Boletim de Serviço Eletrônico em 24/06/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS DOIS VIZINHOS

PROGR. DE POS-GRADUACAO EM ZOOTECNIA-DV

 

EDITAL nº 10/2021

 

INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA, NÍVEL MESTRADO, DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ 

1. APRESENTAÇÃO

1.1 A Direção do Câmpus de Dois Vizinhos (DIRGE) juntamente com a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG), a Coordenação e a Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZO) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), torna público que estão abertas as inscrições ao processo seletivo para ingresso no PPGZO no segundo semestre de 2021.

1.2 O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia tem por objetivo construir um espaço para a práxis relativa à teorização e às práticas que ocorrem na interface entre sociedade e natureza, por meio da produção e difusão de conhecimento científico, na perspectiva interdisciplinar, contribuindo com a formação de profissionais capazes de atuar na pesquisa, no ensino e como agentes de desenvolvimento regional em bases sustentáveis, com habilidades para dialogar com os diferentes campos do conhecimento.

 

2. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: PRODUÇÃO ANIMAL

2.1 Linhas de Pesquisa:

2.1.1 Produção, Nutrição e Ambiência de Não Ruminantes: Busca desenvolver estudos relacionados com a produção de aves, suínos e peixes, baseados na utilização das ferramentas de alimentação, manejo e reprodução, bem como aspectos do ambiente, bem-estar, melhoramento destas espécies e a qualidade de produto.

2.1.2 Produção, Nutrição e Ambiência de Ruminantes: Busca desenvolver estudos relacionados com a produção, baseados na utilização das ferramentas de alimentação, manejo e reprodução de bovinos de corte e de leite, ovinos e caprinos, bem como aspectos do ambiente, bem-estar, melhoramento destas espécies e a qualidade de produto.

 

3. PERÍODO, LOCAL E PROCESSO DE INSCRIÇÃO

3.1 As inscrições poderão ser feitas no período de 01 a 09 de agosto de 2021, diretamente no site https://utfws.utfpr.edu.br/acad07/sistema/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=7&p_curscodnr=8&p_cursoanonr=2021 .

3.2 Ao preencher a ficha de inscrição online citada no item 3.1, o candidato deverá anexar um único arquivo contendo todos os documentos necessários para a sua inscrição. O documento deve ser anexado em formato .pdf e tamanho máximo de 10MB. O nome do arquivo deverá ser nome e sobrenome do candidato, ex.: Fulano.de.Tal.pdf.

3.3 O arquivo deve apresentar todas as informações legíveis, possibilitando a leitura clara e precisa de seu conteúdo.

3.4 Não serão aceitas inscrições por outros meios que não os mencionados nos itens 3.1.

3.5 Poderão inscrever-se candidatos portadores de diploma de cursos de graduação de todas as áreas do conhecimento, reconhecidos oficialmente, respeitando-se as demais normas vigentes da UTFPR.

3.6 O pedido de inscrição deverá ser acompanhado dos seguintes documentos:

a) Carta de intenções conforme especificado no Anexo B;

b) Se profissional com vínculo empregatício, apresentar documento indicativo da intenção do empregador ou da autoridade competente, em liberar o candidato por período integral ou parcial em caso de aprovação no processo seletivo;

c) Fotocópia da carteira de identidade (RG) (ou passaporte se estrangeiro);

d) Fotocópia do CPF;

e) Fotocópia de documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para o sexo masculino;

f) Fotocópia do diploma de graduação ou de documento equivalente, ou, no caso de candidatos concluintes do curso de graduação no primeiro semestre do ano letivo de 2021, Declaração de Provável Concluinte emitida pela IES de origem;

g) Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação completo, com coeficiente de rendimento calculado pela Instituição de Ensino Superior de origem;

h) Currículo no formato Lattes do CNPq;

i) Documentos comprobatórios do currículo na ordem e numerados conforme itens apresentados na tabela de pontuação do currículo (Anexo A);

j) Uma via da tabela de pontuação preenchida pelo candidato;

k) Projeto (contendo no máximo 10 páginas, descrevendo: Título, Justificativa, Objetivo, Metodologia, Cronograma e Referências);

3.6.1 ATENÇÃO: Os documentos listados de “c” a “g” deverão ser entregues IMPRESSOS E AUTENTICADOS até uma semana antes do segundo semestre de matrícula do candidato (em virtude da pandemia de Covid-19 esta data será publicada a posteriori). Os documentos poderão ser autenticados diretamente na secretaria do PPGZO, desde que mediante apresentação dos documentos originais.

3.6.2 Portadores de diplomas obtidos no exterior devem apresentar no ato da matrícula a cópia autenticada do diploma legalizado pelo Consulado Brasileiro no país em que funcionar o estabelecimento de ensino que o expediu e a sua tradução elaborada por um tradutor público juramentado.

