Boletim de Serviço Eletrônico em 02/09/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DEP. APOIO E PROJETOS TECNOLOGICOS - MD

DIV. DE EMPREENDEDORISMO E INOVACAO - MD

 

EDITAL nº 04/2021

CHAMADA PÚBLICA PARA O HOTEL TECNOLÓGICO DE FLUXO CONTÍNUO

 

O Programa de Empreendedorismo e Inovação - PROEM, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira (UTFPR-MD), através da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias - DIREC, torna público que estão abertas as inscrições aos interessados em empreender novos negócios de base tecnológica junto ao Hotel Tecnológico (HT-MD), nos termos estabelecidos no presente Edital, no período de 06/09/2021 a 05/09/2022.

 

1 - DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO PROCESSO DE CHAMADA PÚBLICA

1.1 Os critérios para participação são os observados no Edital de Seleção para o Hotel Tecnológico 02/2021.

1.2 Cada equipe poderá conter no máximo 05 pessoas, não necessariamente do mesmo curso, sob orientação de um responsável (com vínculo institucional) da UTFPR.

1.3 A equipe deverá comprovar disponibilidade de carga horária para o desenvolvimento do projeto.

1.4 As equipes poderão, também, admitir:

 

2 - DAS ÁREAS DE ATUAÇÃO E NÚMERO DE VAGAS

2.1 Os projetos propostos deverão, preferencialmente, estar concentrados nas áreas de atuação da UTFPR Câmpus Medianeira.

2.2 Os projetos em áreas não contempladas por essa Instituição poderão ser submetidos e serão avaliados pelo Coordenador do HT, que decidirá sobre a possibilidade de pré-incubação.

2.3 Será oferecida 01 vaga para pré-incubação, cuja proposta se enquadre dentro das áreas de atuação da Incubadora da UTFPR-MD.

Parágrafo primeiro: Existindo a disponibilidade de vaga outros empreendimentos aprovados poderão ser chamados para ingresso na incubadora.

Parágrafo segundo: Caso a coordenação do HT-MD considere viável, propostas classificadas poderão ser convidadas a ingressarem no programa em formato não residente.

 

3 - DA INSCRIÇÃO

3.1 Somente serão aceitas inscrições mediante preenchimento do formulário eletrônico disponível no endereço http://cientech.md.utfpr.edu.br/iut/, juntamente com a documentação exigida no item 3.2 desta chamada.

Parágrafo único: O formulário eletrônico e o envio dos anexos deverão ser realizados conforme cronograma e orientações constantes do item 6.

3.2 Os seguintes documentos devem ser entregues para a inscrição:

3.2.1 Os interessados em participar desta chamada poderão entrar em contato com a equipe de gestão da Incubadora para terem apoio na montagem do Plano de Negócios online.

 

4 - DO PROCESSO DE SELEÇÃO

4.1 Os critérios de seleção são os observados no Edital de Seleção para o Hotel Tecnológico 02/2021.

Parágrafo primeiro: Chamada de fluxo contínuo, mediante a disponibilidade de vaga, observada a ordem de classificação. Não havendo vagas disponíveis os empreendimentos aprovados ficarão em uma lista de espera.

 

5 - DO APOIO OFERECIDO

5.1 As equipes selecionadas ficarão pré-incubadas em ambiente próprio do HT. O espaço físico será específico e/ou compartilhado e a utilização será definida por escala, com a determinação de dias e horários específicos de utilização do espaço para cada equipe. Demais projetos considerados aprovados neste edital que excedam o número de vagas poderão ser convocados posteriormente, caso haja espaço disponível ou ainda poderão ser convidados a participar no formato não residente.

5.2 Cada equipe e seu projeto poderão usufruir da infraestrutura do Hotel Tecnológico por até 12 (doze) meses, a partir da assinatura do Contrato de Utilização de Sistema Compartilhado de Pré- Incubação, podendo ser prorrogado, desde que não ultrapasse o período máximo de 24 (vinte e quatro) meses, mediante apresentação da Prototipagem e/ou modelagem de negócios atualizado e avaliação de desempenho realizada pela coordenação do HT.

 

6 - DO CRONOGRAMA

 

06/09/2021

Abertura do Edital de Chamada Pública 04/2021 no site da Incubadora de Inovações Tecnológicas da UTFPR-MD (http://cientech.md.utfpr.edu.br/iut/).

