Boletim de Serviço Eletrônico em 07/07/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA

Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana - CT

 

EDITAL nº 002/2021

CREDENCIAMENTO DOCENTE - PPGSAU

 

A Diretora Geral do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições, torna público o Edital de Credenciamento, de docentes para o Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana – PPGSAU, para atuar como docentes permanentes, a partir de outubro de 2021, nas Linhas de Pesquisa: INSTRUMENTOS DE GESTÃO PARA SUSTENTABILIDADE e TECNOLOGIAS PARA SUSTENTABILIDADE.

 

Podem concorrer os candidatos que atendam os requisitos da Resolução Interna 05/2021 do PPGSAU, que estabelece o perfil do docente do Programa, e as normas e critérios de credenciamento. A Resolução Interna mencionada está disponível em:

 

http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgsau/documentos/resolucoes-internas/resolucao_5_cred-recred-e-descred_ppgsau.pdf/view

 

I. CARACTERIZAÇÃO DAS VAGAS

 

Número de vagas previstas: Até cinco (05) vagas, sendo pelo menos 2 vagas destinadas a docentes exclusivos, que não atuem como docente permanente em outros programas.

 

O número de vagas preenchidas seguirá os critérios de equilíbrio entre as linhas e as temáticas de pesquisa e orientação e o equilíbrio entre docentes exclusivamente dedicados ao PPGSAU e atuantes também em outros programas, conforme determinam os critérios de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, ficando a critério da Comissão de Credenciamento e Descredenciamento a decisão sobre o número de credenciados no Edital.

 

II. INSCRIÇÃO

 

Período de inscrição: 07 de julho a 06 de agosto de 2021

Local de inscrição: exclusivamente pelo e-mail ppgsau-ct@utfpr.edu.br, até as 23h59 do dia 06 de agosto de 2021.

 

III. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

 

O professor deverá encaminhar a seguinte documentação por meio digital em PDF separados:

 

a)  solicitação de credenciamento com justificativa, indicando as razões para ingresso no PPGSAU e a Linha de Pesquisa à qual pretende se vincular;

b) Plano de Trabalho consubstanciado e detalhado das atividades de ensino e pesquisa propostas pelo candidato para o PPGSAU, contendo metas de orientação, de produção bibliográfica, de atividades de ensino no programa, de projetos de pesquisa e de atividades de gestão a serem desenvolvidos. O plano de trabalho deve estar enquadrado em uma ou mais Linhas de Pesquisa e Projetos Estruturantes;

c) Curriculum Vitae completo e atualizado, no formato Lattes/CNPq, em PDF;

d) Anexo A – Tabela de Produção Preenchida;

e) Memorial resumido consubstanciado, descritivo das atividades profissionais e acadêmicas (apenas as atividades compatíveis com a Pós-Graduação e com as temáticas do PPGSAU);

f) declaração de ciência das normas e responsabilidades de credenciamento do PPGSAU;

g) declaração de vínculo como permanente ou colaborador em outro programa de Pós-Graduação ou declaração de não haver vínculo com outro Programa de Pós-graduação;

h) declaração de concordância da chefia imediata para participação do docente no PPGSAU.

 

IV. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

 

Os critérios de seleção compreendem:

 

a) Compatibilidade do memorial e do plano de trabalho em relação às características de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, do PPGSAU, suas linhas de pesquisa e projetos estruturantes (critério eliminatório, atende ou não atende);

b) Produção bibliográfica regular, a partir de 2017 (2017-2021), com índice mínimo de 1.6/A1/ equivalente/ano (critério classificatório relativo à pontuação aferida conforme Anexo A deste edital).

 

 

V. PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

 

  1. Consistência, coerência e pertinência do memorial em relação aos temas-chave da Área de Ciências Ambientais, conforme Tabela 5 do Documento de Área da Capes (https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/C_amb.pdf);

  2. Aderência dos temas de pesquisa, orientações realizadas, e produções, apresentados no memorial, a uma das linhas e/ou projetos estruturantes do programa;

  3. Enquadramento das atividades planejadas às linhas e projetos estruturantes do PPGSAU;

  4. Compatibilidade das metas de orientação, de produção bibliográfica, de atividades de ensino no programa, de projetos de pesquisa e de atividades de gestão a serem desenvolvidos.

 

 

 

 

VI. Pedidos de recurso do resultado devem ser objetivos, apontando os pontos específicos que devem ser reavaliados e devem ser encaminhados à Comissão de Credenciamento e Descredenciamento até as 23h59 do dia 12/08/2021, exclusivamente pelo e-mail: ppgsau-ct@utfpr.edu.br.

 

VII. CRONOGRAMA

 

Inscrições: de 07/07/2021 a 06/08/2021

Resultado preliminar: 10/08/2021

Pedidos de recurso 11/08/2021 a 13/08/2021

Resultado final: 16/08/2021

 

VI. OBSERVAÇÕES

 

A não apresentação da documentação completa requisitada (conforme item III), implicará na desclassificação sumária da candidatura.

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Pós-Graduação (CPG) do PPGSAU.

 

Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná́ para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste edital.

 

Curitiba, 06 de julho de 2021.

 

Rossana Aparecida Finau

Diretora Geral do Campus Curitiba

 

Júlio César Rodrigues de Azevedo

Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação - Campus Curitiba

 

Faimara do Rocio Strauhs

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana - PPGSAU


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A), em (at) 07/07/2021, às 09:57, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 07/07/2021, às 10:29, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) FAIMARA DO ROCIO STRAUHS, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 07/07/2021, às 10:57, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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ANEXO A

 

 

PLANILHA DE PONTUAÇÃO PARA CLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATOS

 

 

Percentil Scopus

 

 

 

 

 

Pontuação por item

 

 

 

Pontuação Parâmetro Solicitada

 

Preenchimento pelo candidato (a)

Validação Comissão

 

 

Preenchimento pela comissão

≥ 87,5

1

 

 

≥ 75

0,85

 

 

≥ 62,5

0,75

 

 

≥ 50

0,6

 

 

≥ 37,5

0,5

 

 

≥ 25

0,35

 

 

≥ 12,5

0,2

 

 

≥ 0,01

0,1

 

 

 

Não constante do Scopus, mas presente no Qualis vigente da Área de Ciências Ambientais

 

Pontuação equivalente ao estrato Qualis vigente da Área de Ciências Ambientais

 

 

 

(        ) pontos

(        ) pontos

 

Caso não haja atualização do Qualis até a data final de submissão, será considerado como vigente o Qualis 2013-2016, constante da Plataforma Sucupira, cujos estratos possuem pontuação correspondente: A1=1; A2=0,85; B1= 0,70; B2=0,55; B3=0,40; B4=0,25; B5=0,10. Caso haja atualização será a nova versão e pontuação correspondente.


Referência: Processo nº 23064.028097/2021-17 SEI nº 2126532