Boletim de Serviço Eletrônico em 13/07/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CAMPUS PATO BRANCO

DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-PB

 

EDITAL nº 16/2021

SELEÇÃO DE BOLSISTAS E NÃO BOLSISTAS - PET AGRONOMIA

 

A Diretoria-Geral (DIRGE) e a Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) do Câmpus Pato Branco da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), juntamente com o Tutor do Grupo PET - Agronomia, considerando a Lei nº 11.180/2005, a Portaria MEC nº 3.385/2005 e tendo em vista o parágrafo único do artigo 17° da Portaria nº 976, de 27 de julho de 2010, tornam público que estão abertas as inscrições para processo seletivo para ingresso ao PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET de 2021.

 

1. PREÂMBULO

O Programa de Educação Tutorial está vinculado à Diretoria de Políticas e Programas de Graduação – DIPES, da Secretaria de Educação Superior – SESU, subordinada ao Ministério da Educação – MEC. O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações de graduação das Instuições de Ensino Superior (IES) do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e tem por objetivos:

1. Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade e de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar.

2. Contribuir para a elevação da qualidade da formação dos estudantes de graduação, da diminuição da evasão e promoção do sucesso acadêmico, valorizando a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

3. Promover a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação acadêmica, cientifica, tecnológica e cultural.

4. Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país.

5. Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania ativa e pela função social da educação superior.

6. Estimular a vinculação dos grupos a áreas prioritárias e à políticas públicas e de desenvolvimento, assim como a correção de desigualdades sociais, regionais e a interiorização do programa.

 

2. DO OBJETO

O presente edital destina-se ao preenchimento de 2 (duas) vagas com bolsa e 2 vagas para alunos não-bolsistas (voluntários). O preenchimento das vagas se dará com base nos critérios estabelecidos neste edital.

 

3. DAS BOLSAS

Os alunos bolsistas selecionados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00 (Quatrocentos reais), depositados em conta corrente, oriundo de recursos do PROGRAMA PET. O início das atividades de bolsista será a partir de outubro de 2021.

 

4. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

Poderão candidatar-se a bolsista PET – Agronomia os alunos, que atendam às seguintes condições de caráter classificatório:

1. Estar regularmente matriculado do segundo até o quinto período como estudante de graduação do curso de Agronomia da UTFPR-PB.

2. Não ser bolsista de qualquer outro programa (para fins de processo seletivo não há implicações, porém caso selecionado o candidato tem livre arbítrio para escolha de permanência com apenas uma das bolsas).

3. Apresentar coeficiente de rendimento acadêmico (CR) igual ou superior a 0,6.

4. Ter disponibilidade de vinte horas semanais para dedicar-se às avidades do programa.

 

5. DO PERÍODO E LOCAIS DE INSCRIÇÃO

As inscrições deverão ser realizadas no período de 26 de julho à 10 de agosto de 2021, via e-mail: petagroutfpr@gmail.com.

 

6. DOS DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO

Os interessados em ingressar no PET – Agronomia deverão apresentar no ato da inscrição os seguintes documentos:

a. Cópia da carteira de identidade e CPF.

b. Cópia do histórico escolar do curso de graduação.

c. Declaração de ciência do item 2 do inciso 4, salvo auxílio permanência (Anexo I).

d. Cadastro preenchido (Anexo II)

e. Indicação de referências pessoais (Anexo III).

f. Curriculum vitae, conforme modelo disponível na Plataforma Lattes com os documentos comprobatórios das atividades realizadas.

g. Carta proposta descrevendo o motivo do interesse de ingressar no PET, bem como propostas de projetos a serem desenvolvidos no Grupo PET, com no máximo 4 laudas, no formato A4, com margens de 2 cm, datada e assinada.

h. Autorização para gravação dos procedimentos online (Anexo IV)

Observações: A falta de qualquer documento descrito acima resulta desclassificação do discente deste processo seletivo. Os documentos deverão enviados digitalizados via e-mail e no formato de pdf. Recomenda-se que o nome do seja o nome do candidato e o assunto do e-mail: "Processo Seletivo PET-Agronomia". A responsabilidade pela conferência e veracidade ante entrega da documentação é de exclusividade do discente, sob pena de eliminação deste processo seletivo.

 

7. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO E DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

A seleção dos candidatos será feita por comissão composta pelo tutor, um convidado e no mínimo 2 discentes bolsistas do grupo PET - Agronomia, que classificará os candidatos de acordo com os seguintes critérios:

  1. Análise de Curriculum Vitae, conforme modelo disponível na Plataforma Lattes (peso 1,0).

  2. Dinâmica de grupo online (peso 3,0).

  3. Carta proposta (peso 1,5).

  4. Entrevista e defesa da carta proposta online (peso 4,5). Na entrevista, além de conhecer melhor o candidato, também serão realizadas algumas perguntas sobre o Manual de Orientações Básicas do PET. Assim, recomenda-se a leitura do Manual de Orientações básicas - Programa de Educação Tutorial, MEC/SISU, especialmente das seguintes abas: Apresentação; Legislação; Manual de Orientações; Editais e Arquivos contidas no Portal MEC Programa PET.

