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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA PROG. POS-GRAD. PLAN. GOV. PUBLICA - CT |
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EDITAL Nº 06/2021– PPGPGP-CT PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO DOUTORADO PROFISSIONAL
EM PLANEJAMENTO E GOVERNANÇA PÚBLICA – TURMA 2022
Ordem /Evento |
Data/Período |
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1 |
Inscrição dos(as) candidatos(as) (site PGP) |
26 de outubro a 15 de novembro de 2021. |
2 |
Prazo para solicitação de isenção de taxa de inscrição. |
26 de outubro a 08 de novembro de 2021. |
3 |
Divulgação das solicitações de isenção de taxa de inscrição deferidas e indeferidas. |
09 de novembro de 2021. |
4 |
Divulgação das inscrições homologadas e do ensalamento da prova escrita, no site do PGP. |
Até 19 de novembro de 2021. |
5 |
Realização da prova escrita (1ª etapa). |
23 de novembro de 2021. |
6 |
Divulgação do padrão de respostas. |
Até dia 24 de novembro de 2021. |
7 |
Divulgação das notas da prova |
Até 29 de novembro de 2021. |
8 |
Prazo para interposição de recurso à nota atribuída |
30 de novembro de 2021 até 17:00 horas. |
9 |
Publicação da análise dos recursos. |
Até 01 de dezembro de 2021. |
10 |
Divulgação dos resultados da primeira etapa – somente os(as) 20 primeiros(as) classificados(as) para cada linha de pesquisa e publicação do cronograma de defesa da proposta do projeto de pesquisa (2ª fase da 2ª etapa). Divulgação no site do PGP. |
Até dia 02 de dezembro de 2021. |
11 |
Período para entrega de documentos para avaliação dos(as) candidatos(as) classificados(as) para a 2ª etapa do processo. |
Até dia 05 de dezembro 2021. |
12 |
Período para análise de currículo e defesa da proposta do projeto de pesquisa. Conforme cronograma divulgado no site do PGP. |
08 a 14 de dezembro de 2021. |
13 |
Divulgação, no site do PGP, dos resultados da 2ª etapa (1ª. fase - Análise de Currículo e 2ª. fase - Defesa da Proposta do Projeto de Pesquisa). |
15 de dezembro de 2021. |
14 |
Prazo para interposição de recurso aos resultados da 2ª etapa |
16 de dezembro de 2021 até 17:00 horas. |
15 |
Publicação do resultado da análise dos recursos da 2ª etapa, no site do PGP. |
Até 17 de dezembro de 2021. |
16 |
Divulgação do resultado final dos aprovados e classificados para matrícula em primeira chamada no site do PGP. |
Até 17 de dezembro de 2021. |
17 |
Matrícula em primeira chamada. |
07 a 11 de fevereiro 2022 |
18 |
Convocação e Matrícula em 2ª chamada, no site do PGP. |
Condicionada as matrículas em primeira chamada |
19 |
Previsão de início das aulas. |
Março 2022 |
Acessar o link: http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp
Gestão: 15246
Nome da unidade: Câmpus Curitiba
Código de recolhimento: 288322 – Serviços Educacionais
i. Formulário preenchido com justificativa do pedido de isenção da taxa de inscrição no processo seletivo, conforme modelo disponível na página eletrônica do Programa (www.pgp.ct.utfpr.edu.br).
ii. Comprovantes de rendimento familiar conforme definição do inciso I do art. 4º do Decreto Federal N.º 6.135, de 26/06/2017.
iii. Para fins de comprovação de rendimento familiar, serão aceitos os seguintes documentos: (a) Declaração de Imposto de Renda da pessoa candidata e/ ou de seu responsável, referente ao último ano-base declarado; (b) contracheque(s), declaração de salário, pensão, aposentadoria da pessoa candidata, se houver; (c) Outros documentos comprobatórios que a pessoa candidata julgue necessários.
a. Currículo vitae e/ou Lattes detalhado em português, espanhol ou inglês, contendo as seguintes informações: produção acadêmica, dados pessoais e atuação profissional, incluindo o atual vínculo empregatício no país de origem ou residência, se for o caso, necessariamente documentado conforme item “3.3.d”.
b. Diploma de Mestrado, de acordo com a exigência do item “3.3.c”.
c. Histórico escolar do Mestrado ou documento equivalente emitido pela instituição responsável com a relação completa de disciplinas e notas.
d. Passaporte, com visto que permita estudo no Brasil para candidato estrangeiro.
e. Duas cartas de recomendação em português, espanhol ou inglês de professores, pesquisadores ou pessoas de reconhecida competência na área de estudos do candidato.
f. Demais documentos exigidos no processo de seleção, especificamente os das letras “f” e “g” do item 3.3.
1ª Etapa: composta de prova escrita dissertativa valendo 100 pontos, com peso 30% (trinta por cento) no processo de avaliação, de caráter classificatório e eliminatório para os casos em que não houver o atingimento da nota mínima de 60 (sessenta) pontos ou classificação em posições acima dos 15 primeiros classificados para cada linha de pesquisa.
