|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS SANTA HELENA PROG. DE POS-GRAD EM RECURSOS NATURAIS E SUSTENTABILIDADE - SH |
|
|
EDITAL nº 01/2021 (REABERTURA)
EDITAL Nº 01/2021 - PPGRNS-SH
INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O CURSO DE MESTRADO
APRESENTAÇÃO
A Direção Geral e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade (PPGRNS) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Santa Helena, tornam público os critérios de inscrição e seleção para bolsas de mestrado.
1. É elegível ao recebimento de bolsas o candidato que cumprir os seguintes requisitos:
a) estar matriculado no PPGRNS como estudante regular de mestrado;
b) poder se dedicar integralmente às atividades do PPGRNS;
c) não ter vínculo empregatício formal ou informal de qualquer natureza ou, quando possuir vínculo empregatício e para o recebimento da primeira parcela, estar liberado das atividades profissionais e sem recebimento de vencimentos;
d) não acumular bolsa deste Programa com qualquer modalidade de bolsa ou auxílio de outro programa da CAPES, de outra agência de fomento, ou de organismos nacionais ou internacionais;
e) não estar aposentado ou em situação equiparada;
f) carecer do exercício laboral por tempo não inferior a oito (08) anos para obter aposentadoria voluntária, quando da concessão da bolsa.
PERÍODO, INSCRIÇÕES E DOCUMENTOS
2. As inscrições deverão ser feitas entre os dias 25/06/2021 a 01/07/2021, encaminhando a documentação por meio do seguinte e-mail: ppgrns-sh@utfpr.edu.br.
3. No ato da inscrição deverão ser anexados os seguintes documentos:
a) Requerimento de solicitação de bolsa devidamente preenchido e assinado, conforme disponibilizado no Anexo n° 01 deste Edital;
b) Currículo Lattes;
c) Anexo n° 02 deste Edital, devidamente comprovado e preenchido pelo candidato;
d) Documentos comprobatórios do Currículo Lattes, conforme disponibilizado no Anexo n° 02 deste Edital.
4. Todos os documentos deverão constar num mesmo arquivo em formato .pdf, com tamanho máximo de 10 MB. O nome do arquivo deverá ser nome e sobrenome do candidato (ex.: Nome_Sobrenome.pdf).
MODALIDADE DE BOLSAS
O PPGRNS dispõe de duas (2) cotas de bolsa, para implementação imediata, junto ao programa Demanda Social da CAPES (CAPES-DS);
A bolsa tem duração de 24 meses, com mensalidade equivalente a R$ 1.500,00.
O recebimento das bolsas estará condicionado à implementação por este órgão de fomento.
JULGAMENTO E SELEÇÃO
Os candidatos serão classificados a partir da análise do Currículo Lattes (CL), conforme pontuação apresentada no Anexo n° 02 deste Edital. A análise do CL será feita pela Comissão de Bolsas;
Para fins de desempate, os critérios adotados obedecerão a seguinte ordem (Qualis em Ciências Ambientais do quadriênio 2013-2016):
Maior número de artigos com classificação A1 no Qualis CAPES, área de Ciências Ambientais;
Maior número de artigos com classificação A2 no Qualis CAPES, área de Ciências Ambientais;
Maior número de artigos com classificação B1 no Qualis CAPES, área de Ciências Ambientais;
Maior número de artigos com classificação B2 no Qualis CAPES, área de Ciências Ambientais;
Maior número de artigos com classificação B3 no Qualis CAPES, área de Ciências Ambientais;
Maior número de artigos com classificação B4 no Qualis CAPES, área de Ciências Ambientais;
Maior número de artigos com classificação B5 no Qualis CAPES, área de Ciências Ambientais;
Maior número de trabalhos publicados em anais de congresso internacional.
Maior número de trabalhos publicados em anais de congresso nacional.
DIVULGAÇÃO DO RESULTADO
O resultado final do processo será divulgado no sítio http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-rns-sh/editais, até o dia 03/07/2021.
RECURSOS
Após a divulgação do resultado, o candidato poderá impetrar recurso, o qual deve ser encaminhado ao Colegiado do PPGRNS, no prazo máximo de um (01) dia útil a partir da data de publicação deste Edital.
O pedido de reconsideração é de responsabilidade exclusiva do aluno e deverá ser encaminhado ao endereço ppgrns-sh@utfpr.edu.br.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao efetuar sua inscrição no presente edital o candidato declara estar ciente das normas para concessão de bolsas, bem como do regulamento vigente no PPGRNS.
Acarretará eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste edital ou no regulamento e comunicados do PPGRNS.
Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade (PPGRNS).
O presente edital será divulgado no sítio http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-rns-sh/editais.
O foro competente para dirimir questões não resolvidas administrativamente será o da Justiça Federal de Foz do Iguaçu.
Santa Helena, 23 de junho de 2021.
Profa. Dra. Arlete Terezinha Beuren
Diretor-Geral
Prof. Dr. Leonardo Biral dos Santos
Coordenador
ANEXO N° 01 DO EDITAL N° 01/2021 – PPGRNS-SH
REQUERIMENTO
À Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade.
Eu,
, aluno(a) matriculado(a) no Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade em regime Regular, tendo ingressado no ano de
, venho pelo presente requerer inscrição no processo de seleção para distribuição de bolsas de estudo no ano letivo de
, nos termos do Edital N° 01/2021 – PPGRNS-SH.
