Boletim de Serviço Eletrônico em 25/10/2021
DOU de 25/10/2021, seção 3, página 92

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO PÚBLICO

EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO Nº 002/2021-PS-DV

De ordem do Magnífico Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), consoante Decreto nº 7.485, de 18 de maio de 2011, publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 19 de maio de 2011, Portaria Interministerial nº 253, de 26/07/2011, publicada no DOU de 27 subsequente, c/c Portaria MEC nº 1.034, de 27/07/2011, publicada no DOU de 28 subsequente, torno público a abertura de inscrições para o Processo Seletivo para Professor Substituto para o preenchimento de 03 (TRÊS) vaga(s) para a carreira de Professor do Magistério Federal, nos termos do presente Edital de Abertura e do Edital de Condições Gerais Nº 001/2019, publicado no DOU de 06 de novembro de 2019 e disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1262866&id_orgao_publicacao=0.

 

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Processo Seletivo será regido por este edital e pelo Edital de Condições Gerais 001/2019, disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1262866&id_orgao_publicacao=0.

1.1.1 Para fins deste edital considera-se:

a) O endereço eletrônico de concursos públicos e processos seletivos: http://portal.utfpr.edu.br/editais/concursos 

b) O campus para o qual a vaga se destina: Dois Vizinhos.

c) O endereço da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos do campus Dois Vizinhos, Bloco K2, Estrada para Boa Esperança, Km 04, Comunidade São Cristóvão, na cidade de Dois Vizinhos.

d) O e-mail de contato: cogerh-dv@utfpr.edu.br

1.2 O período de contrato será conforme a área e a especificação do Anexo I, sendo admitida sua prorrogação, no interesse da Administração e nas hipóteses legais vigentes, desde que o prazo do contrato não exceda 02 (dois) anos, conforme dispõe a Lei 8.745/1993.

1.3 O valor da taxa de inscrição, a remuneração e os requisitos estão disponíveis no Anexo I.

1.4 O programa está disponível no Anexo II.

1.5 Ao efetuar a inscrição, o candidato declara que leu e está de acordo com todos os termos deste Edital de Abertura e do Edital de Condições Gerais, disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1262866&id_orgao_publicacao=0.

 

2. DA INSCRIÇÃO

2.1 A inscrição deverá ser realizada das: 08h do dia 22/10/2021 às 23h do dia 10/11/2021.

2.2 Último dia para pagamento da Guia de Recolhimento da União: 11/11/2021.

2.3 Período para solicitar isenção: 22/10/2021 a 27/10/2021.

2.4 Resultado da Isenção: 03/11/2021 até às 17h.

2.5 Prazo para recurso contra o indeferimento do pedido de Isenção: das 17h do dia 03/11/2021 às 17h do dia 05/11/2021.

2.6 Resposta ao recurso da isenção: 10/11/2021.

 

3. DO ENSALAMENTO

3.1 O ensalamento da Prova Escrita será divulgado no dia 17/11/2021 até às 17h.

 

4. DA BANCA EXAMINADORA

4.1 Publicação, na página do concurso, da portaria de composição da banca examinadora: 17/11/2021 até às 17h.

4.2 Prazo de recurso para impugnação de membro da banca examinadora: das 17h do dia 17/11/2021 às 17h do dia 19/12/2021.

 

5. DAS PROVAS

5.1 O Processo Seletivo será constituído de Prova Escrita e Prova de Desempenho de Ensino.

5.2 da Prova Escrita (PE):

5.2.1 Tipo: Dissertativa com sorteio de ponto.

5.2.2 Sorteio do ponto: 05/12/2021 às 8h.

5.2.3 Data de realização da Prova Escrita: 05/12/2021 às 9h.

5.2.4 Duração: 03h00min.

5.2.5 O acesso ao local de realização da Prova Escrita será fechado com 15 (quinze) minutos de antecedência ao início da prova.

5.3 da Prova de Desempenho de Ensino (PDE)

5.3.1 Sorteio do ponto: 18/12/2021 às 08h30min.

5.3.2 Data de realização da Prova de Desempenho de Ensino: 19/12/2021 às 08h30min

 

6. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

6.1 Resultado da PE: 07/12/2021 até às 17 h.

6.2 Prazo para Recurso contra a PE: das 17h do dia 07/12/2021 às 17h do dia 09/12/2021.

6.3 Resultado do Recurso contra a PE: 15/12/2021 até às 17h.

6.4 Resultado Final Preliminar: 20/12/2021 até às 17h.

6.5 Prazo para Recurso contra o Resultado Final Preliminar: das 17h do dia 20/12/2021 às 17h do dia 22/02/2022.

6.6 Resultado do Recurso contra o Resultado Final: 03/01/2022 até às 17h.

6.7 Resultado final homologado em DOU: 06/01/2022

 

  

ANEXO I AO EDITAL Nº 002/2021-PS-DV - ABERTURA

 

Área/Subárea:

VG

PDE

CH

Turno

Requisito(1)

Tempo mínimo de contrato

Ciência da Computação/Engenharia de Software

01

06

20

T/N

Graduação na área de Ciência da Computação, com especialização na área de Ciência da Computação

4 meses

Física/Física

01

06

40

M/T

Graduação na área de Física ou Engenharia, com especialização na área de Física ou Engenharia

3 meses

Multidisciplinar/Ensino

01

06

40

T/N

Graduação em Ciências Biológicas, com especialização na área Multidisciplinar/Ensino

4 meses

LEGENDA:

(1) Referência utilizada: Tabela de Áreas do Conhecimento da CAPES, disponível em https://goo.gl/YoT6v7.

