Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CONSELHO DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS |
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RESOLUÇÃO COEMP/UTFPR Nº 3, DE 04 DE agosto DE 2021
Dispõe sobre o Programa de Extensão TFESP: Monitorização da Saúde e da Performance Física em Policiais Militares e Bombeiros Militares |
O CONSELHO DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 10, de 04 de agosto de 2000 do Conselho Diretor;
considerando o Artigo 21 do Regimento Geral da UTFPR, aprovado pela Deliberação nº 07/09-COUNI, de 05 de junho de 2009;
considerando o Parágrafo 1º do Artigo 25 do Estatuto da UTFPR, aprovado pela Portaria Ministerial nº 303 de 17/04/2008;
considerando o Artigo 10 do Regulamento do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, aprovado pela Deliberação 08/2010-COUNI;
considerando a Portaria de Pessoal GABIR/UTFPR nº 428, de 11 de março de 2021, que designa Rubens Alexandre de Faria como Presidente do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias da Universidade Tecnológica Federal do Paraná;
considerando a Portaria nº 1455, de 06/08/2019, do Reitor da UTFPR, que nomeia os membros do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias, quadriênio 2019-2023;
considerando o processo SEI 23064.029961/2019-75, analisado na na 16ª Reunião Ordinária, realizada em 09/07/2021 e despacho COEMP nº 2172194 com parecer favorável do Relator Felipe Haddad Manfio para emissão da Resolução;
RESOLVE:
Art. 1º Aprovar, na forma do anexo, o Programa de Extensão TFESP: Monitorização da Saúde e da Performance Física em Policiais Militares e Bombeiros Militares, Campus Curitiba.
Art. 2º A presente Resolução será publicada em Boletim de Serviço Eletrônico e entrará em vigor na data de sua publicação.
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) RUBENS ALEXANDRE DE FARIA, PRESIDENTE DO CONSELHO, em (at) 04/08/2021, às 11:11, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
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ANEXO I À Resolução Nº 3, DE 03 DE agosto DE 2021
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
PROGRAMA DE EXTENSÃO
TFESP - MONITORIZAÇÃO DA SAÚDE E DA PERFORMANCE FÍSICA EM POLICIAIS MILITARES E BOMBEIROS MILITARES
ÁREA TEMÁTICA: SAÚDE
COORDENADOR: ANDERSON CAETANO PAULO
CAMPUS CURITIBA
A Polícia Militar é uma instituição essencial para segurança pública e atividades de defesa civil em todo território nacional. Ela é composta por um quadro de policiais militares que atuam do planejamento à execução de ações de polícia ostensiva e de preservação para ordem pública. Em diversos casos, o policial militar também atua na execução de atividades de defesa civil, prestando socorros em casos de inundações, desabamento, acidentes em geral, catástrofes e calamidades públicas (Lei n. 6.652 de 30 de Maio de 1979. Dispõe Sobre o Estatudo Dos Policiais Militares [...] e Dá Outras Providências, 1979). No entanto a mídia e a sociedade brasileira veem com descrença o quadro de insegurança nas cidades em face da ousadia do crime organizado e da pouca efetividade nas respostas do Estado, incluindo a atenção dada à saúde e performance física dos policiais militares.
Em todo o mundo é consenso que a profissão policial está entre as que oferecem maiores fontes de estresse e risco de acidente ou morte (Gershon et al., 2002). Há elevados escores de síndrome do burnout, depressão, e respostas negativas para qualidade de vida (Baptista et al., 2017), nível de atividade física (Barreto et al., 2019), dores musculoesqueléticas, distúrbio mental, condições de trabalho, consumo de substância ilícitas (Minayo et al., 2011), hábitos alimentares, risco cardiovascular (Caetano et al., 2019), e número de suicídios (Gershon et al., 2002). O cenário ora exposto é preocupante, na medida em que diminui a capacidade e qualidade de trabalho desses agentes, além de onerar os cofres públicos com tratamentos e afastamentos médicos.