Declaro, para os devidos fins, estar ciente dos termos constantes da Portaria Capes nº. 76, de 14 de abril de 2010, que aprova o Regulamento do Programa de Demanda Social.
Endereço residencial:
CEP:
Cidade:
UF:
Bolsas Anteriores:
( ) Graduação – Tipo da Bolsa:
Período da Concessão:
( ) Mestrado – Tipo da Bolsa:
Período da Concessão:
Nestes termos, solicito deferimento:
Santa Helena, _____ / _____/ _______
Assinatura do aluno |
Para uso da Comissão de Bolsas ( ) Deferido ( ) Indeferido
Classificação: _________ |
ANEXO N° 02 DO EDITAL N° 01/2021 – PPGRNS-SH
CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES
As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo, elaborado e aprovado pelo colegiado do PPGRNS.
A documentação comprobatória deverá vir numerada e ordenada rigorosamente na mesma ordem apresentada neste anexo (itens 1 e 2), sempre com o subtítulo correspondente e os documentos comprobatórios.
ATENÇÃO: A não observância dessa exigência implica em desclassificação do candidato. Documentos entregues fora da ordem não serão pontuados.
Os trabalhos publicados em anais de congresso devem, obrigatoriamente, conter a identificação do evento onde foram publicados. Também será aceito certificado de apresentação do trabalho, caso o candidato assim preferir.
No caso de artigo científico (item 1.2 deste Anexo) pode ser apresentada apenas a primeira página, na qual consta(m) o(s) nome(s) do(s) autor(es) e da revista onde foi publicado.
Não entregar documentos que não pontuem.
Todas as atividades deverão estar devidamente comprovadas.
O candidato deverá, obrigatoriamente, entregar preenchido o formulário abaixo.
ATIVIDADES E PONTUAÇÃO QUE SERÃO CONSIDERADAS NA AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES
1 |
Formação complementar (2019-2021/ máximo 20 pontos) |
Valor |
Pontos obtidos |
N° do item e da página no Currículo Lattes |
1.1 |
Cursos de curta duração (qualificação e atualização profissional) (0,5 pontos/20 horas) |
0,5 |
|
|
1.2 |
Participação em eventos (Congressos, Simpósios, Workshops) internacionais ou fora do país (2 pontos/evento) |
2,0 |
|
|
1.3 |
Participação em eventos (Congressos, Simpósios, Workshops) nacionais (1 ponto/evento) |
1,0 |
|
|
1.4 |
Participação em eventos (Congressos, Simpósios, Workshops) regionais ou locais (0,5 pontos/evento) |
0,5 |
|
|
1.5 |
Organização de eventos |
1,0 |
|
|
1.6 |
Apresentação de minicursos |
2,0 |
|
|
1.7 |
Atividades acadêmicas no exterior |
3,0 |
|
|
Subtotal |
|
2 |
Produção científica e tecnológica (2019-2021) |
Valor |
Pontos obtidos |
N° do item e da página no Currículo Lattes |
2.1 |
Artigos publicados ou aceitos. Qualis A1, A2 (área Ciências Ambientais, quadriênio 2013-2016) 10 pontos por artigo |
10,0 |
|
|
2.2 |
Artigos publicados ou aceitos. Qualis B1, B2, B3, B4 (área Ciências Ambientais, quadriênio 2013-2016) 5 pontos por artigo |
5,0 |
|
|
2.3 |
Artigos publicados ou aceitos. Qualis C ou sem classificação (área Ciências Ambientais, quadriênio 2013-2016) 2 pontos por artigo |
2,0 |
|
|
2.4 |
Livros com ISBN e corpo editorial (6 pontos/livro) |
6,0 |
|
|
2.5 |
Livros com ISBN sem corpo editorial (4 pontos por livro) |
3,0 |
|
|
2.6 |
Capítulos em Livros com ISBN e com corpo editorial (3 pontos/Capítulo) |
3,0 |
|
|
2.7 |
Capítulos em Livros com ISBN sem corpo editorial (2 pontos por livro) |
2,0 |
|
|
2.8 |
Trabalhos Completos em Anais de Congressos, Simpósios ou Workshops (1 ponto/trabalho ou resumo) |
1,0 |
|
|
2.9 |
Resumos Publicados em Anais de Congressos, Simpósios ou Workshops (0,5 pontos/trabalho ou resumo) |
0,5 |
|
|
2.10 |
Apresentação oral em Congressos, Simpósios ou Workshops (1 ponto/apresentação) |
1,0 |
|
|
2.11 |
Apresentação na forma de painel em Congressos, Simpósios ou Workshops (1 ponto/apresentação) |
0,5 |
|
|
2.12 |
Patente de produto /processo ou Software desenvolvido e registrado (5 pontos/item) |
5,0 |
|
|
Subtotal |
|
|||
TOTAL |
|
Referência: Processo nº 23064.018170/2021-34 |
SEI nº 2003564 |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LEONARDO BIRAL DOS SANTOS, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 23/06/2021, às 14:55, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ARLETE TERESINHA BEUREN, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 23/06/2021, às 16:28, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2100386 e o código CRC (and the CRC code) DB293FAB. |
Referência: Processo nº 23064.018170/2021-34 | SEI nº 2100386 |