Boletim de Serviço Eletrônico em 23/12/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

UTFPR - CAMPI CORNÉLIO PROCÓPIO & PONTA GROSSA
DIRETORIAS-GERAIS - CAMPI CORNÉLIO PROCÓPIO & PONTA GROSSA
DIRETORIAS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPI CORNÉLIO PROCÓPIO & PONTA GROSSA
PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO MULTICAMPI EM ENGENHARIA MECÂNICA

 

EDITAL nº 37/2021

INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE ALUNOS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTICAMPI EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM-CP/PG)

TURMA 1/2022

 

Em conformidade com as normas e procedimentos do Regulamento de Pós-Graduação Stricto Sensu da UTFPR, aprovado pelo Conselho Universitário (COUNI) na Deliberação 07/2016 de 30 de junho de 2016, a Coordenação do Programa de Pós-Graduação Multicampi em Engenharia Mecânica, Campi Cornélio Procópio & Ponta Grossa, PPGEM-CP/PG da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, torna público que, no período de 02/01/2022 a 02/02/2022, estarão abertas as inscrições para a seleção de alunos do Curso de Mestrado Acadêmico em Engenharia Mecânica, Turma 1/2022.

Na inscrição serão admitidos candidatos com formação nos cursos de graduação reconhecidos oficialmente pelo MEC em Engenharia ou Tecnologia nas áreas de Mecânica, Materiais, Metalurgia, Aeronáutica, Energia, Naval, Química, Elétrica, Civil, Minas, Produção e áreas afins, bem como, licenciatura e bacharelado em Física, Matemática e Química.

 

1. Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

O Curso de Mestrado em Engenharia Mecânica do PPGEM-CP/PG oferece formação nas seguintes Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa:

 

Linha de pesquisa: Desenvolvimento e Aplicação de Materiais em Ciências Mecânicas

Linha de pesquisa: Processos de Fabricação

 

Linha de pesquisa: Mecânica dos Sólidos e Vibrações

Linha de Pesquisa: Energia e Engenharia de Sistemas Térmicos

 

As inscrições dos candidatos nas Áreas de Concentração descritas acima serão aceitas somente para as Linhas de Pesquisa especificadas na Tabela 1.

 

Tabela 1. Relação das Linhas de Pesquisa aceitas no ato de inscrição (Turma 1/2022)

 

Área de Concentração

Linhas de Pesquisa

Número de Vagas

Materiais e Processos de Fabricação

Desenvolvimento e Aplicação de Materiais em Ciências Mecânicas

Até 05

Processos de Fabricação

Até 05

Fenômenos de Transporte e Mecânica dos Sólidos

Mecânica dos Sólidos e Vibrações

Até 05

Energia e Engenharia de Sistemas Térmicos

Até 05

 

2. Inscrição

2.1 O processo de inscrição será realizado exclusivamente via internet, no período das 18h00 do dia 02/01/2022 às 23h59m do dia 02/02/2022. O candidato deverá completar as duas etapas descritas a seguir:

 

Os documentos que deverão ser anexados na ETAPA 2 são: 

a) Protocolo gerado ao final do preenchimento on-line da ficha de inscrição (ETAPA 1);

b) Carteira de identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou passaporte (se estrangeiro);

c) Cadastro de pessoa física (CPF).O CPF não é necessário para estrangeiro. Entretanto, caso for classificado, o candidato deverá apresentar, no ato da matrícula, passaporte válido e visto para exercer atividade acadêmica no Brasil;

d) Diploma de graduação ou de documento equivalente, ou, tratando-se de candidatos concluintes do curso de graduação no ano letivo em que ocorrer o processo de seleção de candidatos, declaração de concluinte emitida pela Instituição de Ensino Superior (IES) de origem. Nesse caso, o candidato deverá apresentar documento que comprove sua conclusão no curso de graduação (colação de grau), impreterivelmente, até o dia 31/03/2022Os candidatos selecionados que não atenderem esse prazo terão suas matrículas canceladas pela Coordenação do PPGEM-CP/PG. O candidato que utilizar documento equivalente de finalização de curso de graduação para fins de inscrição e matrícula deverá apresentar, na Secretaria do PPGEM-CP/PG, o respectivo diploma até o final do curso de Mestrado. Esse documento constitui um dos requisitos obrigatórios para o agendamento da defesa de Dissertação;

e) Currículo na Plataforma Lattes. Não serão aceitos, em nenhuma hipótese, outros tipos de currículos;

