Boletim de Serviço Eletrônico em 22/06/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PONTA GROSSA

PROGRAMA DE POS-GRAD. EM ENG. QUIMICA-PG

 

EDITAL nº 13/2021-DIRPPG

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Ponta Grossa (PPGEQ-PG), torna público que estão abertas as inscrições para a seleção de alunos para o curso de Mestrado Acadêmico em Engenharia Química, turma 2021-2. O PPGEQ - PG está organizado em uma área de concentração e duas linhas de pesquisa, a saber.

Área de Concentração: Desenvolvimento de Processos.
Linhas de Pesquisa
a) Reatores e Biocombustiveis;
b) Processos de Separação e Tecnologia Ambiental.


1. Das Inscrições
1.1 - O processo de inscrição compreende o preenchimento online da ficha de inscrição e a submissão da documentação solicitada no item 1.4, no período de 21 de junho de 2021 a 12 de julho de 2021;
1.2 - A ficha de inscrição online encontra-se disponível, no link abaixo:
https://utfws.utfpr.edu.br/acad06/sistema/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=6&p_curscodnr=83&p_cursoanonr=2021

1.3 - Serão admitidos, para inscrição, graduados ou graduandos (que estejam cursando o último período de seu curso) com formação em cursos das seguintes áreas: engenharias e áreas afins.
1.4 - A Confirmação das inscrições será realizada no período compreendido entre 13 de julho de 2021, mediante a conferência da submissão online, em arquivo PDF, da documentação requerida nas alíneas a, b, c, d, e, f, g, através da página: http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato, na qual o candidato deverá realizar primeiramente o seu cadastro.
a) Ficha de inscrição “on-line” preenchida, conforme o tem 1.1, impressa e assinada;
b) Documento oficial de identificação (RG, Carteira Nacional de Habilitação ou passaporte, se estrangeiro);
c) CPF ou página da Receita Federal, caso o número do CPF não conste do documento citado na alínea anterior. O CPF não é necessário para estrangeiro, entretanto, caso seja classificado, o candidato deverá apresentar, no ato da matrícula, passaporte válido para período do curso de mestrado e visto para exercer atividade acadêmica no Brasil;
d) Diploma de graduação ou documento equivalente, ou, no caso de candidatos concluintes do curso de graduação no ano letivo em que ocorrer processo de seleção de candidatos será aceita declaração de concluinte emitida pela IES (Instituição de Ensino Superior) de origem;
e) Currículo Lattes com documentos comprobatórios conforme quadro do item 2.2.2. Não serão aceitos em nenhuma hipótese outros tipos de currículos. Observações: O currículo na Plataforma Lattes está disponível em http://lattes.cnpq.br/
f) Histórico escolar do curso de graduação especificado na aliena “d”;
g) Texto dissertativo contendo um breve resumo da experiência profissional e acadêmica, e quais as expectativas com o mestrado.


Quadro 1. Relação das linhas de pesquisa aceitas no ato de inscrição

Linha de pesquisa

Vagas

Reatores e Biocombustiveis

03

Processos de separação e Tecnologia ambiental

04

 

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES REFERENTES À SUBMISSÃO DOS DOCUMENTOS
• Na página de submissão de documentos para inscrição, antes de submeter a documentação, o candidato deverá certificar-se de que todos os arquivos foram inseridos corretamente;
• Os documentos inseridos devem estar legíveis;
• Após realizar a submissão dos documentos o candidato deverá imprimir ou salvar em arquivo o comprovante;
• A inobservância dos itens acima especificados implicará na eliminação do candidato do processo de seleção.


1.4.1 - Os candidatos deverão escolher pelo menos um recomendante para enviar ao Programa de Pós- Graduação em Engenharia Química uma carta de recomendação, confidencial, em formulário próprio, a ser preenchida pelo recomendante até o término do período de inscrição. É de responsabilidade do candidato enviar o modelo da carta de recomendação, disponível na página http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgeq-pg/documentos/formularios, ao recomendante. Este deve enviar de seu e-mail institucional para o e-mail do programa (ppgeq- pg@utfpr.edu.br);
1.5 - Serão de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas ao processo de inscrição, dispondo o PPGEQ-PG do direito de excluir do processo seletivo aquele que não apresentar documentação completa, preenchimento integral e legível do formulário e documentos e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.
1.6 - A LISTA PRELIMINAR das inscrições homologadas será publicada no site http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/strictosensu/ppgeq-pg/editais, no dia 14 de julho de 2021, após às 18 horas;
1.7 - Recursos relacionados à homologação das inscrições serão aceitos até às 17 horas dhttp://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidatohttp://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidatoo dia 15 de julho de 2021, e deverão ser enviados exclusivamente via Internet, em formato PDF, na página , acessando a em “ÁREA DO CANDIDATO”. O formulário no formato “.doc” para fins de recurso encontra-se disponível na página: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgeq-pg/documentos/formularios.
1.8 - Após a análise do(s) recurso(s), se ocorrer; o RESULTADO FINAL das inscrições homologadas será publicado no dia 19 de julho de 2021, até às 18 horas na página http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgeq-pg/editais
1.9 - Ao efetuar sua inscrição, o candidato atesta estar ciente e de acordo com as condições constantes no presente edital.