(2) Quando não especificada, a Pós-Graduação mínima deve ser em nível de especialização.

VG: nº total de vagas

PDE: nº de candidatos convocados para a Prova de Desempenho de Ensino

CH: Carga horária

Turno: M: Manhã - T: Tarde N: Noite

 

 

REMUNERAÇÃO (20 Horas)

Titulação

Vencimento Básico

Retribuição por Titulação

Total

Especialização

2.236,32

223,63

2.459,95

Mestrado

2.236,32

559,08

2.795,40

Doutorado

2.236,32

1.285,89

3.522,21

TAXA DE INSCRIÇÃO R$ 61,00

 

REMUNERAÇÃO (40 Horas)

Titulação

Vencimento Básico

Retribuição por Titulação

Total

Especialização

3.130,85

469,63

3.600,48

Mestrado

3.130,85

1.174,07

4.304,92

Doutorado

3.130,85

2.700,36

5.831,21

TAXA DE INSCRIÇÃO R$ 90,00

 

 

ANEXO II AO EDITAL Nº 002/2021-PS-DV - ABERTURA

 

ÁREA/SUBÁREA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/ENGENHARIA DE SOFTWARE

PROGRAMA

1. Práticas ágeis: Estórias dos Usuários; Casos de Uso; Test Driven Development (TDD); Behaviour Driven Development (BDD); Kanban; e Modelagem Ágil.

2. Design Thinking:  Conceitos de Design Thinking e Design Centrado no Usuário; Fundamentos do Design Thinking: Empatia, Colaboração e Experimentação; Etapas do Design Thinking; e Ferramentas.

3. Lean Inception: Conceitos; Como facilitar uma Lean Inception; Atividades da Lean Inception; e Desenvolvimento um Produto Mínimo Viável (MVP).

4. Product Backlog Building (PBB): Scrum, conceitos de backlog e backlog do produto; Objetivos e benefícios do PBB; PBB Canvas para a construção do backlog do produto.

5. Requisitos de Software: Definições de requisitos de software; Tipos e níveis de requisitos; e Processo de engenharia de requisitos: elicitação, análise, especificação, validação, gerenciamento e controle de mudanças.

6. Modelagem Orientada a Objetos: Conceitos de Análise e Projeto; Paradigma Orientado a Objetos; Linguagem de Modelagem Unificada; Diagrama de Caso de Uso; e Diagrama de Classe.

7. Gestão de projetos de software: Fundamentos de gerenciamento de projetos como conceitos e ciclos de vida; Gestão estratégica; Escritório de projetos; Processo de gerenciamentos; PMBOK; e Áreas de conhecimento do PMBOK.


Observação:
O ponto sorteado para a Prova Escrita será retirado para o sorteio de ponto da Prova de Desempenho de Ensino.

 

REFERÊNCIAS

A relação a seguir contempla as referências consideradas elementares, o que não impede que outras sejam utilizadas.

SOMMERVILLE, Ian Engenharia de software. 9 ed. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2011. 568 p. ISBN: 9788579361081

PRESSMAN, R. S. Engenharia de Software - Uma abordagem Profissional. 8 ed. Porto Alegre, RS: Bookman/Amgh Editora, 2016. 968 p. ISBN: 9788580555332

PRIKLADNICKI, R.; WILLI, R.; MILANI, F. Métodos Ágeis Para Desenvolvimento de Software. 1 ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2014. 312 p. ISBN: 8582602073

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. 6. ed. Project Management Institute, 2018. 756 p. ISBN 9781628253924.

WAZLAWICK, R.S., Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos. 2 ed. Editora Elsevier, 2010.

BLAHA, M., Rumbaugh, J., Modelagem e Projeto Baseados em Objetos com UML 2. Editora Elsevier, 2006.

COCKBURN, A., Escrevendo Casos de Uso Eficazes: Um Guia Prático para Desenvolvedores de Software. Bookman, 2005.

AGUIAR, Fabio; CAROLI, Paulo. Product Backlog Building: Um guia prático para criação e refinamento de backlog para produtos de sucesso. 1. ed.  Editora Caroli, 2021. 

PROVINCIATTO, Mary. Sprint a Sprint: Erros e acertos na transformação cultural de um time ágil. 1. ed. Editora Caroli, 2020. 188 p.

CAROLI, Paulo. Lean Inception: Como Alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo. 1. ed.  Editora Caroli, 2019. 156 p.

