Boletim de Serviço Eletrônico em 13/12/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA

COORD.PROG.POS-GRAD.INFOR.IND.ENG.ELET.

 

EDITAL nº 02/2022

 

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI) receberá inscrições para bolsas de doutorado, no período de 03 de janeiro a 20 de fevereiro de 2022, para os seus estudantes regularmente matriculados que atendendo aos requisitos especificados abaixo e por indicação de seus orientadores desejam receber bolsas da quota do programa.

 

PÁGINA OFICIAL DO CPGEI

A página oficial do Programa CPGEI está disponível no link: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/cpgei

 

OBJETIVO DO EDITAL

Elaborar uma lista de candidatos para alocação de bolsas do programa e formação de reserva para concessão de bolsas em 2022. As quotas de bolsas serão preenchidas à medida que sejam liberadas e até o término da lista. A lista terá validade até 30 de junho de 2022, com possibilidade de prorrogação de até 6 meses.

 

BOLSAS OFERECIDAS

  1. Para este Edital serão oferecidas 02 (duas) bolsas de Doutorado, conforme tabela abaixo:

Previsão de Início de Vigência

Quantidade

Março/2022

1

Maio/2022

1

  1. Outras bolsas que surgirem durante o prazo de vigência desse edital serão alocadas conforme lista de espera, em ordem de classificação.

  2. A bolsa de doutorado terá o valor mensal de R$ 2.200,00 (dois mil e duzentos reais) a ser pago diretamente ao (à) bolsista pela CAPES. O final de vigência da bolsa será estabelecido de acordo com o prazo máximo de defesa do (a) bolsista, de 48 (quarenta e oito) meses após data de matrícula no doutorado conforme plataforma Sucupira.

 

RequIsitos do Candidato

 

Procedimentos para seleção

A Coordenação do Programa CPGEI procederá à seleção dos candidatos que atendam aos requisitos enumerados no item 4, através da Comissão Permanente de Bolsas que é composta por:

No processo de seleção, a avaliação do candidato será realizada através dos itens em anexo ao edital, considerando as pontuações do aluno e do orientador.

 

Critérios de desempate:

  1. Maior pontuação no item “Meses de bolsa DS”, de acordo com o ANEXO I;

  2. Menor tempo de titulação do último bolsista de Doutorado do orientador;

  3. Coeficiente de rendimento do aluno.

 

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA SELEÇÃO

DO CANDIDATO:

  1. Ficha de inscrição e pontuação, com os devidos comprovantes – ANEXO I.

  2. Histórico escolar e comprovante de conclusão de mestrado.

  3. Cópia do Currículo Lattes.

 

DO ORIENTADOR:

1.    Lista de publicações em periódicos nos últimos 36 meses retirada do currículo lattes, com comprovante dos Qualis Capes em Engenharias IV.

 

Na ausência do Qualis serão consideradas as mesmas linhas de corte estabelecidas pela área de Engenharias IV, considerando o JCR do ano da publicação.

 

ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO E CRONOGRAMA

  1. Os documentos devem ser entregues em formato PDF, através de formulário específico, seguindo as orientações em cada campo, no link indicado na página do CPGEI até as 23 horas do último dia de inscrição, conforme cronograma.

ETAPA

DATA/PRAZO

Inscrições

de 03/01/2022 até 20/02/2022

Divulgação do Resultado Preliminar

até 23/02/2022

Interposição de Recursos

até as 17h de 24/02/2022

Resultado Final

04/03/2022

  1. O candidato poderá interpor recurso. Os recursos devem ser feitos por e-mail, endereçados ao coordenador do programa (cpgei-ct@utfpr.edu.br).

  2. O resultado preliminar e resultado após recursos serão publicados na página do CPGEI.

 

DISPOSIÇÕES GERAIS

  1. O presente Edital será publicado na página do CPGEI, apresentada no item 1.

  2. A inscrição do candidato indica seu conhecimento e concordância com o contido no presente Edital e regulamentos da UTFPR.

