Boletim de Serviço Eletrônico em 28/12/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PATO BRANCO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (PPGAG) - CAMPUS PATO BRANCO

 

EDITAL nº 16/2021 - PPGAG

INSCRIÇÃO E SELEÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA, NÍVEL MESTRADO, DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, CAMPUS PATO BRANCO, EM PARCERIA COM A UNIVERSIDAD NACIONAL DE MISIONES, ARGENTINA (MINTER-CAPES)

 

APRESENTAÇÃO

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAG), Áreas de Concentração Produção Vegetal e Solos e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e a Direção-Geral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco, tornam público que estão abertas as inscrições para o PPGAG, nível Mestrado Interinstitucional (MINTER-CAPES), com vagas destinadas aos servidores do quadro efetivo da UNaM (Universidad Nacional de Misiones, Argentina), portadores de diploma dos cursos de graduação plena em Agronomia e áreas afins, reconhecido no Brasil, ou com o selo consular da Embaixada Brasileira no verso, ou com o selo de Apostilamento de Haia, para ingresso em abril de 2022.

O PPGAG tem por objetivo a capacitação de docentes, pesquisadores e profissionais para atender à pesquisa, ao ensino e ao desenvolvimento regional.

 

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

O PPGAG está estruturado em duas áreas de concentração e cinco linhas de pesquisa, conforme segue:

 

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

LINHAS DE PESQUISA

Produção Vegetal

Fitotecnia

Horticultura

Proteção de Plantas

Solos e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária

Integração Lavoura-Pecuária

Ciência do Solo

 

 

PERÍODO, LOCAL DA INSCRIÇÃO E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

As inscrições estarão abertas de 03/01/2022 até 17 horas do dia 02/02/2022 e deverão ser realizadas somente pelo endereço eletrônico:

https://sistemas2.utfpr.edu.br/dpls/sistema/acad05/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=5&p_curscodnr=198&p_cursoanonr=2022

 

Serão admitidos, para inscrição ao processo de seleção, alunos portadores de diploma dos cursos de graduação plena em Agronomia e áreas afins, reconhecido no Brasil, ou com o selo consular da Embaixada Brasileira no verso, ou com o selo de Apostilamento de Haia.

Observação: O diploma deve ser apresentado no ato na inscrição. O diploma conforme descrito no item 3.2 deve ser apresentado em até 1 (um) ano após a matrícula no curso. O discente será desligado do curso se não apresentar a documentação obrigatória. 

O candidato deverá preencher o formulário de inscrição na íntegra.

Na Etapa 1 do formulário o candidato deverá selecionar:

Programa (Curso): PPGAG (Mestrado Acadêmico)

Ano de início do curso: 2022

Área de Concentração: (a escolher)

Linha de Pesquisa: (a escolher)

 

 Cada candidato deverá optar por apenas uma linha de pesquisa, sob pena de ser desclassificado do processo.

 

Na Etapa 2 do formulário de inscrição deverão ser anexados os seguintes documentos, em formato .pdf (tamanho máximo de 10 MB):

Documento de identificação;

Diploma de curso de graduação;

 Proposta de Pesquisa;

Ficha de pontuação preenchida (vide Anexo 01);

Documentos comprobatórios correspondentes ao exposto na ficha de pontuação.

 

O arquivo deve apresentar todas as informações legíveis, possibilitando a leitura clara e precisa de seu conteúdo, sob pena de ser desclassificado do processo.

Não serão aceitas inscrições por outro meio que não a mencionada no item 3.1.

É vedada a inscrição extemporânea.

Serão de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas no processo de inscrição, dispondo o Programa do direito de excluir do processo seletivo aquele que não apresentar documentação completa e legível, que não fizer preenchimento integral e legível do formulário e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

O PPGAG não se responsabiliza por qualquer problema que impeça a realização da inscrição e o envio da documentação exigida até às 17 horas do dia 02 de fevereiro de 2022.

