|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS MEDIANEIRA MESTRADO EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS - MD |
|
|
EDITAL nº 05/2021 - RETIFICADO
CREDENCIAMENTO DE DOCENTE COLABORADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS – PPGTAMB
1. APRESENTAÇÃO
1.1 A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais (PPGTAMB) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Medianeira torna público que no período de 09/07/2021 a 20/08/2021, estarão abertas as inscrições para credenciamento de Docente Colaborador (DC).
2. ATRIBUIÇÕES DO DOCENTE COLABORADOR
§ 1º Eventualmente ministrar disciplina no PPGTAMB, em parceria com um Docente Permanente;
§ 2º Participar de projeto de pesquisa;
§ 3º Contribuir em coautoria de produção intelectual com discentes e/ou docentes do Programa;
§ 4º Coorientar aluno do Programa.
3. VAGAS
Serão ofertadas 4 (quatro) vagas para Docente Colaborador no âmbito deste Edital.
4. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
5. DOCUMENTOS EXIGIDOS E LOCAL DA INSCRIÇÃO
As propostas deverão ser apresentadas por meio de um processo no Sistema Eletrônico de Informações - SEI (Geral: Análise e Encaminhamento de Documentos) que deverá ser enviado para a unidade PPGTAMB-MD, obedecendo-se a sequência de documentos a serem inseridos no processo de inscrição, nos quais estão descritos abaixo. No processo deverão ser incluídos os documentos I a VI devendo ser inseridos como documento externo em PDF no formato nato digital.
I. Ficha de inscrição preenchida e assinada (ANEXO 1)
II. Ficha de pontuação do currículo preenchida e assinada (ANEXO 2)
III. Cópia do diploma de Doutorado obtido junto a Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu credenciado pela CAPES;
IV. Cópia dos comprovantes da produção científica objeto de pontuação, conforme orientações especificadas no ANEXO 3 deste Edital considerando o quadriênio 2017-2021. Apresentar em documento único.
V. Declaração de autorização de liberação para credenciamento junto ao PPGTAMB, emitida pela chefia imediata onde atualmente encontra-se lotado o candidato.
VI. Plano de trabalho solicitado para o quadriênio (2021-2024) (ANEXO 4);
Obs.: A inscrição, contendo os documentos solicitados nos subitens de I a VI, que não for recebida até o dia 09/08/2021, via SEI na unidade PPGTAMB-MD, será desclassificada deste Edital.
6. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
6.1 As propostas serão analisadas por comissão específica do PPGTAMB, com base nos critérios de avaliação dispostos neste Edital;
6.2 A primeira etapa do processo será eliminatória e consistirá na conferência do cumprimento dos requisitos do Item 4 e da entrega dos documentos previstos no item 5 deste Edital.
6.3 Serão credenciados para atuar na função de Docente Colaborador no PPGTAMB os candidatos que, havendo atendido aos requisitos expostos no Item 4 deste Edital, obtenham a maior pontuação na somatória da produção, conforme o ANEXO 2 deste edital. Em ocorrendo empate, o critério a ser adotado para desempate será o candidato com maior maior pontuação em periódicos científicos (quadriênio 2017-2021) indexados no Qualis no extrato A1, A2 e B1.
7. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
7.1 O resultado provisório do processo de seleção será publicado na forma de uma lista de candidatos em ordem decrescente de pontuação, a qual será utilizada para definição da ordem de chamada dos candidatos para vinculação ao PPGTAMB. A divulgação do resultado será realizada no dia 16/08/2021 por meio do site http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgtamb/ppg-tamb/ppgtamb-1.
7.2 Recursos fundamentados relacionados ao resultado do processo de seleção serão aceitos até 48 horas a partir da data e hora de publicação dos resultados, os quais deverão ser enviados na forma de oficio ao e-mail ppgtamb-md@utfpr.edu.br.
7.3 Havendo solicitação de recurso, o resultado final do processo seletivo será publicado até 72 horas a partir do prazo final estipulado para os recursos, no site http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgtamb/ppg-tamb/ppgtamb-1.
7.4 A vinculação do candidato classificado será efetivada mediante ciência por escrito ao Colegiado do PPGTAMB.
8. CRONOGRAMA
ATIVIDADE |
Período |
Período da Inscrição |
09/07/2021 a 20/08/2021 |
Avaliação da Documentação |
23/08/2021 a 24/08/2021 |
Resultado Provisório |
25/08/2021 |
Período de Recursos |
26/08/2021 a 27/08/2021 |
Resultado (Pós-Recurso) |
A partir de 01/09/2021 |
9. DISPOSIÇÕES GERAIS
9.1 O não cumprimento das normas definidas neste edital, ou em comunicados do PPGTAMB, acarretará na eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis;
9.2 Os casos omissos neste edital serão decididos pelo Colegiado do PPGTAMB.
9.3 Para dirimir quaisquer questões não resolvidas administrativamente no presente Edital, fica eleito Foro da Justiça Federal – Seção Judiciária do Paraná/Subseção de Foz do Iguaçu, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.
Medianeira, 09 de julho de 2021.
