Boletim de Serviço Eletrônico em 28/10/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PONTA GROSSA

PROGR. POS-GRAD. ENS. CIENCIA TECNOL - MESTRADO

 

Retificação 01 - 19 de outubro de 2021

Retificação 02 - 28 de outubro de 2021 

 

EDITAL Nº 26/2021 – DIRPPG-PG

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – MESTRADO PROFISSIONAL

 

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa (PPGECT-PG), torna público o período de inscrições para a seleção de alunos para o Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia, turma 2022. Em atendimento às normas de segurança a COVID-19, todo o processo será realizado on-line, em modo remoto.

 

1. PÚBLICO A QUE SE DESTINA

1.1 Professores com curso superior em exercício na educação básica ou em disciplinas básicas das graduações, e professores de disciplinas técnicas e/ou tecnológicas, ou profissionais que desenvolvam trabalhos nas sublinhas de pesquisa deste programa.

1.2 Estudantes de Graduação em conclusão de curso.

1.3 De acordo com a Resolução nº. 079/12-COPPG de 26 de junho de 2012 da UTFPR, serão disponibilizadas a servidores de Instituições de Ensino Superior Públicas, aos quais a UTFPR tenha convênios específicos para fins de qualificação de pessoal, um adicional de até 20% das vagas ofertadas. Conforme o § 2º da referida Resolução, o servidor deverá manifestar interesse nas vagas adicionais no momento da confirmação da inscrição, inserindo cópia em arquivo PDF de documento comprobatório do convênio, juntamente com a declaração do estabelecimento de ensino ao qual o professor está vinculado (alínea “g” do subitem 2.1.2).


1.4 A seleção dos mestrandos será realizada pelo Colegiado, o qual selecionará até 26 (vinte e seis) candidatos como alunos regulares (regularmente matriculados no programa) e até 14 (quatorze) candidatos como alunos especiais (alunos admitidos no programa em condições excepcionais única e exclusivamente para cursar disciplinas optativas).

 

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1 As inscrições seguirão as etapas abaixo:

2.1.1 Inscrições “on-line” (1ª Etapa):

As inscrições deverão ser realizadas no período de 13 de outubro 2021 a 05 de novembro de 2021, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico abaixo:
https://sistemas2.utfpr.edu.br/dpls/sistema/acad06/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=6&p_curscodnr=35&p_cursoanonr=2022

2.1.2 Confirmação das inscrições “online” (2ª Etapa):

Devem ser realizadas no período de 13 de outubro 2021 a 05 de novembro de 2021, mediante a submissão ‘online’ em arquivos PDF da documentação constante nas alíneas a, b, c, d, e, f, g, deste subitem, através do seguinte endereço eletrônico: http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato, clicando em “SUBMISSÃO DE DOCUMENTOS”.

a) Ficha de inscrição preenchida “on-line”, conforme o subitem 2.1.1, impressa e assinada.
Obs.: para que a inscrição seja efetivada, a ficha de inscrição deverá ser finalizada e logo em seguida impressa, pois o candidato poderá não recuperá-la posteriormente;

b) Diploma, certificado ou Declaração de Conclusão do Curso de Graduação, conforme subitem 1.1;

b.1) Portadores de títulos de graduação plena obtidos no exterior deverão apresentar, o diploma devidamente reconhecido pelo Ministério de Educação do país de origem, anexando cópia do referido diploma devidamente traduzido para o português.

b.2) Declaração de matrícula no último período de Graduação

c) Cópia do histórico escolar do(s) curso(s) mencionado(s) no subitem 1.1;1.2

d) Currículo Lattes somente com os comprovantes das publicações descritas no item 3.2.2,da seguinte forma:

• publicação em periódicos: Impressão da primeira página, com nome do periódico, evento e autores;

• publicação em anais de eventos: certificado ou declaração do evento;

• livros: cópia da capa do livro, da ficha catalográfica, do sumário e, quando for capítulo, da primeira página do capítulo;

• ministrante em minicursos, cursos, oficinas, palestras, organização e/ou participação de eventos técnico-científicos: certificado ou declaração;

• Material didático ou instrucional: certificado; link de divulgação; declaração de autoria.

e) Cópia de documento de identificação oficial, em que conste o órgão emissor da identidade civil;

f) Projeto de pesquisa elaborado conforme o modelo disponível no endereço eletrônico:
http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/documentos/formularios-do-mestrado
Sendo obrigatório o preenchimento da sublinha de pesquisa, consultar no link abaixo:
http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/sobre.

g) Declaração assinada pelo representante legal do estabelecimento de ensino ao qual o professor está vinculado, quando for o caso, atestando as disciplinas ministradas pelo candidato, o nível de ensino e o respectivo tempo de atuação em cada uma delas.

