Boletim de Serviço Eletrônico em 24/06/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS SANTA HELENA

PROG. DE POS-GRAD EM RECURSOS NATURAIS E SUSTENTABILIDADE - SH

 

EDITAL nº 01/2021 (REABERTURA)

 

EDITAL Nº 01/2021 - PPGRNS-SH

INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O CURSO DE MESTRADO

 

APRESENTAÇÃO                                                                                                                                                                                               

                                A Direção Geral e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade (PPGRNS) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Santa Helena, tornam público os critérios de inscrição e seleção para bolsas de mestrado.

 1. É elegível ao recebimento de bolsas o candidato que cumprir os seguintes requisitos:

                                  a) estar matriculado no PPGRNS como estudante regular de mestrado;

                                  b) poder se dedicar integralmente às atividades do PPGRNS;

                                  c) não ter vínculo empregatício formal ou informal de qualquer natureza ou, quando possuir vínculo empregatício e para o recebimento da primeira parcela, estar liberado das atividades profissionais e sem recebimento de vencimentos;

                                  d) não acumular bolsa deste Programa com qualquer modalidade de bolsa ou auxílio de outro programa da CAPES, de outra agência de fomento, ou de organismos nacionais ou internacionais;

                                  e) não estar aposentado ou em situação equiparada;

                                  f) carecer do exercício laboral por tempo não inferior a oito (08) anos para obter aposentadoria voluntária, quando da concessão da bolsa.

PERÍODO, INSCRIÇÕES E DOCUMENTOS                                                                                                                                                 

 2. As inscrições deverão ser feitas entre os dias 25/06/2021 a 01/07/2021, encaminhando a documentação por meio do seguinte e-mail: ppgrns-sh@utfpr.edu.br.

 3. No ato da inscrição deverão ser anexados os seguintes documentos:

                       a) Requerimento de solicitação de bolsa devidamente preenchido e assinado, conforme disponibilizado no Anexo n° 01 deste Edital;

                        b) Currículo Lattes;

                        c) Anexo n° 02 deste Edital, devidamente comprovado e preenchido pelo candidato;

                         d) Documentos comprobatórios do Currículo Lattes, conforme disponibilizado no Anexo n° 02 deste Edital.

 4. Todos os documentos deverão constar num mesmo arquivo em formato .pdf, com tamanho máximo de 10 MB. O nome do arquivo deverá ser nome e sobrenome do candidato (ex.: Nome_Sobrenome.pdf).

 

MODALIDADE DE BOLSAS                                                                                                                                                                             

 O PPGRNS dispõe de duas (2) cotas de bolsa, para implementação imediata, junto ao programa Demanda Social da CAPES (CAPES-DS);

 A bolsa tem duração de 24 meses, com mensalidade equivalente a R$ 1.500,00.

 O recebimento das bolsas estará condicionado à implementação por este órgão de fomento.

 

JULGAMENTO E SELEÇÃO

 Os candidatos serão classificados a partir da análise do Currículo Lattes (CL), conforme pontuação apresentada no Anexo n° 02 deste Edital. A análise do CL será feita pela Comissão de Bolsas;

 Para fins de desempate, os critérios adotados obedecerão a seguinte ordem (Qualis em Ciências Ambientais do quadriênio 2013-2016):

Maior número de artigos com classificação A1 no Qualis CAPES, área de Ciências Ambientais;

Maior número de artigos com classificação A2 no Qualis CAPES, área de Ciências Ambientais;

Maior número de artigos com classificação B1 no Qualis CAPES, área de Ciências Ambientais;

Maior número de artigos com classificação B2 no Qualis CAPES, área de Ciências Ambientais;

Maior número de artigos com classificação B3 no Qualis CAPES, área de Ciências Ambientais;

Maior número de artigos com classificação B4 no Qualis CAPES, área de Ciências Ambientais;

Maior número de artigos com classificação B5 no Qualis CAPES, área de Ciências Ambientais;

Maior número de trabalhos publicados em anais de congresso internacional.

Maior número de trabalhos publicados em anais de congresso nacional.

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

 O resultado final do processo será divulgado no sítio http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-rns-sh/editais, até o dia 03/07/2021.

RECURSOS

 Após a divulgação do resultado, o candidato poderá impetrar recurso, o qual deve ser encaminhado ao Colegiado do PPGRNS, no prazo máximo de um (01) dia útil a partir da data de publicação deste Edital.

 O pedido de reconsideração é de responsabilidade exclusiva do aluno e deverá ser encaminhado ao endereço ppgrns-sh@utfpr.edu.br.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 Ao efetuar sua inscrição no presente edital o candidato declara estar ciente das normas para concessão de bolsas, bem como do regulamento vigente no PPGRNS.

 Acarretará eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste edital ou no regulamento e comunicados do PPGRNS.

 Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade (PPGRNS).

 O presente edital será divulgado no sítio http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-rns-sh/editais.

 O foro competente para dirimir questões não resolvidas administrativamente será o da Justiça Federal de Foz do Iguaçu.

 

Santa Helena, 23 de junho de 2021.

 

 

Profa. Dra. Arlete Terezinha Beuren

Diretor-Geral

 

Prof. Dr. Leonardo Biral dos Santos

Coordenador


ANEXO N° 01 DO EDITAL N° 01/2021 – PPGRNS-SH

REQUERIMENTO

À Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade.

