|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PATO BRANCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL) - CAMPUS PATO BRANCO |
|
|
EDITAL nº 01/2021 - PPGL
INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM
LETRAS (PPGL), EM NÍVEL DE MESTRADO
CURSO DE MESTRADO EM LETRAS
PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO EM 2022, NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS, NÍVEL MESTRADO, DA UTFPR – CAMPUS PATO BRANCO
APRESENTAÇÃO
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), do Campus Pato Branco, torna público que estarão abertas, de 23/08/2021 a 24/09/2021, as inscrições do processo seletivo para ingresso no PPGL em 2022, nível mestrado.
Extraordinariamente, em razão da pandemia da COVID-19, as inscrições e o processo de seleção dos candidatos ao Programa de Mestrado em Letras serão totalmente online.
O Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras da UTFPR, Campus Pato Branco, tem suas disciplinas realizadas presencialmente. Contudo, em razão da pandemia da COVID-19 e das incertezas de como e quando as atividades presenciais retornarão, elas poderão ocorrer de forma remota (em caráter síncrono ou assíncrono), de forma híbrida (forma remota e forma presencial) ou completamente presencial, em 2022, conforme o que for determinado pela Reitoria da UTFPR.
A área de concentração em Linguagem, Cultura e Sociedade insere-se nos estudos das vertentes críticas de formação do sujeito e tem como propósito a análise das relações de mútua influência entre a linguagem e os aspectos culturais e sociais inerentes a toda produção verbal e artística, tanto pela ótica dos processos sincrônicos quanto diacrônicos.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Linguagem, Cultura e Sociedade
Linhas de Pesquisa:
Literatura, Sociedade e Interartes: Esta linha de pesquisa constitui um espaço para as investigações teóricas envolvendo literatura, sociedade e as demais formas de expressão artística, tendo como principal objetivo elucidar suas possíveis relações. O caráter interdisciplinar desta linha de pesquisa compreende como eixos articuladores a Teoria Literária, a Intersemiótica, a Literatura Comparada, a Lusofonia e a Anglofonia. Neste sentido, promove a investigação acerca dos potenciais diálogos entre esses eixos e áreas correlatas das Humanidades. Privilegiando um viés interacionista, a literatura não é aqui concebida como mero produto resultante dos fatos sociais e do contexto histórico no qual foi concebida, mas também criadora e transformadora desse universo psicossocial.
Linguagem, Educação e Trabalho: Esta linha de pesquisa objetiva estudar a linguagem de uma perspectiva enunciativo-discursiva e sócio-histórica e/ou sociocultural, com a finalidade de elucidar relações entre linguagem, subjetividade e ação/atividade humana em esferas educacionais, culturais e de trabalho. Tais objetivos estão fundamentados em alguns pressupostos teóricos das Ciências da Linguagem, da Educação e do Trabalho.
PERÍODO E PROCESSO DE INSCRIÇÃO
As inscrições iniciam-se no dia 23/08/2021 e finalizam às 23h59min do dia 24/09/2021, exclusivamente pela Internet.
Poderão inscrever-se candidatos que tenham concluído ou que sejam concluintes de cursos de graduação nas Áreas de Linguística, Letras e Artes; Direito; Comunicação e Informação; Fonoaudiologia; e Ciências Humanas (definidas pela Tabela de Áreas de Conhecimento da CAPES, disponível no link: (https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/instrumentos/documentos-de-apoio-1/tabela-de-areas-de-conhecimento-avaliacao), reconhecidos oficialmente, respeitando-se as normas vigentes da UTFPR.
OBSERVAÇÃO: Candidatos de outras áreas serão avaliados pelo Colegiado do PPGL e suas inscrições poderão ou não ser homologadas pela Comissão de Seleção.