Adicionalmente, o Estado da Arte sobre as demandas físicas do trabalho policial se origina em grande parte de pesquisas das décadas de 80 e 90, e ainda assim, advindas de países da América do Norte (Charles, 1982; Gledhill & Jamnik, 1992), a qual pode não representar a realidade do contexto brasileiro. Além disso, os recentes estudos nacionais indicam que 43% dos policiais não recebem orientação sobre exercício físico e um questionário relevou que 10% dos policiais tem uma baixa capacidade para o trabalho (Barreto et al., 2019; Ferraz, 2016). A monitorização da saúde e da performance física é uma condição sino qua non nessa população, mas complexa devido aos seus inúmeros determinantes.
Uma área de conhecimento que abarca essas duas necessidades (saúde e performance física) dos policiais militares é a Educação Física. No entanto, o investimento em extensão universitária e pesquisa acadêmica dependem de algumas condições essenciais como: i) redução da resistência entre os docentes e os policiais militares para efetivação de trabalhos em conjunto, e ii)- promoção de linhas de pesquisas em programas de pós-graduação em Educação Física.
Primeiramente, a extensão universitária é a comunicação entre a universidade e a sociedade com objetivo de promover trocas de saberes e serviços, visando sempre mudanças positivas para a sociedade atendida (FORPROEX, 2012). Neste caso, a efetivação das ações de extensão entre a universidade e a polícia militar exige uma via de mão dupla: docentes interessados em trocar saberes e serviços para a Polícia Militar, e por vez, deve haver policiais militares igualmente interessados nas respectivas ações extensionistas. Entretanto, por um lado, ainda encontramos um grupo de docentes que se revelam contra a presença de policiais militares no espaço da universidade (Portal_Globo, 2011, 2015). Por outro lado, há o impedimento de civis de serem autores de manuscritos em revistas especializadas da Polícia Militar (Edital Do II Concurso de Artigos Científicos Da SEPM, 2021). Esses exemplos evidenciam que para o crescimento da produção acadêmica sobre a Segurança Pública é necessário “baixar da guarda dos dois lados”. Não é mérito do presente manuscrito discutir as causas e motivações para essa resistência mútua, mas isso dificulta o desenvolvimento das ações de extensão e também de produzir pesquisas tendo como escopo genuíno o bem-estar do policial militar. Um recente estudo analisou a importância estratégica da extensão acadêmica para a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) (Doroteu et al., 2020). Os resultados indicaram que a prática extensionista na PMDF é “...muito esparsa...”, e carece de recursos humanos para efetivá-las. Chegando ao entendimento da necessidade de uma ligação direta entre a corporação policial e a Universidade que já realiza as atividades de extensão como fim.
Por sua vez, o Estado da Arte em pesquisa no Brasil está alocada nos programas de pós-graduação stricto sensu das universidades públicas (mestrado acadêmico e doutorado). De fato, cerca de 95% da ciência brasileira é produzida por universidades públicas (Moura, 2019). Nesta seara, o impacto da ciência produzida continua abaixo da média mundial (Escobar, 2019) e a produção acadêmica sobre a monitorização da saúde e performance física de policiais militares praticamente inexiste. Por exemplo, apenas em junho de 2020 foi homologado o Parecer CNE/CES n. 945/2019 que inclui as Ciências Policias como área de conhecimento no rol das ciências estudadas no Brasil (Parecer CNE/CES n. 945/2019. Inclusão Das Ciências Policiais No Rol Das Ciências Estudadas No Brasil, 2019). Além disso, realizando uma busca com o termo “polícia militar” no diretório dos grupos de pesquisa no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, encontrou-se 08 (oito) registros em julho de 2021. O recente reconhecimento das Ciências Policiais e o número ínfimo de grupos de pesquisa na área evidenciam que os policiais militares não recebem a devida atenção no meio acadêmico. Um fato relevante para o presente estudo é que dentre os 08 (oito) grupos de estudo encontrados, apenas um é da Educação Física.
Esse grupo de estudo é denominado Treinamento Físico-Esportivo: Saúde e Performance (TFESP), foi fundado em 2017, está certificado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), contém uma linha de pesquisa denominada “Ciência, tecnologia e inovação do treinamento físico para policiais militares e bombeiros militares”, os líderes são docentes permanentes do programa de pós-graduação em Educação Física. Além disso, o TFESP desenvolve dissertações de mestrado acadêmico, tendo como escopo o bem-estar e performance física do policial militar e do bombeiro militar. O TFESP também divulga suas ações de pesquisa e extensão pelas redes sociais, e tem o apoio da Secretaria de Segurança Pública do Paraná e da Polícia Militar do Paraná firmado por um convênio de cooperação técnica-científica.
