Boletim de Serviço Eletrônico em 18/08/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PATO BRANCO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL (PPGDR) - CAMPUS PATO BRANCO

 

EDITAL nº 05/2021

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL, NÍVEIS MESTRADO E DOUTORADO, DA UTFPR – CAMPUS PATO BRANCO, EM 2022.

 

O Diretor-Geral do Campus Pato Branco da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, por meio do Presidente da Comissão de Seleção dos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), atendendo à determinação do Colegiado do Programa, conforme disposto no Regulamento Acadêmico do PPGDR, vem tornar público o Edital do Processo de Seleção para ingresso nos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR, em 2022.

 

1. DO NÚMERO DE VAGAS

Serão ofertadas 25 (vinte e cinco) vagas, divididas entre os cursos de Doutorado e Mestrado, da seguinte forma:

Para ingresso no Doutorado em Desenvolvimento Regional, em 2022, serão ofertadas 10 (dez) vagas no âmbito deste processo seletivo, sendo 06 (seis) vagas para a Linha de Pesquisa Regionalidade e Desenvolvimento e 04 (quatro) vagas para a Linha de Pesquisa Educação e Desenvolvimento.

Para ingresso no Mestrado em Desenvolvimento Regional, em 2022, serão ofertadas 15 (quinze) vagas no âmbito deste processo seletivo, sendo 09 (nove) vagas para a Linha de Pesquisa Regionalidade e Desenvolvimento e 06 (seis) vagas para a Linha de Pesquisa Educação e Desenvolvimento.

 

1.1 DOUTORADO 

1.1.1 A Proposta de Pesquisa apresentada pelo(a) candidato(a) a Doutorado deverão obrigatoriamente indicar, na primeira página, um dos temas de pesquisa do Quadro 1.

1.1.2 Os(as) candidatos(as) concorrerão com os(as) demais candidatos(as) que apresentarem propostas inscritas para um mesmo tema de pesquisa. 

1.1.3 Vagas não preenchidas em determinado tema de pesquisa poderão ser remanejadas, a critério do Colegiado do PPGDR.

 

Quadro 1 - Distribuição de vagas para Doutorado, por tema de pesquisa

Temas de pesquisa

Vagas
para
doutorado

Quantidade máxima
de convocados
à segunda etapa

Culturas, estéticas, artes e (re)existências

1

3

Educação, políticas públicas e legislação para a proteção ambiental no meio urbano e rural

1

3

Educação e Trabalho sob o enfoque de Ciência, Tecnologia e Sociedade

1

3

Territórios e culturas digitais

1

3

Cidades Inteligentes e Sustentabilidade

1

3

Meio Ambiente: comunicação rural, biodiversidade e sensoriamento remoto.

2

6

Planejamento e Políticas Públicas

1

3

Sociedade e natureza, gênero e etnicidade, agricultura familiar e diversificação dos meios de vida.

2

6

 

1.2 MESTRADO 

1.2.1 A Proposta de Pesquisa apresentada pelo(a) candidato(a) a Mestrado deverá obrigatoriamente indicar, na primeira página, um dos temas de pesquisa do Quadro 2.

1.2.2 Os(as) candidatos(as) concorrerão com os(as) demais candidatos(as) que apresentarem propostas inscritas para um mesmo tema de pesquisa. 

1.2.3 Vagas não preenchidas em determinado tema de pesquisa poderão ser remanejadas, a critério do Colegiado do PPGDR.

 

Quadro 2 - Distribuição de vagas para Mestrado, por tema de pesquisa

Temas de pesquisa

Vagas
para
mestrado

Quantidade máxima
de convocados
à segunda etapa

Educação, políticas públicas e legislação para a proteção ambiental no meio urbano e rural

3

9

Educação e Trabalho sob o enfoque de Ciência, Tecnologia e Sociedade

1

3

Envelhecimento populacional e desenvolvimento: políticas e diretrizes nacionais e internacionais.

1

3

Políticas de Educação Superior: perspectivas decoloniais, internacionalização e interculturalidade.

1

3

Cidades Inteligentes e Sustentabilidade

1

3

Meio Ambiente: comunicação rural, biodiversidade e sensoriamento remoto.

3

9

Planejamento e Políticas Públicas

2

6

Sociedade e natureza, gênero e etnicidade, agricultura familiar e diversificação dos meios de vida.