A inscrição (pela Internet) deverá ser feita da seguinte maneira:
Preenchimento das páginas de formulário online com os dados do candidato, no seguinte endereço:
Ao longo da inscrição, o candidato deverá anexar a documentação a seguir, DIGITALIZADA, salva em APENAS um documento, com o título: Seu Nome - CPF - Seleção 20221 , em formato pdf, nesta sequência:
Carteira de identidade (RG) (passaporte ou RNE, se estrangeiro);
Certidão de Reservista;
CPF e seu devido comprovante de regularidade2;
Certidão de Nascimento / Casamento;
Diploma de graduação ou documento oficial emitido pela instituição que comprove a conclusão do curso ou a condição de provável formando;
Histórico Escolar do Curso de Graduação.
1 Exemplo: Maria da Silva – CPF 999.999.999-99 – Seleção 2022.
2 Acessar: SITUAÇÃO CADASTRAL CPF: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/consultasituacao/consultapublica.asp
OBSERVAÇÕES:
Os documentos devem ser anexados ANTES da finalização do preenchimento de sua inscrição – NÃO FINALIZE SUA INSCRIÇÃO ANTES DE ANEXAR OS DOCUMENTOS;
Dependendo da velocidade de sua Internet, os documentos podem demorar a carregar na página. Por essa razão, aconselhamos que não saia da página de upload de seus documentos até que estes sejam completamente carregados. Se seus documentos não carregarem, não conclua a inscrição; feche a janela da inscrição e recomece todo o processo.
Depois de enviada a inscrição, você NÃO poderá editá-la NEM tentar refazer outra inscrição com o mesmo CPF usado em sua primeira inscrição.
Ao finalizar o preenchimento do formulário online, imprima / salve a Ficha de Inscrição que deverá ser assinada e reservada como parte da documentação para a matrícula, se acaso for aprovado nesta seleção.
OBSERVAÇÕES:
A Ficha de Inscrição deverá ser enviada, somente em caso de aprovação, para fins de matrícula – 1ª via assinada – para a Secretaria do PPGL, (ppgl-pb@utfpr.edu.br) juntamente com os demais documentos necessários digitalizados para a matrícula, constantes no item 8 deste Edital;
NÃO serão homologadas inscrições que não venham acompanhadas de toda a documentação relacionada no item 3.3 e/ou que não estejam em APENAS UM arquivo em formato pdf;
Os portadores de títulos de graduação obtidos no exterior deverão incluir na relação de documentos DIGITALIZADOS o documento de reconhecimento do mesmo, termo de acordo ou tratado internacional;
É vedada a inscrição extemporânea, bem como anexação de documentos após a efetivação da inscrição;
As informações prestadas no formulário de inscrição, bem como nos demais documentos, são de inteira responsabilidade do candidato, reservando-se ao PPGL o direito de excluir do processo seletivo candidatos que não apresentarem documentação completa, preenchimento integral e legível do formulário e/ou que fornecerem dados comprovadamente inverídicos;
O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) não se responsabiliza por quaisquer problemas que impeçam a realização da inscrição e envio da documentação exigida até às 23h59min, do dia 24 de setembro de 2021.
Os candidatos que se declararem portadores de deficiência e que necessitem de condições especiais para a realização do processo seletivo, deverão informar, por email enviado para selecao-ppgl-pb@utfpr.edu.br – dentro do período de inscrição – os seus tipos de deficiência e as condições ou adaptações de que necessitam para a realização do processo de seleção. Serão providenciadas adaptações de acordo com as necessidades, desde que obedeçam a critérios de viabilidade e razoabilidade no âmbito das ações da UTFPR – Campus Pato Branco (Art. 27 do Decreto nº 3298/99).
OBSERVAÇÕES:
Os candidatos que encaminharem pedido de condições especiais para a realização da prova, declarando deficiência ou necessidade especial, deverão enviar, junto ao e-mail de solicitação (em anexo), relatório médico que indica grau ou tipo de deficiência. Esse relatório deve apresentar o CÓDIGO correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).
Os casos de necessidades especiais, devidamente comprovados, e os pedidos de adaptações para a realização das etapas de avaliação deste edital serão analisados e receberão o apoio do NAI (Núcleo de Acessibilidade e Inclusão) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco.
Os candidatos com deficiência ou necessidade de condições especiais participarão do processo seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos no que tange aos critérios e etapas para a aprovação, classificação, número de vagas e a todas as demais normas estabelecidas por este edital.
