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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS DOIS VIZINHOS DEPARTAMENTO DE APOIO DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU DO CAMPUS DOIS VIZINHOS |
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EDITAL nº 11/2021 - DIRPPG/DIRGE-DV - vagas remanescentes - prorrogação de inscrições e matrículas
Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Campus Dois Vizinhos
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO
Pelo presente, fazemos saber aos interessados que foram prorrogadas as inscrições e o período de matrícula para o CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO, nível Lato Sensu, para preenchimento de vagas remanescentes oriundas do Edital 001/2021-DIRPPG, cujo funcionamento foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR - COPPG, conforme Resolução 50/2020 de 26 de novembro de 2020, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR, aprovado pela Resolução 33/2019 de 30 de setembro de 2019, do COPPG, e em concordância com a Resolução 01/2018 CNE/CES, obedecendo as seguintes condições:
I - FINALIDADE DO CURSO
O Curso de Especialização em Manejo e Conservação do Solo destina-se a profissionais com formação superior (Bacharelados e graduações tecnológicas) na área de Ciências Agrárias, como engenheiros agrônomos, zootecnistas, engenheiros florestais, tecnólogos em produção de grãos, tecnólogos em agronegócio e áreas afins, como engenheiros ambientais, biólogos, geógrafos, dentre outros. Busca-se atender profissionais com formação superior que atuam na assistência técnica pública e privada, bem como recém formados que procuram um aprofundamento em Ciência do Solo, particularmente no Manejo e Conservação do Solo. Ele objetiva capacitar profissionais com formação superior em Ciências Agrárias e áreas afins sobre práticas de manejo de solo que buscam aumentar a produtividade das culturas ao mesmo tempo que preserva as funções ambientais do sistema solo, garantindo uma produção agrícola sustentável e em consonância com o meio ambiente.
Área de conhecimento: Ciências Agrárias (5.01.00.00-9).
II - LOCAL DO CURSO
O curso será ministrado no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) Google Classroom pela UTFPR. O curso de Especialização em Manejo e Conservação do Solo será ambientado no Câmpus de Dois Vizinhos, situado na Estrada para Boa Esperança, km 04 - Zona Rural, Dois Vizinhos - PR, 85660- 000.
III - DURAÇÃO, TURNO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO
1. O curso terá duração total de 425 (quatrocentos e vinte e cinco) horas, realizadas em 12 meses, considerando as aulas síncronas e assíncronas e as atividades extracurriculares individuais, sem exigência de elaboração de trabalho de conclusão de curso.
2. As aulas síncronas (ao vivo) serão ministradas via Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) pelo Google Classroom nas quartas-feiras e quintas-feiras no turno da noite, enquanto as aulas assíncronas serão gravadas e serão disponibilizadas para os estudantes em plataforma digital.
IV - VAGAS
Serão 100 vagas ofertadas. Sobre o total de alunos matriculados haverá um acréscimo de 10% em vagas visando a capacitação de servidores da UTFPR, conforme política institucional. A seleção de servidores será realizada pela COGERH seguindo normativa sobre o tema. Não existindo demanda, os 10% de vagas adicionais poderão ser ofertadas para a valorização de egressos de cursos de graduação da UTFPR, Câmpus Dois Vizinhos. Persistindo a inexistência de demanda, as vagas remanescentes poderão ser ofertadas para a lista de espera de alunos externos.
A turma será aberta se houver no mínimo 72 candidatos selecionados com matrícula confirmada
V - DATAS PARA INSCRIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E MATRÍCULA
Período de Inscrição |
10/08/2021 a 25/08/2021 |
Resultado da classificação |
26/08/2021 |
Interposição de Recurso |
26/08/2021 a 02/09/2021 |
Período de Matrícula |
26/08/2021 a 31/08/2021 |
Segunda chamada para matrícula |
01/08/2021 a 02/09/2021 |
VI - CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO
Os interessados em participar do processo de classificação deverão:
Efetuar a inscrição no site http://pos.funtefpr.org.br/
Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 35,00 (trinta e cinco reais).
Encaminhar através do site da inscrição, até o dia 25/08/2021 (último dia da inscrição), cópia dos seguintes documentos:
Documento de identidade e CPF;
Diploma ou certificado de conclusão do curso de graduação contendo a data de colação de grau do aluno;
Obs.: O certificado de conclusão é aceito apenas para inscrição e matrícula. Para fazer jus ao Certificado da Especialização, além de cumprir os requisitos acadêmicos do curso, o estudante deverá obrigatoriamente entregar cópia do Diploma de Graduação e apresentar o documento original para autenticação em até seis meses após o início das atividades letivas, sob pena de cancelamento da matrícula.
Histórico escolar do curso de graduação;
Curriculum Vitae;
Comprovante de Residência;
Para o candidato estrangeiro, poderá ser solicitada documentação complementar, após análise inicial. Os documentos necessários para esta situação serão requeridos pela secretaria do curso, em atendimento à legislação vigente;
Importante: A documentação apresentada pelos candidatos não aprovados deverá ser retirada em um prazo máximo de 30 dias após o término do processo de matrícula, sob pena de eliminação de tais documentos.
