Boletim de Serviço Eletrônico em 16/08/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PONTA GROSSA

PROGRAMA DE POS-GRAD. EM ENG. QUIMICA-PG

 

EDITAL nº 25/2021-DIRPPG

 

Pelo presente, faço saber aos interessados que encontram-se abertas as inscrições de alunos interessados em fazer parte da relação classificatória de bolsistas para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UTFPR – Câmpus Ponta Grossa, obedecendo às seguintes condições:

 

1. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

1.1 Poderão participar do processo de seleção todos os alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química.

1.2 A seleção dos candidatos será em etapa única, conforme a regra definida no item 1.3 e de acordo com o número de bolsas destinadas ao PPGEQ.

1.3 Para seleção dos candidatos será utilizado o coeficiente de rendimento da graduação (normalizado para ficar no mínimo 0 (zero) e no máximo 1 (um), e a classificação da análise do Curriculum Vitae do candidato obrigatoriamente obtido da PLATAFORMA LATTES do CNPq, com um total máximo de 100 (cem) pontos e de acordo com a seguinte atribuição de valores:

 

Critérios para a avaliação

Pontuação unitária

Pontuação

máxima

a) Participação em Projeto de iniciação Científica, Extensão e/ou Dupla diplomação, por semestre.

5

10

b) Monitoria, por semestre.

2,5

5

c) Publicação em periódicos

5

20

d) Publicação em anais de eventos

2,5

5

e) Capítulo de livro e Organização de livro

2,5

5

f) Participação como ministrante em minicursos, cursos, oficinas e palestras,

2

5

g) Organização de eventos técnico-científicos

2,5

5

h) Participação em eventos técnico-científicos

1

5

i) Prêmios na área de Engenharia.

2,5

5

j) Aprovação em disciplinas obrigatórias do PPGEQ

5

20

k) Aprovação na Qualificação

10

10

l) Não ter recebido bolsa de nenhuma agência de fomento ou de recursos próprios do campus durante o curso de mestrado

5

5

 

Observação: Os documentos comprobatórios dos itens constantes da tabela deverão estar anexados ao currículo Lattes.

 

1.4 A nota final será obtida da média ponderada: N=0,7*(Coeficiente de rendimento da graduação)+0,3*(classificação da análise do Curriculum Vitae). Em caso de empate na nota final, terá preferência o candidato que tiver maior coeficiente de coeficiente de rendimento da graduação.

 

* Determinação do coeficiente de rendimento: Se o histórico do candidato já apresenta o coeficiente geral de rendimento, o candidato poderá usá-lo. Se não, o coeficiente de rendimento será determinado através da somatória da nota multiplicada pela carga-horária dividida pela somatória das cargas horárias consideradas. Só as disciplinas presenciais (com presença obrigatória) serão consideradas. Estágios, residências, trabalhos de fim de curso e demais atividades complementares não contam para o coeficiente de rendimento, bem como quaisquer outras atividades não presenciais.

Exemplo: Supondo as disciplinas Física, Estatística, Estágio Obrigatório e Álgebra Linear.

Física nota 8,0 CH (carga horária) = 180 horas

Estatística nota 6,8 CH (carga horária) = 90 horas

Estágio Obrigatório nota 9,5 CH (carga horária) = 300 horas

Álgebra Linear nota 6,0 CH (carga horária) = 40 horas

 

Desconsidera-se o estágio, e calcula-se o CR: (8,0x180 + 6,8x90 + 6,0x40)/(180+90+40) = 2292/310 = 0,74 (arredonda-se para a primeira casa após a vírgula e divide-se por 10 para ficar entre 0(zero) e 1(um)).

 

2. PRAZO E LOCAL PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO

2.1 As inscrições estarão abertas no período de 20  a 21 de setembro de 2021, e serão realizadas através do envio da ficha de inscrição e dos documentos comprobatórios de forma digitalizada para o email: ppgeq-pg@utfpr.edu.br. (com cópia para simoneinglez@utfpr.edu.br)

 

3. DOCUMENTAÇÃO

3.1 Para efetuar a inscrição o candidato deverá preencher a ficha de inscrição (Anexo I) e enviar de forma digital para o email: ppgeq-pg@utfpr.edu.br. (com cópia para simoneinglez@utfpr.edu.br), assim como o histórico da graduação, curriculum vitae e os comprovantes dos índices elencados na tabela do item 1.3.

 

4. RESULTADO

4.1 A relação com a classificação dos candidatos será divulgada até às 17h do dia 28 de setembro de 2021, no Edital da Secretaria do PPGEQ e no site http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgeq-pg/editais.

4.2 Os recursos referentes a esta fase serão aceitos até o dia 29 de setembro de 2021.

 

5. DA IMPLEMENTAÇÃO DA BOLSA(S)

5.1. A implementação da(s) bolsa(s), bem como o número de bolsas a serem implementadas pelo PPGEQ, ocorrerá após autorização dos respectivos órgãos, e informada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR.

5.2 Para a implementação da bolsa o aluno deverá estar na condição de regular no Programa.

5.3 A implementação de bolsas seguirá o Regulamento do Programa de Demanda Social CAPES, portaria nº 76 de 14/04/2010.

 

6. VALIDADE

6.1 A seleção, ora descrita, terá validade somente para as bolsas destinadas até o dia 28 de fevereiro de 2022, pelo órgão de fomento para o PPGEQ.

 

7. DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1 Os casos omissos neste Edital serão decididos pela Comissão Permanente de Bolsas;

7.2. Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Ponta Grossa, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital;

7.3. Ao se inscrever o candidato declara estar ciente e aceitar as normas que regulamentam este edital;

7.4. O presente edital será publicado até 17 de agosto de 2021, no edital da secretaria do PPGEQ e também no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgee-pg/editais

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) SIMONE DELEZUK INGLEZ, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 13/08/2021, às 09:10, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LUCIANO AUGUSTO LOURENCATO, DIRETOR(A), em (at) 16/08/2021, às 10:50, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ABEL DIONIZIO AZEREDO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 16/08/2021, às 14:21, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2194167 e o código CRC (and the CRC code) 10D81920.



ANEXO I

 

FICHA DE INSCRIÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSA-AUXÍLIO

 

Aluno(a): __________________________________________________________

 

Ano de Ingresso no PPGEQ:_________

 

Linha de Pesquisa:_________________________________

 

Termo de compromisso:

 

            Declaro ter conhecimento das condições e requisitos para a concessão da Bolsa-Auxílio, conforme a Portaria Nº 76, de 14 de abril de 2010 da CAPES (Artigo 9º). Declaro também concordar com os termos do Edital nº 25/2021 – DIRPPG, para seleção de bolsistas.

 

Ponta Grossa, _____/_____/2021

 

 

Assinatura: _______________________________


Referência: Processo nº 23064.035212/2021-00 SEI nº 2194167