Boletim de Serviço Eletrônico em 30/11/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS LONDRINA

PROG. POS-GRAD. TECNOL. DE ALIMENTOS

 

EDITAL nº 03/2021

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATO PARA BOLSA TÉCNICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTICAMPI EM TECNOLOGIA DE ALIMENTOS - CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO / CAMPUS LONDRINA – PPGTAL – FB/LD

 

1. APRESENTAÇÃO

As Direções Gerais dos Campus Francisco Beltrão e Londrina, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), juntamente com a Coordenação do Programa de Pós-Graduação Multicampi em Tecnologia de Alimentos - Campus Francisco Beltrão / Campus Londrina (PPGTAL-FB/LD), informam que no período de 01/12/2021 até 08/12/2021 estão abertas as inscrições para a seleção de candidatos para a obtenção de Bolsa Técnico, financiada com recursos próprios do campus Londrina, para atender as demandas do PPGTAL-FB/LD.

2 OBJETIVO E CARACTERÍSTICAS DA BOLSA

  1. O objetivo deste Edital é conceder duas (2) bolsas de apoio técnico para discentes da UTFPR dos Campus Francisco Beltrão ou Londrina, financiadas com recursos próprios do Campus Londrina, para atendimento às atividades da coordenação do PPGTAL-FB/LD, visando auxiliar nas atividades administrativas e de gestão do coordenador e docentes do programa.
  2.  A bolsa terá duração de 06 (seis) meses, com valor mensal de 550,00 reais (quinhentos e cinquenta reais), sendo uma para cada campus.
  3.  O bolsista deverá exercer suas atividades em regime de 20 horas semanais, nas atividades presenciais e/ou remotas do PPGTAL.
  4. O bolsista não poderá acumular bolsa de qualquer natureza ou manter vínculo empregatício durante a vigência da bolsa deste Edital.
  5. No caso de desempenho inadequado, o bolsista técnico poderá ser substituído por outro aprovado na lista de espera.

3. ELEGIBILIDADE

3.1     Para ser contemplado com uma bolsa, o (a) candidato (a) deverá estar regularmente matriculado (a) nos cursos de graduação ou pós-graduação da UTFPR dos Campus Francisco Beltrão ou Londrina e atender aos seguintes requisitos:

I. Ser aluno (a) regular da UTFPR durante toda a vigência da bolsa de seis meses.

II. Não estar desenvolvendo atividades de iniciação científica, estágio, monitoria ou outras atividades que comprometam a dedicação às atividades junto à coordenação do PPGTAL.

III. Não possuir bolsa ou ter vínculo empregatício.

4. INSCRIÇÕES

4.1     As inscrições serão realizadas por meio do envio dos documentos obrigatórios (item 5.3) via e-mail (ppgtal-ld@utfpr.edu.br)

4.2     Período de inscrições: 01 de dezembro de 2021 a 08 de dezembro de 2021.

4.3     Somente serão aceitas inscrições recebidas via e-mail e dentro do período mencionado no item 4.2.

5. CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS DE CLASSIFICAÇÃO

5.1     A classificação de candidatos para a cota de duas (2) bolsas de Apoio Técnico será realizada pela Comissão de Bolsas do Programa.

5.2     Para a inscrição o candidato deverá atender, obrigatoriamente, aos critérios de elegibilidade (Item 3) deste edital.

5.3     No momento da inscrição, juntamente com a ficha de inscrição preenchida e em formato pdf (Anexo 1), o candidato deverá anexar, em um único arquivo no formato pdf, com no máximo 40 Mb (quarenta megabytes), os documentos contidos nos itens I a V, descritos abaixo e respeitando a seguinte ordem: 

I. Histórico Escolar da graduação e pós-graduação (se houver);

II. Declaração de matrícula;    

III. Currículo Lattes atualizado;

IV. Anexo 2 deste edital preenchido com a pontuação calculada pelo candidato;

V. Documentos comprobatórios dos itens pontuados pelo candidato, seguindo estritamente a ordem de apresentação do Anexo 2. 

5.4   A seleção dos candidatos será realizada da seguinte forma:

a) Avaliação do coeficiente de rendimento do histórico escolar (peso 1);

b) Avaliação do currículo lattes documentado ( peso 1);

c) Avaliação oral com o candidato de acordo com critérios dispostos no Anexo 3 deste edital (peso 1). 

d) A nota final de cada candidato será dada pela seguinte equação:

NF = 1 x (Nota item a) + 1 x (Nota item b) + 1 x (Nota item c)/ 3

5.5   Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de nota e o primeiro colocado de cada campus será contemplado com a cota de bolsa objeto do presente edital, ficando os demais candidatos em lista de espera e, caso ocorra desistência da bolsa pelo contemplado ou se houver concessão de novas cotas de bolsa, os candidatos subsequentes poderão ser contemplados seguindo a ordem de classificação.

5.6     O não atendimento aos critérios de elegibilidade e/ou não atendimento ao formato dos arquivos exigidos no item 5.3 e a não participação da avaliação oral serão justificativas para a não homologação da inscrição e/ou classificação.

6. RESULTADO FINAL E RECURSOS

6.1     O resultado final do processo de seleção de candidatos à bolsa será homologado pelo Colegiado de Curso e divulgado no sítio do Programa (http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgtal-ld), segundo cronograma indicado neste mesmo edital.

6.2     Após a divulgação dos resultados de homologação e classificação, o candidato poderá interpor recurso em relação ao resultado das propostas preliminarmente não contempladas, até a data prevista no item 8 deste edital.

