Boletim de Serviço Eletrônico em 02/08/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS DOIS VIZINHOS

DEPARTAMENTO DE APOIO DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU DO CAMPUS DOIS VIZINHOS

 

EDITAL nº 10/2021 - DIRPPG/DIRGE-DV - vagas remanescentes

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Campus Dois Vizinhos

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA PYTHON PARA NEGÓCIOS

 

A Direção-Geral do Câmpus Dois Vizinhos, conjuntamente com a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, torna público que estão abertas as inscrições para o CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA PYTHON PARA NEGÓCIOS, nível Lato Sensu, para preenchimento de vagas remanescentes oriundas do Edital 002/2021-DIRPPG, cujo funcionamento foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR - COPPG, conforme Resolução 08/2020, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR, aprovado pela Resolução 35/2020 de 25 de setembro de 2020, do COPPG, e em concordância com a Resolução 01/2018 CNE/CES, obedecendo as seguintes condições:

        

I - FINALIDADE DO CURSO

O curso de Especialização em Tecnologia Python pra Negócios, na modalidade à distância, objetiva preparar profissionais especialistas para que possam atuar em serviços de (i) Desenvolvedor e Analista de software e Sistemas para WEB e/ou Desktop, (ii) Desenvolvedor de Produtos de software com Aprendizagem de Máquina, Detecção de Padrões e Processamento de Imagens, (iii) Desenvolvedor de Jogos e Aplicações de Computação Gráfica, (iv) Consultor e Gerente de Tecnologia de software para Negócios, (v) Gerente e Diretor de Inovação e Tecnologia, e (vi) Empreendedor no Mercado de Tecnologia da Informação.

Área de Conhecimento: Linguagens de Programação (1.03.03.01-4).

 

II - LOCAL DO CURSO

O curso será ministrado no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) Moodle Institucional da UTFPR. O curso de Especialização em Ciência de Dados será ambientado no Câmpus de Dois Vizinhos, situado à Estr. p/ Boa Esperança, km 04 - Zona Rural, Dois Vizinhos - PR, 85660-000.

 

III - DURAÇÃO, TURNO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO

A carga horária total do curso é de 360 horas, sendo que as aulas são ministradas semanalmente por meio do AVEA Moodle Institucional da UTFPR. Utilizando este ambiente o docente de uma disciplina poderá disponibilizar: (i) material didático como apresentações e apostilas, (ii) vídeos curtos que descrevem os pontos principais do material didático disponibilizado, (iii) web conferências que serão gravadas e contarão com a participação virtual dos alunos, tirando dúvidas e discutindo o conteúdo das disciplinas, e (iv) procedimentos avaliativos. 

 

IV - VAGAS

Para este processo seletivo serão ofertadas 25 vagas para ampla concorrência ao público. O número total de vagas poderá ser majorado, considerando-se as confirmações de matrículas dos alunos matriculados em primeira chamada. O número total de alunos pagantes matriculados não excederá o limite de 50 vagas. Sobre o número total de alunos matriculados a UTFPR se reserva o direito de acrescer vagas adicionais (10%) visando a capacitação de servidores, conforme política institucional da UTFPR.

 

V - DATAS PARA INSCRIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E MATRÍCULA

Período de Inscrição

29/07/2021 a 02/08/2021

Resultado da classificação

04/08/2021

Interposição de Recurso 

04/08/2021 a 11/08/2021

Período de Matrícula

04/08/2021 a 12/08/2021


 

VI - CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

Os interessados em participar do processo de classificação deverão:

Obs.: O certificado de conclusão é aceito apenas para inscrição e matrícula. Para fazer jus ao Certificado da Especialização, além de cumprir os requisitos acadêmicos do curso, o estudante deverá obrigatoriamente entregar cópia do Diploma de Graduação e apresentar o documento original para autenticação em até seis meses após o início das atividades letivas, sob pena de cancelamento da matrícula.

 

VII - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO CURSO

Início das atividades letivas

07/08/2021 (aulas gravadas)

Férias

20/12/2021 a 09/01/2022 

 01/08/2022 a 07/08/2022

Reinício das atividades letivas

10/01/2022 e 08/08/2022

Término das atividades letivas

09/10/2022

Data limite para entrega do Trabalho de Conclusão de Curso

06/02/2023

 

VIII - CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO

  1. Item

    Subitem

    Pontos por subitem

    Limite por subitem

    Limite do conjunto

    Livros e capítulos  na área*

    Livro

    3

    Não há

    25

    Capítulo de livro

    2

    4

    Periódico

    JCR acima de 2 ou SNIP acima de 1,5

    10

    Não há

    JCR acima de 1 até 2 ou SNIP acima de 1 até 1,5

    6

    Não há

    JCR acima de 0,3 até 1 ou SNIP acima de 0,5 até 1

    4

    Não há

    SNIP até 0,500

    2

    5

    Sem JCR ou SNIP

    1

    Trabalhos publicados em eventos científicos na área*

    Internacionais (trabalhos completos)

    3

    Não há

    Internacionais (resumos expandidos, artigos curtos ou resumos)

    2

    Não há

    Nacionais (trabalhos completos)

    2

    Não há

    Nacionais (resumos expandidos, artigos curtos ou resumos)

    1

    5

    Regionais (trabalhos completos, resumos expandidos, artigos curtos ou resumos)

    1

    Patente concedidas na área* ou registro de software

    2

    6

    10

    Participação em projetos financiados na área*

    2

    6

    Experiência profissional comprovada na área*

    4 por ano

    40

    40

    Média aritmética de notas obtidas na graduação**

    8 a 10 na área*

    25

    -

    25

    6 a 8 na área*

    20

    -

    4 a 6 na área*

    15

    -

    0 a 4 na área*

    10

    -

    8 a 10 em outras áreas

    15

    -

    6 a 8 em outras áreas

    10

    -

    4 a 6 em outras áreas

    5

    -

    0 a 4 em outras áreas

    1

    -

* Será considerado trabalhos, experiencias e cursos da área aqueles que julgados pela comissão de seleção se enquadrarem na área de Ciência da Computação.

** Apenas uma nota de graduação será considerada (a de maior pontuação).

 

IX - MATRÍCULA

X – CONVÊNIO UTFPR E FUNTEF-PR

 

XII - CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

 

XIII - CERTIFICADO DE CONCLUSÃO

 

XIV – INFORMAÇÕES GERAIS


 

 

Prof. André Roberto Ortoncelli

Assessor de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Dois Vizinhos

 

 

 

Profa. Michele Potrich

Diretora Geral em Exercício Campus Dois Vizinhos

 

 

Relação de links desse edital:

 

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação-Câmpus Dois Vizinhos (DIRPPG-DV):

http://portal.utfpr.edu.br/estrutura/pesquisa-e-pos-graduacao/dirppg/dois-vizinhos

 

Pós-Graduação Lato Sensu-Especializações:

http://www.utfpr.edu.br/cursos/especializacao

 

Pré-Inscrição | Postagem de documentos | Consulta seleção: 

http://pos.funtefpr.org.br/

 

Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR:

http://portal.utfpr.edu.br/documentos/pesquisa-e-pos-graduacao/proppg/lato-sensu/regulamento_lato_sensu_2018/view

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ANDRE ROBERTO ORTONCELLI, ASSESSOR(A), em (at) 02/08/2021, às 16:06, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MICHELE POTRICH, DIRETOR(A), em (at) 02/08/2021, às 16:13, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Anexo 1: DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIZAÇÃO EM TECNOLOGIA PYTHON PARA NEGÓCIOS

 

Disciplina: Ambiente de Ensino e Aprendizagem a Distância (1)

Carga Horária: 10 horas

Objetivo:

Compreender a EAD como modalidade de ensino, suas especificidades, definições e evolução ao longo do tempo. Participar de uma comunidade virtual de aprendizagem. Aplicar regras de convivência para participação de comunidades virtuais e as ferramentas de comunicação: emoticons, netiqueta, clareza, citações e diretrizes de feedback. Participar de atividades de ambientação do ambiente virtual de aprendizagem (Moodle) e experimentar seus recursos e ferramentas como maneira de viabilizar sua participação como aluno virtual em disciplinas posteriores em seu curso virtual.

