Boletim de Serviço Eletrônico em 11/08/2021

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CONSELHO DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS

RESOLUÇÃO COEMP/UTFPR Nº 2, DE 11 de agosto DE 2021

  

Dispõe sobre o Programa de Extensão ARQUIVO: Patrimônio Histórico ferramenta de educação e cultura

O CONSELHO DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 10, de 04 de agosto de 2000 do Conselho Diretor;

considerando o Parágrafo 1º do Artigo 25 do Estatuto da UTFPR, aprovado pela Portaria Ministerial nº 303 de 17/04/2008;

considerando o Artigo 21 do Regimento Geral da UTFPR, aprovado pela Deliberação nº 07/09-COUNI, de 05 de junho de 2009;

considerando o Artigo 10 do Regulamento do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, aprovado pela Deliberação 08/2010-COUNI;

considerando a  Portaria de Pessoal GABIR/UTFPR nº 428, de 11 de março de 2021, que designa Rubens Alexandre de Faria como Presidente do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias da Universidade Tecnológica Federal do Paraná;

considerando a Portaria nº 1455, de 06/08/2019,  do Reitor da UTFPR, que nomeia os membros do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias, quadriênio 2019-2023;

considerando o  processo SEI 23.064.019199/2021-33, analisado na na 16ª Reunião Ordinária, realizada em 09/07/2021 e despacho COEMP nº 2128665 com parecer favorável do Relator Rafael Fernando Pequito Lima para emissão da Resolução;

 

RESOLVE:

 

Art. 1º  Aprovar, na forma do anexo, o Programa de Extensão ARQUIVO: Patrimônio Histórico ferramenta de educação e cultura, Campus Curitiba.

Art. 2º  A presente Resolução será publicada em Boletim de Serviço Eletrônico e entrará em vigor na data de sua publicação. 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) RUBENS ALEXANDRE DE FARIA, PRESIDENTE DO CONSELHO, em (at) 11/08/2021, às 09:46, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2151381 e o código CRC (and the CRC code) 3B552D5B.



ANEXO I À Resolução (Cons. Delib.) Nº 2, DE 11 DE AGOSTO DE 2021

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

 

PROGRAMA DE EXTENSÃO

 

ARQUIVO ARQUITETURA – ARQUITETURA, PROSPECÇÃO E MEMÓRIA.

 

ÁREAS TEMÁTICAS: PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURA

 

COORDENADORA: GICELI PORTELA CUNICO DE OLIVEIRA

 

CAMPUS CURITIBA

 

 

I- INTRODUÇÃO

 

“Portadoras de mensagens espirituais do passado, as obras monumentais de cada povo perduram no presente como testemunho vivo de suas tradições seculares. A humanidade cada vez mais consciente da unidade dos valores humanos, as considera um patrimônio comum e, perante as gerações futuras, se reconhece solidariamente responsável por preservá-las, impondo a si mesma o dever de transmiti-la na plenitude de sua autenticidade” (Carta de Veneza ,1964)

A educação Patrimonial, é base para identidade e cultura de um povo. A necessidade de compreensão instiga o observador à curiosidade que leva ao conhecimento, e só assim se preservam os valores construídos pelas mãos humanas. Edificações singelas ou monumentais representam símbolos de uma sociedade que tem o papel de transportar a história através do tempo. Os edifícios históricos formam, a céu aberto, coleção importante para o testemunho da história. A sua preservação depende fundamentalmente do reconhecimento de seus valores históricos.

A partir deste reconhecimento, nós pesquisadores e profissionais dedicados à preservação da memória temos o dever de trazer à tona todo um universo de conhecimento a ser explorado por qualquer pessoa interessada em história, técnicas retrospectivas e memórias cristalizadas nos bens Históricos. Os projetos envolvidos neste programa têm o papel de reunir informações com fontes acadêmicas a fim de informar, aculturar na intenção primordial de sensibilizar um público, pois esta é a melhor e talvez a única forma de se preservar o Patrimônio Histórico.

O Projeto Arquivo é uma ação de pesquisa que funciona a partir de um grupo de estudantes pesquisadores, que produz um conteúdo de desenhos, pesquisa histórica, junta dados e documentos do bem Histórico. Em seguida organiza, cataloga, e disponibiliza todas as informações históricas do Patrimônio construído da cidade de Curitiba num website, que pode ser acessado em qualquer lugar do mundo e ainda aplica uma placa cerâmica com o um “QR code” em cada imóvel estudado para que uma pessoa que circule pelas ruas de Curitiba pode visualizar todas as informações referentes ao imóvel histórico. Com esta possibilidade, se amplia o grupo de pessoas atingidas pelo projeto.

OBJETIVOS: Organizar, catalogar e disponibilizara conteúdo técnico e histórico das edificações históricas de Curitiba. Esta ação coloca-se como forma de incentivo à preservação do Patrimonio Histórico Material.

