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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA PROGRAMA POS-GRAD. COMPUTAÇÃO APLICADA |
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RETIFICAÇÃO EM 28.09.2021 - alteração DATA-LIMITE ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO
EDITAL nº 01/2021
UTFPR- Campus Curitiba
Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada
Edital de Seleção - Curso de Mestrado
Turma 2022
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba, através de seu Diretor-Geral, torna público o Edital de Seleção para ingresso no curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) em 2022.
1. Etapas do Processo Seletivo
O presente processo de seleção compreende as seguintes etapas:
Inscrição e envio de documentos;
Defesa de Propostas Individuais de Pesquisa (DPIP) dos candidatos;
Matrícula dos candidatos selecionados.
2. Número de vagas
Este processo de seleção visa ao preenchimento de até 25 vagas como Alunos Regulares e de até 25 vagas como Alunos Especiais. As vagas de Alunos Regulares e Especiais, respectivamente, são distribuídas por Linha da seguinte maneira:
Engenharia de Software – até 4 vagas
Visão Computacional e Reconhecimento de Padrões em Imagens – até 3 vagas
Redes e Sistemas Distribuídos – até 4 vagas
Sistemas Embarcados e Robótica – até 5 vagas
Sistemas de Informação – até 5 vagas
Sistemas Inteligentes e Lógica – até 4 vagas
Será disponibilizado um adicional de 20% de vagas (6 vagas, uma para cada Linha) para servidores de Instituições Públicas de Ensino Superior, segundo Regulamento da PROPPG/UTFPR aprovado pelo COPPG em 21/06/2012, não isentando o candidato servidor da aprovação no processo seletivo definido neste edital.
3. Inscrição
Os documentos necessários para a inscrição são:
Ficha de inscrição online preenchida. Nessa ficha, o candidato deve indicar a linha de pesquisa pretendida dentre as linhas existentes no programa, a saber: Engenharia de Software, Visão Computacional e Reconhecimento de Padrões em Imagens, Redes e Sistemas Distribuídos, Sistemas Embarcados e Robótica, Sistemas de Informação e Sistemas Inteligentes e Lógica. O endereço desta ficha será publicado no site do PPGCA.
Proposta Individual de Pesquisa em formato livre. Recomenda-se uma redação clara, objetiva e com referências bibliográficas atuais.
Cópia do diploma ou certificado de graduação em curso reconhecido pelo MEC; na falta deste, declaração da coordenação do curso de graduação confirmando a data de conclusão do curso.
Cópia do histórico escolar da graduação;
Cópia do curriculum vitæ preenchido na plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br) devidamente documentado (cópia de publicações, comprovantes de realização de iniciação científica e outros). As páginas do currículo deverão estar numeradas.
Este item é opcional. Anexar o resultado do Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação (POSCOMP) de 2018 ou posterior, caso o tenha realizado. Anexar seu resultado obtido a partir do site do POSCOMP. Na impossibilidade de obter este resultado obtido, anexar ofício informando o número de inscrição e a indicação do ano de realização POSCOMP a ser considerado.
Documentos emitidos no exterior devem ser válidos em território nacional conforme a legislação vigente e estar acompanhados de sua tradução.
Os documentos dos itens (b) a (f) acima, digitalizados em formato PDF (Portable Document Format), deverão ser enviados através de formulário específico, seguindo as orientações em cada campo do formulário, em link indicado no site do PPGCA (http://ppgca.ct.utfpr.edu.br/) conforme calendário indicado no item 7 deste edital. Os candidatos aprovados deverão apresentar os documentos originais ou cópias autenticadas apenas no momento da matrícula, sob pena de desclassificação. No caso de falta de documentação nas inscrições, o candidato será eliminado do processo de seleção, e comunicado por e-mail.
Inscrições enviadas fora do prazo ou com documentação incompleta serão desconsideradas.
4. Defesa de Proposta Individual de Pesquisa (DPIP)
Os candidatos cujas inscrições forem homologadas serão convocados para a DPIP com os membros da Linha de Pesquisa indicada.
A seleção do candidato para o PPGCA depende da sua aprovação na DPIP. Essa etapa tem por objetivo a avaliação do candidato, de suas potencialidades, pretensões, motivações, interesse e conhecimento da linha de pesquisa e disponibilidade. A DPIP será efetuada por uma banca constituída por no mínimo 2 (dois) professores. O não comparecimento do candidato à DPIP na data, locus (local virtual e/ou físico marcado) e horário definidos e publicados em edital e no site do PPGCA, implicará na sua eliminação do processo de seleção.
Os candidatos serão avaliados de acordo os critérios estabelecidos na tabela abaixo, sendo que a NOTA MÍNIMA para APROVAÇÃO na DPIP é 5,0(cinco):
Critérios de avaliação para a DPIP Peso
Demonstração de conhecimentos na área pretendida 3,0
Defesa da fundamentação da Proposta de Pesquisa Individual 3,0
Demonstração de capacidade de trabalho e implementação de pesquisas científicas aplicadas 2,0
Interesse, postura e trajetória profissional e científica 1,0
Compreensão de inglês, no caso de a linha ofertar disciplinas nesse idioma 1,0
Em caso de empate terá preferência para efeito de desempate o candidato que, pela ordem:
1º)obtiver a maior nota na Defesa da fundamentação da Proposta de Pesquisa Individual;
2º) obtiver a maior nota na Demonstração de conhecimentos na área pretendida;
3º) tiver atingido o melhor percentil com a nota do POSCOMP considerando o ano em que o candidato a realizou;
4º) for o mais idoso.