Programa:

Importância da tecnologia de informação e de comunicação como mediadora da aprendizagem. Apresentação do ambiente WEB como um dos meios eficazes para a EAD. Diferentes categorias de EAD e os modelos de aprendizagem usados no desenvolvimento de um curso à distância em diferentes níveis: superior e pós-graduação. Aspectos (pedagógicos, tecnológicos, organizacionais e institucionais) associados ao EAD baseado na WEB. Apresentação e análise de diferentes ambientes virtuais: Moodle, TelEduc, Eureka, AulaNet e outros. Ênfase nas ferramentas disponibilizadas pelo Moodle.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada. Aula expositiva. Resolução de exercícios. Estudo de casos. Trabalho

individual. Trabalho em grupo. Debate/Discussão. Estudo dirigido. Resolução de Problemas.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual. Trabalho em grupo. Prova individual.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio da combinação dos seguintes fatores a serem realizados no ambiente de aprendizagem: (i) verificação da participação em atividades programadas; (ii) aferição do desempenho em tarefas/trabalhos; e (iii) provas. As atividades programadas nas quais a participação é avaliada abrangem conferências web e fóruns de discussão. Ademais, haverá um projeto integrador, que avaliará transversalmente esta disciplina conjuntamente a outras com término em comum. O projeto integrador corresponderá a 40% da nota e será apresentado por meio de vídeo, com autenticação individual ao mostrar um documento de identificação oficial.

Bibliografia:

1. MORAES, M. C. Educação a distância: fundamentos e práticas. Campinas, SP: Unicamp/Nied, 2002.

2. QUINTELA, A. J. F.; ZAMBERLAN, M. F. Ambientação para EAD. Cuiabá, MT: Rede eTec Brasil, 2014.

3. NASH, S.; PILJAK, Z; MOORE, M. Moodle Course Design Best Practices. England: Packt Publishing, 2014.

4. SILVA, R. S. Moodle 3 para gestores, autores e tutores: Educação na era digital. São Paulo, SP: Novatec, 2016.

 

Consulta à base BiblioTec em: 13/07/2020:  bibliografias 1 e 3 disponíveis.

Justificativa para bibliografias com mais de 5 anos: disponibilidade no BiblioTec e qualidade da bibliografia.

 

 

Disciplina:  Empreendedorismo e Mercado de Software (2)

Carga Horária: 10 horas

Objetivo:

Compreender o empreendedorismo em negócios de base tecnológica, seus setores e o modelo de startup. Avaliar o potencial do mercado tecnológico. Promover um perfil de um profissional empreendedor no setor de tecnologia capaz de liderar o desenvolvimento de produtos inovadores e a criação de startups. Avaliar modelos e planos de negócios com base em seu potencial de mercado e capacidade de inovação.

Programa:

O empreendedor, o empreendedorismo e o processo de empreender. Negócios de base tecnológica e seu impacto na sociedade. Setores de mercado de software. Inovação e o ecossistema de startups. Modelo startup enxuta. Identificação, validação de oportunidades e desenvolvimento do cliente. Exemplos de modelos e planos de Negócio. Técnicas de negociação. Políticas, legislação e sistema de apoio ao empreendedorismo. 

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada. Aula expositiva. Resolução de exercícios. Estudo de casos. Trabalho

individual. Trabalho em grupo. Debate/Discussão. Estudo dirigido. Resolução de Problemas.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual. Trabalho em grupo. Prova individual.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio da combinação dos seguintes fatores a serem realizados no ambiente de aprendizagem: (i) verificação da participação em atividades programadas; (ii) aferição do desempenho em tarefas/trabalhos; e (iii) provas. As atividades programadas nas quais a participação é avaliada abrangem conferências web e fóruns de discussão. Ademais, haverá um projeto integrador, que avaliará transversalmente esta disciplina conjuntamente a outras com término em comum. O projeto integrador corresponderá a 40% da nota e será apresentado por meio de vídeo, com autenticação individual ao mostrar um documento de identificação oficial.

Bibliografia:

1. BLANK, S., DORF, B., Startup: manual do empreendedor : o guia passo a passo para construir uma grande empresa Rio de Janeiro, RJ: Alta Livros, 2014.

2. EISENMANN, T. R., RIES, e., DILLARD, S. "Hypothesis-driven entrepreneurship: The lean startup." (2012).

3. CROLL, A., YOSKOVITZ, B. Lean analytics: Use data to build a better startup faster. " O'Reilly Media, Inc.", 2013.

4. OSTERWALDER, A., PIGNEUR, Y. Business model generation: inovação em modelos de negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Alta Books, 2011.

 

Consulta à base BiblioTec em: 03/08/2020:  bibliografias 1 e 4 disponíveis.

Justificativa para bibliografias com mais de 5 anos: disponibilidade no BiblioTec e qualidade da bibliografia.

 

 

Disciplina: Fundamentos de Programação com Python (3)

Carga Horária: 20 horas

Objetivo:

Criar algoritmos para solucionar situações problemas propostas. Criar programas utilizando a linguagem de programação Python e soluções algorítmicas aderente a boas práticas de programação. Aplicar as diferentes estruturas e tipos de dados na construção de programas em Python de forma eficiente. Modularizar código Python com o uso de funções. Introduzir técnicas de algoritmos aplicadas em Python (recursão, busca e ordenação). 

Aplicar as bibliotecas Matplotlib, NumPy e Pandas para a manipulação e visualização de dados.

Programa:

Importância, popularização e histórico da linguagem de programação Python. Instalação e preparação de ambiente de programação para a linguagem Python. Tipos de dados em Python: tipos básicos, tuplas, listas, conjuntos e dicionários. Elementos básicos da linguagem Python, estrutura sequencial, de decisão e de repetição. Manipulação de strings. Funções e funções de alta ordem: mapas, filtros e redução. Tratamento de erros e exceções. Busca e ordenação. Decoradores. Módulos e pacotes. Eficiência, estilo de programação e documentação interna. Desenvolvimento de algoritmos utilizando Python. Introdução às bibliotecas Pandas, Matplotlib e NumPy.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada. Aula expositiva. Resolução de exercícios. Estudo de casos. Trabalho

individual. Trabalho em grupo. Debate/Discussão. Estudo dirigido. Resolução de Problemas.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual. Trabalho em grupo. Prova individual.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio da combinação dos seguintes fatores a serem realizados no ambiente de aprendizagem: (i) verificação da participação em atividades programadas; (ii) aferição do desempenho em tarefas/trabalhos; e (iii) provas. As atividades programadas nas quais a participação é avaliada abrangem conferências web e fóruns de discussão. Ademais, haverá um projeto integrador, que avaliará transversalmente esta disciplina conjuntamente a outras com término em comum. O projeto integrador corresponderá a 40% da nota e será apresentado por meio de vídeo, com autenticação individual ao mostrar um documento de identificação oficial.

Bibliografia:

1. BORGES, L. E. Python para desenvolvedores. São Paulo, SP: Novatec, 2017.

2. HUNT, J. A Beginners Guide to Python 3 Programming. Undergraduate Topics in Computer Science. Springer, 2019.

3. LEE, K. D. Python Programming Fundamentals. Undergraduate Topics in Computer Science. Springer, 2014.

4. GUTTAG, J. Introduction to Computation and Programming Using Python: With Application to

Understanding Data Second Edition. USA: MIT Press, 2016.

5. MCKINNEY, W. Python for Data Analysis: Data Wrangling with Pandas, NumPy, and IPython. Segunda edição, O'Reilly, 2017.

 

Consulta à base BiblioTec em: 03/08/2020: bibliografias 1 e 3 disponíveis.

Justificativa para bibliografias com mais de 5 anos: bibliografia de qualidade disponível no BiblioTec.

