Boletim de Serviço Eletrônico em 01/07/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PONTA GROSSA

PROGR.DE POS-GRAD. EM ENGEN. DE PRODUCAO

 

EDITAL DIRPPG-PG nº 19/2021

PROCESSO DE SELEÇÃO EM DISCIPLINAS ISOLADAS PARA ALUNOS EXTERNOS DO PPGEP-PG - 2021/2

 

1. APRESENTAÇÃO

1.1. O Diretor Geral do Campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições, e em consonância com as deliberações do Colegiado nas Reuniões Ordinárias nº 04/2021 e nº 05/2021 do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP-PG), torna público que estão abertas as inscrições às vagas em disciplinas isoladas do período 02/2021 (semestre/ano) para alunos externos ao PPGEP-PG, conforme requisitos, procedimentos, critérios e disposições da Resolução nº 01/2018-PPGEP, disponível no link: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgep-pg/area-academica/aluno-externo/resolucao-01-2018-ppgep.

 

2. DATAS IMPORTANTES

DATAS IMPORTANTES

Período de inscrição para processo seletivo (online) - Alunos Externos

12 e 14/07/2021

Seleção de Alunos Externos pelos Professores

15 a 20/07/2021

Resultado preliminar - Processo seletivo - Alunos Externos

21/07/2021

Período de recurso* - Processo seletivo - Alunos Externos

22/07/2021

Resultado final - Processo seletivo - Alunos Externos

23/07/2021

Matrícula – Alunos Externos (Online, via e-mail ppgep-pg@utfpr.edu.br)

26 a 28/07/2021

 

* Os recursos deverão ser submetidos exclusivamente via Internet, em formato PDF, através do site http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato, conforme previsto na Resolução nº 01/2018-PPGEP, disponível no link: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgep-pg/area-academica/aluno-externo/resolucao-01-2018-ppgep

 

3. LOCAL DE INSCRIÇÕES

3.1. A inscrição de alunos externos deverá ser realizada no link: http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato no período indicado no item 2 deste edital.

3.2. A inscrição de alunos externos é limitada a 01 (uma) disciplina, conforme previsto na Resolução nº 01/2018-PPGEP, disponível no link: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgep-pg/area-academica/aluno-externo/resolucao-01-2018-ppgep

 

4. VAGAS

4.1. A relação de disciplinas e respectivas vagas ofertadas para o semestre 2021/2 são apresentadas no quadro a seguir.

 

Disciplinas

Código

VAGAS PARA EXTERNOS

Antropotecnologia

EP41DC

5

Tecnologias Limpas para Gestão Energética Industrial

EP41AQ

5

Conforto Termo Ambiental

EP41S

5

Sistemas Produtivos Sustentáveis

EP41AX

5

Redes Neurais Artificiais

EP41AT

10

Estudo Dirigido

EP41AU

5

Sócio-Ergonomia

EP41DB

5

 
 

5. CALENDÁRIO 

5.1. O calendário acadêmico e os horários das disciplinas do 2º semestre de 2021 do PPGEP encontram-se no link: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgep-pg/area-academica/datas-importantes-calendario-e-horarios 

 

6. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

6.1. Caso o número de requerentes seja maior que o limite estabelecido no item 4.1 deste edital, os critérios respeitarão a seguinte ordem:

a) Candidatos que estejam cadastrados em um dos grupos de pesquisa no CNPq que compõem o PPGEP;

b) Candidatos regularmente matriculados em outros Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu;

c) Como critério de desempate final será utilizada a pontuação obtida na planilha no Anexo I deste edital.

 

7. MATRÍCULAS

7.1. As matrículas dos(as) candidatos(as) selecionados deverão ser realizadas via e-mail (ppgep-pg@utfpr.edu.br), entre os dias 26 a 28 de julho de 2021. Não serão aceitos e-mails em datas diferentes das previstas para matrícula.

