Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ UTFPR - CAMPUS APUCARANA |
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Instrução Normativa COENC-AP/UTFPR nº 3, de 10 de dezembro de 2021
Dispõe sobre instruções complementares para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Graduação do cursos de Engenharia de Computação da UTFPR. |
O Colegiado do curso de Engenharia de Computação do Campus Apucarana DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, no uso de suas atribuições legais e estatutárias; e
Considerando a Resolução Conjunta Nº 01/2020, DE 02 DE junho DE 2020 sobre o REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE BACHARELADO, DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA E DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DA UTFPR,
R E S O L V E:
Art. 1º Esta Instrução Normativa é complementar à Resolução n°18/2018 COGEP, de 11 de abril de 2018, e tem como objetivo atender a necessidade de estabelecer, de maneira adequada e consistente, instruções complementares para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso no âmbito do curso de Engenharia de Computação;
CAPÍTULO I
DOS OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS
Art. 2º É dever do aluno conhecer e seguir todo o regulamento.
Art. 3º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) poderá ser desenvolvido individualmente ou em equipe, podendo ser multidisciplinar, com participação de alunos de diferentes cursos.
§1º Quando a pesquisa for desenvolvida envolvendo um grupo de alunos,embora o assunto geral possa ser o mesmo, as monografias deverão ser individuais e originais envolvendo diferentes alvos de estudo, e deverão ser supervisionadas pelo professor orientador.
§2º Para pesquisas realizadas em grupo, a composição da banca de defesa deverá ser a mesma para cada trabalho, de maneira a analisar a originalidade de cada monografia.
Art. 4º A atividade do TCC compreende etapas sucessivas, desenvolvidas nos períodos constantes na matriz curricular, sendo TCC 1 no 9°período e TCC 2 no 10°período.
Art. 5º As áreas de desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso serão ofertadas considerando a Engenharia de Computação e áreas afins.
Art. 6º O professor não lotado na Coordenação de Engenharia de Computação (COENC) da UTFPR-AP poderá orientar e coorientar o TCC, desde que aprovado pelo Colegiado de curso, mediante comprovação de vínculo com projeto de pesquisa, ensino ou extensão desenvolvido com o aluno interessado.
CAPÍTULO II
DAS ATRIBUIÇÕES
Seção I
Do professor responsável pelo TCC
Art. 7º O número máximo de trabalhos a serem orientados por professor será definido no início de cada semestre letivo. O responsável pelo TCC, por meio da lista de matriculados na disciplina, informará o corpo docente da previsão de alunos a serem orientados por professor, priorizando a divisão igualitária.
§1º Em casos de concentração de alunos em um mesmo professor orientador ou de alunos que não possuam professor orientador, o responsável pelo TCC fará redistribuição igualitária dos alunos excedentes, conforme disponibilidade dos demais professores.
Art. 8º No início de cada semestre o professor responsável pelo TCC divulgará o cronograma de atividades com os prazos referentes à entrega de documentos, do TCC e do período de realização das bancas.
Seção II
Do professor orientador
Os Anexos II, III e V fornecem modelos para as documentações relacionadas ao aceite de orientação e substituição de orientador respectivamente.
Seção III
Dos alunos
Art. 9º Os alunos buscarão os professores orientadores por área de interesse conforme disponibilidade de cada professor, iniciando assim o primeiro contato para a formalização da orientação.
Art. 10 Em TCC1, o aluno terá o prazo máximo de 15 dias letivos após o início do semestre pelo calendário acadêmico, para entrega do aceite do professor orientador (Anexo IV) e o prazo de 45 dias para descrição da proposta, elaborada em conjunto com o orientador (Anexo I), para o professor responsável pelo TCC.
§1° O aluno que não entregar a descrição da proposta na data estabelecida no cronograma de TCC, perde o direito de desenvolver o trabalho, durante o semestre letivo e, consequentemente, reprovará na disciplina de TCC1.
CAPÍTULO III
DA MATRÍCULA E ACOMPANHAMENTO
Seção I
Do acompanhamento
Art. 11 Em TCC1 e TCC 2 o acompanhamento dos trabalhos será realizado por meio de reuniões com periodicidade mínima quinzenal, previamente agendadas entre o orientador e o orientando.
§1° O relatório simplificado dos assuntos tratados na reunião também terá a finalidade de controle da frequência, Anexo IV.