De 06/09/2021 a 05/09/2022

Prazo final para envio do formulário eletrônico de inscrição juntamente com a documentação exigida no item 3.2.

Até 20 dias úteis após o recebimento da inscrição

Divulgação dos projetos qualificados na 1ª fase.

Até 20 dias úteis após a divulgação dos resultados da 1ª Fase.

Divulgação dos projetos qualificados na 2ª fase.

Até 2 dias úteis após divulgação do resultado da 1ª fase

Interposição de recurso contra o resultado da 1a fase pelo e-mail iut-md@utfpr.edu.br

Até 1 dia útil após entrega do recurso da 1ª fase

Resultado dos recursos da 1a fase no site http://cientech.md.utfpr.edu.br/iut/

Até 5 dias úteis após resultado dos recursos da 1ª fase

2ª Fase – Análise técnica pela Coordenação do Hotel Tecnológico do Modelo de negócios em Canvas

Até 5 dias úteis após resultado dos recursos da 1ª fase

Divulgação dos projetos qualificados na 2a fase no site http://cientech.md.utfpr.edu.br/iut/

Até 2 dias úteis após divulgação do resultado da 2ª fase

Interposição de recurso contra o resultado da 2a fase pelo e-mail iut-md@utfpr.edu.br

Até 1 dia útil após entrega do recurso da 2ª fase

Resultado dos recursos da 2a. fase no site incubadora.ct.utfpr.edu.br e cronograma de apresentação para a Banca de Avaliação.

Até 10 dias úteis após a divulgação dos resultados da 2ª Fase.

3ª Fase – Banca de Avaliação, selecionada pela Coordenação do HT. O Cronograma de apresentação será disponibilizado no site http://cientech.md.utfpr.edu.br/iut/ e os candidatos receberão por e-mail o link de acesso à plataforma virtual ou então instruções de apresentação presencial.

Até 5 dias após o encerramento da 3ª Fase.

Publicação e divulgação do resultado preliminar do Edital de Chamada Pública 02/2021.

Até 3 dias após a divulgação dos resultados da 3ª Fase.

Interposição de recurso contra o resultado da 3a fase pelo e-mail iut-md@utfpr.edu.br

Até 5 dias úteis após o prazo de encerramento de recebimento de recursos

Resultado dos recursos no site http://cientech.md.utfpr.edu.br/iut/

Até 3 dias úteis após a divulgação dos resultados dos Recursos

Publicação e divulgação do resultado final do Edital de Chamada Pública 02/2021

A partir da divulgação do resultado final, respeitando o prazo limite legal.

Assinatura dos contratos e início do período de pré-incubação das equipes selecionadas

6.1 Os prazos estabelecidos neste cronograma poderão ser modificados em função da quantidade de propostas e possibilidade de atendimento da UTFPR - Câmpus Medianeira. Havendo essa necessidade, os novos prazos serão amplamente divulgados por meio do site http://cientech.md.utfpr.edu.br/iut/.

6.2 Os candidatos poderão submeter recurso contra os resultados das fases do edital, pelo e-mail iut-md@utfpr.edu.br, dentro do prazo máximo de constante no cronograma.

 

7 - DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

7.1 Os direitos de Propriedade Intelectual serão tratados em instrumento específico, conforme Regulamento da Propriedade Intelectual da UTFPR.

 

8 - DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

8.1 Os resultados serão divulgados de acordo com o cronograma proposto neste edital.

 

9 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 Todas as informações recebidas dos candidatos serão tratadas como confidenciais pelo Hotel Tecnológico.

9.2 O prazo estabelecido para os projetos selecionados se instalarem no Hotel Tecnológico será de até 45 dias a partir da publicação do resultado final.

9.3 A instalação caracteriza-se pela assinatura do Contrato de Utilização de Sistema Compartilhado de Pré-Incubação. A não instalação do projeto selecionado no prazo determinado desclassificará o mesmo.

9.4 Caberá à Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias deliberar sobre quaisquer casos omissos neste Edital, bem como rever as datas do Cronograma de Seleção dos Projetos.

9.5 A qualquer tempo, o presente Edital poderá ser revogado, alterado ou anulado, em parte ou em sua totalidade, por motivo de interesse da Administração Pública, sem que isso implique o direito de indenização de qualquer natureza.

9.6 O presente Edital será publicado no site http://cientech.md.utfpr.edu.br/iut/.

9.7 Compete a Justiça Federal, através do foro da Justiça Federal da Comarca de Foz do Iguaçu dirimir eventuais questões decorrentes dos referidos editais.