3

9

 

2. DAS DATAS DO PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo seguirá o cronograma disposto no Quadro 3.

 

Quadro 3 - Cronograma

Etapas

Data/Período

Inscrição e envio da documentação exigida

01/09/2021 a 30/09/2021

Divulgação das inscrições homologadas

13/10/2021

Recurso ao edital de inscrições homologadas

Até 15/10/2021 (18h00)

Resultado dos recursos ao edital de inscrições

Até 19/10/2021 (18h00)

Resultado da primeira etapa

03/11/2021

Recurso ao resultado da primeira etapa

Até 05/11/2021 (18h00)

Resultado do recurso ao resultado da primeira etapa

Até 10/11/2021

Divulgação do cronograma da segunda etapa

12/11/2021

Defesa oral de proposta de pesquisa

16/11/2021 a 30/11/2021

Divulgação do resultado preliminar

08/12/2021

Recurso ao resultado preliminar

Até 10/12/2021 (18h00)

Publicação do resultado final

20/12/2021

 

 3. DA INSCRIÇÃO

3.1 Período de inscrições: 01/09/2021 a 30/09/2021, até as 23h59min, em https://portal.utfpr.edu.br/pb/ppgdr/ sendo esta a única forma possível de inscrição. 

3.2 O processo de inscrição envolve a leitura e a interpretação do Edital nº 05/2021-PPGDR.


INSCRIÇÃO PARA O DOUTORADO

3.3 Preenchimento da ficha de inscrição no endereço eletrônico (https://utfws.utfpr.edu.br/acad05/sistema/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=5&p_curscodnr=200&p_cursoanonr=2022) de acordo com o cronograma disposto no Quadro 3.

3.3.1 Na etapa 1 do formulário, selecionar:

3.3.2 Na etapa 2 do formulário, preencher:

Observação 1: ATENÇÃO a esse envio, pois será possível prosseguir com o preenchimento e envio do formulário mesmo se não houver arquivo anexado. Porém, a inscrição será homologada apenas se o arquivo for enviado de maneira correta.

Observação 2: Apenas um arquivo poderá ser anexado, com tamanho máximo de 10MB. Ao anexá-lo, aguarde a frase “Um anexo está pronto para ser enviado”, e no formulário deverá aparecer “Arquivo anexado: Joao_Silva.pdf”.

3.3.3 Na etapa 3 do formulário, preencher:

a. Vínculo profissional.

b. Dados socioeconômicos.

3.3.4 Na etapa 4 do formulário, preencher:

a. Dados Pessoais (tenha em mãos todos os documentos pessoais).

 

INSCRIÇÃO PARA O MESTRADO

3.4 Preenchimento da ficha de inscrição no endereço eletrônico (https://utfws.utfpr.edu.br/acad05/sistema/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=5&p_curscodnr=200&p_cursoanonr=2022) de acordo com o cronograma disposto no Quadro 3.

3.4.1 Na etapa 1 do formulário, selecionar:

3.4.2 Na etapa 2 do formulário, preencher:

Observação 1: ATENÇÃO a esse envio, pois será possível prosseguir com o preenchimento e envio do formulário mesmo se não houver arquivo anexado. Porém, a inscrição será homologada apenas se o arquivo for enviado de maneira correta.

Observação 2: Apenas um arquivo poderá ser anexado, com tamanho máximo de 10MB. Ao anexá-lo, aguarde a frase “Um anexo está pronto para ser enviado”, e no formulário deverá aparecer “Arquivo anexado: Joao_Silva.pdf”.

3.4.3 Na etapa 3 do formulário, preencher:

a. Vínculo profissional.

b. Dados socioeconômicos.

3.4.4 Na etapa 4 do formulário, preencher:

a. Dados Pessoais (tenha em mãos todos os documentos pessoais).

 

3.5 O PPGDR não se responsabiliza por quaisquer problemas que impeçam a realização da inscrição até às 23h59min do dia 30/09/2021.

3.6 É possível enviar apenas 01 (uma) inscrição por candidato(a). Depois de enviada não é possível alterá-la. Caso seja preciso alterar, é necessário solicitar através do e-mail selecao-ppgdr-pb@utfpr.edu.br a exclusão da inscrição, para, então, refazê-la.


3.7 Na Ficha de Inscrição, o(a) candidato(a) deve indicar, obrigatoriamente, a Linha de Pesquisa pretendida:

3.7.1 Educação e Desenvolvimento – Esta linha objetiva contribuir para a formação de agentes de desenvolvimento, planejadores e executores de projetos e programas socioambientais, bem como para a formação de educadores, visando ampliar competências no sentido da atuação interdisciplinar através do ensino e da pesquisa sobre distintos aspectos da educação formal e não formal em suas relações com contextos interculturais e com desenvolvimento regional em bases sustentáveis.