f) Histórico Escolar do Curso de Graduação contendo o Coeficiente de Rendimento (calculado pela IES do candidato) e o número total de horas (carga horária do curso). Caso o Coeficiente de Rendimento não estiver informado no Histórico Escolar apresentado, a Coordenação do PPGEM-CP/PG fará o seu cálculo a partir das notas obtidas pelo candidato nas respectivas disciplinas. O valor do coeficiente calculado será atribuído ao candidato para eventuais solicitações de bolsas de estudo oferecidas pelo programa, se aplicável;

g) Documento de intenção do empregador ou da autoridade competente do órgão, em liberar o candidato por período integral ou parcial, no caso de candidato com vínculo empregatício;

h) Proposta do projeto de pesquisa. A proposta do projeto de pesquisa deverá ser apresentada em folha A4, seguindo modelo disponível no sitehttp://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-pg/documentos/formularios

O candidato portador de diploma de curso superior obtido no exterior deve apresentar a cópia autenticada do diploma legalizado pelo Consulado Brasileiro no país em que funcionar o estabelecimento de ensino que o expediu e a sua tradução elaborada por um tradutor público juramentado. Ficará dispensado dessa exigência, o candidato de instituição com a qual a UTFPR possui convênio de cooperação bilateral, ou proveniente de país com os quais o Brasil possua acordo desobrigando esta exigência. 

Observação: para que o protocolo de inscrição (alínea “a”) seja efetivado, a ficha de inscrição que será gerada deverá ser finalizada e logo em seguida impressa, pois o candidato poderá não recuperá-la posteriormente.

2.2 As informações prestadas no processo de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo o Programa do direito de excluir do processo seletivo o candidato que apresentar documentação incompleta, que preencher parcialmente ou de forma ilegível o formulário, ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos. 

2.3 A relação preliminar das inscrições homologadas será publicada nos quadros de aviso da Secretaria do PPGEM-CP/PG e nossites http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-pg/editais e https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-cp/editais até às 17h00 do dia 04/02/2022

2.4 Recursos relacionados à homologação das inscrições serão aceitos até às 17h00 do dia 07/02/2022, e deverão ser enviados exclusivamente pela internet no endereço: http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato/. O formulário padrão de recursos, para fins de recurso, encontra-se a disposição dos candidatos no site http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-pg/documentos/formularios.

2.5 Após a análise dos recursos, o resultado final das inscrições homologadas será publicado até o dia 09/02/2022, nos quadros de aviso da Secretaria do PPGEM-CP/PG e nos sites http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-pg/editais e https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-cp/editais.

Nesse resultado final constarão as datas e horários das apresentações dos projetos cadastrados por cada candidato no ato da inscrição.

2.6 Ao efetuar sua inscrição, o candidato atesta estar ciente e de acordo com as condições constantes no presente Edital, disponível nos sites http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-pg/editais e https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-cp/editais.

 

3. Vagas 

3.1 Serão ofertadas até vinte (20) vagas.

 

4. Proposta do Projeto de Pesquisa

4.1 O candidato deve apresentar proposta de projeto de pesquisa que demonstre vínculo com as Linhas de Pesquisa em andamento no PPGEM-CP/PG, sob pena de eliminação do processo seletivo. As Linhas de Pesquisa relativas ao presente Edital estão listadas na Tabela 1 e no arquivo “Modelo de Projeto de Pesquisa”, disponível no site http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-pg/documentos/formularios.

4.2 O projeto de pesquisa deve ser corretamente preenchido e assinado pelo candidato.

4.3 Observações para definição das Propostas de Projetos de Pesquisa podem ser encontradas ao acessar o site do PPGEM-CP/PG: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-pg

 

5. Critérios para Seleção do Mestrando

5.1. O processo de seleção dos candidatos ao Curso de Mestrado no PPGEM-CP/PG será realizado por uma Comissão designada para este fim.

5.2 Os candidatos constantes no resultado final das inscrições homologadas declaram-se automaticamente convocados para defesa do projeto de pesquisa cadastrado no ato de inscrição. As defesas serão realizadas no período de 14/02/2022 a 15/02/2022, nas datas e horários relacionados a cada candidato, por videoconferência. A ausência do candidato a essa convocação o eliminará do processo seletivo.

5.2. A seleção do candidato será efetuada com base na pontuação obtida na avaliação do seu projeto de pesquisa. A pontuação máxima será de 100 (cem) pontos, sendo obrigatória a obtenção de pontuação mínima de 60 (sessenta) pontos. A proposta de projeto de pesquisa com pontuação inferior a 60 (sessenta) pontos desclassificará o candidato do processo seletivo. 