6.3     O recurso deverá ser fundamentado e enviado à comissão de bolsas e coordenação do PPGTAL-FB/LD, via e-mail (ppgtal-ld@utfpr.edu.br).

6.4     O recurso será analisado e respondido pela comissão de bolsas, conforme o cronograma do item 8 deste edital.

6.5     A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à disponibilização de recursos financeiros por parte da UTFPR Campus Londrina.

7. RECURSOS FINANCEIROS

As propostas aprovadas neste Edital serão financiadas com recursos provindos do orçamento da Direção Geral do Campus Londrina. Os pagamentos estão condicionados à disponibilidade de recursos financeiros da UTFPR-LD.

8. CRONOGRAMA

8.1     O processo de seleção de candidatos à bolsa de apoio técnico do PPGTAL obedecerá ao seguinte cronograma:

Data

Etapa

01/12/2021

Lançamento do Edital no sítio do Programa (http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgtal-ld/editais)

01/12/2021 a 08/12/2021

Período de inscrições, exclusivamente via e-mail (ppgtal-ld@utfpr.edu.br)

Até 10/12/2021

Publicação do resultado preliminar das inscrições deferidas (http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgtal-ld/editais)

13/12/2021 a 14/12/2021

Período para recursos referentes ao resultado preliminar das inscrições deferidas.

Até 15/12/2021

Publicação do resultado final das inscrições deferidas com publicação dos horários e salas virtuais da entrevista oral de cada candidato (http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgtal-ld/editais)

16/12/2021

Avaliação oral dos candidatos.

17/12/2021

Publicação preliminar da classificação dos candidatos aprovados (http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgtal-ld/editais)

18/12/2021 a 20/12/2021

Período para recursos referentes ao resultado preliminar da seleção.

Até 21/12/2021

Publicação do resultado do pedido de recursos (se houver), no sítio do Programa (http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgtal-ld/editais)

22/12/2021

Publicação do resultado final do processo no sítio do Programa (http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgtal-ld/editais)

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS

9.1     O presente Edital estará disponível no sítio do Programa: (http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgtal-ld).

9.2     Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela Comissão de Bolsas do PPGTAL.

9.3     Os candidatos à bolsa prevista neste Edital declaram conhecer seu teor e concordar com suas regras.

9.4     A contratação do bolsista de apoio técnico não gera qualquer tipo de vínculo empregatício com a instituição.

9.5     Fica eleito o foro da Justiça Federal, subseção judiciária de Londrina, para dirimir qualquer dúvida ou ajuizar quaisquer ações que não forem resolvidas administrativamente, ou por comum acordo entre os partícipes, renunciando a qualquer outro foro, por mais privilegiado que seja ou venha a ser.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) SIDNEY ALVES LOURENCO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 30/11/2021, às 07:13, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) HERNAN VIELMO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 30/11/2021, às 15:03, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ALESSANDRA MACHADO LUNKES, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 30/11/2021, às 15:53, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2421670 e o código CRC (and the CRC code) 01F8F649.



ANEXO 1

 

Ficha de inscrição

 

Nome completo: __________________________________________________

E-mail de contato: ________________________________________________

Telefone de contato: (     ) __________________________________________

Nome do curso matriculado:_________________________________________

Período no curso: _________________________________________________

Indique qual o campus de interesse da vaga (somente uma opção):

 ____ Francisco Beltrão ____ Londrina

Motivação para participar desta seleção:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________

 

 

Termo de ciência:

 

Li e estou de acordo com o Edital 03/ 2021

 

 

 

<preencher com nome da cidade>, <data> de <mês> de 2021

 

Assinatura : ________________________________

 

ANEXO 2

2.  Critérios para a avaliação do Currículo Lattes para fins de classificação de bolsa de apoio técnico no PPGTAL.

2.1 As atividades descritas e comprovadas nos Currículos Lattes serão valoradas de acordo com os critérios de pontuação descritos abaixo.

 

 

Item

 

Descrição

 

Pontos

Pontuação do   Candidato

1

Artigos publicados em periódicos

20 pontos (internacional) e 15 pontos (nacional) por artigo

 

2

Resumos publicados em eventos

5 pontos (internacional) ou 2,5 pontos (nacional) por artigo

 

3

Iniciação Científica, Tecnológica, Extensão ou Programas PET

5 pontos por ano completo

 

4

Participação na organização de eventos, feiras, workshops, oficinas, produções audio-visuais

5 pontos por evento, limitado a 20 pontos

 

5

Participação em eventos, feiras, workshops, oficinas

1 ponto por evento, limitado a 5 pontos

 

6

Experiência profissional em gestão, assessorias administrativas

5 pontos por semestre

 

7

Cursos extra-curriculares, atividades de monitoria ou extensão

1 ponto para cada 10 horas de curso/atividade, limitado a 5 pontos

 

8

Experiência profissional

1 ponto por semestre, limitado a 5 pontos

 

9

Estágios em instituições na área de formação

1 ponto para cada 10 horas de curso/atividade, limitado a 5 pontos

 

10

Cursos de capacitação em Microsoft office (excel, word, powerpoint), R

5 pontos por curso

 

TOTAL

 

 

ANEXO 3

3. Critérios para a avaliação oral para fins de classificação de bolsa de apoio técnico no PPGTAL.

3.1 A avaliação oral será avaliada considerando os seguintes critérios, com nota máxima de 10 pontos.

 

Critério

Pontuação máxima do item

Motivação

Até 2,5 pontos

Conhecimentos técnicos

Até 5,0 pontos

Facilidade de expressão oral, vocabulário

Até 2,5 pontos

TOTAL

 

 

 


Referência: Processo nº 23064.016797/2021-51 SEI nº 2421670