Boletim de Serviço Eletrônico em 06/08/2021
DOU de 06/08/2021, seção 1, página 1

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FISICA-CT

 

EDITAL nº 02/2021

Edital de Seleção de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba.

 

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições, informa que estão abertas as inscrições para o processo de seleção com vistas à admissão ao Curso de Mestrado Acadêmico em Educação Física.

 

1. Site do Programa

    Na página eletrônica do programa (https://ppgef.ct.utfpr.edu.br/) podem ser consultadas as informações sobre o PPGEF, as linhas de pesquisa, os docentes e os resultados de cada uma das fases do processo de seleção.

 

2. Objetivo do Programa

    O objetivo do PPGEF é atuar na formação de pesquisadores e na qualificação de recursos humanos, com autonomia em sua linha de pesquisa e capacidade para planejar, desenvolver e executar atividades relacionadas com ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Educação Física, de forma interdisciplinar.

 

3. Público-alvo

    Poderá candidatar-se a este processo de seleção o portador de diploma de Curso de Graduação, ou de certificado de conclusão de Curso de Graduação ou declaração da Universidade de estar cursando o último período do Curso de Graduação com previsão de colação de grau para o início de 2022. O Curso de Graduação deve ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), ou pelos órgãos competentes quando fornecidos por instituições de outros países, observando-se o disposto na legislação vigente quanto a validade dos diplomas, os quais deverão ser apresentados no ato da inscrição.

 

4. Duração do curso

    O Mestrado deverá ser integralizado em um prazo máximo de 24 meses (equivalente a quatro semestres) prorrogável, em situações excepcionais por, no máximo, 6 meses.

 

5. Linhas de pesquisa e número de vagas

    O PPGEF está organizado em duas linhas de pesquisa. Este processo de seleção visa o preenchimento de até 35 vagas, conforme as linhas de pesquisa listadas no Quadro 1.

 

Quadro 1: Linhas de pesquisa e número de vagas

 

Linha de pesquisa

 Vagas

Atividade Física e Saúde

  20

Exercício e Esporte

  15

 

6. Inscrição

    A inscrição será realizada de maneira digital, de acordo com o cronograma informado no Quadro 5 do item 14 desse Edital. Os candidatos devem enviar para o email da Coordenação (ppgef-ct@utfpr.edu.br) os seguintes documentos em formato PDF:

  1. Uma via assinada da “Confirmação dos Dados da Inscrição”, que deve ser preenchida em https://utfws.utfpr.edu.br/acad01/sistema/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=1&p_curscodnr=347&p_cursoanonr=2022  

  2. Uma cópia, frente e verso (quando for o caso), dos seguintes documentos pessoais, compilados em um único arquivo PDF:

  3. Uma via da ficha de avaliação do curriculum vitae (Anexo l), disponível em http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-ef/documentos/ficha-de-avaliacao-do-curriculum-vitae-documentado_anexo-ii.docx/view, com a coluna “pontuação sugerida” preenchida. Os documentos comprobatórios devem ser anexados na sequência e o número do documento indicado na coluna “número do documento comprobatório”. A indicação incorreta do número do documento comprobatório resultará na não contabilização da pontuação;

  4. Pré-projeto de pesquisa (Anexo ll), modelo disponível em http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-ef/documentos/modelo-de-pre-projeto-para-o-mestrado_anexo-iii.docx/view;

  5. Uma cópia do certificado de suficiência em língua inglesa, emitido pelo Núcleo de Línguas da UTFPR, ou Cultura Inglesa (≥70% de acerto), ou Inter Americano (≥70% de acerto), ou TOEFL (IBT ≥87 pontos; ITP ≥543 pontos), ou IELTS (nota ≥6,0), ou Tese Prime TEAP (nota mínima 70 pontos), ou testes realizados por Instituições Federais de Ensino Superior que realizem testes de suficiência equivalentes, emitido após o mês de setembro de 2019. A realização do exame de suficiência é de responsabilidade do candidato;

  6. O candidato estrangeiro, além das etapas acima descritas, deve entregar ainda os seguintes documentos, compilados em um único arquivo PDF:

O preenchimento incorreto ou a falta de entrega de qualquer documento, conforme solicitado, será motivo para a não homologação da inscrição.

 

7. Divulgação das inscrições homologadas

    As inscrições homologadas serão divulgadas no site do PPGEF de acordo com o cronograma informado no Quadro 5 do item 14 desse Edital.

 

8. Fases, características, datas, avaliação e resultados parciais

    O processo seletivo é constituído por três fases obrigatórias: 1) análise do pré-projeto de pesquisa; 2) defesa do pré-projeto de pesquisa; 3) análise do curriculum vitae.

 

    8.1. Fase l: Análise do pré-projeto de pesquisa (eliminatória)

        8.1.1. Características

            O candidato não participa pessoalmente desta fase.

 

        8.1.2 Data

            O pré-projeto será avaliado de acordo com o cronograma informado no Quadro 5 do item 14 desse Edital.