 

Medianeira, 01 de setembro de 2021


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ALEXSSANDER ARIEL KUHN LIESENFELD, CHEFE, em (at) 01/09/2021, às 17:26, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIO LEONES BAZZI, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 01/09/2021, às 21:55, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) FERNANDO SCHUTZ, DIRETOR(A), em (at) 02/09/2021, às 09:34, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2209332 e o código CRC (and the CRC code) 1B2BB0ED.



 

ANEXO I

NOME DO PROJETO:

 

Orientador Tecnológico¹:

 

Data de preenchimento:

 

Conheceu a Incubadora por:

(   ) Palestra de sensibilização

(   ) Ideia prospectada pela incubadora

(   ) Redes sociais

(   ) Site

(   ) Outro: ______________________________________________

     

1Deverá ser um servidor do quadro de pessoal permanente da UTFPR (Professor ou Técnico Administrativo).

 

 

Dados dos Empreendedores

 

Insira as informações solicitadas para cada sócio do negócio. Se necessário, copie e cole este quadro quantas vezes forem necessárias.

 

NOME COMPLETO:

 

RG:

 

CPF:

 

E-mail:

 

Telefones:

 

Endereço Completo:

 

Idade:

 

Ocupação atual:

 

Formação superior e/ou técnica (concluídas e/ou em curso). Informe o nome do curso, turno, instituição e ano de conclusão ou previsto para conclusão:

 

Tempo disponível para se dedicar ao negócio e às atividades na incubadora:

 

Assinatura:

 

 

 

NOME COMPLETO:

 

RG:

 

CPF:

 

E-mail:

 

Telefones:

 

Endereço Completo:

 

Idade:

 

Ocupação atual:

 

Formação superior e/ou técnica (concluídas e/ou em curso). Informe o nome do curso, turno, instituição e ano de conclusão ou previsto para conclusão:

 

Tempo disponível para se dedicar ao negócio e às atividades na incubadora:

 

Assinatura:

 

 

 

NOME COMPLETO:

 

RG:

 

CPF:

 

E-mail:

 

Telefones:

 

Endereço Completo:

 

Idade:

 

Ocupação atual:

 

Formação superior e/ou técnica (concluídas e/ou em curso). Informe o nome do curso, turno, instituição e ano de conclusão ou previsto para conclusão:

 

Tempo disponível para se dedicar ao negócio e às atividades na incubadora:

 

Assinatura:

 

 

Sumário Executivo

O Sumário Executivo é uma apresentação resumida do empreendimento, onde é dada uma visão geral sobre a empresa, os sócios, o produto/serviço a ser oferecido, o mercado e os elementos de diferenciação, e o que se espera do negócio do ponto de vista financeiro. Deve ser capaz de comunicar e esclarecer o leitor demonstrando a relevância do projeto e os aspectos da sustentabilidade, da inovação e do empreendedorismo. De forma objetiva, apresente as seguintes informações:

- Qual a ideia central do projeto;

- A sua ideia é sustentável (socialmente, economicamente e ambientalmente)?

- Por que a equipe acredita que a ideia do projeto poderá dar certo?

- Setor ou ramo de atividade;

- Descrição do produto/serviço de forma sucinta;

- Qual o caráter inovador do projeto?

O texto todo deve ter NO MÁXIMO UMA PÁGINA.

 

 

ANEXO II

 

DECLARAÇÃO

 

 

 

Eu, ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­____________________________________, lotado(a) na Instituição de Ensino (nome por extenso da instituição e abreviatura), me candidato(a) a orientador(a) do(a) acadêmico(a) (nome por extenso),  durante o período de vigência do vínculo com o Hotel Tecnológico da UTFPR – Câmpus Medianeira, no período de __/__/__ a __/__/__.

Caso haja qualquer necessidade de afastamento da Instituição acima mencionada, para desenvolvimento de qualquer outra atividade, inclusive para cursar pós-graduação, me comprometo a apresentar, devidamente comprometido com a incumbência, professor substituto para dar continuidade a orientação deste projeto de pesquisa.

