o e-mail selecao-ppgcc-cm@utfpr.edu.br usando o endereço eletrônico institucional do signatário.

Recomenda-se que pelo menos um dos signatários das cartas de recomendação seja o orientador de TCC/IC (no caso de recém-graduado) ou do empregador (no caso de profissional na indústria ou professor).

É de responsabilidade do candidato solicitar a cada signatário a carta de recomendação segundo o modelo do Anexo III.

O candidato deverá imprimir, assinar e digitalizar o comprovante de inscrição (dados de inscrição após o preenchimento e envio do formulário de inscrição) e enviar para o e-mail selecao-ppgcc-cm@utfpr.edu.br

As inscrições serão homologadas caso sejam entregues, legíveis e válidos os documentos solicitados nesta seção dentro do prazo de inscrição.

 

 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

O processo de seleção dos candidatos ao PPGCC-CM considerará os seguintes itens avaliativos: histórico escolar (coeficiente de rendimento), currículo do candidato, carta de apresentação e  arguição da intenção de pesquisa. As Seções 5.2 a 5.5 detalham os critérios de avaliação e pontuações para cada item.

Histórico Escolar

  A pontuação para o histórico considera o coeficiente de rendimento escolar e é obtida pelos seguintes critérios:

Critérios

Pontuação

coeficiente >= 0,85

10

0,7 <= coeficiente < 0,85

8

0,6 <= coeficiente < 0,7

6

coeficiente < 0,6

0

Para os históricos contendo notas de conceitos ou escalas de notas diferentes de 0 a 10, deve-se calcular o Coeficiente de Rendimento Absoluto conforme documento de conversão da Instituição de Ensino Superior do candidato. Em caso de inexistência de documento de conversão, deve-se seguir o padrão para notas de conceitos: A: 8,5, B: 7,0, C: 6,0, D: 4,0 e E: 0; e, para escalas numéricas, deve-se converter de forma proporcional à escala de 0 a 10.

Carta de Apresentação (Documento)

A carta de apresentação será avaliada por uma banca de pelo menos 3 (três) professores indicados pela Comissão de Seleção do PPGCC-CM.

Os critérios de pontuação são:

Critérios

Pontuação Máxima

Pertinência da escolha temática

3

Viabilidade do projeto

3

Capacidade de execução

4

Se identificado plágio, o candidato será eliminado do processo de seleção.

Arguição da intenção de pesquisa

A arguição da intenção de pesquisa será composta por uma banca de pelo menos 3 (três) professores indicados pela Comissão de Seleção e com duração estimada de 15 (quinze) minutos para apresentação da intenção de pesquisa, e averiguação de conhecimentos, experiências profissionais/acadêmicas e condições gerais do candidato para realização do curso de mestrado.

Ao candidato será atribuída uma nota de 0,0 a 10,0, considerando os seguintes critérios:

Critérios

Pontuação Máxima

Perfil do candidato para realizar estudos avançados

2,5

Conhecimento do candidato na linha de pesquisa do PPGCC-CM referente à intenção de pesquisa

2,0

Conhecimento do candidato sobre metodologia de pesquisa científica associado à intenção de pesquisa

2,5

Trajetória acadêmica e/ou profissional do candidato

3,0

A carta de anuência da empresa (opcional) poderá auxiliar na condução da arguição.

Local, horário e especificações serão divulgados na página do programa após a homologação das inscrições.

Avaliação do Currículo

Os currículos dos candidatos serão avaliados de acordo com a ficha de avaliação preenchida pelo candidato conforme Anexo IV. Os itens serão aceitos mediante comprovantes anexados na inscrição.

A realização do POSCOMP não é obrigatória, entretanto, se apresentada, somente serão aceitas as notas de exames realizados a partir de 2017 e acima da média do ano de realização, mediante comprovante de desempenho.

Não é obrigatório a apresentação de certificados de inglês, entretanto, se apresentado, serão aceitos os certificados especificados na Instrução Normativa 002/2019 disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=867003&id_orgao_publicacao=.