 

 

Disciplina: Sistemas de Banco de Dados com Python (4)

Carga Horária: 20 horas

Objetivo:

Compreender a visão geral das linguagens de programação para banco de dados relacionais. Implementar o projeto físico de um banco de dados relacional. Aplicar a linguagem de definição de dados e a linguagem de manipulação de dados da SQL em um projeto de banco de dados relacional. Compreender conceitos gerais das outras partes da linguagem SQL. Acessar bancos de dados com Python.

Programa:

Linguagens de programação usadas em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Utilização de um SGBD: instalação, configuração, usuários e funcionalidades principais. Construção do esquema físico de um banco de dados relacional. Linguagem de definição de dados (DDL): criação, remoção e alterações estruturais de objetos armazenados em um banco de dados relacional. Linguagem de manipulação de dados (DML): inserção, remoção, alteração e recuperação. Gerenciamento de banco de dados utilizando Python.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada. Aula expositiva. Resolução de exercícios. Estudo de casos. Trabalho

individual. Trabalho em grupo. Debate/Discussão. Estudo dirigido. Resolução de Problemas.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual. Trabalho em grupo. Prova individual.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio da combinação dos seguintes fatores a serem realizados no ambiente de aprendizagem: (i) verificação da participação em atividades programadas; (ii) aferição do desempenho em tarefas/trabalhos; e (iii) provas. As atividades programadas nas quais a participação é avaliada abrangem conferências web e fóruns de discussão. Ademais, haverá um projeto integrador, que avaliará transversalmente esta disciplina conjuntamente a outras com término em comum. O projeto integrador corresponderá a 40% da nota e será apresentado por meio de vídeo, com autenticação individual ao mostrar um documento de identificação oficial.

Bibliografia:

1. SILBERSCHATZ, A.; KORTH, H. F.; SUDARSHAN, S. Sistema de banco de dados. Rio de Janeiro,

RJ: Elsevier, 2012.

2. CHAUHAN, C. PostgreSQL Cookbook. Birmingham, UK: Packt Publishing, 2015.

3. MACHADO, F. N. R. Banco de dados: projeto e implementação. São Paulo, SP: Erica, 2014.

4. NIELD, T. Introdução à Linguagem SQL: Abordagem Prática Para Iniciantes. São Paulo, SP:

Novatec, 2016.

5. ELMASRI, R.; NAVATHE, S. B. Sistemas de banco de dados. São Paulo, SP: Pearson Addison-

Wesley, 2019.

Consulta à base BiblioTec em 27/11/2019: bibliografias 2 e 3 disponíveis.

6. HUNT, J. A. Advanced Guide to Python 3 Programming. Undergraduate Topics in Computer Science. Springer, 2019.

 

Consulta à base BiblioTec em: 13/07/2020:  bibliografias 2 e 3 disponíveis.

Justificativa para bibliografias com mais de 5 anos: O referencial teórico da base de banco de dados se manteve estável, assim a literatura clássica é preferível.

 

 

Disciplina: Orientação a Objetos em Python e Ferramentas UML (5) 

Carga Horária: 20 horas

Objetivo:

Projetar e documentar programas orientados a objetos com UML de forma modularizada. Criar programas em Python seguindo o paradigma de orientação a objetos a partir de sua modelagem utilizando UML. Aplicar boas práticas de programação orientada a objetos.

Programa:

Introdução a orientação a objetos (classes, atributos, métodos, herança, polimorfismo). Modelagem e Ferramentas UML. Classes e métodos em Python (definição de classes, inicializador e construtor, métodos e atributos do objeto, docstring, métodos e atributos privados, instância e destruição de objetos, gestão de memória automática, atributos Intrínsecos). Métodos e atributos estáticos; singletons. Herança e associação em Python (implementando herança e associações, sub e super classes, métodos padrões de classes (built-in), sobrescrita de métodos, polimorfismo, convenções de nomes(protegido e privado), herança múltipla). Sobrecarga de Operadores. Propriedades em Python. Classes abstratas e Mixins.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada. Aula expositiva. Resolução de exercícios. Estudo de casos. Trabalho

individual. Trabalho em grupo. Debate/Discussão. Estudo dirigido. Resolução de Problemas.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual. Trabalho em grupo. Prova individual.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio da combinação dos seguintes fatores a serem realizados no ambiente de aprendizagem: (i) verificação da participação em atividades programadas; (ii) aferição do desempenho em tarefas/trabalhos; e (iii) provas. As atividades programadas nas quais a participação é avaliada abrangem conferências web e fóruns de discussão. Ademais, haverá um projeto integrador, que avaliará transversalmente esta disciplina conjuntamente a outras com término em comum. O projeto integrador corresponderá a 40% da nota e será apresentado por meio de vídeo, com autenticação individual ao mostrar um documento de identificação oficial.

Bibliografia:

1. BORGES, L. E. Python para desenvolvedores. São Paulo, SP: Novatec, 2017.

2. GUEDES, G. T. A. UML 2 : uma abordagem prática. São Paulo, SP : Novatec, 2011. 484 p.

3. BOOCH, J.; RUMBAUGH, J,; JACOBSON, I. UML: guia do usuário. Rio de Janeiro, RJ : Elsevier, Campus; 2006. 474 p.

4. LEE, K. D. Python Programming Fundamentals. Undergraduate Topics in Computer Science. Springer, 2014.

5. HUNT, J. A Beginners Guide to Python 3 Programming. Undergraduate Topics in Computer Science. Springer, 2019.

 

Consulta à base BiblioTec em: 03/08/2020:  bibliografias 1, 2, 3 e 4 disponíveis.

Justificativa para bibliografias com mais de 5 anos: O referencial teórico da base de UML se manteve estável, assim a literatura clássica é preferível. Quanto ao 4 é uma bibliografia de qualidade disponívelno BiblioTec.

 

 

Disciplina: Preparação Pedagógica (6)

Carga Horária: 10 horas

Objetivo:

Discutir as abordagens sistêmicas do processo de ensino e aprendizagem. Analisar os elementos que compõem um sistema de ensino em nível superior. Apresentar e descrever os modelos de ensino e aprendizagem. Contrastar a metodologia de ensino, as estratégias individuais e em grupo de aprendizagem. Demonstrar e refletir sobre os métodos de avaliação de aprendizagem. Apresentar ferramentas para elaboração de planos de ensino de disciplina e aula.

Programa:

Atuais desafios da Profissão Acadêmica: Ensino superior e sua função social. A formação de professores e a profissionalização do docente da Educação Superior. Metodologia do Ensino e da Aprendizagem: Planejamento Educacional. As habilidades didáticas para docência e as competências para ensinar e para aprender. Uso de tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem. Construção de plano de ensino para o ensino superior e sua aplicação em uma aula.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada. Aula expositiva. Resolução de exercícios. Estudo de casos. Trabalho

individual. Trabalho em grupo. Debate/Discussão. Estudo dirigido. Resolução de Problemas.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual. Trabalho em grupo. Prova individual.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio da combinação dos seguintes fatores a serem realizados no ambiente de aprendizagem: (i) verificação da participação em atividades programadas; (ii) aferição do desempenho em tarefas/trabalhos; e (iii) provas. As atividades programadas nas quais a participação é avaliada abrangem conferências web e fóruns de discussão. Ademais, haverá um projeto integrador, que avaliará transversalmente esta disciplina conjuntamente a outras com término em comum. O projeto integrador corresponderá a 40% da nota e será apresentado por meio de vídeo, com autenticação individual ao mostrar um documento de identificação oficial.

Bibliografia:

1. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz

e Terra, 2016.

2. GIL, A. C. Metodologia do Ensino 7Superior. São Paulo, SP: Atlas, 2018.

3. OLIVIERI, M. A. et al. Didática e Prática do Ensino Superior. São Paulo, SP: Globus, 2016.

 

Consulta à base BiblioTec em 13/07/2020: bibliografia 1 disponível.

 

 

Disciplina: Python para WEB (7)

Carga Horária: 20 horas

Objetivo:

Criar aplicações serviço para serem disponibilizadas pela WEB com a linguagem Python. Integrar um servidor WEB com aplicação em Python com o cliente e com banco de dados.

