Boletim de Serviço Eletrônico em 21/07/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CAMPO MOURÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - CM

 

EDITAL nº 05/2021 - PPGCC-CM

EDITAL DE SELEÇÃO DE PARTICIPANTES EXTERNOS PARA CURSAR DISCIPLINAS DO MESTRADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UTFPR-CM
 

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Campo Mourão (PPGCC-CM), torna público que estão abertas as inscrições para a seleção de participantes externos para cursar disciplinas do Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação, Turma 2021/2, segundo semestre.
 

 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

As informações e resultados referentes ao processo seletivo de que trata este edital serão divulgados exclusivamente na página Web do PPGCC-CM disponível em http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto- sensu/ppgcc-cm.

A realização do processo seletivo será coordenada pela Comissão de Seleção do PPGCC-CM Portaria do Diretor-Geral nº 132, de 15 de setembro de 2020.

A inscrição é gratuita e implica na aceitação pelo candidato das normas de admissão contidas neste Edital e das normas definidas pelo Regulamento e Resoluções do PPGCC-CM disponíveis em http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-cm/documentos/regulamentos.

As disciplinas ofertadas neste semestre serão no Regime Letivo Especial (https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1604534&id_orgao_publicacao=0), período especial para disciplinas de forma parcial e remota.

 

 CRONOGRAMA

Procedimentos Datas

Inscrições

Até 26/07/2021 às 18h

Resultado preliminar

Até 28/07/2021 às 18h

Solicitação de recursos

Até 29/07/2021 às 18h

Resultado final

Até 30/07/2021 às 18h

 

 VAGAS

As vagas para os Participantes Externos são distribuídas por disciplinas:

Disciplina

Vagas

Vagas reservadas

Horário preliminar

Tópicos em Engenharia de Software

10

5

terça-feira (19:30 - 21:10)
quinta-feira (21:20 - 23:00)

Teste de Software

10

5

terça-feira (21:20 - 23:00)

quinta-feira (19:30 - 21:10)

Inteligência Computacional

10

5

quarta-feira (19:30 - 21:10)
sexta-feira (19:30 - 21:10)

Computação Paralela e Distribuída

10

5

terça-feira (19:30 - 21:10)
quinta-feira (21:20 - 23:00)

Visão Computacional

10

5

terça-feira (21:20 - 23:00)

quinta-feira (19:30 - 21:10)

As vagas reservadas são destinadas a candidatos matriculados em cursos de graduação da UTFPR na área do PPGCC-CM (Ciência da Computação) e em cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) em Programas de Pós-Graduação conveniados com o PPGCC-CM.

O restante das vagas e as vagas reservadas não preenchidas são de ampla concorrência, seguindo a ordem de classificação.

As ementas das disciplinas estão disponíveis em http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-cm/area-academica/disciplinas/.

Os horários das disciplinas podem sofrer modificações antes do início das aulas sem aviso prévio. A tabela de horários atualizada está disponível em https://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-cm/area-academica/horarios-de-disciplinas/horario-de-disciplinas-para-2021-2.

 

 INSCRIÇÕES

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas exclusivamente pela Internet na página de inscrição disponível no endereço http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-cm/editais/edital-selecao-2021-2-participante-externo/formulario-inscricao de acordo com o cronograma.

Podem se inscrever na categoria de Participante Externo os candidatos que atendam ao menos uma das seguintes condições:

Estejam matriculados em cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior.

Estejam formados, na data da solicitação, em cursos de graduação de nível superior reconhecidos pelo MEC.

O candidato a Participante Externo poderá solicitar inscrição em, no máximo, duas disciplinas não concomitantes por período letivo.

O candidato a Participante Externo deve atender os pré-requisitos das disciplinas conforme Anexo I.

O candidato deverá submeter, em um único arquivo no formato PDF, os seguintes itens:

Cópia digitalizada da carteira de identidade (RG) e/ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou passaporte (se estrangeiro).

Cópia digitalizada de comprovante para o item 4.2 (diploma, declaração de matrícula).

Cópia do CPF ou comprovante de inscrição obtido no site da Receita Federal em https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp. O CPF não é necessário para estrangeiro, entretanto, caso classificado, o candidato deverá apresentar, no ato da matrícula, passaporte válido e visto para exercer atividade acadêmica no Brasil.

Histórico Escolar do Curso de Graduação, com Coeficiente de Rendimento (calculado pela IES do candidato) e número total de horas (carga horária do curso). Caso a IES não deixe claro o coeficiente de rendimento, o candidato pode realizar o cálculo de acordo com a seguinte equação:

Sendo:
CR = coeficiente de rendimento absoluto;
NF = nota final na unidade curricular, expressa de 0,0 a 10,0;
CH = carga horária total na unidade curricular, em horas;
k = número total de unidades curriculares cursadas.

Para fins de pontuação, o coeficiente de rendimento será normalizado entre 0,0 e 1,0.

As inscrições serão homologadas caso sejam entregues, legíveis e válidos os documentos solicitados nesta seção dentro do prazo de inscrição.