5.3. A avaliação do projeto de pesquisa será realizada considerando o conteúdo do documento escrito apresentado pelo candidato no ato de inscrição e o desempenho do candidato durante apresentação oral do projeto perante banca composta por, no mínimo, 2 (dois) professores vinculados ao PPGEM-CP/PG, designados pelo Coordenador do Curso. Os critérios de avaliação e suas respectivas pontuações são:

a) Pertinência da proposta com as Linhas de Pesquisa do PPGEM-CP/PG: 20 pontos;

b) Relevância do tema: 20 pontos;

c) Metodologia proposta: 20 pontos;

d) Apresentação escrita, oral e defesa da proposta: 30 pontos;

e) Viabilidade dos resultados esperados: 10 pontos.

5.4 A apresentação da proposta do projeto de pesquisa realizada pelo candidato não poderá ultrapassar 20 (vinte) minutos. 

 

6. Divulgação dos Resultados

6.1 O resultado preliminar do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação Multicampi em Engenharia Mecânica será homologado pelo Colegiado do PPGEM-CP/PG e divulgado nos quadros de aviso da Secretaria do PPGEM-CP/PG e nossites http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-pg/editaisehttps://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-cp/editais até às 17h00 do dia 16/02/2022.

6.2 A classificação dos candidatos aprovados será divulgada por Linha de Pesquisa relacionado na Tabela 1, obedecendo a pontuação obtida em ordem decrescente.

6.3 Recursos relacionados aos resultados do processo de seleção serão aceitos até às 17h00 do dia 17/02/2022, e deverão ser enviados exclusivamente pela internet no endereço: http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato/. O formulário padrão de recursos, para fins de recurso, ficará à disposição dos candidatos a partir da data da divulgação do resultado no site http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-pg/documentos/formularios.

6.4 Após a análise dos recursos, o resultado final do processo seletivo será publicado até o dia 18/02/2022, nos quadros de aviso da Secretaria do PPGEM-CP/PG e nossites http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-pg/editais e https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-cp/editais.

 

7. Matrícula

7.1 O período de requerimento de matrícula será de 21/02/2022 a 22/02/2022.

7.2 Considera-se o aluno, regularmente matriculado no Programa, ciente e de acordo com o Regulamento da Pós-Graduação Stricto Sensu da UTFPR, disponível no site http://portal.utfpr.edu.br/documentos/conselhos/coppg/documentos/stricto-sensu/regulamentostrictosensu_28set.pdf/view.

a) Perderá o direito à vaga o candidato que:

i. não efetuar seu requerimento de matrícula no PPGEM-CP/PG no período estabelecido;

ii. não apresentar fotocópia autenticada do diploma de graduação plena ou de documento equivalente (comprovante de colação de grau) até o dia 30/03/2022.

7.3 Para matrícula, cópias dos documentos abaixo elencados deverão ser entregues autenticadas ou acompanhadas dos originais para que o agente administrativo, mediante a comparação entre o original e a cópia, ateste a autenticidade no ato da entrega, podendo ser entregues pessoalmente ou por procuração, em um dos seguintes endereços:

Campus CORNÉLIO PROCÓPIO: de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:00, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação Multicampi em Engenharia Mecânica, na Universidade Tecnológica do Paraná - Campus Cornélio Procópio, Bloco CIPEMA, na Av. Alberto Carazzai, 1640, Cornélio Procópio/PR, CEP 86.300-000. Telefone (43) 3133-3789.

Campus PONTA GROSSA: de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:00, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação Multicampi em Engenharia Mecânica, na Universidade Tecnológica do Paraná - Campus Ponta Grossa, Bloco E, 1º Andar, na Rua Doutor Washington Subtil Chueire, 330, Jardim Carvalho, Ponta Grossa/PR, CEP 84.017-220. Telefone (42) 3220-7043.
 

a) cópia do documento oficial de identificação (RG, Carteira Nacional de Habilitação ou passaporte, se estrangeiro);

b) cadastro de pessoa física (CPF). O CPF não é necessário para estrangeiro. Entretanto, caso seja classificado, o candidato deverá apresentar, no ato da matrícula, passaporte válido e visto para exercer atividade acadêmica no Brasil;

c) certificado de reservista (para homens);

d) diploma de graduação ou comprovante de diploma em trâmite;

i. Para graduado no Brasil, o candidato poderá apresentar comprovante de diploma em trâmite ou documento equivalente de conclusão da graduação, devendo apresentar obrigatoriamente o diploma até o final do mestrado.

ii. O candidato portador de diploma de curso superior obtido no exterior deve apresentar a cópia autenticada do diploma legalizado pelo Consulado Brasileiro no país em que funcionar o estabelecimento de ensino que o expediu e a sua tradução elaborada por um tradutor público juramentado. Ficará dispensado desta exigência, o candidato de instituição com a qual a UTFPR possui convênio de cooperação bilateral, ou proveniente de país com os quais o Brasil possua acordo desobrigando esta exigência.

e) Histórico Escolar referente ao diploma ou documento equivalente apresentado.

