|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CORNÉLIO PROCÓPIO Centro de Computação Científica e Tecnológica do Campus Cornélio Procópio |
|
|
EDITAL 01/2021 – COMITÊ DE LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS
Seleção de Bolsista Nível Superior para o LabMult CCCT-CP
O Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário Centro de Computação Científica e Tecnológica do campus Cornélio Procópio (doravamente chamado CCCT-CP), homologado institucionalmente pelo Comitê de Laboratórios Multiusuários, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (CLabMult-PROPPG), comunica que no período de 02 a 06 de agosto de 2021 estarão abertas as inscrições de candidatos a concorrer a 01 (uma) vaga de bolsista-técnico, nível superior, com recursos oriundos da Chamada Pública 05/2021 – Programa de Bolsa-Técnico (Fundação Araucária), de acordo com os procedimentos e critérios descritos abaixo.
1. CARACTERIZAÇÃO DAS BOLSAS
1.1 A quantidade de cotas a ser distribuída pela UTFPR a cada LabMult contemplado no Edital PROPPG 15/2021 dependerá do resultado final da Chamada Pública 05/2021 – Programa de Bolsa-Técnico (Fundação Araucária).
1.2 A bolsa destina-se a candidato(a) que tenha curso de graduação concluído e consistirá em 18 cotas no valor mensal de R$ 2.000,00. O recurso financeiro para a cota de bolsa técnico é proveniente do orçamento anual da Fundação Araucária.
1.3 São requisitos para os candidatos:
a) Ter concluído curso de graduação em qualquer área de Ciências Exatas, ou de Engenharias, ou Técnico na área de Computação;
b) Os bolsistas deverão ter a possibilidade de exercer suas atividades em regime de 40 horas semanais, exclusivamente no LabMult CCCT-CP da UTFPR;
c) Estar desvinculado (a) de qualquer outra modalidade de bolsa ou vínculo empregatício de qualquer natureza durante a vigência da bolsa.
2. DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Os candidatos deverão realizar suas inscrições de acordo com a data prevista no item 6.1 do presente edital, preenchendo o formulário (ANEXO I) e anexando ao formulário uma cópia atualizada de seu currículo lattes DOCUMENTADO e com a pontuação previamente calculada – conforme ANEXO II (em documento único e formato pdf). A inscrição pode ser realizada pelo formulário https://forms.gle/utnV4MyDERWNtrxAA. Os candidatos receberão um e-mail com a confirmação do recebimento da inscrição.
3. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
3.1 A homologação das inscrições será divulgada até a data prevista no item 6.2 do presente edital, na página do LabMult (http://tiny.cc/CCCT-CP_Editais). Na divulgação do resultado preliminar do processo seletivo constará o nome de todos os classificados que tiveram suas inscrições homologadas, em ordem alfabética.
3.2 O LabMult irá ofertar o número total de bolsas que eventualmente venha a receber no Edital PROPPG 15/2021. Os candidatos serão chamados respeitando a ordem de classificação.
A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação da UTFPR e ao número de cotas concedidas junto à Chamada Pública 05/2021 da Fundação Araucária, além da disponibilização de recursos financeiros por parte desta à UTFPR
3.3 A seleção dos candidatos será realizada da seguinte forma:
a) Avaliação do currículo Lattes (peso 0,3), sendo que a pontuação do currículo lattes será calculada segundo critérios estabelecidos no ANEXO II;
b) Prova de conhecimentos técnicos na área de atuação do Laboratório Multiusuário (peso 0,7), a ser realizada por meio de entrevista, através do Google Meet, previamente agendada, por link que será disponibilizado para os candidatos posteriomente à inscrição. Serão avaliados os conhecimentos do(a) candidato(a) nas seguintes áreas:
- Sistemas Linux
- Utilização de sistemas operacionais de gerenciamento de máquinas virtuais e containers
- Configuração e utilização de sistemas de gerenciamento de filas para submissão de trabalhos em computadores de alto desempenho.
4. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSO
4.1 Os resultados serão divulgados de acordo com a data descrita no item 6.5 do presente edital na página do CCCT-CP (http://tiny.cc/CCCT-CP_Editais), e o(s) candidato(s) aprovado(s) devem enviar até a data estabelecida no item 6.6 os seguintes documentos:
ANEXO III: Declaração institucional, onde o supervisor e o bolsista declaram que não haverá acúmulo de bolsa de qualquer outra natureza e que o candidato não manterá vínculo empregatício enquanto permanecer na condição de bolsista desta chamada.
ANEXO IV: Plano de Trabalho do Bolsista de acordo com documento disponibilizado na Chamada Pública 05/2021 da Fundação Araucária, preenchido e assinado pelo(s) candidato(s) a bolsa e pelo seu respectivo supervisor.
4.2 Após a divulgação dos resultados da classificação, o proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado das propostas preliminarmente contempladas, até a data prevista no item 6.4.
4.3 O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado via e-mail: ccct-cp@utfpr.edu.br.
4.4 Os recursos interpostos serão analisados e respondidos por uma Comissão designada pelo Comitê Gestor do CCCT-CP, de acordo com o cronograma do item 6 deste edital.
