Boletim de Serviço Eletrônico em 30/07/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CORNÉLIO PROCÓPIO

Centro de Computação Científica e Tecnológica do Campus Cornélio Procópio

 

EDITAL 01/2021 – COMITÊ DE LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS

Seleção de Bolsista Nível Superior para o LabMult CCCT-CP

 

O Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário Centro de Computação Científica e Tecnológica do campus Cornélio Procópio (doravamente chamado CCCT-CP), homologado institucionalmente pelo Comitê de Laboratórios Multiusuários, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (CLabMult-PROPPG), comunica que no período de 02 a 06 de agosto de 2021 estarão abertas as inscrições de candidatos a concorrer a 01 (uma) vaga de bolsista-técnico, nível superior, com recursos oriundos da Chamada Pública 05/2021 – Programa de Bolsa-Técnico (Fundação Araucária), de acordo com os procedimentos e critérios descritos abaixo.

 

1. CARACTERIZAÇÃO DAS BOLSAS

1.1 A quantidade de cotas a ser distribuída pela UTFPR a cada LabMult contemplado no Edital PROPPG 15/2021 dependerá do resultado final da Chamada Pública 05/2021 – Programa de Bolsa-Técnico (Fundação Araucária).

1.2 A bolsa destina-se a candidato(a) que tenha curso de graduação concluído e consistirá em 18 cotas no valor mensal de R$ 2.000,00. O recurso financeiro para a cota de bolsa técnico é proveniente do orçamento anual da Fundação Araucária.

1.3 São requisitos para os candidatos:

a) Ter concluído curso de graduação em qualquer área de Ciências Exatas, ou de Engenharias, ou Técnico na área de Computação;

b) Os bolsistas deverão ter a possibilidade de exercer suas atividades em regime de 40 horas semanais, exclusivamente no LabMult CCCT-CP da UTFPR;

c) Estar desvinculado (a) de qualquer outra modalidade de bolsa ou vínculo empregatício de qualquer natureza durante a vigência da bolsa.

 

2. DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO

Os candidatos deverão realizar suas inscrições de acordo com a data prevista no item 6.1 do presente edital, preenchendo o formulário (ANEXO I) e anexando ao formulário uma cópia atualizada de seu currículo lattes DOCUMENTADO e com a pontuação previamente calculada – conforme ANEXO II (em documento único e formato pdf). A inscrição pode ser realizada pelo formulário https://forms.gle/utnV4MyDERWNtrxAA. Os candidatos receberão um e-mail com a confirmação do recebimento da inscrição.

 

3. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

3.1 A homologação das inscrições será divulgada até a data prevista no item 6.2 do presente edital, na página do LabMult (http://tiny.cc/CCCT-CP_Editais). Na divulgação do resultado preliminar do processo seletivo constará o nome de todos os classificados que tiveram suas inscrições homologadas, em ordem alfabética.

3.2 O LabMult irá ofertar o número total de bolsas que eventualmente venha a receber no Edital PROPPG 15/2021. Os candidatos serão chamados respeitando a ordem de classificação.

A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação da UTFPR e ao número de cotas concedidas junto à Chamada Pública 05/2021 da Fundação Araucária, além da disponibilização de recursos financeiros por parte desta à UTFPR

3.3 A seleção dos candidatos será realizada da seguinte forma:

a) Avaliação do currículo Lattes (peso 0,3), sendo que a pontuação do currículo lattes será calculada segundo critérios estabelecidos no ANEXO II;

b) Prova de conhecimentos técnicos na área de atuação do Laboratório Multiusuário (peso 0,7), a ser realizada por meio de entrevista, através do Google Meet, previamente agendada, por link que será disponibilizado para os candidatos posteriomente à inscrição. Serão avaliados os conhecimentos do(a) candidato(a) nas seguintes áreas:

- Sistemas Linux

- Utilização de sistemas operacionais de gerenciamento de máquinas virtuais e containers

- Configuração e utilização de sistemas de gerenciamento de filas para submissão de trabalhos em computadores de alto desempenho.

 

4. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSO

4.1 Os resultados serão divulgados de acordo com a data descrita no item 6.5 do presente edital na página do CCCT-CP (http://tiny.cc/CCCT-CP_Editais), e o(s) candidato(s) aprovado(s) devem enviar até a data estabelecida no item 6.6 os seguintes documentos:

  1. ANEXO III: Declaração institucional, onde o supervisor e o bolsista declaram que não haverá acúmulo de bolsa de qualquer outra natureza e que o candidato não manterá vínculo empregatício enquanto permanecer na condição de bolsista desta chamada.

  2. ANEXO IV: Plano de Trabalho do Bolsista de acordo com documento disponibilizado na Chamada Pública 05/2021 da Fundação Araucária, preenchido e assinado pelo(s) candidato(s) a bolsa e pelo seu respectivo supervisor.

4.2 Após a divulgação dos resultados da classificação, o proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado das propostas preliminarmente contempladas, até a data prevista no item 6.4.

4.3 O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado via e-mail: ccct-cp@utfpr.edu.br.

4.4 Os recursos interpostos serão analisados e respondidos por uma Comissão designada pelo Comitê Gestor do CCCT-CP, de acordo com o cronograma do item 6 deste edital.