O candidato, ao se inscrever, aceita as condições constantes no presente edital, delas não podendo alegar desconhecimento.
O candidato deve armazenar o número do protocolo e código de acesso, gerados no momento da inscrição no sistema. Essas informações serão necessárias para acompanhar os processos de inscrição e classificação.
VII - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO CURSO
Início das atividades letivas |
01/09/2021 |
Férias |
17/12/2021 |
Reinício das atividades letivas |
02/02/2021 |
Término das atividades letivas |
01/09/2021 |
VIII - CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO
IX - MATRÍCULA
X – CONVÊNIO UTFPR E FUNTEF-PR
XII - CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
O candidato, no ato da matrícula, fará a opção de uma das seguintes condições de pagamento:
Não haverá a devolução da taxa de inscrição dos candidatos desistentes ou não classificados, caso o curso tiver sua abertura confirmada.
A devolução da taxa de matrícula, no caso de desistência, se fará no montante de 80% de seu valor, desde que solicitada antes do início das aulas do curso.
Atenção: Para fins de formalização dos serviços prestados durante o curso, será elaborado um contrato a ser assinado pelo Aluno selecionado com a Fundação de Apoio da UTFPR, para quem deverão ser realizados os depósitos referentes ao pagamento do curso.
XIII - CERTIFICADO DE CONCLUSÃO
Ao estudante que cumprir com todos os requisitos previstos no Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR vigente, fará jus ao respectivo Certificado de Especialista, acompanhado de seu Histórico Escolar.
XIV – INFORMAÇÕES GERAIS
O candidato não selecionado poderá interpor recurso, conforme prazos estabelecidos no item V do edital de abertura, nos termos do artigo 59 da lei 9.784/99.
Eventuais questões do presente edital poderão ser dirimidas, em caso de discordância, no foro da Justiça Federal para dirimir eventuais questões decorrentes do edital, não solucionadas administrativamente.
Informações adicionais e eventuais dúvidas sobre o curso poderão ser atendidas pelo telefone +55 (46) 3536-8900 Ramal 8251, ou pelo e-mails da coordenação e secretaria do curso (cdados-dv@utfpr.edu.br).
O presente edital será publicado em meio eletrônico no site da FUNTEF.
Casos omissos a este edital serão resolvidos pelo Diretor de Pesquisa e Pós-graduação.
Profa. Michele Potrich
Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Dois Vizinhos
Prof. Everton Ricardi Lozano da Silva
Diretor Geral - Campus Dois Vizinhos
Relação de links desse edital:
Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação-Câmpus Dois Vizinhos (DIRPPG-DV):
http://portal.utfpr.edu.br/estrutura/pesquisa-e-pos-graduacao/dirppg/dois-vizinhos
Pós-Graduação Lato Sensu-Especializações:
http://www.utfpr.edu.br/cursos/especializacao
Pré-Inscrição | Postagem de documentos | Consulta seleção:
Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR:
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MICHELE POTRICH, DIRETOR(A), em (at) 23/08/2021, às 18:38, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 24/08/2021, às 14:39, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2212085 e o código CRC (and the CRC code) 418943FB. |
ANEXO A
Tabela 01. Critérios de pontuação do currículo vitae para avaliação dos candidatos.
Item |
Pontuação máxima |
1. Artigo publicado em revista Qualis Capes extrato A = 8 pontos cada |
30 |
2. Artigo publicado em revista Qualis Capes extrato B = 6 pontos cada |
28 |
3. Artigo publicado em revista Qualis Capes extrato C = 3 pontos cada |
28 |
4. Resumo simples, expandido, trabalhos completos ou em Anais de eventos nacionais ou internacionais = 2 ponto cada |
20 |
5. Boletim técnico publicado = 3 pontos cada |
20 |
6. Livros e/ou capítulos de livros publicados com ISBN = 5 pontos cada |
20 |
7. Bolsista de Iniciação Científica ou Tecnológica/Apoio técnico, Extensão/Inovação e bolsas PET = 4 ponto por semestre |
30 |
8. Monitoria exercida = 4 pontos por semestre letivo |
15 |
9. Cursos de Especialização (360 h ou mais) = 5 pontos cada |
15 |
10. Formação complementar em Ciências Agrárias (Cursos com mínimo de 20 h cada) = 2,0 ponto cada |
10 |
11. Estágios técnicos (exceto estágio obrigatório de conclusão de curso) (mínimo de 40 h cada) = 1 ponto cada 40 horas |
10 |
12. Organização de eventos em Ciências Agrárias = 5 ponto cada |
10 |
13. Participação em palestras, minicursos, semanas acadêmicas e outros eventos em Ciências Agrárias = 2,0 ponto cada |
10 |
14. Participação em bancas de conclusão de curso (TCC e especialização =1/banca, mestrado= 2 pontos/banca) |
10 |
15. Prêmios e títulos de ordem acadêmica, científica ou profissional (2 pontos por prêmio ou título) |
10 |
16. Ministrar palestra, curso ou minicurso = 4 pontos por evento |
20 |
17. Média aritmética de notas obtidas na graduação |
10 |
18. Experiência em docência 18.1. Docência em ensino superior = 5 pontos por ano 18.2. Docência em ensino fundamental ou médio = 2 pontos por ano |
30 |
19. Organização ou exposição em dia de campo = 3 pontos por evento |
20 |
20. Atividade profissional em Ciências Agrárias = 5 pontos por ano |
60 |
21. Outros comprovantes – a serem pontuados pela comissão de seleção |
20 |
Os comprovantes dos itens não precisam ter cópia autenticada.