  3. Casos omissos serão analisados pela Comissão de Bolsas em conjunto com a coordenação do CPGEI.

  4. Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

 

Curitiba, 06 de dezembro de 2021.

Coordenação do CPGEI

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) WILSON JOSE DA SILVA, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 06/12/2021, às 12:41, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) NAIARA FORTES, DIRETOR(A) SUBSTITUTO(A), em (at) 07/12/2021, às 13:53, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 07/12/2021, às 16:37, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2438706 e o código CRC (and the CRC code) F8AFCAD2.



ANEXO I

INSCRIÇÃO E PONTUAÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSA DE DOUTORADO

CANDIDATO:

ORIENTADOR:

PONTUAÇÃO:

 

A pontuação do candidato, de 0 a 60 pontos, será obtida pela soma dos totais da tabela a seguir.

A tabela deve ser entregue preenchida pelo candidato, em conjunto com seu orientador. Itens não preenchidos, ou com a falta dos devidos comprovantes, terão pontuação iguais a zero.

Incluir detalhamento do cálculo realizado: quantidade e pontuação indicada para cada item do Edital. Leia atenciosamente as instruções para preenchimento, na página seguinte.

 

Pontuação do Candidato

Item

Descrição

Máximo

Pontuação

1

Relevância do programa de mestrado1

7 pontos

 

2

Tempo de conclusão do mestrado2

4 pontos

 

3

Coeficiente de rendimento do mestrado3

5 pontos

 

4

Publicações4

20 pontos

 

5

Prêmios acadêmicos5

4 pontos

 

 Total do candidato

40 pontos

 

Pontuação do Orientador (para os últimos 36 meses)

Item

Descrição

Máximo

Pontuação

6

Meses de bolsa DS6

6 pontos

 

7

Meses de bolsa externa7

4 pontos

 

8

Publicações8

10 pontos

 

 Total do orientador

20 pontos

 

 

 

Assinatura do Candidato

 

Assinatura do Orientador

 

 

Instruções para preenchimento da pontuação:

  1. Relevância do programa de mestrado

Anexar o comprovante do conceito do Programa de Pós-Graduação do curso de mestrado fornecido pela CAPES no seguinte link: http://www.capes.gov.br/avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao

 

A pontuação é dada pelo conceito do Programa de Pós-Graduação na CAPES, da seguinte maneira:

 

  1. Tempo de conclusão do mestrado

Maior que 25 meses: não pontua; entre 24-25 meses: 1 ponto; 23-19 meses: 2 pontos; 18-14 meses: 3 pontos; até 13 meses: 4 pontos.

Anexar comprovante do tempo de conclusão.

 

  1. Coeficiente de rendimento do mestrado

CR ≥ 9: 5 pontos; 8 ≤ CR < 9: 3 pontos; 7 ≤ CR < 8: 1 ponto; CR < 7: 0 pontos.

O histórico escolar do mestrado deve comprovar o coeficiente de rendimento.

 

  1. Publicações (do candidato)

 

  1. Prêmios acadêmicos:

Um (1) ponto por premiação acadêmica. Anexar comprovantes das premiações.

 

  1. Meses de bolsa DS

Conferir junto à Comissão de Bolsas o cálculo do número de meses de bolsa DS de doutorado utilizadas pelo orientador. A avaliação relativa a uma janela de (8) oito anos, da seguinte maneira:

 

  1. Meses de bolsa externa

Número de meses de bolsa de doutorado obtidas para o CPGEI via projetos. +1 ponto para cada 12 meses de bolsa de Doutorado utilizados, registrado no cadastro discente da plataforma SUCUPIRA.

Conferir junto à Comissão de Bolsas o cadastro na plataforma SUCUPIRA.

 

  1. Publicações (do orientador)

Apenas publicações em periódicos nos últimos 36 meses, seguindo pontuação do item 4. Anexar a lista de publicações com comprovante de Qualis Capes em Engenharias IV.


Referência: Processo nº 23064.052172/2021-52 SEI nº 2438706