2. OBJETIVOS
Este programa visa um intercâmbio científico, tecnológico e de extensão universitária voltada às ações que auxiliem na performance física e monitorização da saúde de policiais militares e bombeiros militares do Brasil.
2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
3. PROJETOS DESENVOLVIDOS
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PROJETOS |
DESCRIÇÃO |
1 |
Resistência da produção de potência em policiais militares de elite com e sem farda |
Composto por 01 docente permanente, 01 mestrando e policial militar, 01 bolsista e parceria com a Companhia de Operações Especiais da PMPR – COE. Os policiais têm sua performance física avaliada com e sem fardamento. Os resultados podem revelar os comprometimentos e facilitações do uso dos equipamentos e fardamento da COE. |
2 |
Padrão de movimento em policiais militares com e sem equipamentos ostensivos |
Composto por 01 docente permanente e 01 bolsista. Os policiais militares e bombeiros militares participantes das aulas de natação na UTFPR serão avaliados pelo Functional Movement Screen (FMS). Os resultados revelaram o nível de mobilidade do militar com sem seu fardamento específico. |
3 |
Divulgação científica sobre a saúde e performance militar nas mídias sociais |
Composto por 01 docente permanente e 01 bolsista. Desenvolver postagens motivacionais, de divulgação de eventos, e de divulgação de conhecimento. (https://www.instagram.com/tfesp_tactical/; https://www.facebook.com/search/top?q=tfesp; https://www.youtube.com/channel/UC4boSgBws2EyRJClY2nqnHg). |
4 |
Desenvolvimento de um aplicativo mobile de treinamento do core para militares |
Composto por 01 docente permanente, 02 docentes colaboradores, 01 mestrando e 01 bolsista. O desenvolvimento desse aplicativo poderá monitorar e tratar com o exercício físico a intensidade das dores dos policiais antes que ele necessite ir ao médico militar. |
5 |
Nível de atividade física e frequência de ocorrências para o Bombeiro Militar em tempo de pandemia: Palmas-PR e região |
Composto por 01 docente permanente e 01 Estudante/Bombeiro militar. Avaliar a percepção dos bombeiros militares de Palmas-PR e região, o nível de atividade física e a vivência de ocorrências antes e durante a pandemia da COVID-19. O projeto medirá o impacto da pandemia nessas duas variáveis. |
6 |
Levantamento de peso olímpico na operacionalidade e nas dores musculoesqueléticas de cadetes da Polícia Militar |
Composto por 01 docente permanente e 01 Mestrando. Avaliar o efeito da inclusão de um programa de treinamento de levantamento de peso olímpico (LPO) sobre a operacionalidade e nos relatos de dores de cadetes da polícia militar do Paraná. |
7 |
Influência do cão de busca na resposta psicofisiológica do bombeiro militar, um design crossover |
Composto por 01 docente permanente, 01 Mestrando/Bombeiro militar, 01 docente colaborador. Verificar a influência do cão de busca de odor específico nas respostas psicofisiológicas do bombeiro militar na atividade simulada de busca de pessoa. |
8 |
Prevenção de lesões por esforços repetitivos em atividades de atendimento pré-hospitalar desenvolvidas por bombeiros-militares do Estado do Paraná |
Composto por 01 docente permanente, 01 Mestrando/Bombeiro militar. Propor um programa de exercícios de fortalecimento para os músculos eretores da coluna vertebral como medida preventiva de lesões decorrentes da atividade laboral dos bombeiros-militares no atendimento pré-hospitalar. |
9 |
Impacto do Core Training Sobre o Desempenho Físico de Policiais Militares do Batalhão de Operações Especiais da Policia Militar do Paraná |
Composto por 01 docente permanente, 01 Mestrando/Policial militar. Propor um programa de exercícios de fortalecimento do Core para a Companhia de Polícia de Choque. |
10 |
Efeito de Diferentes Densidades do Treinamento de Potência Na Performance Física e Laboral de Policiais Militares da Companhia de Operações Especiais-COE |
Composto por 01 docente permanente, 01 Mestrando/Policial militar. Verificar qual protocolo de treinamento de potência é mais adequado para otimizar a performance física dos policiais da COE. |
11 |
Demanda Física e Saúde Biopsicosocial Entre Policiais e Bombeiros Militares do Brasil e Portugal |
