Boletim de Serviço Eletrônico em 24/06/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS LONDRINA

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Câmpus Londrina

 

EDITAL nº 05/2021

EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSA DE ESTUDOS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

 

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT), dos campi Cornélio Procópio e Londrina da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), informa que, no período de 25/06/2021 a 30/06/2021, estarão abertas as inscrições para solicitação de bolsa de estudos para discentes regularmente matriculados no curso de Mestrado Profissional.

 

I. DOS OBJETIVOS

Este edital tem por objetivo selecionar discentes regularmente matriculados no curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT), dos campi Cornélio Procópio e Londrina da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), para concessão de uma bolsa de estudos, no valor mensal de R$1.500,00 (um mil e quinhentos reais), pelo período de até 6 (seis) meses.

 

II. DOS REQUISITOS

Para a concessão da referida bolsa de estudos, apresentam-se as seguintes exigências:

(i) ser ingressante como aluno regular no curso de Mestrado Profissional do PPGMAT no ano de 2020 ou de 2021;

(ii) ter dedicação de forma integral, às atividades do PPGMAT não possuindo vínculo empregatício;

(iii) durante a vigência da bolsa de estudos, apresentar à coordenação do PPGMAT, semestralmente e com parecer do orientador, relatório de atividades e comprovação de desempenho acadêmico satisfatório;

(iv) não acumular a percepção da bolsa de estudos com qualquer modalidade de auxílio ou bolsa deste ou de outro Programa de Pós-Graduação, de agências públicas de fomento, nacionais ou internacionais, ou empresa pública ou privada, exceto a bolsa de auxílio estudantil da UTFPR;

(v) mencionar o apoio financeiro da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do campus Cornélio Procópio da UTFPR, na divulgação de publicações relativas à pesquisa desenvolvida.

 

III. DA INSCRIÇÃO

Para se inscrever, o candidato deverá enviar um único e-mail para o endereço bolsasppgmat-ld@utfpr.edu.br, de 25/06/2021 a 30/06/2021, contendo os seguintes arquivos, salvos na extensão .pdf:

i. Arquivo 1: termo de compromisso (Anexo I) devidamente preenchido e assinado;

ii. Arquivo 2: Currículo no formato Lattes do CNPq, acompanhado dos documentos comprobatórios de itens avaliados (Anexo II).

 

IV. DO PROCESSO SELETIVO

1. Para a seleção de candidato à bolsa de estudos, será considerado o preenchimento do Anexo I e a Análise de Currículo, de acordo com a pontuação estabelecida no Anexo II.

2. A pontuação de cada candidato será́ computada de acordo com os documentos comprobatórios encaminhados na inscrição, como consta no item III deste edital.

3. Para efeito de computação da nota final, será atribuída uma pontuação de 0 (zero) a 100 (cem) a cada candidato.

4. Em caso de empate na nota final, o desempate se dará pelo maior tempo decorrido desde o ingresso como aluno regular no curso de Mestrado Profissional do PPGMAT e, caso ainda persista o empate, pela maior idade do candidato.

 

V. DO RESULTADO:

1. O resultado preliminar, com a nota final dos candidatos inscritos, será divulgado no dia 07/07/2021, na página do PPGMAT (http://portal.utfpr.edu.br/site/ppgmat).

2. Do resultado preliminar cabe interposição de recurso devidamente fundamentado, que deverá ser enviado para o e-mail bolsasppgmat-ld@utfpr.edu.br, entre os dias 08 e 09/07/2021.

3. O resultado final, após análise de recursos, se houver, será publicado no dia 14/07/2021, na página do PPGMAT (http://portal.utfpr.edu.br/site/ppgmat).

4. Será contemplado com a bolsa de estudos o discente que atingir maior nota final conforme resultado final divulgado.

5. Em caso de desistência ou de defesa da dissertação do mestrado antes do término do período de vigência da bolsa de estudos, esta será repassada ao próximo candidato em condições de assumi-la, conforme resultado final, até que se complete o período de 6 meses.

 

VI. DA VALIDADE

O resultado final da seleção descrita neste edital terá validade de 6 meses a partir da implementação da bolsa de estudos.

 

VII. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. O processo seletivo descrito neste edital será conduzido pela Comissão de Bolsas do PPGMAT.

2. As informações prestadas na inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a Comissão de Bolsas do direito de cancelar ou indeferir a inscrição, se forem verificadas informações incorretas, incompletas ou se o candidato não se enquadrar nas condições estabelecidas neste edital.

3. Ao se inscrever, o candidato aceita as condições e as normas estabelecidas neste edital, delas não podendo alegar desconhecimento.

4. Caso não haja selecionados e/ou findem os selecionados neste edital, o PPGMAT se reserva ao direito de relançamento de edital, sendo que o novo processo seletivo será também conduzido pela Comissão de Bolsas do PPGMAT.

5. Casos omissos no presente edital serão resolvidos pelo Colegiado do PPGMAT.

6. O foro da Justiça Federal será o órgão competente para dirimir questões do edital não solucionadas administrativamente.

