Boletim de Serviço Eletrônico em 27/09/2021

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

REITORIA

PRO-REITORIA DE GRAD.E EDUC.PROFISSIONAL

 

EDITAL 60/2021 - PROGRAD

PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ENGENHARIA - UTFPR E INSA LYON - 2ª ETAPA

 

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, considerando o disposto nos Artigos 7º, 8º e 10º do Regulamento da Organização Didático Pedagógica dos cursos de graduação da UTFPR; torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para seleção de candidatos ao Programa de Dupla Diplomação - 2ª etapa - em Engenharia entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Institut National des Sciences Appliquées de Lyon (INSA LYON – França).

  1. PREÂMBULO

O Programa de Dupla-Diplomação entre os cursos de Engenharia da UTFPR e do INSA-Lyon, faz parte das ações empreendidas pela UTFPR para Internacionalização de seus cursos de graduação.

O aluno da UTFPR, participante do programa, que concluir todas as etapas previstas no acordo, após concluir o curso de Bacharelado em Engenharia na UTFPR receberá o Diploma de Bacharel em Engenharia expedido pela UTFPR e o diploma de Engenheiro correspondente previsto no acordo pelo INSA Lyon.

1.1      DOS OBJETIVOS DO ACORDO

O Acordo de Dupla-Diplomação, objeto deste Edital, tem os seguintes objetivos:

  1. Promover a mobilidade internacional dos estudantes de Bacharelado em Engenharia da UTFPR, possibilitando o contato com outras culturas e a ampliação das possibilidades de formação profissional e humana;
  2. Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos dos Bacharelados em Engenharia;
  3. Contribuir para intercâmbios de docentes entre as duas instituições possibilitando o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa;
  4. Estimular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino de graduação na UTFPR.
  1. DAS NORMAS GERAIS

    1. Antes do ingresso no INSA, o estudante selecionado devia ter concluido todas as disciplinas do primeiro semestre do seu curso no momento da partida, assim como, em paralelo, cursos específicos de nivelamento em matemática e de formação em língua francesa.
    2. O estudante ingressou no INSA no primeiro semestre acadêmico do primeiro ciclo, frequentando dois semestres de formação na modalidade internacional Amerinsa. Durante este período, eles foram considerados como estudantes de intercâmbio.
    3. Em seguida, o aluno retornou à UTFPR para frequentar os semestres 3, 4, 5 e 6 previstos na sua formação na UTFPR. O aluno só poderá retornar ao INSA após ter concluído com sucesso todas as disciplinas previstas para sua formação nesses semestres. As disciplinas optativas de formação profissional e disciplinas da área de ciências sociais, humanas e cidadania cursadas na UTFPR serão validadas pelos créditos cursados durante sua formação no INSA.
    4. Durante esse período, e antes de retornar ao Insa, o estudante deverá validar suas atividades complementares conforme previsto no projeto pedagógico do curso a que esteja vinculado (esporte, pesquisa, voluntariado...). As atividades a serem validadas podem ser desenvolvidas tanto no Brasil quanto na França, durante o período em que o aluno está sob esse acordo de dupla diplomação.
    5. Na sequência, os estudantes retornarão ao INSA para cursar quatro semestres de especialidade. Nesse período também deverá ser feito um estágio industrial em convenção com o INSA e UTFPR, a fim de satisfazer uma das exigências do diploma de engenheiro na França e no Brasil.
    6. O último semestre será dedicado a realização de um Projeto final de curso em uma empresa, respeitando os requisitos da instituição francesa. O Estágio Curricular Obrigatório e o TCC da UTFPR são equivalentes ao Projeto final de curso na França.
    7. O candidato selecionado para o programa de Dupla-Diplomação deverá cumprir um Plano de Estudos a ser desenvolvido durante o período em que se encontrar em mobilidade internacional na instituição parceira.
    8. O Plano de Estudos para esta etapa será elaborado pela coordenação, ou por um professor por ela designado, do Curso de Engenharia a qual o aluno esteja vinculado na UTFPR, em conformidade com as regras estabelecidas no acordo de Dupla-Diplomação.
    9. Ao final dos estudos no INSA Lyon e retorno à UTFPR, o aluno que tiver aprovação e validação da conclusão do mínimo de créditos e do Projeto de final de curso estabelecidos no acordo receberá o Diploma de Engenheiro pelo INSA e será expedido o Diploma de Engenheiro pela UTFPR.
    10. Este acordo não prevê qualquer compromisso financeiro específico. Os estudantes de intercâmbio serão responsáveis por custos de transporte, alojamento e seguros (saúde, responsabilidade civil, etc), assim como expedição de visto, e outros documentos e providências necessárias.
    11. Os períodos de estágios industriais se desenvolverão conforme os regulamentos acadêmicos, as normas legais aplicáveis e regulamentação da França, inclusive as que se aplicam ao Direito do Trabalho.
    12. Os alunos, enquanto vinculados à UTFPR, deverão, durante suas etapas de formação no INSA Lyon, pagar unicamente as taxas específicas do programa AMERINSA.
    13. Os estudantes selecionados devem buscar informações, antes de sua partida, no INSA e verificar com as administrações responsáveis (embaixadas, consulados) todos os procedimentos e providências jurídicas necessários a tomar (vistos, condições de residência, etc).
    14. O afastamento para mobilidade somente se efetivará após a UTFPR receber da instituição receptora comunicado formal do aceite do estudante.
    15.  Para fins da mobilidade, o(a) estudante deverá solicitar Afastamento para Estudos no Exterior e terá sua vaga assegurada no curso de origem da UTFPR, sendo este período de afastamento obrigatoriamente computado no cálculo do prazo máximo disponível para a conclusão do curso de origem.
  2. DAS VAGAS

