Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA GERAL - CÂMPUS CURITIBA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CT |
|||
EDITAL 25/2021 - DIRGRAD
EDITAL DIRGRAD PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA ATUAR NO APOIO AO CORPO DOCENTE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO DALIC - UTFPR/CT
A Diretoria de Graduação do Campus Curitiba (DIRGRAD) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que se estabelece no presente Edital, as inscrições para a Seleção de estudantes bolsistas para atuar no apoio ao corpo docente dos cursos de graduação, pós-graduação, extensão e pesquisa vinculados ao Departamento, no desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas virtuais, apoio aos professores de Comunicação Oral e Escrita na correção de atividades didático-pedagógicas, gravação e transmissão de bancas de mestrado e eventos organizados pelo DALIC e pelo PPGEL, suporte diagramação e revisão na Revista de Letras, atividades de pesquisa, de ensino e de extensão.
1.DO OBJETIVO
1.1 - O presente Edital da DIRGRAD busca selecionar estudantes para atuarem no apoio ao corpo docente do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC), do Câmpus Curitiba da UTFPR;
1.2 - O apoio será efetuado por meio da concessão de bolsas, no âmbito do DALIC do Câmpus Curitiba da UTFPR, destinadas aos estudantes da graduação e da pós-graduação.
2.DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA
2.1 - As despesas decorrentes do presente Edital estão previstas no Orçamento Geral do Dalic e do PPGEL para o exercício de 2021, conforme aprovação do Conselho Departamental e do Colegiado do Programa, o Programa 2080 (Educação de Qualidade para Todos), da Ação 4002 (Assistência ao Estudante de Ensino Superior), para o pagamento de bolsas aos estudantes de Graduação.
3. DAS NORMAS GERAIS
3.1 – Serão concedidas 10 (dez) bolsas no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) cada, para alunos da graduação, para o período de 6 (seis) meses, totalizando R$ 30.000,00 (trinta mil reais);
3.2 – Serão concedidas 02 (duas) bolsas no valor de R$ 800,00 (oitocentos reais) cada, para alunos da pós-graduação, para o período de 6 (seis) meses, totalizando R$ 9.600,00 (nove mil e seiscentos reais);
3.3 – A verba disponível para concessão e pagamento das bolsas é oriunda do DALIC e do PPGEL na seguinte proporção: R$ 30.950,00 (trinta mil novecentos e cinquenta reais) do DALIC e R$ 8.650,00 (oito mil seiscentos e cinquenta reais) do PPGEL.
3.4 – A concessão das bolsas de apoio aos discentes dos cursos de graduação e pós-graduação está condicionada ao atendimento das condições previstas neste edital e à disponibilização de dotação orçamentária referente à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021 para o Câmpus Curitiba da UTFPR, destinada ao Dalic.
3.5 - Os recursos da presente chamada serão destinados somente ao pagamento de bolsas aos alunos dos cursos do DALIC e do PPGEL da UTFPR-CT selecionados por este edital, conforme o CRONOGRAMA disponibilizado no Apêndice I.
3.6 - A bolsa correspondente à atuação mensal será creditada em conta do estudante, no Banco do Brasil-001 ou na Caixa Econômica Federal-104, podendo ser interrompida por solicitação do professor supervisor ou pelo próprio estudante.
3.7 - A abertura da conta corrente ou conta poupança deverá ser providenciada pelo estudante, caso não a possua, e fica sob responsabilidade do bolsista inseri-la no Sistema de Alunos no Portal do Aluno da UTFPR (na aba de Dados Pessoais).
3.8 – Os discentes exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR e em regime de 20 (vinte) horas semanais de atividade de apoio ao corpo docente de acordo com os critérios estabelecidos pelo professor supervisor.
3.9 – As atividades do discente poderão ocorrer de forma presencial, semipresencial ou não-presencial, de acordo com os critérios sanitários estabelecidos pela UTFPR e as atividades definidas pelo professor supervisor.
3.10 – O professor supervisor será definido pelo chefe do Departamento Acadêmico, ao qual o bolsista estiver vinculado, respeitando as indicações da tabela de vagas.
