Boletim de Serviço Eletrônico em 24/08/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS DOIS VIZINHOS

DEPARTAMENTO DE APOIO DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU DO CAMPUS DOIS VIZINHOS

 

EDITAL nº 11/2021 - DIRPPG/DIRGE-DV -  vagas remanescentes - prorrogação de inscrições e matrículas

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Campus Dois Vizinhos

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO

 

Pelo presente, fazemos saber aos interessados que foram prorrogadas as inscrições e o período de matrícula para o  CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO, nível Lato Sensu, para preenchimento de vagas remanescentes oriundas do Edital 001/2021-DIRPPG, cujo funcionamento foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR - COPPG, conforme Resolução 50/2020 de 26 de novembro de 2020, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR, aprovado pela Resolução 33/2019 de 30 de setembro de 2019, do COPPG, e em concordância com a Resolução 01/2018 CNE/CES, obedecendo as seguintes condições:

        

I - FINALIDADE DO CURSO

O Curso de Especialização em Manejo e Conservação do Solo destina-se a profissionais com formação superior (Bacharelados e graduações tecnológicas) na área de Ciências Agrárias, como engenheiros agrônomos, zootecnistas, engenheiros florestais, tecnólogos em produção de grãos, tecnólogos em agronegócio e áreas afins, como engenheiros ambientais, biólogos, geógrafos, dentre outros. Busca-se atender profissionais com formação superior que atuam na assistência técnica pública e privada, bem como recém formados que procuram um aprofundamento em Ciência do Solo, particularmente no Manejo e Conservação do Solo. Ele objetiva capacitar profissionais com formação superior em Ciências Agrárias e áreas afins sobre práticas de manejo de solo que buscam aumentar a produtividade das culturas ao mesmo tempo que preserva as funções ambientais do sistema solo, garantindo uma produção agrícola sustentável e em consonância com o meio ambiente.

Área de conhecimento: Ciências Agrárias (5.01.00.00-9).

 

II - LOCAL DO CURSO

O curso será ministrado no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) Google Classroom pela UTFPR. O curso de Especialização em Manejo e Conservação do Solo será ambientado no Câmpus de Dois Vizinhos, situado na Estrada para Boa Esperança, km 04 - Zona Rural, Dois Vizinhos - PR, 85660- 000.

 

III - DURAÇÃO, TURNO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO

1. O curso terá duração total de 425 (quatrocentos e vinte e cinco) horas, realizadas em 12 meses, considerando as aulas síncronas e assíncronas e as atividades extracurriculares individuais, sem exigência de elaboração de trabalho de conclusão de curso.

2. As aulas síncronas (ao vivo) serão ministradas via Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) pelo Google Classroom nas quartas-feiras e quintas-feiras no turno da noite, enquanto as aulas assíncronas serão gravadas e serão disponibilizadas para os estudantes em plataforma digital.

 

IV - VAGAS

Serão 100 vagas ofertadas. Sobre o total de alunos matriculados haverá um acréscimo de 10% em vagas visando a capacitação de servidores da UTFPR, conforme política institucional. A seleção de servidores será realizada pela COGERH seguindo normativa sobre o tema. Não existindo demanda, os 10% de vagas adicionais poderão ser ofertadas para a valorização de egressos de cursos de graduação da UTFPR, Câmpus Dois Vizinhos. Persistindo a inexistência de demanda, as vagas remanescentes poderão ser ofertadas para a lista de espera de alunos externos.

A turma será aberta se houver no mínimo 72 candidatos selecionados com matrícula confirmada

V - DATAS PARA INSCRIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E MATRÍCULA

Período de Inscrição

10/08/2021 a 25/08/2021

Resultado da classificação

26/08/2021

Interposição de Recurso 

26/08/2021 a 02/09/2021

Período de Matrícula

26/08/2021 a 31/08/2021

Segunda chamada para matrícula

01/08/2021 a 02/09/2021

 

VI - CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

Os interessados em participar do processo de classificação deverão:

Obs.: O certificado de conclusão é aceito apenas para inscrição e matrícula. Para fazer jus ao Certificado da Especialização, além de cumprir os requisitos acadêmicos do curso, o estudante deverá obrigatoriamente entregar cópia do Diploma de Graduação e apresentar o documento original para autenticação em até seis meses após o início das atividades letivas, sob pena de cancelamento da matrícula.

 

VII - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO CURSO

Início das atividades letivas

 01/09/2021

Férias

 17/12/2021

Reinício das atividades letivas

02/02/2021

Término das atividades letivas

01/09/2021

 

 

VIII - CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO

  1. Os candidatos serão classificados por uma Comissão designada pelo Diretor Geral do Campus Dois Vizinhos, conforme Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR;
  2. A classificação dos candidatos será feita até o número de vagas existentes na concorrência pública. Os demais comporão lista de espera para o caso de desistências.
  3. A Seleção dos candidatos será feita conforme pontuação do Curriculum-Vitae (conforme pontuação do anexo A);
  4. Em caso de empate entre dois ou mais candidatos, terá preferência para efeito de desempate o candidato que obtiver, na seguinte ordem:
    1. Maior pontuação nos itens “20) atividade profissional em ciências agrárias”;
    2. Maior pontuação no item “17) média aritmética das notas obtidas na graduação”;
    3. Idade mais avançada.
  5. O resultado da seleção será publicado no site de inscrição, na data indicada no item V;
  6. A interposição de recurso, em relação ao resultado do processo de seleção, deve ser feita até a data indicada no item V do presente documento, sendo enviada  para o e-mail: carine@utfpr.edu.br

IX - MATRÍCULA

  1. O processo de matrícula compreende a apresentação de documentos e assinatura de contrato de prestação de serviços;
  2. Os candidatos selecionados na primeira chamada deverão efetuar o pagamento da taxa de matrícula até 31/08/2021 para o período normal de matricula e até 02/08/2021 para segunda chamada de matrícula e concluir o processo de matrícula entregando cópia simples dos documentos (apresentando o original como comprovante) presencialmente no prédio G10, na sala da assessoria de coordenação Lato Sensu, entre os dias 26/08/2021 a 31/08/2021 para o período normal de matricula e entre 01/09/2021 a 02/09/2021 para segunda chamada de matrícula das 08h00min às 18h00min, ou enviar cópia autenticada dos documentos citados abaixo para o e-mail: carine@utfpr.edu.br:
    1. Documento de identidade e CPF;
    2. Diploma ou certificado de conclusão do curso de graduação contendo a data de colação de grau;
    3. Histórico escolar do curso de graduação;
    4. Comprovante de Residência;
    5. Documentação para estrangeiros, quando solicitada pela coordenação.
  3. No ato da matrícula deverá ser assinado o contrato de prestação de serviços, disponível, para leitura e conhecimento prévio, no site de inscrição;
  4. Os candidatos que não fizerem a matrícula até a data limite perderão suas vagas, sendo as mesmas preenchidas a partir da lista de espera.

