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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA-GERAL - CAMPUS CAMPUS GUARAPUAVA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS GUARAPUAVA |
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RETIFICADO EM 22/07/2021
RETIFICADO EM 03/08/2021
EDITAL N.º 05/2021
PROGRAMA DE BOLSAS DE AUXÍLIO AO PESQUISADOR DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA GUARAPUAVA (PROBIC - GP)
A Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG-GP) e o Diretor-Geral do Campus Guarapuava da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, no uso de suas atribuições, tornam público o presente Edital que estabelece normas e condições para a submissão de propostas para o Programa de Bolsas de Auxílio ao Pesquisador de Guarapuava (PROBIC - GP).
DO OBJETIVO
1.1 Esta ação é realizada com objetivo de estimular a atuação dos pesquisadores da UTFPR do Campus Guarapuava, mediante a concessão de bolsas de Apoio Técnico à Pesquisa para discentes de graduação devidamente cadastrados e ativos como voluntários pelo EDITAL PROPPG – 05/2021 – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE VOLUNTARIADO EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.
DOS ITENS FINANCIÁVEIS
2.1 O valor orçamentário estimado para este Edital é de R$ 48.000,00 para concessão de 10 quotas de Bolsas de Apoio Técnico à Pesquisa, sendo os recursos provenientes da DIRPPG - GP.
2.2 O número de quotas poderá ser alterado de acordo com a disponibilização orçamentária ao decorrer do ano de 2021.
2.3 O valor mensal da bolsa será de R$ 400,00, pago diretamente ao bolsista. O número de parcelas será definido de acordo com a publicação do resultado do edital EDITAL PROPPG – 05/2021 – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE VOLUNTARIADO EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.
2.4 Será distribuída, prioritariamente, uma quota por professor inscrito. Caso algum professor tenha mais de um plano de trabalho e estudante voluntário cadastrados no OPPX, poderá ser contemplado com mais de uma quota, se o número de professores inicialmente contemplado for menor que o número de quotas.
2.5 No caso de disponibilidade financeira maior que o número de pesquisadores contemplados, o recurso retornará à DIRPPG-GP
REQUISITOS E DEVERES DO PESQUISADOR
3.1 Atender a todos os critérios estabelecidos no EDITAL PROPPG – 05/2021 – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE VOLUNTARIADO EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.
3.2 Não ter sido contemplado com bolsas no Edital 02/2021 - PROPPG - Programa Institucional de Iniciação Científica da UTFPR - PIBIC / PIBIC-AF e no Edital 04/2021 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação – PIBITI da UTFPR e Programa Institucional de Voluntariado em Iniciação Tecnológica e Inovação – PIVIT da UTFPR, destinada ao mesmo plano de trabalho e mesmo estudante.
3.3 Possuir o título de mestre ou de doutor
3.4 Não estar afastado integralmente para pós-graduação, para licença capacitação ou quaisquer dos motivos de afastamentos dispostos na Lei 8.112/1990 e Lei 12.772/2012.
3.5 Ter tempo útil previsto de permanência na instituição (tempo para obter direito à aposentadoria) igual ou superior ao período de vigência da bolsa.
3.6 Ser docente/pesquisador efetivo com dedicação exclusiva (DE) na UTFPR Campus Guarapuava.
3.7 Indicar aluno regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da UTFPR Campus Guarapuava e que esteja devidamente cadastrado e ativo como voluntário pelo EDITAL PROPPG – 05/2021 – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE VOLUNTARIADO EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.
3.8 Encaminhar à DIRPPG-GP, via SEI, toda a documentação exigida para a bolsa solicitada, descrita no item 5.1. deste edital, na fase de solicitação do auxílio.
3.9 Fazer menção nos trabalhos apresentados/publicados ao apoio financeiro da DIRPPG-GP.
3.10 Não transferir o auxílio para outro pesquisador sob qualquer circunstância.
3.11 No caso de impossibilidade de dar continuidade à orientação, o pesquisador deverá encaminhar justificativa e relatório parcial de atividades à DIRPPG-GP via SEI, solicitando o cancelamento do auxílio.
3.12 Solicitar o cancelamento imediato à DIRPPG-GP, via SEI, quando o estudante tiver o status “formado” em seu curso de graduação ou quando houver desistência.
3.13 Encaminhar o relatório técnico-científico parcial para o caso de cancelamento do auxílio e relatório técnico-científico final no encerramento da vigência, respeitando os prazos operacionais adotados no EDITAL PROPPG – 05/2021 – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE VOLUNTARIADO EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. O modelo a ser utilizado será o disponibilizado pela PROPPG.