3.11 – Fica a critério do departamento o estabelecimento do número de professores supervisores para cada bolsista.
4. DAS VAGAS
4.1 – Serão ofertadas neste edital 12 (doze) vagas para discentes bolsistas – 02 (duas) vagas para alunos do PPGEL e 10 (dez) vagas para alunos do DALIC.
4.2 - As vagas para seleção deste Edital, bem como os requisitos específicos para cada vaga estão descritas no Quadro 1.
Quadro I – Vagas disponíveis.
Atividades relacionadas |
Requisitos aos candidatos |
Professor/a orientador/a |
|
Quantidade de bolsas |
Apoio às atividades dos professores que ministram as atividades de COE (Comunicação Oral e Escrita) Obs: Para estas vagas, haverá prova de correção de um texto |
Alunos do 7º e do 8º períodos de Letras (português) e/ou de COMORG |
Evandro de M. Catelão |
|
04 |
Apoio às atividades realizadas remotamente pelo Dalic (Dalic Remoto) Obs: O critério de seleção é o maior coeficiente de nota |
Domínio de aplicativos como Gsuite/ Classroom, Canvas, transmitir gravações pelo youtube e ser aluno matriculado a partir do 2º período de Letras (português) e/ou COMORG |
Rogério C. de Almeida |
|
02 |
Apoio às atividades realizadas remotamente pelo PPGEL (PPGEL Remoto)
Obs: Alunos ingressantes em 2020 ou em 2021, sem vínculo empregatício e sem qualquer tipo de bolsa. Possibilidade de atuação (equipamento e internet). A professora entrevistará os candidatos |
Domínio de aplicativos como Gsuite/ Classroom, Canvas, transmitir gravações pelo youtube e ser aluno regular do PPGEL |
Nívea Rohling |
|
02 |
Apoio às atividades do projeto de extensão "Acervo sonoro de obras literárias: produção de materiais em áudio que auxiliem os estudos de alunos cegos ou de baixa visão no âmbito da UTFPR"
Obs: O professor entrevistará os candidatos |
Ter conhecimento de programas de edição de som |
Gustavo Nishida |
|
01 |
Apoio às atividades relacionadas à revista de Letras
Obs: A professora entrevistará os candidatos. |
Conhecimento e experiência em editoração. Desejável conhecimento da Plataforma SEER |
Alice Matsuda |
|
01 |
Apoio às atividades do Grupo de estudos "Comunicação e Trabalho nas Organizações" e do Grupo de Pesquisa "Trabalho, Tecnologia e Capitalismo Digital"
Obs: (1) Desempenho acadêmico na graduação por meio de análise de histórico escolar; (2) Carta de intenção que explique e justifique o interesse do/a candidato/a pela monitoria a ser enviada ao e-mail da professora responsável.
|
Ser aluno matriculado no curso de COMORG |
Cláudia Nociolini Rebechi |
|
01 |
Apoio às atividades do projeto de extensão e pesquisa "Aspectos linguísticos para interpretação e produção de textos"
Obs: O professor considerará o coeficiente dos alunos. |
Ter cursado disciplina de produção textual; e ter habilidades para uso de plataformas digitais (nuvens), Word e Excel. |
Roberlei A. Bertucci |
|
01 |
4.3 - O Programa é destinado especialmente aos/às estudantes regularmente matriculados/as nos cursos de graduação e pós-graduação do DALIC - Comunicação Organizacional, Letras Português e Mestrado em Estudos de Linguagens.
