Boletim de Serviço Eletrônico em 22/09/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PATO BRANCO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (PPGAG) - CAMPUS PATO BRANCO

 

EDITAL nº 07/2021 – PPGAG

INSCRIÇÃO E SELEÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA, NÍVEL MESTRADO, DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – CÂMPUS PATO BRANCO

CURSO DE MESTRADO EM AGRONOMIA

 

1. APRESENTAÇÃO

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Agronomia (PPGAG), Áreas de Concentração Produção Vegetal e Solos e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e a Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação (DIRPPG), tornam público que estão abertas as inscrições para o PPGAG, nível Mestrado, para ingresso em março de 2022.

O PPGAG tem por objetivo a capacitação de docentes, pesquisadores e profissionais para atender à pesquisa, ao ensino e ao desenvolvimento regional.

 

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

O PPGAG está estruturado em duas áreas de concentração e cinco linhas de pesquisa, conforme segue:

 

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

LINHAS DE PESQUISA

Produção Vegetal

Fitotecnia

Horticultura

Proteção de Plantas

Solos e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária

Integração Lavoura-Pecuária

Ciência do Solo

 

 

PERÍODO, LOCAL DA INSCRIÇÃO E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

As inscrições estarão abertas no período de 27/09/2021 até às 17 horas do dia 26/10/2021 e deverão ser realizadas somente pelo endereço eletrônico:

https://sistemas2.utfpr.edu.br/dpls/sistema/acad05/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=5&p_curscodnr=198&p_cursoanonr=2022

 

Serão admitidos, para inscrição ao processo de seleção, alunos portadores de diploma dos cursos de graduação plena em Agronomia e áreas afins, reconhecidos oficialmente, respeitando-se as demais normas vigentes na UTFPR.

O candidato deverá preencher o formulário de inscrição na íntegra.

Na Etapa 1 do formulário o candidato deverá selecionar:

Programa (Curso): PPGAG (Mestrado Acadêmico)

Ano de início do curso: 2022

Área de Concentração:

Linha de Pesquisa:

 

Cada candidato deverá optar por apenas uma linha de pesquisa, sob pena de ser desclassificado do processo.

 

Na Etapa 2 do formulário de inscrição, em Upload de Arquivo, deve ser anexado o currículo lattes documentado, e outros documentos, seguindo o modelo:  Modelo do Currículo Documentado, disponível no portal do PPGAG (http://portal.utfpr.edu.br/pb/ppgag).

O currículo lattes documentado deve ser anexado em formato .pdf e tamanho máximo de 10MB. O nome do arquivo deverá ser nome e sobrenome do candidato, ex.: Fulano.de.Tal.pdf

Editar o currículo de forma a apresentar apenas as atividades que pontuam, conforme o Anexo 01 deste Edital.

No mesmo documento (item 3.5), além do currículo lattes, deverão ser incluídos:

Diploma de curso de graduação ou Declaração de conclusão de curso;

Histórico escolar da graduação;

Ficha de pontuação preenchida (Anexo nº 01);

Documentos comprobatórios do currículo;

Coeficiente de rendimento (CR) do curso de graduação;

Tema de pesquisa (anexo nº 02)

 

 

Todos os documentos que fazem parte do processo de avaliação (diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação, histórico escolar, currículo lattes, ficha de pontuação e documentos comprobatórios) DEVERÃO ser enviados em arquivo único, conforme alíneas “a”, “b” e “c”, do item 3.5, e numerados de forma sequencial em algarismo arábico iniciando pelo número 1 (essa numeração pode ser feita manualmente), sendo tais números informados no Anexo n° 01 deste Edital (na coluna “Número da Página”).

O arquivo deve apresentar todas as informações legíveis, possibilitando a leitura clara e precisa de seu conteúdo, sob pena de ser desclassificado do processo.

Os portadores de títulos de graduação plena obtidos no exterior deverão apresentar o documento de reconhecimento dos mesmos, termo de acordo ou tratado internacional, assinado pelas instituições (nacional e internacional).

3.9 Não serão aceitas inscrições por outro meio que não a mencionada no item 3.1.

É vedada a inscrição extemporânea.

