Boletim de Serviço Eletrônico em 12/07/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

REITORIA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

 

Retificado em 12/07/2021

EDITAL PROPPG 22/2021

CHAMADA PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA COCRIAÇÃO

 

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) torna pública a abertura das inscrições para seleção interna de estudantes para matrícula na disciplina Indústria 4.0 do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) do Câmpus Ponta Grossa (PG) referente ao Programa Cocriação, com objetivo de qualificar recursos humanos de alto nível por meio da integração da academia-empresa.

 

Os(As) candidatos(as) deverão se inscrever via e-mail, por meio de seus respectivos Programas de Pós-Graduação (PPGs).

 

OBJETIVO

O Cocriação é um programa institucional da UTFPR com o objetivo de apoiar a formação de recursos humanos de alto nível por meio da integração academia-empresa. 

 

São objetivos do Cocriação:

Complementar e expandir as possibilidades de formação ofertadas pelos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil.

Oferecer oportunidades para a atualização de conhecimentos técnicos, científicos, tecnológicos e acadêmicos.

Ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre a comunidade acadêmica, organizações, empresas e projetos interculturais nacionais e internacionais.

Proporcionar maior visibilidade à pesquisa científica, tecnológica e inovação junto à comunidade empresarial.

Fortalecer em rede, a partir da multidisciplinaridade, os programas de pós-graduação stricto sensu. 

Estimular a adoção de novos modelos de gestão da pesquisa por parte dos discentes brasileiros.

 

O presente edital tem por objetivo selecionar estudantes regularmente matriculados nos cursos de pós-graduação de todos os câmpus da UTFPR, para cursarem a disciplina Indústria 4.0 oferecida no modelo remoto no segundo período letivo de 2021 conforme calendário acadêmico do PPGEP-PG (ver Item 12.2), por meio do Programa Cocriação. A disciplina consiste em desenvolvimento, em equipes multidisciplinares, de projetos relacionados a demandas do setor produtivo e da sociedade em geral. As propostas de projetos são apresentadas por representantes das instituições (indústrias, empresas, ONGs), a execução é coordenada por dois professores e será dividida em parte teórica e prática. A parte prática terá auxílio de um grupo de professores da UTFPR e da indústria. A parte teórica terá a participação de professores de várias áreas (multidisciplinar) e países diferentes.

 

DISCIPLINA INDÚSTRIA 4.0

Código: EP41AP. Carga horária: 45 (quarenta e cinco) horas. Créditos: 3 (três). 

Horários dos encontros síncronos: Segundas feiras, das 8h20 até as 12h.

Objetivos: Compreensão dos conceitos, componentes e características da IV Revolução Industrial das organizações, bem como a compreensão prática dos projetos a partir da geração de alternativas e proposição de soluções voltados a Indústria 4.0.

Ementa Conceitos sobre Indústria 4.0; IV Revolução Industrial e demais terminologias; Componentes e características da Indústria 4.0. Impulsionadores físicos, digitais e biológicos da indústria 4.0; Estudos de Caso.

Metodologia: Aprendizado Baseado em Problemas (Problem-Based Learning – PBL). Sala de Aula Invertida (Flipped Classroon); Também ocorrerão aulas com professores de várias áreas (Multidisciplinaridade) e países diferentes.

Observação: a disciplina é ministrada em português, porém todo o material de pesquisa será desenvolvido em língua inglesa, por exemplo, artigos.

 

VAGAS OFERECIDAS

Serão disponibilizadas 11 (onze) vagas para a disciplina Indústria 4.0 no Programa Cocriação, 1 (uma) vaga para cada Câmpus com programa de pós-graduação stricto sensu, para o segundo período letivo de 2021, obedecendo as datas previstas em calendário acadêmico do PPGEP-PG para sua efetiva conclusão.

Para o Câmpus de Ponta Grossa, não poderão fazer inscrição no presente Edital estudantes do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.

Requisitos do(a) Candidato(a)

Os requisitos para candidatura neste Edital serão obrigatórios e o não cumprimento de seus dispositivos resultará no indeferimento da candidatura.

