Boletim de Serviço Eletrônico em 17/08/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS PATO BRANCO

DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-PB

 

EDITAL nº 25/2021

 

 

PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO ENTRE O CURSO DE AGRONOMIA DA UTFPR CAMPUS PATO BRANCO - BRASIL E O INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA (IPB) - PORTUGAL 

 

A Diretoria de Graduação e Educação Profissional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Pato Branco, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas as inscrições para seleção de estudantes ao Programa de Dupla Diplomação com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) ‐ Portugal, de acordo com o que estabelece o presente Edital. O presente Edital e demais informações relativas encontram-se publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais. 

 

 

1. DO OBJETO 

O presente edital tem por objetivo selecionar estudantes do Curso de Agronomia do Campus Pato Branco da UTFPR para participarem do Programa de Dupla Diplomação com o Curso de Licenciatura em Engenharia Agronômica do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) ‐ Portugal 

 

2. DO PROGRAMA E ACORDO DE DUPLA DIPLOMAÇÃO 

2.1 - O Programa de Dupla Diplomação, objeto deste edital, faz parte das ações empreendidas pela UTFPR para internacionalização de seus cursos de graduação. 

2.2 - O estudante da UTFPR, participante deste programa, que concluir todas as etapas previstas no Acordo de Dupla Diplomação, após concluir o Curso de Agronomia na UTFPR Campus Pato Branco, receberá diploma de Bacharel em Agronomia expedido pela UTFPR e os diplomas de Licenciado em Engenharia Agronômica e Mestre em Agroecologia, expedido pelo IPB. 

2.3 -  O Acordo de Dupla Diplomação objeto deste Edital tem os seguintes objetivos: 

2.3.1 Promover a mobilidade internacional dos estudantes do Curso de Agronomia do Campus Pato Branco, possibilitando o contato com outras culturas e a ampliação das possibilidades de formação profissional e humana. 

2.3.2 Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos estudantes do Curso de Agronomia do Campus Pato Branco. 

2.3.3 Contribuir para o intercâmbio de docentes entre as duas instituições possibilitando o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa. 

2.3.4 Estimular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino de graduação na UTFPR e no IPB. 

 

3DAS NORMAS GERAIS 

3.1 - Para ter validade, a duração do período de mobilidade internacional será no mínimo de um 01 (um) ano, podendo ser prorrogado, caso a caso, e em comum acordo entre as coordenações, incluído neste período o tempo necessário para a entrega da Dissertação/Projeto/Estágio do IPB e apresentações/defesas públicas. 

3.2 - O Estágio Curricular Obrigatório e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da UTFPR, são equivalentes à Dissertação/Projeto/Estágio do IPB, de acordo com as normas regulamentares das duas instituições, no que se refere ao funcionamento e defesa dos mesmos ou regulamento específico comum que se entenda relevante estabelecer para as duas instituições. 

3.3O estudante selecionado para o programa de Dupla Diplomação deverá cumprir um Acordo de Estudos a ser desenvolvido durante o período em que se encontrar em mobilidade internacional na instituição parceira. 

3.4 - O Acordo de Estudos, no modelo do IPB, será elaborado pelo estudante com a orientação e aprovação da coordenação ou professor responsável por atividade de internacionalização (PRA-Int) do seu curso na UTFPR, em conformidade com as regras estabelecidas no Acordo de Dupla Diplomação.  

3.5 - A definição do tema do projeto de mestrado do orientador (IPB) e do coorientador (UTFPR) será realizada em comum acordo entre o acadêmico, a instância responsável no curso da UTFPR e a instância responsável no curso do IPB. 

3.6 - Ao retornar à UTFPR o estudante que obtiver êxito no cumprimento do plano de estudos, terá as respectivas disciplinas convalidadas de acordo com os termos do Acordo de Dupla Diplomação. 
3.7 - Ao retornar à UTFPR o estudante que obtiver êxito no cumprimento do Acordo de Estudos, dependendo do Acordo para o seu curso e caso existam disciplinas faltantes, deverá concluir todas as disciplinas faltantes para a integralização do curso. 

3.8 - As despesas com passagens de ida e volta, traslados terrestres, seguro saúde, emissão de passaporte, obtenção de vistos, despesas com moradia e alimentação, bem como outras despesas decorrentes da mobilidade internacional serão de responsabilidade do estudante. Não há previsão de concessão de auxílio financeiro aos estudantes por parte da UTFPR, a qual fica isenta de qualquer ônus decorrente do Programa ao qual se refere este edital. 

3.9 - Posteriormente ao processo de seleção objeto deste edital, os estudantes selecionados devem proceder a sua candidatura completa, conforme item 9. CANDIDATURA COMPLETA - PROVIDÊNCIAS IMEDIATAS APÓS O RESULTADO FINAL. 

