Boletim de Serviço Eletrônico em 20/01/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PONTA GROSSA

PROGR.DE POS-GRAD. EM ENGEN. DE PRODUCAO

 

EDITAL nº 4/2022-DIRPPG

PROCESSO DE SELEÇÃO EM DISCIPLINAS ISOLADAS PARA ALUNOS EXTERNOS DO PPGEP-PG - 2022/1

 

1. APRESENTAÇÃO

1.1. O Diretor Geral do Campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições, e em consonância com as deliberações do Colegiado nas Reuniões Ordinárias nº 08/2021 do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP-PG), torna público que estão abertas as inscrições às vagas em disciplinas isoladas do período 01/2022 (semestre/ano) para alunos externos ao PPGEP-PG, conforme requisitos, procedimentos, critérios e disposições da Resolução nº 01/2018-PPGEP, disponível no link: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgep-pg/area-academica/aluno-externo/resolucao-01-2018-ppgep.

 

2. DATAS IMPORTANTES

DATAS IMPORTANTES

Período de inscrição para processo seletivo (online) - Alunos Externos

14 a 18/02/2022

Seleção de Alunos Externos pelos Professores

21 a 22/02/2022

Resultado preliminar - Processo seletivo - Alunos Externos

23/02/2022

Período de recurso* - Processo seletivo - Alunos Externos

24/02/2022

Resultado final - Processo seletivo - Alunos Externos

25/02/2022

Matrícula – Alunos Externos

03/03/2022

 

* Os recursos deverão ser submetidos exclusivamente via Internet, em formato PDF, através do site http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato, conforme previsto na Resolução nº 01/2018-PPGEP, disponível no link: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgep-pg/area-academica/aluno-externo/resolucao-01-2018-ppgep

 

3. LOCAL DE INSCRIÇÕES

3.1. A inscrição de alunos externos deverá ser realizada no link: http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato no período indicado no item 2 deste edital.

3.2. A inscrição de alunos externos é limitada a 01 (uma) disciplina, conforme previsto na Resolução nº 01/2018-PPGEP, disponível no link: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgep-pg/area-academica/aluno-externo/resolucao-01-2018-ppgep

 

4. VAGAS

4.1. A relação de disciplinas e respectivas vagas ofertadas para o semestre 2021/2 são apresentadas no quadro a seguir.

Disciplinas

Código

VAGAS PARA EXTERNOS

Forma de oferta

Engenharia Ergonômica da Produção

EP41E

10

Presencial

Gestão do Conhecimento (M/D)

EP41

5

Remota

Técnicas de Gestão Industrial (M/D)

EP41C

10

Remota

Redes Horizontais de Empresas (M/D)

EP41DG

10

Remota

Apoio Multicritério à decisão (M/D)

EP41DE

5

Presencial

Produtos inovadores e suas patentes (M/D)

EP41AM

5

Presencial

Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho no Sistema Produtivo (M/D)

EP41AL

5

Presencial

Smart Cities (M/D)

EP41AS

10

Remota

Métodos Multicritérios – Técnicas e Aplicação

EP41AR

5

Remota

Metaheurísticas De Otimização Bio-Inspiradas

EP41AZ

10

Presencial

 

5. CALENDÁRIO 

5.1. O calendário acadêmico e os horários das disciplinas do 1º semestre de 2022 do PPGEP encontram-se no link: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgep-pg/area-academica/datas-importantes-calendario-e-horarios 

 

6. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

6.1. Caso o número de requerentes seja maior que o limite estabelecido no item 4.1 deste edital, os critérios respeitarão a seguinte ordem:

a) Candidatos que estejam cadastrados em um dos grupos de pesquisa no CNPq que compõem o PPGEP;

b) Candidatos regularmente matriculados em outros Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu;

c) Como critério de desempate final será utilizada a pontuação obtida na planilha no Anexo I deste edital.

 

7. MATRÍCULAS

7.1. As matrículas dos(as) candidatos(as) selecionados deverão ser realizadas na secretaria da DIRPPG-PG, no dia 03 de março de 2022. Não serão aceitos recebimentos em datas diferentes das previstas para matrícula.

7.2 Para matrícula os(as) candidatos(as) selecionados deverão preencher o Cadastro de Candidatos Externos, no link:

https://sistemas2.utfpr.edu.br/dpls/sistema/acad00/mpinscricaopg.inicioposext

7.3. No ato da matrícula deverá ser entregues cópias (perfeitamente legíveis, sem cortes ou rasuras) na secretaria da DIRPPG no campus Ponta Grossa da UTFPR (conforme item 7.4) as seguintes documentações:

a) Uma cópia de documento de identificação (RG) emitido pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados ou Distrito Federal, ou passaporte, se estrangeiro;

b) Uma cópia do CPF. Se estrangeiro, passaporte válido para período do curso de mestrado e visto para exercer atividade acadêmica no Brasil;

c) Uma cópia da Certidão de nascimento ou casamento;

d) Uma cópia do Título de Eleitor;

e) Uma cópia do Certificado de reservista (para homens);

f) Uma cópia do diploma de graduação ou de documento equivalente;

g) Uma cópia do Histórico Escolar referente ao diploma especificado na alínea anterior;

h) Uma cópia de comprovante de endereço atualizado (até os 03 (três) últimos meses).