O(A) candidato(a) deverá atender aos seguintes requisitos no momento da inscrição neste Edital.

Estar regularmente matriculado em curso de pós-graduação em nível de mestrado ou doutorado nos Câmpus da UTFPR;

Não ultrapassar o período total para o curso de pós-graduação, de acordo com o prazo regulamentar do curso para defesa da dissertação/tese, devendo restar, no mínimo, doze meses para a integralização de créditos e a defesa da dissertação/tese;

Não ter sido contemplado para cursar disciplina do Programa Cocriação, em curso de graduação, mestrado ou doutorado, realizada anteriormente;

Possuir um coeficiente de rendimento escolar igual ou superior a 7,0;

Não possuir em seu Histórico do curso de mestrado/doutorado reprovação por frequência e/ou nota;

Ter comprovante de proficiência mínima em língua estrangeira exigida, de acordo com o PPG.

 

PERFIL DESEJADO DO(A) CANDIDATO(A)

O seguinte perfil é desejado para o(a) estudante se candidatar à disciplina ofertada neste Edital.

Ética;

Comprometimento;

Postura proativa;

Resiliência;

Criatividade;

Inovação;

Comunicação;

Pensamento crítico;

Colaboração em equipes multidisciplinares;

Resolução de problemas;

Capacidade de gerenciar conflitos.

 

REQUISITOS E ATRIBUIÇÕES DO(A) ORIENTADOR(A) DO(A) CANDIDATO(A)

Aprovar a participação do(a) estudante na disciplina ofertada neste edital por meio de uma carta de indicação.

Zelar para que o(a) estudante cumpra as obrigações acordadas para o desenvolvimento da disciplina ofertada neste Edital.

 

INSCRIÇÃO

As inscrições dos(as) candidatos(as) deverão ser submetidas em um único arquivo PDF de no máximo 5Mb, contendo o formulário de inscrição e os documentos comprobatórios.

Os(As) candidatos(as) deverão realizar a inscrição por meio do envio de e-mail à coordenação de seu Programas de Pós-Graduação,  no período 01 de junho de 2021 a 16 de julho de 2021. O assunto do e-mail deverá ser, obrigatoriamente: “Inscrição Edital 22/2021-Cocriação - NOME DO(A) CANDIDATO(A)”.

A documentação exigida no ato da inscrição é:

Formulário de inscrição, conforme modelo no Anexo I;

Requerimento de matrícula, conforme modelo no Anexo II;

Carta de indicação do(a) orientador(a) de mestrado/doutorado do(a) candidato(a), aprovando a participação do(a) estudante na disciplina ofertada por este Edital;

Comprovante de proficiência em língua inglês, de acordo com o exigido pelo PPG;

Histórico escolar de mestrado/doutorado atualizado em formato PDF, obtido no Portal do Aluno (http://portal.utfpr.edu.br). Certifique-se de que não há páginas cortadas e que apareça o link e data de acesso em todas as páginas;

Curriculum vitae atualizado nos últimos 6 (seis) meses, extraído da Plataforma Lattes;

Comprovantes de desempenho acadêmico (ver Item 8.6.).

PROCEDIMENTOS PARA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

Caso a documentação exigida na inscrição esteja incompleta, ou os requisitos do(a) candidato(a) não sejam cumpridos, o(a) candidato(a) estará automaticamente desclassificado(a).

Em vista das candidaturas apresentadas, cada Câmpus poderá classificar até 2 (dois) candidatos(as) excedentes ao número de vagas previstas neste Edital, de modo que, em caso de impedimento ou desistência do(a) candidato(a) aprovado(a), seja possível a sua substituição durante a homologação das candidaturas pela PROPPG. Os candidatos excedentes do Câmpus também poderão substituir o(a) estudante selecionado(a) que solicite o cancelamento da disciplina até quarta semana de aula, de acordo com a ordem de pontuação geral dos(as) candidatos(as).

A Comissão Avaliadora para o processo de seleção será constituída pela Comissão de Seleção do PPG.