3.7.2 Regionalidade e Desenvolvimento – Esta linha investiga as dinâmicas socioeconômicas e ambientais do desenvolvimento regional, com estudos orientados no desafio da inovação, sustentabilidade e interdisciplinaridade, com ênfase nos atores, instituições, organizações e políticas públicas.

 

3.8 A decisão final sobre a atribuição dos orientadores é prerrogativa do Colegiado do PPGDR.

 

3.9 Memorial Descritivo do(a) candidato(a)

3.9.1 O Memorial Descritivo deve ser anexado à inscrição, seja para Doutorado ou para Mestrado, contendo obrigatoriamente: Apresentação das experiências profissionais e acadêmicas; Exposição das razões para escolha do PPGDR e do Tema de Pesquisa escolhido; Reflexão sobre os interesses teóricos do(a) candidato(a); Plano de estudo relacionado ao tema de pesquisa, autores vislumbrados e experiências anteriores em torno do tema; Referências.

3.9.2 O Memorial Descritivo não deverá exceder 03 (três) páginas, não sendo considerado nesse total o tópico das referências.

3.9.3 A não apresentação do  Memorial Descritivo implicará a eliminação sumária do(a) candidato(a) do processo seletivo.

 

4. DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO 


PARA O DOUTORADO

4.1 PRIMEIRA ETAPA – Proposta de Pesquisa para o Doutorado

4.1.1 A Proposta de Pesquisa deve ser anexada à inscrição, contendo, obrigatoriamente, os seguintes elementos: Título; Tema de Pesquisa (conforme Quadro 1); Delimitação da Problemática; Objetivos; Referencial Teórico; Procedimentos Metodológicos; Referências.

4.1.2 A Proposta de Pesquisa deve ser relacionada ao Tema de Pesquisa indicado na primeira página do documento.

4.1.3 A Proposta de Pesquisa não deverá exceder 08 (oito) páginas, não sendo considerado nesse total o tópico das referências.

4.1.4 A Proposta de Pesquisa deverá contemplar, mencionando-se, no mínimo, 05 (cinco) referências indicadas no item 7 deste Edital, e devem ser referenciadas seguindo as normas da ABNT, no texto e na seção Referências.

4.1.5 A ausência de qualquer desses elementos implicará a eliminação sumária do(a) candidato(a) do processo seletivo. 

4.1.6 A Proposta de Pesquisa para o Doutorado será avaliada conforme o disposto no Quadro 4.


Quadro 4 - Critérios de avaliação da Proposta de Pesquisa para o Doutorado (limitado a 50 pontos)

QUESITOS

CRITÉRIOS

VALORAÇÃO

Delimitação da
problemática

Texto pertinente e atual, coerente com o tema de pesquisa indicado, apresentando justificativas sociais e acadêmicas e delimitando claramente o objeto de estudo.

Até 10 pontos

Objetivos

Objetivos claramente definidos e compatíveis com o problema de pesquisa.

Até 10 pontos

Referencial Teórico

Referencial teórico adequado ao tema de pesquisa e ao problema de pesquisa. 

O(a) candidato(a) será eliminado(a) do processo seletivo se a Proposta de Pesquisa apresentada não mencionar no mínimo 05 (cinco) referências indicadas no item 7 deste Edital.

Até 15 pontos

Procedimentos Metodológicos

Procedimentos metodológicos claramente especificados e alinhados ao problema e aos objetivos da pesquisa.

Até 10 pontos

Uso apropriado das normas e da linguagem

 

O texto da proposta de pesquisa deve seguir as normas da ABNT e demonstrar domínio da Norma Padrão da Língua Portuguesa.

Até 5 pontos

 

4.2 Resultado da Primeira Etapa, eliminatória - Doutorado

4.2.1 Os(as) candidatos(as) que obtiverem nota menor que 30 (trinta) pontos na Primeira Etapa - avaliação da Proposta de Pesquisa - serão eliminados do processo seletivo. 

4.2.2 Em cada Tema de Pesquisa, serão convocados(as) para a Segunda Etapa do processo seletivo os(as) candidatos(as) que obtiverem as maiores notas conforme o Quadro 1. 

4.2.3 Em caso de empate na nota referente à última vaga de cada Tema de Pesquisa para a Segunda Etapa, serão convocados todos(as) os(as) candidatos(as) empatados(as).