 

        8.1.3 Avaliação

           O pré-projeto será avaliado com base em 5 itens (Quadro 2) e valorado, em uma escala de 0 a 10 pontos, para efeitos de eliminação (nota < 7,0 pontos) e classificação dos candidatos.


Quadro 2: Critérios utilizados para a avaliação do pré-projeto de pesquisa.

 

Item

Critério

Pontuação

1

Relevância e originalidade do projeto em relação a linha de pesquisa escolhida

2

2

Clareza e consistência do problema, objetivos e hipóteses

2

3

Adequação da metodologia frente aos objetivos

1

4

Domínio da escrita acadêmica

1

5

Aderência com as linhas de pesquisa do PPGEF, infraestrutura pré-existentes nos laboratórios e viabilidade do cronograma.

4

 

Total

10

 

         8.1.4 Divulgação dos resultados

            O resultado da análise do pré-projeto será divulgado no site do PPGEF de acordo com o cronograma informado no Quadro 5 do item 14 desse Edital.

 

    8.2. Fase ll: Defesa do pré-projeto de pesquisa (eliminatória)
            8.2.1. Características
              A defesa do pré-projeto e a entrevista será realizada por vídeo conferência, gravada em áudio e vídeo, com a arguição sendo realizada por uma banca constituída por, no mínimo, dois docentes do PPGEF. Essa fase será realizada pelas plataformas Google Meet, Zoom ou da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

 

           8.2.2. Data, horário e local
             A defesa do pré-projeto será realizada de acordo com o cronograma informado no Quadro 5 do item 14 desse Edital, com data e horário de cada candidato divulgado previamente no site do PPGEF. O link de acesso a sala virtual será enviado ao endereço eletrônico informado pelo candidato no ato da inscrição.

 

          8.2.3. Avaliação
             Serão avaliados 5 aspectos referentes a defesa do pré-projeto (Quadro 3). O candidato deve demonstrar conhecimento sobre conceitos básicos referentes a linha de pesquisa em que se pleiteia a vaga e disponibilidade para dedicação ao Mestrado (Quadro 3). A defesa do pré-projeto será valorada, em uma escala de 0 a 10 pontos, para efeitos de eliminação (nota < 7,0 pontos) e classificação dos candidatos.

 

Quadro 3: Critérios utilizados para a avaliação do pré-projeto de pesquisa.

Item

Critério

Pontuação

1

Defesa do pré-projeto de pesquisa quanto a originalidade em relação a linha de pesquisa escolhida

2

2

Defesa do pré-projeto de pesquisa quanto aos aspectos metodológicos

2

3

Defesa do pré-projeto de pesquisa quanto aos aspectos de viabilidade

2

4

Conhecimento em temas específicos da linha de pesquisa requerida

2

5

Disponibilidade para dedicação ao mestrado

2

 

Total

10

 

           Caso ocorram problemas técnicos de responsabilidade do candidato durante a avaliação, cujo tempo para resolução extrapole o período de 15 minutos, a banca encaminhará um e-mail remarcando o horário no mesmo dia.

 

           O não comparecimento do candidato na data e horário definidos implicará na sua eliminação do processo de seleção.

 

         8.2.4. Divulgação dos resultados
             O resultado da defesa do pré-projeto será divulgado de acordo com o cronograma informado no Quadro 5 do item 14 desse Edital.

 

    8.3. Fase lII: Análise do curriculum vitae documentado (classificatória)
        8.3.1. Características
            A análise do curriculum vitae documentado tem por objetivo avaliar o candidato em relação a formação acadêmica, atuação profissional e produção técnico-cientifica (Quadro 4). O candidato não participa pessoalmente desta fase.

       

         8.3.2. Data

            O curriculum vitae será avaliado de acordo com o cronograma informado no Quadro 5 do item 14 desse Edital.

 

         8.3.3. Avaliação

            O curriculum vitae será valorado, em uma escala de 0  a 10 pontos, para efeito de classificação dos candidatos. Para tanto, a maior pontuação aferida entre os candidatos em cada linha de pesquisa será convertida em nota 10, obtendo-se, a partir desta, as demais notas por meio de proporcionalidade. Em relação aos critérios de pontuação, a análise do currículo tem o objetivo de avaliar o candidato quanto aos itens descritos no Quadro 4.

Quadro 4: Critérios utilizados para a avaliação do curriculum vitae.

Tipo de produção

Pontuação

Resumo publicado ou apresentação em congresso de iniciação científica, congresso ou simpósio nacional (anexar cópia do resumo ou certificado de apresentação)

1

Resumo publicado ou apresentação em congresso ou simpósio internacional (anexar cópia do resumo ou certificado de apresentação)

2

Monitoria com carga-horária mínima de 30h, pontuação por ciclo de participação

10

Participação em programas de extensão, pontuação por ciclo de participação

10

Participação em programas de iniciação científica, pontuação por ciclo de participação

30

Publicação de artigo no estrato 1 (B5)

5

Publicação de artigo no estrato 2 (B4)

10

Publicação de artigo no estrato 3 (B3)

20

Publicação de artigo no estrato 4 (B2)

40

Publicação de artigo no estrato 5 (B1)

60

Publicação de artigo no estrato 6 (A2)

130

Publicação de artigo no estrato 7 (A1)

280

Livro Autoral

40

Organizador de livro/coletânea ou autor de capítulo de livro

10

 

         A pontuação deve ser preenchida pelo próprio candidato e entregue no momento da inscrição, de acordo com o modelo existente no Anexo l. A não entrega de documento comprobatório, ou numerado incorretamente, implicará na não computação da pontuação.

