Boletim de Serviço Eletrônico em 26/08/2021

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS CAMPO MOURÃO

DIRETORIA DE GRAD. EDUC. PROFISSIONAL-CM

EDITAL 19/2021 - DIRGE/DIRGRAD

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

 

O Diretor Geral do Campus Campo Mourão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e a Diretoria de Graduação e Educação Profissional, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, tornam público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições do processo seletivo para ingresso no PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL, PET ENGENHARIA CIVIL, do Campus Campo Mourão da UTFPR.

 

1. DO OBJETO

O Programa de Educação Tutorial - PET é desenvolvido por grupos de estudantes com a tutoria de um docente, organizados a partir de formações de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Tem por objetivo:

a) Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade e de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar;

b) Contribuir para a elevação da qualidade de formação dos estudantes de graduação, da redução da evasão e promoção do sucesso acadêmico, valorizando a tríade: ensino, pesquisa e extensão;

c) Promover a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação acadêmica, científica, tecnológica e cultural;

d) Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país;

e) Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania ativa e pela função social da educação superior;

f) Introduzir novas práticas pedagógicas na graduação;

g) Contribuir para a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação;

h) Contribuir com a política de diversidade na Instituição de Ensino Superior - IES, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero; e

i) Estimular a vinculação dos grupos às áreas prioritárias e a políticas públicas e de desenvolvimento, assim como a correção de desigualdades sociais, regionais e a interiorização do programa.

 

2. DAS NORMAS GERAIS

O presente edital está devidamente fundamentado na Lei 11.180/2005, que instituiu oficialmente o Programa de Educação Tutorial, regulamentado pela Portaria no 976/2010, atualizada pela Portaria nº343/2013 do Ministério da Educação (MEC), disponíveis na página do Ministério da Educação.

A concessão da bolsa está condicionada ao atendimento dos critérios estabelecidos neste Edital.

O estudante selecionado fará jus a Bolsa PET mensal, regulamentada pela Portaria no 976/2010, atualizada pela Portaria nº343/2013 do Ministério da Educação (MEC), que atualmente é de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais.

O valor da bolsa será depositado em uma conta específica do Banco do Brasil e o aluno receberá um cartão benefício do Governo Federal - Ministério da Educação, para realizar sua movimentação financeira. A conta bancária e o cartão benefício serão providenciados pelo Governo Federal.

O aluno selecionado deverá exercer as atividades, pré-estabelecidas pelo próprio grupo, em atendimento às Portarias do Governo Federal, sem qualquer vínculo empregatício com qualquer órgão do Governo Federal, em regime de 20 horas semanais.

 

3. DAS ATRIBUIÇÕES DO BOLSISTA - PET

As atribuições do bolsista PET são informadas na Portaria no 976/2010, atualizada pela Portaria nº343/2013 do Ministério da Educação (MEC), e são elas:

I - zelar pela qualidade acadêmica do PET;

II - participar de todas as atividades programadas pelo professor tutor;

III - participar durante a sua permanência no PET em atividades de ensino, pesquisa e extensão;

IV - manter bom rendimento no curso de graduação;

V - contribuir com o processo de formação de seus colegas estudantes da IES, não necessariamente da mesma área de formação, especialmente no ano de ingresso na instituição;

VI - publicar ou apresentar em evento de natureza cientifica um trabalho acadêmico por ano, individualmente ou em grupo;

VII - fazer referência à sua condição de bolsista do PET nas publicações e trabalhos apresentados; e

VIII - cumprir as exigências estabelecidas no Termo de Compromisso.

 

4. VAGAS

Este edital destina-se ao preenchimento de 05 (cinco) vagas e demais vagas que porventura venham a surgir durante a validade do mesmo, direcionadas a alunos do Curso de Engenharia Civil da UTFPR, Campus Campo Mourão.

Os candidatos relacionados na lista de suplentes, seguindo a ordem de seleção, poderão ser convocados para participar do Programa PET em caso de desistência dos alunos classificados e/ou vacância de aluno bolsista já participante do grupo. Essa lista de espera terá vigência até a edição do próximo processo seletivo do Grupo PET.

 

5. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

Poderão candidatar-se a bolsistas PET os alunos que atendam às seguintes condições:

- Estar regularmente matriculado como estudante do Curso de Engenharia Civil do Campus Campo Mourão da UTFPR, e estejam cursando, conforme registro no Sistema Corporativo Acadêmico, do 2º ao 6º período do curso, no 2º semestre letivo de 2021;

- Apresentar coeficiente de rendimento absoluto igual ou superior a 0,6500 no segundo semestre letivo de 2021/2.