X – CONVÊNIO UTFPR E FUNTEF-PR

  1. A Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (FUNTEF-PR) atuará como apoia à UTFPR na gestão financeira do presente curso, sendo a responsável pela inscrição inicial e captação das mensalidades, e esta parceria entre a UTFPR e FUNTEF-PR é regulada pelo Convênio No. 02/2021.

 

XII - CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

 

XIII - CERTIFICADO DE CONCLUSÃO

 

XIV – INFORMAÇÕES GERAIS


 

 

Profa. Michele Potrich

Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Dois Vizinhos

 

 

 

Prof. Everton Ricardi Lozano da Silva

Diretor Geral  - Campus Dois Vizinhos

 

 

Relação de links desse edital:

 

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação-Câmpus Dois Vizinhos (DIRPPG-DV):

http://portal.utfpr.edu.br/estrutura/pesquisa-e-pos-graduacao/dirppg/dois-vizinhos

 

Pós-Graduação Lato Sensu-Especializações:

http://www.utfpr.edu.br/cursos/especializacao

 

Pré-Inscrição | Postagem de documentos | Consulta seleção: 

http://pos.funtefpr.org.br/

 

Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR:

http://portal.utfpr.edu.br/documentos/pesquisa-e-pos-graduacao/proppg/lato-sensu/regulamento_lato_sensu_2018/view

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MICHELE POTRICH, DIRETOR(A), em (at) 23/08/2021, às 18:38, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 24/08/2021, às 14:39, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2212085 e o código CRC (and the CRC code) 418943FB.



ANEXO A

 

Tabela 01. Critérios de pontuação do currículo vitae para avaliação dos candidatos.

 

Item

Pontuação máxima

1. Artigo publicado em revista Qualis Capes extrato A = 8 pontos cada

30

2. Artigo publicado em revista Qualis Capes extrato B = 6 pontos cada

28

3. Artigo publicado em revista Qualis Capes extrato C = 3 pontos cada

28

4. Resumo simples, expandido, trabalhos completos ou em Anais de eventos nacionais ou internacionais = 2 ponto cada

20

5. Boletim técnico publicado = 3 pontos cada

20

6. Livros e/ou capítulos de livros publicados com ISBN = 5 pontos cada

20

7. Bolsista de Iniciação Científica ou Tecnológica/Apoio técnico, Extensão/Inovação e bolsas PET = 4 ponto por semestre

30

8. Monitoria exercida = 4 pontos por semestre letivo

15

9. Cursos de Especialização (360 h ou mais) = 5 pontos cada

15

10. Formação complementar em Ciências Agrárias (Cursos com mínimo de 20 h cada) = 2,0 ponto cada

10

11. Estágios técnicos (exceto estágio obrigatório de conclusão de curso) (mínimo de 40 h cada) = 1 ponto cada 40 horas

10

12. Organização de eventos em Ciências Agrárias = 5 ponto cada

10

13. Participação em palestras, minicursos, semanas acadêmicas e outros eventos em Ciências Agrárias = 2,0 ponto cada

10

14. Participação em bancas de conclusão de curso (TCC e especialização =1/banca, mestrado= 2 pontos/banca)

10

15. Prêmios e títulos de ordem acadêmica, científica ou profissional (2 pontos por prêmio ou título)

10

16. Ministrar palestra, curso ou minicurso = 4 pontos por evento

20

17. Média aritmética de notas obtidas na graduação

10

18. Experiência em docência

 18.1. Docência em ensino superior = 5 pontos por ano

 18.2. Docência em ensino fundamental ou médio = 2 pontos por ano

30

19. Organização ou exposição em dia de campo = 3 pontos por evento

20

20. Atividade profissional em Ciências Agrárias = 5 pontos por ano

60

21. Outros comprovantes – a serem pontuados pela comissão de seleção

20

Os comprovantes dos itens não precisam ter cópia autenticada.

Um trabalho poderá ser pontuado em apenas um subitem (o de maior pontuação).

Em caso de empate entre dois ou mais candidatos, terá preferência para efeito de desempate o candidato que obtiver, na seguinte ordem: (1) maior pontuação nos itens “20) atividade profissional em ciências agrárias”; (2) “17) média aritmética das notas obtidas na graduação”; e (3) maior idade. Os casos omissos serão julgados pela comissão de seleção, tendo a Direção Geral do Câmpus como instância superior.

 

ANEXO B - DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

 

MÓDULO I: FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA DO SOLO

Disciplina: Pedologia e Classificação do Solo

Carga horária

30

Objetivo

Compreender o solo, sua formação e suas propriedades químicas e físicas, bem como o seu comportamento frente a usos agrícola e não agrícola. Conhecer as principais classes de solo do estado do Paraná e do Brasil, suas características morfológicas, físicas e químicas.

Programa

Rochas e minerais. Intemperismo. Fatores de formação do solo. Processos de formação do solo. Perfil do solo. Características morfológicas do solo. Os solos e suas relações com a paisagem. Histórico da classificação de solos. Atributos empregados em classificação de solos. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS). Horizontes diagnósticos. Classes do SiBCS. Relação entre SiBCS com o SoilTaxonomy (USDA/NRCS) e FAO/WRB. Os solos e suas relações com a paisagem

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada.  Aula expositiva. Vídeos gravados. Resolução de exercícios. Estudo de casos. Debate/Discussão.  Estudo dirigido.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual. Resolução de exercícios. Avaliação individual. Elaboração de vídeos

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes métodos: (i) presença nas conferências on-line. (ii) verificação da participação em atividades programadas; (iii) desempenho em tarefas/trabalhos; e (iv) avaliação.

