Boletim de Serviço Eletrônico em 14/06/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Convenios da UTFPR

Convênio PRH-ANP-FINEP

 

EDITAL Nº 03/2021

 

Programa PRH21 - UTFPR – ANP/FINEP

Bolsa de pós-doutorado

 

A Comissão Gestora do PRH21 - UTFPR, por meio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais (PPGEM), ambos do Campus Curitiba da UTFPR, receberá inscrições para alocação de 1 (uma) bolsa de Pós-Doutorado conforme cronograma apresentado no item 7.

 

1. PÁGINA OFICIAL

A página oficial do PRH21 da UTFPR está disponível no link: prh21.ct.utfpr.edu.br

2. OBJETIVO DO EDITAL

Elaborar uma lista de candidatos para alocação de 1 (uma) bolsa de Pós-Doutorado. A lista terá validade até 31 de dezembro de 2021.

 

Mais informações a respeito dos requisitos da bolsa podem ser encontradas no link:

http://www.anp.gov.br/images/pesquisa-desenvolvimento-inovacao/prh-anp/manual-usuario-prh.docx

3. REQUISITOS DO CANDIDATOS:

 

4. QUANTIDADE

Para esse edital será oferecida 1 (uma) bolsa, para implementação a partir da seleção pela Comissão Gestora do PRH21 e também pela aceitação da ANP/FINEP. Outras bolsas que surgirem durante o prazo de vigência deste edital serão alocadas conforme lista de espera.

 

A bolsa terá o valor mensal de R$ 6.110,00 (seis mil e cento e dez reais) a ser pago diretamente ao (à) bolsista pela FUNTEF-PR. A concessão será por um período de 12 (doze) meses.

 

5. Procedimentos para seleção

A Comissão Gestora do PRH21 procederá à seleção dos candidatos e considerará os itens e pontuação do candidato de acordo com o ANEXO I.

 

Critérios de desempate seguirá a seguinte sequência de pontuação:

  1. Maior pontuação no item “I – Produção Científica”, de acordo com o ANEXO I;
  2. Maior pontuação no item “II – Atuação Acadêmica”, de acordo com o ANEXO I;
  3. Pontuação no item I.1;
  4. Pontuação no item I.2.

6. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

  1. Projeto de Pesquisa e de atuação no CPGEI ou PPGEM, contendo:
  2. Apresentação breve do plano de trabalho, do supervisor, do candidato e modo de inserção na área de petróleo, gás natural e biocombustíveis.
  3. Objetivos geral e específicos do plano de trabalho.
  4. Equipe e trabalhos relacionados. Apresentação de equipe de trabalho e, se houver, descrição breve de colaboração já existente entre o supervisor e o candidato. Em caso de cooperação com outras instituições, os pesquisadores externos devem ser listados.
  5. Justificativa e estado da arte do tema de pesquisa, buscando contextualizá-lo, bem como a justificativa técnica para a sua realização.
  6. Metodologia, com descrição técnica do projeto de pesquisa a ser realizado.
  7. Cronograma físico-financeiro, contendo as atividades previstas e especificações das metas e ações para a execução do projeto.
  8. Infraestrutura física e tecnológica disponível na UTFPR (ou a ser instalada) necessária para a consecução de seus objetivos, dentro do previsto no plano de trabalho e cronograma esperado.
  9. Resultados esperados, com metas a serem atingidas e indicadores que serão utilizados no acompanhamento do projeto (contribuição para a área, para o programa de Pós-Graduação, publicações e formação de recursos humanos).
  10. Outras informações relevantes, incluindo propostas de atuação junto ao CPGEI ou PPGEM.
  11. Referências Bibliográficas.
  12. Cópia do Currículo Lattes.
  13. Ficha de pontuação preenchida com os devidos comprovantes – ANEXO I.

7. ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO E CRONOGRAMA

  1. A documentação deve ser enviada por e-mail, para prh21.1@utfpr.edu.br

 

ETAPA

DATA/PRAZO

Inscrições

até 30/06/2021

Divulgação do Resultado Preliminar

até 05/07/2021

Interposição de Recursos

até as 17h de 06/07/2021

Resultado Final

até 09/07/2021

 

 

 

  1. O candidato poderá interpor recurso. Os recursos devem ser enviados por email para prh21.1@utfpr.edu.br .
  2. O resultado preliminar e resultado após recursos serão publicados na página do CPGEI e PPGEM.

8. OBRIGAÇÕES DO BOLSISTA

São deveres do aluno contemplado:

 

*Em caso de desistência ou de não conclusão, o outorgado se obriga a devolver os valores recebidos como bolsa de estudos

 

DISPOSIÇÕES GERAIS

  1. O presente Edital está publicado na pagina do PRH21 da UTFPR, apresentada no item 1.
  2. A inscrição do candidato indica seu conhecimento e concordância com o contido no presente Edital e regulamentos da UTFPR.
  3. Casos omissos serão resolvidos pela Comissão Gestora do PRH constituída pela Portaria do Reitor nº 354, de 18 de março de 2020.
  4. Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

 

Curitiba, 10 de junho de 2021

Coordenador do PRH21

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) FLAVIO NEVES JUNIOR, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 10/06/2021, às 16:11, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A), em (at) 10/06/2021, às 17:56, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 11/06/2021, às 09:07, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2078326 e o código CRC (and the CRC code) 9CED577F.