Serão de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas no processo de inscrição, dispondo o Programa do direito de excluir do processo seletivo aquele que não apresentar documentação completa e legível, que não fizer preenchimento integral e legível do formulário e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

O PPGAG não se responsabiliza por qualquer problema que impeça a realização da inscrição e o envio da documentação exigida até às 17 horas do dia 26 de outubro de 2021.

 

 

VAGAS

Serão ofertadas 26 vagas. O processo de seleção será feito por Linha de Pesquisa (preencher Anexo nº 02), obedecendo ao seguinte número de vagas:

 

Área de Concentração

Linhas de Pesquisa

Temas de pesquisa

Número de vagas

Produção Vegetal

Fitotecnia

Manejo e melhoramento genético das culturas do trigo e da soja

1

Fisiologia das plantas cultivadas

2

Melhoramento e biotecnologia

2

Ciência e tecnologia de sementes:

Produção, pós-colheita e avaliação da qualidade de sementes de cultivos anuais

1

Horticultura

Olericultura orgânica

1

Recursos genéticos de plantas frutíferas

2

Aspectos do manejo de fruteiras nativas

1

Adaptação de genótipos de macieira de baixa necessidade de frio

1

Proteção de Plantas

Métodos alternativos no controle de doenças de plantas

1

Controle biológico de doenças da soja

1

Manejo integrado de plantas daninhas

2

 

Solos e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária

Integração Lavoura-Pecuária

Adubação de sistemas e ciclagem de nutrientes

1

Produção de forragem

1

Cultivo intercalar e consorciado

1

Produção animal e vegetal em configurações de ILP

2

Ciência do Solo

Relação máquina-solo-planta: Plantabilidade de culturas anuais

1

Qualidade física do solo

1

Plantas de cobertura e acúmulo de carbono no solo

1

Uso de cama de aviário na agricultura

1

Sensoriamento remoto aplicado ao estudos de solos

2

 

TOTAL

                                                                                                     26

 

Após o período de matrícula, havendo vagas remanescentes, poderão ser chamados candidatos conforme ordem de classificação prioritariamente obedecendo a Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato.

Caso não existam candidatos aprovados em uma Linha de Pesquisa, poderão ser chamados candidatos classificados nas demais linhas de pesquisa, inicialmente dentro da mesma Área de Concentração, obedecendo a ordem de classificação. Persistindo a inexistência de candidatos aprovados em uma Linha de pesquisa de uma Área de Concentração, poderão ser chamados candidatos classificados de outra Área de Concentração, sempre obedecendo a ordem de classificação.

 

 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO AO MESTRADO EM AGRONOMIA

O processo de seleção ao Programa de Pós-graduação em Agronomia será realizado pela Comissão de Seleção, com apoio do Colegiado do PPGAG.

A seleção será feita mediante avaliação dos seguintes itens:

 

Currículo Lattes (CL): Os currículos serão avaliados e valorados de acordo com a pontuação contida no Anexo nº 01 deste edital, elaborado pelo colegiado do PPGAG. Esta avaliação terá peso 8,0 (oito) para efeito do cálculo da nota final.

Coeficiente de rendimento (CR) do curso de graduação: Esta avaliação terá peso 2,0 (dois) para efeito do cálculo da nota final.

Composição da nota final (NF):A nota final (NF) será calculada conforme a seguinte fórmula: NF = 0,8 CL + 0,2 CR

 

Em caso de empate, prevalecerá a maior nota na avaliação do Currículo Lattes.

Compete ao candidato, e é de sua inteira responsabilidade, fornecer o CR já calculado. Caso a Instituição em que o candidato se graduou não forneça o CR diretamente no histórico, o mesmo deverá solicitá-lo à Secretaria Acadêmica do curso de graduação ou à Diretoria do curso de graduação (apresentar documento timbrado e assinado).

Aos candidatos que não informarem o CR será atribuída nota ZERO nesse item.

Aos candidatos que informarem o CR sem o endosso do órgão ligado ao Registro Acadêmico e/ou Diretoria de Graduação da instituição de ensino de origem, também será atribuído nota ZERO.

 

 

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSOS

O resultado do processo seletivo do Programa de Pós-graduação em Agronomia será homologado pelo Colegiado do PPGAG e divulgado no sítio http://portal.utfpr.edu.br/pb/ppgag, até o dia 26/11/2021.