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) THIAGO EDWIGES, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 05/08/2021, às 16:11, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIO LEONES BAZZI, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 07/08/2021, às 00:06, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2180595 e o código CRC (and the CRC code) 4867E076. |
ANEXO 1 AO EDITAL Nº 05/2021 – PPGTAMB
FICHA DE INSCRIÇÃO
1. Dados Pessoais
Nome:
Data de Nascimento: _____/_____/_____ Naturalidade:______________________ Nacionalidade:________________________________
Estado Civil
Carteira de Identidade (RG):_________________________________ Órgão Expedidor/Estado: CPF:
Filiação: Pai: Mãe
Endereço:__________________________________________________
Cidade:___________________________________ UF:_________CEP:_______________________________
Telefone Residencial:________________________________________ Telefone Celular
Departamento de Lotação: ______________________________
Data: ____/____/
Assinatura:
ANEXO 2 AO EDITAL Nº 05/2021 – PPGTAMB
FICHA DE PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO
Itens da Avaliação (atividades entre 2017 a 2021) |
Pontuação Requisitada (preenchida pelo candidato) |
Pontuação Homologada (preenchida pelo PPGTAMB) |
|
Artigos publicados em periódicos científicos indexados no Qualis (Engenharias I). Quando não houver enquadramento no referido Qualis, será adotado o JCR do periódico. |
A1 ou JCR ≥ 2,5 (10 pontos/artigo) |
|
|
A2 ou JCR ≥ 1,5 (8,5 pontos/artigo) |
|
|
|
B1 JCR < 1,5 (7,0 pontos/artigo) |
|
|
|
B2 (5,5 pontos/artigo) |
|
|
|
B3 a B5 (4,0 pontos/artigo) |
|
|
|
Patente concedida
|
10 pontos/patente |
|
|
Patente depositada/registrada
|
8,5 pontos/patente |
|
|
Autoria de livro técnico-científico publicado por editora com corpo editorial |
10 pontos/livro |
|
|
Capítulo de livro técnico-científico publicado por editora com corpo editorial |
6,0 pontos/capítulo |
|
|
Publicação de trabalho em evento técnico-científico no Exterior |
1,0 pontos/artigo (limitado a 10 pontos) |
|
|
Publicação de trabalho em evento técnico-científico no Brasil |
0,5 pontos/artigo (limitado a 10 pontos) |
|
|
Projeto aprovado em órgão de fomento externo |
5,0 pontos/projeto (limitado a 10 pontos) |
|
|
Orientação de Tese de Doutorado
|
10,0 pontos/orientação concluída |
|
|
Coorientação de Tese de Doutorado
|
7,5 pontos/orientação concluída |
|
|
Orientação de Dissertações de Mestrado
|
5,0 pontos/orientação concluída |
|
|
Coorientação de Dissertações de Mestrado
|
2,5 pontos/orientação concluída |
|
|
Orientação de Monografias de Especialização |
2,0 pontos/orientação concluída (limitado a 10 pontos) |
||
Orientação de Iniciação Científica ou Tecnológica |
1,5 pontos/orientação concluída (limitado a 10 pontos) |
||
Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
1,0 pontos/orientação concluída (limitado a 10 pontos) |
||
TOTAL
|
|
|
|
ASSINATURA DO(A) CANDIDATO(A) |
|
ANEXO 3 AO EDITAL Nº 05/2021–PPGTAMB
PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES
Deverá ser entregue digitalizado, com boa qualidade (documentos legíveis), em arquivo PDF, na ordem e numeração constante no item 5 deste edital.
As atividades descritas no currículo serão valoradas de acordo com a pontuação contida no Anexo 02. A documentação comprobatória do Curriculum lattes deverá ser enviada na ordem do Anexo 02, sempre com o subtítulo correspondente e os documentos comprobatórios.
No caso de artigo científico, deverá ser apresentado a primeira página, onde constam o(s) nome(s) do(s) autor(es) e o periódico onde o mesmo foi publicado, com DOI, ano, volume, número e páginas (quando houver).
No caso de patente concedida, apresentar documento comprobatório de detentor da mesma.
No caso dos capítulos de livro poderá ser apresentado apenas a primeira página, onde constam o(s) nome(s) do(s) autor(es), juntamente com a capa do livro, ficha catalográfica e sumário.
Para a comprovação da publicação de livro, deverá ser apresentada a capa e a ficha catalográfica do mesmo.
No caso de projeto, a comprovação do órgão de fomento externo;
No caso das orientações ou coorientações, deve-se entregar uma declaração de orientação ou coorientação.
ANEXO 4 AO EDITAL N° 05/2021-PPGTAMB
PLANO DE TRABALHO
O Plano de Trabalho, com no máximo 10 páginas, deve prever o desenvolvimento de atividades de docência e pesquisa a serem desenvolvidas ao longo do quadriênio 2021-2024. Deve-se constar:
1. JUSTIFICATIVA PARA O CREDENCIAMENTO E RELAÇÃO COM AS LINHAS DE PESQUISA DO PROGRAMA (1 página)
2. DESCRIÇÃO DE PROPOSTA DE ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS DURANTE O PERÍODO DE 2021-2024 (até 10 páginas)
3. PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA COM POTENCIAL PARA SER MINISTRADA NO PPGTAMB (1 página)
Indicar nome da disciplina, objetivos de acordo com as linhas de pesquisa do PPGTAMB, ementa e referências.
Referência: Processo nº 23064.029442/2021-21 | SEI nº 2180595 |