Boletim de Serviço Eletrônico em 28/09/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA

PROGRAMA POS-GRAD. COMPUTAÇÃO APLICADA

 

RETIFICAÇÃO EM 28.09.2021 - alteração DATA-LIMITE ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO

EDITAL nº 01/2021

UTFPR- Campus Curitiba

Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada

Edital de Seleção - Curso de Mestrado

Turma 2022

 

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba, através de seu Diretor-Geral, torna público o Edital de Seleção para ingresso no curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) em 2022.

 

1. Etapas do Processo Seletivo

 

O presente processo de seleção compreende as seguintes etapas:

 

  1. Inscrição e envio de documentos;

  2. Defesa de Propostas Individuais de Pesquisa (DPIP) dos candidatos;

  3. Matrícula dos candidatos selecionados.

 

2. Número de vagas

 

Este processo de seleção visa ao preenchimento de até 25 vagas como Alunos Regulares e de até 25 vagas como Alunos Especiais. As vagas de Alunos Regulares e Especiais, respectivamente, são distribuídas por Linha da seguinte maneira:

Engenharia de Software – até 4 vagas

Visão Computacional e Reconhecimento de Padrões em Imagens – até 3 vagas

Redes e Sistemas Distribuídos – até 4 vagas

Sistemas Embarcados e Robótica – até 5 vagas

Sistemas de Informação – até 5 vagas

Sistemas Inteligentes e Lógica – até 4 vagas

 

Será disponibilizado um adicional de 20% de vagas (6 vagas, uma para cada Linha) para servidores de Instituições Públicas de Ensino Superior, segundo Regulamento da PROPPG/UTFPR aprovado pelo COPPG em 21/06/2012, não isentando o candidato servidor da aprovação no processo seletivo definido neste edital.

 

3. Inscrição

 

Os documentos necessários para a inscrição são:

 

  1. Ficha de inscrição online preenchida. Nessa ficha, o candidato deve indicar a linha de pesquisa pretendida dentre as linhas existentes no programa, a saber: Engenharia de Software, Visão Computacional e Reconhecimento de Padrões em Imagens, Redes e Sistemas Distribuídos, Sistemas Embarcados e Robótica, Sistemas de Informação e Sistemas Inteligentes e Lógica. O endereço desta ficha será publicado no site do PPGCA.

  2. Proposta Individual de Pesquisa em formato livre. Recomenda-se uma redação clara, objetiva e com referências bibliográficas atuais.

  3. Cópia do diploma ou certificado de graduação em curso reconhecido pelo MEC; na falta deste, declaração da coordenação do curso de graduação confirmando a data de conclusão do curso.

  4. Cópia do histórico escolar da graduação;

  5. Cópia do curriculum vitæ preenchido na plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br) devidamente documentado (cópia de publicações, comprovantes de realização de iniciação científica e outros). As páginas do currículo deverão estar numeradas.

  6. Este item é opcional. Anexar o resultado do Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação (POSCOMP) de 2018 ou posterior, caso o tenha realizado. Anexar seu resultado obtido a partir do site do POSCOMP. Na impossibilidade de obter este resultado obtido, anexar ofício informando o número de inscrição e a indicação do ano de realização POSCOMP a ser considerado.

 

Documentos emitidos no exterior devem ser válidos em território nacional conforme a legislação vigente e estar acompanhados de sua tradução.

Os documentos dos itens (b) a (f) acima, digitalizados em formato PDF (Portable Document Format), deverão ser enviados através de formulário específico, seguindo as orientações em cada campo do formulário, em link indicado no site do PPGCA (http://ppgca.ct.utfpr.edu.br/) conforme calendário indicado no item 7 deste edital. Os candidatos aprovados deverão apresentar os documentos originais ou cópias autenticadas apenas no momento da matrícula, sob pena de desclassificação. No caso de falta de documentação nas inscrições, o candidato será eliminado do processo de seleção, e comunicado por e-mail.

 

Inscrições enviadas fora do prazo ou com documentação incompleta serão desconsideradas.

 

4. Defesa de Proposta Individual de Pesquisa (DPIP)

Os candidatos cujas inscrições forem homologadas serão convocados para a DPIP com os membros da Linha de Pesquisa indicada.

A seleção do candidato para o PPGCA depende da sua aprovação na DPIP. Essa etapa tem por objetivo a avaliação do candidato, de suas potencialidades, pretensões, motivações, interesse e conhecimento da linha de pesquisa e disponibilidade. A DPIP será efetuada por uma banca constituída por no mínimo 2 (dois) professores. O não comparecimento do candidato à DPIP na data, locus (local virtual e/ou físico marcado) e horário definidos e publicados em edital e no site do PPGCA, implicará na sua eliminação do processo de seleção.

 

Os candidatos serão avaliados de acordo os critérios estabelecidos na tabela abaixo, sendo que a NOTA MÍNIMA para APROVAÇÃO na DPIP é 5,0(cinco):

Critérios de avaliação para a DPIP                                                                                            Peso
Demonstração de conhecimentos na área pretendida                                                                        3,0
Defesa da fundamentação da Proposta de Pesquisa Individual                                                         3,0
Demonstração de capacidade de trabalho e  implementação de pesquisas científicas aplicadas      2,0
Interesse, postura e trajetória profissional e científica                                                                      1,0
Compreensão de inglês, no caso de a linha ofertar disciplinas nesse idioma                                   1,0


Em caso de empate terá preferência para efeito de desempate o candidato que, pela ordem:

1º)obtiver a maior nota na Defesa da fundamentação da Proposta de Pesquisa Individual;

2º) obtiver a maior nota na Demonstração de conhecimentos na área pretendida;

3º) tiver atingido o melhor percentil com a nota do POSCOMP considerando o ano em que o candidato a realizou;

4º) for o mais idoso.