A divulgação final do resultado do processo seletivo será feita em ordem decrescente de classificação, por Linha de Pesquisa, constando o desempenho de cada candidato nas avaliações de Currículo Lattes e Coeficiente de Rendimento do curso de graduação

Após a divulgação do resultado, os candidatos que não foram classificados ao Programa de Pós-graduação em Agronomia, nível Mestrado, poderão impetrar recurso, o qual deverá ser encaminhado no prazo máximo de 3 (três) dias úteis da data de publicação.

O recurso será de responsabilidade exclusiva do aluno e deverá ser encaminhado para o seguinte endereço: ppgagmestrado-pb@utfpr.edu.br. A análise do recurso será realizada pelo Colegiado do PPGAG.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE A SELEÇÃO

O presente edital será publicado no sítio do PPGAG: http://portal.utfpr.edu.br/pb/ppgag.

A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas para o processo seletivo, previstas neste Edital, bem como aquelas contidas no Regulamento do PPGAG.

Acarretará na eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste edital ou no regulamento e comunicados do PPGAG.

Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pelo Colegiado do Programa de Pós-graduação em Agronomia.

Fica eleito o foro da Justiça Federal de Pato Branco, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir eventuais dúvidas oriundas deste Edital.

 

 

Pato Branco, 22 de setembro de 2021.

 

 

 

Prof. Dr. Thiago de Oliveira Vargas

Coordenador do Programa de Pós-graduação em Agronomia

UTFPR/Câmpus Pato Branco

 Prof. Dr. Gilson Ditzel Santos

Diretor-Geral

UTFPR/Câmpus Pato Branco

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) THIAGO DE OLIVEIRA VARGAS, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 22/09/2021, às 11:44, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GILSON DITZEL SANTOS, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 22/09/2021, às 15:48, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Anexo n° 01 do EDITAL n° 07/2021 – PPGAG

 

Critérios para a avaliação do Currículo Lattes

 

As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo, elaborado e aprovado pelo colegiado do PPGAG. A nota final do candidato no Currículo Lattes será calculada dividindo-se por 10 a pontuação obtida nesse anexo. Esta avaliação terá peso 8,0 (oito) para efeito do cálculo da nota final.

A documentação comprobatória deverá vir numerada e ordenada rigorosamente na mesma ordem apresentada neste anexo (itens 1.1, 1.2, 1.3 e 1.4), sempre com o subtítulo correspondente e os documentos comprobatórios.

ATENÇÃO: A não observância dessa exigência implica em desclassificação do candidato. Documentos entregues fora da ordem não serão pontuados.

 

Os trabalhos publicados em anais de congresso (item 1.1 deste Anexo) devem, OBRIGATORIAMENTE, conter a identificação do evento onde os mesmos foram publicados. Também será aceito o certificado de apresentação do trabalho, caso o candidato assim preferir.  

No caso de artigo científico (item 1.2 deste Anexo) pode ser apresentada apenas a primeira página, onde consta o(s) nome(s) do(s) autor(es) e a revista onde o mesmo foi publicado.

 

Não entregar documentos que não pontuem.

Todas as atividades deverão estar devidamente comprovadas.

O candidato deverá, OBRIGATORIAMENTE, entregar preenchido o formulário abaixo.

 

 

Atividades e pontuação que serão consideradas na avaliação do Currículo Lattes.

Trabalhos publicados em anais de congresso (trabalho completo, resumo expandido ou resumo simples) (limitado a 20 pontos).

Discriminação da atividade

Pontos

Pontuação total

(Preenchimento pelo candidato)

Número da página

a) Trabalhos publicados em anais de congresso (trabalho completo, resumo expandido ou resumo simples), de abrangência regional, nacional ou internacional

1,0 pt. / trabalho

 

 

 

 

 

Produção científica e tecnológica (de acordo com o Qualis/CAPES Ciências Agrárias I – Quadriênio 2013-2016) (limitado a 40 pontos). Artigos aceitos para publicação, com parecer do editor da revista, também serão pontuados.

