|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO PROGRAMA DE POS-GRAD EM ENG AMBIENTAL-FB |
|
|
EDITAL nº 002/2021
RETIFICADO EM 22/09/21
INSCRIÇÃO E SELEÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL:
ANÁLISE E TECNOLOGIA AMBIENTAL (NÍVEL MESTRADO) PARA O ANO DE 2022
1. APRESENTAÇÃO
1.1 A Direção-Geral do Campus Francisco Beltrão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, em conjunto com as respectivas Diretorias de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) e Coordenação do Curso, tornam público que estão abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental: Análise e Tecnologia Ambiental (PPGEA), nível Mestrado Acadêmico, referente ao ingresso do ano letivo de 2022.
1.2 O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental: Análise e Tecnologia Ambiental tem por objetivo fomentar a qualificação de profissionais da área ambiental e afins, visando a promoção do desenvolvimento tecnológico e científico da sociedade nas suas relações com o meio ambiente.
2. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: MEIO AMBIENTE
Linhas de pesquisa
2.1 Análise Ambiental (AA): trata de estudos voltados à compreensão, diagnósticos e prognósticos do meio físico, químico e biológico, por meio de técnicas de química ambiental, estudos dos solos, geoprocessamento e sensoriamento remoto, bem como a avaliação de impactos nos diferentes sistemas ambientais, como as bacias hidrográficas e seus recursos hídricos, a biodiversidade e a geodiversidade, de modo a subsidiar estratégias para a conservação da natureza, e o saneamento ambiental adequado.
2.2 Tecnologia Ambiental (TA): aborda assuntos relacionados às tecnologias voltadas à proteção e conservação do meio ambiente, afetado por atividades naturais ou antrópicas. Objetiva aprimorar os sistemas de tratamento de resíduos sólidos e líquidos, reduzindo, recuperando e fazendo o reaproveitamento dos mesmos com intuito de minimizar a carga poluidora no ambiente, bem como, promover o monitoramento ambiental de recursos hídricos, em termos físicos, químicos, biológicos e toxicológicos. Além de promover a aplicação de novas tecnologias na preservação, prevenção e tratamento dos recursos naturais por meio de processos biotecnológicos.
3. PÚBLICO ALVO
Poderão participar do processo seletivo, candidatos portadores de diploma de curso de graduação em Engenharia Ambiental e nas demais áreas da Engenharia, bem como em Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Informática, Ciências Biológicas, Ecologia, Farmácia, Bioquímica, Geografia, Geologia, Química, Tecnologia em Processos Químicos, entre outros relacionados com as linhas de pesquisa do Programa, reconhecidos oficialmente, respeitando-se as normas vigentes no país.
4. INSCRIÇÕES
4.1 As inscrições serão realizadas via internet no período de 01/09/2021 à 05/11/2021, sendo vedada a inscrição extemporânea O endereço eletrônico para inscrição estará disponível no sítio do Programa do Sistema Acadêmico:
4.2 No ato da inscrição, a documentação especificada no item 5 deverá ser encaminhada de forma digitalizada, com todos os itens salvos em um único arquivo (formato PDF), seguindo a mesma ordem de organização a seguir solicitada, para o email da Comissão Permanente de Seleção do PPGEA-FB: selecao-ppgea-fb@utfpr.edu.br
5. DOCUMENTAÇÃO
5.1 Documentos para enviar no processo de inscrição
Ficha de inscrição preenchida e ASSINADA, disponível no item "4.1", com indicação de opção de orientação, conforme subáreas de pesquisa dos docentes*.
*Lista de docentes do programa se encontra no sítio:
Corpo Docente — Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR
Uma via atualizada do currículo no formato da Plataforma Lattes do CNPq, com os comprovantes dos itens que serão avaliados, constantes no Anexo I;
Proposta de pesquisa (Modelo em Anexo II), assinada pelo candidato e pelo provável orientador;
Carta de ciência das Normativas Internas e do Regulamento do PPGEA-FB, conforme disponível em
http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgea-fb/documentos
Cópias do CPF e RG (ou RNE, no caso de candidatos estrangeiros);
Diploma de Graduação ou declaração de conclusão do curso, neste caso acompanhado da Ata de Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso;
Comprovante de residência.
