Boletim de Serviço Eletrônico em 17/11/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PATO BRANCO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS (PPGEPS) - CAMPUS PATO BRANCO

 

EDITAL nº 11/2021-PPGEPS

 

CREDENCIAMENTO DE DOCENTE NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS (PPGEPS), DO CAMPUS PATO BRANCO DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS

 

1. APRESENTAÇÃO

1.1  O Coordenador do PPGEPS, em atendimento à deliberação do Colegiado do Programa conforme ata da reunião nº 11/2021-PPGEPS, torna público que estão abertas as inscrições para o processo de credenciamento de docente para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS), para entrada em 2022.

1.2  O presente edital está em consonância com a RESOLUÇÃO PPGEPS-PB/UTFPR Nº 2, a qual estabelece os critérios para credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas – PPGEPS.

1.3  Somente portadores do título de Doutor poderão ser credenciados ao PPGEPS.

1.4  O docente poderá manter vínculo com Programas de Pós-Graduação como docente permanente, até o número máximo determinado pela CAPES.

1.5  Todo novo docente credenciado no PPGEPS deverá dedicar um mínimo de 08 horas semanais, participar de comissões e outras atividades conforme solicitação da coordenação, bem como ofertar no mínimo 01 disciplina/ano.

1.6  Todo novo docente credenciado no PPGEPS ingressará na categoria de docente colaborador, salvo decisão específica do Colegiado.  O Professor Colaborador possui as mesmas prerrogativas do professor permanente, não podendo, no entanto, ministrar disciplinas e orientar, simultaneamente.

 

2. INSCRIÇÕES

2.1  As inscrições poderão ser feitas no período de 16/11/2021 a 16/12/2021.

2.2  Procedimentos para inscrição. O candidato deverá anexar ao formulário eletrônico (link) em formato .PDF:

a) diploma de doutor;

b) curriculum vitae atualizado no formato Lattes/CNPq;

c) tabela indicando produção científica, que tenha pelo menos uma produção científica nos dois últimos anos com percentil ≥ 0,625 (base Scopus) na área de Ciência de Dados (Data Science):

Artigo na base scopus

Ano da publicação

Periódico

Percentil atualizado

Inserir quantas linhas forem necessárias

 

 

 

 

 

 

 

 

d) plano de trabalho detalhado das atividades de ensino e pesquisa propostos ao PPGEPS na área de Ciência de Dados (Data Science) como método de pesquisa para a Engenharia de Produção (até 05 páginas);

e) memorial descritivo das atividades profissionais e acadêmicas em atividades na área de Ciência de Dados (Data Science);

f) página atualizada da base Scopus com respectivo índice h mínimo de 03 (três) do pesquisador (h ≥ 3).

 

3. VAGAS

3.1  Para esse edital será ofertada 01 (uma) vaga para a linha de pesquisa “Modelos e métodos de suporte à tomada de decisão” na área de Ciência de Dados (Data Science) como método de pesquisa para a Engenharia de Produção.

3.2  No campo de aplicação desse edital entende-se como Ciência de dados o campo interdisciplinar que usa métodos científicos, processos, algoritmos e sistemas para extrair conhecimento de dados estruturados e não estruturados, e aplicar conhecimento em uma ampla gama de domínios de aplicação. A ciência de dados está relacionada à mineração de dados, aprendizado de máquina (aprendizado estatístico) e big data.

 

4. PROCESSO DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

4.1  O processo de seleção ao credenciamento de docentes no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas será realizado pela Comissão Permanente de Autoavaliação e Acompanhamento do PPGEPS.