7.4. Os documentos do item 7.3. deverão ser entregues fisicamente na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa, Rua Doutor Washington Subtil Chueire, 330, Jardim Carvalho, CEP: 84017-220, Ponta Grossa - PR, Telefone +55 (42) 3235-7044, previamente  autenticadas ou, se acompanhadas dos originais, poderão ser autenticadas no ato da entrega pessoalmente ou por procuração, na referida Secretaria.

 

8. OUTRAS INFORMAÇÕES

8.1. Perderá o direito à vaga o(a) candidato(a) que:

8.1.1. Não confirmar sua matrícula no PPGEP-PG no período estabelecido;

8.1.2. Deixar de apresentar a documentação exigida ou não observar os procedimentos.

8.2 Ao se inscrever, o candidato declara estar ciente e aceitar as normas que regulamentam a atividade de pós-graduação stricto sensu no país, bem como as bem como regulamentações internas da UTFPR e as normas deste edital;

8.3 Informações acerca da área de concentração, linhas de pesquisa e demais atividades do PPGEP poderão ser consultadas em: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgep-pg;

8.4. Este edital será publicado em 20 de janeiro de 2022 na página do PPGEP http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgep-pg e na secretaria da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR Ponta Grossa. 

8.5. Os casos omissos serão decididos pela Comissão de Seleção e, em segunda instância, pelo Colegiado do PPGEP;

8.6. Fica estabelecido o Foro da Justiça Federal do município de Ponta Grossa, Paraná, para dirimir questões não resolvidas administrativamente.

 

Ponta Grossa, 20 de janeiro de 2022.

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CASSIANO MORO PIEKARSKI, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 19/01/2022, às 14:25, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROZANE DE FATIMA TURCHIELLO GOMEZ, DIRETOR(A) SUBSTITUTO(A), em (at) 19/01/2022, às 16:39, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MURILO OLIVEIRA LEME, DIRETOR(A)-GERAL EM EXERCÍCIO, em (at) 20/01/2022, às 12:12, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2500688 e o código CRC (and the CRC code) 160A1E76.



ANEXO I

Planilha de Pontuação para Classificação de Candidatos a Alunos Externos

Nome do candidato:

Currículo Lattes

Item

Parâmetro de avaliação

Ponderação

Pontuação solicitada pelo candidato

Pontuação deferida pela comissão

A

Projetos Concluídos de Iniciação Científica, Tecnológica, Inovação ou Extensão, ou Monitoria em disciplinas

(limitados a 2 ocorrências)

0,5 pontos por ano completo de projeto

 

 

B

Patentes ou Registros

Depósito

(limitados a 2 ocorrências)

1,0 pontos por ocorrência

 

 

Concessão

2,0 pontos por ocorrência

 

 

Artigos em periódicos qualificados indexados na Scopus

 

Ponderação pelo maior valor de percentil do periódico na base de dados Scopus

Maior percentil entre

1,00 e >0,875

1,0 pontos por ocorrência

 

 

Maior percentil entre

0,875 e >0,75

0,875 pontos por ocorrência

 

 

Maior percentil entre

0,75 e >0,625

0,75 pontos por ocorrência

 

 

Maior percentil entre

0,625 e >0,50

0,625 pontos por ocorrência

 

 

Maior percentil entre

0,50 e >0,375

0,5 pontos por ocorrência

 

 

Maior percentil entre

0,375 e >0,25

0,375 pontos por ocorrência

 

 

Maior percentil entre

0,25 e >0,125

0,25 pontos por ocorrência

 

 

Maior percentil entre

0,125 e 0

0,125 pontos por ocorrência

 

 

Artigos em periódicos não indexados

(Limitado a 4 ocorrências)

0,25 pontos por ocorrência

 

 

Artigos completos em anais de eventos (Internacional, Nacional, Regional ou local)

(Limitado a 10 ocorrências)

0,1 pontos por ocorrência

 

 

Pontuação total

 

 

Observação: Os documentos comprobatórios dos itens A e B deverão estar anexados ao currículo Lattes, da seguinte forma:

a) Certificado ou declaração que comprove a conclusão em projetos de Iniciação Científica, Tecnológica, Inovação ou Extensão, ou em monitoria em disciplinas, devem ser emitidos pela instituição onde o projeto foi realizado, com data de início e fim, ou duração;

b) Patentes e/ou Registros: devem ser apresentado o comprovante de depósito e/ou concessão com o nome dos(as) autores(as).

c) Artigos em periódicos e eventos: Indicar DOI ou link da produção, junto com a impressão da primeira página do artigo, com nome do periódico ou evento e autores. Artigos em periódicos aceitos (in press) já disponíveis online serão pontuados. Não serão pontuados certificados de apresentação ou e-mails de aceites.

d) Os candidatos que participarem do processo seletivo DEVERÃO preencher o ANEXO I com a respectiva pontuação parâmetro solicitada, apresentando os documentos comprobatórios na mesma sequência disposta neste ANEXO I.

PARA CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO NOS ITENS DO GRUPO B, SERÁ COMPUTADO 100% DA PONTUAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA OU TECNOLÓGICA SE O(A) CANDIDATO(A) FOR PRIMEIRO AUTOR DA PRODUÇÃO. SE FOR COAUTOR TERÁ PONTUAÇÃO ATRIBUÍDA DE 50%. 

 


Referência: Processo nº 23064.059341/2021-85 SEI nº 2500688