Os critérios de pontuação são:
 

Participação Extracurricular

Pontuação

Pontuação Máxima

Especialização Lato Sensu  (mínimo 360h)

15

15

Iniciação Científica

8

8

Iniciação à Extensão

4

4

Monitoria

4

4

Disciplinas de Mestrado/Doutorado com conceito “Aprovado”

5

5

POSCOMP (a partir de 2017)

5

5

Certificação de Inglês

5

5

Pontuação Máxima em Participação Extracurricular

46

 

Participação Extracurricular

Pontuação

Pontuação Máxima

Docência na área em Instituição de Ensino Superior (anual)

3

9

Trabalho na área de Computação (anual), exceto estágio

3

9

Pontuação Máxima em Experiência Profissional

18

 

Publicação

Pontuação

Pontuação Máxima

Artigo completo na área de Ciência da Computação com Qualis CAPES 2013-2016 em Ciência da Computação nos estratos A1, A2 ou B1 ou JCR >= 0.5

6

24

Artigo completo na área de Ciência da Computação com Qualis CAPES 2013-2016 em Ciência da Computação nos estratos de B2 a B5 ou JCR < 0.5

2

8

Resumo estendido em eventos

1

4

Pontuação Máxima em Publicações

36

A nota final é dada pela média ponderada das notas obtidas através da avaliação do currículo, carta de apresentação, arguição e histórico escolar do candidato de acordo com a equação:

Nota Final =

0,3 x (Avaliação do Currículo/10) + 0,3 x Arguição +
0,3 x Carta de Apresentação + 0,1 x Histórico Escolar

O candidato com nota final inferior a 4,0 será eliminado do processo de seleção.

A nota final determinará a classificação como aluno especial ou lista de espera.

 

RESULTADOS E RECURSOS

Os resultados intermediários, retificações, complementos e o resultado final deste edital serão divulgados exclusivamente na página http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-cm/editais/edital-selecao-2021-especial/.

As datas de divulgação dos resultados preliminares e solicitação de recursos estão especificados no cronograma (Seção 2).

Os recursos deverão ser solicitados via e-mail selecao-ppgcc-cm@utfpr.edu.br dentro dos prazos determinados. O candidato deve descrever detalhadamente em um documento o(s) item(ns) contestado(s), converter para o formato PDF e anexar ao e-mail com assunto “RECURSO”.

O resultado final com a classificação dos candidatos aprovados será em ordem alfabética e dos candidatos na lista de espera ordenados por pontuação.

 

MATRÍCULAS

O período de requerimento de matrícula será divulgado juntamente com o resultado final do processo seletivo.

Considera-se o aluno, regularmente matriculado no Programa, ciente e de acordo com o regulamento vigente do Programa, disponível no endereço http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-cm/documentos.

Para matrícula deverá ser entregue uma cópia, acompanhada dos respectivos originais, dos seguintes  documentos:

Carteira de identidade (RG) e/ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou passaporte (se estrangeiro).

Cópia do CPF ou comprovante de inscrição obtido no site da Receita Federal em https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp. O CPF não é necessário para estrangeiro, entretanto, caso classificado, o candidato deverá apresentar, no ato da matrícula, passaporte válido e visto para exercer atividade acadêmica no Brasil.

Certidão de nascimento ou casamento.

Título de eleitor.

Certificado de reservista (para homens).

Diploma de graduação:

i. Para graduação no Brasil, o candidato poderá apresentar comprovante de diploma em trâmite; sendo-lhe concedido 12 meses para a apresentação do diploma.

ii. Para graduação no exterior, o candidato deve apresentar o diploma com visto do Consulado Brasileiro sediado no país onde o mesmo foi expedido. Sem prejuízo de outros acordos multinacionais que possam existir, para os diplomas emitidos na França não é exigido tal formalidade e para os diplomas emitidos na Argentina exige-se a legalização junto ao Ministério de Educación e Ministério de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto da Argentina, anexando cópia do referido diploma com tradução juramentada realizada no Brasil.

Histórico Escolar referente ao diploma especificado no item anterior.

Perderá o direito à vaga o candidato que:

Não efetuar seu requerimento de matrícula no PPGCC-CM no período estabelecido.

Deixar de apresentar a documentação exigida no item 7.3.

Não observar os procedimentos estabelecidos neste Edital.

 

DISPOSIÇÕES FINAIS

Será desclassificado e excluído do processo seletivo, o candidato que apresentar documentos falsos em quaisquer das etapas da seleção ou não apresentar toda a documentação requerida nos prazos e condições estipuladas neste Edital.

O presente Edital é válido até publicação do próximo edital de seleção de alunos regulares e especiais do PPGCC-CM.

O presente documento entra em vigor na data de sua publicação na página Web do PPGCC-CM.

Casos omissos serão julgados pela Comissão de Seleção e pelo Colegiado do PPGCC-CM.

Para dirimir questões do Edital não solucionadas administrativamente, fica eleito o Foro da Justiça Federal de Campo Mourão – Seção Judiciária do Paraná.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) RODRIGO CAMPIOLO, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 25/05/2021, às 10:23, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCO AURELIO GRACIOTTO SILVA, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 25/05/2021, às 11:00, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) WYRLLEN EVERSON DE SOUZA, DIRETOR(A), em (at) 25/05/2021, às 11:41, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROBERTO RIBEIRO NELI, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 25/05/2021, às 11:50, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2052928 e o código CRC (and the CRC code) 69684026.