4.2.4 A divulgação do resultado da primeira etapa será feita em 03/11/2021.

 

4.3 SEGUNDA ETAPA - Defesa oral da Proposta de Pesquisa para o Doutorado

4.3.1 A defesa oral da Proposta de Pesquisa (até 50 pontos) será realizada de forma individual, conduzida por banca composta por, no mínimo, 2 (dois) professores do PPGDR.

4.3.2 Será realizada através de plataforma virtual, a ser divulgada junto ao cronograma, em 12/11/2021.

4.3.3 O não comparecimento na data e horário definidos no cronograma, implica eliminação do(a) candidato(a) do processo seletivo. 

4.3.4 Em caso de impossibilidade de participação, por problemas de conexão ou outros de força maior, esta deverá ser imediatamente informada ao PPGDR, através do e-mail selecao-ppgdr-pb@utfpr.edu.br ou telefone (46) 3220-2608. 

4.3.5 Diante da impossibilidade informada, a sessão de Defesa da Proposta de Pesquisa poderá ser reagendada, dentro do período previsto no Cronograma, sendo divulgada a nova data no sítio eletrônico do PPGDR.

4.3.6 A defesa oral da Proposta de Pesquisa pelo(a) candidato(a) será avaliada pela banca conforme os seguintes critérios: 

 

4.4 Pontuação do Currículo Lattes, para Doutorado

4.4.1 Consiste da homologação da pontuação do Currículo Lattes, especialmente, no tocante à trajetória acadêmica e profissional do(a) candidato(a), até 50 (cinquenta) pontos, conforme o Quadro 5.

4.4.2 Serão consideradas publicações do período 2011 a 2021. 

4.4.3 A ficha de pontuação preenchida e o Currículo Lattes, atualizado na Plataforma Lattes disponível no sítio eletrônico do CNPq, no modelo completo, devem ser anexados à inscrição (na forma de anexo).

4.4.4 Os comprovantes da pontuação autoatribuída devem ser anexados à inscrição, junto à Ficha de Pontuação e na ordem da mesma, de forma organizada, numerados de acordo com a sequência dos quesitos do Quadro 5. Não deverão ser incluídos documentos que não pontuem.

4.4.5 Os comprovantes da publicação de artigos deverão conter a primeira folha do texto em que aparecem o ISBN e/ou DOI e o título do periódico, com ano e número da publicação, acompanhados do comprovante Qualis do Quadriênio 2013-2016, extraído do sítio eletrônico da CAPES.

4.4.6 Os demais comprovantes deverão evidenciar a autoria, e/ou a participação em iniciação científica ou projetos de extensão, e/ou atividade profissional.

4.4.7 Os critérios de avaliação da pontuação do currículo para o Doutorado estão especificados no Quadro 5.

 

Quadro 5 - Critérios de avaliação da pontuação do currículo para o Doutorado (limitado a 50 pontos)

 

FICHA DE PONTUAÇÃO – Doutorado

Nome do(a) Candidato(a):

Pontuação autoatribuída Candidato(a)

Pontuação homologada Comissão

Quesitos

1

Artigos publicados em periódicos científicos
indexados no QUALIS (deverá ser utilizado o maior QUALIS 2013-2016 disponível no sítio da CAPES)

A1 (15 pontos por artigo limitado a 45 pontos)

 

 

A2 (12 pontos por artigo limitado a 36 pontos)

 

 

B1 (10 pontos por artigo limitado a 20 pontos)

 

 

B2 (8 pontos por artigo, limitado a 16 pontos)

 

 

B3 (6 pontos por artigo limitado a 12 pontos)

 

 

B4 (4 pontos por artigo limitado a 8 pontos)

 

 

B5 (1,5 pontos por artigo limitado a 3 pontos)

 

 

2

Artigo completo publicado em Anais de evento científico de abrangência nacional ou internacional

1,5 pontos por trabalho (limitado a 6 pontos)

 

 

3

Resumo publicado em anais de evento científico de abrangência nacional ou internacional

0,5 ponto por trabalho (limitado a 2 pontos)

 

 

4

Orientação de estudantes em Programa de Iniciação Científica, Programa de Iniciação Tecnológica, Programa de Iniciação à Docência ou Programa/Projeto de Extensão Universitária, Trabalho de Conclusão de Curso, devidamente comprovados pela IES de origem.

1,5 pontos por ano, podendo ser computadas frações em meses (limitado a 3 pontos)

 

 

5

Atividade profissional em área correlata à da formação acadêmica e/ou em áreas afins com Linha de Pesquisa do PPGDR.