  5. Neste momento, todo processo seletivo ocorrerá de forma online de acordo com o calendário:

 

Período de Inscrição

26/07 à 10/08/2021

Divulgação das Inscrições Homologadas

17/08/2021

Divulgação do horário da dinâmica de grupo online

17/08/2021

Divulgação do horário das entrevistas

1/08/2021

Entrevista por vídeo conferência

23 a 27/08/2021

Divulgação do resultado

31/08/2021

Interposição de recursos

01 a 02/09/2021

Resultado final

10/09/2021

Ingresso no Grupo PET

01/10/2021

 

Observação: Somente serão classificados discentes que obtiverem nota final superior a 7,0 pontos, sendo a classificação em ordem decrescente.

 

8. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

1. Desempenho superior na entrevista com a comissão de seleção.

2. Ter cursado o ensino médio em escola pública.

 

9. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO, VALIDADE DO EDITAL, RECURSO E CREDENCIAMENTO AO GRUPO

A relação com os nomes dos candidatos selecionados será divulgada até o dia 10 de setembro de 2021 na página de editais da DIRGRAD-PB. O resultado do presente edital terá validade por 12 meses, a contar da data da publicação. A interposição do resultado final pode ser realizada entre os dias 01 e 02 de setembro de 2021. Os candidatos classificados serão credenciados ao grupo em outubro de 2021 mediante convocação do tutor via e-mail. O não comparecimento para reunião com tutor após a convocação implicará na perda da vaga. Por quaisquer eventualidades, suplentes serão contatados com antecedência pelo tutor para eventual credenciamento ao grupo.

 

10. DOS CASOS OMISSOS

Os casos omissos a este edital serão analisados e julgados pela comissão de seleção e homologados pela DIRGRAD-PB.

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GUSTAVO LACERDA DIAS, DIRETOR(A), em (at) 12/07/2021, às 15:50, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GILSON DITZEL SANTOS, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 12/07/2021, às 17:46, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2135067 e o código CRC (and the CRC code) 6D0D3C29.



ANEXO I 

DECLARAÇÃO

 

Eu,______________________________________________, declaro para devidos fins de participação no processo de seleção para ingressar no Grupo PET – Agronomia, que não sou aluno bolsista de nenhum programa, e caso bolsista, se selecionado for, terei que optar em única e exclusivamente por uma das bolsas.

 

Pato Branco, ___de_________ de 2021

 

___________________________

Assinatura do (a) candidato (a)

 

ANEXO II

FICHA DE INSCRIÇÃO

 

Dados do candidato

Nome:

CPF:

R.G. :

N° Matrícula/UTFPR (RA):                           

Período que esta matrículado:

Data de Nascimento:

Cidade: UF:

End. Residencial.:

CEP:

Tel. ou Cel.:

E-mail:

 

Exerce atividade profissional com vínculo empregaticio?

( ) Não ( ) Sim - Qual?.......................................................................................

Exerce atividade profissional sem vínculo empregaticio?

( ) Não ( ) Sim - --- Qual?.....................................................................................

Já foi bolsista?

( ) Não ( ) Sim Qual programa/área?..............................................

Atualmente, possui vínculo acadêmico com algum professor do Câmpus Pato Branco?

( ) Não ( ) Sim - Qual projeto? .................................................................

Quantas horas por semana você tem disponível para trabalhar no PET?

.........................

 

Declaro serem verdadeiras as respostas acima, bem como aceito as condições e as normas estabelecidas no EDITAL Nº 16/2021- DIRGRAD, para o ingresso no Programa de Educação Tutorial – PET Agronomia.

 

Pato Branco, ___de_________ de 2021

 

___________________________

Assinatura do (a) candidato (a)

 

ANEXO III

REFERÊNCIAS PESSOAIS

 

Se possível, indique 3 professores que possam dar informações sobre você.

 

NOME

TELEFONE

   
   
   

 

ANEXO IV

DECLARAÇÃO

 

Eu,______________________________________________, declaro para devidos fins que concordo com a gravação dos procedimentos relacionados ao EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS E NÃO BOLSISTAS - PET AGRONOMIA (Entrevista e Dinâmica de grupo online).

 

 

Pato Branco, ___de_________ de 2021

 

___________________________

Assinatura do (a) candidato (a)

 

Documentos em Anexo

( ) Curriculum vitae, conforme modelo disponível na Plataforma Lattes com os documentos comprobatórios das atividades realizadas.

( ) Histórico Escolar e matrícula acadêmica contendo as disciplinas cursadas/matriculadas e o rendimento escolar.

( ) Cópia de documento de identidade oficial.

( ) Cópia do CPF.

( ) Carta proposta descrevendo o motivo do interesse de ingressar no PET, bem como propostas de projetos a serem desenvolvidos no Grupo PET, com no máximo 4 laudas, no formato A4, com margens de 2 cm, datada e assinada.

( ) Declaração de ciência do item 2, inciso 5, salvo auxílio permanência (Anexo I).

( ) Cadastro preenchido (Anexo II).

( ) Referências pessoais: (Anexo III).

( ) Declaração Anexo IV.

 

Pato Branco, ___de_________ de 2021

 

___________________________

Assinatura do (a) candidato (a)

 


Referência: Processo nº 23064.004343/2021-37 SEI nº 2135067