3.7 Não serão aceitas inscrições cuja solicitação não venha acompanhada de toda a documentação relacionada no item 3.6.

3.8 É vedada a inscrição extemporânea.

3.9 As informações prestadas no formulário de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, reservando-se ao PPGZO o direito de excluir do processo seletivo aquele que não apresentar documentação completa, preenchimento integral e legível do formulário e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

3.10 A relação das inscrições homologadas e não homologadas será publicada no site do PPGZO https://portal.utfpr.edu.br/dv/ppgzo a partir do dia 20 de agosto de 2021, após as 12h00min horas.

3.11 Da relação que trata o item 3.10 caberá recurso devidamente fundamentado no prazo de até um dia útil após a publicação, mediante carta eletrônica (e-mail) enviado ao PPGZO (ppgzo-dv@utfpr.edu.br), destinado à coordenação do PPGZO. Entende-se por recurso de indeferimento de resultados preliminares e finais, o reexame da decisão do indeferimento, visando obter sua reforma ou modificação, não sendo aceita a complementação de documentos não enviados/apresentados pelo candidato no ato da inscrição

 

4. VAGAS

4.1 Serão ofertadas 17 vagas, distribuídas nas seguintes subáreas:

4.1.1 Produção de bovinos de corte – 04 vagas;

4.1.2 Integração lavoura-pecuária – 01 vagas;

4.1.3 Ambiência e bem-estar de ruminantes – 02 vagas;

4.1.4 Apicultura – 02 vagas;

4.1.5 Melhoramento genético animal – 01 vaga;

4.1.6 Reprodução animal – 02 vagas;

4.1.7 Nutrição de ruminantes - 02 vagas;

4.1.8 Nutrição e produção de monogástricos - 01 vaga;

4.1.9 Ambiência e produção de suínos e aves – 01 vaga;

4.1.10 Ovino e Caprinocultura de corte – 01 vaga.

4.2 Cada candidato deve selecionar apenas 02 (duas) subáreas na carta de intenções (ANEXO B) em ordem de prioridade (01 e 02). 

              

5. PROCESSO DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO AO CURSO DE MESTRADO

5.1 O processo de seleção ao Curso de Mestrado em Zootecnia será realizado por comissões designadas pela Direção Geral do Campus de Dois Vizinhos.

5.2 A seleção será realizada em duas etapas. A não pontuação do candidato em alguma das etapas o torna automaticamente desclassificado do processo de seleção.

5.2.1 Primeira etapa (Classificatória e Eliminatória).

5.2.1.1 A avaliação do projeto de pesquisa será realizada de maneira remota ou presencial, por uma banca designada pelos professores permanentes do PPGZO, de cada área. O projeto será pontuado de acordo com o disposto no Item 3, do Anexo A.

5.2.1.2 Serão eliminados do processo os candidatos que não atingirem nessa etapa a nota mínima de sete (7,0) pontos.

5.2.2 Segunda Etapa (Classificatória e Eliminatória) 

5.2.2.1 A avaliação de Currículo Lattes documentado será valorado de acordo com o disposto no Anexo A. O candidato deve informar a pontuação para conferência. Serão avaliados apenas os currículos dos candidatos aprovados na primeira etapa da seleção.

5.3 As etapas terão os seguintes pesos: Avaliação do projeto – 40%; Currículo – 60%. As notas dos currículos serão ponderadas em função do currículo que obtiver a pontuação máxima dentre os concorrentes. O melhor currículo terá valor igual a 10 e os demais serão proporcionais a ele.

5.4 A pontuação do currículo será utilizada para desempate, e será classificado o candidato de maior idade.

 

6. CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1 O procedimento detalhado com datas, horários e forma de contato para a avaliação do projeto será divulgado juntamente com a relação dos inscritos no site do PPGZO https://portal.utfpr.edu.br/dv/ppgzo a partir de 24 de agosto de 2021. O candidato que não estiver disponível para a avaliação do projeto no horário agendado fica automaticamente desclassificado, tanto de forma presencial quanto à distância.

6.2 A segunda etapa será realizada sem a presença dos candidatos.

6.3 A divulgação do resultado preliminar do processo seletivo será divulgado a partir de 30 de agosto de 2021 no site https://portal.utfpr.edu.br/dv/ppgzo.

6.4 O prazo de interposição de recursos aos resultados da seleção encerra-se em um dia útil após a divulgação dos mesmos, mediante carta eletrônica (e-mail) enviado ao PPGZO (ppgzo-dv@utfpr.edu.br), destinado à coordenação do PPGZO, com a devida fundamentação do recurso interposto. Entende-se por recurso de indeferimento de resultados preliminares e finais, o reexame da decisão do indeferimento, visando obter sua reforma ou modificação, não sendo aceita a complementação de documentos não enviados/apresentados pelo candidato no ato da inscrição.