2ª Etapa: classificatória e eliminatória, composta de duas fases: (1ª fase) análise do currículo vitae (com peso 30% no processo de avaliação) e (2ª fase) análise e defesa do projeto de pesquisa (eliminatória, com peso 40% no processo de avaliação).
Etapa Única: análise do projeto de pesquisa, com peso de 60% (sessenta por cento) e; do curriculum vitae, com peso de 40% (quarenta por cento).
4. A correção das provas será realizada pela Comissão Permanente do Processo Seletivo do programa, especificamente por pares de professores do programa e, havendo diferença de nota acima de 30 pontos entre os avaliadores, a prova será corrigida por um terceiro, sendo, neste caso, a nota final composta pela média das três correções.
5. As respostas das questões devem estar alinhadas ao tema (texto) e para a correção serão considerados os seguintes três critérios: i) Profundidade no desenvolvimento da resposta; ii) Lógica argumentativa; iii) Aspectos gerais do texto (clareza, coerência, coesão, ortografia e gramática)
6. Havendo empate nesta etapa do processo, será priorizado o candidato de mais idade.
Bibliografia geral:
Perelles, Priscila et al. A participação do Poder Legislativo no planejamento público municipal: análise das propostas de emendas parlamentares às leis orçamentárias de Curitiba. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais [online]. 2020, v. 22 [Acessado 22 Outubro 2021] , e202036. Disponível em: <https://doi.org/10.22296/2317-1529.rbeur.202036pt https://doi.org/10.22296/2317-1529.rbeur.202036en>. Epub 26 Fev 2021. ISSN 2317-1529. https://doi.org/10.22296/2317-1529.rbeur.202036pt.
Bibliografia específica de linha - Governança Pública e Desenvolvimento:
PALUDO, Augustinho Vicente. Governança aplicada ao setor público como instrumento de planejamento e desenvolvimento: proposta de modelo para implementação. 2020. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governança Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24219. Acesso em 29/09/2021.
Bibliografia específica de linha – Planejamento e Políticas Públicas:
PIERI, B.; TEASDALE, S. (2021), "Radical futures? Exploring the policy relevance of social innovation ". Social Enterprise Journal, Vol. 17 No. 1, pp. 94-110. https://doi.org/10.1108/SEJ-11-2020-0111;
a. Diploma/certificado de Doutorado, Mestrado e Especialização, fornecidos por instituição pública ou privada e válidos nos termos da legislação vigente. Para pontuação das titulações será considerada a escala individual de pontuação abaixo (até 5 pontos):
a- Mestrado Profissional na Área de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Regional (Capes) – 4 pontos
v. Artigos Científicos completos publicados, em anais de Congressos ou seminários nacionais – 1 ponto por publicação.
7. Somente serão pontuadas as comprovações registradas no currículo Lattes para brasileiros e/ou vitae para estrangeiros, devidamente comprovados.
(http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/pgp/sobre)
RF = Resultado final.
NP = Pontuação obtida na Prova Escrita.
AC = Pontuação obtida na Análise de Currículo.
DPP = Pontuação obtida na Análise e Defesa do Projeto de Pesquisa.
RF = Resultado final.
AC = Pontuação obtida na Análise de Currículo.
PP = Pontuação obtida na Análise do Projeto de Pesquisa.
III. Cópia juramentada do histórico escolar.
Curitiba, 22 de outubro de 2021.
Profa. Dra. Rossana Aparecida Finau
Diretora do Campus Curitiba
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROGERIO ALLON DUENHAS, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 25/10/2021, às 09:53, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) HILDA ALBERTON DE CARVALHO, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 25/10/2021, às 09:55, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A), em (at) 25/10/2021, às 11:22, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 25/10/2021, às 11:28, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2347781 e o código CRC (and the CRC code) F81563F9. |
Candidato |
Nome: _______________________________________________________________ |
GRUPO A – Diploma/certificado de Doutorado, Mestrado e/ou Especialização, fornecidos por instituição pública ou privada e validos nos termos da legislação vigente. Para pontuação das titulações será considerada a escala individual de pontuação abaixo: (até 10 pontos).
Título |
Pontos Registrados Candidato |
Registros das comissões de avaliação |
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Pontos Registrados |
Observações |
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I. Diploma de Doutorado – 10 pontos |
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II. Diploma de Mestrado – a- Mestrado Profissional na Área de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Regional (Capes) – 8 pontos b- Mestrado Acadêmico na Área de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Regional (Capes) – 7pontos c. Mestrado Profissional ou Acadêmico em outra área da Capes – 5 pontos |
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I. Certificado de Especialização – 2 pontos |
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TOTAL GRUPO A (Máximo 10 pontos) |
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GRUPO B – Comprovação de exercício profissional, exceto estágios, não sendo aceita fração de ano no cômputo final (total) dos pontos registrados no grupo B. Também não é aceita a dupla contagem por concomitância de vínculos (até 15 pontos).