1,5 ponto a cada ano, podendo ser computadas frações em meses (limitado a 6 pontos)

 

 

Total de Pontos

 

 

 

4.5 Aprovação, Classificação e Divulgação do Resultado - Doutorado

4.5.1 Serão considerados(as) aprovados(as) no processo seletivo os(as) candidatos(as) cuja soma das notas obtidas na Primeira Etapa e na Segunda Etapa for maior ou igual a 60 (sessenta) pontos. 

4.5.2 A nota final, que será usada para classificação dos(as) candidatos(as), será obtida pela soma da nota da Primeira Etapa, nota da Segunda Etapa, e pontuação homologada do Currículo.

4.5.3 Os(as) candidatos(as) aprovados(as) inscritos(as) às vagas de um mesmo Tema de Pesquisa do Quadro 1, serão listados(as) em ordem decrescente pela nota final.

4.5.4 Em caso de empate, terá preferência o(a) candidato(a) com maior nota na Primeira Etapa. Prevalecendo o empate, terá preferência o(a) candidato(a) com maior nota na Segunda Etapa. Persistindo, ainda, o empate, terá preferência o(a) candidato(a) de maior idade.

4.5.5 O resultado será divulgado 08/12/2021, por ordem decrescente de classificação.

 

DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO PARA O MESTRADO
 

4.6 PRIMEIRA ETAPA – Proposta de Pesquisa para o Mestrado

4.6.1 A Proposta de Pesquisa deve ser anexada à inscrição, contendo, obrigatoriamente, os seguintes elementos: Título; Tema de Pesquisa (conforme Quadro 2); Delimitação da Problemática; Objetivos; Referencial Teórico; Procedimentos Metodológicos; Referências.

4.6.2 A Proposta de Pesquisa deve ser relacionada ao Tema de Pesquisa indicado na primeira página do documento.

4.6.3 A Proposta de Pesquisa não deverá exceder 05 (cinco) páginas, não sendo considerado nesse total o tópico das referências.

4.6.4 A Proposta de Pesquisa deverá contemplar, mencionando-se, no mínimo, 03 (três) referências indicadas no item 7 deste Edital, e devem ser referenciadas seguindo as normas da ABN\t, no texto e na seção Referências.

4.6.5 A ausência de qualquer desses elementos implicará a eliminação sumária do(a) candidato(a) do processo seletivo. 

4.6.6 A Proposta de Pesquisa para o Doutorado será avaliada conforme o disposto no Quadro 6.

 

Quadro 6 - Critérios de avaliação da Proposta de Pesquisa para o Mestrado (limitado a 50 pontos)

QUESITOS

CRITÉRIOS

VALORAÇÃO

Delimitação da
problemática

Texto pertinente e atual, coerente com o tema de pesquisa indicado, apresentando justificativas sociais e acadêmicas e delimitando claramente o objeto de estudo.

Até 10 pontos

Objetivos

Objetivos claramente definidos e compatíveis com o problema de pesquisa.

Até 10 pontos

Referencial Teórico

Referencial teórico adequado ao tema de pesquisa e ao problema de pesquisa. 

O(a) candidato(a) será eliminado(a) do processo seletivo se a Proposta de Pesquisa apresentada não mencionar no mínimo 03 (três) referências indicadas no item 7 deste Edital.

Até 15 pontos

Procedimentos Metodológicos

Procedimentos metodológicos claramente especificados e alinhados ao problema e aos objetivos da pesquisa.

Até 10 pontos

Uso apropriado das normas e da linguagem

 

O texto da proposta de pesquisa deve seguir as normas da ABNT e demonstrar domínio da Norma Padrão da Língua Portuguesa.

Até 5 pontos

 

4.7 Resultado da Primeira Etapa, eliminatória - Mestrado

4.7.1 Os(as) candidatos(as) que obtiverem nota menor que 30 (trinta) pontos na Primeira Etapa - avaliação da Proposta de Pesquisa - serão eliminados do processo seletivo. 

4.7.2 Em cada Tema de Pesquisa, serão convocados(as) para a Segunda Etapa do processo seletivo os(as) candidatos(as) que obtiverem as maiores notas conforme o Quadro 2. 

4.7.3 Em caso de empate na nota referente à última vaga de cada Tema de Pesquisa para a Segunda Etapa, serão convocados todos(as) os(as) candidatos(as) empatados(as).

4.7.4 A divulgação do resultado da primeira etapa será feita em 03/11/2021.

 

4.8 SEGUNDA ETAPA - Defesa oral da Proposta de Pesquisa para o Mestrado

4.8.1 A defesa oral da Proposta de Pesquisa (até 50 pontos) será realizada de forma individual, conduzida por banca composta por, no mínimo, 2 (dois) professores do PPGDR.