• A lista preliminar das inscrições homologadas será publicada no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais, no dia 08 de novembro de 2021 após às 17 horas.

Os recursos relacionados à homologação das inscrições serão aceitos até o dia 09 de novembro de 2021 e deverão ser enviados exclusivamente via Internet, em formato PDF, no site http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato, clicando em “SUBMISSÃO DE DOCUMENTOS”.

• O Formulário para fins de recurso encontra-se disponível no link:
http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/documentos/formularios-do-mestrado

• A divulgação da lista final das inscrições homologadas será publicada no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais, no dia 10 de novembro de 2021 após às 17horas.


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES REFERENTES À SUBMISSÃO DOS DOCUMENTOS:

Na página de submissão de documentos para inscrição antes de submeter à documentação o candidato deverá certificar-se de que todos os arquivos foram inseridos corretamente;

Os documentos inseridos devem estar legíveis;

Após realizar a submissão dos documentos o candidato deverá imprimir ou salvar em arquivo o comprovante;

A inobservância dos itens acima especificados implicará na eliminação do candidato do processo de seleção.


3. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

3.1. Para classificação dos candidatos serão considerados:

a) Projeto de pesquisa;

b) Currículo Lattes.

3.2 A seleção dos candidatos será realizada em 2 (duas) etapas, sendo a classificação final feita pela média ponderada da pontuação, obtida em cada uma das etapas, conforme explicitado abaixo:

3.2.1 A primeira etapa do processo seletivo constará da avaliação do projeto de pesquisa, com um total máximo de 100 pontos, 70 pontos distribuídos nos itens a; b; c; d e 30 pontos item e; conforme o quadro a seguir:

 

Item

Pontuação máxima

a) Pertinência do projeto com a sublinha de pesquisa

20

b) Consistência do referencial teórico

20

c) Coerência entre título, problema de pesquisa e objetivos

15

d) Adequação dos procedimentos metodológicos

15

e) Defesa do projeto de pesquisa

30

 

Observações.

A descrição das linhas e sublinhas de pesquisa estão descritas no Anexo I.

O candidato que obtiver pontuação menor que 40 pontos na soma dos itens a; b; c; d estará desclassificado do processo seletivo.

 

3.2.2 A segunda etapa constará da análise do Currículo Lattes do candidato, com um total máximo de 100 pontos, a saber:

 

Item

 

Pontuação

unitária

Pontuação

máxima

a) Publicação em periódicos Qualis A na área de ensino ou educação

10

20

b) Publicação em periódicos Qualis B na área de ensino ou educação

5

15

c) Publicação em periódicos Qualis C na área de ensino ou educação

2

10

d) Publicação em anais de eventos na área de ensino ou educação

2

10

e) Capítulo de livro na área de ensino ou educação

3

9

f) Organização de livro na área de ensino ou educação

4

8

g) Publicação de livro na área de ensino ou educação

5

10

h) Participação como ministrante em minicursos, cursos, oficinas e Palestras na área de ensino ou educação

3

 

6

 

i) Organização de eventos técnico-científicos/Participação em eventos técnico-científicos na área de Ensino ou Educação

2

 

6

 

j) Desenvolvimento de material didático ou instrucional

2

6

 

Observação: Somente serão consideradas as publicações e atividades constantes no quadro acima, referente ao período de 2016 a 2021. Os comprovantes não precisam ser autenticados.

 

3.3 A classificação final será feita por sublinhas de pesquisa em que o candidato se inscreveu, e obedecerá a seguinte equação de classificação:

PONTUAÇÃO OBTIDA = [(Pontuação do Projeto de pesquisa x 4) + (Pontuação do Currículo x 2)] / 6.

3.4 Critérios de desempate.

3.4.1 Maior pontuação em periódicos e se persistir o empate será selecionado o candidato mais idoso.

 

4. RESULTADO

4.1 A lista preliminar dos candidatos selecionados para a apresentação e defesa, em modo remoto, do projeto de pesquisa, será divulgada no dia 23 de novembro de 2021, após às 17 horas, no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais.

 

4.2 Os recursos referentes a esta fase serão aceitos até o dia 25 de novembro de 2021 e deverão ser enviados exclusivamente via Internet, em formato PDF, no site: http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato, clicando em “SUBMISSÃO DE DOCUMENTOS”. O formulário para fins de recurso encontra-se disponível no link:
http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/documentos/formularios-do-mestrado

 

4.3 Após a análise dos recursos, será publicado o cronograma para as defesas de projetos, via modo remoto / online, no dia 26 de novembro de 2021, após às 17 horas, no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais

 

4.4 A defesa do projeto de pesquisa, via on-line, acontecerá no período de 29 de novembro 2021 a 3 de dezembro de 2021, em data, horário e links por sublinha de pesquisa, determinados na relação de alunos selecionados para a defesa do projeto de pesquisa;

 

4.5 Lista preliminar dos candidatos selecionados será publicado no endereço eletrônico/página do programa: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais, no dia 8 de dezembro de 2021, após às 17horas.