Bibliografia

  1. BRADY, NYLE C. Elementos da natureza e propriedades dos solos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
  2. LEPSCH, I. F. 19 Lições de Pedologia. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
  3. EMBRAPA - CNPS. Sistema brasileiro de classificação de Solos. Rio de Janeiro: EMBRAPA – CNPS, 2013.
  4. SCHNEIDER, P.; KLAMT, E.; GIASSON, E. Morfologia do solo. Guaíba: Agrolivros, 2007.
  5. LEINZ, V.; AMARAL, S. E. Geologia Geral. 14. ed. São Paulo: CEN - Companhia Editora Nacional, 2003.

 

Consulta à base BiblioTec em 11/09/2020: bibliografias 1, 2 e 4 disponíveis.

 

Disciplina: Física do solo

Carga horária

15

Objetivo

Diagnosticar limitações físicas do solo ao crescimento de plantas e a dinâmica da água na escala de lavoura, além de propor práticas para melhorar a estrutura do solo reduzindo a compactação.

Programa

Propriedades físicas do solo; Composição e estrutura do solo em sistemas agropecuários; Compactação do solo; Dinâmica da água no solo; Indicadores de qualidade física do solo.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada.  Aula expositiva. Vídeos gravados. Resolução de exercícios. Estudo de casos. Debate/Discussão.  Estudo dirigido.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual. Resolução de exercícios. Avaliação individual. Elaboração de vídeos

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes métodos: (i) presença nas conferências on-line. (ii) verificação da participação em atividades programadas; (iii) desempenho em tarefas/trabalhos; e (iv) avaliação.

Bibliografia

1.KLEIN, V. A. Física do solo. 3. ed. Passo Fundo: EDIUPF, 2014.

2.REICHERT, J.M.; REINERT, D.J.; BRAIDA, J.A. Qualidade dos solos e sustentabilidade de sistemas agrícolas. Ciência & Ambiente, v. 27, p. 29-48, 2003.

3.REICHERT, J.M.; SUZUKI, L.E.A.S.; REINERT, D.J. Compactação do solo em sistemas agropecuários e florestais: Identificação, efeitos, limites críticos e mitigação. In: CERRETA, C.A.; SILVA, L.S.; REICHERT, J.M. Tópicos Especiais em Ciência do Solo. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, v 5, 2007. p. 49-134.

4.VAN LIER, Q. J. (Ed.). Física do Solo. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2010.

 

Consulta à base BiblioTec em 11/09/2020: bibliografias 1 e 4 disponíveis.

 

Disciplina: Biologia do Solo

Carga horária

30

Objetivo

Apresentar os organismos do solo de uma forma integrada abrangendo suas relações como os demais componentes físicos e químicos do solo, além do componente vegetal, com ênfase na diversidade e na ecologia dos organismos do solo em geral e de grupos funcionais chave, assim como a variedade de vegetais e aos processos biológicos relevantes para a sustentabilidade dos ecossistemas, qualidade ambiental e produtividade agrícola.

Programa

O solo como um ente vivo; quem são e a importância da macro, da meso e da microfauna do solo; quais as principais categorias funcionais; os serviços ecossistêmicos prestados pelos organismos do solo; ecologia, riqueza e distribuição de minhocas no Brasil; uso das minhocas como bioindicadoras na agricultura; principais métodos de amostragem de organismos do solo e análise dos dados.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada; Vídeos gravados; Resolução de exercícios; Estudo de casos; Debate/Discussão; Estudo dirigido.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual; Trabalho em grupo; Prova individual; Elaboração de vídeos.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes métodos: (i) presença nas conferências on-line. (ii) verificação da participação em atividades programadas; (iii) desempenho em tarefas/trabalhos; e (iv) provas.

Bibliografia

1. BRADY, N.C.; WEIL, R.R. Elementos da Natureza e Propriedades Dos Solos. 3. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

2. BROWN, G.G.; FRAGOSO, F. (Org). Minhocas na América Latina: Biodiversidade e ecologia. Londrina: Embrapa Soja, 2007. p. 297-381. Disponível em: <https://www.embrapa.br/en/busca-de-publicacoes/-/publicacao/469788/minhocas-na-america-latina-biodiversidade-e-ecologia>.

3. BROWN, G. G. et al. Biodiversidade da fauna do solo e sua contribuição para os serviços ambientais. In: Parron, L. M. et al. (Eds.). Serviços Ambientais em Sistemas Agrícolas e Florestais do Bioma Mata Atlântica. Brasília: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, 2015. p. 122-154. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/131969/1/Livro-Servicos-Ambientais-Embrapa.pdf>.

4. MOREIRA, F. M. S.; SIQUEIRA, J. O.; BRUSSAARD, L. (Eds.). Biodiversidade do solo em ecossistemas brasileiros. Editora UFLA, 2008.

5. MOREIRA, F. M. S.; HUISING, J.; BIGNELL, D. E. Manual de Biologia dos Solos Tropicais. Amostragem e Caracterização da Biodiversidade. 1. ed. Lavras: UFLA, 2010.

 

 Consulta à base BiblioTec em 10/09/2020: bibliografia 1 disponível.

 

Disciplina: Microbiologia do Solo

Carga horária

15

Objetivo

Conhecer a influência da microbiologia do solo na dinâmica de nutrientes e da matéria orgânica do solo, a interação dos microrganismos do solo com as plantas e o seu papel no aumento da produtividade e sustentabilidade de cultivos agrícolas.

Programa

O solo como habitat para organismos; importância da microbiologia do solo; ecologia da rizosfera; transformações microbianas da matéria orgânica do solo; dinâmica microbiana e o nitrogênio no solo; Inoculação e co-inoculação; dinâmica microbiana e o fósforo no solo; micorrizas; insumos biológicos para a agricultura.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada. Aula expositiva. Vídeos gravados. Resolução de exercícios. Debate/Discussão.  Estudo dirigido.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual. Resolução de questionários. Prova individual. Elaboração de vídeos. Entrevistas.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes métodos: (i) presença nas conferências on-line. (ii) verificação da participação em atividades programadas; (iii) desempenho em tarefas/trabalhos; e (iv) provas.

