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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana - CT |
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EDITAL nº 003/2021
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL URBANA – PPGSAU
Edital de Seleção de Doutorado
A Diretora Geral do campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições, torna público o Edital do Processo de Seleção Continuada para ingresso no Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana (PPGSAU), conforme processo definido pelo Colegiado do Programa e disposto no seu Regimento Interno.
1) Número de vagas
Serão aceitos até 20 candidatos anualmente, sendo até 05 selecionados na categoria de alunos especiais, e os demais na categoria de alunos regulares, de acordo com a Lista de Classificação.
Parágrafo 1º: Será disponibilizado pelo Programa até 20% das vagas para Servidores Públicos de Instituições Públicas de Ensino Superior e Universidades Públicas Estaduais, segundo Resolução 079/12- COPPG.
Parágrafo 2º: O candidato servidor deverá se submeter igualmente a todas as regras do processo seletivo definidas neste Edital de Seleção.
2) Ingresso
O ingresso de candidatos no programa de doutoramento é realizado em regime contínuo, com encaminhamento dos documentos indicados na Etapa 1 até 30 dias antes do início de cada fase letiva e agendamento da defesa do Memorial, definido pela Comissão de Seleção. A matrícula será realizada após o cumprimento dos procedimentos para ingresso e sempre no início de uma das três fases letivas, conforme calendário previsto no site do programa.
Parágrafo Único: em atendimento ao Regulamento do Programa Art. 31 “O candidato não portador do título de mestre pode ser selecionado para o curso de doutorado de acordo com requisitos estabelecidos em resolução específica”.
3) Procedimentos para ingresso no Programa de Doutorado
A inscrição será feita online e em cinco etapas, iniciando pelo preenchimento da Ficha de Inscrição.
A Ficha de Inscrição será preenchida online, posteriormente impressa e assinada, em caso de classificação.
Observação: O candidato deverá indicar na Ficha de Inscrição online a Linha de Pesquisa que pretende realizar os estudos.
Etapa 1 – Submissão da proposta de pesquisa – online – formato Portable Document Project – PDF
a) Elaborar uma proposta de pesquisa, segundo as NBRs 6023, 6028, 10520 e 14724, atualizadas, contemplando os seguintes requisitos mínimos, com no máximo 10 páginas, excetuando as Referências, o Apêndice e os Anexos:
Capa: cabeçalho, título, nome do candidato, projeto de aderência, Linha de Pesquisa; Potencial Orientador
Resumo
Introdução com Contextualização e Justificativa
Revisão da literatura e apresentação do estado da arte
Objetivos
Método
Resultados Esperados
Recursos financeiros necessários
Referências (listar somente as referências utilizadas no texto);
Apêndice: Memorial de no máximo 2 páginas com justificativa para entrada no PPGSAU e a correlação entre a expectativa quanto ao curso/programa e a vida profissional
Anexos
Histórico Escolar da graduação e do curso de maior nível
Anexo 1 deste Edital – Planilha de Pontuação com coluna devidamente preenchida
Currículo Lattes atualizado
Etapa 2 – Avaliação dos Projetos
a) É imprescindível que os projetos tenham aderência com um dos três projetos estruturantes do Programa disponibilizados no site a saber:
(i) Sistemas informacionais para sustentabilidade urbana
(ii) Capital natural urbano e sustentabilidade
(iii) Sistemas de infraestrutura urbana para sustentabilidade
b) Para a classificação dos projetos serão considerados os aspectos descritos na Tabela 1, a seguir:
Tabela 1 – Indicadores de Classificação dos Projetos
INDICADOR |
PERCENTUAL CONSIDERADO |
Qualidade da redação do projeto e clareza da proposta |
20 % |
Atualidade da revisão bibliográfica e coerência da apresentação do estado da arte |
20 % |
Originalidade e pertinência da proposta |
20 % |
Exequibilidade do projeto em relação ao cronograma de execução e dos recursos financeiros. |
20 % |
Potencial de geração de impacto e de produção científica/técnica da proposta. |
20 % |
Etapa 3 – Avaliação do Currículo dos Candidatos
a) Os currículos serão avaliados segundo os critérios do Anexo 1.
Etapa 4 – Análise e Defesa do Memorial
a) A Análise do Memorial considerará a descrição da trajetória pessoal, profissional e acadêmica do candidato, incluindo sua formação, a sua escolha profissional, a direção dada à sua carreira, as linhas de atuação escolhidas, suas realizações, seus objetivos, seus planos e motivações para o desenvolvimento profissional, situando o doutorado pretendido no seu planejamento de vida pessoal e profissional, conforme Tabela 2.
Tabela 2 – Indicadores de Análise do Memorial
INDICADOR |
PERCENTUAL CONSIDERADO |
Coerência da trajetória profissional do candidato. |
50 % |
Coerência entre a trajetória do candidato e os objetivos, motivações e planos para o doutorado, aderente aos projetos estruturantes. |
50 % |
Etapa 5 – Seleção dos Candidatos
a) A Comissão de Seleção indicará os candidatos selecionados e seus potenciais orientadores à Coordenação. A lista com os nomes dos professores, potenciais orientadores, encontra-se no site do Programa.
b) O Programa expedirá e publicará no seu site uma Lista Classificatória Geral com os nomes aceitos na primeira etapa.
c) Para a classificação dos candidatos serão considerados aspectos indicados na Tabela 3:
Tabela 3 – Indicadores para Classificação dos Candidatos
INDICADOR |
PERCENTUAL CONSIDERADO |
Produção científica do candidato na área do programa com preenchimento do Anexo 1 |
40 % |
Os históricos escolares de graduação e pós-graduação |
10 % |
Projeto de Pesquisa |
25 % |
Análise e Defesa do Memorial do Candidato |
25 % |
d) A Comissão de Seleção fará a classificação dos candidatos.