 

VAGAS

Serão ofertadas 13 vagas. O processo de seleção será feito por Linha de Pesquisa, obedecendo o seguinte número de vagas:

 

Área de Concentração

Linhas de Pesquisa

Temas de pesquisa

Número de vagas

Produção Vegetal

Fitotecnia

Ecofisiologia de plantas

2

Biotecnologia vegetal

1

Horticultura

Produção de hortaliças

1

Fruteiras nativas e exóticas

1

Recursos genéticos de espécies nativas

2

Proteção de Plantas

Biologia e manejo de plantas infestantes

1

 

Solos e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária

Integração Lavoura-Pecuária

Forragicultura

2

 

Ciência do Solo

Fertilidade do solo

2

Manejo e conservação do solo (dinâmica da matéria orgânica, sistema plantio direto e plantas de cobertura)

1

 

 

TOTAL

                                                                                                     13

 

 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO AO MESTRADO EM AGRONOMIA

O processo de seleção ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia será realizado pela Comissão de Seleção, com apoio do Colegiado do PPGAG.

A seleção será feita mediante avaliação dos seguintes itens:

Proposta de Pesquisa (PP)

A proposta de pesquisa deve contemplar os seguintes itens:

Capa: Título, nome do candidato, nome do possível orientador e, se houver, nome do coorientador;

Introdução (no máximo duas páginas);

Objetivos (no máximo uma página);

Revisão da literatura e apresentação do estado da arte (no máximo oito páginas);

Metodologia (no máximo seis páginas);

Materiais e recursos financeiros necessários;

Cronograma de execução da pesquisa;

Referências bibliográficas.

 

Na Proposta de Pesquisa serão considerados aspectos como: domínio da temática (revisão da literatura), relevância da proposta de pesquisa (originalidade), coerência interna, viabilidade financeira e de execução da proposta e cronograma de execução, qualidade da redação, conforme pontuação especificada no Anexo nº 02 deste Edital.

A Proposta de Pesquisa será considerada eliminatória se o candidato não alcançar nota igual ou superior a 7,0 (sete).

 Esta avaliação terá peso 6,0 (seis) para efeito do cálculo da nota final.

 

Curriculum Vitae (CV)

O Curriculum Vitae será avaliado e valorado de acordo com a pontuação contida no Anexo nº 01 deste Edital, elaborada pelo Colegiado do PPGAG.

Esta avaliação terá peso 4,0 (quatro) para efeito do cálculo da nota final.

 

Composição da nota final (NF)

A Nota Final (NF) será calculada conforme a fórmula abaixo:

NF = 0,6 PP + 0,4 CV

 

Serão aprovados os candidatos que obtiverem nota final (NF) igual ou superior a 6,0 (seis);

Para fins de desempate, os critérios adotados obedecerão a seguinte ordem:

Maior nota na Proposta de Pesquisa;

Maior nota na avaliação do Curriculum Vitae;

Maior idade.

 

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSOS

O resultado do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Agronomia será homologado pelo Colegiado do PPGAG e divulgado no sítio http://portal.utfpr.edu.br/pb/ppgag, até o dia 28/02/2022.

A divulgação final do resultado do processo seletivo será feita em ordem decrescente de classificação, por Linha de Pesquisa, constando o desempenho de cada candidato nas avaliações da Proposta de Pesquisa e do Curriculum Vitae.

Após a divulgação do resultado, os candidatos que não foram classificados ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia, nível Mestrado (MINTER-CAPES), poderão impetrar recurso, o qual deverá ser encaminhado no prazo máximo de 3 (três) dias úteis da data de publicação.

O recurso será de responsabilidade exclusiva do aluno e deverá ser encaminhado para o seguinte endereço: minterppgag-pb@utfpr.edu.br. A análise do recurso será realizada pelo Colegiado do PPGAG.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE A SELEÇÃO

A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas para o processo seletivo, previstas neste Edital, bem como aquelas contidas no Regulamento do PPGAG.

Acarretará na eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste Edital ou no regulamento e comunicados do PPGAG.

Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia.

O presente Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR e na página do Programa: http://portal.utfpr.edu.br/pb/ppgag.

Fica eleito o foro da Justiça Federal de Pato Branco, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir eventuais dúvidas oriundas deste Edital.