Bibliografia

  1. FIGUEIREDO, M.V.B. et al. Microrganismos e agrobiodiversidade: o novo desafio para a agricultura. Guaíba: Agrolivros, 2008.
  2. MOREIRA, F.M.S; SIQUEIRA, J.O. Microbiologia e bioquímica do solo. 2. Ed. Lavras: UFLA, 2006.
  3. FIGUEIREDO, M. D. V. B.; ARAÚJO, A. S. F. DE. Microbial Ecology of Tropical Soils. Modern Language Assoc. Nova Science Publishers, 2011.
  4. MIRANSARI, M.L.A (ed). Soil microbes and environmental health. Modern Language Assoc. Nova Science Publishers, 2011.
  5. CARDOSO, E.J.B,N; ANDREOTE, F.D. Microbiologia do solo. 2. ed. Piracicaba: ESALQ, 2016.

 

Consulta à base BiblioTec em 27/08/2020: bibliografias 1, 3 e 4 disponíveis.

 

Disciplina: Química e fertilidade do solo

Carga horária

30

Objetivo

Adquirir conhecimentos do comportamento dos nutrientes no solo, do potencial de fornecimento de nutrientes dos solos e base nas análises dos atributos químicos do solo possibilitar ao acadêmico do curso de especialização o conhecimento da interpretação de laudos de análise de solo, da recomendação adubação e calagem conforme a cultura de interesse seguindo os atuais sistemas de produção agropecuários, métodos, tecnologias e inovações.

Programa

Propriedades físico-químicas do solo e reações do solo. Acidez e alcalinidade do solo: conceitos, efeitos e correção. Avaliação do estado nutricional de plantas. Interpretação de análises de solo e recomendação de adubos e corretivos. Adubação de sistema. Uso eficiente de adubos e corretivos. Fontes de adubação mineral e orgânica, contaminação e remediação do solo.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Google Classroom; Vídeos aula; Debates ao vivo; Exercícios de recomendação de adubação e calagem.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual – estudos de caso

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes métodos: (i) presença nas conferências online. (ii) Qualidade dos estudos de caso enviados.

Bibliografia

  1. BRADY, N.C.; WEIL, R.R. Elementos da Natureza e Propriedades Dos Solos. 3. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
  2. FINKLER, R. et al. Ciências do solo e fertilidade. Porto Alegre: SAGAH, 2018. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788595028135.
  3. NOVAIS, R. et al. Fertilidade do Solo. 1.ed. Viçosa: SBCS, 2007.
  4. PAULETTI, V.; MOTTA, A.C.V. (org.) Manual de adubação e calagem para o estado do Paraná. Curitiba: SBCS, NEPAR, 2017.
  5. REIS, A.C. dos. Manejo de solo e plantas. Porto Alegre: SER – SAGAH, 2017. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788595022843.

 

Consulta à base BiblioTec em 10/09/2020: bibliografias 1, 2, 3, 4 e 5 disponíveis.

 

Disciplina: Manejo e conservação do solo e água

Carga horária

15

Objetivo

Compreender a importância do Manejo e Conservação do Solo e Água no contexto de agricultura conservacionista. Ter condições de propor manejos adequados para condições subtropicais e tropicais brasileiras

Programa

Evolução da agricultura e da conservação do solo. Preparos de solo e degradação. Dinâmica da matéria orgânica. Pilares da agricultura conservacionista. Evolução do pensamento mundial em torno da conservação do solo. Legislação em conservação do solo e da água.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada. Vídeos gravados. Estudo de casos. Debate/Discussão.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho em grupo. Revisões de literatura. Entrevistas

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes métodos: (i) presença nas conferências on-line. (ii) verificação da participação em atividades programadas; (iii) desempenho em tarefas/trabalhos.

Bibliografia

  1. BERTOL, I.; DE MARIA, I.C. e S OUZA, L. da S. (eds.). Manejo e Conservação do Solo e da Água. Viçosa: SBCS, 2019.
  2. BERTOL, O. J. et al. (eds). Manual de Manejo e Conservação do Solo e da Água para o Estado do Paraná. 1ed. Curitiba: NEPAR-SBCS, 2019.
  3. CASÃO, R.; ARAÚJO, A. G. DE; LLANILLO, R. F. Plantio Direto no Sul do Brasil - Fatores que facilitaram a evolução do sistema e o desenvolvimento da mecanização conservacionista. Londrina: Iapar, 2012.
  4. SALTON, J. C.; HERNANI, L. C.; FONTES, C. Z. (Eds.). Sistema Plantio Direto: o produtor pergunta, a Embrapa responde. Dourados: Embrapa -CPAO, 1998.
  5. WHITE, R. E.; SILVA, I.F.; DOURADO NETO, D.l (Trad.). Princípios e práticas da ciência do solo: o solo como um recurso natural. 4. ed. São Paulo: Andrei, 2009.

 

Consulta à base BiblioTec em 11/09/2020: bibliografias 4 e 5 disponíveis

 

MÓDULO II: PRÁTICAS DE MANEJO DO SOLO

 

Disciplina: SPD: conceitos e evolução

Carga horária

20

Objetivo

Conhecer o histórico, os princípios e preceitos do sistema plantio direto para implantação, condução e avaliação do sistema no campo.

Programa

Conceito fundamentais do manejo conservacionista do solo: ecossistema, agroecossistema, conservacionismo, agricultura conservacionista, sistema plantio direto. Histórico do SPD no Brasil e no Paraná; princípios e estratégias para implantação do SPD; avaliação da qualidade do SPD (IQP); desafios e perspectivas para o futuro do Sistema Plantio Direto.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada. Vídeos gravados. Estudo de casos. Debate/Discussão.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho em grupo. Entrevistas.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes métodos: (i) presença nas conferências on-line. (ii) verificação da participação em atividades programadas; (iii) desempenho em tarefas/trabalhos.

Bibliografia

  1. BERTOL, I.; DE MARIA, I.C. e S OUZA, L. da S. (eds.). Manejo e Conservação do Solo e da Água. Viçosa: SBCS, 2019.
  2. BERTOL, O. J. et al. (eds). Manual de Manejo e Conservação do Solo e da Água para o Estado do Paraná. 1ed. Curitiba: NEPAR-SBCS, 2019.
  3. CASÃO, R.; ARAÚJO, A. G. DE; LLANILLO, R. F. Plantio Direto no Sul do Brasil - Fatores que facilitaram a evolução do sistema e o desenvolvimento da mecanização conservacionista. Londrina: Iapar, 2012.
  4. CASSOL, E. A.; DENARDIN, J. E.; KOCHHANN, R. A. Sistema Plantio Direto: evolução e implicações sobre a conservação do solo e da água. In: SBCS (Ed.). Tópicos Especiais em Ciência do Solo. Viçosa: SBCS, 2007. p. 333–370.
  5. SALTON, J. C.; HERNANI, L. C.; FONTES, C. Z. (Eds.). Sistema Plantio Direto: o produtor pergunta, a Embrapa responde. Dourados: Embrapa -CPAO, 1998.