5.2 As informações prestadas no processo de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, dispondo o PPGEA do direito de excluir do processo seletivo aquele que não apresentar documentação completa, que não fizer preenchimento integral e legível do formulário e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos. Ao efetuar sua inscrição, o candidato atesta estar ciente e de acordo com as condições constantes neste edital.
6. VAGAS
6.1 Este processo de seleção visa o preenchimento de um total de 14 vagas, conforme Quadro 1.
Linha de pesquisa: ANÁLISE AMBIENTAL |
|
Subáreas de Pesquisa |
Vagas |
Diagnósticos e prognósticos do meio físico visando a compreensão da estrutura e funcionamento dos sistemas geoambientais urbanos e/ou rurais, bacias hidrográficas, a geodiversidade e geoconservação. |
1 |
Geomática aplicada ao estudo e gestão ambiental de bacia hidrográfica e do meio urbano. |
1 |
Aplicação de sistemas inteligentes em biodiversidade. Simulação humana para diagnóstico e prognóstico da conservação da natureza. Data Mining para avaliação estratégica adequada em saneamento ambiental. |
1 |
Avaliação de impactos e variações de parâmetros abióticos que afetam a fauna, particularmente anfíbios anuros. Estratégias e políticas públicas para conservação da biodiversidade. |
1 |
Análises físico-químicas e toxicológicas, de substâncias naturais ou de aporte antropogênico, presentes nos diferentes ecossistemas, a fim de diagnosticar seu impacto e/ou importância nos ambientes estudados. |
2 |
Linha de pesquisa: TECNOLOGIA AMBIENTAL |
|
Subáreas de Pesquisa |
Vagas |
Microbiologia do solo. Biodegradação e biorremediação. Interação planta-microrganismo. Bioprospecção de compostos bioativos. |
2 |
Diagnóstico e monitoramento dos recursos hídricos em termos toxicológicos, a fim de estabelecer estratégias para a conservação destes e dos organismos que deles dependem. Aprimorar os sistemas de tratamentos de resíduos líquidos, buscando reduzir a toxicidade destes efluentes. |
1 |
Aplicação de estudos geoquímicos para investigar áreas contaminadas e sugerir as técnicas de biorremediação e fitorremediação para o tratamento das mesmas. |
1 |
Tratamento de efluentes industriais por adsorção, membranas líquidas emulsionadas ou ozonização. Tratamento de resíduos sólidos industriais. |
1 |
Desenvolvimento de processos biotecnológicos voltados ao tratamento de efluentes e resíduos (Digestão anaeróbia e produção de biogás). Gerenciamento e tratamento de efluentes e resíduos agropecuários e agroindustriais. Processos biológicos de remoção de nitrogênio e valorização de resíduos. |
2 |
Tratamento e recuperação de resíduos industriais. Tratamento físico-químico de efluentes, processos oxidativos avançados (POAs), visando o correto lançamento destes nos recursos hídricos, além de promover o monitoramento dos mesmos. |
1 |
Quadro 1: Linhas de Pesquisa e descrição da área de atuação dos docentes.
6.2 Será disponibilizado pelo PPGEA o adicional de uma (01) vaga para servidores de Instituições de Ensino Superior Públicas, conforme Resolução n. 079/12 aprovada pelo Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação em 21/06/2012, sendo que o candidato servidor deverá se submeter igualmente às regras do processo seletivo definidas neste Edital.
6.3 Vagas adicionais que eventualmente possam ser abertas para o ano de 2022, poderão ser preenchidas seguindo a ordem classificatória deste edital. Não havendo candidatos em lista de espera, abrir-se-á novo edital.
7. CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS DE SELEÇÃO
7.1 A seleção dos candidatos será realizada em 4 (quatro) etapas, sendo a classificação final feita por normalização, a partir da utilização da maior pontuação alcançada como pontuação de referência, à qual será atribuída a nota máxima (10,0).
7.1.1 A primeira etapa consiste na conferência documental e homologação da inscrição.
7.1.2 A segunda etapa trata da avaliação da proposta de pesquisa, nos itens a) até d) do Quadro 2 abaixo, com um total máximo de 70 pontos. O candidato que obtiver pontuação inferior a 40 pontos na soma dos itens a) até d), será desclassificado do processo seletivo.
a) Pertinência da proposta à linha de pesquisa escolhida e compatibilidade com a área de pesquisa do orientador indicado |
30 |
b) Conhecimento e experiência do candidato no tema da proposta |
15 |
c) Coerência entre título, objetivos, hipóteses, material e métodos |
10 |
d) Adequação e viabilidade dos procedimentos metodológicos |
15 |
Quadro 2. Pontuação dos critérios a serem avaliados na proposta de pesquisa.