A inscrição somente será efetivada se atendidas às especificações deste Edital.
3Se tiver algum problema em realizar sua inscrição, entre em contato pelo e-mail selecao-ppgl-pb@utfpr.edu.br
Entre 09 e 16 de setembro de 2021, não serão respondidos emails dos candidatos.
VAGAS
Para ingresso no Mestrado em Letras, em 2022, serão ofertadas 15 (quinze) vagas no âmbito deste processo seletivo.
Para verificar o número de vagas de acordo com as temáticas de pesquisa, consulte o Anexo B deste Edital.
PROCESSO DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
O processo de seleção ao Curso de Mestrado em Letras será coordenado pela Comissão de Seleção designada pelo Colegiado do PPGL.
A seleção será realizada em duas etapas de caráter eliminatório, conforme segue:
Primeira Etapa da Seleção – Proposta de Pesquisa
O candidato deverá enviar sua Proposta de Pesquisa, em formato PDF, SEM IDENTIFICAÇÃO DE SEU NOME, ao e-mail selecao-ppgl-pb@utfpr.edu.br, no período de 23/08/2021 a 24/09/2021.
OBSERVAÇÕES:
Escreva o seu nome completo e o nome do orientador requerido no corpo do E-MAIL que escreverá para o envio de sua Proposta de Pesquisa;
Não serão aceitas Propostas de Pesquisa extemporaneamente e nem entregues de outra forma.
A Proposta de Pesquisa do candidato deverá ter obrigatoriamente a seguinte estrutura:
Folha de rosto, na qual deverá constar o título da proposta, a Linha de Pesquisa em que pretende atuar no PPGL, a temática de pesquisa (Anexo B) e o nome do orientador pretendido;
Corpo da Proposta, que deverá contemplar:
Título da proposta;
Introdução, problematização da temática e objetivos;
Fundamentação teórica;
Metodologia;
Cronograma de pesquisa;
Referências bibliográficas de acordo com ABNT e NBR.
O texto da Proposta de Pesquisa deverá ser digitado em folha A4, com margens 2,5cm, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entre linhas 1,5 e paginação no canto superior direito da folha.
A Proposta de Pesquisa do candidato deverá ter entre 05 (cinco) e 12 (doze) páginas.
A Proposta de Pesquisa será lida, analisada e pontuada por dois professores que pertencem à linha de pesquisa selecionada pelo candidato, por meio de processo de avaliação às cegas.
OBSERVAÇÕES:
Para o processo de avaliação às cegas, o candidato NÃO deverá escrever seu nome na Proposta de Pesquisa;
Caso o nome do candidato apareça em qualquer parte da Proposta de Pesquisa (tanto nas páginas quanto nas propriedades do documento) ela será descartada e o candidato, eliminado.
Critérios para a avaliação do projeto:
Adequação a uma das linhas de pesquisa do programa indicado pelo candidato no ato da inscrição (até 2 pontos);
Aprofundamento de conteúdo que diga respeito à linha de pesquisa (até 1,5 ponto);
Articulação do conteúdo e capacidade de argumentação por escrito. (até 1,5 ponto);
Clareza e adequação da linguagem escrita à norma padrão (até 1 ponto);
Capacidade de delimitação do objeto a ser estudado (até 1 ponto);
Abrangência, pertinência e atualização das referências bibliográficas (até 1 ponto);
Metodologia e perspectiva teórica adequadas (até 1 ponto);
Originalidade da Proposta de Pesquisa (até 1 ponto).
OBSERVAÇÃO: A Proposta de Pesquisa será verificada e não será aceita se detectado plágio (cópia integral ou parcial) de textos de outros autores ou de textos do próprio candidato.
Segunda Etapa da Seleção – Avaliação do Currículo Lattes, da Defesa da Proposta de Pesquisa e da Arguição da Bibliografia da Linha de Pesquisa Requerida2:
Esta etapa da seleção ocorrerá completamente na modalidade remota, utilizando-se a plataforma Google Meet para reunir o candidato a uma banca composta por dois professores do PPGL que pertençam à linha de pesquisa pretendida.