6.5 Os horários das bancas de avaliação do projeto seguirão o horário oficial de Brasília.

 

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

7.1 Os Anexos A e B são partes integrantes e inseparáveis deste Edital.

7.2 A inscrição do candidato implicará na aceitação tácita das normas contidas neste edital e das normas contidas no Regulamento Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia. Disponível em https://portal.utfpr.edu.br/dv/ppgzo.

7.3 Acarretará a eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a fraude ou a tentativa de fraude de quaisquer das normas definidas neste Edital.

7.5 Os casos omissos ao presente Edital serão resolvidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia.

7.6 Perderá o direito a vaga o candidato que: a) não efetuar sua matrícula no Programa na data estabelecida; b) e, ou em tendo concluído o curso de graduação no primeiro semestre letivo de 2021, não apresentar fotocópia autenticada do diploma de graduação plena ou de documento equivalente que comprove a conclusão do curso de graduação e colação de grau até o dia da matrícula. 

7.6.1 Devido a situação excepcional da pandemia de COVID-19 e, consequentes problemas nos calendários das Universidades do Brasil, o candidato que não apresentar comprovação de conclusão do curso de graduação até a data de matrícula será matriculado como Aluno Especial e terá até o final do semestre letivo corrente para apresentar tal documentação.  Caso o candidato não apresente essa documentação até o final do semestre letivo corrente, perderá a vaga. migração de Aluno Especial para Aluno Regular se dará de acordo com a Instrução Normativa número 2, de 17 de abril de 2018 (http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgzo/documentos/regulamentos-e-normas/in-02-2018-aluno-especial-para-regular/view). 

7.7 As matrículas serão realizadas online, em data a ser definida pela coordenação do PPGZO e divulgadas através do site https://portal.utfpr.edu.br/dv/ppgzo.

7.8 As aulas terão início no dia 20 de setembro de 2021. 

7.9 O presente edital será publicado através do site https://portal.utfpr.edu.br/dv/ppgzo.

7.10 Fica eleito o Foro da Justiça Federal, Subseção Judiciária de Francisco Beltrão, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões decorrentes deste Edital não resolvidas administrativamente.

 

Dois Vizinhos, 24 de junho de 2021.

 

Fabiana Martins Costa Maia
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia
UTFPR – Câmpus Dois Vizinhos

 

Luís Fernando Glasenapp de Menezes
Presidente da Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia
UTFPR – Câmpus Dois Vizinhos

 

Michele Potrich
Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação
UTFPR – Câmpus Dois Vizinhos

 

Éverton Ricardi Lozano da Silva
Diretor Geral
UTFPR – Câmpus Dois Vizinhos

 

 

 



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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) FABIANA MARTINS COSTA MAIA, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 24/06/2021, às 16:20, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LUIS FERNANDO GLASENAPP DE MENEZES, PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, em (at) 24/06/2021, às 16:23, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MICHELE POTRICH, DIRETOR(A), em (at) 24/06/2021, às 16:37, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 24/06/2021, às 16:58, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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ANEXO A AO EDITAL Nº 10/2021 - PPGZO

 

  1. Critérios para avaliação do Currículo (Ordenar documentos comprobatórios na ordem dos itens descritos abaixo):

Item

Descrição

Pontuação Máxima

Pontuação sugerida*

1

Artigo publicado em revista Qualis Capes A1, A2, B1 e B2 (6 pontos cada)

Livre

 

2

Artigo publicado em revista Qualis Capes B3 e B4 (4 pontos cada)

Livre

 

3

Artigo publicado em revista Qualis Capes B5 e C (2 pontos cada )

Livre

 

4

Resumo, trabalhos completos publicados em Anais de eventos nacionais ou internacionais (0,5 ponto cada)

Livre

 

5

Resumo publicados em Anais de eventos regionais ou locais (0,25 pontos cada)

Livre

 

6

Livros e/ou capítulos de livros publicados com ISBN = 2 ponto cada

Livre

 

7

Bolsas de Iniciação Científica ou Tecnológica/Apoio técnico, Extensão/Inovação e bolsas PET (0,5 ponto/mês)

30

 

8

Monitoria exercida = 0,3 ponto/mês

11

 

9

Pós-graduação Lato sensu na área de concentração do PPGZO (360 h ou mais) (5 pontos cada)

5

 

10

Formação complementar na área de concentração do PPGZO (Cursos com mínimo de 20 h cada) (0,5 ponto cada)

5

 