- Não receber outra bolsa do Governo Federal, excetuando-se as Bolsas de Auxílio Estudantil e Bolsa Permanência.

 

6. DO PERÍODO E LOCAL DE INSCRIÇÃO

As inscrições poderão ser realizadas das 8h do dia 01 de setembro de 2021 às 18h do dia 01 de outubro de 2021, mediante o preenchimento (anexar documentos ao formulário) e envio do Formulário Inscrição Processo Seletivo/PET Civil UTFPR. Havendo mais de uma inscrição em nome do mesmo candidato, somente será considerada a inscrição de data mais recente, sendo invalidada a inscrição de data mais antiga.

 

7. DOS DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO

Os candidatos participantes do Processo Seletivo PET Engenharia Civil 2021 deverão anexar no ato da inscrição os seguintes documentos:

a) Ficha de Inscrição preenchida e assinada (Anexo I);

b) Curriculum Vitae atualizado com os respectivos documentos comprobatórios e ficha de pontuação do currículo preenchida e assinada (Anexo II);

c) Carta de Intenções (sugestão de modelo no Anexo III).

A inscrição do candidato implica em declaração de ciência, de forma irrestrita, bem como compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas nos termos deste Edital.

 

8. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

A seleção dos candidatos será realizada pela Comissão de Seleção, composta pelo tutor, mais um servidor do Campus e dois petianos do grupo PET ENGENHARIA CIVIL UTFPR, sob supervisão da Diretoria de Graduação e Educação Profissional do campus e a presidência do tutor.

Os candidatos serão notificados sobre a Convocação para a Defesa da Carta de Intenções, que será publicada até as 18h do dia 05 de outubro de 2021 no Portal da UTFPR, em Editais - Campo Mourão - Graduação e Educação Profissional. Para visualizar clique no Edital do processo seletivo para ingresso no PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL, PET ENGENHARIA CIVIL do campus Campo Mourão da UTFPR e acesse o link Convocação para a Defesa da Carta de Intenções.

As Defesas serão realizadas nos dias 06 e 07 de outubro de 2021, em horário definido conforme convocação, em uma sala do Google Meet e com horários individuais definidos na Convocação para a Defesa da Carta de Intenções que será publicada no dia 05 de outubro de 2021.

Os candidatos serão selecionados e classificados em ordem decrescente da Nota Final (NF), calculada por:

NF = [(CR*10) + (CV/10) + CI + DE] / 4

Sendo:

a) CR - Coeficiente de rendimento escolar;

b) CV - Nota do Curriculum Vitae;

As atividades descritas nos currículos e documentadas com os respectivos comprovantes emitidos por órgão pertinente serão valoradas de acordo com a pontuação total homologada na ficha de pontuação do anexo II.

c) CI - Nota da Carta de Intenções;

A nota da Carta de Intenções (CI) será determinada pelo somatório das notas atribuídas aos seguintes critérios avaliativos:

- Adesão aos objetivos do Programa de Educação Tutorial (de 0 a 2);

- Coerência e coesão (de 0 a 3);

- Criatividade e identidade (de 0 a 2);

- Domínio da escrita formal em língua portuguesa (de 0 a 3).

d) DE -  Nota da Defesa da Carta de Intenções.

A nota da Defesa da Carta de Intenções (DE) será determinada pelo somatório das notas atribuídas aos seguintes critérios avaliativos:

- Assertividade (de 0 a 2);

- Argumentação (de 0 a 3);

- Oratória (de 0 a 3);

- Postura  (de 0 a 2).

- Serão aprovados os candidatos que obtiverem Nota Final (NF) maior ou igual a 7,000.
 

9. DA PERDA DO DIREITO À BOLSA

O aluno Bolsista PET perderá o direito à bolsa se não cumprir as normas estabelecidas pela Portaria no976/2010, atualizada pela Portaria nº343/2013 do Ministério da Educação (MEC), disponíveis na página do Ministério da Educação.

 

10. DA DIVULGAÇÃO DO EDITAL

O presente Edital será publicado no Portal da UTFPR, em Editais - Campo Mourão - Graduação e Educação Profissional.