Composto por 01 docente permanente, 01 Mestrando/Policial militar. Comparar as demandas física-operacional, presença de morbidade e dados demográficos entre os militares da PMPR e da Guarda Nacional Republicana de Portugal. |
12 |
O Efeito da Jornada de Trabalho de Policiais Sobre o Comportamento Mecânico da Coluna Vertebral Nas Condições Administrativas e Operacionais (Carro e Motocicleta) |
Composto por 01 docente permanente, 01 Mestrando/Policial militar. Verificar o efeito de um turno de trabalho sobre a estatura e dores lombares de policiais nas funções administrativas e operacionais. |
13 |
Comportamento mecânico da coluna vertebral e a dor lombar durante a jornada de trabalho de policiais militares motociclistas |
Composto por 01 docente permanente, 01 Mestrando/Policial militar. Verificar o efeito de um turno de trabalho sobre a estatura e dores lombares de policias da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas. |
14 |
Efeitos de Dois Programas de Exercício Físico Sobre o Controle Postural e a Dor Lombar em Policiais Militares: Pilates x Exercícios Isométricos |
Composto por 01 docente permanente, 01 Mestrando/Policial militar. Verificar o efeito de dois programas de treinamento sobre a dores de policiais com dor lombar crônica. |
15 |
Nível de atividade física e frequência de ocorrências para o Policial Militar em tempo de pandemia: Paranavaí-PR e região |
Composto por 01 docente permanente, 01 Policial Militar. Avaliar a percepção dos policiais militares de Paranavaí-PR e região, o nível de atividade física e a vivência de ocorrências antes e durante a pandemia da COVID-19. O projeto medirá o impacto da pandemia nessas duas variáveis. |
16 |
Estresse ocupacional, ansiedade, síndrome de burnout e estratégias de enfretamento em policiais: uma revisão sistemática |
Composto por 01 docente permanente, 01 Policial Militar. Elaboração de manuscrito. |
17 |
Potência de chutes desferidos de dentro de um compartimento para transporte de presos da viatura de polícia militar |
Composto por 01 docente permanente, 01 Policial Militar, 01 estudante. Medir os picos de força dos chutes deferidos dentro de um camburão da viatura policial. Esses dados auxiliaram criar materiais com uma resistência mais adequada, gerando especificações técnicas e reduzindo o número de viaturas inativas por estarem na oficina. |
18 |
O Teste de Aptidão de Tiro está contido no Teste de Habilidades Específica? |
Composto por 01 docente permanente, 02 Policiais Militares. Elaboração de manuscrito. |
19 |
Impact of different personal protective clothing for firefighters in mountain areas |
Composto por 01 docente permanente, 02 Bombeiros Militares. Verificar a eficácia de diferentes fardamentos nas respostas psicofisiológicas de bombeiros militares. |
4. AÇÕES CONTINUADAS NOS PRÓXIMOS 4 ANOS
As atividades extensionistas constituem práticas acadêmicas articuladas ao ensino e à pesquisa, que permitem estabelecer os vínculos entre as necessidades de soluções para problemas reais da comunidade e o conhecimento acadêmico. No TFESP, o registro das ações extensionistas estão disponibilizadas no plano de trabalho do Convênio de Cooperação Técnico-Científico entre a Secretaria de Segurança Pública do Paraná e a UTFPR (SEI 23064.043068/2020-96 / pg. 59) e nas redes sociais (@tfesp_tactical)
O TFESP colabora com a Academia Policial Militar do Guatupê durante os cursos de formação, especialização, aperfeiçoamento e capacitação nesta instituição de ensino. Também faz o intermédio para que pelotões e grupamentos de policiais e bombeiros utilizem as estruturas da UTFPR para treinamento de rotina ou treinamento especiais. Por exemplo, na sede Curitiba existe um horário reservado para prática de natação (25 militares) e outro para prática de musculação (25 militares). Como contrapartida, a PMPR cede um profissional de Educação Física para conduzir/supervisionar a atividade de musculação na UTFPR, e oferta campo de estágio na área da educação física nos setores correspondentes vinculados à Academia Policial Militar do Guatupê. Quando possível, o TFESP atende diferentes setores da PMPR por demanda onde a contrapartida é a possibilidade de produção de manuscritos e recebimento de declarações de parecer técnico.