 

Consulta à base BiblioTec em 10/09/2020: bibliografias 1, 3 e 4 disponíveis

 

Disciplina: Plantas de Cobertura

Carga horária

20

Objetivo

Entender o histórico da adoção de adubos verdes e plantas de coberturas, sua importância nos sistemas de produção, conhecer as principais espécies hibernais e estivais e suas características, limitações e potencialidades da utilização para o aumento da produtividade e sustentabilidade dos sistemas de cultivo.

 

Programa

Histórico da utilização de plantas de cobertura; espécies de plantas de cobertura e recomendações de uso; conceitos e modalidades de cultivo; adubação, pragas, doenças e fatores climáticos limitantes ao desenvolvimento; semeadura e manejo da biomassa de plantas de cobertura; consórcios de plantas de cobertura; decomposição e liberação de nutrientes dos resíduos culturais; índice de qualidade de resíduo (IQR); plantas de cobertura como fonte de nutrientes as culturas; fixação biológica de nitrogênio em plantas de cobertura;

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada. Aula expositiva. Resolução de exercícios. Debate/Discussão.  Estudo dirigido.

Previsão de Trabalhos Discentes

Trabalho individual. Trabalho em grupo. Prova individual. Elaboração de vídeos.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes métodos: (i) presença nas conferências on-line. (ii) verificação da participação em atividades programadas; (iii) desempenho em tarefas/trabalhos; e (iv) provas.

Bibliografia

  1. LIMA FILHO, O.  F. DE. et al. (Ed). Adubação Verde e Plantas de Cobertura no Brasil. Fundamentos e Prática. Brasília: Embrapa, v.1, 2014.
  2. LIMA FILHO, O. F. DE. et al. (Ed). Adubação Verde e Plantas de Cobertura no Brasil. Fundamentos e Prática. Brasília, DF: Embrapa, v2, 2014.
  3. PIRES, F.R.; ASSIS, F.L.; LARA, R. Adubação verde e rotação de culturas. Viçosa: UFV, 2012.
  4. DAHLEM, A.R. et al. Plantas de cobertura de inverno para a cultura do milho no Sudoeste do Paraná, Boletim Técnico, Série Agricultura Familiar, v.1, n1, 2014.
  5. BERTOL, O. J. et al. (eds). Manual de Manejo e Conservação do Solo e da Água para o Estado do Paraná. 1ed. Curitiba: NEPAR-SBCS, 2019.

 

Consulta à base BiblioTec em 27/11/2019: bibliografias 1, 2, 3 disponíveis.

 

Disciplina: Sistemas de sucessão e rotação

Carga horária

20

Objetivo

Diferenciar rotação de sucessão de culturas. Conhecer os principais sistemas de rotação adotados em condições subtropicais e tropicais brasileiros. Compreender a importância da adoção de rotação de culturas como um princípio de manejo conservacionista.

Programa

Rotação de culturas e policultivos, conceitos e aplicações. Sucessão de culturas e monocultivos. Sistemas de rotação adotados na região Sul e Brasil. Viabilidade econômica da rotação de culturas. Rotação de culturas em sistemas orgânicos e agroecológicos.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada. Vídeos gravados. Estudo de casos. Debate/Discussão.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho em grupo. Revisões de literatura. Entrevistas

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes métodos: (i) presença nas conferências on-line. (ii) verificação da participação em atividades programadas; (iii) desempenho em tarefas/trabalhos.

Bibliografia

  1. BERTOL, I.; DE MARIA, I.C. e S OUZA, L. da S. (eds.). Manejo e Conservação do Solo e da Água. Viçosa: SBCS, 2019.
  2. BERTOL, O. J. et al. (eds). Manual de Manejo e Conservação do Solo e da Água para o Estado do Paraná. 1ed. Curitiba: NEPAR-SBCS, 2019.
  3. PIRES, F.R.; ASSIS, F.L.; LARA, R. Adubação verde e rotação de culturas. Viçosa: UFV, 2012.
  4. SALTON, J. C.; HERNANI, L. C.; FONTES, C. Z. (Eds.). Sistema Plantio Direto: o produtor pergunta, a Embrapa responde. Dourados: Embrapa -CPAO, 1998.
  5. WHITE, R. E.; SILVA, I.F.; DOURADO NETO, D.l. Princípios e práticas da ciência do solo: o solo como um recurso natural. 4. ed. São Paulo: Andrei, 2009.

 

Consulta à base BiblioTec em 11/09/2020: bibliografias 3 e 4 e 5 disponíveis

 

Disciplina: Manejo do solo com Agricultura de Precisão

Carga horária

30

Objetivo

Apresentar aos alunos tecnologias de agricultura de precisão que possam ser utilizadas na identificação e compreensão da variabilidade do solo e refinar estratégias de manejo do solo.

Programa

Agricultura de Precisão - conceitos; Variabilidade: atributos químicos e físicos; Geoestatística - conceitos; Amostragem Georreferenciada - conceitos; estratégias de amostragem - grid, célula, zonas de manejo, unidades de manejo e equipamentos de amostragem; Mapa de Colheita; Manejo à Taxa Variável: aplicação de corretivos e fertilizantes; NDVI e aplicação em tempo real; semeadura e preparo do solo à taxa variável.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada. Vídeos gravados. Estudo de casos. Debate/Discussão.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual e em grupo. Resolução de questionários. Elaboração de vídeos. Trabalho para implantar a curto, médio e longo prazo tecnologias de Agricultura de Precisão em uma propriedade rural.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes métodos: (i) presença nas conferências on-line. (ii) verificação da participação em atividades programadas; (iii) desempenho em tarefas/trabalhos; e (iv) resolução de provas.