O candidato deverá enviar, em anexo, até o dia 08/10/2021, para o e-mail selecao-ppgl-pb@utfpr.edu.br: A) o seu currículo, gerado na Plataforma Lattes do CNPq e salvo em formato PDF; B) a Ficha de Pontuação do Currículo autoatribuída com base em seu Currículo Lattes, devidamente preenchida e assinada (Anexo C deste Edital); e C) a documentação comprobatória da pontuação autoatribuída, EM UM ÚNICO DOCUMENTO PDF, conforme Ficha de Pontuação do Currículo (Anexo C deste Edital), para a devida conferência e homologação da pontuação pela banca examinadora.
OBSERVAÇÕES:
Em nenhuma hipótese serão aceitos e avaliados currículos em outros formatos diferentes daquele gerado pela Plataforma Lattes do CNPq;
Em nenhuma hipótese serão aceitos e avaliados documentos não relativos aos quesitos especificados no anexo C ou que sejam entregues após a banca;
Informações contidas no currículo não acompanhadas de documentos comprobatórios, EM UM ÚNICO DOCUMENTO PDF, não serão pontuadas;
O currículo será valorado de acordo com o disposto no Anexo C;
A pontuação autoatribuída com base no Currículo Lattes deverá corresponder às informações prestadas no currículo do candidato, disponível na Plataforma Lattes do CNPq;
A conferência da pontuação autoatribuída será realizada pela banca examinadora, na presença do candidato;
O currículo de maior pontuação receberá nota 4 (quatro) e os demais receberão notas proporcionais ao de maior pontuação.
4Atualize seu Currículo Lattes.
A reunião virtual, que representará a Segunda Etapa de Seleção, será acessada pela plataforma Google Meet, cujo link será disponibilizado juntamente com o cronograma das bancas, no dia 08/10/2021, pelo site: http://www.utfpr.edu.br/cursos/mestrado-e-doutorado/ppgl-pato-branco
Os professores da banca avaliarão: a) o Currículo Lattes do candidato e homologarão a pontuação da Ficha de Pontuação do Currículo (Anexo C); b) a defesa da Proposta de Pesquisa pelo candidato; e c) a arguição relativa a uma pergunta obrigatória da Linha de Pesquisa do candidato e a uma pergunta da temática de pesquisa à qual sua Proposta de Pesquisa pertença. Para essa etapa da seleção, serão considerados os seguintes critérios:
Análise do currículo: Pontuação do currículo de acordo com a Ficha de Pontuação do Currículo autoatribuída pelo candidato e homologada pelos professores da banca na presença do candidato (até 4 pontos);
Defesa da Proposta de Pesquisa:
Organização das informações, clareza na exposição das ideias, habilidade em responder perguntas (até 1 ponto);
Capacidade de síntese, raciocínio crítico e argumentação (até 1 ponto).
Arguição sobre a Bibliografia da Linha de Pesquisa do Candidato:
Articulação do conteúdo e capacidade de argumentação oral, demonstrando conhecimento teórico-metodológico no campo dos estudos linguísticos e/ou literários referente à linha de pesquisa do(a) candidato(a) (até 2 pontos);
Coesão e coerência na apresentação e articulação das ideias (até 1 ponto);
Capacidade de síntese, raciocínio crítico e argumentação (até 1 ponto).
A classificação no processo seletivo será obtida mediante cálculo da nota final do candidato, atribuindo-se nota 10 (dez) à Primeira Etapa da Seleção e nota 10 (dez) à Segunda Etapa da Seleção. A nota final será o resultado da média entre as duas notas.
Havendo empate, terá precedência o candidato que obtiver a maior pontuação na Proposta de Pesquisa; prevalecendo empate, o candidato com maior pontuação na avaliação do Currículo Lattes; se, ainda assim, persistir o empate, o candidato mais velho.
CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
Todos os eventos do processo de seleção serão divulgados no site http://www.utfpr.edu.br/cursos/mestrado-e-doutorado/ppgl-pato-branco, nas datas estipuladas no quadro a seguir:
Evento |
Datas |
Inscrição feita pela Internet |
|
Divulgação das inscrições homologadas para a seleção |
27/09/2021 |
Data limite para solicitação de recurso relativo à homologação das inscrições |
30/09/2021 |
Resultado dos recursos relativos à homologação das inscrições |
01/10/2021 |
Divulgação do resultado da Proposta de Pesquisa (1ª etapa) |
08/10/2021 |
Data limite para solicitação dos recursos relativos à 1ª etapa |
13/10/2021 |
Resultado dos recursos relativos à 1ª etapa |
14/10/2021 |
Divulgação do cronograma de bancas – 2ª etapa |
15/10/2021 |
Envio do Currículo Lattes digitalizado, da Ficha de Pontuação do Currículo autoatribuída e cópias dos Documentos Comprobatórios (EM UM ÚNICO DOCUMENTO PDF) relativos à pontuação autoatribuída: |
15/10/2021 |
2ª etapa: Banca – Avaliação e arguição da Proposta de Pesquisa, da Bibliografia (Anexo A) e do Currículo Lattes |
18/10 – 29/10/2021 |
Divulgação do resultado da Avaliação e arguição da Proposta de Pesquisa, da Bibliografia e do Currículo Lattes (2ª etapa) |
01/11/2021 |
Resultado dos recursos relativos à 2ª etapa |
04/11/2021 |
Resultado final |
05/11/2021 |
DO RESULTADO DAS ETAPAS
A relação de candidatos aprovados tanto na Primeira Etapa como na Segunda Etapa do processo de seleção será publicada em ordem alfabética e o Resultado Final, por ordem de classificação e por orientador, no site http://www.utfpr.edu.br/cursos/mestrado-e-doutorado/ppgl-pato-branco.
DA MATRÍCULA
As matrículas deverão ser feitas em fevereiro ou março de 2021. A data exata será divulgada pelo site: http://www.utfpr.edu.br/cursos/mestrado-e-doutorado/ppgl-pato-branco, quando a direção do campus publicar o calendário do ano letivo de 2022.
Requerimentos para alunos especiais e para alunos externos também poderão ser feitos em data próxima à matrícula no PPGL. A data para a entrega dos requerimentos dos alunos especiais e externos será divulgada junto à divulgação da data da matrícula.
Em consonância com a Lei n.º 13.726/18, fica dispensada a apresentação de documentos autenticados. O candidato aprovado, na ocasião da matrícula, enviará os documentos digitalizados em pdf, sendo um arquivo para cada documento e nomeado de acordo com o documento em questão diretamente para o e-mail da Secretaria do PPGL: ppgl-pb@utfpr.edu.br.
As vias originais desses documentos deverão ser apresentadas ao agente administrativo, na Secretaria do PPGL, que atestará suas autenticidades tão logo seja possível o retorno presencial à UTFPR-PB.
OBSERVAÇÃO: A não apresentação desses documentos acarretará a perda do direito do mestrando à defesa de sua dissertação.
No ato da matrícula, deverão ser enviados para ppgl-pb@utfpr.edu.br os seguintes documentos digitalizados:
Ficha de Inscrição impressa e assinada (aquela preenchida na inscrição);
Carteira de Identidade (RG) ou outro documento oficial de identificação com foto;
RNE ou passaporte para estrangeiros;
Comprovante de Situação Cadastral no (CPF)5;
Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar para os candidatos do sexo masculino;
Histórico Escolar do Curso de Graduação, constando a data da colação de grau;
Frente e verso do Diploma da Graduação Plena ou Certificado de Conclusão ou documento comprobatório de conclusão, constando a data da colação de grau da graduação, até a data da matrícula.
5Acessar: SITUAÇÃO CADASTRAL CPF
O candidato selecionado que não enviar toda a documentação digitalizada exigida e não cumprir os prazos estabelecidos neste Edital, perderá o direito à vaga.
Os portadores de diplomas de graduação plena obtidos no exterior deverão apresentar os documentos de reconhecimento ou revalidação dos mesmos, termos de acordo ou tratados internacional.
DISPOSIÇÕES FINAIS
Os Anexos A, B e C são partes integrantes deste Edital.