4.2  Etapa 1 - homologação: a falta e/ou não atendimento de um dos itens de 2.2 implicará na desclassificação e não homologação do candidato;

4.3  Etapa 2 - classificação: Para os candidatos que atenderem todos os itens de 2.2 o ranqueamento será feito da seguinte forma:

4.3.1  Critério Qualidade das publicações (Q) (peso 2): de acordo com item “c” de 2.2 ao melhor índice será atribuído 10 e aos demais nota proporcional;

4.3.2  Critério adequação da proposta (A) (peso 2):    de acordo com o  item “d” de 2.2 e respectiva defesa será atribuído uma nota de 0 a 10 , média das notas atribuídas pelos membros da Comissão Permanente de Autoavaliação e Acompanhamento do PPGEPS;

4.3.3  Critério Experiência profissional e acadêmica (E) (peso 1): de acordo com item “e” de 2.2 ao melhor índice será atribuído 10 e aos demais nota proporcional considerando:

a) E1: anos de docência da área de Ciência de Dados: 03 (três) pontos/ano;

b) E2: atuação profissional na área Ciência de Dados: 03 (três) pontos/ano;

c) E3: orientações e co-orientações concluídas: graduação 02 (dois) pontos cada, IC/IT 02  (dois) pontos cada, mestrado 05  (cinco) pontos cada e doutorado 10  (dez) cada.

4.3.4  Critério Impacto da produção (I) (peso 2): de acordo com item “f” de 2.2 ao melhor índice h será atribuído 10 e aos demais nota proporcional.

4.3.5  A classificação e ranqueamento dos candidatos ocorrerá pela média ponderada dos itens Q, A, E e I.

4.3.6  Em caso de empate, o critério de desempate será, primeiramente, a nota obtida Critério Impacto da produção (critério I); e, mantendo-se o empate, será considerada a Qualidade das publicações (critério Q).

4.4 O processo seletivo do credenciamento 2021 obedecerá ao seguinte cronograma:

a) inscrições (primeira etapa): 16/11/2021 a 16/12/2021;

b) divulgação das inscrições homologadas (primeira etapa): até às 16h do dia 17/12/2021;

c) data limite para solicitação de recurso da primeira etapa: até às 16h do dia 23/12/2021;

d) divulgação (primeira etapa) das inscrições homologadas pós-recurso: 27/12/2021;

e) etapa de defesa dos Planos de trabalho detalhados e das atividades de ensino e pesquisa conforme item “d” de 2.2: 07/02/2022;

f) divulgação dos candidatos classificados (segunda etapa): até às 16h do dia 08/02/2022;

g) data limite para solicitação de recurso da segunda etapa: até às 16h do dia 11/02/2022;

h) divulgação (segunda etapa) do resultado pós-recurso: 14/02/2022.

 

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE A SELEÇÃO

5.1  O prazo de recurso ao processo de credenciamento no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da UTFPR será de 48 (quarenta e oito) horas, a partir do horário de divulgação dos resultados parcial e final.

5.2  A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas para este processo seletivo contidas na RESOLUÇÃO PPGEPS-PB/UTFPR Nº 2 (link) e neste Edital.

5.3  Acarretará eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste edital ou no regulamento e comunicados do PPGEPS.

5.4  Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pela Comissão Permanente de Autoavaliação e Acompanhamento do PPGEPS.

5.5  O presente edital será publicado no sítio do PPGEPS (link).

5.6  Todas as etapas do processo de credenciamento serão divulgadas no sítio da UTFPR (link).

 

6. FORO

6.1  Para dirimir as questões oriundas deste Edital, será competente a Justiça Federal em Pato Branco – Seção Judiciária do Paraná, renunciando as partes a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

 

Assinam eletronicamente este edital:

Prof. Dr. Gilson Adamczuk Oliveira - Presidente da Comissão Permanente de Autoavaliação e Acompanhamento do PPGEPS

Prof. Dr. José Donizetti de Lima - Coordenador do PPGEPS

Prof. Dr. Emerson Giovani Carati - Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação

Prof. Dr. Gilson Ditzel Santos - Diretor-Geral do Campus Pato Branco da UTFPR

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GILSON ADAMCZUK OLIVEIRA, PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, em (at) 16/11/2021, às 10:58, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JOSE DONIZETTI DE LIMA, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 16/11/2021, às 11:12, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) DALMARINO SETTI, DIRETOR(A)-GERAL EM EXERCÍCIO, em (at) 17/11/2021, às 08:50, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EMERSON GIOVANI CARATI, DIRETOR(A), em (at) 17/11/2021, às 09:38, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2391936 e o código CRC (and the CRC code) 0F068C09.



 


Referência: Processo nº 23064.049354/2021-46 SEI nº 2391936