Discriminação da atividade

Pontos

Pontuação total

(Preenchimento pelo candidato)

Número da página

a) Autoria (primeiro autor) de artigo publicado em periódico científico listado no QUALIS/CAPES

 

b) Co-autoria (a partir do segundo autor) de artigo em periódico científico listado no QUALIS/CAPES (50% da pontuação)

A1

20

 

 

A2

17

 

 

B1

14

 

 

B2

11

 

 

B3

8

 

 

B4

5

 

 

B5

2

 

 

C

1

 

 

d) Autoria ou Co-autoria de patente registrada/publicada

20

 

 

 

 

Atividades de iniciação científica, estágios e cursos de pós-graduação* (limitado a 30 pontos).

Discriminação da atividade

Pontos

Pontuação total

(Preenchimento pelo candidato)

Número da página

e) Iniciação Científica (PIBIC, PIBIC-AF, PIBITI, PIVIC, PIVITI, etc.), devidamente comprovada com documento emitido pelo departamento de pós-graduação ou órgão equivalente na IES ou órgão competente**

10 pontos por ano

 

 

f) Programa de Educação Tutorial (PET), monitorias, Empresa Jr. e estágios vinculados as atividades de ensino, pesquisa e extensão (Exceto estágio obrigatório de final de curso)

5 pontos por ano

 

 

g) Pós-graduação lato sensu em Ciências Agrárias

5/360 horas (limitados a 5 pontos)

 

 

* As atividades relacionadas deverão estar devidamente comprovadas.

** Não serão aceitos documentos assinados apenas pelo professor orientador.

 

 

Experiência profissional em instituições de ensino, pesquisa e extensão* (limitado a 10 pontos).

Discriminação da atividade**

Pontos***

Pontuação total

(Preenchimento pelo candidato)

Número da página

h) Experiência profissional em extensão e assistência técnica em Agronomia e áreas afins

1/ano

 

 

i) Experiência profissional em instituição de pesquisa em Agronomia e áreas afins

2/ano

 

 

j) Tempo de ensino em Agronomia e áreas afins (técnico e superior)

3/ano

 

 

* As atividades relacionadas deverão estar devidamente comprovadas.

** Somente será pontuada a experiência profissional obtida após a colação de grau.

*** A pontuação será calculada de forma proporcional ao tempo de execução da atividade.

 

 

Coeficiente de rendimento (CR) no curso de graduação.

 

Discriminação da atividade

Preenchimento pelo candidato

Número da página

Coeficiente de rendimento (CR) do curso de graduação

 

 

 

 

 

 

 

 

Anexo n° 02 do EDITAL n° 07/2021 – PPGAG

Tema de pesquisa

Assinalar (X) a ordem de prioridade na escolha do tema de pesquisa, dentro da linha de pesquisa para a qual irá se inscrever.

 

Área de Concentração

Linhas de Pesquisa

Temas de pesquisa

1ª opção

2ª opção

Produção Vegetal

Fitotecnia

Manejo e melhoramento genético das culturas do trigo e da soja

 

 

Fisiologia das plantas cultivadas

 

 

Melhoramento e biotecnologia

 

 

Ciência e tecnologia de sementes: Produção, pós-colheita e avaliação da qualidade de sementes de cultivos anuais

 

 

Horticultura

Olericultura orgânica

 

 

Recursos genéticos de plantas frutíferas

 

 

Aspectos do manejo de fruteiras nativas

 

 

Adaptação de genótipos de macieira de baixa necessidade de frio

 

 

Proteção de Plantas

Métodos alternativos no controle de doenças de plantas

 

 

Controle biológico de doenças da soja

 

 

Manejo integrado de plantas daninhas

 

 

Solos e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária

Integração Lavoura-Pecuária

Adubação de sistemas e ciclagem de nutrientes

 

 

Produção de forragem

 

 

Cultivo intercalar e consorciado

 

 

Produção animal e vegetal em configurações de ILP

 

 

Ciência do Solo

Relação máquina-solo-planta: Plantabilidade de culturas anuais

 

 

Qualidade física do solo

 

 

Plantas de cobertura e acúmulo de carbono no solo

 

 

Uso de cama de aviário na agricultura

 

 

Sensoriamento remoto aplicado ao estudos de solos

 

 

 


Referência: Processo nº 23064.041001/2021-06 SEI nº 2269891