Programa:

A arquitetura de uma aplicação WEB com Django. Configuração do ambiente Django com PIP e Conda. Criação de um projeto e aplicação Django e sua configuração. Métodos de requisições e tipos de resposta. Criando views e rotas URL com Django. Integração com banco de dados usando modelos para Django. Sistema de templates para Django, introdução ao HTML. Formulários com Django. O sistema de autenticação do Django (contrib.auth). O sistema de administração do Django (contrib.admin). RESTfull API. Colocando a aplicação em produção (deploy). Introdução ao Flask. Tópicos introdutórios aodesenvolvimento WEB do lado cliente (css, javascript e frameworks).

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada. Aula expositiva. Resolução de exercícios. Estudo de casos. Trabalho

individual. Trabalho em grupo. Debate/Discussão. Estudo dirigido. Resolução de Problemas.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual. Trabalho em grupo. Prova individual.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio da combinação dos seguintes fatores a serem realizados no ambiente de aprendizagem: (i) verificação da participação em atividades programadas; (ii) aferição do desempenho em tarefas/trabalhos; e (iii) provas. As atividades programadas nas quais a participação é avaliada abrangem conferências web e fóruns de discussão. Ademais, haverá um projeto integrador, que avaliará transversalmente esta disciplina conjuntamente a outras com término em comum. O projeto integrador corresponderá a 40% da nota e será apresentado por meio de vídeo, com autenticação individual ao mostrar um documento de identificação oficial.

Bibliografia:

1. BENDORAITIS, A., KRONIKA, J. Django 3 Web Development Cookbook: Actionable solutions to common problems in Python web development. 4ª edição. Birmingham, UK: Packt Publishing. 2020.

2. GREENFELD, D. R., GREENFELD, A. R. Django Crash Course: Covers Python 3.8 and Django 3.x. 2020.

3. BORGES, L. E. Python para desenvolvedores. São Paulo, SP: Novatec, 2017.

4. GEORGE, N.. Mastering Django: Core. Birmingham, UK: Packt Publishing. 2016. eBook.

5. HILLAR, G. C. Django RESTful Web Services: The Easiest Way to Build Python RESTful APIs and Web Services with Django. Birmingham, UK: Packt Publishing. 2018. eBook.

6. DWYER, G. AGGARWAL, S., STOUFFER, J. Flask: Building Python Web Services. Birmingham, UK: Packt Publishing. 2017.

Consulta à base BiblioTec em: 13/07/2020:  bibliografias 3, 4, 5 e 6 disponíveis.

 

 

Disciplina: Engenharia de Software para Projetos em Python (8)

Carga Horária: 20 horas

Objetivo:

Compreender os principais conceitos de engenharia de software. Compreender os principais modelos de produção de software e suas diferenças. Aplicar os modelos de processo de software de forma adequada em diferentes cenários.  Aplicar ferramentas de controle de versão e  desenvolvimento em paralelo.

Programa:

Definição de sistema, software e Engenharia de software. Modelos de processos tradicionais e metodologias ágeis de desenvolvimento de software. Qualidade do processo de software. Características e classificação dos requisitos. Identificação e modelagem de requisitos. Ferramentas para controle de versões e desenvolvimento em paralelo.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada. Aula expositiva. Resolução de exercícios. Estudo de casos. Trabalho

individual. Trabalho em grupo. Debate/Discussão. Estudo dirigido. Resolução de Problemas.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual. Trabalho em grupo. Prova individual.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio da combinação dos seguintes fatores a serem realizados no ambiente de aprendizagem: (i) verificação da participação em atividades programadas; (ii) aferição do desempenho em tarefas/trabalhos; e (iii) provas. As atividades programadas nas quais a participação é avaliada abrangem conferências web e fóruns de discussão. Ademais, haverá um projeto integrador, que avaliará transversalmente esta disciplina conjuntamente a outras com término em comum. O projeto integrador corresponderá a 40% da nota e será apresentado por meio de vídeo, com autenticação individual ao mostrar um documento de identificação oficial.

Bibliografia:

1. SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 9th. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2018.

2. SBROCCO, J. H. T. C. Metodologias ágeis: engenharia de software sob medida. São Paulo: Erica, 2012.

3. DEBASTIANI, C. A. Definindo escopo em projetos de software. Novatec, 139, 2015.

4. WIEGERS, K., BEATTY, j. Software Requirements. Redmond, WA: Microsoft Press, 2013. 637 p.  

5. VAZQUEZ, C. E., SIMÕES, G. S. Engenharia de requisitos: software orientado ao negócio. Brasport, 302, 2016.

6. TONSIG, S. L. Engenharia de software: análise e projeto de sistemas. Ciência Moderna, 351, 2013.

7. GEISSHIRT, k., ZATTIN, E., OLSSON, A., VOSS, R. Git Version Control Cookbook: Leverage version control to transform your development workflow and boost productivity. Birmingham, UK: Packt Publishing, 2018.

 

Consulta à base BiblioTec em: 03/08/2020:  Todas as bibliografias disponíveis.

Justificativa para bibliografias com mais de 5 anos: As bibliografias selecionadas com mais de 5 anos são literaturas de base consolidados, ainda estão disponíveis na BiblioTec.

 

Disciplina: Processamento de Sinais e Imagens com Python (9)

Carga Horária: 20 horas

Objetivo:

Aplicar técnicas de processamento de sinais e imagens para a resolução de situações-problemas a partir de uma série de ferramentas providenciadas pelo Python.

Programa:

Conceitos de imagens digitais.  Introdução a biblioteca OpenCV e suas aplicações.  Visualizando imagens com Python. Codificação RGB, HSV e HLS. Desenhando e escrevendo com OpenCV. Separando e juntando canais. Transformações geométricas de imagens. Operações aritméticas e morfológicas de imagens. Mapas de cores. Processamento de sinais. Transformada de Fourier. Histograma e suas transformações. Segmentação e Restauração. Introdução ao processamento de áudio.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada. Aula expositiva. Resolução de exercícios. Estudo de casos. Trabalho

individual. Trabalho em grupo. Debate/Discussão. Estudo dirigido. Resolução de Problemas.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual. Trabalho em grupo. Prova individual.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio da combinação dos seguintes fatores a serem realizados no ambiente de aprendizagem: (i) verificação da participação em atividades programadas; (ii) aferição do desempenho em tarefas/trabalhos; e (iii) provas. As atividades programadas nas quais a participação é avaliada abrangem conferências web e fóruns de discussão. Ademais, haverá um projeto integrador, que avaliará transversalmente esta disciplina conjuntamente a outras com término em comum. O projeto integrador corresponderá a 40% da nota e será apresentado por meio de vídeo, com autenticação individual ao mostrar um documento de identificação oficial.

Bibliografia:

1. BORGES, L. E. Python para desenvolvedores. São Paulo, SP: Novatec, 2017.

2. HUNT, J. A. Beginners Guide to Python 3 Programming. Undergraduate Topics in Computer Science. Springer, 2019.

3. VILLÁN, A. F. Mastering OpenCV 4 with Python. Birmingham, UK: Packt Publishing, 2019.

4. PRATEEK, J., MILLAN, E. D., VINIVIUS, G. OpenCV by Example. Birmingham, UK: Packt Publishing, 2016.

 

Consulta à base BiblioTec em: 13/07/2020:  bibliografias 1 e 4 disponíveis.

 

 

Disciplina: Planejamento e Gestão de Teste para Sistemas em Python (10)

Carga Horária: 20 horas

Objetivo:

Aplicar ferramentas de teste em softwares desenvolvidos em Python. Projetar e construir sistemas testáveis.

Programa:

Conceitos preliminares de teste de software (Definições, terminologias, fases/tipos de teste). Teste unitário, de integração e a nível de sistema em Python. Automação de teste em Python. Introdução a frameworks contemporâneos de testes em Python. Mocking para teste em Python. Desenvolvimento orientado a teste (TDD).