 

 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Cada candidato receberá uma pontuação entre 0,0 e 1,0 para o Coeficiente de Rendimento Absoluto do histórico escolar, seguindo a fórmula especificada no item 4.5 (d) e será classificado para cada disciplina na qual houver solicitação de matrícula, seguindo a ordem de pontuação decrescente.

Para os históricos contendo notas de conceitos ou escalas de notas diferentes de 0 a 10, deve-se calcular o Coeficiente de Rendimento Absoluto conforme documento de conversão da Instituição de Ensino Superior do candidato. Em caso de inexistência de documento de conversão, deve-se seguir o padrão para notas de conceitos: A: 8,5, B: 7,0, C: 6,0, D: 4,0 e E: 0; e, para escalas numéricas, deve-se converter de forma proporcional à escala de 0 a 10.

 

 RESULTADOS E RECURSOS

Os resultados intermediários, retificações, complementos e o resultado final deste edital serão divulgados exclusivamente na página http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-cm/editais/edital-selecao-2021-2-participante-externo.

As datas de divulgação dos resultados preliminares e solicitação de recursos estão especificados no cronograma (Seção 2).

Os recursos deverão ser solicitados via e-mail selecao-ppgcc-cm@utfpr.edu.br dentro dos prazos determinados. O candidato deve descrever detalhadamente em um documento o(s) item(ns) contestado(s), converter para o formato PDF e anexar ao e-mail com assunto “RECURSO”.

O resultado final com a classificação dos candidatos aprovados será em ordem de pontuação para cada disciplina.

 

 MATRÍCULAS

O período de requerimento de matrícula será divulgado juntamente com o resultado final do processo seletivo.

Considera-se o aluno, regularmente matriculado no Programa, ciente e de acordo com o regulamento vigente do Programa, disponível no endereço http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-cm/documentos.

Para matrícula deverá ser entregue uma cópia, acompanhada dos respectivos originais, dos seguintes  documentos:

Carteira de identidade (RG) e/ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou passaporte (se estrangeiro).

Cópia do CPF ou comprovante de inscrição obtido no site da Receita Federal em https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp. O CPF não é necessário para estrangeiro, entretanto, caso classificado, o candidato deverá apresentar, no ato da matrícula, passaporte válido e visto para exercer atividade acadêmica no Brasil.

Certidão de nascimento ou casamento.

Título de eleitor.

Certificado de reservista (para homens).

Declaração de matrícula caso esteja matriculado em curso de graduação de Instituições de Ensino Superior.

Diploma de graduação caso esteja formado, na data da solicitação, em curso de graduação de Instituições de Ensino Superior:

i. Para graduação no Brasil, o candidato poderá apresentar comprovante de diploma em trâmite; sendo-lhe concedido 12 meses para a apresentação do diploma.

ii. Para graduação no exterior, o candidato deve apresentar o diploma com visto do Consulado Brasileiro sediado no país onde o mesmo foi expedido. Sem prejuízo de outros acordos multinacionais que possam existir, para os diplomas emitidos na França não é exigido tal formalidade e para os diplomas emitidos na Argentina exige-se a legalização junto ao Ministério de Educación e Ministério de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto da Argentina, anexando cópia do referido diploma com tradução juramentada realizada no Brasil.

Histórico Escolar referente à graduação especificada no item f ou g.

Perderá o direito à vaga o candidato que:

Não efetuar seu requerimento de matrícula no PPGCC-CM no período estabelecido.

Deixar de apresentar a documentação exigida no item 7.3.

Não observar os procedimentos estabelecidos neste Edital.

 

 DISPOSIÇÕES FINAIS

Será desclassificado e excluído do processo seletivo, o candidato que  apresentar documentos falsos em quaisquer das etapas da seleção ou não apresentar toda a documentação requerida nos prazos e condições estipuladas neste Edital.

O presente Edital é válido até a publicação do próximo edital de seleção. 

O presente documento entra em vigor na data de sua publicação na página Web do PPGCC-CM.

Casos omissos serão julgados pela Comissão de Seleção e pelo Colegiado do PPGCC-CM.

Para dirimir questões do Edital não solucionadas administrativamente, fica eleito o Foro da Justiça Federal de Campo Mourão – Seção Judiciária do Paraná.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) RODRIGO CAMPIOLO, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 21/07/2021, às 13:11, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCO AURELIO GRACIOTTO SILVA, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 21/07/2021, às 15:27, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2149136 e o código CRC (and the CRC code) B5BFCD24.



_______________________________________________________________________________

 

ANEXO I - Disciplinas e pré-requisitos para Participantes Externos

 

 

Disciplina

Pré-requisitos

Tópicos em Engenharia de Software

Sem pré-requisitos.

Teste de Software

Conhecimentos de Programação de Sistemas.

Inteligência Computacional

Conhecimentos de Programação de Sistemas.

Computação Paralela e Distribuída

Conhecimentos de Programação de Sistemas.

Visão Computacional

Conhecimentos de Programação de Sistemas.

 


Referência: Processo nº 23064.031773/2021-21 SEI nº 2149136