|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PONTA GROSSA PROGR.DE POS-GRAD. EM ENGEN. DE PRODUCAO |
|
|
EDITAL 16/2021 DIRPPG
SELEÇÃO DE CANDIDATO PARA PÓS-DOUTORADO VOLUNTÁRIO NO PPGEP
O Diretor Geral do Campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições, torna público o processo seletivo de fluxo contínuo para Residência Pós-Doutoral Voluntária, a partir de 2021, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP).
1 Pós-Doutorado Voluntário no PPGEP
1.1 O PPGEP poderá absorver até 1 (uma) vaga em nível de Pós-Doutorado Voluntário, por professor supervisor que compõe o corpo docente permanente do PPGEP, para o período de 6 a 24 meses, de acordo com a disponibilidade e capacidade de supervisão/orientação de cada professor.
2 Requisitos do candidato A Pós-Doutorado Voluntário no PPGEP
2.1 Atender aos requisitos expostos na RESOLUÇÃO COPPG/UTFPR Nº 58, DE 27 DE ABRIL DE 2021, que estabelece normas para a Residência Pós-Doutoral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná;
2.2 Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, currículo conforme modelo do Anexo III, com atividades de pesquisa em áreas afins ao PPGEP;
2.3 Apresentar Plano de Trabalho claramente inserido e aderente a uma das linhas de pesquisa do PPGEP e à Engenharia de Produção, disponíveis em: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgep-pg;
2.4 Apresentar carta de disponibilidade do provável supervisor do corpo docente permanente do PPGEP.
3 Requisitos do Pós-DoutoraNdo Voluntário no PPGEP
3.1. Dedicar-se integralmente às atividades do Pós-Doutorado Voluntário, ou no mínimo 20 horas semanais para os candidatos que possuem vínculo empregatício em tempo parcial condizente com as atividades descritas no projeto, conforme inciso II do Art 3º do REGULAMENTO DE RESIDÊNCIA PÓS-DOUTORAL DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ apresentado na RESOLUÇÃO COPPG/UTFPR Nº 58, DE 27 DE ABRIL DE 2021;
3.2. Elaborar relatório de atividades parcial (a cada 6 meses) e relatório final a ser submetido à aprovação do colegiado do PPGEP, conforme o plano de trabalho, do item 2.3 deste edital;
3.3.Estar ciente das obrigações e direitos expostos na RESOLUÇÃO COPPG/UTFPR Nº 58, DE 27 DE ABRIL DE 2021, que estabelece normas para a Residência Pós-Doutoral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná;
3.4. Apresentar no ato de sua aceitação, o Termo de Ciência firmado pela instituição empregadora, caso tenha concessão de afastamento remunerado de instituição de pesquisa e ensino ou empresa.
3.5. Apresentar no ato de sua aceitação, o Termo de Ciência firmado pela instituição empregadora, com indicação de carga horária semanal a ser dedicada no estágio pós-doutoral, caso tenha vínculo empregatício em tempo parcial e condizente com as atividades descritas no projeto.
4 Inscrições
4.1 As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por e-mail, de maneira contínua, através do endereço ppgep-pg@utfpr.edu.br apresentando-se os seguintes documentos em formato digital em arquivo PDF:
a) Ficha de Inscrição preenchida e assinada (Anexo I);
b) Plano de Trabalho contendo as atividades de docência e pesquisa a serem desenvolvidas junto ao PPGEP no período de 6 a 24 meses (Anexo II) e que possuam aderência ao programa e à Engenharia de Produção;
c) Currículo Lattes ou, em caso de candidatos estrangeiros, no formato indicado no Anexo III;
d) CPF e RG ou RNE, no caso de candidatos estrangeiros;
e) Diploma de doutorado ou declaração de conclusão do curso, nesse caso acompanhado da ata de defesa de tese;
f) Comprovante de residência, em caso de candidato estrangeiro residente no exterior;
g) Carta de disponibilidade do potencial professor supervisor do corpo docente permanente do PPGEP.
4.2 O candidato deve solicitar confirmação do recebimento do e-mail com a respectiva documentação de sua inscrição na Seleção;
4.3 É de responsabilidade exclusiva do candidato o preenchimento correto, a veracidade e legibilidade das informações prestadas e documentos digitalizados, enviados para o e-mail do PPGEP;
4.4 As inscrições com falta de documentos e/ou que não preencherem os requisitos exigidos por este edital serão indeferidas.