§2° Caso o aluno não compareça em duas reuniões consecutivas, sem justificativa prevista no regulamento da UTFPR, o professor orientador deverá comunicar por escrito o professor responsável pelo TCC, estando o aluno sujeito a medidas conforme o regulamento específico.
CAPÍTULO IV
DO DESENVOLVIMENTO DOS TCC 1 E TCC 2
Seção I
Do TCC 1
Art. 12 Os projetos de TCC deverão ser elaborados para atender as exigências de redação conforme as normas de elaboração de trabalhos acadêmicos da UTFPR.
Parágrafo único - Deverá ser entregue ao Professor Responsável de TCC, o termo de autorização para a defesa do projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, Anexo VI, com data de defesa previamente estabelecida e assinada pelo Professor Orientador, com um período mínimo de 30 dias.
Art. 13 A defesa do projeto de Trabalho de Conclusão de Curso terá duração mínima de 20 minutos e máxima de 30 minutos. Após a realização da apresentação, cada membro da banca terá 10 minutos para considerações.
Art. 14 O projeto do Trabalho de Conclusão de Curso será avaliado seguindo os critérios estabelecidos, para os membros da banca e professor orientador, sendo afunção do professor orientador entregar as Fichas de Avaliação dos Anexos IV, IX e X, e para os membros da banca o Anexo VIII.
Parágrafo Único - Para ser aprovado, o projeto de TCC1 não poderá ter nota inferior a 6,0 (seis), sendo a média aritmética dos três membros da banca (professor orientador, avaliador 1 e avaliador 2).
Seção II
Do TCC 2
Art. 15 O TCC 2 caracteriza-se pela execução de uma Monografia em conformidade com as Normas da UTFPR.
Art. 16 São condições obrigatórias para aprovação em TCC 2:
I - Entrega da Monografia para o responsável pelo TCC 2;
II - Defesa e aprovação em evento público;
III- Entrega de toda a documentação exigida pela UTFPR e, quando houver,as definidas pelas Normas Complementares.
Art. 17 Para a defesa do TCC 2, o aluno deverá entregar as cópias da monografia, conforme regulamento vigente, devidamente endossadas por documento assinado por seu orientador.
Parágrafo único - Deverá ser entregue ao Professor Responsável de TCC, o termo de autorização para a defesa final, Anexo VI, com data de defesa previamente estabelecida e assinada pelo Professor Orientador, com um período mínimo de 30 dias.
Art. 18 O Seminário de Defesa Final terá duração mínima de 20 minutos e máxima de 30 minutos. Após a realização da apresentação, cada membro da banca terá 10 minutos para considerações.
Art. 19 A monografia será julgada em Seminário de Defesa público seguindo os critérios estabelecidos, para o professor orientador e os membros da banca, por meio das Fichas de Avaliação dos Anexos IV IX e X, para o professor orientador e da Ficha de Avaliação do Anexo VIII para o avaliador 1 e avaliador 2.
Art. 20 Será lavrada Ata de Defesa Pública na qual constarão data e local da realização da Defesa Final, nome e assinatura dos membros da banca, nome e assinatura do aluno, título da monografia, e o conceito final recebido pelo TCC, Anexo X.
Parágrafo Único - Para ser aprovado, o projeto de TCC 2 não poderá ter nota inferior a 6,0 (seis), obtida pela média aritmética dos 3 membros da banca (professor orientador, avaliador 1 e avaliador 2).
Art. 21 Havendo a necessidade de correções indicadas pelos membros da banca, o aluno terá o prazo de 7 (sete) dias corridos, a partir da data da defesa, para encaminhar a versão final da monografia ao responsável pelo TCC 2, juntamente com o termo de encerramento de trabalho de conclusão de curso devidamente assinado pelo orientador, Anexo VII.
CAPÍTULO V
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 22 Caso sejam constatadas situações de plágio, a banca de defesa deverá registrar o ocorrido na ata de defesa, com o seu parecer e o professor responsável pelo TCC deve encaminhar o assunto ao Colegiado do Curso para deliberação. Após as correções solicitadas pela banca, o professor orientador emitirá declaração que estas foram realizadas, Anexo VII.
Art. 23 Casos omissos serão julgados em reunião do Colegiado do Curso de Engenharia de Computação, com a presença do coordenador do TCC.
Art. 24 A presente Instrução Normativa, entra em vigor a partir da sua assinatura e publicação no Boletim de Serviço Eletrônico.