3.10 - Em função da pandemia COVID-19 e suas consequências nas atividades acadêmicas da UTFPR e do IPB, o início das atividades de Dupla Diplomação poderá sofrer alterações ou serem canceladas. 

3.11 - O candidato que, após leitura e compreensão do conteúdo deste edital e a ele se habilitar, declara, inequívoco conhecimento e concordância quanto aos termos e regulação em seus dispositivos. 

 

4. DAS VAGAS  

4.1 - Pelo presente edital, serão selecionados até 3 (três) estudantes do curso de Agronomia da UTFPR Campus Pato Branco. Este número de vagas foi informado pelo IPB.  

4.2 - O início previsto para as atividades de Dupla Diplomação no IPB será em fevereiro de 2022. 

4.2.1 - Em função da pandemia COVID-19 e suas consequências nas atividades acadêmicas da UTFPR e do IPB, o início das atividades de Dupla Diplomação poderá sofrer alterações ou serem canceladas. 

5. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO 

5.1 - Estar matriculado no curso de Agronomia da UTFPR Campus Pato Branco, cursando, no mínimo, o 6° período na data do fechamento das inscrições.  

5.2 - Ter concluído todas as disciplinas do seu curso na UTFPR até, no mínimo, o  período, antes de iniciar as atividades no IPB.  

5.3 - Possuir coeficiente de rendimento (CR) absoluto mínimo de 0,7 no ato da inscrição. 

5.4 - Possuir, até dia 27 de setembro de 2021, passaporte válido até 31 de março de 2023 ou data posterior (ver item 9. CANDIDATURA COMPLETA - PROVIDÊNCIAS IMEDIATAS APÓS O RESULTADO FINAL). 

5.5 - Ter a possibilidade de morar em Portugal por pelo menos 12 meses. 

 

6. DA  INSCRIÇÃO 

6.1 - As inscrições ocorrerão no período estabelecido no cronograma no Anexo I. 

6.2 - Para inscrever-se, o candidato deverá enviar e-mail para coagr-pb@utfpr.edu.br obedecendo às seguintes especificações: 

6.2.1 – Título (Assunto): Inscrição DD IPB seleção 202

6.2.2 - No corpo do e-mail, informar: Nome completo, Registro acadêmico (RA), Telefone celular para contato. 

6.2.3 - Anexar os seguintes documentos: 

6.2.3.1 - Anexo II deste edital, preenchido e assinado nos espaços solicitados, em formato PDF. O anexo II é composto por: Ficha de inscrição; Declaração de bolsas; Termo de desistência de bolsas; Ficha de pontuação. 

6.2.3.2Documentação comprobatória para cada uma das atividades que o candidato declara pontuar na Ficha de Pontuação. Não serão computadas as atividades realizadas pelo estudante anteriormente ao seu ingresso na UTFPR. 

6.2.3.3 - Currículo Lattes atualizado e documentado em formato PDF. O currículo deverá ser obrigatoriamente preenchido na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br), no modo completo. Em nenhuma hipótese será aceito outro formato de currículo. 

6.2.3.4 - Histórico Escolar atualizado em formato PDF, obtido no Portal do Aluno (http://portal.utfpr.edu.br/secretaria). Certifique-se de que não há páginas cortadas e que apareça o link e data de acesso em todas as páginas. 

6.3 - Não serão aceitas inscrições submetidas por qualquer outro meio diferente daquele estabelecido neste Edital, tampouco, após o prazo final de recebimento estabelecido no cronograma no Anexo I. 

7. DA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO DOS CANDIDATOS 

7.1 - A classificação e seleção dos candidatos será realizada pela Comissão de Internacionalização nomeada por portaria pessoal vigente no período de seleção dos candidatos. 

7.2 - Esta comissão classificará e selecionará os candidatos por ordem decrescente da soma simples dos pontos obtidos nos seguintes critérios: 

7.2.1 - Coeficiente de rendimento (CR) absoluto, multiplicado por 60. 

7.2.2 - Valor TOTAL obtido na Ficha de pontuação, multiplicado por 0,4. 

7.3 - Cabe à Comissão de seleção a ratificação ou desclassificação de documentos, culminando neste caso, em ajuste para menor da pontuação previamente preenchida pelo candidato. 

7.4 - Em hipótese alguma a comissão aumentará a pontuação previamente preenchida pelo candidato. 

7.5 - Caso ocorra empate entre os candidatos, o desempate será efetuado aplicando-se os seguintes critérios na ordem em que se apresenta: 

7.5.1 - Estudante com maior coeficiente de rendimento absoluto. 

7.5.2 - Estudante com maior número de disciplinas, do curso, concluídas com êxito até a data da inscrição. 

7.5.3 - Estudante com maior idade. 