A DIRPPG indicará o(a) candidato(a) selecionado(a) de seu Câmpus, bem como os(as)candidatos(as) excedentes do referido Câmpus, com base na pontuação obtida pelo estudante (Tabela de Pontuação – Anexo I). Caso ocorra empate, deverão utilizar os critérios de desempate (Item 8.7).

No processo de seleção, a avaliação do(a) candidato(a), realizada pela Comissão de Seleção do PPG, se dará considerando os seguintes aspectos:

atendimento dos requisitos do(a) candidato(a) na data da inscrição;

adequação da documentação apresentada pelo(a) candidato(a) às exigências deste Edital;

a plena qualificação do(a) candidato(a) com comprovação do desempenho acadêmico e potencial científico para o desenvolvimento dos estudos propostos na disciplina;

O desempenho acadêmico dos(as) candidatos(as) será pontuado pela soma dos seguintes itens. O(A) candidato(a) deve preencher o Anexo I com a pontuação solicitada:

Coeficiente de rendimento no mestrado/doutorado, de 1 a 4 pontos, em que:

CR ≥ 9: 4 pontos; 8 ≤ CR < 9: 3 pontos; 7 ≤ CR < 8: 1 ponto.

Produção acadêmica ao longo do doutorado, em que:

Publicação de artigos completos em congressos na área: 2 pontos (internacional) e 1 ponto (nacional), limitados a um total de 8 pontos. Não são aceitos artigos de uma página ou resumos. Anexar cópia da primeira página dos artigos em congressos e documentação comprobatória de abrangência do evento;

Publicações em periódicos*

 

ITEM

Pontos por item comprovado

Limite

SNIP > 1.0, caso não tiver SNIP, JCR > 2,0

15

N.A.

0,5 < SNIP < 0,99, caso não tiver SNIP, 1.0 < JCR < 1,99

12

N.A.

0,1 < SNIP < 0,49, caso não tiver SNIP, 0,5<JCR < 0.99

6

18 pontos

 

Periódicos que não possem SNIP ou JCR, mas que possuem estratos de indicativos de qualidade Qualis-Capes (2013-2016) A1, A2 ou B1, na área em que o(a) candidato(a) está se inscrevendo

3

9 pontos

Periódicos que não possem SNIP ou JCR, mas que possuem estratos de indicativos de qualidade Qualis-Capes (2013-2016) B2, B3 ou B4 na área em que o(a) candidato(a) está se inscrevendo

1

3 pontos

                                                                    *Anexar cópia da primeira página dos artigos em periódicos.

Prêmios acadêmicos, computando-se 3 (três) pontos por premiação acadêmica. Anexar comprovantes das premiações.

Participação em programa Institucionalizado de iniciação científica e/ou iniciação tecnológica e/ou extensão e/ou PET, computando-se 3 (três) pontos por ano completo em participação nesses programas. Limite máximo de 6 pontos. Anexar comprovantes de participação.

Participação em Programa de Monitoria, computando-se 1 (um) ponto por ano completo em participação. Limite máximo de 3 pontos. Anexar comprovantes de participação.

Os estudantes serão classificados por ordem decrescente de pontuação final, obtida pelo desempenho acadêmico.

Os critérios de desempate serão considerados na seguinte ordem:

Maior produção acadêmica em periódicos como primeiro(a) autor(a);

Maior produção acadêmica total como primeiro(a) autor(a);

Coeficiente de rendimento do(a) aluno(a).

Participação em programa Institucionalizado de iniciação científica e/ou iniciação tecnológica e/ou extensão e/ou PET.

A classificação no Câmpus será feita envolvendo todos(as) candidatos(os) dos PPGs do Câmpus da UTFPR, respeitando a respectiva 1 (uma) vaga por Câmpus e até 2 (dois) excedentes por Câmpus.

 

ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO à DIRPPG E PROPPG

A proposta de candidatura a vaga na disciplina ofertada neste Edital deverá ser apresentada na forma de processo administrativo no SEI, utilizando-se o processo tipo: “Geral: Análise e Encaminhamento de documentos”.