3.14 O descumprimento de algum requisito acarretará a desclassificação do candidato.
REQUISITOS, DEVERES E COMPROMISSO DO ESTUDANTE
4.1 Atender a todos os critérios estabelecidos no EDITAL PROPPG – 05/2021 – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE VOLUNTARIADO EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.
4.2 Executar individualmente vinte (20) horas semanais para o Plano de Trabalho ao qual foi indicado.
4.3 Participar do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR (SEI/SICITE 2022).
4.4 Estar regularmente matriculado em curso de graduação do Campus Guarapuava - UTFPR.
4.5 Não ter vínculo empregatício e dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa, seguindo a RN 042/2013 do CNPq:
I - O estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, desde que observados os requisitos dispostos no artigo 3º da Lei nº 11.788/2008.
II - Poderá ser concedida bolsa ao aluno que esteja em estágio não-obrigatório, desde que haja declaração conjunta da instituição de ensino, do supervisor do estágio e do orientador da pesquisa, de que a realização do estágio não afetará sua dedicação às atividades acadêmicas e de pesquisa tecnológica. O bolsista deverá manter essa declaração em seu poder. O disposto neste subitem se aplica também ao bolsista que venha obter estágio não-obrigatório durante a vigência da bolsa.
4.6 Receber apenas a modalidade de bolsa a que foi indicada neste edital, sendo vedada a acumulação com outras.
I. A bolsa de Iniciação Científica poderá ser concedida para alunos beneficiados por programas oficiais com objetivos assistenciais, de manutenção ou de permanência.
4.7 Responder as avaliações sobre o projeto desenvolvido, quando solicitado.
INSCRIÇÃO PARA SOLICITAÇÃO DO AUXÍLIO
5.1 As inscrições deverão ser realizadas no período de 19 a 21/07/2021, exclusivamente por meio do sistema SEI/UTFPR, em processo do tipo "Assistência Estudantil: Bolsa", contendo a seguinte documentação:
- Cópia do Plano de Trabalho submetido na Plataforma OPPX quando da indicação do discente;
- Cópia do Termo de Aceite submetido na Plataforma OPPX quando da indicação do discente;
- Termo de Compromisso (anexo I),
- Documento de Homologação da Pontuação obtida no EDITAL PROPPG – 05/2021 – PIVICT PROGRAMA INSTITUCIONAL DE VOLUNTARIADO EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, disponível no item "Admissível" da timeline do Edital na Plataforma OPPX;
- Ofício de encaminhamento para unidade DIRPPG-GP, conforme modelo (Anexo II);
5.2 O proponente deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para participação no certame.
ANÁLISE E CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO
6.1 Para fins de classificação, cada docente/pesquisador será ranqueado conforme a pontuação obtida no EDITAL PROPPG – 05/2021 – PIVICT PROGRAMA INSTITUCIONAL DE VOLUNTARIADO EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, de acordo com o documento do Item 5 do referido edital.
6.2 Em caso de empate, serão utilizados os mesmos critérios estabelecidos no EDITAL PROPPG – 05/2021 – PIVICT PROGRAMA INSTITUCIONAL DE VOLUNTARIADO EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.
RESULTADO
7.1 A DIRPPG-GP divulgará as propostas selecionadas na seção de editais disponível no portal da UTFPR (http://portal.utfpr.edu.br/editais#c5=abertos&b_start=0&c6=guarapuava&c7=%2FPlone%2Feditais%2Fpesquisa-e-pos-graduacao), de acordo com o cronograma informado no item 9 deste edital.
7.2 Será admitido recurso, devidamente fundamentado, indicando com precisão os pontos a serem examinados, respeitando-se o cronograma do item 9 deste edital.
7.3 O recurso deverá ser encaminhado à DIRPPG-GP exclusivamente por meio do sistema SEI/UTFPR devidamente documentado, no processo original de inscrição, que deverá ser reaberto para este fim.
7.4 Os recursos serão apreciados pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Guarapuava no prazo estipulado no cronograma deste edital. O resultado dos recursos será disponibilizado na página do edital.
DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1 Os pesquisadores/docentes contemplados neste edital comprometem-se a participar de comissões organizadas pela DIRPPG-GP, caso solicitado.
8.2 O proponente, ao realizar uma inscrição, declara estar ciente e concordar com os termos deste Edital.
8.3 Não terá direito à impugnação dos termos deste Edital aquele que, tendo-o aceito sem objeção, venha a apontar posteriormente eventuais falhas ou imperfeições.
8.5 O correto envio de documentos é de responsabilidade do proponente. A DIRPPG-GP não se responsabiliza por inscrições ou indicações não recebidas corretamente ou fora dos prazos em decorrência de eventuais problemas técnicos por parte do proponente.