 

8. DO RESULTADO PRELIMINAR, RECURSOS E RESULTADO FINAL 

8.1 - O resultado preliminar da classificação e seleção dos estudantes inscritos será homologado e publicado pela DIRGRAD Campus Pato Branco, conforme cronograma no Anexo I. 

8.2 - Após a divulgação do resultado preliminar, os pedidos de reconsideração (interposição de recurso), devidamente instruídos e fundamentados, poderão ser encaminhados por meio do endereço eletrônico: coagr-pb@utfpr.edu.braté as 23h59 do dia 01 de setembro de 2021 com assunto RECURSO EDITAL DD/AGRONOMIA/2022. 

8.3 - Caso tenham sido solicitados recursos, o resultado será homologado e publicado pela DIRGRAD Campus Pato Branco, conforme cronograma no Anexo I. 

8.4 - O resultado final da classificação e seleção dos estudantes inscritos será homologado e publicado pela DIRGRAD-Campus Pato Branco, conforme cronograma no Anexo I. 

8.5 - Os resultados das etapas descritas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais. 

 

9. CANDIDATURA COMPLETA - PROVIDÊNCIAS IMEDIATAS APÓS O RESULTADO FINAL 

9.1 - Imediatamente após a publicação do resultado final, os estudantes selecionados deverão realizar a etapa de candidatura completa junto à DIRINTER. Esta etapa consiste na preparação e envio, para a DIRINTER, dos documentos exigidos pelo IPB para emissão da carta de aceite. Esta etapa deverá ser finalizada no máximo até o dia 27 de setembro de 2021, impreterivelmente. A documentação a ser encaminhada é: 

9.1.1 - Acordo de estudos aprovado pela coordenação ou PRA-Int do curso (no modelo do IPB). 

9.1.2 - Passaporte válido até 31 de março de 2023 ou data posterior. 

9.1.3 - Histórico escolar, podendo ser o emitido pelo Portal do Aluno com código de validação. 

9.1.4 - Currículo (no modelo do IPB). 

9.2 - Os modelos e as instruções, para o envio da candidatura completa à DIRINTER, estão disponíveis no seguinte endereço: http://portal.utfpr.edu.br/internacional/mobilidade/dupla-diplomacao/dupla-diplomacao-no-ipb/informacoes-para-estudantes-selecionados-no-edital 

9.3 - Devido às restrições sanitárias atuais, caso a coordenação ou PRA-Int do curso não consiga assinar o acordo de estudos, a aprovação deste documento poderá ser feita mediante declaração assinada eletronicamente no SEI. 

9.4 - Não serão aceitos outros documentos no intuito de substituir os listados acima, também não serão aceitas outras formas de envio que não a mencionada na página de orientações da DIRINTER: http://portal.utfpr.edu.br/internacional/mobilidade/dupla-diplomacao/dupla-diplomacao-no-ipb/informacoes-para-estudantes-selecionados-no-edital, ou ainda, o envio fora do prazo mencionado de 27 de setembro de 2021.  

9.5 - O descumprimento das condições estabelecidas nos itens 8.1 a 8.4 implica na desclassificação do candidato para participação no programa de Dupla Diplomação. 

 

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS 

10.1 - Os prazos constantes neste edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um desses implica a perda do respectivo direito. 

10.2 - As dúvidas ou omissões acerca do presente Edital, observadas a legislação vigente, serão dirimidas por meio do e-mail: coagr-pb@utfpr.edu.br. 

10.3 - O presente edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais. 

10.4 - Os candidatos inscritos declaram aceitar e ter ampla e irrestrita ciência dos termos constantes do presente edital e das demais regulações institucionais. 

10.5 - Para as questões decorrentes deste edital fica definido o Foro da Justiça Federal de Curitiba – Seção Judiciária do Paraná. 

 

 

Gilson Ditzel Santos 

Diretor Geral 

UTFPR – Campus Pato Branco 

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GUSTAVO LACERDA DIAS, DIRETOR(A), em (at) 16/08/2021, às 18:38, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GILSON DITZEL SANTOS, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 17/08/2021, às 11:17, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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ANEXO I 
Cronograma de execução do edital 

 

 

Atividade 

Data ou período 

Inscrição dos candidatos 

da data de publicação deste edital até 28 de agosto de 2021  

Divulgação do resultado preliminar 

até 31 de agosto 2021 

Interposição de recurso quanto ao resultado preliminar 

até as 23h59 do dia 01 de setembro de 2021  

Resultado da interposição de recursos quanto ao resultado preliminar, caso existam 

02 de setembro de 2021  

Divulgação do resultado final 

até 03 de setembro de 2021  

Candidatura completa dos candidatos 

até 27 de setembro de 2021  

Quebra de Página 

 

ANEXO II 
Ficha de inscrição; Declaração de bolsas; Termo de desistência de bolsas; Ficha de pontuação 

 

- FICHA DE INSCRIÇÃO 

Nome completo 

 

Data de Nasc. 