O PPG, por meio de seu coordenador, deverá encaminhar a documentação de inscrição, referente ao(à) candidato(a) selecionado(a) e excedente(s), de acordo com o indicado no Item 7 deste Edital, e a documentação gerada para a seleção do(as) candidatos(as)(Ata de Reunião), na Comissão de Seleção do PPG, à DIRPPG do Câmpus para publicação do Resultado Preliminar do Câmpus.

A proposta completa, com toda a documentação, referente ao(à) candidato(a) selecionado(a) e excedente(s), de acordo com a ordem de classificação, deverá ser enviada via Sistema Eletrônico de Informações (SEI) à PROPPG pela DIRPPG até as 17:00 horas da data-limite apresentada no cronograma do presente Edital.

 

CRONOGRAMA

Considerando o calendário 2021 da Pós-Graduação Stricto Sensu de Programas Semestrais, o seguinte cronograma de atividades para o processo de seleção interna de candidatos(as) à disciplina do Programa de Cocriação foi estabelecido.

 

ETAPA

PERÍODO/DATA

Inscrições

01/06/2021 - 16/07/2021

Divulgação de inscrições homologadas na página do respectivo PPG

20/07/2021

Período previsto para interposição de recursos referentes à homologação

até as 17h de 22/07/2021

Publicação do resultado da análise dos recursos referentes à homologação na página do respectivo PPG

26/07/2021

Divulgação do Resultado Preliminar do Câmpus na página da DIRPPG do  Câmpus

27/07/2021

Interposição de Recursos

até as 17h de 29/07/2021

Envio de documentação dos(as) candidatos(a) à PROPPG

até as 17h de 30/07/2021

Homologação e Divulgação do Resultado Final na página da PROPPG

até 01/08/2021

 

HOMOLOgação pela pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação

Caso o(a) discente selecionado(a) na instituição não cumpra os requisitos previstos neste Edital, a sua candidatura será cancelada, mesmo que já aprovada no processo seletivo interno. Nestes casos, a PROPPG irá homologar o(a) próximo(a) candidato(a) classificado(a) no processo seletivo do Câmpus, desde que haja candidato(a) excedente do Câmpus.

Caso um Câmpus não apresente discentes selecionados(as) para o presente Edital, a vaga desse Câmpus, desde que satisfeitas as condições previstas neste edital, poderá ser utilizada por outro Câmpus, que tenha candidato(a) excedente indicado, de acordo com a ordem de pontuação geral dos(as) candidatos(as). Em caso de empate, os critérios de desempate serão considerados na seguinte ordem:

Maior produção acadêmica em periódicos como primeiro(a) autor(a);

Maior produção acadêmica total como primeiro(a) autor(a);

Coeficiente de rendimento do(a) aluno(a);

Participação em programa Institucionalizado de iniciação científica e/ou iniciação tecnológica e/ou extensão e/ou PET.

 

cAlendário da Pós-Graduação para Programas semestrais

 

Calendário Acadêmico da Pós-graduação (disponível em Calendário Stricto Sensu - 2021 (utfpr.edu.br)

 

 

Calendário Acadêmico Específico do PPGEP-PG (disponível em: Calendário Acadêmico PPGEP-PG)

 

 

DISPOSIÇÕES GERAIS

Ao inscrever-se no processo seletivo regido por este Edital, o(a) candidato(a) declara conhecimento e concordância ao estabelecido neste Edital e nos regulamentos da UTFPR.

Retificações neste Edital serão publicadas na página da PROPPG no Portal da UTFPR.

O presente Edital poderá ser alterado, revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da UTFPR, seja por motivo de interesse público ou exigência legal, em decisão fundamentada, decorrente de fato superveniente, sem que isso implique direito a indenização ou reclamação de qualquer natureza, conforme legislação vigente.

O(A) orientador(a) contemplado(a) neste Edital compromete-se a colaborar com a PROPPG/DIRPPG em comissões ad hoc, comitês de avaliação, sempre que demandado(a).

Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

Casos omissos serão analisados e deliberados pela PROPPG, desde que apresentados pelos PPGs para o e-mail proppg.bolsas@utfpr.edu.br.