As vagas para esse programa de dupla diplomação estão descritas nas Tabelas 1 para cada uma das formações de engenharia presentes no acordo firmado. Serão selecionados alunos para início de seus estudos no segundo semestre de 2022.

Tabela 1 – Cursos participantes desse edital – Insa Lyon

 

INSA LYON

Correspondente UTFPR

Vagas

1

Biosciences

Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (campus DV, PG, TD)

12*

2

Génie Civil et Urbanisme

Engenharia Civil (campus AP, CM, CT, GP, PB, TD)

3

Génie Electrique

Engenharia de Controle e Automação (CP, CT), Engenharia Elétrica (campus AP, CP, CT, MD, PB, PG) e Engenharia Eletrônica (campus CM, CP, CT, TD)

4

Génie Industriel

Engenharia de Produção (campus LD, MD, PG)

5

Génie Mécanique

Engenharia Mecânica (campus CP, CT, GP, LD, PB, PG) e Engenharia Mecatrônica (campus CT)

6

Informatique

Engenharia da Computação (campus AP, CP, CT, PB, TD)

7

Science et Génie des Matériaux

Engenharia de Materiais (campus LD)

8

Télécommunications Services et Usage

Engenharia Elétrica (campus AP, CP, CT, MD, PB, PG)

* limitada por especialidades: 4 vagas no máximo para civil/mecânica e 3 para as demais (dependendo da demanda, será feita a distribuição de acordo com esses limites).

CAMPUS UTFPR:

AP - Apucarana

CM - Campo Mourão

CP - Cornélio Procópio

CT – Curitiba

DV - Dois Vizinhos

FB - Francisco Beltrão

GP – Guarapuava

LD – Londrina

MD - Medianeira

PB – Pato Branco

PG – Ponta Grossa

TD - Toledo

  1. CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA PARTICIPAÇÃO

Poderão candidatar-se à seleção, os alunos dos cursos de Bacharelado em Engenharia da UTFPR, constantes nas Tabelas 1 e que atendam às seguintes condições:

  1. Estar matriculado em um dos cursos de Engenharia da UTFPR listados nas Tabelas 1 no momento da inscrição;
  2. Estar cursando, na UTFPR, o quinto, sexto ou sétimo período de seu curso no momento da inscrição para a segunda etapa;
  3. Comprovar conhecimento do idioma francês equivalente, no mínimo, nível B2, conforme o QECR/ECF (Quadro europeu comum de referência / European Common Framework of Reference for Languages), por meio diploma internacional (DELF ou DALF) ou de Declaração emitida pelo Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (CALEM) da UTFPR, explicitando o nível de proficiência do estudante por professor devidamente habilitado (a ser entregue até 01 de março de 2022). Não serão aceitos protocolos de inscrição no exame;
  4. Ter boas condições de saúde física, mental e social para o bom desenvolvimento do intercâmbio;
  5. Ter cursado um ano no Insa Lyon entre 2019 e 2020;
  6. Não possuir mais que três reprovações em qualquer curso superior (que esteja cursando ou tenha cursado anteriormente).

Os(as) estudantes que atenderem as condições mínimas para participação neste processo de seleção serão pré-selecionados para a entrevista com o comitê de aceite de estudantes do INSA Lyon a ser realizada entre outubro e novembro de 2021.