11

Estágios técnicos (exceto estágio obrigatório de conclusão de curso) na área de concentração do PPGZO (mínimo de 120 h cada) (1 ponto a cada 120 horas)

3

 

12

Experiência em docência. Docência em ensino superior (4 pontos por ano).Docência em ensino fundamental ou médio (2 pontos por ano)

20

 

13

Atividades profissionais na área do PPGZO (2 pontos/ano)

10

 

14

Organização de eventos na área do PPGZO (1 ponto cada)

5

 

15

Participação em palestras, minicursos, semanas acadêmicas e outros eventos na área do PPGZO (0,2 ponto cada)

1

 

16

Cargos de gestão de entidades estudantis (centro acadêmico, associação atlética universitária, empresa júnior e hotel tecnológico) ou colegiados de curso (1 ponto cada)

2

 

17

Participação em bancas de conclusão de curso (eventos científicos, TCC e especialização) (0,5 ponto/banca)

5

 

18

Prêmios e títulos de ordem acadêmica ou científica (1 ponto cada)

3

 

*A pontuação será considerada referente à produção nos últimos dez anos.

 

  1. Comprovantes válidos para os itens do Anexo A:

Itens 1, 2 e 3  Fotocópia da primeira página do artigo (contendo obrigatoriamente nome da revista, ano de publicação, volume e página inicial do artigo).

Itens 4 e 5  Fotocópia do certificado de publicação/apresentação no evento ou primeira página do resumo acompanhada de um documento que comprove o aceite do resumo no evento (e-mail da comissão organizadora ou página do evento na internet).

Item 6 – Fotocópia da ficha catalográfica e para capítulos de livro incluir também fotocópia do sumário do livro e da primeira página do capítulo publicado.

Item 7 – Fotocópia do certificado de conclusão do trabalho/declaração do orientador (para iniciação científica, tecnológica/apoio técnico, extensão/inovação e grupo PET).

Item 8 – Fotocópia do certificado de conclusão da monitoria.

Itens 9, 10 e 11 – Fotocópia do certificado ou da declaração do curso/estágio, constando o número de horas.

Item 12 – Fotocópia da carteira de trabalho assinada, ou do documento comprobatório assinado pelo coordenador do curso ou diretor de ensino.

Item 13 – Fotocópia da carteira de trabalho assinada ou do contrato de trabalho com datas de início e fim do trabalho ou comprovação de que esteja em andamento.

Itens 14 e 15 – Fotocópia do documento comprobatório emitido pela comissão organizadora do evento.

Item 16 – Fotocópia do documento comprobatório emitido pela diretoria de ensino ou entidade equivalente.

Item 17 -  Certificado, declaração ou ata de defesa que contenha o nome dos participantes da banca.

Item 18 – Certificado ou declaração do recebimento do titulo com identificação da entidade promotora e assinatura do responsável legal da entidade ou cargo equivalente

 

  1. Critérios para avaliação da defesa do projeto:

a) Relação com a linha de pesquisa do PPGZO (1 ponto);

b) Relação com sub-área a qual o candidato concorre (1 ponto);

c) Coerência teórica-metodológica (2 pontos);

d) Redação (Ortografia, gramática e estruturação frasal) (2 pontos);

e) Capacidade de reflexão crítica acerca do tema do projeto (3 pontos);

f) Viabilidade da realização do projeto (1 ponto).

 

  1. O Projeto não será obrigatoriamente executado após a aprovação.

  2. Os candidatos não necessitarão apresentar oralmente o projeto, serão apenas arguidos sobre o mesmo por uma banca examinadora composta por no mínimo dois membros.

 

 

ANEXO B AO EDITAL N0 10/2021-PPGZO

 

CARTA DE INTENÇÕES

         Eu, ___________________________________________________, candidato(a) ao Programa de Pós-graduação em Zootecnia (nível de mestrado) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Dois Vizinhos, apresento minhas intenções em relação ao curso:

 

Subáreas

Prioridade 01

Prioridade 02

Ambiência e bem-estar de ruminantes

 

 

Ambiência e produção de suínos e aves

 

 

Apicultura

 

 

Integração Lavoura Pecuária

 

 

Melhoramento Genético Animal

 

 

Nutrição de Ruminantes

 

 

Nutrição e produção de monogástricos

 

 

Ovino e Caprinocultura de corte

 

 

Produção de bovinos de corte

 

 

Reprodução Animal

 

 

 

   

 Indicar o endereço de e-mail e telefone para contato com a banca:

 

 e-mail:______________________________________________

Celular: __________________________

 

 

Local:______________________Data:___/___/___

 

 

__________________________________________________

Nome/Assinatura

 

 


Referência: Processo nº 23064.020399/2021-39 SEI nº 2099855