Boletim de Serviço Eletrônico em 22/12/2021

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

UTFPR - CAMPUS APUCARANA
DIRETORIA-GERAL - CAMPUS APUCARANA
DIRETORIA DE GRAD. EDUC. PROFISSIONAL-AP
COORD.CURSO DE ENGENHARIA QUIMICA-AP

Instrução Normativa COENQ-AP/UTFPR nº 1, de  29 de novembro de 2021 

 

  

Dispõe sobre as Normas e Diretrizes Complementares dos Estágios Curriculares do Curso Superior de Engenharia Química – Campus Apucarana.

 

 

O COLEGIADO DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA QUÍMICA DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, no uso de suas atribuições conferidas pelo Decreto Nº 9.759, de 11 de abril de 2019;

 

considerando Resolução Conjunta  PROGRAD/PROREC Nº 01/2020, DE 02 DE JUNHO DE 2020,

 

considerando a Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008;

 

considerando o que consta no processo SEI nº 23064.052965/2021-71,

 

 

                   R E S O L V E:

 

Art. 1º  Esta instrução normativa estabelece as normas e diretrizes sobre o Regulamento Complementar dos Estágios Curriculares do curso de Graduação em Engenharia do Campus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.

 

CAPÍTULO I 

DA CARACTERIZAÇÃO

 

Art. 2º O Estágio Curricular Supervisionado, integrante do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Apucarana, na forma de componente curricular, desenvolver-se-á de acordo com as normas estabelecidas por este regulamento complementar e pela RESOLUÇÃO CONJUNTA PROGRAD/PROREC Nº 01/2020, DE 02 DE JUNHO DE 2020.

§ 1º A carga horária do Estágio Curricular Supervisionado deve ser integralizada até o 10º período do curso.

§ 2º O Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório totalizará no mínimo 400 horas e os acadêmicos poderão iniciá-lo a partir do 7º período do curso.

§ 3º O Estágio Supervisionado Não-Obrigatório poderá ser realizado a partir do 2º período do  curso.

§ 4º Os estágios poderão ser realizados em unidades concedentes (públicas, privadas ou do terceiro setor), devidamente homologadas na UTFPR pelo Professor Responsável pelas Atividades de Estágio do curso, que  disponham de técnico de nível superior com conhecimento na área de atuação do estagiário, que apresentem condições de proporcionar  experiência prática na área de formação da Engenharia Química, ou desenvolvimento sociocultural ou científico, pela participação em situações de vida e de trabalho no seu meio.

§ 5º Excepcionalmente, mediante a aprovação do Colegiado do curso, o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório na unidade concedente poderá ser substituído por um estágio a ser desenvolvido em um dos laboratórios do Curso de Engenharia Química da UTFPR - Campus Apucarana.

 

CAPÍTULO II 

DOS OBJETIVOS

 

Art. 3º Como parte integrante do currículo do curso de Engenharia Química da UTFPR - Campus Apucarana, o Estágio Curricular Obrigatório tem por objetivos:

          I. Facilitar a futura inserção e familiarização do estudante no ambiente de trabalho;

          II. Facilitar a adaptação social e psicológica do estudante à sua futura atividade profissional;

          III. Propiciar condições     de       treinamento  específico     pela    aplicação, aprimoramento e complementação dos                      conhecimentos adquiridos no curso;

          IV. Complementar as competências e habilidade previstas no perfil do egresso;

          V. Oferecer subsídios à identificação de preferências na escolha de sua especialização profissional;

          VI. Desenvolver a capacidade crítica e de relação/comunicação interpessoal  dos alunos.

 

 

CAPÍTULO III 

DA ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO

 

Art. 4º A estrutura do componente Estágio Curricular Supervisionado deve contar com os seguintes membros:

          I. Coordenador do curso;

          II. Professor responsável pelas atividades de estágio (PRAE);

          III. Professor orientador de estágio;

          IV. Supervisor de estágio;

          V. Estudante estagiário.

 

Parágrafo único. As atribuições das partes envolvidas no processo de estágio estão descritas no Regulamento dos Estágios Curriculares Supervisionados dos Cursos de Bacharelado, dos Cursos Superiores de Tecnologia e dos Cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio da UTFPR (RESOLUÇÃO CONJUNTA Nº 01/2020, DE 02 DE JUNHO DE 2020).