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada. Aula expositiva. Resolução de exercícios. Estudo de casos. Trabalho

individual. Trabalho em grupo. Debate/Discussão. Estudo dirigido. Resolução de Problemas.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual. Trabalho em grupo. Prova individual.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio da combinação dos seguintes fatores a serem realizados no ambiente de aprendizagem: (i) verificação da participação em atividades programadas; (ii) aferição do desempenho em tarefas/trabalhos; e (iii) provas. As atividades programadas nas quais a participação é avaliada abrangem conferências web e fóruns de discussão. Ademais, haverá um projeto integrador, que avaliará transversalmente esta disciplina conjuntamente a outras com término em comum. O projeto integrador corresponderá a 40% da nota e será apresentado por meio de vídeo, com autenticação individual ao mostrar um documento de identificação oficial.

Bibliografia:

1. HUNT, J. A. Advanced Guide to Python 3 Programming. Undergraduate Topics in Computer Science. Springer, 2019.

2. WAZLAWICK, R. S. Introdução a algoritmos e programação com Python : uma abordagem dirigida por testes, Gen LTC, 2017.

3. ARBUCKLE, D. Python Testing: Beginner's Guide, Packt Publishing, 2010.

4. GOVINDARAJ, S. Test-Driven Python Development, Packt Publishing, 2015.

 

Consulta à base BiblioTec em: 13/07/2020:  bibliografias 2, 3 e 4 disponíveis.

 

 

Disciplina: Python Avançado (11)

Carga Horária: 20 horas

Objetivo:

Aplicar estratégias avançadas no desenvolvimento de programas Python para solucionar situações problemas de forma elegante e de fácil manutenção, extensão e compreensão. 

Programa:

Recursão. Introdução a programação funcional. Funções currying. Iteráveis, iteradores, geradores e corotinas. Tópicos avançados com Pandas e Matplotlib. Entrada e saída de arquivos. Logging. Introdução a programação responsiva. Introdução a programação em redes de computadores. Desenvolvimento de algoritmos utilizando Python.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada. Aula expositiva. Resolução de exercícios. Estudo de casos. Trabalho

individual. Trabalho em grupo. Debate/Discussão. Estudo dirigido. Resolução de Problemas.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual. Trabalho em grupo. Prova individual.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio da combinação dos seguintes fatores a serem realizados no ambiente de aprendizagem: (i) verificação da participação em atividades programadas; (ii) aferição do desempenho em tarefas/trabalhos; e (iii) provas. As atividades programadas nas quais a participação é avaliada abrangem conferências web e fóruns de discussão. Ademais, haverá um projeto integrador, que avaliará transversalmente esta disciplina conjuntamente a outras com término em comum. O projeto integrador corresponderá a 40% da nota e será apresentado por meio de vídeo, com autenticação individual ao mostrar um documento de identificação oficial.

1. BORGES, L. E. Python para desenvolvedores. São Paulo, SP: Novatec, 2017.

2. HUNT, J. A Beginners Guide to Python 3 Programming. Undergraduate Topics in Computer Science. Springer, 2019.

3. HUNT, J. A. Advanced Guide to Python 3 Programming. Undergraduate Topics in Computer Science. Springer, 2019

4. GUTTAG, J. Introduction to Computation and Programming Using Python: With Application to

Understanding Data Second Edition. USA: MIT Press, 2016.

5. MCKINNEY, W. Python for Data Analysis: Data Wrangling with Pandas, NumPy, and IPython. S/egunda edição, O'Reilly, 2017.

 

Consulta à base BiblioTec em: 13/07/2020: bibliografia 1 disponível.

 

 

Disciplina: Interface Gráfica com o Usuário em Python (12)

Carga Horária: 20 horas

Objetivo:

Criar aplicações que provenham interfaces gráficas com o usuários (GUI) com Python. Conhecer as principais bibliotecas GUI para Python.

Programa:

Principais bibliotecas para GUI disponíveis para Python (Qt com PyQt e PySide2, GTK com PyGObject e wxWidgets com wxPython). Principais elementos GUI em PyQt (janela, etiqueta, botão, caixa de texto, área de rolagem, caixa de diálogo, caixa de combinação, caixa de listagem e menu). Gerenciamento de leiaute. Fluxo de execução de uma GUI: laço principal, funções e eventos. Introdução ao QPainter.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada. Aula expositiva. Resolução de exercícios. Estudo de casos. Trabalho

individual. Trabalho em grupo. Debate/Discussão. Estudo dirigido. Resolução de Problemas.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual. Trabalho em grupo. Prova individual.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio da combinação dos seguintes fatores a serem realizados no ambiente de aprendizagem: (i) verificação da participação em atividades programadas; (ii) aferição do desempenho em tarefas/trabalhos; e (iii) provas. As atividades programadas nas quais a participação é avaliada abrangem conferências web e fóruns de discussão. Ademais, haverá um projeto integrador, que avaliará transversalmente esta disciplina conjuntamente a outras com término em comum. O projeto integrador corresponderá a 40% da nota e será apresentado por meio de vídeo, com autenticação individual ao mostrar um documento de identificação oficial.

Bibliografia:

1. BORGES, L. E. Python para desenvolvedores. São Paulo, SP: Novatec, 2017.

2. HUNT, J. A. Advanced Guide to Python 3 Programming. Undergraduate Topics in Computer Science. Springer, 2019.

3. Comunidade PyGObject. Read the Docs: PyGObject. Disponível em

https://pygobject.readthedocs.io/. Acesso em 03/08/2020.

4. Riverbank Computing. PyQt5 Reference Guide. Disponível em https://www.riverbankcomputing.com/static/Docs/PyQt5/. Acesso em 03/08/2020.

 

Consulta à base BiblioTec em: 13/07/2020:  bibliografias 1 e 2 disponíveis.

Bibliografias 3 e 4 disponíveis livremente nos endereços providos.

 

 

Disciplina: Desenvolvimento de Produto Mínimo Viável (13)

Carga Horária: 10 horas

Objetivo:

Desenvolver um produto mínimo viável de software a partir de uma ideia de negócio. Identificar oportunidades no mercado.

Programa:

Panorama geral de recursos nacionais e internacionais para produção de software. Definição de tecnologias e estruturação de equipes. Transformando um modelo de negócio em produto de software. Metodologias para validação da ideia inicial até sua implementação. Oficina de desenvolvimento de produto mínimo viável de software.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada. Aula expositiva. Resolução de exercícios. Estudo de casos. Trabalho

individual. Trabalho em grupo. Debate/Discussão. Estudo dirigido. Resolução de Problemas.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual. Trabalho em grupo. Prova individual.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio da combinação dos seguintes fatores a serem realizados no ambiente de aprendizagem: (i) verificação da participação em atividades programadas; (ii) aferição do desempenho em tarefas/trabalhos; e (iii) provas. As atividades programadas nas quais a participação é avaliada abrangem conferências web e fóruns de discussão. Ademais, haverá um projeto integrador, que avaliará transversalmente esta disciplina conjuntamente a outras com término em comum. O projeto integrador corresponderá a 40% da nota e será apresentado por meio de vídeo, com autenticação individual ao mostrar um documento de identificação oficial.

Bibliografia:

1. BLANK, S., DORF, B., Startup: manual do empreendedor: o guia passo a passo para construir uma grande empresa Rio de Janeiro, RJ: Alta Livros, 2014.

2. RIES, E., A startup enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas, São Paulo, SP: Lua de papel, c2012.

3. CAMALIONTE, E., FONTES, A. (Org). Inteligência de mercado: conceitos, ferramentas e aplicações : estratégias e ações para um profissional completo. São Paulo, SP: Saint Paul, 2011.

4. VANDER MEY, C. Lançamento de Software. São Paulo: Novatec, 2013.

5. PEREIRA, A. Vendendo software: a metodologia da engenharia de vendas para empresas de software. São Paulo: Novatec, 2004

 

Consulta à base BiblioTec em: 03/08/2020:  todas as bibliografias disponíveis.

Justificativa para bibliografias com mais de 5 anos:  são bibliografias clássicas para estruturação, validação e implementação de um MVP para empresas de software.