O prazo para recurso de cada etapa do processo de seleção do Programa de Pós-Graduação em Letras da UTFPR será de 48 (quarenta e oito) horas úteis, a partir do horário de divulgação dos resultados, não sendo aceitos recursos extemporâneos.
Os e-mails com os documentos dos candidatos não aprovados na Primeira Etapa da Seleção ou que não tenham obtido vaga mediante sua classificação na Segunda Etapa serão deletados.
A inscrição do candidato implicará a aceitação das normas contidas neste Edital e das normas contidas no Regulamento Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Letras disponível no site http://www.utfpr.edu.br/cursos/mestrado-e-doutorado/ppgl-pato-branco, opção “Documentos”.
Resultarão na eliminação sumária do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste Edital.
Terão direito à matrícula como alunos regulares do PPGL, em 2022, os candidatos classificados e aprovados dentro do limite de vagas da linha de pesquisa, vinculadas, respectivamente, às temáticas específicas apresentadas neste edital (Anexo B), no âmbito deste processo seletivo.
A classificação dos alunos seguirá rigorosamente sua pontuação geral no processo seletivo E a ordem de colocação dos candidatos dentro do limite de vagas por temática de pesquisa (conforme Anexo B deste edital).
OBSERVAÇÃO: A aprovação no processo seletivo não garante a vaga, uma vez que obedecerá à classificação dentro do número de vagas vinculadas às temáticas de cada linha de pesquisa.
Perderá o direito à vaga o candidato que:
não requerer matrícula em disciplinas do Programa na data estabelecida; ou
em havendo concluído o curso de graduação no ano letivo de 2021, não tiver o diploma de graduação ou o documento oficial emitido pela instituição que comprove a conclusão do curso no prazo estabelecido pela Coordenação do Programa na ocasião da matrícula.
Após o período de matrícula dos alunos regulares, havendo vagas remanescentes, poderão, a critério exclusivo do PPGL, ser chamados, para preenchimento das vagas de alunos regulares, alunos especiais, conforme a ordem de classificação.
Os casos omissos ao presente Edital serão resolvidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Letras.
Este edital, resultados e informações relativas ao processo seletivo serão publicados no site do Programa de Pós-Graduação em Letras:
http://www.utfpr.edu.br/cursos/mestrado-e-doutorado/ppgl-pato-branco.
Fica eleito o foro da Justiça Federal de Pato Branco, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir eventuais dúvidas oriundas deste Edital.
Pato Branco, 20 de agosto de 2021.
Assinam eletronicamente este edital:
Prof.ª Dr.ª Taisa Pinetti Passoni – Coordenadora do PPGL, Campus Pato Branco
Prof. Dr. Emerson Giovani Carati – Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Campus Pato Branco
Prof. Dr. Gilson Ditzel Santos – Diretor Geral da UTFPR, Campus Pato Branco
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) TAISA PINETTI PASSONI, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 20/08/2021, às 16:28, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EMERSON GIOVANI CARATI, DIRETOR(A), em (at) 23/08/2021, às 09:25, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GILSON DITZEL SANTOS, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 23/08/2021, às 12:34, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2206427 e o código CRC (and the CRC code) 1D0D015C. |
ANEXO A AO EDITAL Nº 01/2021 – PPGL
BIBLIOGRAFIAS SUGERIDAS PARA A SEGUNDA ETAPA DA SELEÇÃO
Bibliografia para a Linha de Pesquisa: Linguagem, Educação e Trabalho
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261-306.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Trads. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2012.
BRANDÃO, Helena Hathsue Nagamine. Introdução à análise do discurso. 2. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2004.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2003.
DUBOC, A.P. M. Falando francamente: uma leitura bakhtiniana do conceito de “inglês como língua franca” no componente curricular língua inglesa da BNCC. In: Revista da ANPOLL, v. 1 n. 48, p. 10-22, 2019.
FIORIN, José Luiz (Org.). Linguística? Que é isso? São Paulo: Contexto, 2013.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
LOPES, Edward. Fundamentos da linguística contemporânea. São Paulo: Cultrix, 2008. p. 72-117.