 

11. DOS RESULTADOS DO PROCESSO SELETIVO E  HOMOLOGAÇÃO

Relação Preliminar com o nome do candidato classificado e de suplentes será publicada até às 18h do dia 13 de outubro de 2021 pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional no Portal da UTFPR, em Editais - Campo Mourão - Graduação e Educação Profissional. Para visualizar clique no Edital do processo seletivo para ingresso no PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL, PET ENGENHARIA CIVIL, do campus Campo Mourão da UTFPR e acesse o link Relação Preliminar.

prazo para recursos referente à Relação Preliminar do candidato classificado e de suplentes será até às 18h do dia 14 de outubro de 2021. As manifestações deverão ser enviadas para o e-mail dirgrad-cm@utfpr.edu.br.

Relação Definitiva com o nome do candidato classificado e de suplentes será publicada até às 18h do dia 15 de outubro de 2021, no Portal da UTFPR, em Editais - Campo Mourão - Graduação e Educação Profissional. Para visualizar clique no Edital do processo seletivo para ingresso no PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL, PET – ENGENHARIA CIVIL do campus Campo Mourão da UTFPR e acesse o link Relação Definitiva.

O candidato classificado deverá confirmar interesse pela bolsa via mensagem eletrônica para o presidente da Comissão de Seleção (jgoes@utfpr.edu.br) até às 18h do dia 18 de de outubro de 2021, sob pena de eliminação.

 

12. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

ATIVIDADE

DATAS

HORÁRIOS

LOCAL

Inscrição dos candidatos

01/09/2021 a 01/10/2021

Até às 18h

Formulário de Inscrição do Processo Seletivo PET Engenharia Civil 2021

Convocação para Defesa da Carta de Intenções

05/10/2021

Até às 18h

Portal da UTFPR - Editais

Defesa da Carta de Intenções

06/10/2021

a

07/10/2021

Conforme definido na convocação para Defesa da Carta de Intenções

Plataforma Google Meet

Divulgação da relação preliminar

13/10/2021

Até às 18h

Portal da UTFPR - Editais

Prazo para recursos

14/10/2021

Até às 18h

Via e-mail (dirgrad-cm@utfpr.edu.br)

Divulgação da relação definitiva

15/10/2021

Até às 18h

Portal da UTFPR - Editais

Prazo para manifestação de interesse pela vaga

18/10/2021

Até às 18h

Via e-mail (jgoes@utfpr.edu.br)

 

13. DISPOSIÇÕES GERAIS

O candidato deverá basear-se na Portaria no 976/2010, atualizada pela Portaria nº343/2013 do Ministério da Educação (MEC), disponível na página do Ministério da Educação, que regulamenta o funcionamento do programa PET e nas instruções estabelecidas neste Edital.

Os prazos constantes deste Edital estão compilados no item 12 do Cronograma de Atividades e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito.

A UTFPR-CM não se responsabiliza por inscrições não recebidas em razão de ordem técnica de computadores ou rede de internet que causem a indisponibilidade de transmissão de dados.

As dúvidas acerca do presente Edital serão dirimidas pela Comissão de Seleção, presidida pelo Tutor, observada a legislação vigente.
 

14. DOS CASOS OMISSOS

Os casos omissos a este edital serão analisados e julgados pela comissão de seleção e homologados pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional do campus Campo Mourão.

 

15. DO FORO

Para dirimir as questões oriundas deste instrumento, fica eleito o foro da Justiça Federal, Seção Judiciária da Comarca de Campo Mourão, do Estado do Paraná.

 

 

Campo Mourão, 26 de agosto de 2021.

 

JORGE LUÍS NUNES DE GÓES

Tutor do Grupo PET Engenharia Civil UTFPR

Presidente da Comissão de Seleção PET – 2021
 

LEILA LARISA MEDEIROS MARQUES

Diretora de Graduação e Educação Profissional UTFPR - campus Campo Mourão
 

ROBERTO RIBEIRO NELI

Diretor Geral - campus Campo Mourão



logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LEILA LARISA MEDEIROS MARQUES, DIRETOR(A), em (at) 26/08/2021, às 15:54, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROBERTO RIBEIRO NELI, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 26/08/2021, às 15:57, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JORGE LUIS NUNES DE GOES, PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, em (at) 26/08/2021, às 16:15, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2163180 e o código CRC (and the CRC code) 2E61D92D.



ANEXO I do Edital 19/2021 - DIRGE/DIRGRAD

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

Dados de Identificação:

Nome:_____________________________________________________________________________

Data de nascimento:_____/_____/_______  Naturalidade:_________________________________________________________

RG:_______________________SP:______Data da emissão: _____/_____/_______

CPF:___________________________________E-mail:_______________________

Endereço:___________________________________________________________

Cidade:__________________________Estado:___________

Telefone: (____) __________________                       (____) __________________

Aluno regularmente matriculado no curso de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/campus Campo Mourão.

