Boletim de Serviço Eletrônico em 27/12/2021

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PATO BRANCO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA DE PROCESSOS QUÍMICOS E BIOQUÍMICOS

 

 

 

EDITAL Nº 23/2021-PPGTP

 

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA DE PROCESSOS QUÍMICOS E BIOQUÍMICOS (PPGTP) - SEMESTRE 01/2022

 

O Diretor-Geral do Campus Pato Branco da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), por meio da Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (PPGTP), torna público que estão abertas as inscrições para seleção de distribuição de bolsas de estudo no PPGTP para o primeiro semestre de 2022.

 

1. PERÍODO E LOCAL DA INSCRIÇÃO

1.1  As inscrições poderão ser feitas no período de 15/01/2021 a 15/02/2022 (até as 23h59min), através de envio da documentação abaixo para o e-mail ppgtp-pb@utfpr.edu.br, em arquivo único (.pdf).

1.1.1  Formulário assinado de pedido de bolsa (Anexo B).

1.1.2  Declaração de dedicação exclusiva (Anexo B).

1.1.3  Comprovante de endereço dos pais (caso o candidato comprove residência familiar fora do município de Pato Branco).

1.1.4  Comprovação por fotocópia da carteira de trabalho ou declaração de não ter vínculo empregatício de qualquer natureza ou ter vínculo com contrato suspenso, sem remuneração (liberado integralmente das atividades profissionais), durante todo o período de bolsa (Anexo B) ou conforme Portaria/Capes nº 76 de 14 de abril de 2010, que atualiza o regulamento do Programa de Demanda Social e o teor do Regulamento Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da UTFPR.

1.1.4.1  Para candidatos com vínculo empregatício, que desejarem concorrer à bolsa, deverão anexar a declaração de rompimento do vínculo caso contemplado com a bolsa ou conforme Portaria/Capes nº 76, de 2010.

1.1.5  Comprovante de regularidade no CADIN (certidão negativa), obtido através do site: https://www3.bcb.gov.br/nadaconsta/.

1.1.6  Cópia do histórico escolar da pós-graduação.

1.2  Ao efetuar sua inscrição, o candidato declara conhecer e aceitar o contido no edital, e atesta estar ciente e de acordo com as condições constantes na Portaria Nº 76 de 14 de abril de 2010 da Capes, e suas alterações.

 

2. PROCESSO DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

2.1  O processo de seleção será realizado pela Comissão de Bolsas do PPGTP da UTFPR, Campus Pato Branco.

2.2  A forma de classificação dos mestrandos do PPGTP para a concessão de bolsas será em ordem decrescente de acordo com a nota final.

2.3  O PPGTP ofertará o número de bolsas disponíveis da cota do programa. Nesta etapa, as bolsas serão distribuídas para o (s) primeiro (s) colocados e os demais candidatos ficarão em lista de espera para eventual distribuição de bolsas, conforme a ordem de classificação.

2.3.1  Por cota do programa entende-se o conjunto de bolsas concedidas por agências de fomento ao PPGTP.

1.2  O número de bolsas a ser distribuído dependerá da cota disponível no Programa no primeiro semestre de 2022, sendo a fonte pagadora a CAPES, conforme valores estabelecidos aqui.

2.4  A classificação deste Edital expira em 31 de julho de 2022.

2.5  A seleção será por meio da avaliação do desempenho global conforme Resolução PPGTP/UTFPR nº 2. O critério se constitui na realização de uma prova de química com os conteúdos do Anexo A.

2.6  Os candidatos poderão trazer calculadora não programável.

2.7  A prova de seleção será realizada no dia 21/02/2022, das 14h às 17h em sala a ser definida posteriormente e divulgada na página do PPGTP.

2.7.1  Caso ocorra de forma remota, em razão da pandemia do Covid-19, oportunamente será definida a plataforma virtual para disponibilização da avaliação. O estudante ficará responsável pelo acesso à internet e computador, necessários para a resolução desta avaliação. A câmera do computador precisará estar habilitada.

2.8  Critérios de desempate:

1o Classificação no processo de seleção de entrada no PPGTP;

2o Maior nota nas questões que envolvem: Preparo de soluções; Cálculo estequiométrico; Equilíbrio químico;

3o Maior nota em Normas de segurança em laboratórios;

4o Candidato de maior idade.

 

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE A SELEÇÃO

3.1  O resultado da seleção será publicado até o dia 23/02/2022 até às 18h.

3.2  Interposição de recursos diante da homologação até o dia 25/02/2022 às 18h, através do e-mail ppgtp-pb@utfpr.edu.br.

3.3  Publicação do resultado final após interposição de recursos: 03/03/2022 até às 18h.

3.4  Os alunos contemplados deverão providenciar, até o dia 07/03/2022, às 17h, para implementação da bolsa:

3.4.1  Abertura de conta-corrente no Banco do Brasil, apresentando cópia do termo de abertura ou cópia do cartão da conta;

3.4.2  Formulário de cadastramento de bolsista;

3.4.3  Termo de compromisso do bolsista.

3.5  Acarretará a eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste edital ou na Portaria/Capes nº 76, de 14 de abril de 2010,  e suas alterações, e comunicados do PPGTP.

3.6  Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pela Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos.

3.7  O presente Edital será publicado na página do PPGTP.

3.8  Para dirimir as questões oriundas deste instrumento de Acordo, fica eleito de comum acordo o foro da Justiça Federal, Seção Judiciária da Comarca de Pato Branco, do Estado do Paraná, com expressa renúncia de qualquer outro por mais privilegiado que seja.