 

 

 

Disciplina: Processamento de Dados Espaciais com Python (14)

Carga Horária: 20 horas

Objetivo:

Interpretar fenômenos do mundo real como objetos a serem representados como tipos de dados

espaciais e posteriormente serem manipulados de forma eficiente em banco de dados espaciais.

Aplicar conceitos fundamentais de banco de dados espaciais como suporte à análise espacial

Contrastar e comparar consultas espaciais utilizando diferentes operadores em cenários realistas.

Construir soluções eficientes para manipular um volume massivo de dados espaciais usando Python.

Programa:

Definição de dados espaciais e sistemas de informação geográficas: abstrações, tipos de dados espaciais e o que eles representam no mundo real. Importância da manipulação e análise espacial. Instalação e configuração de extensão espacial para um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Projeto e implementação de um banco de dados espacial utilizando um SGBD espacial. Representações de dados espaciais: formato textual, formato binário e tipos de arquivos. Operações sobre dados espaciais: numéricas, geométricas de conjunto, relacionamentos topológicos, dependentes de tipo e operações diversas. Consultas típicas em banco de dados espaciais. Métodos de acesso espacial: conceitos, implementação e desempenho. Acesso, manipulação e processamento de operações espaciais usando Python.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada. Aula expositiva. Resolução de exercícios. Estudo de casos. Trabalho

individual. Trabalho em grupo. Debate/Discussão. Estudo dirigido. Resolução de Problemas.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual. Trabalho em grupo. Prova individual.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio da combinação dos seguintes fatores a serem realizados no ambiente de aprendizagem: (i) verificação da participação em atividades programadas; (ii) aferição do desempenho em tarefas/trabalhos; e (iii) provas. As atividades programadas nas quais a participação é avaliada abrangem conferências web e fóruns de discussão. Ademais, haverá um projeto integrador, que avaliará transversalmente esta disciplina conjuntamente a outras com término em comum. O projeto integrador corresponderá a 40% da nota e será apresentado por meio de vídeo, com autenticação individual ao mostrar um documento de identificação oficial.

Bibliografia:

1. YEUNG, A. K. W.; HALL, G. B. Spatial Database Systems: Design, Implementation and Project

Management. Netherlands: Springer, 2007.

2. VISWANATHAN, G.; SCHNEIDER, M. User-Centric Spatial Data Warehousing: A Survey of

Requirements & Approaches. International Journal of Data Mining, Modelling and Management, v. 6,

n. 4, p. 369-390, 2014.

3. ZURBARAN, M. et al. PostGIS Cookbook: Store, organize, manipulate, and analyze spatial data.

Switzerland, Euope: Packt Publishing, 2018.

 

Consulta à base BiblioTec em: 13/07/2020:  bibliografias 2 e 3 disponíveis.

Justificativa para bibliografias com mais de 5 anos: disponibilidade no BiblioTec e qualidade da bibliografia.

 

 

Disciplina: Computação Gráfica e Visão Computacional com Python (15)

Carga Horária: 20 horas

Objetivo:

Conhecer os conceitos básicos para o uso e desenvolvimento de aplicações de computação gráfica em Python. Utilizar ferramentas de geração de imagens para uso em aplicações 2D e 3D. Conhecer os conceitos e ferramentas e utilizá-los no desenvolvimento de aplicações de realidade virtual e aumentada, de reconhecimento de objetos e estimativa de pose.

Programa:

Introdução à Computação Gráfica (CG); Fundamentos matemáticos para CG; Transformações geométricas no plano e no espaço; Instalação e preparação do ambiente para desenvolvimento das atividades; Geração de imagens; Uso de bibliotecas para geração de imagens em 2D e 3D; Criação de aplicações de realidade virtual e aumentada; Integração com ferramentas de modelagem tridimensional; Criação de aplicações de reconhecimento de objetos em aplicações 3D.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada. Aula expositiva. Resolução de exercícios. Estudo de casos. Trabalho

individual. Trabalho em grupo. Debate/Discussão. Estudo dirigido. Resolução de Problemas.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual. Trabalho em grupo. Prova individual.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio da combinação dos seguintes fatores a serem realizados no ambiente de aprendizagem: (i) verificação da participação em atividades programadas; (ii) aferição do desempenho em tarefas/trabalhos; e (iii) provas. As atividades programadas nas quais a participação é avaliada abrangem conferências web e fóruns de discussão. Ademais, haverá um projeto integrador, que avaliará transversalmente esta disciplina conjuntamente a outras com término em comum. O projeto integrador corresponderá a 40% da nota e será apresentado por meio de vídeo, com autenticação individual ao mostrar um documento de identificação oficial.

Bibliografia:

1. CONCI, A.; LETA, F. R.; AZEVEDO, E. Computação gráfica : teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.

2. MARSCHNER, S.; SHIRLEY, P. Fundamentals of computer graphics. CRC Press, 2015.

3. HUNT, J. Advanced Guide to Python 3 Programming. Springer, 2019

4. HARTLEY, R.; ZISSERMAN, A. Multiple View Geometry in Computer Vision. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2003

5. SINHA, S.; PAUL, A. Computer Graphics. Oxford: Alpha Science Internation Limited, 2018.

6. FINE, M. O. de. Python 2.6 Graphics Cookbook : Over 100 Great Recipes for Creating and Animating Graphics Using Python. Birmingham, U.K.: Packt Publishing, 2010.

 

Justificativa para adoção de referências anteriores a 2015:

Referência 4: Este livro é a melhor referência na área de Visão computacional 3D.

Referência 6: Existem poucas referências com aplicações de CG em Python, portanto a adoção deste livro possibilitará visão prática dos conceitos estudados.

 

Consulta à base BiblioTec em: 03/08/2020:  bibliografias  disponíveis: 1, 2, 4, 5 e 6.

 

 

Disciplina: Python para Aprendizado de Máquina e Reconhecimento de Padrões 1 (16)

Carga Horária: 20 horas

Objetivo:

Apresentar como o reconhecimento de padrões está associado à inteligência artificial e à ciência de

dados. Contrastar as diferentes formas de reconhecimento de padrões para o desenvolvimento de produtos de software. Ilustrar e explorar os conceitos abordados com exemplos práticos e cenários realistas. Experimentar a formalização de problemas visando resolvê-los utilizando técnicas de reconhecimento de padrão. Criar soluções algorítmicas para problemas utilizando princípios da ciência de dados selecionando métodos para aprendizagem supervisionada e não supervisionada.

Programa:

Visão do reconhecimento de padrões e sua importância na ciência de dados. Pré-processamento: extração de características, seleção de características, normalização, padronização, redução de dimensionalidade, amostragem. Modelos e métodos para aprendizagem supervisionada. Modelos e métodos para aprendizagem não supervisionada. Validação de modelo: seleção de modelo, validação cruzada, configuração de hiperparâmetros, métricas de desempenho. Implementação de soluções algorítmicas de reconhecimento de padrões utilizando Python.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada. Aula expositiva. Resolução de exercícios. Estudo de casos. Trabalho

individual. Trabalho em grupo. Debate/Discussão. Estudo dirigido. Resolução de Problemas.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual. Trabalho em grupo. Prova individual.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio da combinação dos seguintes fatores a serem realizados no ambiente de aprendizagem: (i) verificação da participação em atividades programadas; (ii) aferição do desempenho em tarefas/trabalhos; e (iii) provas. As atividades programadas nas quais a participação é avaliada abrangem conferências web e fóruns de discussão. Ademais, haverá um projeto integrador, que avaliará transversalmente esta disciplina conjuntamente a outras com término em comum. O projeto integrador corresponderá a 40% da nota e será apresentado por meio de vídeo, com autenticação individual ao mostrar um documento de identificação oficial.

Bibliografia:

1. BISHOP, C. M. Pattern Recognition and Machine Learning (Information Science and Statistics).

Singapore: Springer, 2006.