4.8.2 Será realizada através de plataforma virtual, a ser divulgada junto ao cronograma, em 12/11/2021.

4.8.3 O não comparecimento na data e horário definidos no cronograma, implica eliminação do(a) candidato(a) do processo seletivo. 

4.8.4 Em caso de impossibilidade de participação, por problemas de conexão ou outros de força maior, esta deverá ser imediatamente informada ao PPGDR, através do e-mail selecao-ppgdr-pb@utfpr.edu.br ou telefone (46) 3220-2608. 

4.8.5 Diante da impossibilidade informada, a sessão de Defesa da Proposta de Pesquisa poderá ser reagendada, dentro do período previsto no Cronograma, sendo divulgada a nova data no sítio eletrônico do PPGDR.

4.8.6 A defesa oral da Proposta de Pesquisa pelo(a) candidato(a) será avaliada pela banca conforme os seguintes critérios: 

 

4.9 Pontuação do Currículo Lattes, para Mestrado

4.9.1 Consiste da homologação da pontuação do Currículo Lattes, especialmente, no tocante à trajetória acadêmica e profissional do(a) candidato(a), até 30 (trinta) pontos, conforme o Quadro 7.

4.9.2 Serão consideradas publicações do período 2011 a 2021. 

4.9.3 A ficha de pontuação preenchida e o Currículo Lattes, atualizado na Plataforma Lattes disponível no sítio eletrônico do CNPq, no modelo completo, devem ser anexados à inscrição (na forma de anexo).

4.9.4 Os comprovantes da pontuação autoatribuída devem ser anexados à inscrição, junto à Ficha de Pontuação e na ordem da mesma, de forma organizada, numerados de acordo com a sequência dos quesitos do Quadro 7. Não deverão ser incluídos documentos que não pontuem.

4.9.5 Os comprovantes da publicação de artigos deverão conter a primeira folha do texto em que aparecem o ISBN e/ou DOI e o título do periódico, com ano e número da publicação, acompanhados do comprovante Qualis do Quadriênio 2013-2016, extraído do sítio eletrônico da CAPES.

4.9.6 Os demais comprovantes deverão evidenciar a autoria, e/ou a participação em iniciação científica ou projetos de extensão, e/ou atividade profissional.

4.9.7 Os critérios de avaliação da pontuação do currículo para o Mestrado estão especificados no Quadro 7.

 

Quadro 7 - Critérios de avaliação da pontuação do currículo para o Mestrado (limitado a 30 pontos)

FICHA DE PONTUAÇÃO – Mestrado

Nome do(a) Candidato(a):

Pontuação autoatribuída Candidato(a)

Pontuação homologada Comissão

Quesitos

1

Artigos publicados em periódicos científicos
indexados no QUALIS (deverá ser utilizado o maior QUALIS 2013-2016 disponível no sítio da CAPES)

A1 (15 pontos por artigo limitado a 30 pontos)

 

 

A2 (12 pontos por artigo limitado a 24 pontos)

 

 

B1 (10 pontos por artigo limitado a 30 pontos)

 

 

B2 (8 pontos por artigo, limitado a 24 pontos)

 

 

B3 (6 pontos por artigo limitado a 12 pontos)

 

 

B4 (4 pontos por artigo limitado a 8 pontos)

 

 

B5 (1,5 pontos por artigo limitado a 3 pontos)

 

 

2

Artigo completo publicado em Anais de evento científico de abrangência nacional ou internacional

1,5 pontos por trabalho (limitado a 6 pontos)

 

 

3

Resumo publicado em anais de evento científico de abrangência nacional ou internacional

0,5 ponto por trabalho (limitado a 2 pontos)

 

 

4

Participação como discente em Programa de Iniciação Científica, Programa de Iniciação Tecnológica, Programa de Iniciação à Docência ou em Programa PET, ou em projeto de Extensão Universitária, devidamente comprovados pela IES de origem, com, no mínimo, 1 (um) ano de duração.

1,5 pontos por ano, podendo ser computadas frações em meses (limitado a 3 pontos)

 

 

5

Atividade profissional em área correlata à da formação acadêmica e/ou em áreas afins com Linha de Pesquisa do PPGDR.

