Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PRO-REITORIA DE GRAD.E EDUC.PROFISSIONAL |
|||
EDITAL 41/2021 - PROGRAD
SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA MATRÍCULA 2021-1 NAS DISCIPLINAS ENGINEERING DESIGN PROCESS E INDUSTRY 4.0 DO CAMPUS PONTA GROSSA (RETIFICADO EM 04/06/2021)
A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece no presente Edital, as inscrições para seleção de estudantes para matrícula nas disciplinas Engineering Design Process e Industry 4.0 do campus Ponta Grossa. O presente Edital e demais informações relativas encontram-se publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais.
1. DO OBJETO
O presente edital tem por objetivo selecionar estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação de todos os campi da UTFPR, para cursarem as disciplinas Engineering Design Process e Industry 4.0 oferecidas no modelo APNP pelo campus Ponta Grossa no primeiro semestre letivo de 2021 (conforme calendário acadêmico da UTFPR). O estudante poderá se candidatar para cursar a disciplina Engineering Design Process, a disciplina Industry 4.0, ou ambas. As disciplinas consistem no desenvolvimento, em equipes multidisciplinares, de projetos relacionados a demandas do setor produtivo e da sociedade em geral. As propostas de projeto são apresentadas por representantes das instituições (indústrias, empresas, ONGs) e a execução é coordenada por um professor ou grupo de professores.
2. DAS DISCIPLINAS
2.1 - Engineering Design Process
Código: ENG01B. Carga horária: 120 horas (8 aulas por semana).
Horários dos encontros síncronos: segundas-feiras, das 18h40 até 20h20 (2N1, 2N2).
Objetivos: Proposição de resoluções inovadores de problemas oriundos das empresas e sociedade. Geração de alternativas e propostas de solução dos problemas/oportunidades de casos reais identificados pelas organizações.
Ementa: Diagnóstico da empresa; Definição do problema do projeto; Medição do problema; Análise do problema proposto; Proposta de melhorias; Controle dos projetos.
Metodologia: sala de aula invertida.
Observação: a disciplina é ministrada em português, porém todo o material desenvolvido e apresentado pelos alunos e para as empresas como textos, atas de reuniões, sistemas de análises e controles, apresentações serão oferecidos na língua inglesa conforme é realizado nas empresas.
2.2 - Industry 4.0
Código: ENG01C. Carga horária: 120 horas (8 aulas por semana).
Horários dos encontros síncronos: terças-feiras, das 18h40 até 21h10 (3N1, 3N2, 3N3).
Objetivos: Proposição de projetos inovadores visando a introdução dos conceitos da IV Revolução Industrial nas organizações, gerando alternativas e propondo soluções dos problemas/oportunidades de casos reais identificados pelos alunos e empresas.
Ementa: IV Revolução Industrial: indústria 4.0. Impulsionadores físicos, digitais e biológicos da indústria 4.0. Projetos piloto para a indústria 4.0.
Metodologia: sala de aula invertida.
Observação: a disciplina é ministrada em português, porém todo o material desenvolvido e apresentado pelos alunos e para as empresas como textos, atas de reuniões, sistemas de análises e controles, apresentações serão oferecidos na língua inglesa conforme é realizado nas empresas.
3. DAS VAGAS
3.1 - As vagas serão disponibilizadas exclusivamente por meio deste edital, sendo, portanto, a concessão da vaga condicionada ao atendimento do estabelecido no edital. Não haverá “repescagem”, segunda chamada, lista de espera, ou outra possibilidade similar para a concessão da vaga.
3.2 - Serão disponibilizadas 70 vagas para a disciplina Engineering Design Process e 70 vagas para a disciplina Industry 4.0, para serem cursadas no primeiro semestre letivo de 2021 (conforme calendário acadêmico da UTFPR). Para cada uma das duas disciplinas mencionadas, as vagas serão disponibilizadas conforme os seguintes critérios:
3.2.1 - 40 vagas para estudantes regularmente matriculadas no campus Ponta Grossa. Caso a totalidade dessas 40 vagas não seja preenchida, as que restarem das 40 serão destinadas aos estudantes regularmente matriculados em qualquer outro campus.
3.2.2 - 30 vagas para estudantes regularmente matriculados em qualquer campus, exceto no de Ponta Grossa. Caso a totalidade dessas 30 vagas não seja preenchida, as que restarem das 30 serão destinadas aos estudantes regularmente matriculados no campus Ponta Grossa, que eventualmente não tenham sido contemplados no item 3.2.1.
4. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
4.1 - Ser estudante regularmente matriculado(a) em um dos cursos de graduação da UTFPR.
4.2 - Possuir um coeficiente de rendimento normalizado igual ou superior a 0,5.
4.3 - Não possuir em seu histórico escolar reprovação por frequência nas disciplinas matriculadas nos últimos dois períodos cursados. [Retificação de 04/06/2021: item 4.3 excluído]
4.4 - Apresentar comprovante de conhecimento intermediário de língua inglesa. [Retificação de 04/06/2021: item 4.4 excluído]
4.3 - Para estudante de Engenharia: estar cursando entre o sexto e o décimo período de seu curso no momento da inscrição.
4.4 - Para estudante de Bacharelado: estar cursando entre o quinto e o oitavo período de seu curso no momento da inscrição.
4.5 - Para estudante de Licenciaturas: estar cursando entre o quarto e o sexto período de seu curso no momento da inscrição.
4.6 - Para estudante de Tecnologia estar cursando entre o quarto e o sexto período de seu curso no momento da inscrição.
5. DAS NORMAS GERAIS
5.1 - Caso não pertençam à matriz curricular do curso no qual o estudante está matriculado e não possuam equivalência cadastrada na matriz curricular, para efeito de cômputo no histórico escolar, as disciplinas se enquadram na definição de enriquecimento curricular.
5.2 - A validação das disciplinas, para cômputo no histórico escolar, em categorias diferentes das de enriquecimento curricular, está sujeita às regras e procedimentos do curso no qual o estudante está matriculado. Exemplos de categorias diferentes das de enriquecimento curricular: disciplina eletiva, disciplina obrigatória, atividade complementar, atividade de extensão.
5.3 - A matrícula do estudante selecionado em uma ou nas duas disciplinas será solicitada pela DIREGRAD/PROGRAD, via requerimento para a SELIB-PG, e não requer qualquer ação do estudante.
5.4 - A matrícula do estudante selecionado permanece submetida a todas as regras estabelecidas no REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR), merecendo destaque:
5.4.1 Art. 28 § 5º: O estudante poderá se matricular em até 3 (três) unidades curriculares como enriquecimento curricular por período letivo, desde que respeitado o § 2º do Art. 21.
5.4.2 Art. 21 § 2º: A carga horária máxima permitida para o estudante é igual a do período com maior carga horária na matriz curricular, somada a 90 (noventa) horas, não excedendo um máximo de 600 (seiscentas) horas no semestre.
5.4.3 Art. 21 § 5º: O estudante não poderá matricular-se em unidades curriculares cujos horários das turmas ofertadas sejam sobrepostos conforme verificação junto a sua confirmação de matrícula emitida pelo Sistema Acadêmico.
5.5 - Caso a matrícula do estudante selecionado, solicitada pela DIREGRAD/PROGRAD, não atenda os requisitos do item 5.4, são permitidas as seguinte opções:
5.5.1 - Desistência da matrícula em uma ou nas duas disciplinas nas quais o estudante foi selecionado.
5.5.2 - Cancelamento da matrícula em uma ou mais disciplinas em que o estudante encontra-se matriculado, para que seja possível a matrícula em uma ou nas duas disciplinas nas quais o estudante foi selecionado.
5.6 - A opção pelo item 5.5.1 ou 5.5.2 deve ser informada pelo estudante durante o processo de seleção estabelecido para este edital. Caso esta opção não seja informada pelo estudante, será aplicado o item 5.5.1.
5.7 - Perfil desejado do estudante candidato:
a) Comprometimento
b) Postura proativa
c) Ética
d) Capacidade de trabalhar em equipe
e) Resiliência
6. DAS INSCRIÇÕES
6.1 - As inscrições ocorrerão no período estabelecido no cronograma no Anexo I.
6.2 - O estudante poderá se inscrever para cursar a disciplina Engineering Design Process, a disciplina Industry 4.0, ou ambas.
6.3 - Os procedimentos para a inscrição são os seguintes:
a) No portal www.mei-u.com.br, gravar e postar um vídeo de, no máximo, 03 (três) minutos, contendo: 1. Apresentação das habilidades hard, digital e soft do candidato; 2. Atividades desenvolvidas na UTFPR e fora dela. Em caso de não funcionamento do endereço, entrar em contato pelo email mei-u-pg@utfpr.edu.br para verificar outra plataforma para a postagem.
b) Os alunos deverão enviar o link do currículo do Linkedln, juntamente com a ficha de pontuação no Anexo III deste edital, preenchida e assinada, pelo portal www.mei-u.com.br e para o email mei-u-pg@utfpr.edu.br.
c) Preencher e enviar via www.mei-u.com.br o Requerimento de Matrícula no Anexo IV deste edital.
d) Enviar via www.mei-u.com.br o Histórico Escolar atualizado em formato PDF, obtido no Portal do Aluno (http://portal.utfpr.edu.br/secretaria). Certifique-se de que não há páginas cortadas e que apareça o link e data de acesso em todas as páginas.