Bibliografia

  1. INAMASU, R.Y. et al. Agricultura de precisão: um novo olhar. 1ed. São Carlos: Embrapa Instrumentação, 2011. Disponível em: https://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/916714/1/Livro-Agricultura-de-Precisao-um-novo-olhar.pdf
  2. BERNARDI, A.C.C. et al. Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar.  1ed. Brasília: Embrapa, 2014. Disponível em: https://www.embrapa.br/en/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1002959/agricultura-de-precisao-resultados-de-um-novo-olhar
  3. MACHADO, P.L.O.A.; BERNARDI, A.C.C.; SILVA, C.A. Agricultura de precisão para o manejo da fertilidade do solo em sistema plantio direto. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2004. Disponível em:  https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/337351/1/Agriculturadeprecisaoparaomanejodafertilidadedosoloemsistemaplantiodireto2004.pdf
  4. SANTI, A.L. et al. Agricultura de Precisão no Rio Grande do Sul. Santa Maria: CESPOL, 2016. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/526/2019/01/AP_RS.pdf
  5. WHITE, R. E.; SILVA, I.F.; DOURADO NETO, D.l (Trad.). Princípios e práticas da ciência do solo: o solo como um recurso natural. 4. ed. São Paulo: Andrei, 2009.

 

Consulta à base BiblioTec em 08/09/2020: bibliografia 5 disponível.

 

Disciplina: Manejo do solo em cultivos orgânicos e agroecológicos

Carga horária

20

Objetivo

Integrar as diversas discussões relacionadas ao manejo conservacionista do solo com a finalidade de avançar para um manejo com base em princípios agroecológicos para conservar e utilizar de forma sustentável os recursos naturais visando manter e/ou aumentar a produtividade e múltiplos outros benefícios diretos e indiretos do sistema solo.

Programa

Ecologia do solo. Matéria orgânica do solo. Fixação biológica de nitrogênio atmosférico como foco na produção orgânica. Fertilidade natural versus Fertilidade construída em ambientes agroecológicos. Teoria da trofobiose. Desequilíbrio nutricional e o comportamento das plantas. Biofertilizantes como prática orgânica. Práticas vegetativas de conservação do solo e de manejo da biomassa.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada.  Vídeos gravados. Estudo de casos. Debate/Discussão. Estudo dirigido.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual. Trabalho em grupo. Resolução de questionários. Apresentação de seminário.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes métodos: (i) presença nas conferências on-line. (ii) verificação da participação em atividades programadas; e (iii) desempenho em tarefas/trabalhos.

Bibliografia

  1. ALTIERI, M. A. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 4ª ed. Porto Alegre: UFRGS, 2004.
  2. ALTIERI, M. A. Agroecologia: Bases científicas para uma agricultura sustentável. 3. ed. Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2012.
  3. GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 2ª ed. Porto Alegre: UFRGS, 2001.
  4. FAYAD, J. A. et al. Promoção da saúde do solo. In: Sistema Plantio Direto de Hortaliças: método de transição para um novo modo de produção. 1. Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2019.
  5. PRIMAVESI, A. Manejo ecológico do Solo: a agricultura em regiões tropicais. São Paulo: Nobel, 2002.

 

Consulta à base BiblioTec em 09/09/2020: bibliografias 1, 2, 3 e 5 disponíveis.

 

Disciplina: Manejo do Solo em sistemas integrados de produção (LPF)

Carga horária

30

Objetivo

Entender a aplicação de diferentes técnicas de manejo do solo em sistemas de integração lavoura pecuária floresta visando a melhoria das condições físicas, químicas e microbiológicas do solo com foco na produtividade dos componentes do sistema e suas interações.

Programa

O solo nos sistemas de ILPF. Problemas e soluções na qualidade física, química e microbiológica do solo em sistemas de ILPF. Ciclagem de nutrientes, interações e transformações no sistema solo-planta-animal-atmosfera. Efeito das práticas de manejo (implantação, tratos cultuais e colheita) na conservação e qualidade do solo em sistemas de ILPF. O manejo de resíduos em sistema ILPF e seus efeitos no solo.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Google Classroom; Vídeos aula; Debates ao vivo; Estudo dirigido; Resolução de exercícios

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual – estudos de caso

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes métodos: (i) presença nas conferências online. (ii) Qualidade dos estudos de caso enviados.

Bibliografia

  1. BALBINO, L.C.; CORDEIRO, L.A.M.; MARTÍNEZ, G.B. Contribuições dos Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) para uma Agricultura de Baixa Emissão de Carbono. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 4, n. 6, 2011. Disponível em: https://doaj.org/article/0b36e289be5547aea9159b51c8eafda4.  
  2. GONÇALVES, J.L.M.; STAPE, J.L. Conservação e Cultivo de solos para plantações florestais. Piracicaba: IPEF, 2002.
  3. RAMÃO, J. Propriedades químicas e resistência mecânica do solo à penetração em sistema silvipastoril após onze anos de implantação. 2017. 52 f. Dissertação (Mestrado em Agroecossistemas). Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2679. Acesso em 10/09/2020.
  4. REICHRDT, K. Solo, planta e atmosfera: conceitos, processos e aplicações. São Paulo: Manole, 2012. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788520451786
  5. REIS, A.C. dos. Manejo de solo e plantas. Porto Alegre: SER – SAGAH, 2017. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788595022843.

 

Consulta à base BiblioTec em 10/09/2020: bibliografias 3, 4 e 5 disponíveis.

 

MÓDULO III: PRÁTICAS DE CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA

 

Disciplina: Erosão do Solo

Carga horária

30

Objetivo

Capacitar o discente a conhecer os mecanismos e fatores envolvidos no processo de degradação do solo por erosão, para dar suporte na execução de práticas de conservação do solo e manutenção da sua capacidade produtiva, além da redução da erosão e seus impactos ambientais.

Programa

Conceitos básicos em erosão do solo; mecanismos, formas e fases da erosão, com ênfase na erosão hídrica pluvial; fatores que afetam a erosão hídrica pluvial do solo; predição da erosão e tolerância de perda de solo; métodos de pesquisa em erosão.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada. Resolução de exercícios. Debate/Discussão.  Estudo dirigido.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual. Trabalho em grupo. Resolução de questionários

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes métodos: (i) presença nas conferências on-line. (ii) verificação da participação em atividades programadas; (iii) desempenho em tarefas/trabalhos.