Um trabalho poderá ser pontuado em apenas um subitem (o de maior pontuação).
Em caso de empate entre dois ou mais candidatos, terá preferência para efeito de desempate o candidato que obtiver, na seguinte ordem: (1) maior pontuação nos itens “20) atividade profissional em ciências agrárias”; (2) “17) média aritmética das notas obtidas na graduação”; e (3) maior idade. Os casos omissos serão julgados pela comissão de seleção, tendo a Direção Geral do Câmpus como instância superior.
MÓDULO I: FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA DO SOLO
Disciplina: Pedologia e Classificação do Solo |
Carga horária |
30 |
Objetivo |
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Compreender o solo, sua formação e suas propriedades químicas e físicas, bem como o seu comportamento frente a usos agrícola e não agrícola. Conhecer as principais classes de solo do estado do Paraná e do Brasil, suas características morfológicas, físicas e químicas. |
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Programa |
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Rochas e minerais. Intemperismo. Fatores de formação do solo. Processos de formação do solo. Perfil do solo. Características morfológicas do solo. Os solos e suas relações com a paisagem. Histórico da classificação de solos. Atributos empregados em classificação de solos. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS). Horizontes diagnósticos. Classes do SiBCS. Relação entre SiBCS com o SoilTaxonomy (USDA/NRCS) e FAO/WRB. Os solos e suas relações com a paisagem |
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Metodologias de Ensino Aprendizagem: Aula expositiva-dialogada. Aula expositiva. Vídeos gravados. Resolução de exercícios. Estudo de casos. Debate/Discussão. Estudo dirigido. |
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Previsão de Trabalhos Discentes: Trabalho individual. Resolução de exercícios. Avaliação individual. Elaboração de vídeos |
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Forma de Avaliação: A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes métodos: (i) presença nas conferências on-line. (ii) verificação da participação em atividades programadas; (iii) desempenho em tarefas/trabalhos; e (iv) avaliação. |
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Bibliografia |
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Consulta à base BiblioTec em 11/09/2020: bibliografias 1, 2 e 4 disponíveis. |
Disciplina: Física do solo |
Carga horária |
15 |
Objetivo |
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Diagnosticar limitações físicas do solo ao crescimento de plantas e a dinâmica da água na escala de lavoura, além de propor práticas para melhorar a estrutura do solo reduzindo a compactação. |
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Programa |
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Propriedades físicas do solo; Composição e estrutura do solo em sistemas agropecuários; Compactação do solo; Dinâmica da água no solo; Indicadores de qualidade física do solo. |
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Metodologias de Ensino Aprendizagem: Aula expositiva-dialogada. Aula expositiva. Vídeos gravados. Resolução de exercícios. Estudo de casos. Debate/Discussão. Estudo dirigido. |
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Previsão de Trabalhos Discentes: Trabalho individual. Resolução de exercícios. Avaliação individual. Elaboração de vídeos |
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Forma de Avaliação: A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes métodos: (i) presença nas conferências on-line. (ii) verificação da participação em atividades programadas; (iii) desempenho em tarefas/trabalhos; e (iv) avaliação. |
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Bibliografia |
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1.KLEIN, V. A. Física do solo. 3. ed. Passo Fundo: EDIUPF, 2014.2.REICHERT, J.M.; REINERT, D.J.; BRAIDA, J.A. Qualidade dos solos e sustentabilidade de sistemas agrícolas. Ciência & Ambiente, v. 27, p. 29-48, 2003.3.REICHERT, J.M.; SUZUKI, L.E.A.S.; REINERT, D.J. Compactação do solo em sistemas agropecuários e florestais: Identificação, efeitos, limites críticos e mitigação. In: CERRETA, C.A.; SILVA, L.S.; REICHERT, J.M. Tópicos Especiais em Ciência do Solo. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, v 5, 2007. p. 49-134.4.VAN LIER, Q. J. (Ed.). Física do Solo. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2010.