2. THEODORIDIS, S., KOUTROUMBAS, K. Pattern Recognition. Academic Press, 2009.

3. HASTIE, T., TIBSHIRANI, R., FRIEDMAN, J. The Elements of Statistical Learning: Data Mining,

Inference, and Prediction. Springer, 2016.

4. JOSHI, P. Python Machine Learning Cookbook. Birmingham, UK: Packt Publishing, 2016.

5. RASCHKA, S., MIRJALILI, V. Python Machine Learning: Machine Learning and Deep Learning with

Python, scikit-learn, and TensorFlow. UK: Packt Publishing, 2017.

 

Consulta à base BiblioTec em: 13/07/2020:  bibliografias 1, 2, 4 e 5 disponível. Edição de 2010 da bibliografia 3 disponível. Justificativa para bibliografias com mais de 5 anos: são bibliografias clássicas padrões da área.

 

 

 

Disciplina: Modelagem de Negócio de Software (17)

Carga Horária: 10 horas

Objetivo:

Estruturar um modelo e plano de negócio no contexto do mercado produtor de software.

Programa:

Mapeamento de mercado e identificação de oportunidades Conceitos de inovação aplicados ao desenvolvimento de software. Modelos de negócios para software (modelos de receita, segmentação de clientes, tipo de produtos). Requisitos legais, fiscais, tipos de subvenção e investimentos relacionados à produção de software. Ferramentas para modelagem de negócios (Canvas e Proposta de Valor). Modelagem de visão de produto (Product Vision). Planos de negócio de software.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada. Aula expositiva. Resolução de exercícios. Estudo de casos. Trabalho

individual. Trabalho em grupo. Debate/Discussão. Estudo dirigido. Resolução de Problemas.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual. Trabalho em grupo. Prova individual.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio da combinação dos seguintes fatores a serem realizados no ambiente de aprendizagem: (i) verificação da participação em atividades programadas; (ii) aferição do desempenho em tarefas/trabalhos; e (iii) provas. As atividades programadas nas quais a participação é avaliada abrangem conferências web e fóruns de discussão. Ademais, haverá um projeto integrador, que avaliará transversalmente esta disciplina conjuntamente a outras com término em comum. O projeto integrador corresponderá a 40% da nota e será apresentado por meio de vídeo, com autenticação individual ao mostrar um documento de identificação oficial.

Bibliografia:

1. CAMALIONTE, E., F, A. (Org). Inteligência de mercado: conceitos, ferramentas e aplicações: estratégias e ações para um profissional completo. São Paulo, SP: Saint Paul, 2011.

2. VANDER MEY, C. Lançamento de Software. São Paulo: Novatec, 2013.

3. PEREIRA, A. Vendendo software: a metodologia da engenharia de vendas para empresas de software. São Paulo: Novatec, 2004.

 

Consulta à base BiblioTec em: 13/07/2020:  bibliografias 1, 2 e 3 disponíveis.

Justificativa para bibliografias com mais de 5 anos: são bibliografias clássicas disponíveis no BiblioTec.

 

 

Disciplina: Programação Concorrente e Paralela em Python (18)

Carga Horária: 20 horas

Objetivo:

Compreender os aspectos de sistemas de software distribuídos, concorrentes e paralelos e suas terminologias. Projetar e Implementar programas concorrentes e paralelos em Python de maneira eficiente. Analisar a aplicabilidade de programação concorrente e distribuída para produto de software.

Programa:

Introdução aos conceitos de concorrência, paralelismo, distribuição, computação em grid, sincronismo e threads vs processos. Motivação para o uso de programação concorrente e paralela e suas aplicações. Trabalhando com threads com a biblioteca threading. Trabalhando com vários processadores com a biblioteca multiprocessing. Sincronização entre threads e processos. Futures. AsyncIO.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada. Aula expositiva. Resolução de exercícios. Estudo de casos. Trabalho

individual. Trabalho em grupo. Debate/Discussão. Estudo dirigido. Resolução de Problemas.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual. Trabalho em grupo. Prova individual.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio da combinação dos seguintes fatores a serem realizados no ambiente de aprendizagem: (i) verificação da participação em atividades programadas; (ii) aferição do desempenho em tarefas/trabalhos; e (iii) provas. As atividades programadas nas quais a participação é avaliada abrangem conferências web e fóruns de discussão. Ademais, haverá um projeto integrador, que avaliará transversalmente esta disciplina conjuntamente a outras com término em comum. O projeto integrador corresponderá a 40% da nota e será apresentado por meio de vídeo, com autenticação individual ao mostrar um documento de identificação oficial.

Bibliografia:

1. HUNT, J. A. Advanced Guide to Python 3 Programming. Undergraduate Topics in Computer Science. Springer, 2019.

2. BORGES, L. E. Python para desenvolvedores. São Paulo, SP: Novatec, 2017.

 

Consulta à base BiblioTec em: 03/08/2020:  bibliografia 2 disponível.

 

 

Disciplina: Introdução ao Desenvolvimento de Jogos Digitais com Python(19)

Carga Horária: 20 horas

Objetivo:

Introduzir as ferramentas para desenvolvimento de jogos digitais com Python. Desenvolver um pequeno jogo utilizando Python e pygame.

Programa:

Bibliotecas e Frameworks para jogos digitais em Python (e.g. pygame). A janela principal superfície de exibição (criação e inicialização). Laço principal. Lidando com a entrada do usuário: baseados a eventos e a estados. Desenhando forma geométricas. Escrevendo textos e carregando imagens. Arquitetando e construindo um jogo digital.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada. Aula expositiva. Resolução de exercícios. Estudo de casos. Trabalho

individual. Trabalho em grupo. Debate/Discussão. Estudo dirigido. Resolução de Problemas.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual. Trabalho em grupo. Prova individual.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio da combinação dos seguintes fatores a serem realizados no ambiente de aprendizagem: (i) verificação da participação em atividades programadas; (ii) aferição do desempenho em tarefas/trabalhos; e (iii) provas. As atividades programadas nas quais a participação é avaliada abrangem conferências web e fóruns de discussão. Ademais, haverá um projeto integrador, que avaliará transversalmente esta disciplina conjuntamente a outras com término em comum. O projeto integrador corresponderá a 40% da nota e será apresentado por meio de vídeo, com autenticação individual ao mostrar um documento de identificação oficial.

Bibliografia:

1. HUNT, J. A. Advanced Guide to Python 3 Programming. Undergraduate Topics in Computer Science. Springer, 2019.

2. BORGES, L. E. Python para desenvolvedores. São Paulo, SP: Novatec, 2017.

3. CRAVEN, P. Program Arcade Games: With Python and Pygame. Apress, 2015.

 

Consulta à base BiblioTec em: 13/07/2020:  bibliografia 2 disponível. Bibliografia 3 disponível livremente na web.

 

 

Disciplina: Python para Aprendizado de Máquina e Reconhecimento de Padrões 2 (20)

Carga Horária: 20 horas

Objetivo:

Experimentar e comparar conceitos avançados de técnicas, ferramentas e algoritmos de aprendizado

de máquina. Analisar a combinação de diferentes métodos e modelos como forma de enriquecimento da análise de dados. Aplicar o fluxo de uma solução de ciência de dados para construir aplicações avançadas. Ilustrar e explorar os conceitos abordados com exemplos práticos e cenários realistas.

Programa:

Visão geral dos algoritmos e métodos avançados para aprendizado de máquina.

Redes Neurais Artificiais.

Modelos de Aprendizagem Profunda: Redes Neurais Convolucionais.

Técnicas baseadas em comitês: Bagging e Boosting.

Meta-heurísticas: AG, PSO

Fluxo de uma solução de ciência de dados em problemas reais.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada. Aula expositiva. Resolução de exercícios. Estudo de casos. Trabalho

individual. Trabalho em grupo. Debate/Discussão. Estudo dirigido. Resolução de Problemas.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual. Trabalho em grupo. Prova individual.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio da combinação dos seguintes fatores a serem realizados no ambiente de aprendizagem: (i) verificação da participação em atividades programadas; (ii) aferição do desempenho em tarefas/trabalhos; e (iii) provas. As atividades programadas nas quais a participação é avaliada abrangem conferências web e fóruns de discussão. Ademais, haverá um projeto integrador, que avaliará transversalmente esta disciplina conjuntamente a outras com término em comum. O projeto integrador corresponderá a 40% da nota e será apresentado por meio de vídeo, com autenticação individual ao mostrar um documento de identificação oficial.

