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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana - CT |
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EDITAL nº 002/2021
CREDENCIAMENTO DOCENTE - PPGSAU
A Diretora Geral do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições, torna público o Edital de Credenciamento, de docentes para o Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana – PPGSAU, para atuar como docentes permanentes, a partir de outubro de 2021, nas Linhas de Pesquisa: INSTRUMENTOS DE GESTÃO PARA SUSTENTABILIDADE e TECNOLOGIAS PARA SUSTENTABILIDADE.
Podem concorrer os candidatos que atendam os requisitos da Resolução Interna 05/2021 do PPGSAU, que estabelece o perfil do docente do Programa, e as normas e critérios de credenciamento. A Resolução Interna mencionada está disponível em:
I. CARACTERIZAÇÃO DAS VAGAS
Número de vagas previstas: Até cinco (05) vagas, sendo pelo menos 2 vagas destinadas a docentes exclusivos, que não atuem como docente permanente em outros programas.
O número de vagas preenchidas seguirá os critérios de equilíbrio entre as linhas e as temáticas de pesquisa e orientação e o equilíbrio entre docentes exclusivamente dedicados ao PPGSAU e atuantes também em outros programas, conforme determinam os critérios de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, ficando a critério da Comissão de Credenciamento e Descredenciamento a decisão sobre o número de credenciados no Edital.
II. INSCRIÇÃO
Período de inscrição: 07 de julho a 06 de agosto de 2021
Local de inscrição: exclusivamente pelo e-mail ppgsau-ct@utfpr.edu.br, até as 23h59 do dia 06 de agosto de 2021.
III. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA
O professor deverá encaminhar a seguinte documentação por meio digital em PDF separados:
a) solicitação de credenciamento com justificativa, indicando as razões para ingresso no PPGSAU e a Linha de Pesquisa à qual pretende se vincular;
b) Plano de Trabalho consubstanciado e detalhado das atividades de ensino e pesquisa propostas pelo candidato para o PPGSAU, contendo metas de orientação, de produção bibliográfica, de atividades de ensino no programa, de projetos de pesquisa e de atividades de gestão a serem desenvolvidos. O plano de trabalho deve estar enquadrado em uma ou mais Linhas de Pesquisa e Projetos Estruturantes;
c) Curriculum Vitae completo e atualizado, no formato Lattes/CNPq, em PDF;
d) Anexo A – Tabela de Produção Preenchida;
e) Memorial resumido consubstanciado, descritivo das atividades profissionais e acadêmicas (apenas as atividades compatíveis com a Pós-Graduação e com as temáticas do PPGSAU);
f) declaração de ciência das normas e responsabilidades de credenciamento do PPGSAU;
g) declaração de vínculo como permanente ou colaborador em outro programa de Pós-Graduação ou declaração de não haver vínculo com outro Programa de Pós-graduação;
h) declaração de concordância da chefia imediata para participação do docente no PPGSAU.
IV. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Os critérios de seleção compreendem:
a) Compatibilidade do memorial e do plano de trabalho em relação às características de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, do PPGSAU, suas linhas de pesquisa e projetos estruturantes (critério eliminatório, atende ou não atende);
b) Produção bibliográfica regular, a partir de 2017 (2017-2021), com índice mínimo de 1.6/A1/ equivalente/ano (critério classificatório relativo à pontuação aferida conforme Anexo A deste edital).
V. PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
Para análise do memorial e do plano de trabalho serão considerados os seguintes aspectos:
Consistência, coerência e pertinência do memorial em relação aos temas-chave da Área de Ciências Ambientais, conforme Tabela 5 do Documento de Área da Capes (https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/C_amb.pdf);
Aderência dos temas de pesquisa, orientações realizadas, e produções, apresentados no memorial, a uma das linhas e/ou projetos estruturantes do programa;
Enquadramento das atividades planejadas às linhas e projetos estruturantes do PPGSAU;
Compatibilidade das metas de orientação, de produção bibliográfica, de atividades de ensino no programa, de projetos de pesquisa e de atividades de gestão a serem desenvolvidos.
A pontuação da produção bibliográfica será computada conforme anexo A deste Edital, considerando o período de produção de 2017 a 2021, dividido por quatro.
Para produções não constantes dos percentis do Scopus, caso não haja atualização do Qualis até a data final de submissão, será considerado como vigente o Qualis 2013-2016, constante da Plataforma Sucupira, cujos estratos possuem pontuação correspondente: A1=1; A2=0,85; B1= 0,70; B2=0,55; B3=0,40; B4=0,25; B5=0,10. Caso haja atualização será a nova versão e pontuação correspondente.
VI. Pedidos de recurso do resultado devem ser objetivos, apontando os pontos específicos que devem ser reavaliados e devem ser encaminhados à Comissão de Credenciamento e Descredenciamento até as 23h59 do dia 12/08/2021, exclusivamente pelo e-mail: ppgsau-ct@utfpr.edu.br.
VII. CRONOGRAMA
Inscrições: de 07/07/2021 a 06/08/2021
Resultado preliminar: 10/08/2021
Pedidos de recurso 11/08/2021 a 13/08/2021
Resultado final: 16/08/2021
VI. OBSERVAÇÕES
A não apresentação da documentação completa requisitada (conforme item III), implicará na desclassificação sumária da candidatura.
Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Pós-Graduação (CPG) do PPGSAU.
Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná́ para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste edital.
Curitiba, 06 de julho de 2021.
Rossana Aparecida Finau
Diretora Geral do Campus Curitiba
Júlio César Rodrigues de Azevedo
Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação - Campus Curitiba
Faimara do Rocio Strauhs
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana - PPGSAU
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A), em (at) 07/07/2021, às 09:57, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 07/07/2021, às 10:29, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) FAIMARA DO ROCIO STRAUHS, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 07/07/2021, às 10:57, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2126532 e o código CRC (and the CRC code) 7C75E224. |
ANEXO A
PLANILHA DE PONTUAÇÃO PARA CLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATOS
Percentil Scopus
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Pontuação por item
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Pontuação Parâmetro Solicitada
Preenchimento pelo candidato (a) |
Validação Comissão
Preenchimento pela comissão |
≥ 87,5 |
1 |
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≥ 75 |
0,85 |
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|
≥ 62,5 |
0,75 |
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≥ 50 |
0,6 |
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|
≥ 37,5 |
0,5 |
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|
≥ 25 |
0,35 |
|
|
≥ 12,5 |
0,2 |
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|
≥ 0,01 |
0,1 |
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Não constante do Scopus, mas presente no Qualis vigente da Área de Ciências Ambientais |
Pontuação equivalente ao estrato Qualis vigente da Área de Ciências Ambientais |
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( ) pontos |
( ) pontos |
Caso não haja atualização do Qualis até a data final de submissão, será considerado como vigente o Qualis 2013-2016, constante da Plataforma Sucupira, cujos estratos possuem pontuação correspondente: A1=1; A2=0,85; B1= 0,70; B2=0,55; B3=0,40; B4=0,25; B5=0,10. Caso haja atualização será a nova versão e pontuação correspondente.
Referência: Processo nº 23064.028097/2021-17 | SEI nº 2126532 |