Bibliografia

  1. BERTOL, I.; DE MARIA, I.C.; SOUZA, L.S. Manejo e Conservação do Solo e da Água. Viçosa: SBCS, 2019.
  2. BERTOL, O. et al. Manual de manejo e conservação do solo e da água para o estado do Paraná. Curitiba: NEPAR-SBCS, 2019.
  3. BERTONI, J.; LOMBARDI NETO, F. Conservação do solo, São Paulo: Ícone, 2017.
  4. HUDSON, N.W. Soil Conservation, Ithaca: Cornell University Press, 1995.
  5. NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Soil conservation: Assessing the national resources Inventory, Volumes 1 & 2. Washington: The National Academies Press, 1986.

 

Consulta à base BiblioTec em 14/09/2020: bibliografia 5 disponível.

 

Disciplina: Práticas Mecânicas de Conservação do Solo

Carga horária

30

Objetivo

Capacitar o pós-graduando na escolha e dimensionamento de práticas conservacionistas de caráter mecânico.

Ementa

Importância do uso de práticas conservacionistas. Práticas mecânicas de controle de erosão: distribuição racional dos caminhos e estradas; bacias ou caixas de retenção de água, preparo e cultivo em contorno; redução das operações de preparo de solo; mulching vertical; terraceamento; canais escoadores. Terraceamento: classificação de terraços; dimensionamento de terraços; uso de software Terraço for Windows; construção e manutenção dos terraços.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada. Vídeos gravados. Resolução de exercícios. Estudo de casos. Debate/Discussão.

Previsão de Trabalhos Discentes

Resolução de exercício. Trabalho de dimensionamento de terraços de uma propriedade.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes métodos:

(i)  Participação nos exercícios; (ii) Desempenho no trabalho de dimensionamento de terraços (iii) Prova final.

Bibliografia

  1. BERTONI, J.; LOMBARDI NETO, F. Conservação do Solo. São Paulo: Ícone Editora, 2017.
  2. PIRES, F. R.; SOUZA, C. M. de. Práticas mecânicas de Conservação do solo e da água. Viçosa: UFV, 2013.
  3. BERTOL, O.J. et al. Manual de Manejo e Conservação do Solo e da água para o Estado do Paraná. Curitiba: NEPAR-SBCS, 2019.
  4. PRUSKI, F. F. Conservação do solo e água: Práticas mecânicas para o controle da erosão. Viçosa: UFV, 2012.
  5. BLANCO H.; LAL, R. Principles of soil conservation and management. London: Springer, 2010.

 

Consulta à base BiblioTec em 11/09/2020 bibliografias 1, 2 e 5 disponíveis.

 

Disciplina: Dinâmica da água em sistemas agrícolas

Carga horária

30

Objetivo

Conhecer os princípios físicos e os mecanismos que governam a dinâmica da água no solo e suas relações com o manejo e a conservação do solo e da água em sistemas agrícolas. Desenvolver e/ou ampliar o conhecimento para a análise crítica e a solução de problemas relacionados à dinâmica da água no solo.

Analisar as principais práticas adotadas em sistemas agrícolas atualmente e os impactos sobre a dinâmica de água no solo e a relação desta com os atributos de solo e desempenho de plantas.

Programa

Propriedades físico-químicas da água; Interface sólido-líquido-gás; Capilaridade; Estado de energia da água no solo e sua mensuração; Curva de retenção de água no solo, sua mensuração e sua interpretação; Histerese da curva de retenção; Lei de Poiseuille; Lei de Darcy e de Darcy-Buckingham; Equação de Richards; condutividade hidráulica do solo saturado e do solo não saturado e sua medição; Infiltração da água no solo, equações de fluxo para infiltração e taxa de infiltração. Processos de redistribuição de água no solo.

Histórico de manejo do solo: sistema de cultivo convencional e implementação do plantio direto (PD); retorno de escarificação em PD influência nas propriedades físicas de solo, preparos de solo; relação entre a cobertura do solo e disponibilidade de água; escoamento superficial e rugosidade do solo.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada. Aula expositiva. Vídeos gravados. Resolução de exercícios. Debate/Discussão. Estudo dirigido.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual. Trabalho em grupo. Resolução de questionários. Prova individual.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes métodos: (i) presença nas conferências on-line. (ii) verificação da participação em atividades programadas; (iii) desempenho em tarefas/trabalhos; e (iv) provas.

Bibliografia

  1. HILLEL, D. Introduction to environmental soil physics. Academic Press, Amsterdam, 2004.
  2. REICHARDT, K.; TIMM, L.C. Água e sustentabilidade no sistema solo-planta-atmosfera. In: PHILIPPI JÚNIOR, A. (Coordenador). Série Sustentabilidade. São Paulo: Manole, 2016.
  3. REICHARDT, K.; TIMM, L.C. Solo, planta e atmosfera: conceitos, processos e aplicações. 2ª ed. São Paulo: Manole, 2012.
  4. VAN LIER, Q.J. Física do solo. Viçosa: SBCS, 2010.
  5. BERTOL, O. J.; et al. Manual de manejo e conservação do solo e da água para o estado do Paraná. 1 ed. Curitiba:  SBCS-NEPAR, 2019.

 

Consulta à base BiblioTec em 10/09/2020: bibliografias 1, 3, 4 e 5 disponíveis.

 

Disciplina: Microbacia hidrográfica como unidade de planejamento

Carga horária

30

Objetivo

Avaliar os efeitos dos usos e manejos do solo sobre a dinâmica hidrossedimentológica na escala de microbacia hidrográfica, além de propor práticas para melhorar a estrutura do solo nos usos agropecuários, juntamente com o planejamento e adequação dos mesmos.

Programa

Introdução à hidrossedimentologia em bacias hidrográficas. Caracterização de agroecossistemas que compõem a bacias hidrográficas. Monitoramento hidrossedimentológico de bacias hidrográficas. Planejamentos de ações mitigadoras nos agroecossistemas que compõem a bacia hidrográfica.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada. Aula expositiva. Vídeos gravados. Resolução de exercícios. Estudo de casos. Debate/Discussão.  Estudo dirigido.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual. Resolução de exercícios. Avaliação individual. Elaboração de vídeos

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes métodos: (i) presença nas conferências on-line. (ii) verificação da participação em atividades programadas; (iii) desempenho e tarefas/trabalhos; e (iv) avaliação.

