|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PATO BRANCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (PPGAG) - CAMPUS PATO BRANCO |
|
|
EDITAL nº 13/2021 – PPGAG
INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE BOLSAS PARA O CURSO DE DOUTORADO
APRESENTAÇÃO
O Diretor-Geral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco, a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAG), Áreas de Concentração Produção Vegetal e Solos e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e a Comissão de Bolsas nomeada pela Portaria nº 47 de 04 de março de 2020, tornam público os critérios de inscrição e seleção para bolsas de mestrado.
É elegível ao recebimento de bolsas o candidato que cumprir os seguintes requisitos:
estar matriculado no PPGAG como estudante regular do doutorado ou ter sido aprovado para ingresso em 2022;
poder dedicar-se integralmente as atividades do PPGAG;
não ter vínculo empregatício formal ou informal de qualquer natureza ou, quando possuir vínculo empregatício, estar liberado das atividades profissionais e sem percepção de vencimentos;
não acumular bolsa deste Programa com qualquer modalidade de bolsa/auxílio de outro programa da CAPES, de outra agência de fomento, ou de organismos nacionais ou internacionais;
não estar aposentado ou em situação equiparada;
carecer do exercício laboral por tempo não inferior a oito anos para obter aposentadoria voluntária, quando da concessão da bolsa.
PERÍODO, LOCAL DE INSCRIÇÕES E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
As inscrições deverão ser feitas entre os dias 02/01/2022 a 01/02/2022, encaminhando a documentação através do seguinte e-mail: ppgagdoutorado-pb@utfpr.edu.br.
No ato da inscrição deverão ser entregues os seguintes documentos:
requerimento de solicitação de bolsa devidamente preenchido e assinado, conforme disponibilizado no Anexo n° 01 deste Edital (para todos os candidatos);
Curriculum Lattes (apenas para candidatos já matriculados no PPGAG);
Anexo n° 02 deste Edital, devidamente comprovado e preenchido pelo candidato (apenas para candidatos já matriculados no PPGAG);
Documentos comprobatórios do Currículo Lattes (apenas para candidatos já matriculados no PPGAG), conforme disponibilizado no Anexo n° 02 deste Edital.
Todos os documentos deverão constar num mesmo arquivo em formato .pdf, com tamanho máximo de 10 MB. O nome do arquivo deverá ser nome e sobrenome do candidato, ex.: Fulano.de.Tal.pdf.
Para os candidatos selecionados e que ingressarão no PPGAG em março de 2022 (e que não anexarem novas publicações no Currículo Lattes a partir do processo de seleção), basta enviar a ficha de inscrição (requerimento - anexo nº 01), devidamente assinada, através do e-mail ppgagdoutorado-pb@utfpr.edu.br. Nesse caso será considerada a mesma pontuação no Currículo Lattes divulgada no Edital n° 15/2021 – PPGAG.
Caso o candidato ingressante em 2022 queira incluir algum documento comprobatório, que não tenha sido entregue quando da inscrição ao processo seletivo (Edital nº 08/2021 – PPGAG), deverá anexá-lo junto com o formulário de inscrição (requerimento - anexo nº 01) previsto no item 2.2.
IMPORTANTE: anexar apenas o novo documento.
Para os candidatos que já estão regularmente matriculados no PPGAG é obrigatório entrega da documentação comprobatória do Currículo Lattes, conforme consta no Anexo n° 02 deste Edital, além do formulário de inscrição (requerimento - anexo nº 01).
O PPGAG não se responsabiliza por qualquer problema que impeça a realização da inscrição e o envio da documentação exigida até às 23h59min do dia 01 de fevereiro de 2022.
MODALIDADE DE BOLSAS
O PPGAG dispõe de cotas de bolsas junto à vários órgãos de fomento.
O recebimento das bolsas estará condicionado a implementação pelo órgão de fomento.
JULGAMENTO E SELEÇÃO
Avaliação do Currículo Lattes (CL): para os candidatos ingressantes em 2022 será considerada a pontuação homologada no Edital n° 15/2021 – PPGAG. Caso for anexado novo documento comprobatório, este será julgado pela Comissão de Bolsas e, caso aceito, nova pontuação será concedida.
Para os candidatos que já estão regularmente matriculados no PPGAG a pontuação do CL seguirá os critérios constantes no Anexo n° 02 deste Edital.