BROWN, Tim. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Alta Books, 2020. 304 p.

LEWRICK, Michel. A jornada do design thinking. 1 ed. Alta Books, 2019. 352p.

 

ÁREA/SUBÁREA: FÍSICA/FÍSICA

PROGRAMA

1. Cinemática, leis de Newton e seus referenciais

2. Leis de conservação de energia e de conservação do momento

3. Oscilações

4. Leis da termodinâmica e suas aplicações

5. Óptica geométrica

6. Eletrostática

7. Eletromagnetismo e equações de Maxwell

8. Equilíbrio de corpos rígidos

Observação:
O ponto sorteado para a Prova Escrita será retirado para o sorteio de ponto da Prova de Desempenho de Ensino.

 

REFERÊNCIAS

A relação a seguir contempla as referências consideradas elementares, o que não impede que outras sejam utilizadas.

HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. v. 1, 2, 3 e 4.

KNIGHT, R. D. Física: Uma Abordagem Estratégica - Mecânica Newtoniana, Gravitação, Oscilações e Ondas. 2. ed. Bookman Companhia. 2009. v.1.

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física básica: mecânica. 4. ed. São Paulo: E. Blücher, 2000. v. 1, 2, 3 e 4.

SEARS, F. W. et al. Física. 12. ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2010. v. 1, 2, 3 e 4.

SERWAY, R. A.; JEWETT, J. W. Princípios de Física. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. v. 1, 2, 3 e 4.

TIPLER, P. A.; MOSCA, G. Física: para cientistas e engenheiros. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. v. 1 e 2.

 

ÁREA/SUBÁREA: MULTIDISCIPLINAR/ENSINO

PROGRAMA

1- Avaliação da aprendizagem escolar;

2- Estágio supervisionado e a prática docente de Ciências e Biologia;

3- Modalidades didáticas no ensino de Ciências e Biologia;

4- Currículo e o ensino de Ciências e Biologia;

5- Abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente no ensino de Ciências e Biologia;

6- A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade como eixo articulador no estágio em Ciências e Biologia;  

7- A experimentação no ensino de Ciências e Biologia;  

8- Necessidades formativas do professor de Ciências e Biologia;

9- Teorias do Currículo e os reflexos para o ensino de Ciências e Biologia;

10- Educação Ambiental e o ensino de Ciências e Biologia. 

Observação:
O ponto sorteado para a Prova Escrita será retirado para o sorteio de ponto da Prova de Desempenho de Ensino.

 

REFERÊNCIAS

A relação a seguir contempla as referências consideradas elementares, o que não impede que outras sejam utilizadas.

BASTOS, F; NARDI, R; DINIZ, R. E. S; CALDEIRA, A. M.A. Pesquisas em ensino de ciências: contribuições para a formação de professores. Escrituras, 2004.

BIZZO, N.M.V. Metodologia do Ensino de Biologia e Estágio Supervisionado. São Paulo: Abril Educação, 2012.

BIZZO, N. M. V. Pensamento Científico: a natureza da ciência no ensino fundamental. 1a. ed. São Paulo: Editora Melhoramentos Ltda, 2012.

BIZZO, N. V. Ciências: fácil ou difícil? Ática, 2011.

CAMPOS, M. C. C; NIGRO, R. G. Didática de ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. FTD, 2009.

CARVALHO, A.M.P. Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo : Cengage Learning, 2012.

DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2010.

DIAS, G. F. Atividades Interdisciplinares de Educação Ambiental. São Paulo: Gaia, 2006.

GIL-PEREZ, D; CARVALHO, A.M.P. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

GRUN, M. Ética e Educação Ambiental: a Conexão Necessária. Campinas: Papirus, 2002.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. EPU,1986.

KRASILCHIK, M. Prática do ensino de biologia. 3 ed. Campinas: Harbra, 2008.

MARANDINO, M. Ensino de biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: Eduff, 2005.

MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

PELICIONI, M. C. F. Educação ambiental em diferentes espaços. São Paulo: Signus, 2007.

PENTEADO, H. D. Meio ambiente e formação de professores. São Paulo: Cortez, 2003.

PHILIPPI JUNIOR, A.; PELICIONI, M. C. F. Educação Ambiental e Sustentabilidade. São Paulo: Manole, 2004.

PICONEZ, S.C.B. A prática de ensino e o estágio supervisionado. 2ed. São Paulo: Papirus, 2005.

REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental? São Paulo: Brasiliense, 2009.

SATO, M.; CARVALHO, I. Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005.

TEIXEIRA, P. M. M. Ensino de Ciências: Pesquisas e reflexões. Holos, 2006.

VORRABER, M. O currículo nos limiares do contemporâneo. DP&A, 2006.

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCELO KUSMA, PRESIDENTE DE COMISSÃO, em (at) 21/10/2021, às 10:55, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCOS FLAVIO DE OLIVEIRA SCHIEFLER FILHO, REITOR, em (at) 22/10/2021, às 13:45, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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