 

RG 

 

CPF 

 

Endereço 

 

Cidade 

 

CEP 

 

E-mail 

 

Celular 

 

 

Campus 

 

Curso 

 

 

Registro Acadêmico (RA) 

 

mês/ano de ingresso no curso 

 

Período em que encontra (conforme Histórico) 

 

 

 

_____________________, _____ de __________________ de 20____ 

 

 

___________________________________ 

Assinatura 

 

 

- DECLARAÇÃO DE BOLSAS (preencher e assinar caso não possua bolsa no ato da inscrição) 

 

Eu, ____________________________________________________, portador(a) do CPF __________________________ e do RG __________________________, estudante regularmente matriculado no ______ período do curso ____________________________________________________ da UTFPR Campus __________________________, RA _______________, declaro não possuir vínculos ou bolsas de programas de fomento federais e/ou estaduais. 

_________________________, _____ de __________________ de 20____. 

 

 

___________________________________ 

Assinatura 

 

 

- TERMO DE DESISTÊNCIA DE BOLSAS (preencher e assinar caso possua bolsa no ato da inscrição) 

 

Eu, ____________________________________________________, portador(a) do CPF __________________________ e do RG __________________________, estudante regularmente matriculado no ______ período do curso ____________________________________________________ da UTFPR Campus __________________________, RA _______________, assumo o compromisso de desistir de quaisquer vínculos ou bolsas de programas de fomento federais e/ou estaduais no momento da participação da mobilidade internacional. 

_________________________, _____ de __________________ de 20____. 

 

 

___________________________________ 

Assinatura 

 

 

 

 

 

- FICHA DE PONTUAÇÃO 

 

Nome completo:  _______________________________________________________________ 

1) Coeficiente de rendimento (CR) absoluto. Item 4.3 do edital: “Possuir coeficiente de rendimento (CR) absoluto mínimo de 0,7 no ato da inscrição.” 

CR Declarado 

CR Declarado x 60 

CR Declarado x 60 homologado (não preencher) 

 

 

 

 

2) Atividades acadêmicas e profissionais - Atividades e pontuação que serão consideradas na avaliação do Currículo Lattes. Não serão computadas as atividades realizadas pelo estudante anteriormente ao seu ingresso na UTFPR. 

Atividade 

Pontuação 

Pontos declarados 

Pontos homologados (não preencher) 

Artigo publicado em periódico com Qualis / Capes A1 ou A2 na área de Ciências Agrárias I – quadriênio 2013-2016 

10 pontos por artigo 

 

 

Artigo publicado em periódico com Qualis / Capes B1 ou B2 na área de Ciências Agrárias I – quadriênio 2013-2016 

7 pontos por artigo 

 

 

Artigo publicado em periódico com Qualis / Capes B3, B4 ou B5 na área de Ciências Agrárias I – quadriênio 2013-2016 

4 pontos por artigo 

 

 

Artigo publicado em periódico com Qualis / Capes C na área de Ciências Agrárias I – quadriênio 2013-2016 

2 pontos por artigo 

 

 

Trabalhos publicados em anais de congresso (trabalho completo, resumo expandido ou resumo simples), de abrangência regional, nacional ou internacional 

1 ponto por trabalho 

 

 

Iniciação Científica, (PIBIC, PIBIT, PIVIC, PIBEX, PIBIS, Ações 

Afirmativas) e/ou PET 

 

2 pontos por mês 

 

 

Monitoria Institucional  

 

2 pontos por mês 

 

 

Experiência profissional na área (estágio obrigatório e/ou não obrigatório e/ou emprego) 

 

2 pontos por mês 

 

 

Participação em Empresa Júnior 

0,5 ponto por mês 

 

 

Diretoria de Centro Acadêmico e/ou DCE 

0,5 ponto por mês 

 

 

Participação em comissão organizadora de ação/ evento de extensão certificado pela UTFPR (exceto campanhas) 

2 pontos por evento 

 

 

Participação (como ouvinte) em ação/ evento de extensão certificado pela UTFPR (exceto campanhas) 

1 ponto por evento 

 

 

 

TOTAL 

 

 

 

TOTAL x 0,4  

 

 

 

 

3) Totalização  

 

Declarada: 

P1 = CR Declarado x 60 

 

P2 = TOTAL das Atividades x 0,4 declarado 

Totalização: P1 + P2 declarado 

 

 

 

Homologada (não preencher): 

P1 = CR Declarado x 60 homologado 

 

P2 = TOTAL das Atividades x 0,4 homologado 

Totalização: P1 + P2 homologado 

 

 

 

 

_________________________, _____ de __________________ de 20____. 

 

 

___________________________________ 

Assinatura 


Referência: Processo nº 23064.004343/2021-37 SEI nº 2199341