Boletim de Serviço Eletrônico em 25/08/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS DOIS VIZINHOS

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS DOIS VIZINHOS

 

CONVITE DIREC-DV/DIRPPG-DV/DIRGE-DV 01/2021

ELABORAÇÃO DA PROPOSTA NO ÂMBITO DE NOVOS ARRANJOS DE PESQUISA E INOVAÇÃO - NAPI

 

 

A Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC), a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) e a Direção-Geral (DIRGE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), do Campus Dois Vizinhos tornam público a abertura para envio de propostas para o presente Convite até 02/09/2021, com vistas à elaboração da Proposta no âmbito de Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPI)

 

1DOS OBJETIVOS

1.1  Os objetivos do presente Convite são:

a) Conhecer Grupos de Pesquisa e Pesquisadores da UTFPR, Campus Dois Vizinhos, que desenvolvam atividades alinhadas com o contexto NAPI – linha de Agricultura e Agronegócio, de modo a definir o perfil para a estruturação da Proposta.

b) Captar Propostas Temáticas de Pesquisa, Desenvolvimento e/ou Inovação (PD&I) compatíveis com o contexto da estruturação do NAPI – linha Agricultura e Agronegócio, e que sejam representativas das diferentes áreas de conhecimento relacionadas à temática proposta.

 

2.CARACTERISTICAS DA PROPOSTA

 2.1. Consistirá no envio de uma proposta Temática de Pesquisa, Desenvolvimento e/ou Inovação (PD&I) do Campus Dois Vizinhos, contemplando o contexto NAPI – linha Agricultura e   Agronegócio.

2.2. A proposta deverá obrigatoriamente envolver grupo de pesquisadores e que apresentem produção científica e/ou tecnológica relevante na área do conhecimento na qual está inserida.

2.3. A proposta deverá apresentar, descritiva e documental, seu potencial de interlocução com o setor produtivo, startups, empresas, seja por ações de cooperações, transferência de tecnologias, desenvolvimento de produtos, aprimoramento de processos de produção, encomendas tecnológicas, entre outros (Ex. Acordo de Cooperação Técnica, Carta de anuência, Projeto aprovado em conjunto, etc.), em local indicado no Anexo A.

2.4. O orçamento da proposta será oriundo da Fundação Araucária e totaliza o valor de R$ 142.000,00.

 

3.DAS DESPESAS

3.1 Serão consideradas apenas despesas com Bolsas, conforme estratificação da Fundação Araucária, com base na planilha CNPq https://www.gov.br/cnpq/pt-br/acesso-a-informacao/bolsas-e-auxilios/copy_of_modalidades/tabela-de-valores-no-pais, para:

I- Pesquisa: graduação e pós-graduação

II- Apoio técnico

III -Iniciação científica, tecnológica ou extensão

 

 

4.REQUISITOS PARA COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES

4.1 Poderão participar da composição de Equipes para este Convite, os Pesquisadores que se enquadrem em uma das categorias a seguir:

I - Servidor ativo do quadro permanente de servidores da UTFPR;

II - Docente aposentado enquadrado no Regulamento do Programa de Serviço Voluntário de Pesquisador ou Extensionista na UTFPR (Deliberação 01/2011 COUNI);

III- Visitante enquadrado no Regulamento do Programa de Professor Visitante da UTFPR (Resolução 039/2016 COPPG).

IV - Servidor ativo do quadro permanente de servidores de outras Instituições públicas e/ou privadas;

V - Colaboradores de empresas privadas, com foco na temática central desta proposta - Agricultura e Agronegócio;

VI-O coordenador da proposta, obrigatoriamente, deverá ser servidor ativo do quadro permanente de servidores da UTFPR-DV.

 

 

5.DO PROCESSO DE SUBMISSÃO

5.1 -As propostas deverão ser elaboradas de acordo com o modelo descrito no ANEXO A.

5.2- A submissão deverá ser realizada pelo coordenador da proposta, através de processo administrativo no SEI (Tipo de processo: Pesquisa: Programas e Fomentos), em documento único, até o dia 02/09/2021.

5.3 - O documento mencionado no item 5, obrigatoriamente, deverá ser submetido no formato pdf.

5.4- Os emails de aceite de participação como membros da proposta, se houver, deverão estar inseridos no local indicado no Anexo A.

5.5- O processo SEI deverá ser enviado à DIRPPG-DV, pelo coordenador da  proposta, observando a data limite prevista no item 7 deste Convite.