 

8. Considerações finais sobre a seleção

8.1. Acarretará a eliminação do candidato do processo seletivo, se o candidato não cumprir as normas definidas neste Edital ou no regulamento e comunicados do PPGEM-CP/PG, ou deixar de apresentar a documentação legível exigida no item 7.3.

8.2. O candidato tem inteira responsabilidade pela exatidão e veracidade das informações prestadas.

 

9. Validade

9.1 A seleção, ora descrita, terá validade somente para a Turma do Curso de Mestrado em Engenharia Mecânica a que se refere o presente Edital.

 

10. Diploma

10.1 Ao aluno concluinte do Curso, aprovado em todas as suas etapas, será conferido Diploma de Mestre em Engenharia Mecânica, constando a Área de Concentração na qual o aluno desenvolveu sua Dissertação.

 

11. Casos Omissos

11.1 Os casos omissos neste Edital serão decididos pelo Colegiado do PPGEM -CP/PG da UTFPR.

 

12. Informações Adicionais

12.1 Sites do Programa de Pós-Graduação Multicampi em Engenharia Mecânica, http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-pg ehttp://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-cp.

 

Secretaria do PPGEM-CP/PG

Tel/Fax: (42) 3235-7043

e-mail: ppgem-pg@utfpr.edu.br

 

13. Do foro

13.1 Fica estabelecido o Foro da Justiça Federal de Ponta Grossa, Seção Judiciário da Paraná, para dirimir quaisquer controvérsias e questões decorrentes do edital.

 

14. Publicação

14.1 O presente edital será publicado nos sites do Programa de Pós-Graduação Multicampi em Engenharia Mecânica, http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-pg/editais e https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-cp/editais até o dia 20/12/2021, entrando em vigor a partir de sua publicação.

 

 

Ponta Grossa, 23 de dezembro de 2021.

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) THIAGO ANTONINI ALVES, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 23/12/2021, às 10:29, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MURILO OLIVEIRA LEME, DIRETOR(A)-GERAL EM EXERCÍCIO, em (at) 23/12/2021, às 11:18, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LUCIANO AUGUSTO LOURENCATO, DIRETOR(A), em (at) 23/12/2021, às 11:24, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2484128 e o código CRC (and the CRC code) 4E9FB7A1.



 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

UTFPR - CAMPI CORNÉLIO PROCÓPIO & PONTA GROSSA
DIRETORIAS-GERAIS - CAMPI CORNÉLIO PROCÓPIO & PONTA GROSSA
DIRETORIAS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPI CORNÉLIO PROCÓPIO & PONTA GROSSA
PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO MULTICAMPI EM ENGENHARIA MECÂNICA

Projeto de Pesquisa
EDITAL Nº 01/2021 – PPGEM-CP/PG

Processo de Seleção

SEGUNDA ETAPA

 

Nome do Candidato:

 

 

LINHAS DE PESQUISA (Turma 1/2022)

 

Área de Concentração: Materiais e Processos de Fabricação

(   ) Desenvolvimento e Aplicação de Materiais em Ciências Mecânicas

(   ) Processos de Fabricação

Área de Concentração: Fenômenos de Transporte e Mecânica dos Sólidos

(   ) Mecânica dos Sólidos e Vibrações

(   ) Energia e Engenharia de Sistemas Térmicos

 

OBS: É obrigatório optar por APENAS 01 (UMA) linha de pesquisa, sob pena de eliminação do processo de seleção.

 

Nome(s) de possível(is) orientador(es) (preenchimento não-obrigatório)

 

 

Título do Pré-Projeto

 

 

Introdução

 

 

 

 

 

 

 

 

Justificativa

 

 

 

 

Objetivos, com definição e delimitação do objeto de estudo

 

 

 

 

Metodologia a ser empregada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências Bibliográficas

 

 

 

 

OBS.: este documento deverá conter, no máximo, 05 (cinco) páginas, fonte Calibri ou Times New Roman tamanho 12 com espaçamento 1,5.

 

Local, Data e Assinatura do Candidato


Referência: Processo nº 23064.058227/2021-38 SEI nº 2484128