ANEXO I - Disponibilidade de Vagas

 

Linha de Pesquisa

Vagas

Aluno Regular

Aluno Especial

Engenharia de Software

0

5

Inteligência Computacional e Sistemas Distribuídos

0

6

 

 

ANEXO II - Carta de Anuência da Empresa/Instituição

Modelo disponível em: http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-cm/editais/edital-selecao-2021-especial/.

 

CARTA DE ANUÊNCIA

 

 

 

A ______________________________________________________________ (nome da instituição/empresa)​, CNPJ _____________________, declara estar ciente da inscrição do(a) funcionário(a) _______________________________________________________, CPF _______________________, no curso de mestrado em Ciência da Computação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Campo Mourão, com duração de 24 meses, e se compromete a: (i) liberá-lo para cursar as disciplinas do curso; (ii) liberá-lo parcialmente para realizar as atividades referentes ao desenvolvimento de sua dissertação de mestrado; e (iii) liberá-lo para realizar as demais atividades obrigatórias previstas na legislação do Programa em horário previamente acordado.

 

 

ANEXO III - Carta de Recomendação

Modelo disponível em: http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-cm/editais/edital-selecao-2021-especial/

 

ANEXO IV - Ficha de Avaliação de Currículo

Modelo disponível em: http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-cm/editais/edital-selecao-2021-especial/

 

Esta tabela deverá ser preenchida e entregue fixado ao final do currículo Lattes. Posteriormente, na sequência dos itens, deverão ser anexados os comprovantes de cada item desta tabela, deixando claro e legível o item ao qual se deseja pontuar.

Item

Descrição

Pontuação Solicitada

Pontuação Homologada

01

Especialização Lato Sensu (mínimo 360h)

 

 

02

Iniciação Científica

 

 

03

Iniciação à Extensão

 

 

04

Monitoria

 

 

05

Disciplinas de Mestrado/Doutorado com conceito “Aprovado”

 

 

06

POSCOMP (a partir de 2017)

 

 

07

Certificação de Inglês

 

 

08

Docência na área em Instituição de Ensino Superior (anual)

 

 

09

Trabalho na área de Computação (anual), exceto estágio

 

 

10

Artigo completo na área de Ciência da Computação com Qualis CAPES 2013-2016 em Ciência da Computação nos estratos A1, A2 ou B1 ou JCR >= 0.5

 

 

11

Artigo completo na área de Ciência da Computação com Qualis CAPES 2013-2016 em Ciência da Computação nos estratos de B2 a B5 ou JCR < 0.5

 

 

12

Resumo estendido em eventos

 

 

Pontuação Total:

 

 

 

 

ANEXO V – Indicação de Orientadores

Modelo disponível em: http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-cm/editais/edital-selecao-2021-especial/

 

Indique até 3 professores em ordem de prioridade (1 - primeira opção, 2 - segunda opção e 3 - terceira opção). Para os demais não preencha.

Orientadores

Linha de Pesquisa

Prioridade

André Luis Schwerz
andreluis@utfpr.edu.br

Engenharia de Software

 

André Luiz Satoshi Kawamoto
kawamoto@utfpr.edu.br

Inteligência Computacional e Sistemas Distribuídos

 

Diego Bertolini Gonçalves
diegobertolini@utfpr.edu.br

Inteligência Computacional e Sistemas Distribuídos

 

Frank Helbert Borsato
frankhelbert@utfpr.edu.br

Inteligência Computacional e Sistemas Distribuídos

 

Igor Fábio Steinmacher
igorfs@utfpr.edu.br

Engenharia de Software

 

Igor Scaliante Wiese
igor@utfpr.edu.br

Engenharia de Software

 

Ivanilton Polato
ipolato@utfpr.edu.br

Inteligência Computacional e Sistemas Distribuídos

 

Marco Aurélio Graciotto Silva
magsilva@utfpr.edu.br

Engenharia de Software

 

Reginaldo Ré
reginaldo@utfpr.edu.br

Engenharia de Software

 

Rodrigo Campiolo
rcampiolo@utfpr.edu.br

Inteligência Computacional e Sistemas Distribuídos

 

Rogério Aparecido Gonçalves
rogerioag@utfpr.edu.br 

Inteligência Computacional e Sistemas Distribuídos

 

Referência: Processo nº 23064.020268/2021-51 SEI nº 2052928