5. DAS ATRIBUIÇÕES DOS BOLSISTAS
5.1 - Constituem-se atribuições do Estudante selecionado neste edital:
Dedicar 20 (vinte) horas semanais para atividades relativas à bolsa, conforme suas características e especificidades, sem prejuízo de suas atividades discentes regulares
Comprometer-se a não acumular essa bolsa com qualquer outra bolsa concedida pela UTFPR, excetuando-se a Bolsa-Permanência e Auxílio Estudantil Emergencial Covid-19;
Auxiliar os docentes em tarefas didáticas, de pesquisa e extensão, compatíveis com o seu grau de conhecimento;
Auxiliar os docentes no planejamento das ações para sala de aula, eventos, pesquisa, extensão e divulgação, no que tange a/à/ao:
Assistência técnica na produção de materiais didáticos;
Apoio na transmissão das aulas síncronas realizadas no Moodle Institucional, Google Meet ou Youtube;
Apoio para gravação e edição de videoaulas;
Outras atividades inerentes à realização de atividades remotas e presenciais, em especial aquelas relacionadas aos requisitos de cada vaga
5.2 - Zelar pelo patrimônio e nome da Instituição, bem como cumprir suas normas internas;
5.3 - Participar no apoio ao desenvolvimento de atividades institucionais na modalidade remota, como Semana Acadêmica de curso, Exposição Tecnológica, Feira de Profissões ou outros eventos promovidos pelas Coordenações de Curso ou Departamentos Acadêmicos; e,
5.4 - Elaborar o relatório das atividades mensais desenvolvidas, para entrega ao professor supervisor.
6. DAS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR SUPERVISOR
6.1 - Constituem-se atribuições do Professor Supervisor:
Estabelecer as atividades a serem realizadas pelo bolsista em consonância com as propostas deste Edital e das demandas dos departamentos acadêmicos;
Acompanhar e orientar as atividades realizadas pelo bolsista;
Informar ao Dalic, caso haja a necessidade de substituição ou exclusão do bolsista selecionado;
Informar, mensalmente, os relatórios das atividades desenvolvidas pelo bolsista, para que sejam realizados os pagamentos das bolsas;
Apresentar, ao final da execução orçamentária do presente edital, o relatório das atividades desenvolvidas pelo bolsista ao Dalic.
7. DAS ATRIBUIÇÕES DO DEPARTAMENTO ACADÊMICO
7.1 – Constituem atribuições do Chefe de Departamento Acadêmico:
Estabelecer os professores supervisores dos discentes bolsistas selecionados;
Estabelecer os requisitos para as vagas disponibilizadas no presente edital;
Em conjunto com os professores supervisores, estabelecer os critérios de seleção e participar do processo de seleção e classificação dos candidatos;
Informar à DIRGRAD-CT, caso haja, a necessidade de substituição ou exclusão do bolsista selecionado;
Selecionar os discentes bolsistas por meio de processo seletivo elaborado pelo departamento de curso em conjunto com os supervisores, sob a orientação e supervisão da DIRGRAD-CT;
8. DAS INSCRIÇÕES
8.1 – As inscrições ocorrerão no período estabelecido no CRONOGRAMA, conforme consta no Apêndice I, deste edital.
8.2 - Para concorrer ao processo de seleção de bolsistas, o candidato deverá:
Estar regularmente matriculado em um curso de graduação ou pós-graduação stricto sensu presencial da UTFPR, Câmpus Curitiba;
Não possuir vínculo empregatício e não ser bolsista em qualquer outro programa, excetuando-se a Bolsa-Permanência e Auxílio Estudantil Emergencial Covid-19, se for o seu caso;
Não ter sofrido penalidades disciplinares no âmbito da UTFPR.
8.3 - Somente será aceita uma inscrição por estudante mediante preenchimento do Formulário de Inscrição on- line disponível no link:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1NQbgNX7bz6PypV7eE0xKV3ioEIEOEW8eT47W3NOGT8Y/edit?usp=sharing
8.4 – No ato de inscrição, o estudante poderá optar por até duas vagas, escolhidas em ordem de prioridade (caso as vagas de 1ª opção sejam preenchidas, os candidatos de 2ª opção ficarão automaticamente para lista de espera), para concorrer a apenas uma vaga remunerada.
8.5 - A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital.
8.6 - O candidato será excluído do processo de seleção se não enviar o Formulário de Inscrição on-line no prazo estabelecido no CRONOGRAMA (ver Apêndice I) ou se as informações prestadas não forem verdadeiras (item 8.2).
9. DAS ETAPAS DO EDITAL E OS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO
9.1 – A etapa de seleção e classificação dos estudantes bolsistas será integralmente conduzida pelo Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação.