1,5 ponto a cada ano, podendo ser computadas frações em meses (limitado a 4,5 pontos)

 

 

Total de Pontos

 

 

 

4.10 Aprovação, Classificação e Divulgação do Resultado - Mestrado

4.10.1 Serão considerados(as) aprovados(as) no processo seletivo os(as) candidatos(as) cuja soma das notas obtidas na Primeira Etapa e na Segunda Etapa for maior ou igual a 60 (sessenta) pontos. 

4.10.2 A nota final, que será usada para classificação dos(as) candidatos(as), será obtida pela soma da nota da Primeira Etapa, nota da Segunda Etapa, e pontuação homologada do Currículo.

4.10.3 Os(as) candidatos(as) aprovados(as) inscritos(as) às vagas de um mesmo Tema de Pesquisa do Quadro 2, serão listados(as) em ordem decrescente pela nota final.

4.10.4 Em caso de empate, terá preferência o(a) candidato(a) com maior nota na Primeira Etapa. Prevalecendo o empate, terá preferência o(a) candidato(a) com maior nota na Segunda Etapa. Persistindo, ainda, o empate, terá preferência o(a) candidato(a) de maior idade.

4.10.5 O resultado será divulgado 08/12/2021, por ordem decrescente de classificação.
 

 

 5. DAS MATRÍCULAS

 

5.1 MATRÍCULAS PARA O DOUTORADO

5.1.1 Terão direito à matrícula os(as) candidatos(as) aprovados e classificados no processo seletivo para cada tema de pesquisa de acordo com o número de vagas do Quadro 1. 

5.1.2 No ato da matrícula é necessário apresentar a seguinte documentação:

a. Fotocópia da carteira de identidade (RG) ou outro documento oficial de identificação com foto.

b. Comprovante de inscrição no CPF.

c. Fotocópia da certidão de nascimento ou casamento.

d. Fotocópia do título de eleitor com o comprovante da situação eleitoral pelo TSE obtido no sítio: http://www.tse.jus.br/eleitor/situacao-eleitoral.

e. Fotocópia do Diploma de Graduação.

f. Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação.

g. Fotocópia do Diploma de Mestrado, reconhecido e recomendado pela CAPES e/ou cópia da Ata de defesa anterior à data da matrícula.

h. Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Mestrado.

i. Certificado de quitação com o Serviço Militar (para aprovados do sexo masculino, entre 18 e 45 anos de idade).

j. 01 (uma) foto 3x4, recente.


5.1.3 Para candidatos(as) estrangeiros, além do item 5.1.2, apresentar o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) e o Passaporte com visto de estudante, ou outro documento que, por previsão legal, permita que o estrangeiro estude no Brasil.

5.1.4 A não apresentação da documentação e o não cumprimento do prazo estipulado para a matrícula implica na perda da vaga.

5.1.5 Após o período de matrícula, poderão ser chamados candidatos(as) aprovados(as) para o preenchimento de eventuais vagas remanescentes, no âmbito do presente edital, de acordo com a ordem de classificação.

 

5.2 MATRÍCULAS PARA O MESTRADO

5.2.1 Terão direito à matrícula os(as) candidatos(as) aprovados e classificados no processo seletivo para cada tema de pesquisa de acordo com o número de vagas do Quadro 2.

5.2.2 No ato da matrícula é necessário apresentar a seguinte documentação:

a. Fotocópia da carteira de identidade (RG) ou outro documento oficial de identificação com foto.

b. Comprovante de inscrição no CPF.

c. Fotocópia da certidão de nascimento ou casamento.

d. Fotocópia do título de eleitor com o comprovante da situação eleitoral pelo TSE obtido no sítio: http://www.tse.jus.br/eleitor/situacao-eleitoral.

e. Fotocópia do Diploma de Graduação.

f. Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação.

g. Fotocópia do Diploma de Mestrado, reconhecido e recomendado pela CAPES e/ou cópia da Ata de defesa anterior à data da matrícula.

h. Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Mestrado.

i. Certificado de quitação com o Serviço Militar (para aprovados do sexo masculino, entre 18 e 45 anos de idade).

j. 01 (uma) foto 3x4, recente.


5.2.3 Para candidatos(as) estrangeiros(as), além do item 5.2.2, apresentar o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) e o Passaporte com visto de estudante, ou outro documento que, por previsão legal, permita que o(a) estrangeiro(a) estude no Brasil.

5.2.4 A não apresentação da documentação e o não cumprimento do prazo estipulado para a matrícula implica na perda da vaga.

5.2.5 Após o período de matrícula, poderão ser chamados candidatos aprovados para o preenchimento de eventuais vagas remanescentes, no âmbito do presente edital, de acordo com a ordem de classificação.