5. DISPOSIÇÕES GERAIS
5.1 Os casos omissos serão analisados pelo Comitê Gestor do LabMult, podendo ser remetidos à comissão Ad Hoc especialmente designada para este fim. O contato com o Comitê pode ser feito pelo e-mail: ccct-cp@utfpr.edu.br
5.2 Os candidatos às bolsas previstas neste Edital declaram conhecer seu teor e concordar com suas regras.
5.3 O período de validade do presente edital é de 18 meses a partir da data de divulgação do resultado final.
5.3 A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação da UTFPR e ao número de cotas concedidas junto à Chamada Pública 05/2021 da Fundação Araucária, além da disponibilização de recursos financeiros por parte desta à UTFPR, tornando o presente Edital sem efeito, caso a proposta da UTFPR junto a Fundação Araucária não seja contemplada ou caso não ocorra a disponibilização de recursos por parte da Fundação Araucária.
5.4 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
5.5 Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR.
6. DATAS IMPORTANTES
6.1 | Período de Inscrição |
De 02 a 06/08/2021 |
6.2 | Resultado preliminar da seleção | 13/08/2021 |
6.4 | Interposição de Recursos | 16/08 a 18/08 |
6.5 | Divulgação do resultado dos recursos interpostos e do resultado final do Edital |
A partir do dia 19/08 |
6.6 | Envio dos documentos de contratação descritos no item 4.1 à PROPPG | Até o dia 23/08 |
Cornélio Procópio, 30 de julho de 2021.
Prof. Cassio Henrique dos Santos Amador - Supervisor(a) do CCCT-CP
Profa. Dra. Cláudia Regina Xavier - Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CASSIO HENRIQUE DOS SANTOS AMADOR, SUPERVISOR(A), em (at) 30/07/2021, às 22:03, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2167896 e o código CRC (and the CRC code) 2F65F854. |
ANEXO I do EDITAL № 01/2021
FICHA DE INSCRIÇÃO EDITAL 01/2021 Seleção de Bolsista Nível Superior
NOME COMPLETO: CURSO DE FORMAÇÃO: E-MAIL:
Descreva a experiência prévia que possui na operação de ambiente Linux multiusuário (se houver): ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________
Obs: anexar cópia atualizada do currículo Lattes documentado (no caso do sistema Lattes não estar disponível, poderá ser um currículo resumido). Para a comissão preencher após a classificação CLASSIFICAÇÃO:___________ |
ANEXO II do EDITAL № 01/2021
Critérios para a pontuação do Currículo Lattes
As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo. O número de pontos obtidos será convertido em nota de zero a dez. Ao candidato que obtiver maior pontuação será atribuída a nota 10,0 (dez). O período para comprovação deve considerar os últimos cinco anos (2017-2021).
1.1 Produção de conteúdo bibliográfico e tecnológico (deve ser considerado o Qualis Periódicos vigente na data de publicação do edital
Atividade | Pontos por ocorrência | Declarados | Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela comissão |
|
a) Artigo publicado ou aceito* em periódico científico listado no Qualis CAPES |
A1 | 10 | |||
A2 | 8,5 | ||||
B1 | 7,0 | ||||
B2 | 5,5 | ||||
B3 | 4,0 | ||||
B4 | 2,5 | ||||
B5 | 1,0 | ||||
C | 0,7 | ||||
b) Artigo publicado em periódico científico não listado no QUALIS/CAPES. |
internacional | 1,0 | |||
nacional | 0,5 | ||||
c) Patente (pedido ou registro) |
3 e 7 respectivamente |
||||
d) Livro científico*** |
5 | ||||
e) Capítulo de livro*** |
2 |
|
* Comprovar por meio da carta de aceite do editor-chefe ou número DOI do artigo.
** A distinção entre nacional e internacional será feita a partir do idioma de publicação.
***Necessariamente com ISBN
1.2 Publicações em eventos
Atividade | Pontos | Pontuação máxima por atividade | Declarados | Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela Comissão |
|
a) Trabalho completo*** |
Internacional/Nacional* | 1,0 | 4,0 | |||
regional/local** | 0,3 | 1,0 | ||||
b) Resumo (simples ou expandido)*** |
Internacional/Nacional* | 0,5 | 2,0 | |||
regional/local | 0,2 | 1,0 |
*Evento Nacional ou Internacional: encontros, congressos, workshops e afins, organizados por sociedades específicas de área e cujo comitê possua membros de diversas instituições, diversos estados brasileiros ou diversos países.
** Evento local ou regional: encontros, congressos, workshops e afins, sempre que organizados por instituição individual, e/ou cujo comitê possua apenas membros locais e regionais.
***Comprovar o tipo do Resumo/Trabalho – através da cópia do certificado do evento e cópia da página do evento onde indica se é resumo simples ou trabalho completo.
1.3 Pontuação de experiência profissional
Discriminação da atividade | Pontos | Pontuação máxima por atividade | Declarados | Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela Comissão |
a) Monitoria* | 0,3 | 1,0 | |||
b) Iniciação científica/tecnológica* | 0,5 | - | |||
c) Atividade técnica – estágio não obrigatório na área de formação* | 0,5 | - | |||
d) Atividade profissional de ensino* | 0,5 | 2,0 | |||
e) Atividade profissional técnica na área de computação de alto desempenho* | 1,5 | - | |||
f) Pós-graduação – Stricto Sensu concluída | Mestrado (1,0) Doutorado (2,0) |
2,0 | |||
e) Pós-graduação – Stricto Sensu em andamento | Mestrado (1,0) Doutorado (2,0) |
2,0 |
*Pontuados por semestre completo.
Referência: Processo nº 23064.033536/2021-03 | SEI nº 2167896 |