Para fins de desempate, os critérios adotados obedecerão a seguinte ordem:
Maior número de artigos com classificação A1 no qualis capes, área de Ciências Agrárias I - quadriênio 2013-2016;
Maior número de artigos com classificação A2 no qualis capes, área de Ciências Agrárias I - quadriênio 2013-2016;
Maior número de artigos com classificação B1 no qualis capes, área de Ciências Agrárias I - quadriênio 2013-2016;
Maior número de artigos com classificação B2 no qualis capes, área de Ciências Agrárias I - quadriênio 2013-2016;
Maior número de artigos com classificação B3 no qualis capes, área de Ciências Agrárias I - quadriênio 2013-2016;
Maior número de artigos com classificação B4 no qualis capes, área de Ciências Agrárias I - quadriênio 2013-2016;
Maior número de artigos com classificação B5 no qualis capes, área de Ciências Agrárias I - quadriênio 2013-2016;
Maior número de artigos com classificação C no qualis capes, área de Ciências Agrárias I - quadriênio 2013-2016;
Maior número de trabalhos publicados em anais de congresso.
DIVULGAÇÃO DO RESULTADO
As inscrições homologadas serão divulgadas até o dia 04/02/2022, no sítio http://portal.utfpr.edu.br/pb/ppgag.
O resultado final do processo será divulgado no sítio http://portal.utfpr.edu.br/pb/ppgag, até o dia 09/02/2022.
RECURSOS
Após a divulgação do resultado, o candidato poderá impetrar recurso, o qual deve ser encaminhado ao Colegiado do PPGAG, no prazo máximo de 2 (dois) dias úteis a partir da data de publicação.
O pedido de reconsideração é de responsabilidade exclusiva do aluno e deverá ser encaminhado ao seguinte endereço: ppgagdoutorado-pb@utfpr.edu.br.
CRONOGRAMA
ETAPA |
Período ou data |
---|---|
Período de inscrições |
02/01/2022 a 01/02/2022 |
Divulgação das inscrições homologadas |
04/02/2022 |
Recurso sobre as inscrições homologadas |
07/02/2022 e 08/02/2022 |
Publicação do resultado final |
09/02/2022 |
Recurso sobre o resultado final |
10/02/2022 e 11/02/2022 |
Publicação de novo resultado (caso algum recurso seja aceito) |
14/02/2022 |
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao efetuar sua inscrição no presente edital o candidato declara estar ciente das normas para concessão de bolsas, bem como do regulamento vigente no PPGAG.
Acarretará eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste edital ou no regulamento e comunicados do PPGAG.
A lista de classificação dos candidatos à bolsa como resultado deste Edital, ficará válida até 10/02/2023 ou até a data de lançamento de um novo Edital de Seleção de candidatos à bolsa do PPGAG.
Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia.
O presente Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR e na página do Programa http://portal.utfpr.edu.br/pb/ppgag.
Fica eleito o foro da Justiça Federal de Pato Branco, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir eventuais dúvidas oriundas deste Edital.
Pato Branco, 10 de dezembro de 2021.
Prof. Dr. Gilson Ditzel Santos Diretor-Geral UTFPR – Campus Pato Branco |
Prof. Dr. Thiago de Oliveira Vargas Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia UTFPR – Campus Pato Branco |
Prof. Dr. Luís César Cassol Presidente da Comissão de Bolsas Programa de Pós-Graduação em Agronomia UTFPR – Campus Pato Branco
|
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LUIS CESAR CASSOL, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 10/12/2021, às 10:21, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) THIAGO DE OLIVEIRA VARGAS, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 10/12/2021, às 14:05, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GILSON DITZEL SANTOS, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 10/12/2021, às 15:41, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2452975 e o código CRC (and the CRC code) B111CEB5. |
Anexo n° 01 do EDITAL n° 13/2021 – PPGAG
REQUERIMENTO
À Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Agronomia
Eu,________________________________________________________________, aluno(a) matriculado(a) no Programa de Pós-Graduação em Agronomia em regime Regular, tendo ingressado no ano de ______, venho pelo presente requerer inscrição no processo de seleção para distribuição de bolsas de estudo no ano letivo de 2022, nos termos do Edital n° 13/2021 – PPGAG.
Declaro, para os devidos fins, estar ciente dos termos constantes da Portaria Capes nº. 76, de 14 de abril de 2010, que aprova o Regulamento do Programa de Demanda Social.