2. Critérios de seleção
2.1 - Para classificação dos candidatos serão considerados:
a) Texto dissertativo;
b) Currículo Lattes.
2.2 - A seleção dos candidatos será realizada em 2 (duas) etapas, sendo a classificação final descrita no item 2.3, feita pela média ponderada da pontuação obtida em cada uma das etapas, conforme explicitado abaixo:
2.2.1 - A primeira etapa do processo seletivo constará da avaliação do Texto dissertativo, com um total máximo de 100 pontos, distribuídos conforme o quadro a seguir:


Quadro 2. Pontuação do Texto dissertativo

Critérios para a avaliação de desempenho do candidato

Máximo

Redação, clareza e consistência

20

Justificativa dada pela escolha do programa de Mestrado

20

Justificativa dada pela escolha da linha de pesquisa

20

Demonstração de conhecimentos na área pretendida

20

Clareza e desenvoltura na apresentação oral

20

O texto dissertativo do candidato será questionado durante a apresentação e defesa. Essa etapa tem por objetivo a avaliação do candidato, de suas potencialidades e pretensões. Na apresentação e defesa do texto dissertativo haverá uma banca constituída por no mínimo 2 (dois) professores. O não comparecimento do candidato à apresentação e defesa na data e horários definidos e publicados em edital na página do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química, implica na sua eliminação do processo de seleção.
2.2.2 - A segunda etapa constará da análise do Currículo Lattes do candidato, com um total máximo de 100 pontos, a saber:

 Item

Pontuação Unitária

Pontuação Máxima

Participação em Projeto de iniciação Cientifica, Extensão e/ou Dupla diplomação, por

semestre.

5

20

Monitoria, por semestre

2.5

10

Publicação em periódicos

5

20

Publicação em anais de eventos

2.5

5

Capítulo de livro e Organização de livro

2

10

Publicação de livro

5

10

Organização de eventos técnico-cientificos

2.5

5

Participação em eventos técnico-cientificos

1

5

Prêmios na área de Engenharia.

2.5

5

Participação como ministrante em minicursos, cursos, oficinas e palestras.

2

10

Somente serão consideradas as publicações e atividades constantes no quadro acima, referente ao período de 2015 a 2021. Os comprovantes não precisam ser autenticados.
2.3 - A classificação final será feita por linhas de pesquisa em que o candidato se inscreveu, e obedecerá a seguinte equação de classificação:
PONTUAÇÃO OBTIDA = [(Pontuação do Texto dissertativo x 4) + (Pontuação do Currículo x 2) ] / 6.

2.4 - Critérios de desempate será a maior pontuação em periódicos, persistindo o empate será selecionado o candidato de maior idade.


3. Resultado
3.1 - A lista preliminar dos candidatos selecionados para a apresentação e defesa do Texto dissertativo, será divulgada no dia 20 de julho de 2021, após as 18 horas na página: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgeq-pg/editais
3.2 - Os recursos referentes a esta fase serão aceitos no dia 21 de julho de 2021 e deverão ser enviados exclusivamente via Internet, em formato PDF, na página http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato , acessando-a em “ÁREA DO CANDIDATO”. O formulário no formato “.doc” para fins de recurso encontra-se disponível na página: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgeq-pg/documentos/formularios
3.3 - Após a análise dos recursos será publicado o cronograma para as defesas dos Textos dissertativos no dia 22 de julho de 2021, após as 18 horas na página do PPGEQ do Câmpus Ponta Grossa da UTFPR: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/strictosensu/ppgeq-pg/editais
3.4 - A defesa do Texto dissertativo, com presença obrigatória, acontecerá no dia 23 de julho de 2021, por meio virtual, via Sistema RNP ou similar em horário que será especificado na relação dos candidatos selecionados. Neste documento será informado o link da sala virtual (videoconferência) para defesa de projeto de pesquisa. O PPGEQ não se responsabiliza pela qualidade da conexão de internet dos candidatos.
3.5 - Lista preliminar dos candidatos selecionados será divulgada no dia 27 de julho de 2021, após às 18 horas na página do PPGEQ do Câmpus Ponta Grossa da UTFPR: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgeq-pg/editais
3.6 - Os recursos referentes a esta fase serão aceitos até o dia 28 de julho de 2021 e deverão ser enviados exclusivamente via Internet, em formato PDF, na página http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato , acessando-a em “ÁREA DO CANDIDATO”. O formulário no formato “.doc” para fins de recurso encontra-se disponível na página: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgeq-pg/documentos/formularios
3.7 - Após a análise dos recursos, será publicada a lista com o resultado final da seleção no dia 29 de julho de 2021, após as 18 horas na página do PPGEQ do Câmpus Ponta Grossa da UTFPR e: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/strictosensu/ppgeq-pg/editais