Instituições/anos |
Pontos Registrados Candidato |
Registros das comissões de avaliação |
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Pontos registrados |
Observações |
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Instituição |
Anos |
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I. |
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II. |
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III. |
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IV. |
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V. |
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TOTAL GRUPO B (Máximo 15 pontos) |
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GRUPO C – Atuação como Bolsista de iniciação Científica (PIBIC), Programa de Educação Tutorial (PET), de Mestrado ou extensão nos últimos 5 anos, com aprovação e financiamento por instituição de ensino ou pesquisa, ou órgão oficial ou privado de fomento (até 10 pontos, sendo 2 pontos por ano ou fração superior a 7 meses de atuação).
Instituições/Entidade/anos |
Pontos Registrados Candidato |
Registros das comissões de avaliação |
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Pontos registrados |
Observações |
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Ano/fração superior a 7 meses |
Instituição / Ór- gão |
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I. 2019 |
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II. 2018 |
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III. 2017 |
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IV. 2016 |
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V. 2015 |
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TOTAL GRUPO C (Máximo 10 pontos) |
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GRUPO D – Publicação ou organização de livros, capítulos de livros, artigos científicos publicados em periódicos indexados no Sistema Qualis (Capes/CNPq) de Classificação de Periódicos e/ou em Anais de congressos ou Seminários nacionais ou internacionais, que revelem valor científico e originalidade, comprovados por fotocópias ou exemplares, observada a escala individual de pontuação abaixo (até 20 pontos).
Publicação/organização |
Pontos Registrados Candidato |
Registros das comissões de avaliação |
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Pontos registrados |
Observações |
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I. Livro Publicado ou organizado – 4 pontos por livro |
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II. Capítulos de livro publicado – 2pontos por capítulo |
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III. Artigos Científicos publicados em Periódicos com, no mínimo, QualisB3 -4 pontos por publicação |
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IV. Artigos Científicos publicados em outros periódicos não abrangidos no item iii acima, ou em anais de Congressos ou seminários internacionais – 2 pontos por publicação |
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V. Artigos Científicos publicados em anais de Congressos ou seminários nacionais – 1 ponto por publicação |
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TOTAL GRUPO D (Máximo 20 pontos) |
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GRUPO E – Produção técnica (até 30 pontos).
Produção |
Pontos Registrados Candidato |
Registros das comissões de avaliação |
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Pontos registrados |
Observações |
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I. Produto com patente registrada – 5 pontos por patente |
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II. Produto com patente requerida – 2 pontos por patente |
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III. Apresentação de trabalho - 0,5 ponto por apresentação. |
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IV. Tradução - 0,5 ponto por tradução. |
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V. Curso de curta duração - 0,5 ponto, por curso. |
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VI. Organização de eventos - 0,5 ponto por evento. |
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VII. Programa de rádio e/ou tv - 0,5 ponto, por programa. |
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VIII. Desenvolvimento de aplicativo 0,5 ponto, por aplicativo. |
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IX. Desenvolvimento de produto - 0,5 ponto, por produto. |
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X. Desenvolvimento de processo 0,5 ponto, por processo |
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XI. Carta e Mapas - 0,5 ponto, por mapa ou carta. |
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XII. Maquete - 0,5 ponto, por maquete. |
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TOTAL GRUPO E (Máximo 30 pontos) |
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Cada produção anotada na ficha de avaliação terá a respectiva quantidade atribuída ao tipo de produção técnica descrita no quadro anterior. Desta forma, é importante ter a clareza do que deve ser incluído em cada item:
GRUPO F – Orientação de trabalhos de conclusão de curso (até 10 pontos).
Produção |
Pontos Registrados Candidato |
Registros das comissões de avaliação |
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Pontos registrados |
Observações |
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I. Orientação de Trabalhos de conclusão de Mestrado – 3 pontos por orientação. |
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II. Orientação de Trabalhos de conclusão de Curso de Especialização - 1 ponto, por orientação. |
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III. Orientação de Trabalhos de conclusão de curso de Graduação – 1 ponto por orientação. |
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IV. Orientação de Trabalhos de orientação de iniciação científica ou extensão – 1 ponto por orientação. |
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TOTAL GRUPO F (Máximo 10 pontos) |
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GRUPO G –Proficiência em língua estrangeira comprovada por meio de certificados, sendo (5 pontos):
Proficiência/Instituição |
Pontos Registrados Candidato |
Registros das comissões de avaliação |
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Pontos registrados |
Observações |
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Proficiência /Língua |
Instituição |
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I. Idioma In- glês – 3 pontos |
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II. Demais idiomas – 1 ponto por idioma |
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TOTAL GRUPO G (Máximo 5 pontos) |
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Referência: Processo nº 23064.043419/2021-40 | SEI nº 2347781 |