Boletim de Serviço Eletrônico em 14/06/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA

COORD.PROG.POS-GRAD.INFOR.IND.ENG.ELET.

 

EDITAL nº 05/2021 - DOUTORADO - CPGEI

 

Atendendo à determinação do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI) e conforme disposto no seu Regimento Interno, a Comissão de Seleção designada para coordenar o Processo de Seleção para o ingresso no Curso de Doutorado torna público o seguinte:

 

1. Site oficial do CPGEI

Site do Programa: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/cpgei

 

2. Número de vagas

Serão aceitos até 60 candidatos.

 

3. Ingresso

O ingresso de candidatos no programa de doutoramento é realizado em regime contínuo não havendo data específica para inscrição. A matrícula é realizada após o cumprimento dos procedimentos para ingresso e sempre no início de uma das três fases, conforme calendário previsto no site do programa.

As inscrições serão avaliadas de acordo com a ordem de submissão ao Colegiado do programa, até o limite de vagas ofertadas.

 

4. Procedimentos para ingresso no programa de doutorado

A inscrição é feita on-line e em duas etapas:

 

Etapa 1: Submissão da proposta de pesquisa

a) Os candidatos interessados no curso do doutorado devem entrar em contato com os possíveis professores orientadores [lista de professores].

b) Elaborar uma proposta de pesquisa contemplando os seguintes requisitos:

c) Providenciar duas cartas de recomendação (modelo no Anexo 1) de professores que estejam vinculados a programas de pós-graduação. As cartas devem ser enviadas pelo formulário eletrônico disponível no site do programa [LINK].

d) O professor orientador submeterá o projeto de pesquisa ao Colegiado do programa, onde serão considerados aspectos como: qualidade da redação do projeto, revisão bibliográfica, apresentação do estado da arte, originalidade da proposta, cronograma de execução, recursos financeiros, etc. Também serão considerados: formação acadêmica, a produção científica do candidato, históricos escolares de graduação, etc.

e) Os membros do Colegiado terão 15 (quinze) dias corridos após a submissão para questionar o projeto. Decorrido esse período e, não havendo questionamentos, o projeto de pesquisa será considerado aceito pelo Colegiado e o candidato receberá a carta de aceite e poderá realizar a sua matrícula no Programa, encerrando essa etapa.

f) Caso haja questionamento(s) o Coordenador do Programa indicará dois relatores, que serão responsáveis pelo relato da proposta junto ao Colegiado. Nesse caso o aceite ocorrerá mediante votação.

 

Etapa 2: O Candidato aceito na Etapa 1 deverá entregar na secretaria Stricto Senso do campus Curitiba a seguinte documentação em prazo estabelecido pelo orientador:

(*) não é necessária a autenticação em cartório, caso seja apresentado o original para conferência.

 

Obs.: O candidato deverá indicar na Ficha de Inscrição “on-line” a Área de Concentração [LINK] que pretende realizar as pesquisas. Opcionalmente, poderá indicar os professores orientadores, em primeira e em segunda opção. O Candidato que não indicar sua opção por uma das Áreas de Concentração do Programa será desclassificado. A indicação da Linha de Pesquisa é opcional.

 

5. Das informações adicionais

 

 DISPOSIÇÕES GERAIS

  1. O presente Edital será publicado na página do CPGEI, apresentada no item 1.

  2. A inscrição do candidato indica seu conhecimento e concordância com o contido no presente Edital e regulamentos da UTFPR.

  3. É vedada a matrícula concomitante no mesmo curso ou em cursos diferentes, em uma ou mais instituições públicas de ensino superior, em todo o território nacional.

  4. Casos omissos serão analisados pela Comissão de Seleção em conjunto com a coordenação do CPGEI.

  5. Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) WILSON JOSE DA SILVA, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 14/06/2021, às 14:15, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A), em (at) 14/06/2021, às 16:01, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 14/06/2021, às 16:40, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2082955 e o código CRC (and the CRC code) 95D47307.



ANEXO 1 – MODELO DE CARTA DE RECOMENDAÇÃO

* O documento editável está disponível na página do CPGEI

 

PARTE A (Preenchida pelo candidato)                                                             Nome:.............................................................................................................................................................

Nível do curso de pós-graduação ao qual se candidata:  [    ] Mestrado  [   ] Doutorado

Área de concentração:  [  ] Engenharia de Automação e Sistemas     [   ] Engenharia Biomédica

                                      [   ] Engenharia de Computação    [   ] Fotônica    [   ] Telecomunicações e Redes

 

 

PARTE B (Para ser preenchida pelo recomendante. Estas informações serão mantidas confidenciais.)

Por favor, dê sua avaliação sobre o candidato (o preenchimento desta parte é fundamental):

Informe em que condição(ões) conheceu o candidato (como professor, orientador, chefe, colega) e o período em que isto ocorreu:

 

 

 

Como você avalia a experiência acadêmica do candidato, na área de Concentração acima selecionada, em termos de conhecimentos teóricos e abrangência de formação? (Use o verso, se necessário)

 

 

 

Como você avalia o desempenho do candidato nas atividades que acompanhou de perto, analisando sua dedicação, iniciativa, criatividade e motivação?

 

 

 

Caso o candidato esteja se inscrevendo ao doutorado, como você avalia o seu potencial para realização de pesquisa original? Por favor, procure fundamentar sua resposta. (Use o verso, se necessário)

 

 

 

Comparando com ............. (entre o número de estudantes) estudantes que conheci nos últimos ................ (entre o número de anos) anos, eu classificaria o candidato da seguinte maneira:

 

Entre os

2%

melhores

Entre os

10%

melhores

Entre os

25%

melhores

Entre os

50%

melhores

Entre os

50%

piores

Sem base para julgar

Aproveitamento em disciplinas

 

 

 

 

 

 

Conhecimento científico

 

 

 

 

 

 

Iniciativa e criatividade

 

 

 

 

 

 

Perseverança, motivação

 

 

 

 

 

 

Capacidade de expressão oral

 

 

 

 

 

 

Capacidade de expressão escrita

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PARTE C (Dados do recomendante)

Nome:...............................................................................................................................................................

Instituição ou Empresa:.................................................................................Cargo: ..............................

E-mail:..............................................................................................................Data: ...............................

Grau acadêmico mais alto: .....................................................................................................

Ano de obtenção do grau............................. Área de sua especialidade: .....................................................

Endereço:

 

 

 

Favor enviar pelo formulário eletrônico:

https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/cpgei/documentos/solicitacoes/formulario-de-envio-da-carta-de-recomendacao-para-mestrado-e-doutorado

 

______________________________________

Assinatura

 


Referência: Processo nº 23064.019186/2021-64 SEI nº 2082955