Parágrafo único: a nota mínima para admissão no Programa corresponderá a 60 % dos critérios da Tabela 3 para alunos regulares e especiais.
Observação 1: Recursos serão aceitos até 24 horas após a divulgação da Lista Classificatória, segundo cronograma divulgado no site. O foro da Justiça Federal de Curitiba é o escolhido para solucionar as questões que não forem resolvidas administrativamente.
Observação 2: A definição da Orientação será feita na Matrícula considerando-se a aderência dos candidatos selecionados, e seus projetos, aos Projetos estruturantes, às Linhas e às pesquisas dos potenciais Orientadores.
Etapa 6 – Matrícula no Programa
O Candidato aceito na Etapa 1 deverá comparecer na Coordenação do PPGSAU e entregar a seguinte documentação quando da publicação do resultado da Etapa 4:
Ficha de Inscrição preenchida, impressa e assinada.
Uma (1) via (fotocópia) do Diploma ou Certificado de Graduação (*)
Uma (1) via do Histórico Escolar da Graduação (*)
Uma (1) via (fotocópia) do Diploma de Mestrado, não obrigatório (*)
Possuir currículo cadastrado na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/), disponível online, sendo que não é exigida a entrega impressa.
Documentos pessoais: carteira de identidade civil, CPF, título de eleitor, certificado militar, certidão de nascimento ou casamento (*)
(*) não é necessária autenticação em cartório, caso seja apresentado o original para conferência.
4. Das informações adicionais
- As atividades e aulas estão previstas de segunda à sexta-feira, na Sede Ecoville do campus Curitiba da UTFPR.
- Informações adicionais estão no site do programa.
- A leitura do Regulamento Geral do PPGSAU é obrigatória para os candidatos aceitos.
- Os candidatos ao se inscreverem aceitam as condições indicadas neste Edital.
- Este Edital entra em vigor na data de sua publicação no site do PPGSAU (http:// http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgsau/documentos).
Curitiba, 21 de outubro de 2021.
Profa. Dra. Rossana Aparecida Finau
Diretora Geral do campus Curitiba
Prof. Dr. Júlio Cezar Rodrigues de Azevedo
Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do campus Curitiba
Profa. Dra. Faimara do Rocio Strauhs
Coordenação do PPGSAU
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 22/10/2021, às 10:34, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A), em (at) 22/10/2021, às 15:02, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) FAIMARA DO ROCIO STRAUHS, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 22/10/2021, às 19:10, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2341915 e o código CRC (and the CRC code) 8C238738. |
ANEXO I
PLANILHA DE PONTUAÇÃO PARA CLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATOS DOUTORADO
Percentil Scopus |
Pontuação por item |
Pontuação Parâmetro Solicitada
Preenchimento pelo candidato (a) |
Validação Comissão
Preenchimento pela comissão |
≥ 87,5 |
100 |
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≥ 75 |
87,5 |
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≥ 62,5 |
75 |
|
|
≥ 50 |
62,5 |
|
|
≥ 37,5 |
50 |
|
|
≥ 25 |
37,5 |
|
|
≥ 12,5 |
25 |
|
|
≥ 0,01 |
12,5 |
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Não constante do Scopus, mas presente no Qualis vigente da Área de Ciências Ambientais |
Pontuação equivalente ao estrato Qualis vigente da Área de Ciências Ambientais |
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Não constante do Scopus e não constante no Qualis vigente da Área de Ciências Ambientais, a critério da Comissão de Seleção. |
0 a 100 |
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Livros segundo os critérios da Área de Ciências Ambientais |
0 a 200 |
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Capítulos de Livros segundo os critérios da Área de Ciências Ambientais |
0 a 100 |
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Artigos em eventos na área de Ciências Ambientais (limitados a 10 artigos) |
0 a 25 |
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Artigos em eventos em outras áreas (limitados a 10 artigos) |
0 a 12,5 |
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( ) pontos |
( ) pontos |
Observação 1:
A pontuação de periódicos não constantes do Scopus e não constantes do Qualis será atribuída mediante avaliação do periódico pela Comissão de Seleção, com base nos critérios da Área de Ciências Ambientais conforme a Planilha de Pontuação deste Anexo I.
Observação 2:
A pontuação de livros, capítulos e eventos, será atribuída pela Comissão de Seleção, mediante avaliação dos documentos comprobatórios e com base nos critérios da Área de Ciências Ambientais conforme a Planilha de Pontuação deste Anexo I.
Observação 3:
Os documentos comprobatórios deverão estar anexados ao currículo Lattes, na seguinte forma:
a) Artigos em periódicos: Impressão da primeira página do artigo, com o nome do periódico, título do artigo e autores.
b) Livros e Capítulos de Livros: Capa e contracapa; Sumário; Apresentação/informações dos autores; Ficha bibliográfica; Duas páginas iniciais de cada capítulo (no caso de coletânea) ou duas páginas do capítulo inicial e do capítulo final (no caso de obra completa).
c) Artigos em eventos Internacionais, Nacionais: Impressão da primeira página do artigo, com o nome do evento, título do artigo e autores.
Referência: Processo nº 23064.057807/2019-93 | SEI nº 2341915 |