Consulta à base BiblioTec em 11/09/2020: bibliografias 1 e 4 disponíveis. |
Disciplina: Biologia do Solo |
Carga horária |
30 |
Objetivo |
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Apresentar os organismos do solo de uma forma integrada abrangendo suas relações como os demais componentes físicos e químicos do solo, além do componente vegetal, com ênfase na diversidade e na ecologia dos organismos do solo em geral e de grupos funcionais chave, assim como a variedade de vegetais e aos processos biológicos relevantes para a sustentabilidade dos ecossistemas, qualidade ambiental e produtividade agrícola. |
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Programa |
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O solo como um ente vivo; quem são e a importância da macro, da meso e da microfauna do solo; quais as principais categorias funcionais; os serviços ecossistêmicos prestados pelos organismos do solo; ecologia, riqueza e distribuição de minhocas no Brasil; uso das minhocas como bioindicadoras na agricultura; principais métodos de amostragem de organismos do solo e análise dos dados. |
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Metodologias de Ensino Aprendizagem: Aula expositiva-dialogada; Vídeos gravados; Resolução de exercícios; Estudo de casos; Debate/Discussão; Estudo dirigido. |
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Previsão de Trabalhos Discentes: Trabalho individual; Trabalho em grupo; Prova individual; Elaboração de vídeos. |
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Forma de Avaliação: A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes métodos: (i) presença nas conferências on-line. (ii) verificação da participação em atividades programadas; (iii) desempenho em tarefas/trabalhos; e (iv) provas. |
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Bibliografia |
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1. BRADY, N.C.; WEIL, R.R. Elementos da Natureza e Propriedades Dos Solos. 3. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. 2. BROWN, G.G.; FRAGOSO, F. (Org). Minhocas na América Latina: Biodiversidade e ecologia. Londrina: Embrapa Soja, 2007. p. 297-381. Disponível em: <https://www.embrapa.br/en/busca-de-publicacoes/-/publicacao/469788/minhocas-na-america-latina-biodiversidade-e-ecologia>. 3. BROWN, G. G. et al. Biodiversidade da fauna do solo e sua contribuição para os serviços ambientais. In: Parron, L. M. et al. (Eds.). Serviços Ambientais em Sistemas Agrícolas e Florestais do Bioma Mata Atlântica. Brasília: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, 2015. p. 122-154. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/131969/1/Livro-Servicos-Ambientais-Embrapa.pdf>. 4. MOREIRA, F. M. S.; SIQUEIRA, J. O.; BRUSSAARD, L. (Eds.). Biodiversidade do solo em ecossistemas brasileiros. Editora UFLA, 2008. 5. MOREIRA, F. M. S.; HUISING, J.; BIGNELL, D. E. Manual de Biologia dos Solos Tropicais. Amostragem e Caracterização da Biodiversidade. 1. ed. Lavras: UFLA, 2010.
Consulta à base BiblioTec em 10/09/2020: bibliografia 1 disponível. |
Disciplina: Microbiologia do Solo |
Carga horária |
15 |
Objetivo |
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Conhecer a influência da microbiologia do solo na dinâmica de nutrientes e da matéria orgânica do solo, a interação dos microrganismos do solo com as plantas e o seu papel no aumento da produtividade e sustentabilidade de cultivos agrícolas. |
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Programa |
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O solo como habitat para organismos; importância da microbiologia do solo; ecologia da rizosfera; transformações microbianas da matéria orgânica do solo; dinâmica microbiana e o nitrogênio no solo; Inoculação e co-inoculação; dinâmica microbiana e o fósforo no solo; micorrizas; insumos biológicos para a agricultura. |
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Metodologias de Ensino Aprendizagem: Aula expositiva-dialogada. Aula expositiva. Vídeos gravados. Resolução de exercícios. Debate/Discussão. Estudo dirigido. |
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Previsão de Trabalhos Discentes: Trabalho individual. Resolução de questionários. Prova individual. Elaboração de vídeos. Entrevistas. |
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Forma de Avaliação: A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes métodos: (i) presença nas conferências on-line. (ii) verificação da participação em atividades programadas; (iii) desempenho em tarefas/trabalhos; e (iv) provas. |
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Bibliografia |
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Consulta à base BiblioTec em 27/08/2020: bibliografias 1, 3 e 4 disponíveis. |
Disciplina: Química e fertilidade do solo |
Carga horária |
30 |
Objetivo |
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Adquirir conhecimentos do comportamento dos nutrientes no solo, do potencial de fornecimento de nutrientes dos solos e base nas análises dos atributos químicos do solo possibilitar ao acadêmico do curso de especialização o conhecimento da interpretação de laudos de análise de solo, da recomendação adubação e calagem conforme a cultura de interesse seguindo os atuais sistemas de produção agropecuários, métodos, tecnologias e inovações. |
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Programa |
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Propriedades físico-químicas do solo e reações do solo. Acidez e alcalinidade do solo: conceitos, efeitos e correção. Avaliação do estado nutricional de plantas. Interpretação de análises de solo e recomendação de adubos e corretivos. Adubação de sistema. Uso eficiente de adubos e corretivos. Fontes de adubação mineral e orgânica, contaminação e remediação do solo. |
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Metodologias de Ensino Aprendizagem: Google Classroom; Vídeos aula; Debates ao vivo; Exercícios de recomendação de adubação e calagem. |