RA:_____________________        Período:_____________


 

Campo Mourão,_____de________________de 2021.
 

______________________________________

Assinatura do Candidato

 

ANEXO II do Edital 19/2021 - DIRGE/DIRGRAD

FICHA DE PONTUAÇÃO DO CURRICULUM VITAE

 

Produção científica - (Pontuação máxima: 25 pontos)

Discriminação da atividade

Pontuação

Pontos declarados

Pontos homologados

Participação em projetos de pesquisa

2,5 pontos por semestre / limitado a 5 pontos

 

 

Apresentação de trabalhos em eventos

2,5 pontos por apresentação / limitado a 10 pontos

 

 

Publicação de trabalhos em eventos

2,5 pontos por publicação / limitado a 10 pontos

 

 

Pontuação parcial

 

 

Pontuação total

 

 

 

 

Participação e organização de eventos - (Pontuação máxima: 25 pontos)

Discriminação da atividade

Pontuação

Pontos declarados

Pontos homologados

Organização de eventos

1 ponto por evento / limitado a 4 pontos

 

 

Participação em eventos

0,5 pontos por participação / limitado a 2,5 pontos

 

 

Participação em eventos promovidos por grupos PET

1 ponto por evento / limitado a 6 pontos

 

 

Organização de cursos e minicursos

1 ponto por organização / limitado a 4 pontos

 

 

Participação em cursos e minicursos

0,5 pontos por participação / limitado a 2,5 pontos

 

 

Participação em cursos e minicursos promovidos por grupos PET

1 ponto por participação / limitado a 6 pontos

 

 

Pontuação parcial

 

 

 

 

Experiência acadêmica e profissional - (Pontuação máxima: 35 pontos)

Discriminação da atividade

Pontuação

Pontos declarados

Pontos homologados

Participação em Centro Acadêmico e Empresa Júnior

1,6 pontos por semestre / limitado a 8 pontos

 

 

Participação em Monitoria

2,5 pontos por semestre / limitado a 10 pontos

 

 

Participação em Projetos e/ou Atividades de Extensão

2 pontos por projeto / limitado a 8 pontos

 

 

Participação em Estágio

0,5 pontos por mês / limitado a 6 pontos

 

 

Visitas Técnicas

0,5 pontos por visita / limitado a 3 pontos

 

 

Pontuação parcial

 

 

 

 

 

 

 

Atividades extracurriculares - (Pontuação máxima: 15 pontos)

Discriminação da atividade

Pontuação

Pontos declarados

Pontos homologados

Participação em ações voluntárias

0,2 pontos por ação / limitado a 1 ponto

 

 

Participação em visitas sociais

0,2 pontos por visita / limitado a 1 ponto

 

 

Participação em projetos sociais

0,5 pontos por projeto / limitado a 2 ponto

 

 

Participação em competições

0,5 pontos por competição / limitado a 2 ponto

 

 

Participação em cursos não acadêmicos (Ex: linguísticos, instrumentais, jardinagem entre outros)

0,05 pontos por hora / limitado a 9 pontos

 

 

Pontuação parcial

 

 

Pontuação total

 

 

*Certificados serão contabilizados apenas uma vez;

*Serão consideradas apenas as atividades que possuam documentos comprobatórios emitidos por órgão pertinentes.

 

 

ANEXO III do Edital 19/2021 - DIRGE/DIRGRAD

SUGESTÃO DE MODELO PARA A CARTA DE INTENÇÕES

 

LOCAL E DATA

Separados por vírgula e com nome do mês por extenso (canto superior direito).

VOCATIVO

Saudação inicial.

CORPO DA CARTA

Na seção corpo da carta deve-se introduzir, desenvolver e concluir o assunto a ser tratado na carta, ficando a critério do candidato incluir seus objetos, afetos e interesses.

Exemplos de perguntas possíveis a serem norteadas no decorrer do texto: O que almeja com sua participação no PET? O que você conhece sobre o Programa? De quais atividades você já participou? Quais atividades te chamaram mais atenção? Você possui alguma proposta de atividade? O que você acredita encontrar no programa? Quais os benefícios que são esperados para sua vida pessoal, acadêmica e profissional com a participação no PET? O que você espera aprender? De que forma você acredita que poderá contribuir? e/ou outros elementos.

DESPEDIDA

Encerramento da comunicação junto a uma carta de despedida.

ASSINATURA

Nome completo do candidato (canto inferior esquerdo ou direito).