 

5. DISPOSIÇÕES GERAIS

5.1 Os casos omissos serão analisados pelo Comitê Gestor do LabMult, podendo ser remetidos à comissão Ad Hoc especialmente designada para este fim. O contato com o Comitê pode ser feito pelo e-mail: ccct-cp@utfpr.edu.br 

5.2 Os candidatos às bolsas previstas neste Edital declaram conhecer seu teor e concordar com suas regras.

5.3 O período de validade do presente edital é de 18 meses a partir da data de divulgação do resultado final.

5.3 A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação da UTFPR e ao número de cotas concedidas junto à Chamada Pública 05/2021 da Fundação Araucária, além da disponibilização de recursos financeiros por parte desta à UTFPR, tornando o presente Edital sem efeito, caso a proposta da UTFPR junto a Fundação Araucária não seja contemplada ou caso não ocorra a disponibilização de recursos por parte da Fundação Araucária.

5.4 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

5.5 Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR.

 

6. DATAS IMPORTANTES

6.1 Período de Inscrição

De 02 a 06/08/2021

6.2 Resultado preliminar da seleção 13/08/2021
6.4 Interposição de Recursos 16/08 a 18/08
6.5 Divulgação do resultado dos recursos interpostos e do resultado final do Edital

A partir do dia 19/08

6.6 Envio dos documentos de contratação descritos no item 4.1 à PROPPG Até o dia 23/08

 

Cornélio Procópio, 30 de julho de 2021.

 

Prof. Cassio Henrique dos Santos Amador - Supervisor(a) do CCCT-CP

 

Profa. Dra. Cláudia Regina Xavier - Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CASSIO HENRIQUE DOS SANTOS AMADOR, SUPERVISOR(A), em (at) 30/07/2021, às 22:03, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2167896 e o código CRC (and the CRC code) 2F65F854.



ANEXO I do EDITAL № 01/2021

FICHA DE INSCRIÇÃO

EDITAL 01/2021

Seleção de Bolsista Nível Superior

 

NOME COMPLETO:

CURSO DE FORMAÇÃO:

E-MAIL:

 

Descreva a experiência prévia que possui na operação de ambiente Linux multiusuário (se houver):

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

 

Obs: anexar cópia atualizada do currículo Lattes documentado (no caso do sistema Lattes não estar disponível, poderá ser um currículo resumido).

Para a comissão preencher após a classificação

CLASSIFICAÇÃO:___________

 

ANEXO II do EDITAL № 01/2021

 

  1. Critérios para a pontuação do Currículo Lattes

As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo. O número de pontos obtidos será convertido em nota de zero a dez. Ao candidato que obtiver maior pontuação será atribuída a nota 10,0 (dez). O período para comprovação deve considerar os últimos cinco anos (2017-2021).

 

1.1 Produção de conteúdo bibliográfico e tecnológico (deve ser considerado o Qualis Periódicos vigente na data de publicação do edital

Atividade Pontos por ocorrência Declarados Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s)

Confirmados pela comissão

a) Artigo publicado ou aceito* em periódico científico listado no Qualis CAPES

A1 10      
A2 8,5      
B1 7,0      
B2 5,5      
B3 4,0      
B4 2,5      
B5 1,0      
C 0,7      

b) Artigo publicado em periódico científico não listado no QUALIS/CAPES.

internacional 1,0      
nacional 0,5      

c) Patente (pedido ou registro)

 

3 e 7 respectivamente

     

d) Livro científico***

  5      

e) Capítulo de livro***

  2    

 

* Comprovar por meio da carta de aceite do editor-chefe ou número DOI do artigo.

** A distinção entre nacional e internacional será feita a partir do idioma de publicação.

***Necessariamente com ISBN

 

1.2 Publicações em eventos

Atividade Pontos Pontuação máxima por atividade Declarados Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s)

Confirmados pela Comissão

a) Trabalho completo***

Internacional/Nacional* 1,0 4,0      
regional/local** 0,3 1,0      

b) Resumo (simples ou expandido)***

Internacional/Nacional* 0,5 2,0      
regional/local 0,2 1,0      

*Evento Nacional ou Internacional: encontros, congressos, workshops e afins, organizados por sociedades específicas de área e cujo comitê possua membros de diversas instituições, diversos estados brasileiros ou diversos países.

** Evento local ou regional: encontros, congressos, workshops e afins, sempre que organizados por instituição individual, e/ou cujo comitê possua apenas membros locais e regionais.

***Comprovar o tipo do Resumo/Trabalho – através da cópia do certificado do evento e cópia da página do evento onde indica se é resumo simples ou trabalho completo.

 

1.3 Pontuação de experiência profissional

Discriminação da atividade Pontos Pontuação máxima por atividade Declarados Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s)

Confirmados pela Comissão

a) Monitoria* 0,3 1,0      
b) Iniciação científica/tecnológica* 0,5 -      
c) Atividade técnica – estágio não obrigatório na área de formação* 0,5 -      
d) Atividade profissional de ensino* 0,5 2,0      
e) Atividade profissional técnica na área de computação de alto desempenho* 1,5 -      
f) Pós-graduação – Stricto Sensu concluída Mestrado (1,0)
Doutorado (2,0)
2,0      
e) Pós-graduação – Stricto Sensu em andamento Mestrado (1,0)
Doutorado (2,0)
2,0      

*Pontuados por semestre completo.

 


Referência: Processo nº 23064.033536/2021-03 SEI nº 2167896