7. DOS PROCEDIMENTOS E CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO
7.1 - A seleção dos candidatos deverá ser realizada por uma equipe composta por 3 ou mais professores.
7.2 - Deverão ser informados à DIREGRAD: nome dos professores da equipe de seleção dos candidatos; resultados preliminar e final da seleção para publicação, no qual conste, para cada estudante, a opção pelo item 5.5.1 ou 5.5.2 do presente edital.
7.3 - Os estudantes serão classificados por ordem decrescente de pontuação final, obtida através da soma simples das pontuações para os critérios estabelecidos na tabela de pontuação no Anexo II deste edital.
7.4 - Não serão computadas as atividades realizadas pelo estudante anteriormente ao seu ingresso na UTFPR.
8. DO RESULTADO PRELIMINAR, RECURSOS E RESULTADO FINAL
8.1 - O resultado preliminar, com a relação dos estudantes selecionados, será homologado e publicado pela PROGRAD, conforme cronograma no Anexo I deste edital.
8.2 - Após a divulgação do resultado preliminar, os pedidos de reconsideração (interposição de recurso), devidamente instruídos e fundamentados, poderão ser encaminhados até as 23h59 do dia 10 de junho de 2021 11 de junho de 2021 [Retificação de 04/06/2021: prorrogada até 11.jun.2021].
8.3 - Os recursos devem ser encaminhados para o e-mail diregrad@utfpr.edu.br, com o assunto RECURSO EDITAL 41/2021 - PROGRAD.
8.4 - O resultado final, com a relação dos estudantes selecionados, será homologado e publicado pela PROGRAD, conforme cronograma no Anexo I deste edital.
9. DISPOSIÇÕES GERAIS
9.1 - Os prazos constantes neste edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um desses implica a perda do respectivo direito.
9.2 - As dúvidas e/ou omissões acerca do presente edital serão dirimidas pela PROGRAD, observada a legislação vigente.
9.3 - Ao participarem do presente edital, os estudantes assumem o compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste edital e demais legislações correlatas aplicáveis à matéria.
9.4 - O presente edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais.
9.5 - Para as questões decorrentes deste edital fica definido o Foro da Justiça Federal de Curitiba – Seção Judiciária do Paraná.
Curitiba, 04 de junho de 2021.
Assinatura eletrônica:
Guilherme Alceu Schneider
Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional em Exercício
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GUILHERME ALCEU SCHNEIDER, PRÓ-REITOR EM EXERCÍCIO, em (at) 04/06/2021, às 21:07, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2069655 e o código CRC (and the CRC code) 1B7A4C01. |
Referência: Processo nº 23064.019045/2021-41 |
SEI nº 2069655 |
ANEXO I
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO EDITAL
Atividade |
Data ou período |
Inscrição dos candidatos |
20.mai a |
Divulgação do resultado preliminar |
até |
Interposição de recurso quanto ao resultado preliminar |
até às 23h59 do dia |
Resultado da interposição de recursos quanto ao resultado preliminar |
até 12.jun.2021 |
Divulgação do resultado final |
até 12.jun.2021 |
Início das aulas |
15.jun.2021 |
ANEXO II
TABELA DE PONTUAÇÃO
Item |
Pontuação |
Máximo |
Coeficiente de Rendimento Normalizado (CR) |
Valor retirado do Histórico escolar multiplicado por 2, utilizado somente em caso de empate entre os candidatos |
-- |
Ter participado de programa Institucionalizado de iniciação científica e/ou iniciação tecnológica e/ou extensão e/ou PET |
5 pontos a cada 6 meses de comprovação |
20 pontos |
Programa de monitoria |
03 pontos a cada semestre completo de participação |
06 pontos |
Participado da diretoria de empresa júnior e/ou centro acadêmico e/ou DCE |
04 pontos a cada 12 meses de comprovação |
08 pontos |
Ter projeto no Hotel Tecnológico ou Incubadora Tecnológica |
02 pontos a cada mês comprovado |
12 pontos |
Comprovar realização de estágio/emprego na sua área de formação |