9.2 – Os critérios de seleção e classificação dos candidatos serão divulgados pela DIRGRAD e pelo DALIC no CRONOGRAMA (ver Apêndice I)
9.3 - O departamento poderá solicitar aos candidatos inscritos, por e-mail, documentação complementar para efeitos de classificação e seleção.
9.4 - A critério do departamento poderá ser agendada uma entrevista no formato de videoconferência ou chamada de voz com os candidatos.
9.5 - Cabe ao chefe de departamento, informar o resultado preliminar da seleção à DIRGRAD-CT, conforme CRONOGRAMA disponibilizado no Apêndice I, para que seja publicada a lista preliminar de estudantes classificados.
10. DOS RESULTADOS
10.1 - Os resultados serão homologados e publicados pelo DALIC (Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação), vinculado à Diretoria de Graduação e Educação Profissional da UTFPR, Câmpus Curitiba, conforme CRONOGRAMA disponibilizado no Apêndice I.
10.2 – Os resultados serão publicados na página da DIRGRAD-CT, no endereço eletrônico http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/curitiba.
10.3 - Em caso de desistência ou vacância, durante o período de vigência do edital será convocado(a) pelo Departamento Acadêmico outro(a) candidato(a), respeitando a ordem publicada no resultado final homologado.
10.4 – Para as vagas para as quais não haja lista de espera, o DALIC-CT poderá lançar uma chamada complementar a este edital.
11. DOS RECURSOS
11.1 - Após a divulgação do resultado de cada etapa, o candidato poderá protocolar recurso quanto ao resultado apresentado, conforme período estabelecido no CRONOGRAMA disponibilizado no Apêndice I.
11.2 - Os recursos devem ser encaminhados para o e-mail dirgrad-ct@utfpr.edu.br devidamente fundamentados, com assunto RECURSO EDITAL 25/2021 DIRGRAD-CT.
12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
12.1 - Os prazos constantes neste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito.
12.2 - O início das atividades dos bolsistas está condicionado à liberação dos recursos financeiros para o Câmpus Curitiba da UTFPR, previstos na LOA de 2021.
12.3 - As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pela DIRGRAD-CT, observada a legislação vigente.
12.4 - A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital e demais legislações correlatas aplicáveis à matéria.
12.5 - O presente Edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/curitiba
12.6 - Para as questões decorrentes deste Edital fica definido o Foro da Justiça Federal de Curitiba – Seção Judiciária do Paraná.
Curitiba, 11 de junho de 2021.
Prof. Marcelo Souza Motta
Diretor Adjunto de Graduação e Educação Profissional
UTFPR - Curitiba
Profa. Rossana Aparecida Finau
Diretora Geral
UTFPR - Campus Curitiba
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCELO SOUZA MOTTA, DIRETOR(A) ADJUNTO(A), em (at) 11/06/2021, às 12:10, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 11/06/2021, às 17:04, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2079819 e o código CRC (and the CRC code) AEEA62C3. |
APÊNDICE I - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Atividade |
Data / Período |
Publicação do edital pelo Dalic |
Até 16/06/2021 |
Inscrições dos candidatos |
21/06/2021 a 23/06/2021 |
Publicação dos critérios de seleção e classificação dos candidatos pelo departamento acadêmico |
Até 28/06/2021 |
Seleção e Classificação dos candidatos pelo Departamento Acadêmico |
30/06/2021 a 02/07/2021 |
Publicação do Resultado Preliminar |
Até 09/07/2021 |
Recurso quanto ao Resultado Preliminar |
12/07/2021 |
Resultado do Recurso quanto ao Resultado Preliminar |
14/07/2021 |
Homologação do Resultado Final |
15/07/2021 |
Encaminhamento da documentação para inclusão do estudante como bolsista |
Até 20/07/2021 |
Início das Atividades dos Bolsistas |
01/08/2021 |
Término das Atividades dos bolsistas selecionados |
28/02/2022 |
Entrega do Relatório Final |
28/02/2022 |