7. Este edital está publicado na página do PPGMAT (http://portal.utfpr.edu.br/site/ppgmat).

 

VIII. DO CRONOGRAMA

O processo seletivo para bolsa de estudos para discentes regularmente matriculados no Mestrado Profissional do PPGMAT obedecerá ao seguinte cronograma:

 

25/06/2021

Lançamento do Edital de Seleção de Bolsa de Estudos do PPGMAT (na página do PPGMAT)

25/06/2021 a 30/06/2021

Inscrições

07/07/2021

Resultado preliminar (na página do PPGMAT)

08/07/2021 a 09/07/2021

Período de solicitação de recursos contra o resultado preliminar

14/07/2021

Resultado dos pedidos de recurso, se houver, e divulgação do resultado final (na página do PPGMAT)

 

Cornélio Procópio/Londrina, 25 de junho de 2021.

 

 

Direção Geral do Campus Cornélio Procópio

Direção Geral do Campus Londrina


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LINLYA NATASSIA SACHS CAMERLENGO DE BARBOSA, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 24/06/2021, às 09:01, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) SIDNEY ALVES LOURENCO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 24/06/2021, às 09:29, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCIO JACOMETTI, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 24/06/2021, às 10:43, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2102110 e o código CRC (and the CRC code) F4CFAE28.



Anexo I – Termo de Compromisso

 

Declaro, para os devidos fins, que eu, ______________________________________________________, CPF ________________________, aluno regularmente matriculado no PPGMAT, sob o número de matrícula ____________________, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), tenho ciência das obrigações inerentes à qualidade de bolsista e, nesse sentido, comprometo-me a respeitar as seguintes cláusulas:

(i) ser ingressante como aluno regular no curso de Mestrado Profissional do PPGMAT no ano de 2020 ou de 2021;

(ii) ter dedicação de forma integral, às atividades do PPGMAT não possuindo vínculo empregatício;

(iii) durante a vigência da bolsa de estudos, apresentar à coordenação do PPGMAT, semestralmente e com parecer do orientador, relatório de atividades e comprovação de desempenho acadêmico satisfatório;

(iv) não acumular a percepção da bolsa de estudos com qualquer modalidade de auxílio ou bolsa deste ou de outro Programa de Pós-Graduação, de agências públicas de fomento, nacionais ou internacionais, ou empresa pública ou privada, exceto a bolsa de auxílio estudantil da UTFPR;

(v) mencionar o apoio financeiro da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do campus Cornélio Procópio da UTFPR, na divulgação de publicações relativas à pesquisa desenvolvida.

 

Estou ciente que a inobservância dos requisitos citados acima e/ou se praticada qualquer fraude pelo bolsista, implicará(ão) no cancelamento da bolsa, com a restituição integral e imediata dos recursos, de acordo com os índices previstos em lei competente.

 

  

Cornélio Procópio/Londrina, __________ de  _______________ de _____.

 

 

Nome e assinatura do beneficiário da bolsa de estudos: 

 

_______________________________________

 

 

Nome e assinatura do orientador:

 

____________________________________

 

 

 

-------------------------------------------------------------------------

Anexo II - Tabela de pontuação para Análise de Currículo

 

Descrição da atividade

Pontos

1. Trabalhos completos e/ou resumos publicados em anais de eventos (atividades realizadas a partir de 2015).

1.1 Trabalhos completos e/ou resumos publicados em anais de eventos

(Máximo 5 pontos)

Internacional

1,5

Nacional

1

Regional

0,5

2. Produção científica e tecnológica (atividades realizadas a partir de 2015).

 

 

 

 

 

2.1 Artigos publicados em periódicos científicos listados no Qualis Capes na área de ENSINO (2013-2016).

A1

10

A2

8

B1

7

B2

6

B3

4

B4

2

B5

1

C

0,5

 

2.2 Artigo publicado em periódico científico (com ISSN) não listado no Qualis Capes na área de ENSINO (2013- 2016).

Internacional

1

Nacional

0,5

2.3 Capítulo em livro científico internacional

6

2.4 Livro científico internacional

10

2.5 Capítulo em livro científico nacional com ISSN

4

2.6 Livro científico nacional com ISSN

8

3. Atividades de iniciação científica, iniciação à docência, residência pedagógica, ensino ou extensão e pós-graduação lato sensu

3.1 Atividades de iniciação científica, iniciação à docência, residência pedagógica, ensino ou extensão, comprovadas por declaração do orientador ou da instituição

(Máximo 10 pontos)

 

 

2 (por semestre)

3.2 Pós-graduação lato sensu em áreas afins ao PPGMAT

(Máximo 10 pontos)

 

5 (por curso)

4. Experiência profissional

4.1 Experiência profissional: docência

(Máximo 10 pontos)

 

1 (por ano)

 


Referência: Processo nº 23064.025729/2021-82 SEI nº 2102110