4. Matrícula
4.1 - As datas e os procedimentos para matrícula serão divulgados juntamente com o RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO, especificado no item 3.7.
4.2 - Para matrícula será necessário o envio digital (documentos digitalizados) no e-mail: ppgeq- pg@utfpr.edu.br, inserir no assunto Matrícula – Edital 13.2021-DIRPPG, cópia das seguintes documentações:
a) Ficha de inscrição “on-line” preenchida, conforme o tem 1.1, impressa e assinada;
b) Cópia do documento oficial de identificação (RG, Carteira Nacional de Habilitação ou passaporte, se estrangeiro);
c) Cópia do CPF ou página da Receita Federal, caso o número do CPF não conste do documento citado na alínea anterior. O CPF não é necessário para estrangeiro, entretanto, caso seja classificado, o candidato deverá apresentar, no ato da matrícula, passaporte válido para período do curso de mestrado e visto para exercer atividade acadêmica no Brasil;
d) Certidão de nascimento ou casamento;
e) Título de eleitor;
f) Certificado de reservista (para homens);
g) Diploma de graduação ou comprovante de diploma em trâmite sendo-lhe concedido 12 meses para a apresentação do diploma concedido;
Para graduação no exterior, o candidato deve apresentar o diploma com visto do Consulado Brasileiro sediado no país onde o mesmo foi expedido. Sem prejuízo de outros acordos multinacionais que possam existir, para os diplomas emitidos na França não é exigido tal formalidade e para os diplomas emitidos na Argentina exige-se a legalização junto ao Ministério de Educación e Ministério de Relaciones
Exteriores, Comercio Internacional y Culto da Argentina, anexando cópia do referido diploma com tradução juramentada realizada no Brasil.
h) Histórico Escolar referente ao diploma especificado no item anterior.


4.3 - A efetivação definitiva das matrículas está condicionada a entrega das cópias acima relacionadas na secretaria da DIRPPG, Bloco E, desta Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Ponta Grossa, assim que houver a normalização das atividades presenciais no Câmpus Ponta Grossa, devido ao distanciamento social proveniente do CODIV-19. As datas para entrega das cópias serão informadas em termo aditivo posterior. As fotocópias de documentos deverão ser autenticadas ou apresentadas junto com o original, para autenticação no ato da matrícula.
4.4 - Considera-se o aluno regularmente matriculado no PPGEQ, após a confirmação da matrícula e após a obtenção de Registro Acadêmico (RA) no Sistema Acadêmico da UTFPR. Entende-se que o aluno está ciente e de acordo com o regulamento vigente do Programa disponível em http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgeq-pg/documentos/.
4.5 - Perderá o direito à vaga o candidato que:
a) Não efetuar sua matrícula no PPGEQ-PG no período estabelecido;
b) Deixar de apresentar a documentação exigida ou não observar os procedimentos estabelecidos neste Edital.
4.6 - Poderão ser chamados candidatos em segunda chamada.


5. Validade
A seleção, ora descrita, terá validade somente para a turma do curso de Mestrado Engenharia Química a que se refere o presente Edital.


6. Diploma
Ao aluno concluinte do curso de mestrado em Engenharia Química da UTFPR-PG aprovado, conforme Regulamento Acadêmico do referido Curso, será conferido Diploma de Mestre em Engenharia Química com área de concentração em Desenvolvimento de Processos.


7. Disposições gerais
7.1 - Acarretará a eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, o não cumprimento das normas definidas neste edital ou no regulamento e comunicados do PPGEQ.
7.2 - Os casos omissos neste Edital serão decididos pelo Colegiado do PPGEQ.
7.3 - Fica estabelecido que a solução de eventuais litigios, resultantes de respostas de recursos interpostos dentro da esfera administrativa em quaisquer etapas deste processo seletivo, ou casos omissos considerados como solvidos de maneira insatisfatória pelo Colegiado do PPGEQ, será realizado pelo Foro da Justiça Federal, Seção Judiciária do Paraná, Subseção Judiciária de Curitiba.
7.4 - O presente edital será publicado até 21 de junho de 2021, na página do PPGEQ: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgeq-pg/editais


Ponta Grossa, 21 de junho de 2021.

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) SIMONE DELEZUK INGLEZ, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 21/06/2021, às 10:13, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LUCIANO AUGUSTO LOURENCATO, DIRETOR(A), em (at) 21/06/2021, às 14:11, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ABEL DIONIZIO AZEREDO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 21/06/2021, às 17:24, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Referência: Processo nº 23064.025452/2021-98 SEI nº 2094861