Boletim de Serviço Eletrônico em 25/11/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA

Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana - CT

 

EDITAL nº 003/2021

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL URBANA – PPGSAU

Edital de Seleção de Doutorado

 

A Diretora Geral do campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições, torna público o Edital do Processo de Seleção Continuada para ingresso no Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana (PPGSAU), conforme processo definido pelo Colegiado do Programa e disposto no seu Regimento Interno.

 

1) Número de vagas

Serão aceitos até 20 candidatos anualmente, sendo até 05 selecionados na categoria de alunos especiais, e os demais na categoria de alunos regulares, de acordo com a Lista de Classificação.

 

Parágrafo 1º: Será disponibilizado pelo Programa até 20% das vagas para Servidores Públicos de Instituições Públicas de Ensino Superior e Universidades Públicas Estaduais, segundo Resolução 079/12- COPPG.

 

Parágrafo 2º: O candidato servidor deverá se submeter igualmente a todas as regras do processo seletivo definidas neste Edital de Seleção.

 

2) Ingresso

O ingresso de candidatos no programa de doutoramento é realizado em regime contínuo, com encaminhamento dos documentos indicados na Etapa 1 até 30 dias antes do início de cada fase letiva e agendamento da defesa do Memorial, definido pela Comissão de Seleção. A matrícula será realizada após o cumprimento dos procedimentos para ingresso e sempre no início de uma das três fases letivas, conforme calendário previsto no site do programa.

 

Parágrafo Único: em atendimento ao Regulamento do Programa Art. 31 “O candidato não portador do título de mestre pode ser selecionado para o curso de doutorado de acordo com requisitos estabelecidos em resolução específica”.

 

3) Procedimentos para ingresso no Programa de Doutorado

A inscrição será feita online e em cinco etapas, iniciando pelo preenchimento da Ficha de Inscrição.

 

Observação:     O candidato deverá indicar na Ficha de Inscrição online a Linha de Pesquisa que pretende realizar os estudos.

 

Etapa 1 – Submissão da proposta de pesquisa – online – formato Portable Document Project – PDF

 

a) Elaborar uma proposta de pesquisa, segundo as NBRs 6023, 6028, 10520 e 14724, atualizadas, contemplando os seguintes requisitos mínimos, com no máximo 10 páginas, excetuando as Referências, o Apêndice e os Anexos:

 

Etapa 2 – Avaliação dos Projetos

a) É imprescindível que os projetos tenham aderência com um dos três projetos estruturantes do Programa disponibilizados no site a saber:

 

(i)   Sistemas informacionais para sustentabilidade urbana

(ii)  Capital natural urbano e sustentabilidade

(iii) Sistemas de infraestrutura urbana para sustentabilidade

 

b) Para a classificação dos projetos serão considerados os aspectos descritos na Tabela 1, a seguir:

 

                                Tabela 1 – Indicadores de Classificação dos Projetos

 

INDICADOR

PERCENTUAL CONSIDERADO

Qualidade da redação do projeto e clareza da proposta

20 %

Atualidade da revisão bibliográfica e coerência da apresentação do estado da arte

20 %

Originalidade e pertinência da proposta

20 %

Exequibilidade do projeto em relação ao cronograma de execução e dos recursos financeiros.

20 %

Potencial de geração de impacto e de produção científica/técnica da proposta.

20 %

 

 

Etapa 3 – Avaliação do Currículo dos Candidatos

a) Os currículos serão avaliados segundo os critérios do Anexo 1.

 

Etapa 4 – Análise e Defesa do Memorial

a) A Análise do Memorial considerará a descrição da trajetória pessoal, profissional e acadêmica do candidato, incluindo sua formação, a sua escolha profissional, a direção dada à sua carreira, as linhas de atuação escolhidas, suas realizações, seus objetivos, seus planos e motivações para o desenvolvimento profissional, situando o doutorado pretendido no seu planejamento de vida pessoal e profissional, conforme Tabela 2.

 

                                     Tabela 2 – Indicadores de Análise do Memorial

INDICADOR

PERCENTUAL CONSIDERADO

Coerência da trajetória profissional do candidato.

50 %

Coerência entre a trajetória do candidato e os objetivos, motivações e planos para o doutorado, aderente aos projetos estruturantes.

50 %

 

 

Etapa 5 – Seleção dos Candidatos

a) A Comissão de Seleção indicará os candidatos selecionados e seus potenciais orientadores à Coordenação. A lista com os nomes dos professores, potenciais orientadores, encontra-se no site do Programa.

b) O Programa expedirá e publicará no seu  site uma Lista Classificatória Geral com os nomes aceitos na primeira etapa.

c) Para a classificação dos candidatos serão considerados aspectos indicados na Tabela 3:

 

 

                              Tabela 3 – Indicadores para Classificação dos Candidatos

 

INDICADOR

PERCENTUAL CONSIDERADO

Produção científica do candidato na área do programa com preenchimento do Anexo 1

40 %

Os históricos escolares de graduação e pós-graduação

10 %

Projeto de Pesquisa

25 %

Análise e Defesa do Memorial do Candidato

25 %

 

d) A Comissão de Seleção fará a classificação dos candidatos.