  1. INSCRIÇÕES:

  1. Período: de 24/09/2021 a 08/10/2021, por meio do link Formulário de Inscrição;
  2. Não serão aceitas inscrições fora de prazo ou incompletas;
  3. Documentação exigida no ato da inscrição:
    1. Nota obtida no ENEM (nota obtida para ingresso na UTFPR);
    2. Histórico escolar (HE) atualizado (2021-1);
    3. Declaração de matrícula (DM) atualizado (2021-2);
    4. Comprovante de que foi para o Insa Lyon na primeira etapa no ano de 2019 (Carta de Aceite do INSA Lyon);
    5. Notas obtidas no FIMI (Insa Lyon);
    6. Carta de motivação - La lettre de motivation (em francês);
    7. Currículo Vitae - Le CV (em francês);
    8. Declaração de intenção de obter o nível B2 de francês, preenchida e assinada pelo candidato (em francês). Este documento implica que os candidatos deverão possuir declaração prestada pelo professor do Campus de Curitiba da UTFPR do Departamento de Letras (que integra a comissão de seleção) ou diploma DELF B2 da Alliance Française, a ser obtido até 01 de março de 2022. A ausência deste documento implica que a UTFPR e o INSA Lyon não darão o seu aval para a continuação do programa de DD;
    9. Passaporte com validade mínima de 07/2024.
  4. A documentação listada no item 5.3 deve ser carregada no formato pdf (gerar um arquivo para cada item, com o título do arquivo especificando o conteúdo – Não utilizar acentos - Ex: NomeDoCandidato_HE.pdf), no momento da inscrição no formulário do link fornecido no item 5.1;
  5. Em caso de múltiplas inscrições do mesmo candidato, será considerada somente a realizada por último dentro do prazo de inscrições.
  6. CRITÉRIO DE SELEÇÃO

    1. Os(as) estudantes que atenderem as condições mínimas para participação neste processo de seleção e apresentarem a documentação completa descrita no item 5.3 deste edital serão classificados para a etapa de entrevistas com o comitê de aceite do INSA Lyon.
    2. A comissão de seleção será designada pelo Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional da UTFPR, e composta de no mínimo três professores da UTFPR.
    3. A classificação final dos candidatos da UTFPR, será feita pela PROGRAD, através de uma lista única em ordem alfabética, com todos os alunos classificados dos campi envolvidos.
  7. DO DESEMPATE

Como se trata de uma seleção para etapa de entrevistas junto ao INSA Lyon, todos os candidatos que apresentarem a documentação completa exigida e cumprirem com os requisitos mínimos deste edital serão classificados para a entrevista com o comitê de seleção do INSA Lyon.

  1. DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS E INTERPOSIÇÃO DE RECURSO:

    1. A divulgação da lista preliminar de classificados, em ordem alfabética, será publicada em http://portal.utfpr.edu.br/editais até o dia 13/10/2021.
    2. Interposição de recurso: deve ser solicitado oficialmente, por meio do endereço eletrônico dd-fr@utfpr.edu.br, até as 23h59 do dia 18/10/2021.
    3. As respostas aos recursos serão dadas até o dia 19/10/2021 via correio eletrônico enviado diretamente ao interessado.
    4. A divulgação da lista final de classificados será publicada em http://portal.utfpr.edu.br/editais até o dia 19/10/2021.
  1. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

    1.  A classificação do(a) candidato(a) no processo interno o(a) torna apto(a) a ter sua documentação submetida à Instituição parceira. Porém, a aceitação da mobilidade, fica a critério da universidade de destino.
    2. As informações apresentadas pelo(a) candidato(a), neste processo de seleção, será de sua inteira responsabilidade, inclusive quanto à atualização dos mesmos para efeitos de comunicação.
    3.  O(a) candidato(a), ao se inscrever para o programa declara conhecer o Programa e aceitar o constante desta Chamada de Seleção.
    4. O candidato selecionado será convocado para entrevista com o comitê de seleção do INSA Lyon.
    5. Os casos omissos nesta Chamada de Seleção serão deliberados pela Comissão de Seleção.
    6. Este edital, possíveis adendos ou novos editais de alterações no edital original, assim como seus resultados de seleção, interposição, classificação final serão publicados no site da UTFPR (http://portal.utfpr.edu.br/editais).
    7. Para dirimir questões do edital não solucionadas administrativamente pela UTFPR, fica como competente o foro da Justiça Federal.

__________________________________________________________________________

MAIS INFORMAÇÕES:

Coordenação de duplo-diploma na UTFPR com as instituições francesas: dd-fr@utfpr.edu.br

__________________________________________________________________________

 

Curitiba, 27 de setembro de 2021.

 

Assinatura eletrônica:

 Jean-Marc Stéphane Lafay

Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional

 



logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JEAN MARC STEPHANE LAFAY, PRO-REITOR(A), em (at) 27/09/2021, às 11:21, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2271492 e o código CRC (and the CRC code) 47DE129C.




Referência: Processo nº 23064.042709/2021-76

SEI nº 2271492