ANEXO I

PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO E PROJETO

 

CANDIDATO:

SUPERVISOR:

PONTUAÇÃO FINAL:

 

 

A pontuação do candidato será obtida através da tabela abaixo.

Tipo de Produção

Quantidade

I. Produção Científica – Qualis CAPES em Engenharias III e IV conforme inscrição vinculada ao PPGEM ou ao CPGEI

1

Artigo publicado, ou aceito, em periódico A1 (10 pontos)

 

 

2

Artigo publicado, ou aceito, em periódico A2 (8,5 pontos)

 

 

3

Artigo publicado, ou aceito, em periódico B1 (7 pontos)

 

 

4

Artigo publicado, ou aceito, em periódico B2 (5 pontos)

 

 

5

Artigo publicado, ou aceito, em periódico B3 (2 pontos)

 

 

6

Artigo publicado, ou aceito, em periódico B4 (1 pontos)

 

 

7

Artigo publicado, ou aceito, em periódico B5 (0,5 pontos)

 

 

8

Artigo completo publicado, ou aceito, em congresso internacional

(2 pontos, máximo 6 pontos)

 

 

9

Artigo completo publicado ou aceito em congresso nacional

(1 ponto, máximo de 3 pontos)

 

 

10

Livro publicado (apenas obras na área de Engenharias III e IV, com código de indexação, ISBN ou equivalente) (10 pontos)

 

 

11

Capítulo de livro publicado (apenas obras na área de Engenharias III e IV, com código de indexação, ISBN ou equivalente) (5 pontos)

 

 

12

Patente concedida (10 pontos)

 

 

II. Atuação Acadêmica

1

Participação em projetos de pesquisa na condição de coordenador (3 pontos, máximo de 10 pontos)

 

 

2

Participação em equipe de projeto de pesquisa

(1 ponto, máximo de 4 pontos)

 

 

3

Orientação concluída de aluno de doutorado (6 pontos)

 

 

4

Coorientação concluída de aluno de doutorado (2 pontos)

 

 

5

Orientação concluída de aluno de mestrado (3 pontos)

 

 

6

Coorientação concluída de aluno de mestrado (1 ponto)

 

 

7

Orientação concluída de aluno de graduação em TCC ou IC

(1 ponto, máximo de 4 pontos)

 

 

8

Experiência docente no Ensino Superior em disciplinas de interesse para a área de Engenharias Elétrica e Biomédica, Mecânica ou de Materiais

(1 ponto por semestre, máximo de 10 pontos)

 

 

III. Projeto de Pesquisa

1

Tema de pesquisa relevante para as áreas do CPGEI ou PPGEM (5 pontos)

 

 

2

Adequação aos critérios apresentados no item 4.1, viabilidade técnica e científica (5 pontos)

 

 

 

Pontuação do Candidato

 

 

 

         

 

 

Observações:

  1. Somente será considerada a Produção Científica e Atuação Acadêmica dos 2016 a 2020.
  2. Na ausência do Qualis serão consideradas as mesmas linhas de corte estabelecidas pela área de Engenharias III ou IV conforme a atuação PPGEM ou CPGEI, considerando o JCR do ano da publicação.
  3. Anexar comprovantes para todas as pontuações. No caso de artigos, anexar a primeira página e comprovante do Qualis em Engenharias III ou IV conforme a atuação PPGEM ou CPGEI. Para artigos aceitos, anexar comprovação de aceite.

 

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ANEXO II

ORIENTADORES DE MESTRADO E DOUTORADO CADASTRADOS NO PRH

 

Admilson Teixeira Franco

PPGEM

André Eugenio Lazzaretti

CPGEI

André Schneider de Oliveira

CPGEI

Cezar Otaviano Ribeiro Negrão

PPGEM

Cicero Martelli

CPGEI

Daniel Rodrigues Pipa

CPGEI

Flavio Neves Junior

CPGEI

Jean Carlos Cardozo da Silva

CPGEI

José Aguiomar Foggiatto

PPGEM

Leandro Magatão

CPGEI

Lucia Valeria Ramos de Arruda

CPGEI

Marco Jose da Silva

CPGEI

Moises Alves Marcelino Neto

PPGEM

Neri Volpato

PPGEM

Paulo Henrique Dias Dos Santos

PPGEM

Rigoberto Eleazar Mergarejo Morales

PPGEM

Silvio Luiz de Mello Junqueira

PPGEM


Referência: Processo nº 23064.018855/2021-81 SEI nº 2078326