03 pontos a cada 100 horas comprovadas |
12 pontos |
Atividade de voluntariado, devidamente comprovado por declaração da instituição onde a atividade foi realizada |
0,5 ponto a cada mês comprovado |
08 pontos |
Nota em uma das disciplinas Engineering Design Process ou Industry 4.0 no semestre 2020/2 superior a 9,0 |
30 pontos |
30 pontos |
ANEXO III
FICHA DE PONTUAÇÃO
Nome completo do candidato: _______________________________________________________
1. Atividades
Item |
Pontuação |
Pontos declarados |
Pontos Homologados (NÃO PREENCHER) |
1. Ter participado de programa institucionalizado de iniciação científica e/ou iniciação tecnológica e/ou extensão e/ou PET |
05 pontos - por semestre - (max 20 ptos) |
|
|
2. Ter participado de programa de monitoria institucional |
3 pontos - por semestre - (max 06 pontos) |
|
|
3. Participado da diretoria de empresa júnior e/ou centro acadêmico e/ou DCE |
4 pontos - por ano - (max 08 pontos) |
|
|
4. Ter projeto no Hotel Tecnológico ou Incubadora Tecnológica |
2 pontos - por mês - (max 12 pontos) |
|
|
5. Experiência profissional na área de formação (estágio ou emprego) |
3 pontos - a cada 100 horas comprovadas - (max 12 pontos) |
|
|
6. Atividade de voluntariado devidamente comprovada por declaração da instituição onde foi realizado o voluntariado |
0,5 pontos - por mês de atividade comprovada - (max 08 pontos) |
|
|
7. Nota em uma das disciplinas Engineering Design Process ou Industry 4.0 no semestre 2020/2 superior a 9,0. |
30 pontos |
|
|
|
TOTAL → |
|
|
2. Coeficiente de Rendimento Normalizado (CRn)
Coeficiente de Rendimento Normalizado (CRn) |
Coeficiente de Rendimento Normalizado (CRn) x 2 |
Coeficiente de Rendimento Normalizado Homologado (NÃO PREENCHER) |
|
|
|
3 Totalização (NÃO PREENCHER)
Pontuação Atividades |
Pontuação CRn |
PONTUAÇÃO TOTAL |
|
|
|
______________________________________________
Assinatura do estudante
ANEXO IV
REQUERIMENTO DE MATRÍCULA
Eu, __________________________________________, portador do documento de identidade _________________, inscrito no CPF sob nº ________________, registro acadêmico (RA) ________________, tendo sido selecionado no EDITAL 41/2021 - PROGRAD - SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA MATRÍCULA NAS DISCIPLINAS ENGINEERING DESIGN PROCESS E INDUSTRY 4.0 DO CAMPUS PONTA GROSSA, tendo entregue todos os documentos do referido edital, peço deferimento do meu REQUERIMENTO DE MATRÍCULA para o primeiro semestre letivo de 2021 (conforme calendário acadêmico da UTFPR) na(s) disciplina(s):
⬜ Engineering Design Process (ENG01B)
⬜ Industry 4.0 (ENG01C)
Considerando os itens a seguir do edital:
“5.5 - Caso a matrícula do estudante selecionado, solicitada pela DIREGRAD/PROGRAD, não atenda os requisitos do item 5.4, são permitidas as seguinte opções:
5.5.1 - Desistência da matrícula em uma ou nas duas disciplinas nas quais o estudante foi selecionado.
5.5.2 - Cancelamento da matrícula em uma ou mais disciplinas em que o estudante encontra-se matriculado, para que seja possível a matrícula em uma ou nas duas disciplinas nas quais o estudante foi selecionado.”
Declaro que a MINHA OPÇÃO É A SEGUINTE:
⬜ 5.5.1 - Desistência da matrícula em uma ou nas duas disciplinas nas quais o estudante foi selecionado.
⬜ 5.5.2 - Cancelamento da matrícula em uma ou mais disciplinas em que o estudante encontra-se matriculado, para que seja possível a matrícula em uma ou nas duas disciplinas nas quais o estudante foi selecionado.
Outrossim, declaro conhecimento de todo o teor do EDITAL 41/2021 - PROGRAD - SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA MATRÍCULA 2021-1 NAS DISCIPLINAS ENGINEERING DESIGN PROCESS E INDUSTRY 4.0 DO CAMPUS PONTA GROSSA, bem como da legislação que o rege.
_________________________, _____ de _______________ de 2021.
______________________________________________
Assinatura do estudante