 

        8.3.4. Divulgação dos resultados

            O resultado da análise do curriculum vitae será divulgado de acordo com o cronograma informado no Quadro 5 do item 14 desse Edital.

 

9. Composição da nota final

    A nota final será estabelecida pela seguinte equação: Nota final = (nota do projeto x 0,4) + (nota da defesa do pré-projeto de pesquisa x 0,4) + (nota do curriculum x 0,2).

 

10. Divulgação dos aprovados

  A divulgação dos candidatos aprovados ocorrerá de acordo com o cronograma informado no Quadro 5 do item 14 desse Edital.

 

11. Interposição de recurso

      A interposição de recursos deve ser encaminhada para o e-mail do PPGEF (ppgef-ct@utfpr.edu.br). Os recursos deverão ser interpostos em até 48 horas após a divulgação do resultado de uma dada fase, conforme datas apresentadas no Quadro 5.

 

12. Concordância

     Ao efetivar sua inscrição o candidato declara concordar com o presente Edital e com as normas do PPGEF.

 

13. Casos omissos

      Os casos omissos serão avaliados pela Comissão de Seleção do PPGEF.

 

14. Resumo dos procedimentos/fases importantes, datas e observações.

 

Quadro 5: Resumo dos procedimentos/fases importantes, datas e observações.

 

Data

Procedimento / fase

Observações

01/09/21 a 27/09/21

Inscrição e entrega da documentação

Consultar o item 6 do Edital

13/10/21

Divulgação das inscrições homologadas

Consultar o item 7 do Edital

 

O prazo para a interposição de recursos é de 48 horas após a divulgação do resultado. Consultar o item 11 do Edital

18/10/21 à 22/10/21

Fase I: análise dos projetos (eliminatória)

Consultar o item 8.1 do Edital

26/10/21

Divulgação dos aprovados na Fase l

Consultar o item 8.1 do Edital

 

O prazo para a interposição de recursos é de até 48 horas após a divulgação do resultado. Consultar o item 11 do Edital

03/11/21

Fase ll: Defesa do pré-projeto de pesquisa (divulgação da data, horário e link de acesso a sala virtual)

Consultar o item 8.2

08/11/21 à 19/11/21

Fase ll: Defesa do pré-projeto de pesquisa

Consultar o item 8.2

23/11/21

Divulgação dos aprovados na Fase II

Consultar o item 8.2

F

O prazo para a interposição de recursos é de até 48 horas após a divulgação das inscrições homologadas. Consultar o item 11 do Edital

26/11/21 à 03/12/21

Fase lIl: Análise do curriculum vitae documentado

Consultar o item 8.3

06/12/21

Divulgação do resultado da Fase III

Consultar o item 8.3

 

O prazo para a interposição de recursos é de até 48 horas após a divulgação das inscrições homologadas. Consultar o item 11 do Edital

10/12/21

Divulgação dos candidatos aprovados

Consultar o item 10

 

O prazo para a interposição de recursos é de até 48 horas após a divulgação das inscrições homologadas. Consultar o item 11 do Edital

 

 

15. Matrículas e início das aulas

      Os candidatos aprovados serão convocados para a entrega de documentação e início do curso com aulas presenciais em 2022. Devido a pandemia do COVID-19, não há previsão, na presente data, sobre quando os aprovados serão convocados para a matrícula, entrega de documentos e início das atividades presenciais para o primeiro semestre letivo de 2022 (obs.: as aulas de 2021 estão ocorrendo de maneira remota).

 

É vedada a matrícula concomitante no mesmo curso ou em cursos diferentes, em uma ou mais instituições públicas de ensino superior, em todo o território nacional, conforme a Lei12.089 de 11 de novembro de 2009.

 

16. Competência jurídica

      Fica estabelecido a competência da Justiça Federal, Subseção Judiciária de Curitiba, para dirimir eventuais questões decorrentes do Edital.

 

Este Edital será publicado no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR, cujo link estará disponível na seção Editais do site do PPGEF (https://ppgef.ct.utfpr.edu.br/) para que atenda aos interessados e cumpra as suas finalidades.

 

Curitiba, 3 de agosto de 2021.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROGERIO CESAR FERMINO, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 03/08/2021, às 14:58, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A)-GERAL EM EXERCÍCIO, em (at) 03/08/2021, às 16:47, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ALEXANDRE MOECKEL, DIRETOR(A) SUBSTITUTO(A), em (at) 03/08/2021, às 16:57, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2174152 e o código CRC (and the CRC code) FF47738C.



 


Referência: Processo nº 23064.025200/2021-69 SEI nº 2174152