 

II - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

III - PROJETOS DESENVOLVIDOS

 

I- O Projeto Arquivo foi criado em 2018, a partir de produções acadêmicas das disciplinas de Patrimônio Cultural e Restauro do curso de Arquitetura e Urbanismo. A ideia se concentra em organizar uma coleção de trabalhos dedicados à pesquisa de Edificações Históricas (projetos, maquetes e documentos) realizados nas disciplinas de Patrimônio do curso de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR, e disponibilizar publicamente através do de um site, todas as edificações históricas da cidade de Curitiba. Este conteúdo pode ser acessado também pelo QR code afixado em edifícios históricos, atendendo a população e também aos visitantes da cidade. Além de contribuir significativamente com pesquisadores acadêmicos oferecendo acesso a documentos históricos pois no website um conteúdo acadêmico mais técnico também é disponibilizado para download.

 Esta base cadastral tem apoio dos órgãos municipais ligados à cultura e à preservação que cedem material e também usufruem do material organizado por este gurpo de pesquisas. Atualmente 160 obras da cidade de Curitiba já estão disponíveis para acesso na plataforma www.arquivoarquitetura.com. Nesse início de pesquisa foi possível observar a abrangência potencial em um universo de edificações históricas com o intuito de expandir a pesquisa por todo o estado do Paraná. O site do projeto Arquivo é o produto deste Programa que cresce exponencialmente.

No ano de 2019, por interesse da Prefeitura Municipal de Curitiba, o grupo de pesquisas foi convidado a partilhar este projeto com o projeto “Rosto da Cidade”: Projeto em vigor na gestão do Prefeito Rafael Greca que tem por objetivo conservar e divulgar as ações de preservação do patrimônio de Curitiba. A dinâmica se dá da seguinte maneira: Os pesquisadores do Projeto Arquivo produzem conteúdos de imóveis emblemáticos de Curitiba que se conecta com o site do projeto da Prefeitura Municipal. Por conta desta parceria, a Prefeitura cedeu um espaço físico em um imóvel no centro histórico de Curitiba, para sediar este centro de pesquisas: a “Escola do Patrimônio", onde os pesquisadores têm espaço físico, bolsas de estudo e estrutura para trabalho, com fácil deslocamento pelo setor histórico, principal local da pesquisa. Convênio 001/2019. (Direc - UTFPR)

II - O projeto Conexões - Patrimônio online para a comunidade - vem complementar as ações educativas, pois o grupo de pesquisadores imersos no tema do Patrimônio tem ativa participação em eventos científicos, publicando artigos e demais produtos acadêmicos. A dinâmica deste trabalho se dá na troca de experiências com nomes expressivos da área do Patrimônio Histórico através de conferências temáticas. Estas conferências gratuitas são abertas para toda a sociedade, onde são convocados especialistas nacionais e internacionais, e nomes referência no tema do Patrimônio Histórico que expõem temas de pesquisas ou trabalhos de ordem técnica e trazem seu conhecimento para todos os interessados. Estas palestras e aulas ficam posteriormente disponíveis em uma plataforma de compartilhamento de vídeos. O projeto teve início no ano de 2020, onde por força da Pandemia instalada, muitos pesquisadores buscavam este tipo de conhecimento através de acesso remoto. O grupo é procurado para auxílio em novos cursos, auxílio em ferramentas técnicas e pesquisas, participação em semanas acadêmicas de várias instituições brasileiras. A procura é crescente e os resultados comprovam a eficácia e certeza de que esta ideia deve perdurar por muitos anos, mostrando que a tecnologia vem sendo a ferramenta eficaz e acessível em qualquer momento.

 

IV - AÇÕES CONTINUADAS NOS PRÓXIMOS 4 ANOS

 

V - RISCOS E DIFICULDADES

Não apontamos riscos nas atividades relacionadas ao tema dos referidos projetos, mas algumas dificuldades se enquadram nos recursos materiais quando do deslocamento do grupo de pesquisas em missões para ampliar o acervo em cidades vizinhas, ou ainda em exposições de produtos do grupo como conferências e eventos científicos, além de custos fixos de:

 

 

 

VI - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

RUSKIN, John. A lâmpada da memória. Artes & Ofícios, São Paulo, Ateliê Editorial, 2008.

VIOLLET-LE-DUC, Eugène. Restauração. Artes & Ofícios, 3ª edição, São Paulo, Ateliê Editorial, 2007.

BRANDI, Cesare. Teoria da restauração. Coleção Cantos do Rio, 3ª edição, São Paulo, Ateliê Editorial, 2008.

IPHAN - www.iphan.gov.br - legislação brasileira sobre o Patrimônio Histórico

PMC - Rosto da Cidade - https://www.curitiba.pr.gov.br/rostodacidade

 


Referência: Processo nº 23064.019199/2021-33 SEI nº 2151381