 

O Programa de pós-graduação se reserva o direito de indicar novo tema de pesquisa para o candidato selecionado. Dessa forma, o candidato poderá ser arguido sobre o interesse e conhecimento em áreas de concentração do programa de pós-graduação.

 

5. Resultado final

Uma lista com os candidatos selecionados será publicada em edital e no site do PPGCA, junto com informações sobre o procedimento de matrícula. Segundo os resultados obtidos e as vagas de orientação disponíveis, candidatos podem ser selecionados para uma linha de pesquisa distinta da indicada no ato de inscrição para o processo seletivo.

 

6. Matrícula

O período de matrícula será definido conforme o calendário da UTFPR e divulgado com o resultado deste edital. No caso de desistência de candidatos selecionados, poderá ser divulgada uma lista de segunda chamada, a critério da coordenação do programa. Os candidatos de segunda chamada serão convocados por meio do endereço de e-mail informado no ato da inscrição, tendo um prazo de 48 horas para manifestar seu interesse e efetuar sua matrícula.

No momento da matrícula, o candidato deve apresentar a comprovação de conclusão da graduação respeitando um dos seguintes requisitos:

a) Para graduação no Brasil, o candidato poderá apresentar comprovante de diploma em trâmite, sendo-lhe concedidos 12 meses para a apresentação do diploma. O não cumprimento da apresentação do diploma acarretará a perda de vaga pelo candidato.

b) Para graduação no exterior, o candidato deve apresentar o diploma com visto do Consulado Brasileiro sediado no país onde o diploma foi expedido. Sem prejuízo de outros acordos multinacionais que possam existir, para os diplomas emitidos na França não é exigida tal formalidade. Para os diplomas emitidos na Argentina, exige-se a legalização junto ao Ministério de Educación e Ministério de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto da Argentina. Quando o idioma do Diploma de graduação emitido no exterior não for português, inglês ou espanhol, é necessário entregar a tradução juramentada do diploma de graduação.

 

Todos os documentos necessários para a Matrícula devem ser enviados digitalizados em formato PDF à Coordenação do PPGCA, por e-mail conforme indicado no item 8 deste edital. Obrigatoriamente, como parte da documentação digitalizada, deve ser incluída uma Declaração de Responsabilidade assinada pelo Candidato atestando tanto a veracidade dos documentos em observância aos artigos 297-299 do Código Penal Brasileiro, quanto o fato de estar ciente de que a não observância implica o cancelamento da Matrícula e a nulidade de todo o seu processo, sem prejuízo de outras ações previstas legalmente.

 

Em data posterior, na medida do possibilitado pelos desdobramentos provocados pela Pandemia da Covid-19, será feita a conferência com os originais e, constatada eventual fraude, o aluno terá a Matrícula cancelada e todo o seu processo automaticamente anulado, sendo desligado do PPGCA sem prejuízo de outras ações previstas legalmente.

 

7. Cronograma

 

8. Informações adicionais

 

  1. Ao se inscrever no presente processo seletivo, o candidato declara estar ciente e concordar com as condições estabelecidas neste Edital.

  2. Será admitido recurso administrativo, devidamente fundamentado, indicando, com precisão, os pontos a serem examinados, mediante requerimento formal dirigido à Coordenação do PPGCA por e-mail (ppgca-ct@utfpr.edu.br), no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, contadas da publicação do resultado de cada etapa. Não será aceito recurso via postal física ou via facsímile.

  3. Para a solução de eventuais litígios, elege-se o foro da Justiça Federal, Seção Judiciária do Paraná, Subseção de Curitiba.

  4. O site oficial do Programa está disponível em http://ppgca.ct.utfpr.edu.br/. Dúvidas que não estejam respondidas no site podem ser enviadas para: ppgca-ct@utfpr.edu.br.

  5. O presente edital será publicado no site oficial do PPGCA, acima indicado.

  6. Candidatos que necessitem de condições especiais para a realização do processo seletivo deverão solicitá-las, por meio de um contato direto com a Coordenação do PPGCA, por e-mail (ppgca-ct@utfpr.edu.br), antes da data do término das inscrições. A realização das etapas previstas no processo de seleção por parte desses candidatos, em condições especiais, fica condicionada à realização desse pedido formal, para que as medidas necessárias possam ser tomadas.

  7. Casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do PPGCA e pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Curitiba da UTFPR.

 

Curitiba, 17 de junho de 2021.

 

Professora Doutora Rossana Aparecida Finau

Direção Geral do Campus Curitiba

Universidade Tecnológica Federal do Paraná


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GUSTAVO ALBERTO GIMENEZ LUGO, PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, em (at) 28/09/2021, às 14:29, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ADOLFO GUSTAVO SERRA SECA NETO, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 28/09/2021, às 14:30, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2283602 e o código CRC (and the CRC code) 8BFE881C.



 


Referência: Processo nº 23064.026142/2021-91 SEI nº 2283602