Os recursos referentes a esta fase serão aceitos até o dia 10 de dezembro de 2021 e deverão ser enviados exclusivamente via Internet, em formato PDF.

O formulário para fins de recurso encontra-se disponível em:
http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto- sensu/ppgect/documentos/formularios-do-mestrado

 

4.6 Após a análise dos recursos, será publicado o resultado final no dia 15 de dezembro de 2021, após às 17 horas, no endereço eletrônico abaixo:
http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais.

 

5. MATRÍCULA

5.1 As datas de matrícula serão divulgadas juntamente com o resultado final, especificado no item 4.6.

5.2 Para matrícula deverá ser entregue uma cópia dos seguintes documentos:


a) Cópia do documento oficial de identificação (RG, Carteira Nacional de Habilitação ou passaporte, se estrangeiro);

b) Cópia do CPF ou página da Receita Federal, caso o número do CPF não conste no documento citado na alínea anterior. O CPF não é necessário para estrangeiro, entretanto, caso seja classificado, o candidato deverá apresentar, no ato da matrícula, passaporte válido para período do curso de mestrado e visto para exercer atividade acadêmica no Brasil;

c) Prova de estar em dia com o Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;

d) Diploma de Graduação

d.1) Para graduação obtida no Brasil, o candidato poderá apresentar comprovante de diploma em trâmite, sendo-lhe concedido 12 meses para a apresentação do diploma.

d.2) Para graduação obtida no exterior, o candidato deve apresentar o diploma com visto do Consulado Brasileiro, sediado no país onde o diploma foi expedido. Sem prejuízo de outros acordos multinacionais que possam existir;

d.3) para os diplomas emitidos na França não é exigido tal formalidade e para os diplomas emitidos na Argentina exige-se a legalização junto ao Ministério de Educación e Ministério de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto da Argentina, anexando cópia do referido diploma com tradução juramentada realizada no Brasil.

d.4) Certidão ou Declaração de colação de grau para candidatos selecionados sob o regime conclusão de cursos de graduação, item1.2.

d.4.1) Não será efetivada matrícula de candidatos selecionados, sem colação de grau.

 

5.3 Os documentos deverão ser entregues digitalmente em formato .PDF (legíveis e sem rasuras), encaminhados para o e-mail do programa (ppgect-pg@utfpr.edu.br), com o assunto: Matrícula PPGECT Mestrado - Turma 2022. Posteriormente, em momento oportuno a ser informado por e-mail e através de informativo no respectivo edital, deverão ser entregues as cópias físicas dos documentos na Secretaria da DIRPPG, Bloco E, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa, Rua Doutor Washington Subtil Chueire, 330, Jardim Carvalho, CEP: 84017-220, Ponta Grossa - PR, Telefone +55 (42) 3235-7044, previamente autenticadas ou cópia simples acompanhada dos originais para autenticação no ato da entrega.

5.4 Considera-se o aluno regularmente matriculado no Programa, após a obtenção de Registro Acadêmico (RA) no Sistema Acadêmico da UTFPR e após a matrícula entende-se que o aluno está ciente e de acordo com o regulamento vigente do Programa, disponível no site: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/

5.5 Perderá o direito à vaga o candidato que:

a) Não efetuar sua matrícula no PPGECT-PG no período estabelecido;

b) Deixar de apresentar a documentação exigida ou não observar os procedimentos estabelecidos neste Edital.

 

6. VALIDADE

6.1. A Seleção, ora descrita, terá validade somente para a Turma do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia a que se refere ao Edital 26.2021 DIRPPG.

 

7. DIPLOMA

7.1. Ao aluno concluinte do Curso de Pós Graduação, aprovado em todas as suas etapas, conforme consta no Regulamento Acadêmico do Curso, será conferido Diploma de Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia com área de concentração em Ciência, Tecnologia e Ensino.

 

8. DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1. Ao se inscrever o candidato declara estar ciente e concordar com o presente edital.

8.2. Os casos omissos neste Edital serão decididos pelo Coordenador do Programa Pós-Graduação.
8.3. Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Ponta Grossa, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
8.4. O presente edital será publicado no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais.


Ponta Grossa, 28 de outubro de 2021.

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ELOIZA APARECIDA SILVA AVILA DE MATOS, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 28/10/2021, às 16:29, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LUCIANO AUGUSTO LOURENCATO, DIRETOR(A), em (at) 28/10/2021, às 18:25, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ABEL DIONIZIO AZEREDO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 28/10/2021, às 18:50, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2359102 e o código CRC (and the CRC code) D5F944B9.