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Previsão de Trabalhos Discentes: Trabalho individual – estudos de caso |
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Forma de Avaliação: A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes métodos: (i) presença nas conferências online. (ii) Qualidade dos estudos de caso enviados. |
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Bibliografia |
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Consulta à base BiblioTec em 10/09/2020: bibliografias 1, 2, 3, 4 e 5 disponíveis. |
Disciplina: Manejo e conservação do solo e água |
Carga horária |
15 |
Objetivo |
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Compreender a importância do Manejo e Conservação do Solo e Água no contexto de agricultura conservacionista. Ter condições de propor manejos adequados para condições subtropicais e tropicais brasileiras |
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Programa |
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Evolução da agricultura e da conservação do solo. Preparos de solo e degradação. Dinâmica da matéria orgânica. Pilares da agricultura conservacionista. Evolução do pensamento mundial em torno da conservação do solo. Legislação em conservação do solo e da água. |
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Metodologias de Ensino Aprendizagem: Aula expositiva-dialogada. Vídeos gravados. Estudo de casos. Debate/Discussão. |
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Previsão de Trabalhos Discentes: Trabalho em grupo. Revisões de literatura. Entrevistas |
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Forma de Avaliação: A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes métodos: (i) presença nas conferências on-line. (ii) verificação da participação em atividades programadas; (iii) desempenho em tarefas/trabalhos. |
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Bibliografia |
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Consulta à base BiblioTec em 11/09/2020: bibliografias 4 e 5 disponíveis |
MÓDULO II: PRÁTICAS DE MANEJO DO SOLO
Disciplina: SPD: conceitos e evolução |
Carga horária |
20 |
Objetivo |
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Conhecer o histórico, os princípios e preceitos do sistema plantio direto para implantação, condução e avaliação do sistema no campo. |
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Programa |
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Conceito fundamentais do manejo conservacionista do solo: ecossistema, agroecossistema, conservacionismo, agricultura conservacionista, sistema plantio direto. Histórico do SPD no Brasil e no Paraná; princípios e estratégias para implantação do SPD; avaliação da qualidade do SPD (IQP); desafios e perspectivas para o futuro do Sistema Plantio Direto. |
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Metodologias de Ensino Aprendizagem: Aula expositiva-dialogada. Vídeos gravados. Estudo de casos. Debate/Discussão. |
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Previsão de Trabalhos Discentes: Trabalho em grupo. Entrevistas. |
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Forma de Avaliação: A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes métodos: (i) presença nas conferências on-line. (ii) verificação da participação em atividades programadas; (iii) desempenho em tarefas/trabalhos. |
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Bibliografia |
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Consulta à base BiblioTec em 10/09/2020: bibliografias 1, 3 e 4 disponíveis |
Disciplina: Plantas de Cobertura |
Carga horária |
20 |
Objetivo |
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Entender o histórico da adoção de adubos verdes e plantas de coberturas, sua importância nos sistemas de produção, conhecer as principais espécies hibernais e estivais e suas características, limitações e potencialidades da utilização para o aumento da produtividade e sustentabilidade dos sistemas de cultivo.
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Programa |
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Histórico da utilização de plantas de cobertura; espécies de plantas de cobertura e recomendações de uso; conceitos e modalidades de cultivo; adubação, pragas, doenças e fatores climáticos limitantes ao desenvolvimento; semeadura e manejo da biomassa de plantas de cobertura; consórcios de plantas de cobertura; decomposição e liberação de nutrientes dos resíduos culturais; índice de qualidade de resíduo (IQR); plantas de cobertura como fonte de nutrientes as culturas; fixação biológica de nitrogênio em plantas de cobertura; |
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Metodologias de Ensino Aprendizagem: Aula expositiva-dialogada. Aula expositiva. Resolução de exercícios. Debate/Discussão. Estudo dirigido. |
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Previsão de Trabalhos Discentes Trabalho individual. Trabalho em grupo. Prova individual. Elaboração de vídeos. |
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Forma de Avaliação: A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes métodos: (i) presença nas conferências on-line. (ii) verificação da participação em atividades programadas; (iii) desempenho em tarefas/trabalhos; e (iv) provas. |
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Bibliografia |
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Consulta à base BiblioTec em 27/11/2019: bibliografias 1, 2, 3 disponíveis. |
Disciplina: Sistemas de sucessão e rotação |
Carga horária |
20 |
Objetivo |
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Diferenciar rotação de sucessão de culturas. Conhecer os principais sistemas de rotação adotados em condições subtropicais e tropicais brasileiros. Compreender a importância da adoção de rotação de culturas como um princípio de manejo conservacionista. |
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Programa |
