Boletim de Serviço Eletrônico em 19/01/2022

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

PRÓ-REITORIA DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS

DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERINSTITUCIONAIS

 

EDITAL DIRINTER nº 02/2022

PRÉ-SELEÇÃO DE ESTUDANTES-CONVÊNIO DE GRADUAÇÃO (PEC-G) PARA INDICAÇÃO À BOLSA MÉRITO DO MINISTÉRIO DE RELAÇÕES EXTERIORES

A Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias (PROREC) da UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, por meio de sua Diretoria de Relações Interinstitucionais (DIRINTER), no uso de suas atribuições legais, torna público o processo de pré-seleção de estudantes-convênio de graduação (PEC-G) para indicação à Bolsa Mérito do Ministério de Relações Exteriores (MRE).

1. OBJETO

O presente instrumento visa pré-selecionar estudantes participantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), que cumpram todos os requisitos aqui expostos, para indicação à Bolsa Mérito do Ministério de Relações Exteriores (MRE). A bolsa consiste em pagamentos mensais no valor de R$ 622,00 (seiscentos e vinte e dois reais), por 6 (seis) meses, referentes ao primeiro semestre de 2022.

Caberá exclusivamente ao MRE realizar a seleção final entre os candidatos pré-selecionados pela UTFPR e o pagamento da bolsa. Todas as informações sobre a Bolsa Mérito estão disponíveis no site do MRE: https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/cultura-e-educacao/temas-educacionais/oportunidades-de-estudo-para-estrangeiros/pec-g/informacoes-ao-estudante-convenio

2. REQUISITOS

Os requisitos para a pré-seleção da UTFPR são:

2.1. Ser estudante participante do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) na UTFPR.

2.2. Estar regularmente matriculado, no mínimo, no terceiro período do curso de graduação no momento da inscrição.

2.3. Não possuir reprovações no último período letivo cursado (2021.2).

2.4. Não possuir frequência abaixo de 75% em qualquer disciplina em qualquer período letivo anterior.

2.5. Não ter sido reprovado mais de duas vezes na mesma disciplina, considerando todos os períodos letivos anteriores.

2.6. Não ter sido reprovado em mais de duas disciplinas em qualquer período letivo anterior, a partir do 3º semestre do curso.

2.7. Não ser beneficiário de outros auxílios financeiros, por exemplo: Auxílio Estudantil da UTFPR, PROMISAES, bolsas do país de origem ou similares.

3. INSCRIÇÕES

As inscrições poderão ser feitas de 19 a 30 de janeiro de 2022, por meio do preenchimento do formulário de inscrição eletrônico disponível no seguinte endereço: https://portal.utfpr.edu.br/internacional/mobilidade/mei/formulario-de-inscricao-bolsa-merito

No formulário, o candidato deverá preencher suas informações pessoais e dados bancários, além de anexar a documentação de candidatura citada abaixo:

Conforme orientações do Ministério de Relações Exteriores no item 5.2 do edital de convocação (https://www.in.gov.br/web/dou/-/edital-de-convocacao-dced-n-1/2022-372609488), cada documento da candidatura deve estar digitalizado em tons de cinza, qualidade de 300dpi e nível de escurecimento apropriado para leitura.

4. RESULTADO DA PRÉ-SELEÇÃO E RECURSOS

No dia 31 de janeiro de 2022, será publicada a lista preliminar de candidatos pré-selecionados, na página do edital: https://portal.utfpr.edu.br/editais/relacoes-internacionais/reitoria/pre-selecao-de-estudantes-convenio-de-graduacao-pec-g-para-indicacao-a-bolsa-merito-do-ministerio-de-relacoes-exteriores/

Serão pré-selecionados os candidatos com inscrição completa que cumprirem os itens 2.1 a 2.7 deste edital.

Serão recebidos recursos referentes à lista preliminar de candidatos pré-selecionados até o dia 2 de fevereiro de 2022. Os recursos deverão ser encaminhados exclusivamente por e-mail à DIRINTER (dirinter@utfpr.edu.br).

A lista final de candidatos pré-selecionados será publicada no dia 3 de fevereiro de 2022, na página do edital: https://portal.utfpr.edu.br/editais/relacoes-internacionais/reitoria/pre-selecao-de-estudantes-convenio-de-graduacao-pec-g-para-indicacao-a-bolsa-merito-do-ministerio-de-relacoes-exteriores/

5. INDICAÇÃO AO MINISTÉRIO DE RELAÇÕES EXTERIORES

A DIRINTER encaminhará, no dia 4 de fevereiro de 2022, as candidaturas e demais informações solicitadas pelo Ministério de Relações Exteriores no edital de convocação (https://www.in.gov.br/web/dou/-/edital-de-convocacao-dced-n-1/2022-372609488), no qual também constam todas as informações sobre as etapas posteriores do processo.

6. POSSÍVEIS ALTERAÇÕES DEVIDO À PANDEMIA

Todos os candidatos devem estar cientes de que, na medida em que a pandemia causada pelo novo coronavírus impactar as atividades da UTFPR e dos órgãos e instituições envolvidas, o programa do qual trata esse edital poderá sofrer alterações, incluindo o seu adiamento ou cancelamento.

7. DISPOSIÇÕES GERAIS

Ao se inscrever, o candidato declara estar ciente e concordar com as disposições deste edital e do edital de convocação do MRE (https://www.in.gov.br/web/dou/-/edital-de-convocacao-dced-n-1/2022-372609488).

Os casos omissos serão analisados pela Diretoria de Relações Interinstitucionais (DIRINTER).

Este edital, seus adendos ou novos editais de alterações no edital original serão publicados no site de editais da UTFPR: http://portal.utfpr.edu.br/editais.

Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer questões não resolvidas administrativamente.

 

Curitiba, 19 de janeiro de 2022.

 

(ASSINADO ELETRONICAMENTE)

Paulo Cézar Stadzisz

Diretor de Relações Interinstitucionais

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) PAULO CEZAR STADZISZ, DIRETOR(A), em (at) 19/01/2022, às 11:04, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2502741 e o código CRC (and the CRC code) 695FD5C5.



 


Referência: Processo nº 23064.001144/2022-58 SEI nº 2502741