ANEXO I

QUADRO DESCRITIVO DE ÁREA DE CONCENTRAÇÃO, LINHAS E SUBLINHAS DE PESQUISA MESTRADO PROFISSIONAL – PPGECT

 

Área de

Concentração

Linhas de Pesquisa

Sublinhas

Ciência,

Tecnologia e

Ensino

 

Fundamentos e

Metodologias para o

Ensino de Ciências e

Matemática

Ciência, Arte e Teckné: diálogos Interdisciplinares

Admite projetos de pesquisa voltados  para  as relações de arte, ciência, tecnologia na  multiplicidade de linguagens artísticas, seus processos, interfaces  e modos de produção e o diálogo interdisciplinar para o ensino de ciência e tecnologia.

 

Ensino de Ciências Naturais

Admite Projetos de pesquisas voltados ao ensino de Física, Química e/ou Biologia que estejam relacionadas aos temas de Arte, Ciência e Tecnologia; Ciência, Tecnologia e Sociedade; Ensino e Inclusão e Tecnologias de Informação e Comunicação

Ensino de Estatística

Admite projetos de pesquisa voltados às diversas abordagens metodológicas e temáticas relacionadas ao ensino da Matemática nos diferentes níveis de escolaridade: Educação Matemática Crítica, Resolução de Problemas, Ensino Exploratório, Projetos de Investigação, Formação e Aprendizagem Profissional de Professores, Avaliação da Aprendizagem, Raciocínio Matemático, Teoria da Aprendizagem Significativa, Educação Matemática inclusiva para pessoas com deficiência e Tecnologias no Ensino de Matemática.

Ensino de Biologia

Admite Projetos de pesquisas com temas de ensino de Biologia e relações interdisciplinares

Ensino de Física

 Admite Projetos de pesquisas com temas de ensino de Física

Ensino de Química 

Admite Projetos de pesquisas com temas de ensino de Química

Ensino de Matemática

Admite projetos de pesquisa voltados às diversas abordagens metodológicas e temáticas relacionadas ao ensino da Matemática nos diferentes níveis de escolaridade: Educação Matemática Crítica, Resolução de Problemas, Projetos de Investigação, Formação e Aprendizagem Profissional de Professores, Raciocínio Matemático, Teoria da Aprendizagem Significativa, Educação Matemática inclusiva para pessoas com deficiência e Tecnologias no Ensino de Matemática.

 

Ensino e Inclusão

Admite projetos de pesquisa de Ensino e Inclusão voltados à área de Ensino de Matemática

 

 

 

 

 

Educação Tecnológica

Desenvolvimento de Produtos para a Educação Tecnológica

Admite projetos voltados ao planejamento, a criação, a testagem e a verificação de produto educacional técnico ou tecnológico, passível ou não de proteção, que possa gerar ativos de propriedade industrial ou intelectual. O produto desenvolvido deve ter aderência com a área de Ensino de Ciência e Tecnologia e produzir impacto e ter aplicabilidade educacional voltada para o letramento tecnológico e metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem, priorizando o caráter inovativo tecnológico e social.

 

Ensino nas Engenharias e nas Tecnologias

Admite projetos a serem desenvolvidos que versam em algum dos seguintes temas: análise e propostas curriculares para cursos de engenharia e outras tecnologias; formação de professores para ensino superior, particularmente nas engenharia; análises de reprovação, retenção, evasão em cursos de engenharia; usos de metodologias ativas no ensino superior e particularmente nas engenharias; ensino das ciências básicas (matemática, física, química) e ensino das tecnologias nas engenharias.

Relações entre ciência, tecnologia e sociedade no ensino-aprendizagem

Admite projetos de pesquisas voltados ao ensino com enfoque Ciência e Tecnologia; Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para os diferentes níveis de escolaridade e na formação inicial e continuada de professores.

 

Informática no Ensino de Ciências e Tecnologia

Admite projetos de pesquisa voltados ao desenvolvimento, aplicação ou avaliação de tecnologias computacionais na área de Ensino ou Educação com abordagem de conteúdos desde a educação básica ao ensino superior.

 

Linguagem e Cognição

Admite projetos pertinentes aos aspectos da linguagem humana; relação entre linguagem e os processos de ensino e de aprendizagem; aspectos cognitivos que interferem no processamento da linguagem e as Interfaces de Ciência e  Tecnologia; relações interdisciplinares e  hibridações das linguagens tecnológicas contemporâneas.

 

 

Mais informações sobre o corpo docente do Mestrado no endereço eletrônico:

http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/area-academica/docentes/mestrado

 


Referência: Processo nº 23064.038037/2021-02 SEI nº 2359102