Boletim de Serviço Eletrônico em 17/12/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA

PROGRAMA POS-GRAD FIS ASTRONOMIA-CT

 

EDITAL PPGFA 04/2021


SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL
NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA E ASTRONOMIA (PPGFA)
DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) CAMPUS CURITIBA

O Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), vem tornar pública a disponibilidade de vagas para estágio pós-doutoral, conforme o presente edital, ‌publicado‌ ‌no‌ ‌página‌ ‌do‌ ‌programa: http://ppgfa.ct.utfpr.edu.br

Observação: Este edital não se refere e não alocará bolsas aos aprovados. Caso venha a ser financiado por bolsa, o pós-doutorando deverá submeter-se a todas as exigências específicas do órgão de fomento, as quais serão consideradas superiores a este edital.

1. INSCRIÇÃO
1.1 O ingresso de candidatos no estágio pós-doutoral do PPGFA é realizado em regime contínuo. Para se inscrever, o candidato deverá enviar para o email selecao-ppgfa-ct@utpr.edu.br os seguintes documentos:
a) Currículo Lattes atualizado;
b) Projeto de Pesquisa;
c) Carta de aceite do potencial professor supervisor pertencente ao corpo docente do PPGFA;
d) Diploma de doutorado;
e) Cópias do CPF e RG (ou RNE, no caso de candidatos estrangeiros).
1.2 Serão homologadas as inscrições que apresentarem os documentos solicitados.

2. AVALIAÇÃO
A comissão de seleção avaliará:
a) O currículo do candidato;
b) Aderência e relevância do projeto de pesquisa com as linhas do PPGFA, bem como sua adequabilidade e exequibilidade no prazo previsto e os resultados e impactos esperados;
c) A carta de aceite do potencial supervisor;
Em caso de parecer favorável da comissão de seleção, o candidato será considerado aprovado.

3. RESULTADO
A homologação da inscrição e o resultado do processo seletivo serão divulgados na página do programa em até 30 dias após a confirmação de inscrição do candidato.

4. CADASTRO
Em caso de aprovação no processo seletivo, o supervisor deverá elaborar processo SEI de cadastro do pós-doutorando, conforme diretrizes constantes no Regulamento de Residência Pós-Doutoral da UTFPR, e comunicar por email à Coordenação do PPGFA, para esta encaminhar o processo à Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG-CT).

5. DISPOSIÇÕES GERAIS
a) Ao se inscrever para seleção o candidato declara conhecer e concordar com os termos deste Edital, bem como o Regulamento de Residência Pós-Doutoral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, disponível para consulta em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=2193532&id_orgao_publicacao=0
b) Pedidos de recursos serão aceitos através do email selecao-ppgfa-ct@utfpr.edu.br até cinco dias úteis após a publicação dos resultados. Os resultados dos recursos serão publicados na página do programa em até cinco dias úteis após a interposição.
c) Os casos omissos serão decididos pela Comissão de Seleção do PPGFA e, em segunda instância, pelo Colegiado do PPGFA.
d) Casos excepcionais deverão ser submetidos à consulta da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, por solicitação do colegiado do programa de pós-graduação onde acontecerá a residência.
e) Para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas desta resolução que não possam ser solucionadas por entendimento direto entre as partes, elege-se o foro da Justiça Federal, Seção Judiciária do Paraná, Subseção Judiciária de Curitiba, excluindo-se qualquer outro por mais privilegiado que seja.

6. AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO
Ao final do estágio, o pós-doutorando deverá apresentar relatório de atividades (até 60 dias após a data final de vigência), conforme definido no Regulamento de Residência Pós-Doutoral da UTFPR.

7. DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS
A partir da sua data de publicação, o presente edital substitui o Edital PPGFA 03/2021.

 

Curitiba, 17 de dezembro de 2021.


Comissão de Seleção do PPGFA

Coordenação do PPGFA


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) FELIPE BRAGA RIBAS, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 17/12/2021, às 16:57, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) RUBENS EDUARDO GARCIA MACHADO, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 17/12/2021, às 17:00, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2467964 e o código CRC (and the CRC code) D7706E38.



 


Referência: Processo nº 23064.030924/2021-24 SEI nº 2467964