 

 

 

_______________________________, ____ de ________ de _______.

 

 

 

 

 

 

_______________________________________

Assinatura

 

 

ANEXO III

 

NOME DO EMPREENDIMENTO:

 

Empreendedor Responsável:

 

Telefone de contato:

 

E-mail de contato:

 

Data de preenchimento:

 

 

O plano de negócios a ser apresentado segue o Modelo Canvas e abrange os 5 eixos Cerne (Empreendedor, Tecnologia, Mercado, Capital e Gestão). Deverão ser inseridas informações nos quadros referentes ao perfil do empreendedor e nos 9 blocos (Modelo Canvas) abaixo:

 

1. EMPREENDEDOR

 

Perfil dos Empreendedores

Insira as informações solicitadas para cada sócio do negócio. Se necessário, copie e cole este quadro quantas vezes forem necessárias. Lembre-se de encaminhar, junto com este Plano de Negócio, os currículos de cada sócio do empreendimento.

 

NOME COMPLETO:

 

Idade:

 

Ocupação atual:

 

Formação superior e/ou técnica (concluídas e/ou em curso). Informe o nome do curso, instituição e ano de conclusão:

 

Experiências profissionais e/ou acadêmicas (principalmente aquelas relacionadas ao negócio, em cargos de gestão e/ou como empreendedor):

 

Cursos complementares, técnicos ou de gestão (nome, instituição e ano de conclusão):

 

Tempo disponível para se dedicar ao negócio e às atividades na incubadora:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NOME COMPLETO:

 

Idade:

 

Ocupação atual:

 

Formação superior e/ou técnica (concluídas e/ou em curso). Informe o nome do curso, instituição e ano de conclusão:

 

Experiências profissionais e/ou acadêmicas (principalmente aquelas relacionadas ao negócio, em cargos de gestão e/ou como empreendedor):

 

Cursos complementares, técnicos ou de gestão (nome, instituição e ano de conclusão):

 

Tempo disponível para se dedicar ao negócio e às atividades na incubadora:

 

 

 

2. TECNOLOGIA

 

1. . Proposta de Valor

      Que valor proporcionaremos a nossos clientes?

      Quais problemas de nossos clientes serão solucionados?

 

 

 

 

 

 

3. MERCADO

 

2. Segmento de Mercado

      Para quem criaremos valor?

      Quais serão nossos clientes mais importantes?

 

 

 

 

 

 

3. Canais (Distribuição e Comunicação)

       Como será estabelecido o contato com os clientes?     

       Quais meios nosso segmento de mercado utilizará? (Loja física, virtual...)

 

 

 

 

 

 

4. Relacionamento com clientes

      Que tipo de relacionamento que cada segmento de mercado espera ter para estabelecer e manter sua preferência? (chat, e-mail, blog, redes sociais, telefone, presencial...)

 

 

 

 

 

 

4. CAPITAL

 

5. Receitas

      Qual valor os nossos clientes estão dispostos a pagar?

      Como gostariam de pagar?

 

 

 

 

 

 

6. Custos

Quais são os custos mais importantes do modelo de negócio (Recursos e Atividades chaves)?

 

 

 

 

 

 

5. GESTÃO

 

7. Recursos Chave

      Que recursos físicos, humanos, intelectuais ou econômicos são essenciais?

 

 

 

 

 

 

8. Atividades Chave

      O que devemos saber e fazer?

 

 

 

 

 

 

9. Parcerias Chave

Quem são nossos parceiros e provedores fundamentais?

 

 

 

 

 

ANEXO IV

 

DECLARAÇÃO

 

 

Declaro conhecer as Normas do Programa de Empreendedorismo e Inovação (PROEM) da UTFPR, as Normas para Funcionamento do Hotel Tecnológico da UTFPR, bem como os Editais de seleção e chamada pública para o HT–MD e concordar com o respectivo teor.

Afirmo, outrossim, que são verdadeiras todas as informações aqui prestadas e as constantes dos documentos anexos.

 

 

 

 

               _____________________, _____ de ______________ de _____.

 

 

Nome Legível dos Empreendedores

Assinatura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anexo v

 

DECLARAÇÃO

 

 

A equipe do projeto ______________________________________, formada por:  ______________________________________________________, declara dispor de, no mínimo, ___ (______) horas (semanais), no período (__________), para o desenvolvimento do Projeto conforme previsto no Edital de Chamada Pública n. ____/20___.

Por ser verdade, firmamos a presente declaração.

.

 

 

__________________, ____ de ___________ de _______.

 

 

 

 

 

__________________________________

Assinatura do empreendedor responsável

 


Referência: Processo nº 23064.036874/2021-99 SEI nº 2209332