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Rotação de culturas e policultivos, conceitos e aplicações. Sucessão de culturas e monocultivos. Sistemas de rotação adotados na região Sul e Brasil. Viabilidade econômica da rotação de culturas. Rotação de culturas em sistemas orgânicos e agroecológicos. |
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Metodologias de Ensino Aprendizagem: Aula expositiva-dialogada. Vídeos gravados. Estudo de casos. Debate/Discussão. |
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Previsão de Trabalhos Discentes: Trabalho em grupo. Revisões de literatura. Entrevistas |
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Forma de Avaliação: A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes métodos: (i) presença nas conferências on-line. (ii) verificação da participação em atividades programadas; (iii) desempenho em tarefas/trabalhos. |
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Bibliografia |
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Consulta à base BiblioTec em 11/09/2020: bibliografias 3 e 4 e 5 disponíveis |
Disciplina: Manejo do solo com Agricultura de Precisão |
Carga horária |
30 |
Objetivo |
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Apresentar aos alunos tecnologias de agricultura de precisão que possam ser utilizadas na identificação e compreensão da variabilidade do solo e refinar estratégias de manejo do solo. |
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Programa |
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Agricultura de Precisão - conceitos; Variabilidade: atributos químicos e físicos; Geoestatística - conceitos; Amostragem Georreferenciada - conceitos; estratégias de amostragem - grid, célula, zonas de manejo, unidades de manejo e equipamentos de amostragem; Mapa de Colheita; Manejo à Taxa Variável: aplicação de corretivos e fertilizantes; NDVI e aplicação em tempo real; semeadura e preparo do solo à taxa variável. |
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Metodologias de Ensino Aprendizagem: Aula expositiva-dialogada. Vídeos gravados. Estudo de casos. Debate/Discussão. |
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Previsão de Trabalhos Discentes: Trabalho individual e em grupo. Resolução de questionários. Elaboração de vídeos. Trabalho para implantar a curto, médio e longo prazo tecnologias de Agricultura de Precisão em uma propriedade rural. |
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Forma de Avaliação: A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes métodos: (i) presença nas conferências on-line. (ii) verificação da participação em atividades programadas; (iii) desempenho em tarefas/trabalhos; e (iv) resolução de provas. |
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Bibliografia |
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Consulta à base BiblioTec em 08/09/2020: bibliografia 5 disponível. |
Disciplina: Manejo do solo em cultivos orgânicos e agroecológicos |
Carga horária |
20 |
Objetivo |
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Integrar as diversas discussões relacionadas ao manejo conservacionista do solo com a finalidade de avançar para um manejo com base em princípios agroecológicos para conservar e utilizar de forma sustentável os recursos naturais visando manter e/ou aumentar a produtividade e múltiplos outros benefícios diretos e indiretos do sistema solo. |
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Programa |
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Ecologia do solo. Matéria orgânica do solo. Fixação biológica de nitrogênio atmosférico como foco na produção orgânica. Fertilidade natural versus Fertilidade construída em ambientes agroecológicos. Teoria da trofobiose. Desequilíbrio nutricional e o comportamento das plantas. Biofertilizantes como prática orgânica. Práticas vegetativas de conservação do solo e de manejo da biomassa. |
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Metodologias de Ensino Aprendizagem: Aula expositiva-dialogada. Vídeos gravados. Estudo de casos. Debate/Discussão. Estudo dirigido. |
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Previsão de Trabalhos Discentes: Trabalho individual. Trabalho em grupo. Resolução de questionários. Apresentação de seminário. |
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Forma de Avaliação: A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes métodos: (i) presença nas conferências on-line. (ii) verificação da participação em atividades programadas; e (iii) desempenho em tarefas/trabalhos. |
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Bibliografia |
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Consulta à base BiblioTec em 09/09/2020: bibliografias 1, 2, 3 e 5 disponíveis. |
Disciplina: Manejo do Solo em sistemas integrados de produção (LPF) |
Carga horária |
30 |
Objetivo |
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Entender a aplicação de diferentes técnicas de manejo do solo em sistemas de integração lavoura pecuária floresta visando a melhoria das condições físicas, químicas e microbiológicas do solo com foco na produtividade dos componentes do sistema e suas interações. |
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Programa |
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O solo nos sistemas de ILPF. Problemas e soluções na qualidade física, química e microbiológica do solo em sistemas de ILPF. Ciclagem de nutrientes, interações e transformações no sistema solo-planta-animal-atmosfera. Efeito das práticas de manejo (implantação, tratos cultuais e colheita) na conservação e qualidade do solo em sistemas de ILPF. O manejo de resíduos em sistema ILPF e seus efeitos no solo. |
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Metodologias de Ensino Aprendizagem: Google Classroom; Vídeos aula; Debates ao vivo; Estudo dirigido; Resolução de exercícios |
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Previsão de Trabalhos Discentes: Trabalho individual – estudos de caso |
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Forma de Avaliação: A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes métodos: (i) presença nas conferências online. (ii) Qualidade dos estudos de caso enviados. |