 

 

CAPÍTULO IV

DA MATRÍCULA, ACOMPANHAMENTO E DESENVOLVIMENTO

 

Art. 5º Os procedimentos de matrícula, desenvolvimento e acompanhamento do Estágio Curricular Supervisionado serão norteados de acordo com a RESOLUÇÃO CONJUNTA Nº 01/2020, DE 02 DE JUNHO DE 2020.

 

 

CAPÍTULO V

DA MATRÍCULA, ACOMPANHAMENTO E DESENVOLVIMENTO

 

Art. 6º A avaliação do Estágio Curricular Obrigatório ocorrerá nos seguintes momentos, locais e condições:

          I. Reunião de avaliação entre o Professor Orientador de Estágio e o estudante, quando transcorridas aproximadamente                 100 (cem) horas;

          II. Após a conclusão do Estágio, com a apresentação do Relatório Final de Estágio Supervisionado Obrigatório para o                  orientador, de acordo com o Anexo I;

          III. Fichas de avaliação por parte do orientador e do supervisor, respeitando a mesma periodicidade dos relatórios                          parciais dispostos na RESOLUÇÃO CONJUNTA Nº 01/2020, DE 02 DE JUNHO DE 2020, de acordo com os Anexos II e III.

 

Art. 7º Concluído o Estágio Supervisionado Curricular Obrigatório, o estudante terá 60 (sessenta) dias para entrega do Relatório Final de Estágio Supervisionado Obrigatório (Anexo I) ao orientador.

§ 1º A nota final (NF) da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório (ES67A) será calculada pelo Orientador do Estágio, após a entrega do relatório final de estágio, de acordo com a Equação 1.

 

NF=  (Nota final,orientador + Média final das notas,supervisor)/15               (Eq. 1)

 

§ 2º A média final das nota por parte do supervisor será calculada como a média aritmética simples a partir das notas atribuídas pelo supervisor nas Fichas de Avaliação de Estágio Obrigatório - Supervisor (Anexo III), respeitando a periodicidade no preenchimento de acordo com a RESOLUÇÃO CONJUNTA Nº 01/2020, DE 02 DE JUNHO DE 2020.

 

 

CAPÍTULO VI

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

Art. 8º O aluno poderá cumprir as 400 horas de Estágio Curricular Obrigatório em mais de uma unidade concedente de estágio, desde que o estágio em qualquer uma das unidades concedentes for igual ou superior a 150 horas. Se for menor que 150 horas a atividade não será contabilizada.

 

Art. 9º As disposições sobre desligamento do estudante e validação do estágio curricular obrigatório estão disponíveis na RESOLUÇÃO CONJUNTA Nº 01/2020, DE 02 DE JUNHO DE 2020.

 

Art. 10° Em caso de recurso, o mesmo deverá ser enviado em até 2 (dois) dias úteis após a divulgação do resultado, por meio da entrega do Recurso de Análise (Anexo IV) ao Professor Responsável devidamente preenchido e com a documentação comprobatória anexada. O recurso será avaliado pelo Colegiado do Curso, e o resultado será informado ao aluno em até 7 (sete) dias úteis.

 

Art. 11° O resultado dos recursos será publicado diretamente no Sistema Acadêmico após avaliação da interposição, com base nos incisos contidos neste regulamento complementar e na RESOLUÇÃO CONJUNTA Nº 01/2020, DE 02 DE JUNHO DE 2020.

 

Art. 12º Os casos omissos serão analisados pela Coordenação do curso de Engenharia Química, após ouvidos a coordenação de Estágio e o professor orientador.

 

Art. 13° A presente Instrução Normativa será publicada em Boletim de Serviço Eletrônico e entrará em vigor a partir da data de sua publicação.

 

 

ANEXOS

 

ANEXO I - RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

 

Aluno

 

Orientador

 

Unidade Concedente de Estágio

 

Período de realização

 

 

Plano de Estágio:

Descrever, de forma sucinta, as atividades propostas para o período do estágio, os materiais utilizados para desenvolvimento, e metodologia (quando for o caso) aplicada para obtenção dos objetivos.