 

Eu,

 

, aluno(a) matriculado(a) no Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade em regime Regular, tendo ingressado no ano de

 

, venho pelo presente requerer inscrição no processo de seleção para distribuição de bolsas de estudo no ano letivo de

 

, nos termos do Edital N° 01/2021 – PPGRNS-SH.

 

Declaro, para os devidos fins, estar ciente dos termos constantes da Portaria Capes nº. 76, de 14 de abril de 2010, que aprova o Regulamento do Programa de Demanda Social.

 

Endereço residencial:

CEP:

Cidade:

UF:

Bolsas Anteriores:

(     ) Graduação – Tipo da Bolsa:

Período da Concessão:

(     ) Mestrado – Tipo da Bolsa:

Período da Concessão:

 

 

Nestes termos, solicito deferimento:

 

Santa Helena, _____ / _____/ _______

 

 

 

Assinatura do aluno

Para uso da Comissão de Bolsas

(   ) Deferido

(   ) Indeferido

 

 

 

Classificação: _________ 

 

 

ANEXO N° 02 DO EDITAL N° 01/2021 – PPGRNS-SH

CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES

As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo, elaborado e aprovado pelo colegiado do PPGRNS.

A documentação comprobatória deverá vir numerada e ordenada rigorosamente na mesma ordem apresentada neste anexo (itens 1 e 2), sempre com o subtítulo correspondente e os documentos comprobatórios.

ATENÇÃO: A não observância dessa exigência implica em desclassificação do candidato. Documentos entregues fora da ordem não serão pontuados.

Os trabalhos publicados em anais de congresso devem, obrigatoriamente, conter a identificação do evento onde foram publicados. Também será aceito certificado de apresentação do trabalho, caso o candidato assim preferir. 

No caso de artigo científico (item 1.2 deste Anexo) pode ser apresentada apenas a primeira página, na qual consta(m) o(s) nome(s) do(s) autor(es) e da revista onde foi publicado.

Não entregar documentos que não pontuem.

Todas as atividades deverão estar devidamente comprovadas.

O candidato deverá, obrigatoriamente, entregar preenchido o formulário abaixo.

 

ATIVIDADES E PONTUAÇÃO QUE SERÃO CONSIDERADAS NA AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES 

1

Formação complementar (2019-2021/

máximo 20 pontos)

Valor

Pontos obtidos

N° do item e da página no Currículo Lattes

1.1

Cursos de curta duração (qualificação e atualização profissional) (0,5 pontos/20 horas)

0,5

 

 

1.2

Participação em eventos (Congressos, Simpósios, Workshops) internacionais ou fora do país (2 pontos/evento)

2,0

 

 

1.3

Participação em eventos (Congressos, Simpósios, Workshops) nacionais (1 ponto/evento)

1,0

 

 

1.4

Participação em eventos (Congressos, Simpósios, Workshops) regionais ou locais (0,5 pontos/evento)

0,5

 

 

1.5

Organização de eventos

1,0

 

 

1.6

Apresentação de minicursos

2,0

 

 

1.7

Atividades acadêmicas no exterior

3,0

 

 

Subtotal

 

 

 

2

Produção científica e tecnológica (2019-2021)

 

Valor

 

Pontos obtidos

N° do item e da página no Currículo Lattes

2.1

Artigos publicados ou aceitos. Qualis A1, A2 (área Ciências Ambientais, quadriênio 2013-2016) 10 pontos por artigo

10,0

 

 

2.2

Artigos publicados ou aceitos. Qualis B1, B2, B3, B4 (área Ciências Ambientais, quadriênio 2013-2016) 5 pontos por artigo

5,0

 

 

2.3

Artigos publicados ou aceitos. Qualis C ou sem classificação (área Ciências Ambientais, quadriênio 2013-2016) 2 pontos por artigo

2,0

 

 

2.4

Livros com ISBN e corpo editorial (6 pontos/livro)

6,0

 

 

2.5

Livros com ISBN sem corpo editorial (4 pontos por livro)

3,0

 

 

2.6

Capítulos em Livros com ISBN e com corpo editorial (3 pontos/Capítulo)

3,0

 

 

2.7

Capítulos em Livros com ISBN sem corpo editorial (2 pontos por livro)

2,0

 

 

2.8

Trabalhos Completos em Anais de Congressos, Simpósios ou Workshops (1 ponto/trabalho ou resumo)

1,0

 

 

2.9

Resumos Publicados em Anais de Congressos, Simpósios ou Workshops (0,5 pontos/trabalho ou resumo)

0,5

 

 

2.10

Apresentação oral em Congressos, Simpósios ou Workshops (1 ponto/apresentação)

1,0

 

 

2.11

Apresentação na forma de painel em Congressos, Simpósios ou Workshops (1 ponto/apresentação)

0,5

 

 

2.12

Patente de produto

/processo ou Software desenvolvido e registrado (5 pontos/item)

5,0

 

 

Subtotal

 

TOTAL

 

 


Referência: Processo nº 23064.018170/2021-34

SEI nº 2003564


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LEONARDO BIRAL DOS SANTOS, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 23/06/2021, às 14:55, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ARLETE TERESINHA BEUREN, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 23/06/2021, às 16:28, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Referência: Processo nº 23064.018170/2021-34 SEI nº 2100386