5 Processo Seletivo
5.1 O Processo Seletivo será realizado pela Comissão de Seleção designada pela Coordenação do PPGEP;
5.2 A avaliação e seleção de candidatos(as) atenderão aos seguintes critérios:
a1. Aderência e relevância do plano de trabalho com a área de Engenharia de Produção (pontuação atribuída de 0 a 2 pontos);
a2. Aderência e relevância do plano de trabalho com a área de concentração e uma das linhas de pesquisa do PPGEP (pontuação atribuída de 0 a 2 pontos);
a3. Adequabilidade e exequibilidade do plano de trabalho no prazo previsto (pontuação atribuída de 0 a 2 pontos);
a4. Resultados e impactos esperados com o plano de trabalho (pontuação atribuída de 0 a 4 pontos).
5.3. Será considerado aprovado, apenas o candidato que atingir no mínimo 7,0 pontos na somatória das pontuações atribuídas nos critérios da seção 5.2.
5.4 O resultado preliminar do Processo Seletivo será divulgado no site do PPGEP: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgep-pg em até 30 dias após a confirmação de inscrição do candidato;
5.5 Os recursos deverão ser interpostos em até 3 (três) dias úteis após a divulgação do resultado preliminar através do formulário disponível em: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgep-pg e protocolado através do endereço de e-mail ppgep-pg@utfpr.edu.br.
5.6 O resultado final do pedido do Processo Seletivo será divulgado no site do PPGEP http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgep-pg até 5 dias úteis após o fim do período de recurso.
6 Disposições finais
6.1 Ao se inscrever, o candidato declara estar ciente e aceitar as normas que regulamentam a atividade de pós-graduação stricto sensu no país, bem como as bem como regulamentações internas da UTFPR e as normas deste edital;
6.2 Informações acerca da área de concentração, linhas de pesquisa e demais atividades do PPGEP poderão ser consultadas em: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgep-pg;
6.3 Havendo oferta de novas vagas além das disponibilizas inicialmente neste edital, a disponibilização pública das mesmas serão por meio de aditivo a este edital, na página do programa: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgep-pg;
6.4 Este edital será publicado em 07 de julho de 2021 na página do PPGEP http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgep-pg e na secretaria da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR Ponta Grossa;
6.5 Os casos omissos serão decididos pela Comissão de Seleção e, em segunda instância, pelo Colegiado do PPGEP;
6.6. É vedada a matrícula concomitante no mesmo curso ou em cursos diferentes, em uma ou mais instituições públicas de ensino superior, em todo o território nacional, conforme a Lei 12.089 de 11 de novembro de 2009;
6.7. Este edital é válido até sua revogação;
6.8 Fica estabelecido o Foro da Justiça Federal do município de Ponta Grossa, Paraná, para dirimir questões não resolvidas administrativamente.
Ponta Grossa, 07 de julho de 2021
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CASSIANO MORO PIEKARSKI, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 06/07/2021, às 16:32, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LUCIANO AUGUSTO LOURENCATO, DIRETOR(A), em (at) 06/07/2021, às 20:13, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ABEL DIONIZIO AZEREDO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 07/07/2021, às 08:49, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2102191 e o código CRC (and the CRC code) B409B64F. |
ANEXOS
Anexo I – Ficha de inscrição
I–Dados do Candidato
Nome (completo): |
||
Nacionalidade: |
||
Endereço Residencial: |
||
Bairro: |
Cidade/Estado: |
CEP: |
Telefone (residencial): |
E-mail: |
|
RG ou RNE: |
||
CPF (somente para brasileiro): |
II – Formação Acadêmica
Graduação: |
Ano de Conclusão: |
Instituição: |
|
|
|
Pós-Graduação (Mestrado): |
Ano de Conclusão: |
Instituição: |
|
|
|
Pós-Graduação (Doutorado): |
Ano de Conclusão: |
Instituição: |
III – Vínculo empregatício
( )Não |
( )Sim |
Instituição: |
|
Endereço: |
|
Telefone: |
Ocupação: |
Venho requerer à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – PPGEP da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, minha inscrição para o Processo de Seleção à vaga voluntária de estágio de Pós-Doutorado vinculada à linha e projeto de pesquisa: ___________________________________________________/_______________________________________________.