 

Assinam eletronicamente este edital:

 

Prof.ª Dra. Marina Leite Mitterer Daltoé – Presidenta da Comissão de Bolsas e Coordenadora do PPGTP

Prof. Dr. Emerson Giovani Carati – Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação

Prof. Dr. Gilson Ditzel Santos – Diretor-Geral do Campus Pato Branco da UTFPR

 


 ANEXO A AO EDITAL Nº 23/2021 – PPGTP

 

1. Conteúdos para a prova de seleção de bolsistas do PPGTP:

a) Preparo de soluções;

b) Cálculo estequiométrico;

c) Equilíbrio químico;

d) Normas de segurança em laboratórios.

 

 

2. Referências bibliográficas

BRADY, James E.; HUMISTON, Gerard E. Química geral. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, c1986. 2 v. ISBN 85-216-0429-7 (obra completa).

MAHAN, Bruce H. Química: um curso universitário. São Paulo, SP: E. Blücher, 1970. 654 p.

VOGEL, Arthur Israel. Química analítica qualitativa. São Paulo, SP: Mestre Jou, 1981. 665 p. ISBN 8587068016.

BOAS práticas de laboratório: aplicações em estudos de campo e de laboratório. Camaçari, BA: CEPED, 1996 560 p. ISBN 85-7303-093-3.

Química Analítica e Análise Quantitativa. David Hage and James D. Carr. 1. Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012. 

 

 ANEXO B AO EDITAL Nº 23/2021 – PPGTP

FORMULÁRIO DE PEDIDO DE BOLSA

INFORMAÇÃO

Nome do Orientador:

Nome do Candidato:

Número de Matrícula (somente para veteranos):

CPF:

RG:

Dados Bancários: Banco:      BB                  Agência:                            Conta Corrente no.:

 

RECLASSIFICAÇÃO DE SELEÇÃO (MÉDIA DA PROVA DE QUÍMICA E CURRÍCULO)

Preenchimento da Comissão de Bolsa

Linha de Pesquisa  (     )          Colocação na Linha de Pesquisa (     )               Colocação geral (     )                                     

 

NÍVEL NO CURSO EM QUE SE ENCONTRA O CANDIDATO

(    ) 1-7 meses                               (    ) 8 – 15 meses                                  (    ) 16 – 24 meses

 

COEFICIENTE DE RENDIMENTO ACUMULADO DO ALUNO

(    ) Iniciante                                                                         (    )Coeficiente (sistema)  ________

 

LOCAL DE RESIDÊNCIA DA FAMÍLIA

(    ) Fora do município de Pato Branco                           (    )No município de Pato Branco

 

EXAME DE QUALIFICAÇÃO

(    ) Não defendido/Reprovado                                       (    )Aprovado

 

PROVA DE SUFICIÊNCIA NA LÍNGUA INGLESA

(    ) Não realizado/Reprovado                                        (    )Aprovado

 

Documentos em anexo:

- Cópia do Histórico escolar da pós-graduação.

- Comprovante de residência fixa no município de Pato Branco ou declaração que irá residir no município após contemplação da bolsa.

- Comprovação por fotocópia da carteira de trabalho ou declaração de não ter vínculo empregatício de qualquer natureza ou ter vínculo com contrato suspenso, sem remuneração (liberado integralmente das atividades profissionais), durante todo o período de bolsa ou conforme Portaria  Nº 76,  de  14  de  abril  de  2010,  que  atualiza  o  regulamento  do  Programa  de  Demanda Social  e  o  teor  do  Regulamento  Acadêmico  do  Programa  de  Pós-Graduação  em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da UTFPR.

- Para candidatos com vínculo empregatício, que desejarem concorrer à bolsa, deverão anexar a declaração de rompimento do vínculo caso contemplado a bolsa ou conforme Portaria/Capes  nº 76,  de  14  de  abril  de  2010,  que  atualiza  o  regulamento  do  Programa  de  Demanda Social  e  o  teor  do  Regulamento  Acadêmico  do  Programa  de  Pós-Graduação  em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da UTFPR.

 - Comprovante de endereço dos pais (caso o candidato queira comprovar residência familiar fora de Pato Branco).

 

Pato Branco,  ____ de ____________de 20___.

 

______________________________________

Nome completo do(a) candidato(a)

 

DECLARAÇÃO

 

Eu NOME COMPLETO, CPF nº _____________, carteira de identidade  nº  __________ , residente e domiciliado no endereço______________________________________ , assumo o compromisso de dedicar-me integralmente e exclusivamente às atividades do Programa, durante todo o período da bolsa e no desenvolvimento de minhas atividades de acordo com as normas das Agências de Fomento e Regulamento do Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos.

 

Pato Branco,  ____ de ____________de 20___.

 

______________________________________

Nome completo e assinatura do(a) candidato(a)

 

DECLARAÇÃO

Eu NOME COMPLETO, CPF  _____________, carteira de identidade nº __________ , residente e domiciliado no endereço______________________________________ , declaro que NÃO:

 

Pato Branco, ____ de ____________de 20___.

 

______________________________________

Nome completo e assinatura do(a) candidato(a)


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARINA LEITE MITTERER DALTOE, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 10/12/2021, às 08:33, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EMERSON GIOVANI CARATI, DIRETOR(A), em (at) 15/12/2021, às 14:12, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GILSON DITZEL SANTOS, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 16/12/2021, às 06:55, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Referência: Processo nº 23064.051324/2021-08 SEI nº 2453206