Bibliografia:

1. BISHOP, C. M. Pattern Recognition and Machine Learning (Information Science and Statistics).

Singapore: Springer, 2006.

2. HAYKIN, S. Redes Neurais Artificiais: Princípios e Práticas. 2 edição. São Paulo: Pearson Education, 2011.

3. FACELI, K. et al. Inteligência Artificial: uma Abordagem de Aprendizado de Máquina. Rio de Janeiro,

RJ: LTC, 2011.

4. MARSLAND, S. Machine Learning: An algorithmic perspective. Switzerland, Europe: CRC Press,

2015.

5. JOSHI, P. Python Machine Learning Cookbook. Birmingham, UK: Packt Publishing, 2016.

6. GOODFELLOW, I., BENGIO, Y., COURVILLE, A. Deep Learning, MIT Press, 2016.

7. RASCHKA, S., MIRJALILI, V. Python Machine Learning: Machine Learning and Deep Learning with

Python, scikit-learn, and TensorFlow. Switzerland, Europe: Packt Publishing, 2017.

 

Consulta à base BiblioTec em: 03/08/2020:  bibliografias 2, 3, 4, 5, 6 e 7 disponíveis.

Justificativa para bibliografias com mais de 5 anos: são bibliografias clássicas padrões da área.

 

 

Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso (21)

Carga Horária: 10 horas

Objetivo:

Desenvolver a capacidade de aplicação dos conceitos e teorias adquiridas durante o curso de forma integrada e transversal, resultando em um trabalho científico. Organizar o fluxo de ideias para a elaboração e apresentação do trabalho de conclusão de curso. Discutir os avanços no desenvolvimento obtido até o momento na elaboração do trabalho de conclusão de curso.

Programa:

Conceitos fundamentais sobre a organização e escrita de trabalho de conclusão de curso. Estrutura de uma monografia a nível de pós-graduação. Utilização de processadores e editores de texto na escrita de monografia (LaTeX e Word). Escrita de seções de uma monografia: resumo, introdução, revisão sistemática da literatura, métodos e metodologia, resultados e conclusões. Ética na escrita de monografia. Desenvolvimento do trabalho proposto. Técnicas para apresentação e defesa de monografia perante uma banca examinadora. Normas da UTFPR para elaboração de trabalhos acadêmicos.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada. Aula expositiva. Resolução de exercícios. Estudo de casos. Trabalho

individual. Trabalho em grupo. Debate/Discussão. Estudo dirigido. Resolução de Problemas.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual. Trabalho em grupo. Prova individual.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio da combinação dos seguintes fatores a serem realizados no ambiente de aprendizagem: (i) verificação da participação em atividades programadas; (ii) aferição do desempenho em tarefas/trabalhos; e (iii) provas. As atividades programadas nas quais a participação é avaliada abrangem conferências web e fóruns de discussão. Ademais, haverá um projeto integrador, que avaliará transversalmente esta disciplina conjuntamente a outras com término em comum. O projeto integrador corresponderá a 40% da nota e será apresentado por meio de vídeo, com autenticação individual ao mostrar um documento de identificação oficial.

Bibliografia:

1. ACEVEDO, C. R., NOHARA, J. J. Como fazer monografias: TCC, dissertações, teses. São Paulo,

SP: Atlas, 2013.

2. WAZLAWICK, R. S. Metodologia de pesquisa para ciência da computação. Rio de Janeiro, RJ:

Elsevier, 2014.

3. MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. Rio de janeiro, RJ: Atlas, 2017.

 

Consulta à base BiblioTec em: 13/07/2020:  bibliografias 1, 2 e 3 disponíveis.

Justificativa para bibliografias com mais de 5 anos: bibliografias de qualidade disponíveis no BiblioTec.

 

Anexo 2: DOCENTES DO CURSO DE ESPECIZAÇÃO EM TECNOLOGIA PYTHON PARA NEGÓCIOS

 

Disciplina

Carga Horária (horas)

Titulação

Docente Responsável

Link para o Currículo Lattes

Instituição

Ambiente de Ensino e Aprendizagem a Distância

10

doutor

Rafael Alves Paes de Oliveira

http://lattes.cnpq.br/0793753941171478

UTFPR-DV

Empreendedorismo e Mercado de Software

10

mestre

Pedro Henrique de Alencar Machado

http://lattes.cnpq.br/5482926075590121

ALUG

Fundamentos de Programação com Python

20

doutor

Yuri Kaszubowski Lopes

http://lattes.cnpq.br/6645986822120975

UTFPR-DV

Sistemas de Banco de Dados com Python

20

doutor

Anderson Chaves Carniel

http://lattes.cnpq.br/6350698053529179

UTFPR-DV

Orientação a Objetos em Python e Ferramentas UML

20

doutor

Francisco Carlos Monteiro de Souza

http://lattes.cnpq.br/0057958225738520

UTFPR-DV

Preparação Pedagógica

10

doutor

Simone de Sousa Borges

http://lattes.cnpq.br/9013853025023946

UTFPR-DV

Python para WEB

20

doutor

Yuri Kaszubowski Lopes

http://lattes.cnpq.br/6645986822120975

UTFPR-DV

Engenharia de Software para Projetos em Python

20

doutor

 Alinne Cristinne Corrêa Souza

http://lattes.cnpq.br/7003131006996441

UTFPR-DV

Processamento de Sinais e Imagens com Python

20

doutor

Jefferson Tales Oliva 

http://lattes.cnpq.br/5086431818930800

UTFPR-PB

Planejamento e Gestão de Teste para Sistemas em Python

20

doutor

Rafael Alves Paes de Oliveira

http://lattes.cnpq.br/0793753941171478

UTFPR-DV

Python Avançado

20

doutor

Yuri Kaszubowski Lopes

http://lattes.cnpq.br/6645986822120975

UTFPR-DV

Interface Gráfica com o Usuário em Python

20

doutor

Lucas Hermann Negri

http://lattes.cnpq.br/0726448318510315

IFMS

Desenvolvimento de Produto Mínimo Viável

10

doutor

Marisangela Pacheco Brittes

http://lattes.cnpq.br/1610582393101376

UTFPR-DV

Processamento de Dados Espaciais com Python

20

doutor

Anderson Chaves Carniel

http://lattes.cnpq.br/6350698053529179

UTFPR-DV

Computação Gráfica e Visão Computacional com Python

20

mestre

Marlon Marcon

http://lattes.cnpq.br/3467949718089933

UTFPR-DV

Python para Aprendizado de Máquina  e Reconhecimento  de Padrões 1

20

doutor

Dalcimar Casanova 

http://lattes.cnpq.br/4155115530052195

UTFPR-PB

Modelagem de Negócio de Software

10

mestre

Pedro Henrique de Alencar Machado

http://lattes.cnpq.br/5482926075590121

ALUG

Programação Concorrente e Paralela em Python

20

doutor

Rodolfo Adamshuk Silva

http://lattes.cnpq.br/4054623065663370

UTFPR-DV

Introdução ao Desenvolvimento de Jogos Digitais com Python

20

doutor

Simone de Sousa Borges

http://lattes.cnpq.br/9013853025023946

UTFPR-DV

Python para Aprendizado de Máquina  e Reconhecimento  de Padrões 2

20

doutor

Rafael Gomes Mantovani 

http://lattes.cnpq.br/3753471203485400

UTFPR-AP

Trabalho de Conclusão de Curso

10

doutor

Marcelo Teixeira 

http://lattes.cnpq.br/8925349327322997

UTFPR-PB

 

Obs.: O quadro de professores poderá sofrer alterações sem perda de conteúdo ou de qualidade das aulas.


Referência: Processo nº 23064.002072/2021-85 SEI nº 2173158