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Bibliografia |
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Consulta à base BiblioTec em 10/09/2020: bibliografias 3, 4 e 5 disponíveis. |
MÓDULO III: PRÁTICAS DE CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA
Disciplina: Erosão do Solo |
Carga horária |
30 |
Objetivo |
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Capacitar o discente a conhecer os mecanismos e fatores envolvidos no processo de degradação do solo por erosão, para dar suporte na execução de práticas de conservação do solo e manutenção da sua capacidade produtiva, além da redução da erosão e seus impactos ambientais. |
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Programa |
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Conceitos básicos em erosão do solo; mecanismos, formas e fases da erosão, com ênfase na erosão hídrica pluvial; fatores que afetam a erosão hídrica pluvial do solo; predição da erosão e tolerância de perda de solo; métodos de pesquisa em erosão. |
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Metodologias de Ensino Aprendizagem: Aula expositiva-dialogada. Resolução de exercícios. Debate/Discussão. Estudo dirigido. |
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Previsão de Trabalhos Discentes: Trabalho individual. Trabalho em grupo. Resolução de questionários |
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Forma de Avaliação: A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes métodos: (i) presença nas conferências on-line. (ii) verificação da participação em atividades programadas; (iii) desempenho em tarefas/trabalhos. |
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Bibliografia |
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Consulta à base BiblioTec em 14/09/2020: bibliografia 5 disponível. |
Disciplina: Práticas Mecânicas de Conservação do Solo |
Carga horária |
30 |
Objetivo |
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Capacitar o pós-graduando na escolha e dimensionamento de práticas conservacionistas de caráter mecânico. |
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Ementa |
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Importância do uso de práticas conservacionistas. Práticas mecânicas de controle de erosão: distribuição racional dos caminhos e estradas; bacias ou caixas de retenção de água, preparo e cultivo em contorno; redução das operações de preparo de solo; mulching vertical; terraceamento; canais escoadores. Terraceamento: classificação de terraços; dimensionamento de terraços; uso de software Terraço for Windows; construção e manutenção dos terraços. |
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Metodologias de Ensino Aprendizagem: Aula expositiva-dialogada. Vídeos gravados. Resolução de exercícios. Estudo de casos. Debate/Discussão. |
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Previsão de Trabalhos Discentes Resolução de exercício. Trabalho de dimensionamento de terraços de uma propriedade. |
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Forma de Avaliação: A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes métodos: (i) Participação nos exercícios; (ii) Desempenho no trabalho de dimensionamento de terraços (iii) Prova final. |
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Bibliografia |
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Consulta à base BiblioTec em 11/09/2020 bibliografias 1, 2 e 5 disponíveis. |
Disciplina: Dinâmica da água em sistemas agrícolas |
Carga horária |
30 |
Objetivo |
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Conhecer os princípios físicos e os mecanismos que governam a dinâmica da água no solo e suas relações com o manejo e a conservação do solo e da água em sistemas agrícolas. Desenvolver e/ou ampliar o conhecimento para a análise crítica e a solução de problemas relacionados à dinâmica da água no solo. Analisar as principais práticas adotadas em sistemas agrícolas atualmente e os impactos sobre a dinâmica de água no solo e a relação desta com os atributos de solo e desempenho de plantas. |
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Programa |
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Propriedades físico-químicas da água; Interface sólido-líquido-gás; Capilaridade; Estado de energia da água no solo e sua mensuração; Curva de retenção de água no solo, sua mensuração e sua interpretação; Histerese da curva de retenção; Lei de Poiseuille; Lei de Darcy e de Darcy-Buckingham; Equação de Richards; condutividade hidráulica do solo saturado e do solo não saturado e sua medição; Infiltração da água no solo, equações de fluxo para infiltração e taxa de infiltração. Processos de redistribuição de água no solo. Histórico de manejo do solo: sistema de cultivo convencional e implementação do plantio direto (PD); retorno de escarificação em PD influência nas propriedades físicas de solo, preparos de solo; relação entre a cobertura do solo e disponibilidade de água; escoamento superficial e rugosidade do solo. |
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Metodologias de Ensino Aprendizagem: Aula expositiva-dialogada. Aula expositiva. Vídeos gravados. Resolução de exercícios. Debate/Discussão. Estudo dirigido. |
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Previsão de Trabalhos Discentes: Trabalho individual. Trabalho em grupo. Resolução de questionários. Prova individual. |
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Forma de Avaliação: A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes métodos: (i) presença nas conferências on-line. (ii) verificação da participação em atividades programadas; (iii) desempenho em tarefas/trabalhos; e (iv) provas. |
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Bibliografia |
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Consulta à base BiblioTec em 10/09/2020: bibliografias 1, 3, 4 e 5 disponíveis. |
Disciplina: Microbacia hidrográfica como unidade de planejamento |