7.1.3 A terceira etapa constará da análise do Currículo Lattes do candidato, com documentação efetivamente comprovada, com um total máximo de 100 pontos, conforme o Anexo I deste edital.
7.1.4 A quarta etapa constará da defesa oral da proposta de pesquisa, com pontuação máxima de 30 pontos, conforme o Quadro 3.
a) Domínio de conhecimento teórico e capacidade argumentativa na área da sua proposta de pesquisa |
10 |
b) Adequação ao tempo de exposição e métodos de apresentação |
10 |
c) Clareza na exposição, com uso correto da gramática e linguagem científica |
10 |
Quadro 3. Pontuação dos critérios a serem avaliados na defesa da apresentação oral da proposta de pesquisa.
7.2 A defesa da proposta de pesquisa se dará por videoconferência, cujo link do ambiente remoto será divulgado no sítio do programa, após homologação final das inscrições, conforme cronograma.
7.2.1 Cada candidato terá um tempo de até 10 (dez) minutos para fazer a defesa da apresentação de sua proposta de pesquisa na terceira etapa do processo seletivo, após a qual será arguido pela banca.
7.3 A avaliação dos candidatos na segunda e terceira etapas será feita por uma banca de três docentes do PPGEA, designados pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo.
7.4 A nota do processo seletivo será feita conforme a equação abaixo:
7. 5 Os candidatos classificados devem ocupar as vagas conforme ordem da classificação final e limite de vaga(s) ofertada(s).
7.6 Caso houver empate entre os candidatos, será adotado como primeiro critério de desempate a pontuação obtida na defesa da proposta de pesquisa e mantendo-se o empate, será considerada a pontuação atribuída à análise do currículo.
7.7 Candidatos com nota final, após a normalização, inferiores a 6,0 não serão classificados neste processo seletivo.
7.8 O resultado final do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental: Análise e Tecnologia Ambiental será disponibilizado na página do PPGEA, em http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgea-fb
8. DA MATRÍCULA
8.1 O período específico de matrícula será definido pelo calendário da UTFPR e divulgado na página do PPGEA.
8.2 No ato da matrícula é obrigatório apresentar a cópia física da seguinte documentação, juntamente com o documento original, ou fotocópia autenticada:
Carteira de identidade (RG) ou passaporte, se estrangeiro;
Comprovante do cadastro de pessoa física (CPF);
Certidão de nascimento ou casamento;
Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para candidatos do sexo masculino;
Diploma de graduação ou declaração de conclusão;
Documento de reconhecimento, termo de acordo ou tratado internacional, para diploma de graduação obtido no exterior;
Histórico Escolar do Curso de Graduação;
Proficiência em língua portuguesa, para candidatos estrangeiros.
8.2.1 Na impossibilidade da entrega presencial, os documentos, observadas as disposições deste edital, podem ser postados via SEDEX, conforme data previamente estabelecida, para o endereço:
Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - UTFPR Campus Francisco Beltrão
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental: Análise e Tecnologia Ambiental
Edital 02/2021 - PPGEA
Linha Santa Bárbara s/n
Caixa Postal 135
CEP 85601-970
8.3 Perderá o direito à vaga o candidato que:
Não efetuar sua matrícula na data estabelecida e divulgada na página do PPGEA.
Tendo concluído o curso de graduação até o ano letivo de 2020, não apresentar fotocópia autenticada ou fotocópia simples juntamente com o original do diploma de graduação ou documento equivalente no ato da matrícula.