Estou ciente e aceito as normas e condições estabelecidas neste edital e regulamentos do PPGEP e da UTFPR.
_______________________________, ________ de ___________________ de 20___.
Assinatura: ________________________________________________
Anexo II – Plano de Trabalho
O Plano de Trabalho, com no máximo 10 páginas, deve prever o desenvolvimento de atividades de docência e pesquisa a serem desenvolvidas no período de 6 a 24 meses. Sugere-se constar:
1. Objetivos e justificativa do Pós-Doutorado junto ao PPGEP;
2. Contribuições da inserção do Pós-Doutorando junto à área de concentração, linha de pesquisa e projeto de pesquisa indicado, e à Engenharia de Produção;
3. Atividades a serem desenvolvidas, tais como: participação em pesquisas/grupos de pesquisa, disciplinas, publicações, captação de recursos, redação de projetos, co-orientações, seminários, entre outros;
4. Resultados e impactos esperados com o Pós-doutorado (de maneira quantitativa, clara e relacionada à área);
5. Cronograma de atividades (6 a 24 meses).
Anexo III – Foreing Researcher Curriculum Vitae
1.Professional data/activity |
|||||||||
Full name |
Date of bith |
Country |
|||||||
|
|||||||||
Institution |
Present position |
||||||||
Department |
Startdate (month/year) |
||||||||
Office address |
P.O.box |
||||||||
City |
State/Province |
Country |
Zip code |
||||||
Phone number ( ) |
Extension |
Fax number ( ) |
|||||||
2.Academic background |
|||||||||
Degree |
Field of knowledge |
Start/End date |
|||||||
Institution |
City |
Country |
|||||||
Degree |
Field of knowledge |
Start/End date |
|||||||
Institution |
City |
Country |
|||||||
Degree |
Field of knowledge |
Start/End date |
|||||||
Institution |
City |
Country |
|||||||
Degree |
Field of knowledge |
Start/End date |
|||||||
Institution |
City |
Country |
|||||||
Degree |
Field of knowledge |
Start/End date |
|||||||
Institution |
City |
Country |
|||||||
3.Research interests |
|||||||||
|
|||||||||
|
|||||||||
|
|||||||||
|
|||||||||
|
|||||||||
4.Current position |
|||||||||
Managerial and/or administrative activity |
|
||||||||
|
|||||||||
Research and Development |
|
||||||||
|
|||||||||
Technical service/specialization, Others |
|
||||||||
|
|||||||||
|
5.Work experience |
|||||||||||||
5.1.Institution |
Position |
Activities |
Local |
Start–End date |
|||||||||
|
|
|
|
|
|||||||||
|
|
|
|
|
|||||||||
|
|
|
|
|
|||||||||
|
|
|
|
|
|||||||||
|
|
|
|
|
|||||||||
|
|
|
|
|
|||||||||
|
|
|
|
|
|||||||||
|
|
|
|
|
|||||||||
|
|
|
|
|
|||||||||
|
|
|
|
|
|||||||||
6.Scientific, technological and artistic production |
|||||||||||||
|
number |
|
number |
||||||||||
1.scientific articles in national scientific journals |
|
6.papers presented in congresses, seminars, conferences, etc. |
|
||||||||||
2.scientific articles in international scientific journals |
|
7.participation in expositions, presentations, etc. |
|
||||||||||
3.articles for scientific divulgement |
|
8.motion pictures, videos, audiovisual and media production |
|
||||||||||
4.defended theses |
|
9. patents |
|
||||||||||
5. Advised theses |
|
10.books |
|
||||||||||
7.Main publications: Relevant publications related to the project |
|||||||||||||
|
|||||||||||||
8. Languages |
|||||||||||||
Indicate your language proficiency: P–poor G–good E–excellent |
|||||||||||||
|
|||||||||||||
Language |
Speaking |
Reading |
Writing |
Language |
Speaking |
Reading |
Writing |
||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
||||||
|
Referência: Processo nº 23064.019414/2021-04 | SEI nº 2102191 |