 

6. DAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

6.1 As informações prestadas na inscrição são de inteira responsabilidade do(a) candidato(a), dispondo a Comissão de Seleção do direito de cancelar e indeferi-la sempre que se verifique que as informações são incorretas, estão incompletas ou que o(a) candidato(a) não satisfaz as condições estabelecidas neste Edital.

6.2 O PPGDR se reserva o direito de atribuir os orientadores conforme melhor adequação para o Programa.

6.3 Os casos omissos neste Edital serão decididos pela Comissão de Seleção do PPGDR, da UTFPR Campus Pato Branco.

6.4 Ao se inscrever, o(a) candidato(a) aceita as condições e normas estabelecidas neste Edital e nos regulamentos do PPGDR e da UTFPR, deles não podendo alegar desconhecimento.

6.5 Para ver os regulamentos acessar a página do PPGDR (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgdr/documentos).

6.6 O presente Edital será publicado na página do PPGDR (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgdr).

 

7. DAS REFERÊNCIAS INDICADAS PARA A PROPOSTA DE PESQUISA – Mestrado e Doutorado

 

ALBÁN ACHINTE, Adolfo. ARTE Y ESPACIO PÚBLICO: ¿UN ENCUENTRO POSIBLE?. Artículo de Reflexión. CALLE14 Revista de investigación en el campo del arte, [s.l.], v. 2, n. 2, diciembre, 2008, p. 104-111 Universidad Distrital Francisco José de Caldas Bogotá, Colombia.


ANTUNES,  Ricardo. Da  Educação  Utilitária  Fordista  à  da  Multifuncionalidade Liofilizada. 38ª Reunião Nacional da ANPEd - 01 a 05 de outubro de 2017 – UFMA - São Luís, MA. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalhoencom_38anped_2017_gt11_textoricardoantunes.pdf
 

ANTUNES, Ricardo. O Privilégio da Servidão. São Paulo: Boitempo Editorial, 2018.

BEAUVOIR, Simone de. A Velhice. 2a ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018. 


BECK, Ulrich. A reinvenção da política: rumo a uma teoria da modernização reflexiva. In: GIDDENS, A.; BECK, U.; SCOTT, L. (Orgs.). Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: UNESP. 1997. p. 11-72. (Capítulo 1).


BRASIL. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.  Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. Documento Técnico. Brasília, DF, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/pessoa-idosa/copy3_of_CartilhaEstratgiarevisada.pdf


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SOUSA SANTOS, Boaventura de. Da ideia de universidade a universidade de ideias. Revistas Críticas de Ciências Sociais. CES. Coimbra, n. 27/28 junho 1989. 


SVAMPA, Maristella. Las fronteras del neoextractivismo en América Latina: Conflictos socioambientales, giro ecoterritorial y nuevas dependencias. São Paulo: Elefante, 2019. Disponível em: http://www.calas.lat/sites/default/files/svampa_neoextractivismo.pdf.

 

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WALSH, Catherine. Pedagogías Decoloniais: practicas insurgentes de resistir, (re) existir y (re) vivir. Tomo I. Quito: Ediciones Abya-Yala, 2013.

 

WALSH, Catherine. Pedagogías Decoloniais: practicas insurgentes de resistir, (re) existir y (re) vivir. Tomo II. Quito: Ediciones Abya-Yala, 2013.


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Disponível em inglês: https://www.cc.gatech.edu/~beki/cs4001/Winner.pdf

Disponível em espanhol: http://depa.fquim.unam.mx/amyd/archivero/Winner,Tienenpoliticalosartefactos_2424.pdf


 

8. FORO

8.1 Para dirimir as questões oriundas deste Edital, será competente a Justiça Federal em Pato Branco – Seção Judiciária do Paraná, renunciando as partes a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

 

 

Assinam eletronicamente este Edital:

Prof. Dr. Edilson Pontarolo

Presidente da Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

Prof. Dr. Wilson Itamar Godoy

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

Prof. Dr. Emerson Giovani Carati 

Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação 

Prof. Dr. Gilson Ditzel Santos

Diretor-Geral do Campus Pato Branco da UTFPR

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EDILSON PONTAROLO, PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, em (at) 16/08/2021, às 16:29, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) WILSON ITAMAR GODOY, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 17/08/2021, às 17:07, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EMERSON GIOVANI CARATI, DIRETOR(A), em (at) 17/08/2021, às 20:03, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GILSON DITZEL SANTOS, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 18/08/2021, às 10:10, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Referência: Processo nº 23064.029715/2021-38 SEI nº 2157642