Endereço residencial:
Rua: __________________________________________ CEP: _______________
Cidade: ______________________________________________ UF:__________
Bolsas Anteriores:
( ) Graduação – Tipo da Bolsa: _______________________________________
Período da Concessão: _______________________________________________
( ) Mestrado – Tipo da Bolsa: ________________________________________
Período da Concessão: _______________________________________________
Nestes termos, solicito deferimento: Pato Branco, _____ / _____/ _______
Assinatura do aluno |
Para uso da Comissão de Bolsas ( ) Deferido ( ) Indeferido
Classificação: _________ |
Anexo n° 02 do EDITAL n° 13/2021 – PPGAG
Critérios para a avaliação do Curriculum Lattes
As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo, elaborado e aprovado pelo colegiado do PPGAG. A nota final do candidato no Currículo Lattes será calculada dividindo-se por 10 a pontuação obtida nesse anexo.
A documentação comprobatória deverá vir numerada e ordenada rigorosamente na mesma ordem apresentada neste anexo (itens 1.1, 1.2 e 1.3), sempre com o subtítulo correspondente e os documentos comprobatórios.
ATENÇÃO: A não observância dessa exigência implica em desclassificação do candidato. Documentos entregues fora da ordem não serão pontuados.
Os trabalhos publicados em anais de congresso (item 1.1 deste Anexo) devem, OBRIGATORIAMENTE, conter a identificação do evento onde os mesmos foram publicados. Também será aceito o certificado de apresentação do trabalho, caso o candidato assim preferir.
No caso de artigo científico (item 1.2 deste Anexo) pode ser apresentada apenas a primeira página, onde consta o(s) nome(s) do(s) autor(es) e a revista onde o mesmo foi publicado.
Não entregar documentos que não pontuem.
Todas as atividades deverão estar devidamente comprovadas.
O candidato deverá, OBRIGATORIAMENTE, entregar preenchido o formulário abaixo.
Atividades e pontuação que serão consideradas na avaliação do Currículo Lattes
Trabalhos publicados em anais de congresso (trabalho completo, resumo expandido ou resumo simples) (limitado a 20 pontos).
Discriminação da atividade |
Pontos |
Pontuação total (Preenchimento pelo candidato) |
Número da página (Preenchimento pelo candidato) |
a) Trabalhos publicados em anais de congresso (trabalho completo, resumo expandido ou resumo simples), de abrangência regional, nacional ou internacional |
1,0 pt. / trabalho |
|
|
Produção científica e tecnológica (de acordo com o Qualis Ciências Agrárias I – Quadriênio 2013-2016) (limitado a 70 pontos). Artigos aceito para publicação, com parecer do editor da revista, também serão pontuados.
Discriminação da atividade |
Pontos |
Pontuação total (Preenchimento pelo candidato) |
Número da página (Preenchimento pelo candidato) |
|
b) Autoria (primeiro autor) de artigo publicado em periódico científico listado no QUALIS/CAPES (pontuação máxima)
c) Co-autoria (a partir do segundo autor) de artigo em periódico científico listado no QUALIS/CAPES (50% da pontuação) |
A1 |
20 |
|
|
A2 |
17 |
|
|
|
B1 |
14 |
|
|
|
B2 |
11 |
|
|
|
B3 |
8 |
|
|
|
B4 |
5 |
|
|
|
B5 |
2 |
|
|
|
C |
1 |
|
|
|
d) Autoria ou Co-autoria de patente registrada/publicada |
20 |
|
|
Experiência profissional em instituições de ensino, pesquisa e extensão* (limitado a 10 pontos).
Discriminação da atividade** |
Pontos*** |
Pontuação total (Preenchimento pelo candidato) |
Número da página (Preenchimento pelo candidato) |
e) Experiência profissional em extensão e assistência técnica em Agronomia e áreas afins |
1/ano |
|
|
f) Experiência profissional em instituição de pesquisa em Agronomia e áreas afins |
2/ano |
|
|
g) Tempo de ensino em Agronomia e áreas afins (técnico e superior) |
3/ano |
|
|
* As atividades relacionadas deverão estar devidamente comprovadas.
** Somente será pontuada a experiência profissional obtida após a colação de grau.
*** A pontuação será calculada de forma proporcional ao tempo de execução da atividade.
Referência: Processo nº 23064.053504/2021-16 | SEI nº 2452975 |