ANEXO I
Informações necessárias para composição da proposta do TCC1
1 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
TCC I – Turma XXXX semestre X
Título: "Título do trabalho"
Equipe: Código do aluno
Nome
telefone de contato (41) xxxxxx
Professores Orientadores:
Prof. Dr. XXXXX departamento/empresa
Prof. Dr. XXXXX
Resumo:
"TextoTextoTextoTextoTextoTextoTexto
TextoTextoTextoTextoTexto..."
Palavras-chave: entre 3 e 6
2 DESCRIÇÃO DO PROJETO /CARACTERIZAÇÃO
2.1 Descrição do projeto
2.2 Objetivo Geral
"Desenvolver, etc (começar com um verbo)..."
2.3 Objetivos Específicos
2.4 Escopo
3 MOTIVAÇÃO E RESULTADOS ESPERADOS
3.1 Motivação/Justificativa Resumida
3.2 Resultados Esperados (tecnológicos, científicos, econômicos, sociais e/ou ambientais)
4 METODOLOGIA
4.1 Metodologia
4.2 Cronograma
ANEXO II
Formulário para solicitação de substituição de orientador(a).
SOLICITAÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO DE ORIENTADOR(A)
Discente:_________________________________________________________________________________________________________
Título do TCC1:___________________________________________________________________________________________________
Professor(a) Orientador(a) atual:___________________________________________________________________________________
Professor(a) Orientador(a) substituto:______________________________________________________________________________
Eu, ______________________________ , discente do Curso de Engenharia de Computação, gostaria de pedir a substituição
de professor(a) orientador(a) pelos motivos descritos a seguir:
_____________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________
________________________ ________________________ ___________________________
Discente Orientador(a) atual Orientador(a) substituto
Parecer do ResponsáveldeTCC: ( ) aceito ( ) não aceito
________________________________________________
Professor(a) Responsável pelo TCC
Apucarana,_____ de_____ de_______.
ANEXO III
Formulário para recurso de substituição de orientador(a).
RECURSO DE SOLICITAÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO DE ORIENTADOR(A)
Discente:
Título do TCC1:
Professor(a) Orientador(a)atual:
Professor(a) Orientador(a)substituto:
Após parecer desfavorável do(a) Professor(a) Responsável pelos Trabalhos de Conclusão de Curso, gostaria de
pedir o julgamento do Colegiado do Curso de Engenharia de Computação quanto à substituição de professor(a)
orientador(a) pelos motivos descritos a seguir:
_____________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________
________________________ ________________________ ___________________________
Discente Orientador(a) atual Orientador(a) substituto
Parecer do ResponsáveldeTCC: ( ) aceito ( ) não aceito
________________________________________________
Professor(a) Responsável pelo TCC
_______________________________________________
Presidente do colegiado
Apucarana,_____ de_____ de_______.
ANEXO IV
Ficha de acompanhamento de trabalho de conclusão de curso.
FICHA DE ACOMPANHAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
( )TCC1 ( )TCC2
Discente:
Título do TCC:
Professor(a)Orientador(a):
Data |
Assunto |
Assinatura orientador(a) |
Assinatura discente |
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Observações:_______________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________
Orientador(a)
Apucarana,____de____de________
ANEXO V
Formulário de aceite de orientação.
ACEITE DE ORIENTAÇÃO
Discente:
Título doTCC1:
Professor(a)Orientador(a):
Eu,_________________________________________, professor(a) orientador(a) do discente , concordoemorientar o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC1, com o título citado acima.
Descrição dos objetivos do projeto proposto
_____________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________
Orientador(a)
Apucarana,______de______de___________.
ANEXO VI
Formulário de solicitação de agendamento de banca de defesa de trabalho de conclusão de curso.
SOLICITAÇÃO DE AGENDAMENTO BANCA DE DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
( )TCC1 ( )TCC2
Discente:
Título doTCC:
Professor(a)Orientador(a):
Eu,___________________________________, professor(a) orientador(a) do Trabalho de Conclusão de Curso citado acima, realizado pelo(a) acadêmico(a) ______________________________________ em acordo com art. 11, para TCC1, e art. 14, para o TCC2, da Norma Complementar de TCC do Curso de Engenharia de Computação, gostaria de solicitar ao Responsável pelo TCC que providencie a constituição da comissão examinadora para participar da banca de defesa do(a) referido(a) discente, no dia______de________de__________.
Sem mais para o momento, subscrevo-me.