Obj. Específico 1: Propor projetos de promoção e monitorização da saúde e qualidade de vida de policiais militares e bombeiros; |
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Ações |
Prazo |
Execução |
Recursos Físicos, materiais e financeiros |
Indicadores de impacto no âmbito da Universidade e na comunidade externa
Avaliação Projeto |
Desenvolver os projetos 1, 2, 3, 5, 8, 11, 12, 13, 14, 15, 16 |
04/08/2021 a 03/12/2021 |
Docentes, discentes da UTFPR e militares da PMPR |
Equipamentos dos laboratórios do DAEFI e estrutura da PMPR |
Orientação de mestrado acadêmico, iniciação científica e iniciação extensionista.
Ampliação das ações em outras cidade e Estados brasileiros
Avaliação do Projeto:
Publicação de manuscritos em estratos superiores |
Participar em eventos/cursos científicos e extensionistas |
04/08/2021 a 03/12/2021 (2 eventos por ano) |
Docentes e discentes da UTFPR |
Diária e passagens |
Visibilidade da UTFPR em eventos locais, regionais, nacionais e internacional. Busca por premiações. |
Obj. Específico 2: Propor projetos de promoção e avaliação da performance física de policiais e bombeiros militares. |
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Ações |
Prazo |
Execução |
Recursos Físicos, materiais e financeiros |
Indicadores de impacto no âmbito da Universidade e na comunidade externa
Avaliação Projeto |
Desenvolver os projetos 6,7, 9, 10, 18, 19 |
04/08/2021 a 03/12/2021 |
Docentes, discentes da UTFPR e militares da PMPR |
Equipamentos dos laboratórios do DAEFI e estrutura da PMPR |
Orientação de mestrado acadêmico, iniciação científica e iniciação extensionista.
Ampliação das ações em outras cidade e Estados brasileiros
Avaliação do Projeto:
Publicação de manuscritos em estratos superiores |
Participar em eventos/cursos científicos e extensionistas |
04/08/2021 a 03/12/2021
(2 eventos por ano) |
Docentes e discentes |
Diária e passagens |
Visibilidade da UTFPR em eventos locais, regionais, nacionais e internacional. Busca por premiações. |
Obj. Específico 3: Propor projetos de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora. |
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Ações |
Prazo |
Execução |
Recursos Físicos, materiais e financeiros |
Indicadores de impacto no âmbito da Universidade e na comunidade externa
Avaliação Projeto |
Desenvolver os projetos 4 e 17 |
04/08/2021 a 03/12/2021 |
Docentes, discentes da UTFPR e militares da PMPR |
Equipamentos dos laboratórios do DAEFI e estrutura da PMPR |
Orientação de mestrado acadêmico, iniciação científica e iniciação extensionista.
Avaliação do Projeto:
Publicação de manuscritos em estratos superiores |
Participar em eventos científicos e extensionistas |
04/08/2021 a 03/12/2021
(2 eventos por ano) |
Docentes e discentes |
Diária e passagens |
Visibilidade da UTFPR em eventos locais, regionais, nacionais e internacional. Busca por premiações. |
Atualmente, a equipe é formada por 04 docentes, 04 estudantes da graduação em Educação Física e 01 estudante da graduação em Engenharia Eletrônica, 03 mestrandos e 02 civis e 08 militares da PMPR, dos quais 06 são egressos da UTFPR.
O TFESP ainda não tem um recurso anual. O programa associa seus projetos a disciplinas extensionistas, trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado acadêmico. Isso permite a busca por recursos a partir de editais internos para bolsas e apoio. Também busca-se recursos participando de editais e chamadas públicas junto a órgão de fomento.
5. RISCOS E DIFICULDADES
A pandemia da COVID-19 dificultou as atividades presenciais na UTFPR, que ficam na dependência das autorizações das Instruções Normativas emitidas mensalmente. A equipe do TFESP tem dado preferência às atividades não-presenciais na medida do possível neste período. A grande dificuldade é a falta de recursos financeiros para aquisição de equipamentos específicos às atividades operacionais dos policiais militares e bombeiros militares.