KOCH, I. G. V.; CUNHA-LIMA, M. L. Do cognitivismo ao sociocognitivismo. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Orgs.). Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos. V. 3. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 251-300.
MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. Trad. Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
TARALLO, Fernando. A pesquisa sociolinguística. São Paulo: Ática, 2007. Caps. 1 e 2.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e palavra. In: ______. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VIGOTSKI, L. S. Capítulos 4 a 7. Pensamento e linguagem. Trad. Paulo Bezerra. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/vigo.pdf. Acesso em: 4 nov. 2019.
Bibliografia para a Linha de Pesquisa: Literatura, Sociedade e Interartes
BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. 8. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 8. ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 2000; Publifolha, 2000.
CARDOZO, Mauricio Mendonça. Tradução e os sentidos da crítica. In: AMORIM, Lauro Maia Amorim; RODRIGUES, Cristina Carneiro; STUPIELLO, Erika Nogueira de Andrade. (Orgs.) Tradução e perspectivas teóricas e práticas. São Paulo: Editora Unesp, 2015.
COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Trad. Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
COUTINHO, Eduardo. Reflexões sobre uma nova historiografia literária na América Latina. In: Ilha do Desterro, Florianópolis, n. 59, p. 113-132, jul./dez., 2010.
HUTCHEON, Linda. Teorizando o pós-moderno: rumo a uma poética. In: _____. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1988. p. 19-41.
HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Trad. André Cechinel. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011.
LEFEVERE, André. O sistema: poéticas. In: ______. Tradução, reescrita e manipulação da fama literária. Trad. Claudia Matos Seligmann. Bauru, SP: EDUSC, 2007. p. 51-71.
MILTON, John. A tradução como força literária. In: ______. Tradução: teoria e prática. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
NITRINI, Sandra. Literatura comparada: história, teoria e crítica. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2000.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século xxi. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Letras
UTFPR – Campus Pato Branco
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ANEXO B AO EDITAL Nº 01/2021 – PPGL
TABELA DE VAGAS DO PPGL
O candidato deverá escolher uma temática (ou as temáticas de um mesmo bloco) vinculada à respectiva linha de pesquisa e vaga(s) para elaborar sua Proposta de Pesquisa.
VAGAS OFERTADAS |
TEMÁTICAS DE PESQUISA |
1 |
- Literatura brasileira e italiana, especialmente, do gênero poético. - Obras escritas entre os séculos XIX e XXI. - Estudos relacionados à literatura comparada e seus desdobramentos. |
2 |
- Transmidialidades, nas quais a literatura de língua inglesa – o drama inglês e o shakespeareano como eventuais carros-chefe – fará parte. |
2 |
- Romances brasileiros, dos séculos XIX e XX, nos quais as marcas da ordem patriarcal estejam presentes, sobretudo naquelas obras cujo embate entre as figuras masculinas e femininas seja um dos principais fios condutores da trama. |
2 |
- Literatura Fantástica. - Romance Histórico. - Literatura Brasileira ou Portuguesa. - Poesia. - Literatura e Música. |
2 |
- Literatura brasileira e hispano-americana, com foco no gênero narrativo. - Estudos relacionados à contemporaneidade. - Estudos relacionados à literatura comparada. - Estudos relacionados às relações entre a literatura e outras artes. |
TOTAL: 9 vagas |
Linha de Pesquisa: Linguagem, Educação e Trabalho |
|
VAGAS OFERTADAS |
TEMÁTICAS DE PESQUISA |
1 |
- Ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira. - Aspectos fonético-fonológicos do inglês e ensino de pronúncia. - Metodologia de ensino de línguas estrangeiras. - Formação de professores de inglês como língua estrangeira. |
1 |
- Linguagem e Clínica da Atividade Docente; e/ou Linguagem e Educação; e/ou Linguagem e Direito. |