 

 

Pato Branco, 28 de dezembro de 2021.

 

 

 

Prof. Dr. Gilson Ditzel Santos

Diretor-Geral

UTFPR – Campus Pato Branco

Prof. Dr. Thiago de Oliveira Vargas

Coordenador do Programa de Pós-graduação em Agronomia

UTFPR – Campus Pato Branco

 

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) THIAGO DE OLIVEIRA VARGAS, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 28/12/2021, às 09:26, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GILSON DITZEL SANTOS, PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, em (at) 28/12/2021, às 16:48, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2487288 e o código CRC (and the CRC code) B4585698.



Anexo n° 01 do EDITAL n° 16/2021 – PPGAG

Critérios para a avaliação do Curriculum Vitae

 

As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo, elaborado e aprovado pelo Colegiado do PPGAG. A nota final do candidato no Curriculum Vitae será calculada dividindo-se por 10 a pontuação obtida nesse anexo. Esta avaliação terá peso 6,0 (seis) para efeito do cálculo da nota final.

A documentação comprobatória deverá vir numerada e ordenada rigorosamente na mesma ordem apresentada neste anexo (itens 1.1 e 1.2), sempre com o subtítulo correspondente e os documentos comprobatórios.

ATENÇÃO: A não observância dessa exigência implica em desclassificação do candidato. Documentos entregues fora da ordem não serão pontuados.

 

Os trabalhos publicados em anais de congresso (item 1.1 deste Anexo) devem, OBRIGATORIAMENTE, conter a identificação do evento onde os mesmos foram publicados. Também será aceito o certificado de apresentação do trabalho, caso o candidato assim preferir.  

No caso de artigo científico (item 1.2 deste Anexo) pode ser apresentada apenas a primeira página, onde consta o(s) nome(s) do(s) autor(es) e a revista onde o mesmo foi publicado.

 

Não entregar documentos que não pontuem.

Todas as atividades deverão estar devidamente comprovadas.

O candidato deverá, OBRIGATORIAMENTE, entregar preenchido o formulário abaixo.

 

Atividades e pontuação que serão consideradas na avaliação do Curriculum Vitae.

Trabalhos publicados em anais de congresso (trabalho completo, resumo expandido ou resumo simples) (limitado a 20 pontos).

Discriminação da atividade

Pontos

Pontuação total

Preenchimento pelo candidato

a) Trabalhos publicados em anais de congresso (trabalho completo, resumo expandido ou resumo simples), de abrangência regional, nacional ou internacional.

1,0 pt. / trabalho

 

 

Produção científica e tecnológica (*de acordo com o Qualis/CAPES Ciências Agrárias I – Quadriênio 2013-2016: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf) (limitado a 80 pontos). Artigos aceitos para publicação, com parecer do editor da revista, também serão pontuados.

Discriminação da atividade

Pontos

Pontuação total

Preenchimento pelo candidato

b) Autoria (primeiro autor) de artigo publicado em periódico científico listado no QUALIS/CAPES

 

 

c) Co-autoria (a partir do segundo autor) de artigo em periódico científico listado no QUALIS/CAPES (50% da pontuação)

A1

20

 

A2

17

 

B1

14

 

B2

11

 

B3

8

 

B4

5

 

B5

2

 

C

1

 

d) Autoria ou Co-autoria de patente registrada/publicada.

20

 

 

*OBS.: Caso necessário, segue modelo para preenchimento dos dados na plataforma sucupira:

 

 

Anexo n° 02 do EDITAL N° 16/2021 – PPGAG

 

1. Critérios para a avaliação do Projeto de Pesquisa

Itens da avaliação

Peso

Domínio da temática/revisão da literatura   

2,5

Relevância da proposta de pesquisa / Originalidade

3,0

Coerência interna (título, hipóteses, objetivo, metodologia, resultados esperados)

2,5

Viabilidade financeira e de execução da proposta e Cronograma de execução    

1,0

Qualidade da redação

1,0

Total

10,0

 


Referência: Processo nº 23064.057312/2021-89 SEI nº 2487288