Atenciosamente,
______________________________
Orientador(a)
Apucarana,______de______de___________.
ANEXO VII
Termo de encerramento de conclusão de curso.
TERMO DE ENCERRAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
( )TCC1 ( )TCC2
Professor(a)_______________________________________________________________________________
Responsável pelos Trabalhos de Conclusão de Curso Curso de Engenharia de Computação
Título doTCC:______________________________________________________________________________________________________________
Na condição de professor(a) orientador(a) do Trabalho de Conclusão de Curso citado acima, realizado pelo(a) acadêmico(a)______________________________________________,gostaria de informar que o referido trabalho foi corrigido e está de acordo com as considerações contidas na ata de defesa.
Sem mais para o momento, subscrevo-me.
Atenciosamente,
Professor(a) orientador(a) |
Assinatura |
|
|
Apucarana,______de______de___________.
ANEXO VIII
Formulário de avaliação de trabalho de conclusão de curso.
DOCUMENTO DE AVALIAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
( )TCC1 ( )TCC2
Discente:
Título doTCC:
Avaliador(a):
CRITÉRIOS DE JULGAMENTO
Avaliação do Texto de TCC |
NOTA (0-10) |
1 - Apresentação de todos os itens previstos no projeto. Formulação clara dos objetivos e do problema. |
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2 - Adequação da bibliografia com a temática. Revisão de Literatura. Organização lógica do texto. |
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3 - Nível adequado de linguagem considerando concordâncias, regências, correção ortográfica, e as características de um texto científico. |
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4 - Adequação às normas da UTFPR. Uso dos tipos de citações. Comentários com coesão e coerência das citações. |
|
5- Metodologia de trabalho e cronograma bem definidos |
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Avaliação da Apresentação Oral de TCC |
- |
1 – Apresentação de todos os itens previstos no projeto. Formulação clara dos objetivos e do problema. |
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2 - Explicitação da justificativa e da metodologia do TCC |
|
3 - Clareza na abordagem (fluência na linguagem, no assunto) e domínio do conteúdo. |
|
4 - Pontualidade e uso adequado do tempo para apresentação. |
|
5 - Arguição: Respondeu, adequadamente, às arguições propostas com objetividade. |
|
MÉDIA ARITMÉTICA |
|
______________________________________
Avaliador(a)
Apucarana,______de______de___________.
ANEXO IX
Documento modelo para relatório de avaliação de trabalho de conclusão de curso.
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
( )TCC1 ( )TCC2
Discente:
Título doTCC:
Orientador(a):
Comissão examinadora |
NOTA (0-10) |
Avaliador(a) 1 |
|
Avaliador(a) 2 |
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Orientador(a) |
|
MÉDIA ARITMÉTICA |
|
________________________________________________
Professor(a) Responsável pelos TCC
Apucarana,______de______de___________.
ANEXO X
Documento modelo para ata de defesa pública de trabalho de conclusão de curso.
ATA DE DEFESA PÚBLICAno___________/___________
( )TCC1 ( )TCC2
Aos dias_______do mês de _______ do ano de_______, às_______horas, na sala______________, reuniu-se a Comissão Examinadora de Defesa Pública, composta pelos membros citados abaixo, sob a presidência do(a) orientador(a), a fim de proceder a arguição do TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO do(a)discente___________________________________ , intitulado___________________________________________________________________________________________________________________________________________________ . Após a exposição, o(a) discente foi arguido oralmente pelos membros da Comissão Examinadora que decidiu:
( ) Aprovar sem alterações.
( ) Aprovar com alterações.
( ) Não aprovar.
A nota final de avaliação foi_____. Em caso de necessidade de alterações, o(a) discente tem o prazo de_______dias para entregar a versão corrigida a(o) orientador(a). Nada mais havendo, foi lavrada a presente ata, que, após lida e aprovada, foi assinada pelos membros da Comissão Examinadora e pelo(a)discente.
Comissão examinadora |
Assinatura |
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Orientador(a) |
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Avaliador(a) 1 |
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Avaliador(a) 2 |
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Discente |
Assinatura |
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Apucarana,______de______de___________.
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ERINALDO DA SILVA PEREIRA, COORDENADOR(A), em (at) 10/12/2021, às 16:11, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2456642 e o código CRC (and the CRC code) 0FC59104. |
Referência: Processo nº 23064.053342/2021-16 | SEI nº 2456642 |