1 |
- Análise do discurso e Trabalho. - Análise do discurso docente. - Análise do discurso jurídico. - Análise do discurso sobre a saúde. - Análise do discurso literário. |
2 |
- Aquisição Fonológica em Língua Materna e Língua Estrangeira; - Variação Linguística em Língua Materna; - Ensino de Línguas. |
1 |
- Linguística aplicada e estudos da linguagem. - Formação de professores. - Ensino de línguas adicionais. - Política e Planejamento linguísticos. - Língua Inglesa e contemporaneidade. - Língua inglesa e internacionalização do ensino superior. |
TOTAL: 6 vagas |
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ANEXO C AO EDITAL Nº 01/2021 – PPGL
FICHA DE PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO6
(Deve ser preenchida pelo candidato e enviada ao e-mail selecao-ppgl-pb@utfpr.edu.br até o dia 08/10/2021)
Itens da Avaliação |
Pontuação autoatribuída7 |
Pontuação homologada8 |
|
Artigos publicados em periódicos científicos indexados no Qualis (deverá ser utilizado o maior Qualis disponível no sítio da CAPES)9 |
A1 (30 pts. por artigo) |
|
|
A2 (25 pts. por artigo) |
|
|
|
B1 (20 pts. por artigo) |
|
|
|
B2 (15 pts. por artigo) |
|
|
|
B3 (10 pts. por artigo) |
|
|
|
B4 (5 pts. por artigo) |
|
|
|
B5 (2 pts. por artigo) |
|
|
|
Artigos publicados em periódicos científicos indexados no Qualis, classificados no estrato C, ou em revista de divulgação científica / tecnológica não indexada10 |
1 pt. por artigo, limitado a 05 pontos |
|
|
Autoria de livro técnico científico publicado por editora com corpo editorial e com ISBN |
20 pts. por livro, limitado a 20 pontos |
|
|
Organização de livro técnico científico publicado por editora com corpo editorial e com ISBN |
10 pts. por livro, limitado a 10 pontos
|
|
|
Capítulo de livro técnico científico publicado por editora com corpo editorial e com ISBN |
5 pts. por capítulo, limitado a 20 pontos |
|
|
Autoria, organização e capítulo de livros de outra natureza |
3 pts. por produção, limitado a 9 pontos |
|
|
Participação em evento científico com apresentação de trabalho |
0,5 pt. por trabalho, limitado a 5 pontos |
|
|
Trabalho completo publicado em Anais de evento científico nacional ou internacional11 |
1 pt. por trabalho, limitado a 10 pontos |
|
|
Resumo publicado em anais de evento científico |
0,5 pt. por trabalho, limitado a 3 pontos |
|
|
Participação em Programa de Iniciação Científica, ou em programa PET, ou em Programa de Iniciação à Docência, ou em projeto de Extensão Universitária, na condição de aluno bolsista ou voluntário, devidamente comprovados pela IES de origem, com no mínimo um ano de duração |
0,5 pt. por mês, limitado a 12 pontos. Não serão consideradas participações concomitantes no mesmo ano. |
|
|
Curso de Especialização com carga horária comprovada de 360h |
Limitado a um curso, total de 12 pontos. |
|
|
Atividade profissional comprovada em área correlata a de sua graduação |
0,2 pt. por mês, limitado a 7,2 pontos. |
|
|
6Será considerado, para avaliação da produção bibliográfica, o período compreendido entre 2017-2021.
7Os campos desta coluna devem ser preenchidos pelo candidato.
8Os campos desta coluna serão preenchidos pela banca examinadora na presença do candidato.
9A pontuação deverá ser contabilizada integralmente apenas se o candidato for o primeiro autor do trabalho. Para os demais casos a pontuação será creditada pela metade.
10A pontuação deverá ser contabilizada integralmente apenas se o candidato for o primeiro autor do trabalho. Para os demais casos a pontuação será creditada pela metade.
11Serão considerados eventos internacionais aqueles promovidos e/ou organizados por Sociedades Científicas Internacionais.
Declaro que acompanhei a pontuação do meu Currículo Lattes.
Assinatura do candidato: __________________________________
Assinatura dos membros da banca examinadora:
___________________________________ ___________________________________
Pato Branco, ___ de _______________ de 20___.
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras
Referência: Processo nº 23064.035917/2021-19 | SEI nº 2206427 |