8.6 Os casos omissos a este edital serão dirimidos pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação em consonância com a Diretoria Geral do Campus Guarapuava.
8.7 Para dirimir quaisquer questões não resolvidas administrativamente do presente Edital, fica eleito o foro da Justiça Federal de Guarapuava – Seção Judiciária do Paraná, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.
8.8 Este Edital, aprovado pela Diretoria Geral e pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Guarapuava, estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico do SEI e será disponibilizado no Portal Institucional da UTFPR.
CRONOGRAMA
Atividade |
Período |
Período de inscrição |
19 a 21/07 |
Resultado preliminar |
04/08 |
Interposição de recursos sobre resultado preliminar |
05/08 |
Resultado dos recursos e resultado final |
09/08 |
Execução financeira |
01/09/2021 a 01/08/2022 |
Devolução de recursos não executados e prestação de contas na DIRPPG |
09/2022 |
Guarapuava, 03 de agosto de 2021.
Profª Drª Jóice Cristini Kuritza
Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação
Prof. Dr. Marcelo Henrique Granza
Diretor-Geral
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JOICE CRISTINI KURITZA, DIRETOR(A), em (at) 03/08/2021, às 14:32, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCELO HENRIQUE GRANZA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 03/08/2021, às 14:43, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2175494 e o código CRC (and the CRC code) 8A2699A2. |
ANEXO I
TERMO DE COMPROMISSO - EDITAL 05/2021 DIRPPG-GP
ATENÇÃO: copiar e colar as informações abaixo no documento nato digital SEI “Termo de Compromisso”. O cadastro do bolsista deverá ser previamente solicitado à DIRPPG-GP
DADOS DO BENEFICIÁRIO
NOME:__________________________________ NASCIMENTO:____________________
RG:____________ CPF: _______________ E-MAIL:______________________________
BANCO: _________ AGÊNCIA:__________ N.º CONTA: __________ OPERAÇÃO: ____
TEL CELULAR (CONTATO): _________________
DADOS DO PROJETO
TÍTULO DO PROJETO: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
DATA DE INÍCIO DAS ATIVIDADES (MÊS/ANO): _____________________________________
NOME DO ORIENTADOR: __________________________________________________________
E-MAIL: ________________________________TEL CELULAR CONTATO): _________________
CONDIÇÕES GERAIS
1. Ao aceitar a concessão, que ora é feita, compromete-se o beneficiário a dedicar-se às atividades pertinentes à bolsa concedida, executando individualmente vinte (20) horas semanais para o Plano de Trabalho ao qual foi indicado, e ao Edital 05/2021 DIRPPG-GP que rege a modalidade de bolsa ora concedida.
2. A concessão objeto do presente instrumento não gera vínculo de qualquer natureza ou relação de trabalho.
3. A concessão objeto do presente instrumento não exime o beneficiário e orientador das obrigações perante a PROPPG/UTFPR em referência ao edital EDITAL PROPPG – 05/2021 – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE VOLUNTARIADO EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.
3. O beneficiário e o orientador manifestam sua integral e incondicional concordância com a concessão que ora é feita, comprometendo-se a cumprir fielmente as condições expressas neste instrumento e as normas que lhe são aplicáveis, em especial, o edital 05/2021 DIRPPG-GP que rege a modalidade de bolsa ora concedida.
Guarapuava __ de ___________ de 2021.
Assinatura do estudante:______________________
Assinatura do orientador:_____________________
ANEXO II do Edital Nº 05/2021
Programa de bolsas de Auxílio do Pesquisador de Iniciação Científica Guarapuava (PROBIC - Gp)
Modelo de ofício
APRESENTAÇÃO DO PESQUISADOR E PLANO DE TRABALHO
Eu, PREENCHER , CPF: PREENCHER , servidor(a) da UTFPR, do Câmpus Guarapuava, tenho conhecimento e concordo com os preceitos do Edital 05/2021 da DIRPPG-GP/UTFPR, venho pleitear uma cota de recursos de custeio, para apoiar o Plano de Trabalho de Iniciação Científica descrito abaixo .
Projeto de pesquisa |
Plano de trabalho |
Nome do Estudante |
1. PREENCHER |
PREENCHER |
PREENCHER |
<<COPIAR O PRESENTE MODELO NO DOCUEMENTO DE TIPO “OFÍCIO” NO SEI, ASSINAR ELETRONICAMENTE E ENVIAR O PROCESSO À DIRPPG-GP>>>
Referência: Processo nº 23064.028889/2021-83 | SEI nº 2175494 |