 

6.CRITÉRIOS DE DEFINIÇÃO DA PROPOSTA 

6.1 - As propostas serão analisadas pela comissão designada pela Direção-Geral do Campus Dois Vizinhos;

6.2-Os critérios de avaliação serão ponderados em observância à aderência da proposta com vistas à estruturação do NAPI –  Linha Agricultura e Agronegócio.

 

Quadro 1 - Critérios de análise para composição da Proposta 

Critério

Pontuação máxima*

1 - Adequação e relevância da proposta à Linha do NAPI - Agricultura e Agronegócio.

20

2 – Qualificação do coordenador da proposta, quanto à expertise na P&D relacionada à Linha Temática -Agricultura e Agronegócio, conforme tabela do Anexo B (disponível em formato editável na página da DIRPPG-DV).

15

3 – Potenciais impactos tecnológicos e científicos da proposta.

15

4 – Potenciais impactos sociais, econômicos e ambientais da proposta.

15

5 - Perspectivas de transferência de resultados do proposta para a UTFPR, para o setor econômico e para a sociedade, incluindo parcerias a serem estruturadas com empresas a partir da execução da proposta.

20

6 – Participação em Rede (Participação de membros externos à UTFPR-DV).

15

* Para a proposta com maior somatório de pontos será atribuída a pontuação máxima e as demais serão normalizadas em relação a maior.

 

 

7. CRONOGRAMA

7.1

Inscrição e envio de propostas à DIRPPG-DV

25/08/2021 a 02/09/2021

7.2

Divulgação do Resultado Final

06/09/2021

 

8. DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 - Ao inscrever-se neste convite o coordenador declara conhecimento e concordância com os termos nele estabelecidos.

8.2 - Os casos omissos serão analisados e deliberados conjuntamente pela DIRPPG, DIREC e DIRGE do Campus Dois Vizinhos.

8.3 - Este Convite estará vigente a partir da data de sua publicação na página da DIRPPG no Portal da UTFPR.

 

 

Prof. Vicente de Paulo Macedo

Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias

Campus Dois Vizinhos

 

 

Profa. Michele Potrich

Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação

Campus Dois Vizinhos

 

 

Prof. Everton Ricardi Lozano da Silva

Diretor-Geral

Campus Dois Vizinhos

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MICHELE POTRICH, DIRETOR(A), em (at) 24/08/2021, às 20:22, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 24/08/2021, às 20:24, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) VICENTE DE PAULO MACEDO, DIRETOR(A), em (at) 24/08/2021, às 20:26, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2213698 e o código CRC (and the CRC code) A323BAEA.



_______________________________________________________________________________

ANEXO A  MODELO PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E/OU INOVAÇÃO (P,D&I)

 

I- TITULO DO PROPOSTA

II-COORDENADOR DA PROPOSTA - preenchimento do Anexo B e inserção neste tópico.

III-EQUIPE EXECUTORA COM LINK PARA O CURRICULO LATTES: Membros de outros campi ou de outras instituições, deverão assinar a proposta, eletronicamente via SEI, ou enviar email de concordância com participação na proposta. Inserir estes emails neste campo;

IV-RESUMO (máx. 300 palavras)

V-OBJETIVO GERAL (máx. 150 palavras)

VI- JUSTIFICATIVA Demonstrar a relevância do problema abordado e o estado da arte pertinente à Linha Temática Agricultura e Agronegócio (máx. 800 palavras)

VII- METODOLOGIA (descrever os procedimentos para o desenvolvimento da proposta, destacando as possibilidades de parecerias e ações em colaboração com setor produtivo e empresas) (máx. 1000 palavras)

VIII- METAS (máx. 400 palavras)

IX- CRONOGRAMA (período necessário para a execução de cada meta)

X - IMPACTOS E RESULTADOS ESPERADOS (máx. 800 palavras): 

a) Impacto CientÍfico (formação de recursos humanos, teses, publicações e comunicações em congressos, citações, entre outros)

b) Impacto Tecnológico (desenvolvimento de produtos ou processos, obtenção de patentes, entre outros)

c) Impacto Econômico: (transferência de resultados do proposta a setores de produção industrial, serviços, tais como redução de custos e investimentos)

d)Impacto Social e Ambiental: (influência nos níveis de qualidade de vida das populações afetadas, em âmbito regional ou local, tais como emprego, renda, saúde, educação, habitação, saneamento, meio ambiente, entre outros)

 

 


Referência: Processo nº 23064.037528/2021-28 SEI nº 2213698