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Baptista, M. N., Morais, P. R., Do Carmo, N. C., De Souza, G. O., & Da Cunha, A. F. (2017). Avaliação de depressão, síndrome de Burnout e qualidade de vida em bombeiros. Psicologia Argumento, 23(42), 47. https://doi.org/10.7213/rpa.v23i42.20009
Barreto, C. R., Lins-Kusterer, L., & Carvalho, F. M. (2019). Work ability of military police officers. Revista de Saúde Pública, 53(79), 79. https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2019053001014
Lei n. 6.652 de 30 de maio de 1979. Dispõe sobre o Estatudo dos Policiais Militares [...] e dá outras providências, (1979). http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1970-1979/l6652.htm
Parecer CNE/CES n. 945/2019. Inclusão das Ciências Policiais no rol das ciências estudadas no Brasil, (2019).
Caetano, H. B. S., Caetano, C. I., López-Gil, J. F., Cavichiolli, F. R., & Paulo, A. C. (2019). Ingestão de lipídios e risco à saúde baseado em diferentes indicadores antropométricos em policias militares de Curitiba, Paraná. Revista Ciências Em Saúde, 9(4), 21–27. https://doi.org/10.21876/rcshci.v9i4.883
Charles, M. T. (1982). Women in Policing - The Physical Aspect. Journal of Police Science and Administration, 10(2), 194–205. https://www.ojp.gov/ncjrs/virtual-library/abstracts/women-policing-physical-aspect
Doroteu, L. R., Cunha, R. B. da, & Martins, J. do N. R. (2020). A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA EXTENSÃO ACADÊMICA PARA A POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL. Revista Do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (RIBSP), 2(2), 72–81. https://doi.org/10.36776/ribsp.v2i2.64
Escobar, H. (2019). 15 universidades públicas produzem 60% da ciência brasileira. Jornal Da USP. https://jornal.usp.br/universidade/politicas-cientificas/15-universidades-publicas-produzem-60-da-ciencia-brasileira/
Ferraz, A. de F. (2016). Programa de treinamento físico policial militar com foco institucional. Revista Homens Do Mato, 16(1), 102–131. http://revistacientifica.pm.mt.gov.br/ojs/index.php/semanal/article/view/312
FORPROEX. (2012). Política Nacional de Extensão Universitária. In Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras Política (p. 68). http://proex.ufsc.br/files/2016/04/Política-Nacional-de-Extensão-Universitária-e-book.pdf
Gershon, R. R., Lin, S., & Li, X. (2002). Work stress in aging police officers. Journal of Occupational and Environmental Medicine, 44(2), 160–167. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11851217
Gledhill, N., & Jamnik, V. K. (1992). Characterization of the physical demands of firefighting. Canadian Journal of Sport Sciences = Journal Canadien Des Sciences Du Sport, 17(3), 207–213. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1325260
Minayo, M. C. D. S., Assis, S. G. De, & Oliveira, R. V. C. de. (2011). Impacto das atividades profissionais na saúde física e mental dos policiais civis e militares do Rio de Janeiro (RJ, Brasil). Ciência & Saúde Coletiva, 16(4), 2199–2209. https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000400019
Moura, M. (2019). Universidades públicas respondem por mais de 95% da produção científica do Brasil. Academia Brasileira de Ciências. http://www.abc.org.br/2019/04/15/universidades-publicas-respondem-por-mais-de-95-da-producao-cientifica-do-brasil/
Portal_Globo. (2011). Estudantes protestam contra a presença da PM no campus da USP. G1 São Paulo. http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/10/estudantes-protestam-contra-presenca-da-pm-no-campus-da-usp.html
Portal_Globo. (2015). Estudantes e funcionários da USP protestam contra segurança com PM. G1 São Paulo. http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/08/estudantes-e-funcionarios-da-usp-protestam-contra-seguranca-com-pm.html
Edital do II Concurso de Artigos Científicos da SEPM, (2021).
Referência: Processo nº 23064.029961/2019-75 | SEI nº 2174372 |