 

Parágrafo único: a nota mínima para admissão no Programa corresponderá a 60 % dos critérios da Tabela 3 para alunos regulares e especiais.

 

Observação 1: Recursos serão aceitos até 24 horas após a divulgação da Lista Classificatória, segundo cronograma divulgado no site. O foro da Justiça Federal de Curitiba é o escolhido para solucionar as questões que não forem resolvidas administrativamente.

 

Observação 2: A definição da Orientação será feita na Matrícula considerando-se a aderência dos candidatos selecionados, e seus projetos, aos Projetos estruturantes, às Linhas e às pesquisas dos potenciais Orientadores.

 

Etapa 6 – Matrícula no Programa

O Candidato aceito na Etapa 1 deverá comparecer na Coordenação do PPGSAU e entregar a seguinte documentação quando da publicação do resultado da Etapa 4:

(*) não é necessária autenticação em cartório, caso seja apresentado o original para conferência.

 

4. Das informações adicionais

- As atividades e aulas estão previstas de segunda à sexta-feira, na Sede Ecoville do campus Curitiba da UTFPR.

- Informações adicionais estão no site do programa.

- A leitura do Regulamento Geral do PPGSAU  é obrigatória para os candidatos aceitos.

- Os candidatos ao se inscreverem aceitam as condições indicadas neste Edital.

- Este Edital entra em vigor na data de sua publicação no site do PPGSAU (http:// http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgsau/documentos).

 

Curitiba, 21 de outubro de 2021.

 

 

Profa. Dra. Rossana Aparecida Finau

Diretora Geral do campus Curitiba

 

Prof. Dr.  Júlio Cezar Rodrigues de Azevedo

Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do campus Curitiba  

 

Profa. Dra. Faimara do Rocio Strauhs

Coordenação do PPGSAU

 

 


 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 22/10/2021, às 10:34, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A), em (at) 22/10/2021, às 15:02, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) FAIMARA DO ROCIO STRAUHS, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 22/10/2021, às 19:10, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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ANEXO I

 

PLANILHA DE PONTUAÇÃO PARA CLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATOS DOUTORADO

 

Percentil Scopus

Pontuação por item

Pontuação Parâmetro

Solicitada

 

Preenchimento pelo candidato (a)

Validação

Comissão

 

 

Preenchimento pela comissão

≥ 87,5

100

 

 

≥ 75

87,5

 

 

≥ 62,5

75

 

 

≥ 50

62,5

 

 

≥ 37,5

50

 

 

≥ 25

37,5

 

 

≥ 12,5

25

 

 

≥ 0,01

12,5

 

 

Não constante do Scopus, mas presente no Qualis vigente da Área de Ciências Ambientais

Pontuação equivalente ao estrato Qualis vigente da Área de Ciências Ambientais

 

 

Não constante do Scopus e não constante no Qualis vigente da Área de Ciências Ambientais, a critério da Comissão de Seleção.

0 a 100

 

 

Livros segundo os critérios da Área de Ciências Ambientais

0 a 200

 

 

Capítulos de Livros segundo os critérios da Área de Ciências Ambientais

0 a 100

 

 

Artigos em eventos na área de Ciências Ambientais (limitados a 10 artigos)

0 a 25

 

 

Artigos em eventos em outras áreas (limitados a 10 artigos)

0 a 12,5

 

 

 

 

(         ) pontos

(         ) pontos

 

 

 

Observação 1:

A pontuação de periódicos não constantes do Scopus e não constantes do Qualis será atribuída mediante avaliação do periódico pela Comissão de Seleção, com base nos critérios da Área de Ciências Ambientais conforme a Planilha de Pontuação deste Anexo I.

 

Observação 2: 

A pontuação de livros, capítulos e eventos, será atribuída pela Comissão de Seleção, mediante avaliação dos documentos comprobatórios e com base nos critérios da Área de Ciências Ambientais conforme a Planilha de Pontuação deste Anexo I.

Observação 3:

Os documentos comprobatórios deverão estar anexados ao currículo Lattes, na seguinte forma:

a) Artigos em periódicos: Impressão da primeira página do artigo, com o nome do periódico, título do artigo e autores.

b) Livros e Capítulos de Livros: Capa e contracapa; Sumário; Apresentação/informações dos autores; Ficha bibliográfica; Duas páginas iniciais de cada capítulo (no caso de coletânea) ou duas páginas do capítulo inicial e do capítulo final (no caso de obra completa).

c) Artigos em eventos Internacionais, Nacionais: Impressão da primeira página do artigo, com o nome do evento, título do artigo e autores.


Referência: Processo nº 23064.057807/2019-93 SEI nº 2341915