Esse Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR, na página da PROPPG no Portal da UTFPR.

 

 

Curitiba, 12 de julho de 2021.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROBERTO MOLINA DE SOUZA, PRO-REITOR ADJUNTO, em (at) 12/07/2021, às 10:59, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2134404 e o código CRC (and the CRC code) 40D9153A.



ANEXO I

 

Edital PROPPG 22/2021

Programa Cocriação

 

Formulário de Inscrição Disciplina Indústria 4.0  

 

 

IDENTIFICAÇÃO

Nome do(a) Candidato(a):

 

Documento de identidade

 

CPF:

 

RA:

 

Celular para contato:

 

e-mail institucional:

 

 

 

Programa de Pós-Graduação:

 

Orientador(a):

 

Data de Ingresso:

 

Previsão de Defesa da Dissertação/Tese (Mês/Ano):

 

 

 

PONTUAÇÃO SOLICITADA PELO(A) CANDIDATO(A)

Item

Pontuação

Limite

Pontuação Solicitada

Coeficiente de rendimento no mestrado/doutorado

CR ≥ 9: 4 pontos;

N.A.

 

8 ≤ CR < 9: 3 pontos;

7 ≤ CR < 8: 1 ponto

Publicação de artigos completos em congressos na área (Não são aceitos artigos de uma página ou resumos) (1)

2 pontos (internacional)

8 pontos

 

1 ponto (nacional)

Periódicos com SNIP > 1.0, caso não tiver SNIP, JCR > 2,0 (2)

15

N.A.

 

Periódicos com 0,5 < SNIP < 0,99, caso não tiver SNIP, 1.0 < JCR < 1,99 (2)

12

N.A.

 

Periódicos com 0,1 < SNIP < 0,49, caso não tiver SNIP, 0,5<JCR < 0.99 (2)

6

18 pontos

 

 

Periódicos que não possem SNIP ou JCR, mas que possuem estratos de indicativos de qualidade Qualis-Capes (2013-2016) A1, A2 ou B1, na área em que o(a) candidato(a) está se inscrevendo (2)

3

9 pontos

 

Periódicos que não possem SNIP ou JCR, mas que possuem estratos de indicativos de qualidade Qualis-Capes (2013-2016) B2, B3 ou B4 na área em que o(a) candidato(a) está se inscrevendo (2)

1

3 pontos

 

Prêmios acadêmicos, nos últimos 3 (três) anos

3

N.A.

 

Participação em programa Institucionalizado de iniciação científica e/ou iniciação tecnológica e/ou extensão e/ou PET

3

6

 

Participação em Programa de Monitoria

1

3

 

Totalização da pontuação solicitada

-

-

 

(1) Anexar cópia da primeira página dos artigos completos em congressos e documentação comprobatória de abrangência do evento, no sequenciamento da apresentação da tabela.

(2) Anexar cópia da primeira página dos artigos em periódicos, no sequenciamento da apresentação da tabela.

 

 

 

Assinatura do(a) Candidato(a)

 

Assinatura do(a) Orientador(a)


 


 

ANEXO II

Edital PROPPG 22/2021

Programa Cocriação

 

 

REQUERIMENTO DE MATRÍCULA

 

 

Eu, ____________________________________________________________________, portador do documento de identidade _________________________, inscrito no CPF sob nº _________________________, registro acadêmico (RA) _______________________, tendo sido selecionado no EDITAL PROPPG 22/2021 - CHAMADA PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA COCRIAÇÃO, tendo entregue todos os documentos do referido edital, peço deferimento do meu REQUERIMENTO DE MATRÍCULA na disciplina Indústria 4.0 do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção do Câmpus Ponta Grossa.

 

Outrossim, declaro conhecimento de todo o teor do EDITAL PROPPG 22/2021 - CHAMADA PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA COCRIAÇÃO, bem como da legislação que o rege.

 

 

______________________, _____ de _______________ de 2021.

 

 

 

______________________________________________

Assinatura do Estudante

 

 

 


Referência: Processo nº 23064.023362/2021-62 SEI nº 2134404