9. CRONOGRAMA
O processo seletivo obedecerá ao seguinte cronograma:
PRAZOS |
EVENTO |
01/9/2021 à 05/11/2021 |
Período de inscrições |
Até 13/11/2021 |
Divulgação das inscrições homologadas (primeira etapa) |
Até 17/11/20221 |
Período para interposição de recurso ao resultado da primeira etapa |
Até 20/11/2021 |
Divulgação das inscrições homologadas pós-recurso, dos classificados na avaliação da proposta de pesquisa (segunda etapa), e do ensalamento virtual para a terceira etapa |
29/11/2021 a 03/12/2021 |
Bancas para a defesa oral da proposta de pesquisa e para a pontuação do currículo lattes (terceira etapa) |
08/12/2021 |
Resultado preliminar com publicação dos nomes dos candidatos aprovados, com pontuação da avaliação da proposta de pesquisa escrita (segunda etapa), pontuação do currículo (terceira etapa)e da defesa oral (quarta etapa). |
Até 18h de 15/12/2021 |
Período para interposição de recurso ao resultado preliminar |
20/12/2021 |
Homologação do resultado final |
10. DISPOSIÇÕES GERAIS
10.1 O candidato deverá encaminhar a sua interposição de recurso, por email para a secretaria do PPGEA em conformidade com os prazos estipulados no item 9.
10.2 Os recursos serão julgados por uma comissão específica, composta por um integrante da Comissão de Seleção de Mestrado e por dois membros docentes do Colegiado do PPGEA.
10.3 Acarretará a eliminação do candidato no processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste Edital.
10.4 É de total responsabilidade do candidato a exatidão e veracidade das informações prestadas, e a concordância com os termos deste Edital diante de sua inscrição no certame.
10.5 Os casos omissos ao presente Edital serão resolvidos pelo Colegiado do PPGEA.
10.6 O presente Edital será publicado no Boletim de Serviços SEI e página do PPGEA, em http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgea-fb
10.7 Fica definido o Foro da Justiça Federal em Francisco Beltrão – Seção Judiciária do Paraná, renunciando as partes a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.
Francisco Beltrão, 02 de agosto de 2021.
Retificação em 22 de setembro de 2021
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ANA PAULA PERON, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 22/09/2021, às 09:07, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CAMILA NICOLA BOERI DI DOMENICO, DIRETOR(A), em (at) 22/09/2021, às 10:58, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) HERNAN VIELMO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 22/09/2021, às 13:26, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2269455 e o código CRC (and the CRC code) 2DA81A47. |
ANEXO I - EDITAL Nº 002/2021
FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES
(Preenchimento exclusivo da banca de avaliação)
1. Trabalhos completos e/ou resumos (simples ou expandidos) apresentados em eventos, palestras proferidas/minicursos ministrados, participação em eventos e mini-cursos (limitado a 28 pontos).
Descrição da atividade |
Pontos |
Preenchimento pela banca |
|
1.1 Publicações de Resumos (Limitado a 15 pontos) |
|||
a) Resumo publicado (até duas páginas) |
Internacional |
2 |
|
Nacional |
1 |
||
Regional/Local |
0,5 |
||
b) Resumo expandido e trabalho completo (com três ou mais páginas) |
Internacional |
3 |
|
Nacional |
1,5 |
||
Regional/Local |
1 |
||
1.2 Participação em eventos (Limitado a 10 pontos) |
|||
c) Palestras proferidas/minicursos ministrados |
1 por palestra/minicurso |
||
d) Participação em eventos |
Locais/regionais |
0,2 pontos por evento |
|
Estaduais/nacionais |
0,4 pontos por evento |
||
Internacionais |
0,6 pontos por evento |
||
e) Participação em mini-cursos |
0,5 pontos por 2 horas |
||
1.3 Participação em comissões organizadoras de eventos (Limitado a três pontos) |
1 ponto por evento |
2. Atividades de iniciação científica, estágios, participação em projetos e cursos de pós-graduação* (limitado a 30 pontos).