O Programa de pós-graduação se reserva o direito de indicar novo tema de pesquisa para o candidato selecionado. Dessa forma, o candidato poderá ser arguido sobre o interesse e conhecimento em áreas de concentração do programa de pós-graduação.
5. Resultado final
Uma lista com os candidatos selecionados será publicada em edital e no site do PPGCA, junto com informações sobre o procedimento de matrícula. Segundo os resultados obtidos e as vagas de orientação disponíveis, candidatos podem ser selecionados para uma linha de pesquisa distinta da indicada no ato de inscrição para o processo seletivo.
6. Matrícula
O período de matrícula será definido conforme o calendário da UTFPR e divulgado com o resultado deste edital. No caso de desistência de candidatos selecionados, poderá ser divulgada uma lista de segunda chamada, a critério da coordenação do programa. Os candidatos de segunda chamada serão convocados por meio do endereço de e-mail informado no ato da inscrição, tendo um prazo de 48 horas para manifestar seu interesse e efetuar sua matrícula.
No momento da matrícula, o candidato deve apresentar a comprovação de conclusão da graduação respeitando um dos seguintes requisitos:
a) Para graduação no Brasil, o candidato poderá apresentar comprovante de diploma em trâmite, sendo-lhe concedidos 12 meses para a apresentação do diploma. O não cumprimento da apresentação do diploma acarretará a perda de vaga pelo candidato.
b) Para graduação no exterior, o candidato deve apresentar o diploma com visto do Consulado Brasileiro sediado no país onde o diploma foi expedido. Sem prejuízo de outros acordos multinacionais que possam existir, para os diplomas emitidos na França não é exigida tal formalidade. Para os diplomas emitidos na Argentina, exige-se a legalização junto ao Ministério de Educación e Ministério de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto da Argentina. Quando o idioma do Diploma de graduação emitido no exterior não for português, inglês ou espanhol, é necessário entregar a tradução juramentada do diploma de graduação.
Todos os documentos necessários para a Matrícula devem ser enviados digitalizados em formato PDF à Coordenação do PPGCA, por e-mail conforme indicado no item 8 deste edital. Obrigatoriamente, como parte da documentação digitalizada, deve ser incluída uma Declaração de Responsabilidade assinada pelo Candidato atestando tanto a veracidade dos documentos em observância aos artigos 297-299 do Código Penal Brasileiro, quanto o fato de estar ciente de que a não observância implica o cancelamento da Matrícula e a nulidade de todo o seu processo, sem prejuízo de outras ações previstas legalmente.
Em data posterior, na medida do possibilitado pelos desdobramentos provocados pela Pandemia da Covid-19, será feita a conferência com os originais e, constatada eventual fraude, o aluno terá a Matrícula cancelada e todo o seu processo automaticamente anulado, sendo desligado do PPGCA sem prejuízo de outras ações previstas legalmente.
7. Cronograma
01/09/2021: início das inscrições e do envio da documentação.
04/10/2021: data-limite de envio da documentação.
07/10/2021: divulgação das inscrições homologadas.
08/10/2021: prazo para apresentação de recursos das inscrições indeferidas.
15/10/2021: divulgação dos resultados dos julgamentos de eventuais recursos.
19/10/2021: divulgação dos candidatos selecionados para a DPIP.
28/10/2021: divulgação do cronograma de DPIP.
03 a 12/11/2021: Defesa de Proposta Individual de Pesquisa (DPIP).
25/11/2021: divulgação da lista de candidatos aprovados.
26/11/2021: prazo para apresentação de recursos quanto à lista de candidatos aprovados.
02/12/2021: divulgação dos resultados dos julgamentos dos recursos.
07/12/2021: homologação dos resultados.
8. Informações adicionais
Ao se inscrever no presente processo seletivo, o candidato declara estar ciente e concordar com as condições estabelecidas neste Edital.
Será admitido recurso administrativo, devidamente fundamentado, indicando, com precisão, os pontos a serem examinados, mediante requerimento formal dirigido à Coordenação do PPGCA por e-mail (ppgca-ct@utfpr.edu.br), no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, contadas da publicação do resultado de cada etapa. Não será aceito recurso via postal física ou via facsímile.
Para a solução de eventuais litígios, elege-se o foro da Justiça Federal, Seção Judiciária do Paraná, Subseção de Curitiba.
O site oficial do Programa está disponível em http://ppgca.ct.utfpr.edu.br/. Dúvidas que não estejam respondidas no site podem ser enviadas para: ppgca-ct@utfpr.edu.br.
O presente edital será publicado no site oficial do PPGCA, acima indicado.
Candidatos que necessitem de condições especiais para a realização do processo seletivo deverão solicitá-las, por meio de um contato direto com a Coordenação do PPGCA, por e-mail (ppgca-ct@utfpr.edu.br), antes da data do término das inscrições. A realização das etapas previstas no processo de seleção por parte desses candidatos, em condições especiais, fica condicionada à realização desse pedido formal, para que as medidas necessárias possam ser tomadas.
Casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do PPGCA e pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Curitiba da UTFPR.
Curitiba, 17 de junho de 2021.
Professora Doutora Rossana Aparecida Finau
Direção Geral do Campus Curitiba
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GUSTAVO ALBERTO GIMENEZ LUGO, PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, em (at) 28/09/2021, às 14:29, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ADOLFO GUSTAVO SERRA SECA NETO, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 28/09/2021, às 14:30, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
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Referência: Processo nº 23064.026142/2021-91 | SEI nº 2283602 |