Bibliografia

  1. CARVALHO, N. O. Hidrossedimentologia prática. 2ed. Rio de Janeiro: Interciência , 2008.
  2. LIMA, W.P.; ZAKIA,M.J.B. As Florestas Plantadas e a Água: Implementando o Conceito de Microbacia Hidrográfica como Unidade de Planejamento. São Carlos: Rima Editora, 2006.
  3. MERTTEN, G. H. et al. Implicações do uso e manejo do solo e das variações climáticas sobre os recursos hídricos. Tópicos em Ciência do Solo, Viçosa: SBCS, v. 7, p. 307-366, 2011.
  4. PAIVA, J.B.D.; PAIVA, E.M.D. (org). Hidrologia aplicada à gestão de pequenas bacias hidrográficas. Porto Alegre: ABRH, 2003.
  5. REICHERT, J. M. et al. Hidrologia do solo, disponibilidade de água às plantas e zoneamento agroclimático. Tópicos em Ciência do Solo. Viçosa: SBCS, v. 7, p. 1-54, 2011.

Consulta à base BiblioTec em 11/09/2020: bibliografias 1, 2 e 4 disponíveis.

 

Disciplina: Planejamento do uso do Solo em Propriedades Agrícolas

Carga horária

30

Objetivo

Desenvolver com os alunos aspectos da ocupação e distribuição dos diferentes usos do solo em uma propriedade agrícola, respeitando a aptidão das terras, visando o aumento da produtividade em consonância com a preservação dos recursos naturais.

Programa

Planejamento do uso das terras; Planejamento conservacionista; Metodologias de avaliação de terras para fins agrícolas. Sistemas de manejo agrícola e qualidade do solo.

Metodologias de Ensino Aprendizagem:

Aula expositiva-dialogada. Vídeos gravados. Estudo de casos. Debate/Discussão.

Previsão de Trabalhos Discentes:

Trabalho individual e em grupo. Elaboração de vídeos. Entrevistas

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes métodos: (i) presença nas conferências on-line. (ii) verificação da participação em atividades programadas; (iii) desempenho em tarefas/trabalhos; e (iv) provas.

Bibliografia

  1. PAULO SCHNEIDER, P.; GIASSON, E.; KLAMT, E. Classificação da Aptidão Agrícola das Terras - Um Sistema alternativo. Editora Agrolivros. 2007.
  2. FIGUEIREDO, M. D. V. B., & ARAÚJO, A. S. F. DE. Microbial Ecology of Tropical Soils. Modern Language Assoc. Nova Science Publishers, Inc. 2011.
  3. MERTEN, G.H. (Org.). Manejo de solos de baixa aptidão agrícola no Centro-Sul do Paraná. Londrina: IAPAR, 1994.
  4. BERTONI, J. & LOMBARDI NETO, F. Conservação do Solo. São Paulo: Ícone Editora, 2017.
  5. BERTOL, O.J. et al. Manual de Manejo e Conservação do Solo e da água para o Estado do Paraná. Curitiba: NEPAR-SBCS, 2019.

 

Consulta à base BiblioTec em 08/09/2020: bibliografias 1, 2, 3 e 4 disponíveis

 

DOCENTES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

 

Módulos

Disciplina

Carga horária (horas)

Docente responsável

Link para o currículo Lattes

Titulação

(Nome completo)

Módulo 1:

 

Fundamentos da Ciência do Solo

Pedologia e classificação do solo

30

Dr

Elisandra Pocojeski

: http://lattes.cnpq.br/9286075721663392

Física do Solo

15

Dr

André Pellegrini

http://lattes.cnpq.br/3952839727212671

Química e fertilidade do solo

30

Dr

Láercio Ricardo Sartor

http://lattes.cnpq.br/8250309915750628

Biologia do solo

30

Dr

Dinéia Tessaro/Marie Luise Carolina Bartz

http://lattes.cnpq.br/1743340746693384

http://lattes.cnpq.br/9357055096122837

Microbiologia do solo

15

Dr

Carlos Alberto Casali

http://lattes.cnpq.br/2314731193684558

Manejo e conservação do solo e água

15

Dr

Paulo Cesar Conceição

http://lattes.cnpq.br/3016865119162597

Módulo 2:

 

Práticas de manejo do solo

SPD: conceitos e evolução

20

Ms/Ms

Edivan José Possamai /Leandro do Prado Wildner

http://lattes.cnpq.br/5220787091606416

http://lattes.cnpq.br/1270634957827683

Plantas de cobertura

20

Dr/Ms

Ademir Calegari/Cidimar Cassol

http://lattes.cnpq.br/3964798113503821

http://lattes.cnpq.br/6645111930688745

Sistemas de sucessão e rotação

20

Ms/Dr

Maicon Reginatto

/Paulo Fernando Adami

http://lattes.cnpq.br/7010988444545997

http://lattes.cnpq.br/9289119211222717

Manejo do solo com Agricultura de Precisão

30

Dr

Leandro Rampim

http://lattes.cnpq.br/2367817004407775

Manejo do solo em cultivos orgânicos e agroecológicos

20

Ms/Dr

Maicon Reginatto /Paulo Cesar Conceição

http://lattes.cnpq.br/7010988444545997

http://lattes.cnpq.br/3016865119162597

Manejo do solo em Sistemas integrados de produção (LPF)

30

Dr

Laécio Ricardo Sartor/

Eleandro José Brun

http://lattes.cnpq.br/8250309915750628

http://lattes.cnpq.br/8251362510914061

Módulo 3:

 

Práticas de conservação do solo e da água

Erosão Do Solo

30

Dr

Fabrício Tondello Barbosa

http://lattes.cnpq.br/4294123608502570

Práticas mecânicas de conservação do solo

30

Dr

Cristiano André Pott

http://lattes.cnpq.br/7560267294347037

Dinâmica da água em ;;sistemas agrícolas

30

Dr/Ms

Miriam Fernanda Rodrigues/

Maiara Karini Haskel

http://lattes.cnpq.br/9437153589348766

http://lattes.cnpq.br/7889230833652659

Microbacia Hidrográfica como unidade de planejamento

30

Dr

André Pellegrini

http://lattes.cnpq.br/3952839727212671

Planejamento do uso do solo em propriedades agrícolas

30

Dr/Dr

Carlos Alberto Casali/

Dineia Tessaro

http://lattes.cnpq.br/1743340746693384

http://lattes.cnpq.br/2314731193684558

TOTAL

 

425*

 

 

 

Obs.: O quadro de professores poderá sofrer alterações sem perda de conteúdo ou de qualidade das aulas.


Referência: Processo nº 23064.002135/2021-01 SEI nº 2212085