 

Foco de produção da empresa e organograma do setor do estágio:

Apresentar a empresa, quais os processos e principais itens de produção da UCE, e de que forma o estagiário se relacionou na empresa (relação com os demais grupos dos diversos setores).

 

Resultados principais obtidos:

Relatar, de forma resumida, quais os resultados obtidos durante o desenvolvimento do plano de estágio, a avaliação por parte do supervisor, alteração (quando for o caso) de metodologias utilizadas na UCE após sugestões propostas pelo estagiário.

 

Áreas de identificação com o curso:

           Descrever as disciplinas cursadas durante o curso que mais se correlacionaram com as atividades de estágio.

 

 

ANEXO II - FICHA DE AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

ORIENTADOR

 

Aluno

 

Orientador

 

Unidade Concedente de Estágio

 

Período de realização

 


  I. De acordo com o Relatório Parcial de Estágio – Orientador, no que se refere às atividades realizadas:

O aluno atingiu os objetivos propostos no Plano de Atividades

 

Proatividade para o desenvolvimento de outras atividades além das planejadas

 

Envolvimento do aluno com os diversos setores na unidade concedente de estágio

 

Aplicação dos conhecimentos teóricos obtidos ao longo do curso

 

Aquisição de novos conhecimentos na área de formação ou em outras áreas

 

Desenvolvimento de melhorias no setor do estágio para a unidade concedente do estágio

 

Entrega dos relatórios parciais (Resolução Conjunta PROGRAD/PROEC nº 01/2020, de 02 de junho de 2020)

 

Nota 1

 

Atribuir valores de 0,0 a 10,0 (de zero a dez) para cada item. Nota máxima: 70,0.

 

 II. De acordo com o Anexo I - Relatório Final de Estágio:

Apresenta o plano de atividades proposto durante a realização do estágio?

 

Os resultados apresentados atendem aos objetivos da realização do Estágio Supervisionado (de acordo com a Resolução Conjunta PROGRAD/PROEC nº 01/2020, de 02 de junho de 2020)

 

Há correlação das atividades com o curso?

 

Nota 2

 

 Atribuir valores de 0,0 a 10,0 (de zero a dez) para cada item. Nota máxima: 30,0.

 

 

Nota Final, orientador: ___________

 

 

ANEXO III – FICHA DE AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

SUPERVISOR

 

Aluno

 

Orientador

 

Unidade Concedente de Estágio

 

Período de realização

 

 

I. Quanto a Avaliação do Estagiário pelo supervisor:

O aluno apresentou comprometimento com as atividades propostas no Plano

 

Houve criatividade para solucionar os problemas durante o período de realização do estágio

 

O aluno contribuiu para a harmonia das atividades no que diz respeito a relacionamento e trabalho em equipe

 

O aluno apresentou conhecimento sobre as atividades planejadas ou procurou capacitação para o desenvolvimento

 

O aluno apresentou proatividade para interação com outros grupos da empresa e/ou resolução de outros problemas além daqueles propostos no Plano de Estágio

 

Nota 1

 

Atribuir valores de 0,0 a 10,0 (de zero a dez) para cada item. Nota máxima: 50,0.

 

 

Nota Final, supervisor: ___________

 

Data: ___ / ___ / ____

Assinatura do supervisor: _______________________________________

 

Observação: Preencher este relatório a cada 6 meses, ou no final do Estágio Obrigatório quando a carga horária for de 400 horas.

 

 

 

ANEXO IV - RECURSO DE ANÁLISE – ESTÁGIO SUPERVSISIONADO

 

Eu, ............................................................................................, registro acadêmico nº........................., discente do Curso de Graduação em Engenharia Química – Campus Apucarana, solicito ao Colegiado do Curso a reavaliação da documentação comprobatória referente à avaliação de Estágio Supervisionado, listadas a seguir, de acordo com as justificativas apresentadas.

(    ) Estou ciente que devo apresentar juntamente com esse recurso a documentação comprobatória.

 

..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

 

Apucarana, ,......... de ...............de 20.....

 

 

...............................................

Assinatura (aluno)

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ANA CLAUDIA UEDA, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 22/12/2021, às 17:39, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2421384 e o código CRC (and the CRC code) 9D4F4641.



 


Referência: Processo nº 23064.052965/2021-71 SEI nº 2421384