Descrição da atividade |
Pontos |
Preenchimento pela banca |
f) Iniciação Científica (PIBIC, PIBIT, Ações Afirmativas e IC Voluntário) e modalidades de extensão, devidamente comprovados com documento emitido pelo departamento ou órgão competente. |
10 pontos por ano |
|
g) Programa de Educação Tutorial (PET), monitorias e estágios vinculados as atividades de ensino, pesquisa e extensão (Exceto estágio obrigatório de final de curso). |
5 pontos por ano |
|
h) Pós-graduação lato sensu na área de concentração do PPGEA – Meio Ambiente – concluído e devidamente comprovado. |
5 pontos por 360 horas (limitado a 5 pontos) |
|
i) Participação em projetos (pesquisa, ensino, extensão) (comprovação por certificado ou declaração (Pró-reitorias, Diretorias, Institutos, Núcleos de Pesquisa etc.) |
5 pontos por ano |
3. Produção científica e tecnológica (de acordo com o Qualis 2013-2016 disponível na Plataforma Sucupira/Capes, em sucupira.capes.gov.br) (limitado a 27 pontos)
Descrição da atividade * |
QUALIS |
Pontos |
Preenchimento pela banca |
j) Artigo publicado em periódico científico listado no QUALIS 2013-2016 (vale o Qualis da área de maior pontuação para cada periódico) |
A1 |
20 |
|
A2 |
15 |
||
B1 |
10 |
|
|
B2 |
8 |
||
B3 |
5 |
||
B4 |
4 |
||
B5 |
3 |
||
C |
2 |
||
k) Artigo publicado em periódico científico não listado no QUALIS/CAPES *No caso do periódico possuir JCR, aplica-se tabela de conversão para Qualis do documento de área da Engenharias I (CAPES) |
Internacional |
2 |
|
Nacional |
1 |
||
l) Capítulo em livro científico internacional |
10 |
||
m) Livro científico internacional |
15 |
||
n) Capítulo em livro científico nacional, com ISBN |
5 |
||
o) Livro científico nacional, com ISBN |
9 |
||
p) Patente registrada/publicada |
20 |
||
q) Processos, produtos e/ou softwares registrados porém sem patente |
10 |
*Para comprovação da publicação de artigo pode ser apresentada apenas a primeira página, onde consta o(s) nome(s) do(s) autor(es) e o título do periódico onde o mesmo foi publicado.
4. Experiência profissional em instituições de ensino, pesquisa e extensão* (limitado a 15 pontos).
Descrição da atividade |
Pontos |
Preenchimento pela banca |
r) Experiência profissional em extensão e assistência técnica em Engenharia Ambiental e áreas afins |
1 ponto por ano |
|
s) Experiência profissional em instituição de pesquisa em Engenharia Ambiental e áreas afins |
2 pontos por ano |
|
t) Tempo de ensino em Engenharia Ambiental e áreas afins (técnico e superior) |
3 pontos por ano |
ANEXO II - EDITAL Nº 002/2021
MODELO PARA PROPOSTA DE PESQUISA
1. Nome do Candidato(a):
2. Possível Orientador(a):
3. Título da proposta
4. Objetivo (máximo de 8 linhas)
5. Hipótese(s) (máximo de 8 linhas
6. Materiais e métodos (máximo de 15 linhas)
7. Conhecimento e experiência do candidato no tema da proposta:
( ) O tema é novo
( ) O tema tem continuidade a projetos desenvolvidos anteriormente, em: ( ) IC ( ) TCC
( ) outros __________________________
8. Recursos para o projeto
Valor estimado do projeto: R$_____________
( ) O projeto proposto tem financiamento
( ) total ( ) parcial
Em projeto ( ) do orientador ( ) pessoal
Título do projeto que recebe financiamento:
Órgão financiador: ________________________________ Valor: R$ ____________ ( ) O projeto proposto não tem financiamento.
( ) O candidato necessitará de Bolsa de Estudos.
( ) O candidato tem vínculo empregatício.
9. Cronograma
Declaramos ciência de que esta proposta visa atender o processo seletivo do PPGEA, mas que pode sofrer alterações por ocasião do ingresso do candidato no programa.
Data: ____/ ____/_______.
___________________________________
Assinatura do(a) Candidato(a)
___________________________________
Assinatura do(a) possível Orientador(a)
ANEXO III - EDITAL Nº 002/2021
CARTA DE CIÊNCIA
Eu, _____(substituir por nome completo e legível do(a) candidato(a)__, declaro através desta que tenho pleno conhecimento das normativas internas da pós-graduação stricto sensu na UTFPR e do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da UTFPR Campus Francisco Beltrão, os quais estão disponíveis na página oficial do programa, em http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgea-fb/documentos.
Na possibilidade de eu ser selecionado(a) para ingresso ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da UTFPR-FB, tenho ciência que deverei seguir todas as normativas internas da pós-graduação da UTFPR e do Regulamento do Programa.
Compreendo também que as aulas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental: Análise e Tecnologia Ambiental, ocorrem em horário comercial, de segunda a sexta-feira, podendo haver oferta de disciplinas concentradas em horários especiais.
Francisco Beltrão, ______ de ______________ de 20___.
______________________________________
Assinatura do(a) Candidato(a)
Referência: Processo nº 23064.026575/2021-46 | SEI nº 2269455 |