Carga horária |
30 |
Objetivo |
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Avaliar os efeitos dos usos e manejos do solo sobre a dinâmica hidrossedimentológica na escala de microbacia hidrográfica, além de propor práticas para melhorar a estrutura do solo nos usos agropecuários, juntamente com o planejamento e adequação dos mesmos. |
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Programa |
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Introdução à hidrossedimentologia em bacias hidrográficas. Caracterização de agroecossistemas que compõem a bacias hidrográficas. Monitoramento hidrossedimentológico de bacias hidrográficas. Planejamentos de ações mitigadoras nos agroecossistemas que compõem a bacia hidrográfica. |
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Metodologias de Ensino Aprendizagem: Aula expositiva-dialogada. Aula expositiva. Vídeos gravados. Resolução de exercícios. Estudo de casos. Debate/Discussão. Estudo dirigido. |
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Previsão de Trabalhos Discentes: Trabalho individual. Resolução de exercícios. Avaliação individual. Elaboração de vídeos |
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Forma de Avaliação: A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes métodos: (i) presença nas conferências on-line. (ii) verificação da participação em atividades programadas; (iii) desempenho e tarefas/trabalhos; e (iv) avaliação. |
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Bibliografia |
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Consulta à base BiblioTec em 11/09/2020: bibliografias 1, 2 e 4 disponíveis. |
Disciplina: Planejamento do uso do Solo em Propriedades Agrícolas |
Carga horária |
30 |
Objetivo |
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Desenvolver com os alunos aspectos da ocupação e distribuição dos diferentes usos do solo em uma propriedade agrícola, respeitando a aptidão das terras, visando o aumento da produtividade em consonância com a preservação dos recursos naturais. |
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Programa |
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Planejamento do uso das terras; Planejamento conservacionista; Metodologias de avaliação de terras para fins agrícolas. Sistemas de manejo agrícola e qualidade do solo. |
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Metodologias de Ensino Aprendizagem: Aula expositiva-dialogada. Vídeos gravados. Estudo de casos. Debate/Discussão. |
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Previsão de Trabalhos Discentes: Trabalho individual e em grupo. Elaboração de vídeos. Entrevistas |
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Forma de Avaliação: A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes métodos: (i) presença nas conferências on-line. (ii) verificação da participação em atividades programadas; (iii) desempenho em tarefas/trabalhos; e (iv) provas. |
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Bibliografia |
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Consulta à base BiblioTec em 08/09/2020: bibliografias 1, 2, 3 e 4 disponíveis |
Módulos |
Disciplina |
Carga horária (horas) |
Docente responsável |
Link para o currículo Lattes |
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Titulação |
(Nome completo) |
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Módulo 1:
Fundamentos da Ciência do Solo |
Pedologia e classificação do solo |
30 |
Dr |
Elisandra Pocojeski |
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Física do Solo |
15 |
Dr |
André Pellegrini |
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Química e fertilidade do solo |
30 |
Dr |
Láercio Ricardo Sartor |
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Biologia do solo |
30 |
Dr |
Dinéia Tessaro/Marie Luise Carolina Bartz |
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Microbiologia do solo |
15 |
Dr |
Carlos Alberto Casali |
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Manejo e conservação do solo e água |
15 |
Dr |
Paulo Cesar Conceição |
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Módulo 2:
Práticas de manejo do solo |
SPD: conceitos e evolução |
20 |
Ms/Ms |
Edivan José Possamai /Leandro do Prado Wildner |
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Plantas de cobertura |
20 |
Dr/Ms |
Ademir Calegari/Cidimar Cassol |
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Sistemas de sucessão e rotação |
20 |
Ms/Dr |
Maicon Reginatto /Paulo Fernando Adami |
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Manejo do solo com Agricultura de Precisão |
30 |
Dr |
Leandro Rampim |
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Manejo do solo em cultivos orgânicos e agroecológicos |
20 |
Ms/Dr |
Maicon Reginatto /Paulo Cesar Conceição |
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Manejo do solo em Sistemas integrados de produção (LPF) |
30 |
Dr |
Laécio Ricardo Sartor/ Eleandro José Brun |
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Módulo 3:
Práticas de conservação do solo e da água |
Erosão Do Solo |
30 |
Dr |
Fabrício Tondello Barbosa |
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Práticas mecânicas de conservação do solo |
30 |
Dr |
Cristiano André Pott |
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Dinâmica da água em ;;sistemas agrícolas |
30 |
Dr/Ms |
Miriam Fernanda Rodrigues/ Maiara Karini Haskel |
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Microbacia Hidrográfica como unidade de planejamento |
30 |
Dr |
André Pellegrini |
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Planejamento do uso do solo em propriedades agrícolas |
30 |
Dr/Dr |
Carlos Alberto Casali/ Dineia Tessaro |
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TOTAL |
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425* |
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Obs.: O quadro de professores poderá sofrer alterações sem perda de conteúdo ou de qualidade das aulas.
Referência: Processo nº 23064.002135/2021-01 | SEI nº 2212085 |