7.2. No ato da matrícula deverá ser enviado cópias digitais em ".pdf" único (perfeitamente legíveis, sem cortes ou rasuras) ao e-mail "ppgep-pg@utfpr.edu.br" da seguinte documentação:

  1. Uma cópia de documento de identificação (RG) emitido pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados ou Distrito Federal, ou passaporte, se estrangeiro;

  2. Uma cópia do CPF. Se estrangeiro, passaporte válido para período do curso de mestrado e visto para exercer atividade acadêmica no Brasil;

  3. Uma cópia da Certidão de nascimento ou casamento;

  4. Uma cópia do Título de Eleitor;

  5. Uma cópia do Certificado de reservista (para homens);

  6. Uma cópia do diploma de graduação ou de documento equivalente;

Para graduação no Brasil, o candidato poderá apresentar comprovante de diploma em trâmite sendo-lhe concedido 12 meses para a apresentação do diploma concedido.

Para graduação no exterior, o candidato deve apresentar o diploma com visto do Consulado Brasileiro sediado no país onde o mesmo foi expedido. Sem prejuízo de outros acordos multinacionais que possam existir, para os diplomas emitidos na França não é exigido tal formalidade e para os diplomas emitidos na Argentina exige-se a legalização junto ao Ministério de Educación e Ministério de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto da Argentina, anexando cópia do referido diploma com tradução juramentada realizada no Brasil.

  1. Uma cópia do Histórico Escolar referente ao diploma especificado na alínea anterior;

  2. Uma cópia de comprovante de endereço atualizado (até os 03 (três) últimos meses).

 

7.3. Os documentos do item 7.2. deverão ser entregues digitalmente via e-mail (ppgep-pg@utfpr.edu.br) enquanto perdurar a pandemia COVID-19. Posteriormente, em momento oportuno a ser informado pela secretaria do programa, as cópias dos documentos deverão ser entregues fisicamente na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa, Rua Doutor Washington Subtil Chueire, 330, Jardim Carvalho, CEP: 84017-220, Ponta Grossa - PR, Telefone +55 (42) 3235-7044, previamente  autenticadas ou, se acompanhadas dos originais, poderão ser autenticadas no ato da entrega pessoalmente ou por procuração, na referida Secretaria.

 

8. outras informações

8.1. Perderá o direito à vaga o(a) candidato(a) que:

8.1.1. Não confirmar sua matrícula por e-mail no PPGEP-PG no período estabelecido;

8.1.2. Deixar de apresentar a documentação exigida ou não observar os procedimentos.

8.2 Ao se inscrever, o candidato declara estar ciente e aceitar as normas que regulamentam a atividade de pós-graduação stricto sensu no país, bem como as bem como regulamentações internas da UTFPR e as normas deste edital;

8.3 Informações acerca da área de concentração, linhas de pesquisa e demais atividades do PPGEP poderão ser consultadas em: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgep-pg;

8.4. Este edital será publicado em 01 de julho de 2021 na página do PPGEP http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgep-pg e na secretaria da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR Ponta Grossa. 

8.5. Os casos omissos serão decididos pela Comissão de Seleção e, em segunda instância, pelo Colegiado do PPGEP;

8.6. Fica estabelecido o Foro da Justiça Federal do município de Ponta Grossa, Paraná, para dirimir questões não resolvidas administrativamente.

 

Ponta Grossa, 30 de junho de 2021.

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CASSIANO MORO PIEKARSKI, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 30/06/2021, às 14:49, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LUCIANO AUGUSTO LOURENCATO, DIRETOR(A), em (at) 30/06/2021, às 15:11, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ABEL DIONIZIO AZEREDO, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 30/06/2021, às 16:54, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2112907 e o código CRC (and the CRC code) C809989F.



 

ANEXO I - Planilha de Pontuação para seleção de Alunos Externos - PPGEP-PG conforme resolução nº 01/2018-PPGEP

Observação:

Os documentos comprobatórios dos itens A, B e C deverão estar anexados ao currículo Lattes da seguinte forma:

a) Artigos em periódicos e eventos: Impressão da primeira página, com nome do periódico ou evento e autores;

b) Livros e capítulos de livros: cópia da capa do livro, da ficha catalográfica e da primeira página do capítulo;

c) Certificado ou declaração que comprove conclusão em projetos de Iniciação Científica, Tecnológica ou Extensão emitido pela IES onde o projeto foi realizado;

d) Certificado ou declaração de conclusão de curso Lato Sensu reconhecido pelo MEC, emitido pela IES onde o curso foi realizado.


Referência: Processo nº 23064.026269/2021-18 SEI nº 2112907